ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/07/2021

-PIOR SECA NO BRASIL EM 91 ANOS ACENDE ALERTA SOBRE RISCO DE NOVO APAGÃO

-SC COMEÇA A VACINAR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E DISTRIBUIR MAIS DOSES

-PREFEITURA INICIA DIVISÃO DE LOTES DO PARQUE INDUSTRIAL DOIS

-SINTE QUER IGUALDADE NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO ESTADO

-VICE-PREFEITO BUSCA MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS EM VIAGEM A CAPITAL

-ANÚNCIO DO PLANO SAFRA FOI IMPORTANTE, MAS VALOR É INSUFICIENTE

-CERCA DE 300 PRODUTORES JÁ RETIRARAM CERTIDÕES DO PROGRAMA MEU CRÉDITO

-PRÊMIO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIAS BELEZAS DE MINHA TERRA SERÁ EM DINHEIRO

-PAI E FILHO SOFREM FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE QUEDA EM BARRANCO

-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR TENTATIVA DE FURTO A PROPRIEDADE

O tempo na região Extremo-Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotada em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

A cirurgia do PAPA FRANCISCO, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite de ontem. O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã deste domingo para uma cirurgia no intestino grosso. O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o "Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral". O procedimento que já estava agendado serviu para reparar um estreitamento no cólon que dificulta a passagem das fezes.

Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável neste domingo, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento. Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes de esquerda e indígenas encontraram policiais armados comandando barricadas do lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada. Houve brigas após alguns participantes tentarem escalar as barricadas e a polícia a respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água. Dentro do prédio, os delegados reclamaram com os organizadores e exigiram que as forças especiais da polícia se retirassem. Como consequência, o evento foi suspenso.

Os proprietários e as seguradoras do navio Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez em março, chegaram neste domingo a um acordo formal sobre a indenização a ser paga após a embarcação bloquear uma importante via de comércio internacional e gerar prejuízos de milhões de dólares. A Autoridade do Canal de Suez não revelou os detalhes da negociação, mas disse que haverá uma cerimônia na próxima quarta-feira para celebrar a assinatura do documento. Desde 29 de março, quando desencalhou, o navio está estacionado no Grande Lago Amargo, no Egito, à espera de um acordo na Justiça. Mais de 20 tripulantes vivem como "reféns" e aguardam uma resolução para serem liberados do cargueiro.

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em março, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 20 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo consultaauxilio.cidadania.gov.br.

Em dois anos e meio de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal cumpriram uma de cada quatro promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Um levantamento mostra que 26 por cento dos mil 157 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Na atualização anterior, após um ano de gestão, o percentual era de 18 por cento. Os dados mostram que 24 por cento das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão, o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais são 50 por cento, ou seja, exatamente a metade.

O governo federal anunciou, na última semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício. A crise hídrica que atinge parte do Brasil é resultado da maior seca em 91 anos. De acordo com o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, PEDRO DIAS, a crise atual vem ocorrendo desde o final de 2019, quando desde então, os volumes sempre foram abaixo do esperado. No fim de maio, o Operador Nacional do Sistema disparou um alerta que oito grandes hidrelétricas da região Sudeste devem chegar a novembro deste ano perto do colapso.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está alertando os 295 municípios para que só retirem as vacinas contra a Covid-19 se forem usá-las imediatamente. A preocupação é principalmente com os fins de semana, quando algumas prefeituras não mantém um cronograma de vacinação e acabam retirando os imunizantes na sexta para só utilizá-los segunda, sob risco de algum imprevisto e consequentemente perdas, como já aconteceu. O alerta da Secretaria chama a atenção para que os municípios acelerem cada vez mais a vacinação. A ordem é que se tem doses disponíveis tem que vacinar, independente do dia.

Santa Catarina começou a vacinar contra Covid nesta segunda-feira os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos. O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306 vírgula cinco mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.

Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes. A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira. Serão enviadas 273 mil 310 unidades, divididas entre 91 mil 260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182 mil 450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também vai encaminhar 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.

A Assembleia legislativa de Santa Catarina vai ouvir os sindicatos dos vários segmentos antes de votar a reforma da previdência dos servidores públicos do Estado. A declaração é do presidente da ALESC, deputado, MAURO DE NADAL. Ele destacou que a ideia é promover um amplo debate com todas as categorias sobre o tema. Ele reforçou que a reforma é fundamental e visa permitir que o governo estadual possa aplicar mais recursos em outros setores, como Saúde, Educação, Obras e demais ações. DE NADAL lembrou que 15 estados brasileiros já realizaram esse debate e agora é a vez de Santa Catarina também fazer seu dever de casa e evitar situações piores em um futuro breve.

O SINTE quer igualdade na reforma da previdência em Santa Catarina. Conforme o secretário de formação, ALDOIR KRAEMER, diferente de outros estados, em 2015 Santa Catarina já teve elevação de 11 para 14 por cento da alíquota. Ele citou que na nova proposta, passou a contribuir de um a quatro por cento dependendo do salário, com mais um por cento que vale por 20 anos. Na questão dos aposentados, hoje contribuem a partir do teto de seis mil e 433 reais. Na nova lei o aposentado já passa a contribuir a partir dos mil e 100 reais, ou seja, pegando a base dos seis mil e 433 reais ele teria que contribuir para o IPREV próximo de 740 reais mensais. KRAEMER disse que outra situação é a diferenciação entre as categorias. Ele citou que os funcionários militares têm diferenciação com os professores. KRAEMER disse que não é contra os servidores da segurança pública, mas avalia que não é justo ter essa diferenciação.

Há algumas semanas, a prefeitura de Guarujá do Sul reativou a secretaria de Indústria e Comércio. O prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, nomeou o representante comercial, FABRÍCIO WAGNER, para comandar a pasta. Em entrevista à Rádio Cedro, o secretário disse que é um desafio, sendo que a secretaria estava desativada. Ele destacou que o município possui espaço para crescer economicamente nos próximos anos. FABRÍCIO comentou que o parque industrial um não há mais espaço para implantar novas empresas, por isso, a prefeitura decidiu investir na área industrial dois. No local, conforme o secretário, já existem algumas empresas que estão em funcionamento e outras que devem se instalar. Ele destacou que recentemente a prefeitura decidiu investir grandes valores para atrair novas empresas. Desta forma trazendo movimento econômico, geração de emprego e renda, além de fortalecer o comércio local.

O secretário de Indústria e Comércio, FABRÍCIO WAGNER explicou que o processo inicial será um pouco demorado. Sendo que o objetivo da pasta é buscar empreendimentos que disponibilizam vagas para a população regional. Ele destacou que em alguns meses, os municípios poderão notar o desenvolvimento da cidade. O secretário comentou que a prefeitura está realizando o processo de divisão dos lotes visando a construção de novos pavilhões. FABRÍCIO enfatizou que já existem empresas interessadas em se instalar no parque industrial dois. Ele citou indústria no ramo de têxteis da região que de primeiro momento irá gerar mais 24 empregos. O secretário ressaltou que para se instalar no local é necessário gerar empregos. Sendo que outras empresas estão procurando a prefeitura para requerer um espaço, porém, é da área de serviços, o que não atende o mínimo de funcionários exigidos como contrapartida.

Na última semana, o governo Federal fez o lançamento do Plano Safra 2021-2022. Para a FETRAF em Santa Catarina, a expectativa do anúncio é bastante importante, mas insuficiente em termos de valores. A afirmação é do presidente estadual da entidade, JANDIR SELZLER. Ele lembrou que o atual governo, ao unir agricultura familiar com o agronegócio, foi este um grande retrocesso para o setor. Mas da mesma forma, o governo deveria debater com as entidades para de fato saber o que os agricultores têm enfrentado. O presidente lembrou que a região do Extremo-Oeste sofre bastante com a estiagem e necessitaria de um auxílio do governo. SELZLER comentou que o governo federal encerrou o PROAGRO no plano safra, o que significa que o agricultor, para ter seguro, irá precisar contratar uma seguradora privada. Ele destacou ainda que, pelo PRONAF, o governo liberou 39 vírgula 34 bilhões de reais. Porém, na taxa de juros o governo elevou o custo de dois vírgula 75 para variar entre três e quatro vírgula cinco por cento.

A FETRAF Santa Catarina destacou que a União não elevou os recursos do orçamento para subvenção do PRONAF, se mantendo no mesmo valor de seis milhões. Mas sim aumentou significativamente a taxa de juros. De acordo com o presidente, JANDIR SELZLER, esse aumento de juros poderá desestimular o agricultor a buscar os recursos. Ele lembrou que também houve um aumento de 19 por cento para agricultura familiar. Contudo, levando em consideração a elevação nos preços dos insumos que dobraram de valores nos últimos meses, esta porcentagem é insuficiente, mantendo assim o produtor no prejuízo. SELZLER destacou que a entidade está preocupada com o setor, principalmente com a agricultura familiar.

Alunos visitam horto medicinal pela primeira vez durante a pandemia da Covid-19. Conforme a extensionista social da Epagri de Princesa, GRAZIELE SCHNORR, na semana passada alunos visitaram o horto em complementação de aulas na escola. Ela explicou que as professoras passam o conteúdo em sala e depois mostram na prática como funcionam as plantas. A extensionista disse que de momento algumas espécies estão em dormência devido ao frio. GRAZIELE contou que as crianças trouxeram os chás que tem em casa e fizeram o plantio no horto com explicações de como funcionam no organismo. A profissional explicou que as professoras selecionaram alguns chás para relatar aos alunos sobre o funcionamento do horto. Para visitar o espaço, é necessário fazer agendamento com a Epagri de Princesa. GRAZIELE destacou que nos meses de outubro e novembro, é realizada uma visita coletiva ao horto medicinal.

Cerca de 300 produtores rurais já compareceram para retirar as certidões de crédito do programa Meu Crédito, em Guaraciaba. O novo Programa entrou em vigor na última sexta e sábado com a entrega das certidões na Praça. Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, o programa atendeu de imediato cerca de 300 produtores. DORIGON destacou que, com o crédito em mãos, o produtor rural já pode retirar mercadorias de sua escolha, nas mais de 100 empresas, comércios e prestadores de serviços que estão cadastrados. Ele disse que o programa busca premiar o produtor rural e fomentar o comércio local. Para os produtores que não conseguiram comparecer na última semana, poderão se deslocar até a secretaria de Agricultura durante os próximos dias, e retirar as certidões. A data limite para que o produtor utilize seu crédito, é dia 15 de outubro. Outra informação é de que o produtor rural deve ficar atento, uma vez que para retirar o seu crédito, é importante não ter pendências de débitos junto à municipalidade.

Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, os beneficiários têm direito ao incentivo segundo o valor de movimentação anual. O registro ocorre por meio da emissão de Notas Fiscais de venda de produtor rural, sendo que foi fixado o coeficiente de dois milésimos de reais por real de nota fiscal emitida. O valor máximo a ser pago na certidão de crédito será de mil e 500 reais e será estipulado o valor mínimo de 50 reais na certidão de crédito. O produtor precisa obrigatoriamente ter movimentado o valor de pelo menos mil reais em 2019, sendo este o ano base.

O vice-prefeito de Palma Sola, MARCIO SANSIGOLO, esteve em Florianópolis na última semana em busca de recursos para o município. A visita ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Segundo o vice-prefeito, além da ALESC também havia compromisso no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul onde foram resolvidos alguns assuntos quanto à pavimentação asfáltica realizada nos anos de 2013 e 2014. Também foi visitado o senador, JORGINHO MELLO, em seu gabinete na capital. De acordo com MARCIO, boas notícias quanto à liberação de empenhos solicitados entre final de 2020 e início deste ano foram repassadas na ALESC. Ele comentou que esteve na capital para cobrar a liberação de emendas que já haviam sido solicitadas e também fazer novos pedidos. Os deputados informaram que nos próximos dias recursos empenhados ao município, na ordem de aproximadamente um milhão reais.

O vice-prefeito, MARCIO SANSIGOLO disse que os parlamentares receberam as novas solicitações de emendas com atenção e se comprometeram com os pedidos. O vice comentou que os pedidos foram em relação ao turismo agroecológico. Também foram feitos ofícios para solicitar recursos para construção de uma pista poliesportiva. SANSIGOLO destacou que foi promissor o contato com os deputados, sendo que eles sinalizaram positivamente aos novos pedidos. Ele explicou que o crédito será possível a conquista de mais estes investimentos.

A diretora de Cultura de SJCedro, FRANCIELI BEAL comentou que o prêmio em dinheiro é inédito no município. Ele lembrou que em outros anos, o vencedor ganhava um porta retrato e certificado. Mas neste ano, a diretora destacou que o valor é bastante expressivo, sendo de 400 reais. No último dia primeiro, a prefeitura abriu as inscrições que seguem até o próximo dia 23. As fichas para se cadastrar e as informações de como deve ocorrer o concurso estão no site oficial da prefeitura de SJCedro. A ficha de inscrição será cobrada no dia em que o participante entregar a foto no departamento de Cultura, que fica junto a secretaria de Educação. FRANCIELI lembrou que serão aceitas apenas as fotos reveladas no tamanho 20 por 30. Sendo que o participante do concurso poderá entregar apenas duas fotografias na categoria escolhida. Ela comentou que os registros podem ser de paisagens, lugares turísticos, grupos folclóricos e arquitetura. Além de costumes, trabalhos, religiosidade, monumentos, gastronomia, artes e atividades desportivas.

A diretora de Cultura, FRANCIELI BEAL comentou que a mesa julgadora será composta por três profissionais na área. Ela destacou que os jurados devem analisar alguns parâmetros como impacto visual, valor artístico, criatividade e edição de cores. A divulgação dos resultados será anunciada na live cultural realizada pela prefeitura no dia 27 de julho.

PM atende ocorrência de disparo de arma de fogo em São Miguel. A Polícia Militar atendeu por volta das 23 e 30 de ontem, uma ocorrência de tentativa de homicídio e disparo de arma de fogo em via pública na comunidade “Pedreira” em São Miguel. De acordo com a PM no local um homem apresentava ferimento na cabeça provocado por arma de fogo, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para atender o mesmo, que não precisou ser conduzido ao hospital devido aos ferimentos serem leves. A Polícia Militar colheu depoimentos com nome do autor dos disparos, que efetuou pelo menos dois tiros contra pessoas em via pública com uma espingarda. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Colisão entre dois carros deixa uma pessoa ferida na BR 282. Um acidente de trânsito envolvendo um Corsa e um Cobalt foi registrado por volta das 05 e 30 de ontem nas proximidades da antiga Vinícola Cavalli, na BR 282 em São Miguel. Segundo a PRF os dois veículos faziam mesmo sentido de direção quando o condutor do Corsa tentou fazer uma conversão a esquerda, o Cobalt que estava atrás não conseguiu frear a tempo e bateu na lateral. No Cobalt haviam três ocupantes que não sofreram ferimentos. Já no Corsa um passageiro sofreu ferimentos na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional. Ainda de acordo com a PRF, o Corsa era conduzido por um menor que informou aos agentes que havia ingerido bebida alcoólica e se recusou fazer o teste do bafômetro. Diante dos fatos o proprietário do veículo e o menor foram conduzidos a delegacia de polícia da comarca para os procedimentos cabíveis tendo em vista que foi cometido o crime de entregar a direção para pessoa não habilitada. A PM auxiliou na ocorrência.

Um agricultor da Linha São Roque, no interior de Guaraciaba, acionou a Polícia Militar do município na noite de sexta-feira, por volta das 19 horas, para se deslocar até a sua propriedade onde estaria sendo alvo de tentativa de furto. A PM se deslocou até a linha, e foi então relatado pelo homem que, em um certo momento, ele havia avistado dois homens e uma mulher na sua propriedade tentando furtar fios, motores elétricos e várias conexões de metal, além de outros objetos. O grupo utilizava um veículo Gol, na cor vermelha, e uma motocicleta. Ao avistarem os proprietários se aproximando, os autores empreenderam fuga. Porém, em um determinado momento no trajeto o Gol acabou ficando sem combustível, desta forma necessitando a fuga a pé por meio de uma mata. No local onde estava o veículo, um cachorro latia muito, o que sinalizava a possibilidade dos autores estarem por perto.

Assim, a Polícia Militar de Guaraciaba iniciou a procura dos autores pela mata e foi possível localizar um dos homens e a mulher, possivelmente sua namorada, deitados às margens de um rio próximo a propriedade. Imediatamente a PM deu voz de prisão aos autores, e conforme relato do autor, o outro envolvido seria o seu irmão que acabou fugindo. Diante dos fatos a guarnição conduziu os envolvidos para a delegacia de Polícia Civil em Guaraciaba para os procedimentos cabíveis, e o veículo que foi utilizado no crime, foi removido ao pátio conveniado.

Saída de pista seguida de capotamento é registrado na BR 163. O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da noite de sábado, por volta das 18 e 30, para atender acidente de trânsito do tipo saída de pista seguido por capotamento, próximo ao trevo de Linha Esquina Derrubada, interior de SJCedro. No local foi encontrado veículo Uno emplacado no município caído em uma ribanceira. O condutor, que estava dentro do veículo, saiu do veículo antes da guarnição chegar no local. A equipe iniciou o atendimento pré-hospitalar de um homem de 41 anos, que não apresentava ferimentos e nem suspeita de fraturas. Mesmo assim, o mesmo foi imobilizado e conduzido para atendimento médico no Hospital Cedro.

Saída de pista seguida de queda em ribanceira deixa pai e filho feridos no interior. O Corpo de Bombeiros de SJCedro foi acionado para atender um segundo acidente na noite de sábado no interior do município. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas. A equipe atendeu mais um acidente de trânsito do tipo saída de pista seguida por capotamento em ribanceira, na Linha Chaleira. Ao chegar no local, os bombeiros notaram que o veículo Voyage emplacado em Chapecó, desceu uma ribanceira de aproximadamente 40 metros. Conforme a equipe, o carro se chocou contra um barranco. No veículo haviam dois homens, sendo um, o condutor, de 54 anos, e o caroneiro de 85 anos de idade. Segundo a guarnição, as vítimas são pai e filho. Ao chegarem no local, a guarnição encontrou os dois homens fora do veículo. Após avaliação, a vítima de 54 anos estava instável, com dores na região do tórax e coluna vertebral. E o idoso de 85 anos, estava estável, apenas ferimentos leves pelo corpo. Ambos foram conduzidos para atendimento médico no Hospital Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.