ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

A cirurgia do PAPA FRANCISCO, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite de ontem. O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã deste domingo para uma cirurgia no intestino grosso. O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o "Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral". O procedimento que já estava agendado serviu para reparar um estreitamento no cólon que dificulta a passagem das fezes.

Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável neste domingo, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento. Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes de esquerda e indígenas encontraram policiais armados comandando barricadas do lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada. Houve brigas após alguns participantes tentarem escalar as barricadas e a polícia a respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água. Dentro do prédio, os delegados reclamaram com os organizadores e exigiram que as forças especiais da polícia se retirassem. Como consequência, o evento foi suspenso.

Os proprietários e as seguradoras do navio Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez em março, chegaram neste domingo a um acordo formal sobre a indenização a ser paga após a embarcação bloquear uma importante via de comércio internacional e gerar prejuízos de milhões de dólares. A Autoridade do Canal de Suez não revelou os detalhes da negociação, mas disse que haverá uma cerimônia na próxima quarta-feira para celebrar a assinatura do documento. Desde 29 de março, quando desencalhou, o navio está estacionado no Grande Lago Amargo, no Egito, à espera de um acordo na Justiça. Mais de 20 tripulantes vivem como "reféns" e aguardam uma resolução para serem liberados do cargueiro.


GLOBO – SEGUNDA– 05.07.21 – BRESOLIN

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em março, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 20 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo consultaauxilio.cidadania.gov.br.

Em dois anos e meio de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal cumpriram uma de cada quatro promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Um levantamento mostra que 26 por cento dos mil 157 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Na atualização anterior, após um ano de gestão, o percentual era de 18 por cento. Os dados mostram que 24 por cento das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão, o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais são 50 por cento, ou seja, exatamente a metade.

O governo federal anunciou, na última semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício. A crise hídrica que atinge parte do Brasil é resultado da maior seca em 91 anos. De acordo com o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, PEDRO DIAS, a crise atual vem ocorrendo desde o final de 2019, quando desde então, os volumes sempre foram abaixo do esperado. No fim de maio, o Operador Nacional do Sistema disparou um alerta que oito grandes hidrelétricas da região Sudeste devem chegar a novembro deste ano perto do colapso.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está alertando os 295 municípios para que só retirem as vacinas contra a Covid-19 se forem usá-las imediatamente. A preocupação é principalmente com os fins de semana, quando algumas prefeituras não mantém um cronograma de vacinação e acabam retirando os imunizantes na sexta para só utilizá-los segunda, sob risco de algum imprevisto e consequentemente perdas, como já aconteceu. O alerta da Secretaria chama a atenção para que os municípios acelerem cada vez mais a vacinação. A ordem é que se tem doses disponíveis tem que vacinar, independente do dia.

Santa Catarina começou a vacinar contra Covid nesta segunda-feira os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos. O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306 vírgula cinco mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.

Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes. A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira. Serão enviadas 273 mil 310 unidades, divididas entre 91 mil 260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182 mil 450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também vai encaminhar 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.

EJA abre inscrições para nova turma em Campo Erê. O EJA - Educação de Jovens e Adultos, antigo CEJA, de acordo com o diretor REMI BIANCHI, abre hoje o cadastro de novos estudantes. Lembra que o atendimento é principalmente a tarde, e também entre 18 e 30 e 20 horas, período em que podem ser feitas as inscrições, até o dia 21. Para se matricular é necessário levar primeiro o histórico escolar. Quem já está estudando e o sistema já tem os dados cadastrados, simplesmente faz a renovação. No caso de quem não está frequentando a escola, é necessário levar um comprovante de residência, histórico escolar e documentos pessoais.

Não é necessário ser maior de idade para fazer matrícula no EJA. REMI BIANCHI explica que a partir do sexto ano, mesmo ainda de menor, com uma assinatura de responsabilidade dos pais é possível se inscrever. O registro que abre segunda-feira, matrícula o estudante para a segunda metade do ano, com aulas iniciando dia dois de agosto. De acordo com o diretor, as inscrições são para algumas matérias, que se encerram no final de 2021 o que seria cobrado até o último ano. REMI adianta que os estudantes precisam escolher se querem estudar 100 por cento presencial ou totalmente online. A decisão da maioria vale para todos.

Governo do Estado vai desenvolver um grande programa para levar internet ao interior dos municípios. ALTAIR SILVA, que é o secretário de Agricultura do Estado, garantiu na visita que fez a São Bernardino, que será com fibra óptica e de alta velocidade. Esse programa vai garantir a educação online e a automação da agricultura. SILVA ressalta que será preciso uma grande mobilização, mas o Governo do Estado está empenhado na execução desse plano. Com boa internet no campo a agropecuária catarinense será reestruturada. O secretário diz que o governo está realizando entendimentos com as concessionárias e permissionárias de energia.

Postos de energia elétrica serão utilizados para transmissão de internet sem custos no interior dos municípios. De acordo com o secretário estadual de Agricultura ALTAIR SILVA, isso vai facilitar muito os trabalhos das operadoras, que hoje praticamente só trabalham nas cidades. A Secretaria Estadual de Agricultura vai fazer convênios com as prefeituras para viabilizar a infraestrutura necessária para que todos os produtores rurais tenham internet de qualidade nas suas propriedades.

Diminui número de casos de Covid 19 em Campo Erê. Os dados vem da prefeita ROZANE MOREIRA. Mas ela faz um alerta: ainda tem pessoas positivando para a doença. Por isso é preciso que a população atenda aos apelos da saúde pública, para que logo se possa sair da pandemia. Campo Erê já vacinou 3 mil e duzentas pessoas na primeira dose. Já na segunda etapa foram mil e duzentas pessoas que receberam a vacina. A partir de hoje o Centro de Especialidade vai atender exclusivamente situações de coronavírus. A Unidade de Saúde do Bairro Mello volta a atender normalmente. O Posto de Saúde do Bairro São Francisco também volta a receber as pessoas normalmente a partir de hoje.

Julho é o mês de aniversário de Campo Erê. No dia 27 o município vai completar 63 anos que se desmembrou de Chapecó. Para comemorar, a Administração Municipal criou um projeto que vai englobar todas as secretarias. Ele se chama Viva O Seu Município. Conforme a prefeita ROZANE MOREIRA, para motivar a população haverá uma marca com esse slogan, para que os moradores manifestem seu amor e respeito pelo lugar onde vivem, cada um fazendo a sua parte. A prefeita não se cansa de lembrar que para os números da Covid não voltarem a subir, colocando a vida das pessoas em perigo, depende dos cuidados de todos.

Campo Erê recebe importante emenda de Deputado Federal. A prefeita informa que no total, o município vai receber 600 mil reais do deputado PEDRO UCZAI. Segundo ela, a emenda representa muito para Campo Erê, e acrescenta que normalmente os valores recebidos são menores. O dinheiro foi anunciado pelo assessor do parlamentar, que veio em pessoa trazer os documentos que garantem a vinda da verba. Em Campo Erê, confirme a administração o trabalho do Deputado Federal é bastante reconhecido, já que envia muitos recursos, e consequentemente, faz votações bastante expressivas

PEDRO UCZAI visitou pessoalmente Campo Erê. A prefeita do município comenta que é difícil um Deputado Federal ir a pequenas cidades, mas segundo ela, o parlamentar é muito presente em Campo Erê. Na visita do parlamentar foram apresentadas as demandas da população e o recurso veio. Dos 600 mil reais, 250 mil serão usados no custeio da saúde, 100 mil vão para a atenção básica, e os 250 mil restantes ficam a cargo de o município investir onde mais precisa. A prefeita destaca que os últimos 250 mil vêm através de transferência especial, e ainda vai decidir, junto com as vereadoras SUZIANI TESKI e LAURA TREVISAN, no que será investido.

Investimento de 350 mil reais na área da saúde faz toda a diferença. O importante valor, conforme a prefeita de Campo Erê, tem ainda mais peso nesse período de pandemia. De acordo com ela, 250 mil de custeio vai agilizar principalmente a compra de medicamentos e exames para a população. Segundo ROZANE, o Deputado PEDRO UCZAI esteve em Campo Erê, e sinalizou a emenda a cerca de três meses. Agora, embora ainda sem data definida, o documento que o município recebeu comprova que ainda esse ano o dinheiro vai estar nos cofres do município.

Atendimento do Corpo de Bombeiros de Campo Erê não parou em nenhum momento durante a pandemia. Como confirma o comandante da corporação, VANTUIR SCHOENINGER, mesmo em períodos mais críticos, antes de serem vacinados, o atendimento seguiu disponível para a população. No início da pandemia, por causa do afastamento de alguns bombeiros que faziam parte de grupos de risco, foi necessário dobrar o tempo de serviço dos que podiam trabalhar. Também foi modificada a maneira de fazer alguns trabalhos e organizar escalas, procurando sempre estar disponível para a população

Todos os bombeiros de Campo Erê foram imunizados contra o coronavírus. Com segunda dose já aplicada em todos os militares e comunitários, o comandante destacou a importância de vacinar os bombeiros. Fala que por ser um órgão que atua em contato direto com a população, a imunização é necessária tanto para a segurança do bombeiro quanto de quem está recebendo o atendimento. Com a vacinação somada às estratégias de organização interna no quartel, VANTUIR fala com orgulho que não foi preciso deixar nenhum atendimento de lado.

Trâmites burocráticos dos bombeiros ficaram mais lentos com a pandemia. O comandante de Campo Erê - VANTUIR SCHOENINGER, explica que, como a segurança e saúde da população é mais importante, a parte burocrática não parou, mas não tem prioridade. O atendimento ao público segue sendo feito no quartel, entre 13 e 19 horas. Uma maneira de agilizar isso é utilizando a internet. De acordo com VANTUIR, é possível que o empresário faça a maior parte dos processos burocráticos de casa, aumentando a segurança e diminuindo o tempo de espera por atendimento.

Em poucas horas, homem é preso duas vezes em São Lourenço do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o detido de 22 anos foi preso acusado de praticar furtos em Galvão e em São Lourenço. Na sexta-feira, por volta das onze e meia da noite um Ford Corcel havia sido furtado em Galvão, e o autor estaria indo para São Lourenço. O carro foi encontrado batido, ao lado da SC-480, no bairro São Francisco. Ele estava sendo atendido pelo Samu e assumiu a autoria do furto. Como ofato não se encaixava como flagrante, foi liberado. No sábado de madrugada, a PM foi chamada para denúncia de furto, mas de uma motocicleta. Quando a polícia localizou o autor, percebeu que era o mesmo que havia furtado o carro em Galvão. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.

Polícia apreende 69 quilos de maconha em motocicleta. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu a droga que estava numa moto que se passava por veículo dos correios, na PR-280 em Vitorino. Um homem foi preso. Quando a PRF deu voz de parada a motocicleta emplacada em Foz do Iguaçu, o motorista tentou fugir, mas acabou parando. No baú da moto os policiais encontraram aproximadamente 69 quilos de maconha. O motorista, de 25 anos, morador de Foz do Iguaçu, disse que pegou a droga na sua cidade e levaria até Joinville. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Pato Branco.

Homem é preso com arma de fogo após ameaçar a ex-esposa. Por volta das quatro horas e meia de ontem, a equipe ROTAM do 21º BPM recebeu informações de que um homem havia ameaçado sua ex-mulher com arma de fogo, no sábado, em Marmeleiro. Após ameaçar a ex-companheira, o homem teria saído do local numa Ford F-250, sentido a Francisco Beltrão. Durante buscas no bairro Pinheirinho, a caminhonete e o condutor foram encontrados e abordados. Em buscas, os policiais localizaram um revólver Taurus, calibre 38, com cinco munições intactas no carro do homem. Ele confirmou ter ameaçado a ex-mulher e foi preso, sendo encaminhado a 19ª SDP de Francisco Beltrão.

Colisão entre dois veículos deixa quatro feridos. O acidente ocorreu na noite de sábado, por volta das 22 horas e 55 minutos, na esquina da Rua Argentina com a Rua palmas, bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão. No acidente que envolveu um Gol e um Celta, quatro homens ficaram feridos. Um deles de 26 anos, outro com 23, um terceiro de 19 e ainda um jovem de 18 sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. A Polícia Militar registrou a ocorrência.


Homem morre em grave acidente entre moto e carro na PR-180. O acidente foi registrado por volta das três horas e dez minutos da tarde de sábado, no trevo de acesso a Verê. Se envolveram uma Fiorino e uma moto Honda CG 150 Titan, os dois com placas de Francisco Beltrão. O condutor da motocicleta, ANTÔNIO NONATO, de 69 anos, sofreu ferimentos graves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional, porém não resistiu. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.