A agência que regula o uso de medicamentos no Reino Unido aprovou a aplicação da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech, em adolescentes a partir dos 12 anos. Até o momento, a Autoridade de Regulamentação Sanitária de Medicamentos autorizava o uso desta vacina apenas para maiores de 16 anos. Ainda é preciso da aprovação de um comitê especial, vinculado ao governo do britânico e formado por especialistas, para liberar a aplicação para este público. A mudança foi anunciada após a divulgação e análise de resultados dos estudos clínicos feitos com voluntários nesta faixa etária.
O Facebook informou nesta sexta-feira que a suspensão do perfil do ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, será mantida até janeiro de 2023. A decisão foi tomada em resposta ao Comitê de Supervisão da rede social, que, em maio, pediu uma decisão definitiva sobre o caso. O período de dois anos conta a partir de sete de janeiro, quando TRUMP foi impedido de publicar em suas contas no Facebook e no Instagram. O Facebook também apresentou novas regras que podem ampliar a remoção de posts de políticos e outras figuras públicas. Agora, as figuras públicas estão sujeitas às regras aplicadas a todos os usuários.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou o início da produção na Argentina da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, em uma conferência virtual com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN. A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar, em dezembro passado, a vacina do laboratório russo Gamaleya. A partir de agora, o laboratório privado argentino Richmond será o responsável pela fragmentação e embalagem da vacina, com capacidade inicial de produção de um milhão de doses mensais que espera produzir até cinco milhões no período de um ano.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou nesta sexta-feira que o governo conseguiu antecipar com a farmacêutica Janssen a entrega de três milhões de doses da vacina contra a Covid para este mês. O Brasil firmou um acordo com a Janssen de 38 milhões de doses. As remessas estavam previstas para chegar a partir dos próximos meses. A vacina da Janssen requer a aplicação só de uma dose, ao contrário da maioria das vacinas sendo aplicadas atualmente contra a Covid, que exigem duas doses. O governo tenta antecipar a entrega de vacinas já contratadas para acelerar o ritmo da vacinação no país.
GLOBO – SÁBADO – 05.06.21 – MELLER
Após pouco mais de sete horas de debates e apresentações de relatórios, a Anvisa aprovou nesta sexta-feira, com restrições, o pedido de importação excepcional das vacinas Sputnik V e Covaxin contra a Covid-19. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. No caso da Covaxin, a autorização definiu a quantidade de quatro milhões de doses, que poderá ser utilizada somente sob condições específicas determinadas pela Agência. Já em relação à Sputnik, a quantidade de doses será restrita a um por cento da população de cada um dos seis estados solicitantes: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.
A Procuradoria-Geral da República pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação aberta para apurar a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, que atingiu parlamentares. Cinco meses após ter sido cobrado a se manifestar sobre a continuidade das apurações, o vice-procurador-geral da República, HUMBERTO JACQUES DE MEDEIROS, disse que o inquérito não conseguiu apontar a participação dos deputados e senadores nos crimes investigados. Os parlamentares chegaram a ter os sigilos bancários quebrados no curso das investigações. O chamado inquérito dos atos antidemocráticos foi aberto em abril do ano passado depois de manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas.
Santa Catarina fechou maio com venda de 14 mil 845 veículos, quatro vírgula 26 por cento a mais em relação ao mês imediatamente anterior e alta de 50 por cento frente ao mesmo período do ano passado, que foi afetado pela pandemia. O destaque no Estado em maio foi a expansão de venda de veículos para trabalho, em especial caminhões e ônibus. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. Foram emplacados mês passado mil 152 caminhões, 19 vírgula 75 por cento mais do que no mês anterior e 97 vírgula 60 por cento superior ao total vendido em maio do ano passado. As vendas de ônibus somaram 56 unidades mês passado, 60 por cento a mais que em abril.
O Instituto do Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento, uma ferramenta que detecta, registra e gera alertas precisos de desmatamento após cruzamento de diversos bancos de dados. O Simad é um programa inédito no estado e um dos mais inovadores do país que utiliza imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de mata, o próprio sistema verifica se foi legal com Autorização de Corte ou se é clandestina. O sistema cruza dadas das imagens com informações sobre licenciamento, autos de infração, Cadastro Ambiental Rural e áreas de APP, Reserva Legal e unidades de conservação.
O governador CARLOS MOISES sancionou, nesta sexta-feira, as leis que viabilizam a liberação de recursos dos cofres do Estado para obras em rodovias federais. Os projetos de lei haviam sido aprovados pelo Legislativo no começo de abril, mas foram vetados pelo governo interino. Na quarta, os vetos foram derrubados na Alesc. A partir de agora, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade pode dar andamento ao processo, que prevê investimentos de 350 milhões em três estradas federais. São 200 milhões para as obras da BR-470, 100 milhões para a BR-163 e mais R50 milhões para a duplicação da BR-280, entre Joinville e São Francisco do Sul.
Secretária de Saúde reforça decreto municipal para evitar aglomeração. ROSALVA BOLIGON explica que o objetivo do decreto assinado pela prefeita ROSANE MOREIRA contém medidas muito importantes para enfrentar a explosão de casos de coronavírus em Campo Erê. Nos últimos 15 dias o índice de infectados aumentou 70 por cento. A Administração Municipal quer que a população não interprete o decreto como uma punição, mas como um conjunto de orientação e até como um pedido de ajuda. Campo Erê vivia uma situação serena diante da Covid 19, mas o relaxamento as regras de segurança fez com que a situação saísse controle.
Vacina não protege a pessoa cem por cento contra coronavírus. Quem adverte é ROSALVA BOLIGON – Secretária da Saúde de Campo Erê, que é uma profissional do Posto de Saúde. Acrescente que o imunizante, na verdade, é um aliado, porque as pessoas precisam continuar se cuidando, mesmo quem já foi vacinado. Ela acredita que a partir de segunda-feira o decreto municipal vai trazer resultados positivos. As restrições vão até as 6 horas da manhã de segunda-feira. Bares, lanchonetes, restaurantes e até as igrejas não podem receber público, a partir das 14 horas. O último boletim apontava Campo Erê com mais de 130 infectados.
Campo Erê tem hoje várias pessoas internadas com Covid 19, algumas em estado grave. Três estão no hospital Santo Antônio de Campo Erê, duas em Francisco Beltrão, duas em São Lourenço do Oeste, uma entubada em Chapecó e outra entubada em São Miguel do Oeste. O município já tem 8 mortes provocadas pela doença. A Secretária da Saúde observa que é grande o interesse da população pelo imunizante. Nos próximos dias a vacina estará à disposição para todas as idades abaixo de 60 anos. Por enquanto só é vacinado quem tem comorbidades. ROSALVA BOLIGON entende que só haverá tranquilidade quando mais de 60 por cento do povo estiver imunizado.
Prefeito RAFAEL CALEFFI é eleito presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. A assembleia para oficializar a Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina foi realizada nesta semana em Florianópolis, de forma presencial e online, com participação de prefeitos e representantes dos 14 consórcios de saúde do estado. O prefeito de São Lourenço do Oeste, RAFAEL CALEFFI, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc), foi eleito presidente da ACISSC. Ele diz que o principal objetivo é buscar a valorização dos consórcios de saúde, que tanto trabalham e fazem a diferença em suas regiões.
O Governo do Estado e o Ministério da Saúde já reconheceram que precisam investir mais nos consórcios e, por isso, a criação da associação, serve para ter mais força e representatividade. CALEFFI ressaltou que a pandemia de Covid-19 acabou represando outras demandas, como as de cirurgias eletivas. Mas agora com a Associação também será atendida pelos consórcios, um braço importante da saúde pública.
Secretaria de Agricultura continua trabalhando na instalação de sistema de água na comunidade de São José. O secretário ALCIONE RIBEIRO, de São Bernardino, comenta que finalmente a prefeitura está providenciando os encanamentos para que os moradores recebam água potável nas torneiras. O poço artesiano já foi perfurado, o reservatório instalado e o padrão de luz providenciado. O trabalho agora é de abertura das valas para instalação do encanamento. Quando tudo estiver pronto, mais de 100 famílias receberão água de qualidade dentro de casa. RIBEIRO destaca que São José é uma comunidade que sempre enfrentou problema de falta de água e agora isso está prestes a acabar.
Secretário de Agricultura de São Bernardino garante: outras comunidades do interior também vão receber instalação de sistema de abastecimento de água. ALCIONE RIBEIRO diz que tão logo seja concluída essa ação em São José, a Administração Municipal vai levar o projeto para outras localidades. As proteções de fontes estão tendo acompanhamento dos técnicos da Epagri. A prefeitura doa os tubos, as máquinas e a assistência sem cobrar nada das famílias do interior. A situação com a estiagem continua crítica em São Bernardino. A última chuva ajudou a revigorar as pastagens, mas para consumo humano e animal, não ajudou em nada. Por isso a Secretaria de Agricultura continua puxando água. Agora a Defesa Civil reconheceu pela segunda vez situação de emergência em São Bernardino.
Secretaria de Agricultura de Palma Sola, juntamente com a Epagri, já iniciou a entrega de calcário através do programa Troca-Troca. Segundo o secretário da pasta, JULIANO ZANDONÁ, a distribuição do calcário é feita pela prefeitura sem custo algum para o agricultor. O transporte é realizado com os veículos da secretaria de Obras do município. O secretário salientou que o produtor necessita fazer uma análise do solo. E através da comprovação da necessidade do uso do calcário, o estado disponibiliza para a Epagri e o município realiza a distribuição.
Liberação do calcário ocorre apenas por meio de comprovação da real necessidade do material. Se nos levantamentos não comprovarem a necessidade o produtor não recebe o mineral. O secretário JULIANO comentou que há outros minerais que precisam ser corrigidos através da análise física ou química que custam aproximadamente 55 reais. Esse levantamento tem por finalidade apontar o que está faltando no solo para melhorar a produção.
A Epagri alertou sobre os resultados da coleta de solo para análise devido alguns levantamentos coletados apresentarem resultados diferentes da colheita. Alguns produtores apresentaram uma análise com baixo número de nutrientes, mas realizou uma colheita de 70 sacas de soja por hectare, o que é bom. Os agricultores que não possuem uma experiência para fazer a análise, devem solicitar os profissionais da Epagri para evitar resultados distintos. O município pretende disponibilizar 690 toneladas neste ano.
Homem é condenado a mais de 31 anos de prisão por estuprar a própria filha. O Ministério Público de Santa Catarina obteve a condenação de um homem do município de São Bernardino, à pena de 31 anos, 9 meses e 1 dia de reclusão, em regime fechado, por ter estuprado a própria filha. Á pena é de 9 meses de detenção, regime semiaberto, em razão de ameaças proferidas contra as Conselheiras Tutelares do município de São Bernardino, e por permitir que a filha menor de idade dirigisse veículo.
Segundo as investigações, o homem começou a abusar da própria filha quando ela tinha 12 anos, e perdurou até cerca de um mês antes dela completar 15 anos. Á pena de 31 anos, 9 meses e 1 dia de reclusão, em regime fechado é pelos crimes de estupro de vulnerável, estupro, em duas oportunidades, e tentativa de estupro, todos contra a própria filha. Os fatos ocorreram entre o período de março de 2019 a janeiro de 2021. O réu também foi condenado por ameaçar as Conselheiras Tutelares e entregar a direção de um veículo à sua filha menor de idade, em um dos momentos que praticou os crimes, resultando em mais 9 meses de detenção, em regime semiaberto.
O Juízo também fixou uma indenização por danos morais à vítima no valor de 25 mil reais, bem como declarou a incapacidade do condenado para o exercício do poder familiar. Entenda o caso: Uma denúncia anônima chegou ao Conselho Tutelar de São Bernardino acerca de abusos sexuais praticados pelo homem contra a filha. Após prestarem os primeiros atendimentos à vítima, as conselheiras tutelares relataram os fatos à Polícia Civil, que, após a investigação do caso, concluiu que os abusos começaram quando a vítima possuía 12 anos e continuaram até cerca de um mês antes dela completar 15 anos.
Concomitantemente às investigações, considerando que a vítima se encontrava em nítida situação de risco, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou uma ação para encaminhar a adolescente à entidade de acolhimento institucional do município de Campo Erê, com o objetivo de resguardar seus direitos. O pedido foi acatado pelo Juízo da Comarca de Campo Erê. Assim que as conselheiras tutelares se dirigiram à residência do réu para buscar os pertences da vítima e levá-los à entidade de acolhimento, foram ameaçadas pelo condenado, em razão da participação delas na elucidação dos abusos sexuais praticados contra a filha.
Com base na gravidade concreta dos crimes e para garantir a integridade da vítima, o Ministério Público requereu a prisão preventiva do réu. A Promotoria de Justiça de Campo Erê já interpôs recurso contra a sentença para elevar a reprimenda imposta ao condenado.
“Eu gosto de assassinos, li e pesquisei muito sobre eles”, declarou FABIANO KIPPER MAI para advogado. DEMETRYUS GRAPIGLIA, o advogado de defesa do autor do ataque a creche em Saudades, que deixou cinco pessoas mortas, entregou para a Justiça, nessa semana a defesa do acusado. Foi divulgado o diálogo do advogado com Fabiano, sobre o seu interrogatório com a polícia. O advogado pediu o que a polícia te perguntou no teu interrogatório?” FABIANO disse: “Se eu gostava de assassinos?” e respondi “Eu gosto de assassinos, li e pesquisei muito sobre eles”, disse FABIANO ao advogado.
Chacina em creche no município de Saudades, completa um mês. Há um mês, um ataque a uma creche no município de Saudades, mudaria totalmente a rotina dos moradores da pequena cidade do Oeste de Santa Catarina. Na manhã do dia 04 de maio, um jovem de 18 anos saiu do local de onde trabalhava, foi até a casa onde morava, se armou com duas facas, pegou uma bicicleta e seguiu em direção a creche Pró-Infância Aquarela. No local, segundo relatos, o jovem encostou a bicicleta que conduzia em um pequeno arbusto, adentrou a uma creche e atacou duas educadoras e quatro crianças. No ataque, duas educadoras e três crianças morreram.