ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 05 06 2021

-ANVISA APROVA, COM RESTRIÇÕES, IMPORTAÇÃO DAS VACINAS COVAXIN E SPUTNIK V

-GOVERNADOR SANCIONA LEI QUE PERMITE USO DE RECURSOS ESTADUAIS EM BRs

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

-SECRETARIA DE URBANISMO EXECUTA PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DA CIDADE

-UM TERÇO DOS INTERNADOS COM COVID NO REGIONAL SÃO MORADORES DO MUNICÍPIO

-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 163

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA SC 161

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A agência que regula o uso de medicamentos no Reino Unido aprovou a aplicação da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech, em adolescentes a partir dos 12 anos. Até o momento, a Autoridade de Regulamentação Sanitária de Medicamentos autorizava o uso desta vacina apenas para maiores de 16 anos. Ainda é preciso da aprovação de um comitê especial, vinculado ao governo do britânico e formado por especialistas, para liberar a aplicação para este público. A mudança foi anunciada após a divulgação e análise de resultados dos estudos clínicos feitos com voluntários nesta faixa etária.

O Facebook informou nesta sexta-feira que a suspensão do perfil do ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, será mantida até janeiro de 2023. A decisão foi tomada em resposta ao Comitê de Supervisão da rede social, que, em maio, pediu uma decisão definitiva sobre o caso. O período de dois anos conta a partir de sete de janeiro, quando TRUMP foi impedido de publicar em suas contas no Facebook e no Instagram. O Facebook também apresentou novas regras que podem ampliar a remoção de posts de políticos e outras figuras públicas. Agora, as figuras públicas estão sujeitas às regras aplicadas a todos os usuários.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou o início da produção na Argentina da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, em uma conferência virtual com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN. A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar, em dezembro passado, a vacina do laboratório russo Gamaleya. A partir de agora, o laboratório privado argentino Richmond será o responsável pela fragmentação e embalagem da vacina, com capacidade inicial de produção de um milhão de doses mensais que espera produzir até cinco milhões no período de um ano.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou nesta sexta-feira que o governo conseguiu antecipar com a farmacêutica Janssen a entrega de três milhões de doses da vacina contra a Covid para este mês. O Brasil firmou um acordo com a Janssen de 38 milhões de doses. As remessas estavam previstas para chegar a partir dos próximos meses. A vacina da Janssen requer a aplicação só de uma dose, ao contrário da maioria das vacinas sendo aplicadas atualmente contra a Covid, que exigem duas doses. O governo tenta antecipar a entrega de vacinas já contratadas para acelerar o ritmo da vacinação no país.

Após pouco mais de sete horas de debates e apresentações de relatórios, a Anvisa aprovou nesta sexta-feira, com restrições, o pedido de importação excepcional das vacinas Sputnik V e Covaxin contra a Covid-19. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. No caso da Covaxin, a autorização definiu a quantidade de quatro milhões de doses, que poderá ser utilizada somente sob condições específicas determinadas pela Agência. Já em relação à Sputnik, a quantidade de doses será restrita a um por cento da população de cada um dos seis estados solicitantes: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação aberta para apurar a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, que atingiu parlamentares. Cinco meses após ter sido cobrado a se manifestar sobre a continuidade das apurações, o vice-procurador-geral da República, HUMBERTO JACQUES DE MEDEIROS, disse que o inquérito não conseguiu apontar a participação dos deputados e senadores nos crimes investigados. Os parlamentares chegaram a ter os sigilos bancários quebrados no curso das investigações. O chamado inquérito dos atos antidemocráticos foi aberto em abril do ano passado depois de manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas.

Santa Catarina fechou maio com venda de 14 mil 845 veículos, quatro vírgula 26 por cento a mais em relação ao mês imediatamente anterior e alta de 50 por cento frente ao mesmo período do ano passado, que foi afetado pela pandemia. O destaque no Estado em maio foi a expansão de venda de veículos para trabalho, em especial caminhões e ônibus. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. Foram emplacados mês passado mil 152 caminhões, 19 vírgula 75 por cento mais do que no mês anterior e 97 vírgula 60 por cento superior ao total vendido em maio do ano passado. As vendas de ônibus somaram 56 unidades mês passado, 60 por cento a mais que em abril.

O Instituto do Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento, uma ferramenta que detecta, registra e gera alertas precisos de desmatamento após cruzamento de diversos bancos de dados. O Simad é um programa inédito no estado e um dos mais inovadores do país que utiliza imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de mata, o próprio sistema verifica se foi legal com Autorização de Corte ou se é clandestina. O sistema cruza dadas das imagens com informações sobre licenciamento, autos de infração, Cadastro Ambiental Rural e áreas de APP, Reserva Legal e unidades de conservação.

O governador CARLOS MOISES sancionou, nesta sexta-feira, as leis que viabilizam a liberação de recursos dos cofres do Estado para obras em rodovias federais. Os projetos de lei haviam sido aprovados pelo Legislativo no começo de abril, mas foram vetados pelo governo interino. Na quarta, os vetos foram derrubados na Alesc. A partir de agora, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade pode dar andamento ao processo, que prevê investimentos de 350 milhões em três estradas federais. São 200 milhões para as obras da BR-470, 100 milhões para a BR-163 e mais R50 milhões para a duplicação da BR-280, entre Joinville e São Francisco do Sul.

Há um mês no comando do pelotão da Polícia Militar Ambiental na região Extremo Oeste de Santa Catarina, o primeiro-tenente e comandante, ALCENIR MINUSCOLI avaliou positivamente esse período frente ao órgão. Em entrevista para a Peperi, ele comentou que já está ciente do modo de trabalho e também das ações desenvolvidas pela equipe nos municípios da região. Ele lembrou que toda atuação da PMA é baseada em procedimentos padrão, onde cada pelotãotem autonomia para desenvolver algumas ações específicas na área de abrangência.

O crime mais comum atendido atualmente pelo Pelotão da Polícia Militar Ambiental é referente à caça na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do primeiro-tenente e comandante do órgão, ALCENIR MINUSCOLI. De acordo com ele, devido a essa questão, a ideia dos profissionais é focar nesse quesito para coibir essa prática nos municípios de abrangência. Conforme ele, é de extrema importância também a ajuda da população para evitar esse tipo de crime. MINUSCOLI orientou que as pessoas devem ligar para o 190 ou então para a PMA. O número é o 3631-3730. Repetindo, 3631-3730.

O Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai está fortalecendo as parcerias em busca de apoio em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A mobilização envolve associações de municípios, associações empresariais e outras entidades. Entre os destaques que estão no projeto aparecem a Ameosc, Amuceleiro, Assemit, Facisc, Federasul, além do apoio de entidades de classes dos dois estados. Conforme o vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, o objetivo é estimular a discussão e acelerar as ações para concretização da ponte sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita. Ele apontou avanços significativos nos encaminhamentos que estão sendo feitos no projeto da ponte. FREY destacou o agendamento de audiência e a adesão de parlamentares dos dois estados na busca de recursos para a construção da ponte.

A rádio Peperi está apoiando a campanha “Seja a letra que falta na vida de alguém”. A iniciativa é do Hemosc de Chapecó e tem o objetivo de aumentar o número de doações de sangue. A spot publicitário da campanha está sendo veiculado pelas emissoras afilhadas à Rede Peperi de Comunicação. A responsável pelo setor de captação de doadores do Hemosc, ELIANE RIBICK participou do programa Boa Tarde Peperi desta semana e disse que os estoques de sangue do hemocentro caíram bastante e as pessoas precisam voltar a doar. Ele destacou que as doações devem ser feitas no Hemosc de Chapecó. De acordo com ELIANE, houve uma redução expressiva de doadores desde o início da pandemia, mas ainda não houve desabastecimento dos hospitais. O Hemosc atende as unidades de saúde do oeste e extremo-oeste do estado.

Além da redução de doadores e dos estoques, o Hemosc registrou um aumento da demanda de sangue nos três principais hospitais de referência da região. De acordo com a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemosc, ELIANE RIBICK, os hospitais de Xanxerê, Chapecó e de São Miguel do Oeste tiveram um aumento de 40 por cento nas transfusões. Ela citou que esse crescimento no consumo de sangue teve um impacto muito grande no hemocentro. ELIANE comentou que os estoques estão baixos em todos os tipos de sangue, mas a maior deficiência neste momento está no grupo “?, tanto o “Ó NEGATIVO” quanto o “Ó POSITIVO”. Ela reforçou o pedido para que as pessoas voltem a doar sangue para evitar a agravamento da situação.

O contexto da inovação no extremo-oeste foi o tema do Peperi Debates deste sábado. A mesa redonda do final de semana falou sobre as políticas públicas, incentivos, avanços e dificuldades enfrentadas por empreendedores que buscam soluções inovadores, especialmente na área de tecnologia. O debate também abordou o papel que o centro tecnológico pode ter nesse processo. O Peperi Debates reuniu o presidente do Centro de Inovação de Tecnologia da região, JUNGLES WEGHER, o consultor do Sebrae, MIGUEL GARRIDO, o Gerente de operações SESI SENAI Oeste e Extremo Oeste, IVANOR FINATTO e o vereador RAVIER CENTENARO. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A inovação começou a ser pensada e fortalecida na região com o trabalho estimulado e desenvolvido pelas escolas e universidades da região. A afirmação é do presidente do Centro de Inovação de Tecnologia da região, JUNGLES WEGHER. Ele disse que a região tem um contexto de inovação, com ideias inovadoras que já foram implementadas e se transformaram em modelos de negócios. Na visão de JUNGLES, a região tem uma boa base de profissionais que hoje estão na linha de frente para o fortalecimento desse setor. Ele citou que é preciso alinhar objetivos e direcionar os trabalhos para a criação do centro de inovação e inclusão da região na rede catarinense de inovação. Não é preciso, neste momento, um grande parque tecnológico, mas um espaço para formalizar o centro e começar a apoiar as ideias inovadoras que existem na região.

A região está avançando muito para a consolidação de um ecossistema de inovação. O comentário é do consultor do Sebrae, MIGUEL GARRIDO. Ele disse que o extremo-oeste tem empresas e emprenhadores inovadores, mas ainda está um pouco atrasada quando o assunto é a organização desse segmento. Segundo MIGUEL, a região tem uma vocação para a inovação, mas ainda é preciso avançar mais, especialmente em relação a instalação de um centro de tecnologia, a exemplo do que já acontece em outras partes do estado. Ele comentou que é preciso sair da conversa para a ações práticas e concretas. MIGUEL entende que o mais importante neste momento é organizar empreendedores, entidades, universidades e o poder público para apoiar as ideias e projetos inovadores. Ele disse que isso é possível, mesmo sem um parque tecnológico como existe em outras regiões.

O extremo oeste ainda está fragmentado no campo da inovação, mas muitas pessoas estão rompendo a inércia mostrando que é possível consolidar o ecossistema da inovação. A observação é Gerente de operações SESI SENAI Oeste e Extremo Oeste, IVANOR FINATTO. Ele comentou que é preciso acreditar no potencial que a região tem para inovar em processo, produtos e novos modelos de negócio. Para FINATTO, não é preciso construir um centro tecnológico ou uma grande estrutura física para estimular a inovação. Ele disse que a inovação se fundamenta na educação e na formação de uma cultura para buscar novas respostas para problemas antigos. De acordo com o gerente do Senai, a inovação é uma necessidade e investir nesse setor significa desenvolvimento para a região.

A região ainda tem ações isoladas de empreendedores que buscam inovar e o trabalho de entidades que tentam estimular e apoiar ideias inovadoras. A posição é do vereador RAVIER CENTENARO. Ele disse que o centro de inovação pode contribuir no processo de consolidação do contexto de inovação, mas fez um alerta que o risco de se criar um “elefante branco”. Ele comentou que a criação de uma grande estrutura física pode ser subutilizada. Para RAVIER, isso deve ser levado em conta nesse momento em que a região discute a instalação do centro de inovação do extremo-oeste. O vereador defendeu a organização do ecossistema de inovação especialmente para novas empresas de tecnologia. Ele disse que essa mudança da matriz produtiva, sem esquecer dos setores tradicionais, pode ter consequências positivas para o desenvolvimento regional.

A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste está trabalhando na execução do Plano de Arborização. As regras para o plantio de árvores em vias públicas estão previstas em Lei Municipal aprovada pela câmara de vereadores em 2019 e regulamentadas no ano seguinte. A legislação trata da arborização a ser utilizada em passeios públicos, avenidas, canteiros, bosques e áreas de preservação permanente. Oplantio das árvores tem sido desenvolvido numa parceria entre a municipalidade e entidades, instituições e clubes de serviço. Segundo o secretário adjunto de Urbanismo, CLAÚDIO BARP, o projeto foi iniciado pelas ruas centrais e avenidas. Ele explicou que a intenção da Administração fazer um levantamento prévio com o envolvimento da comunidade e arborizar todas as áreas públicas que necessitam mais árvores.

São Miguel do Oeste deveria contar com mais árvores frondosas na paisagem urbana e o que se percebe é menos arborização da cada dia na cidade. O comentário é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que a administração quer reparar esse erro. DIAS citou que os colonizadores usaram as árvores para gerar renda e desenvolvimento e agora é hora de replantá-las. O secretário comentou que o município vai começar a notificar os infratores que não plantarem árvore em calçada de lote urbanizado, plantarem espécies exóticas invasoras ou utilizarem troncos ou partes da vegetação para colocação de faixa, cartaz, holofote, lâmpada, objeto, ou pintura. Se a notificação não for cumprida, haverá multa para os reponsáveis.

As pessoas ou entidades que desejam fazer o plantio de árvores em espaços públicos, como os passeios, devem observar o que está previsto na legislação municipal. De acordo com o secretário de Urbanismo JEFERSON DIAS, o plantio deve observar as regras para assegurar um processo ordenado de arborização da cidade. Ele disse que as pessoas e entidades interessadas no plantio de árvores em locais públicos devem procurar o município para receber as orientações. DIAS reforçou que a lei também prevê multas para quem cortar ou derrubar qualquer árvore. O valor da punição será em dobro se a planta for cortada para melhorar a visualização de placa publicitária ou fachada comercial. A multa também será dobrada se o corte atingir vegetação protegida por lei específica ou considerada patrimônio público municipal, atingir árvores desenvolvidas ou for realizado por interesse econômico.

O número de casos ativos de Covid-19 chegou a 252 nessa sexta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria de saúde, mais 33 pessoas tiveram a doença confirmada. Eles e os familiares que mora na mesma casa devem ficar em isolamento por 10 dias. Outras 27 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 119 pessoas foram confirmadas com a doença no município. Ate agora, cerca de 12 por cento da população foi infectada pelo coronavírus. Quatro mil 809 já se recuperaram. A taxa de recuperação é de 94 por cento.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais um óbito provocado pela Covid. O paciente, de 61 anos, morava em Santa Helena. Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira, a unidade tem 23 pacientes confirmados na UTI. Dois leitos estão desocupados. Na enfermaria, são sete pessoas internadas e apenas um leito disponível. Um terço das 30 pessoas internadas com Covid na unidade são do município de São Miguel do Oeste. Três pacientes são de Descanso, três de Guaraciaba, dois de Bandeirante e os demais são de Maravilha, Anchieta, São José do Cedro, Flor do Sertão, Barra Bonita, Iporã do Oeste, Itapiranga, Princesa, Capinzal, Barracão, Campo Erê, Romelândia e Dionísio Cerqueira.

Começou na manhã deste sábado, a vacinação da população geral contra o coronavírus. A imunização fora dos grupos prioritários está ocorrendo por faixa etária. Entre sete e 10 horas da manhã foram vacinadas as pessoas com 59 anos. Desde as 10 até a uma hora da tarde a vacinação foi liberada para moradores com 58 anos. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer na praça e receber a primeira dose do imunizante. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e o RG ou CPF. Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou que tiverem positivado para covid nos últimos 30 dias devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta sexta-feira na BR 163. Foi uma colisão traseira envolvendo um caminhão Iveco e um Gol. O caminhão bateu na traseira do carro que saiu da pista. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde em São José do Cedro nas proximidades do trevo da cidade. Dos cinco ocupantes do Gol, três tiveram ferimentos leves: uma idosa e duas crianças. As vítimas receberam os primeiros socorros no local do acidente e foram encaminhadas para atendimento médico no hospital de São José do Cedro.

Um acidente deixou duas pessoas feridas ontem à tarde no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das quatro horas da tarde na avenida Willy Barth e envolveu duas motocicletas. Um dos condutores teve ferimentos e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital Regional.. O outro motociclista também ficou ferido, foi socorrido pelos bombeiros e liberado no local, sem a necessidade de ir até o hospital. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente na noite de ontem na SC 161. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da noite em Flor do Sertão e envolveu uma caminhonete S10 de Maravilha e um Mazda emplacado no Paraguai. O condutor da S10, um homem de 51 anos, ficou preso nas ferragens. Ele sofreu trauma de tórax e abdômen, fratura na perna e outros ferimentos. O motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Maravilha e levado para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O outro motorista teve escoriação nos braços e marcas do cinto de segurança no ombro. Ele foi atendido pelos bombeiros e levado para o Hospital São José de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.