-COPOM ELEVA TAXA SELIC PARA 12 VÍRGULA 75 POR CENTO AO ANO
-CHUVA CAUSA ESTRAGOS EM MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO ESTADO
-NÍVEL DE ÁGUA DO RIO URUGUAI COMEÇA ESTABELIZAR
-PONTES SÃO INTERDITADAS NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
-EXCESSO DE CHUVA CAUSA PROBLEMAS EM LAVOURAS DE MILHO
-VEREADOR CONTESTA SISTEMA DE RECOLHA DE LIXO
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
-POLÍCIA PRENDE IDOSO POR CRIME DE HOMICÍDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se com sol e estável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Uma seca de grandes proporções que atinge a região entre o sul da Etiópia e o Quênia, passando pela Somália, na África, ameaça quase 20 milhões de pessoas. Na semana passada, uma conferência de doadores organizada em Genebra permitiu a obtenção de um bilhão e 400 milhões de dólares para ajudar na luta contra a fome nessa área. A população vive da pecuária e da agricultura, mas as últimas três temporadas de chuvas foram marcadas por baixas precipitações, além de uma praga de gafanhotos que devastou os cultivos entre 2019 e 2021. Segundo o Unicef, 10 milhões de crianças necessitam de assistência vital.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, assinou um decreto sobre sanções econômicas retaliatórias em resposta às "ações hostis de certos Estados estrangeiros e organizações internacionais". A informação foi divulgada pelo Kremlin nesta quarta-feira. O documento não fornece detalhes sobre quais indivíduos ou entidades podem ser afetados pelas medidas. De acordo com o decreto, a Rússia proibirá a exportação de produtos e matérias-primas para pessoas e entidades que sancionou. O decreto também proíbe transações com indivíduos e empresas estrangeiras atingidas pelas sanções de retaliação da Rússia e permite que as contrapartes russas não cumpram suas obrigações diante disso.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou nesta quarta-feira que está "aberto" a impor mais sanções à Rússia pela sua invasão da vizinha Ucrânia. Ele vai discutir o assunto que discutirá com seus aliados do grupo G7 nos próximos dias. Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão integram o Grupo dos Sete países mais industrializados. Os aliados já aplicaram, em várias etapas, uma bateria de sanções econômicas contra funcionários, bancos, oligarcas e empresas da Rússia com o objetivo de fragilizar a economia desse país e isolar internacionalmente o governo de Vladimir Putin.
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei que prevê a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteira. A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento. O projeto define o valor de quatro mil 750 como salário mínimo inicial para os enfermeiros. O piso terá de ser corrigido anualmente com base no INPC. Já o Senado aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um piso salarial de dois salários mínimos, atualmente dois mil 424 reais para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A PEC foi aprovada ontem à tarde pelo plenário da casa.
O Senado aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que torna permanente o valor mínimo de 400 para o Auxílio Brasil, benefício pago a famílias de baixa renda e que substituiu, no fim de 2021, o Bolsa Família. A proposta já foi aprovada pela Câmara e agora segue para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Em um primeiro momento, o governo chegou a pagar um benefício médio dE 217 no Auxílio Brasil. A medida provisória enviada pelo Executivo ao Congresso criou um piso de 400, mas o texto original só garantia esse valor mínimo até o fim de 2022. Com a aprovação da MP pelo Congresso Nacional, os 400 reais se tornam um piso permanente para o auxílio.
O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa Selic de 11 vírgula 75 para 12 vírgula 75 por cento ao ano. No comunicado sobre o tema, o Copom informou que a taxa básica de juros da economia deve continuar em trajetória de alta nos próximos meses. Até março, o governo e os investidores trabalhavam com a ideia de que o patamar de 12 vírgula 75 por cento seria o "teto" da Selic para 2022, interrompendo o ciclo de alta iniciado em 2021. A taxa Selic é uma das principais ferramentas do governo para tentar conter a escalada da inflação. No comunicado divulgado nesta quarta, o Copom diz ser "provável" que haja uma nova elevação da taxa na próxima reunião, marcada para os dias 14 e 15 de junho. A alta de um ponto percentual, nesta quarta, representa o décimo aumento consecutivo da taxa básica de juros da economia e leva a Selic ao maior patamar em mais de cinco anos.
A chuva e o vento forte já provocaram danos em 94 municípios do Estado. O número quase quadriplicou se comparado ao boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta quarta-feira. Dessas, seis decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá. Pelo menos 10 mil pessoas tiveram prejuízos com o temporal, de acordo com o governo do Estado. Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e muros. Além disso, há rodovias e pontes interditadas. Só em Rio do Sul, sete mil pessoas ficaram fora de casa, o que representa 10 por cento da população da cidade. Mais de mil casas foram danificadas pelo temporal.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou a lei estadual que estabelece multa de 55 mil para criminosos condenados por pedofilia em Santa Catarina. Aprovada pela Alesc em março, a lei foi proposta pelo deputado estadual MARCIUS MACHADO do PL. O texto estabelece que a multa será aplicada quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso na Justiça. O valor pago será aplicado no Fundo da Infância e Adolescência, e também para custear a recuperação psicológica da vítima. Alguns detalhes ainda serão regulamentados, como por exemplo, como o Estado vai agir nos casos em que o criminoso não tiver condições financeiras de arcar com a multa.
O bolão vencedor da Mega-Sena que levou o prêmio de 58 milhões 922 mil 844 nesta quarta-feira em Herval D'Oeste era feito há quatro anos com os mesmos números. Segundo o proprietário da agência lotérica onde as apostas foram realizadas, as 34 cotas do concurso pertencem a moradores que jogavam regularmente. Nesta quinta-feira, alguns já entraram em contato para retirar o valor. Entre os vencedores, há quem comprou mais de uma cota do bolão. Herval D'Oeste possui 21 mil 961 habitantes e essa é a primeira vez que o prêmio principal da Mega Sena sai para uma aposta feita na cidade.
Nível de água do Rio Uruguai começa estabilizar em Itapiranga. A informação é do Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER. De acordo com ele a cheia do Rio Uruguai sempre gera preocupação. Os primeiros transtornos são com alagamento em áreas de camping e interrupção do trânsito em pontes na Estrada Beira Rio, a SC 283 de Itapiranga a Mondai. Pelo menos dois locais estão interditados, em Sede Capela e Dourado. Os motoristas devem buscar rotas alternativas por São João do Oeste e outras comunidades do interior de Itapiranga, pois não tem previsão do transito ser liberado na Estrada Beira Rio. A ANA - Agência Nacional de Águas do Governo Federal também está em Itapiranga acompanhando a situação e realizando o monitoramento das réguas que servem de referência para estabelecer o nível de água.
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil acompanha com atenção cada etapa do nível do Rio Uruguai. O comandante dos Bombeiros, sargento ANDRÉ RAUBER explica que são estabelecidas cotas para cada situação. A partir de cinco metros acima do nível normal inicia o monitoramento a cada hora e as primeiras orientações aos ribeirinhos. Na cota sete metros, estradas iniciam as interdições de estradas, especialmente em pontes na Estrada Beira Rio, a SC 283. RAUBER chama atenção, que na cota de oito metros acima do nível normal, situação atual do Rio Uruguai, aumentam os transtornos com alagamentos. Caso o rio atingir nove metros serão atingidas as primeiras residências. O comandante reforça que a projeção é de estabilizar e não deve ultrapassar nove metros. Às 11h, a Defesa Civil divulgou que o nível do rio esteve em 8,70 metros acima do normal, subindo quatro centímetros por hora. Neste momento, o nível está estável, com 8 metros e 70 cenímetros, não tendo aumento na última hora.
Balsa possui restrições no horário noturno, porém com serviço normal de travessia do Rio Uruguai durante o dia. Os barquinhos também realizam a passagem de pedestres somente durante o dia, pois no período noturno, com baixa visibilidade e a força da correnteza existe uma precaução muito grande com a segurança. O sargento ANDRÉ RAUBER explica que a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros seguem monitorando a vazão das hidrelétricas e mantém informações nos meios de comunicação. O comandante salienta que a população deve acionar o corpo de bombeiros somente em situações de emergência pelo telefone 193 e não ligar apenas por curiosidade sobre o nível de água do Rio Uruguai.
Em Mondaí, a travessia da balsa segue suspensa e a empresa Navegação Porto Feliz está realizando apenas a passagem de pedestres com a lancha em alguns horários do dia, sendo a próxima travessia à uma e meia da tarde. Depois, às três horas e a última do dia às cinco horas da tarde. A passagem de veículos em Mondaí só será retomada quando o Rio apresentar menos de sete metros acima do nível normal.
Educação de Tunápolis lança projeto Momento Educare. Objetivo é oferecer momentos de aprendizagens, vivências e experiências na área da Educação. Conforme a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, o projeto já foi pensado desde o início do ano pela secretaria e agora será lançado no dia 14 de maio, a partir das oito horas, com o primeiro momento na Biblioteca Pública Municipal Egon Berger. O projeto será desenvolvido no segundo sábado de cada mês e contará com diversas manifestações educacionais e culturais. Conforme NAÍSSA, no primeiro momento está sendo organizado a contação de histórias e lançamento do projeto Jogoteca. Este projeto consiste em um espaço de jogos educativos, direcionados aos alunos da rede municipal de ensino. Os alunos acompanhados de seus professores em horário de aula poderão utilizar dos jogos como ferramenta educativa ou ainda, os professores levarem os jogos para as unidades de ensino. O Jogoteca estará também disponível para a comunidade durante os Momentos Educare.
Desenvolvimento de habilidades e competências tem como meta principal. Conforme NAÍSSA SCHAURICH,a partir deste projeto será possível trabalhar o estratégico, tomada de decisões, raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento criativo, trabalho em equipe, entre outros. Conforme a Secretária de Educação, o Momento Educare é uma estratégia de utilização dos espaços públicos para um melhor aproveitamento de aproximar, divulgar e fomentar espaços e materiais já existentes na Secretaria de Educação. Para ela, em cada evento será possível oportunizar ações especiais, contação de histórias, filmes, artesanatos, jogos, dinâmicas e demais ações para o fortalecimento familiar. NAÍSSA lembra que este será um momento especial de lazer e aprendizado em família.
São João do Oeste intensifica mobilização para destino correto de embalagens de agrotóxicos. Campanhas visam evitar poluição do meio ambiente e oportunizar aos produtores rurais a entrega de forma adequada. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, informa que nesta sexta-feira, dia seis, serão aceitas embalagens de agrotóxicos, entre oito horas e 11 horas, no pavilhão da agricultura, ao lado do Ginásio de Esportes de São João do Oeste. O Secretário aponta como objetivo da campanha, melhorar a condição ambiental, evitar poluição e o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos. Será a última oportunidade para o descarte de material mais antigo, que não tem mais nota fiscal. Nas próximas campanhas somente serão aceitas embalagens com a comprovação de nota fiscal.
Conforme o Secretário da Agricultar e Meio Ambiente de São João do Oeste é preciso realizar a tríplice lavagem e separar as tampas para a entrega de forma correta. ROGÉRIO RECH salienta que a campanha ocorre em parceria com a Cooperativa A1 que disponibiliza os técnicos para acompanhar a entrega das embalagens. O município participa com o local para a coleta das embalagens. Segundo RECH o município vai implantar a logística reversa para coleta de lâmpadas, baterias, pilhas e frascos de medicamentos. Uma estrutura no viveiro municipal vai possibilitar a recolha continuada. Cita ainda que o descarte irregular de embalagens pode resultar em transtornos aos responsáveis pela poluição ao meio ambiente.
Hospital de São João do Oeste enfrenta dificuldades com a defasagem da tabela de repasses do SUS. Mobilização nacional visa a correção dos valores para viabilizar as atividades da rede hospitalar do país. De acordo com o presidente do Hospital Santa Casa Rural, JOSÉ ORLANDO KUHN, a aprovação de um Projeto de Lei no congresso fixando o piso salarial dos profissionais de enfermagem em quatro mil 750 reais, pode causar a inviabilização das atividades hospitalares nos pequenos, médios e grandes hospitais. Ele destaca que os profissionais de enfermagem merecem um salário maior, mas que é preciso que o Governo Federal aumente os repasses para manter a saúde financeira das instituições.
JOSÉ ORLANDO KUHN destaca que o Hospital Santa Casa Rural também aguarda a implantação da Política Hospitalar Catarinense, que já está elaborada e vai oferecer uma fonte de recursos maior para todos os Hospitais do estado. A expectativa é de que no decorrer do mês de maio já ocorra o repasse de um adicional financeiro acima do que a instituição vinha recebendo até o momento. KUHN observa que houve elevação das despesas do Hospital com o funcionalismo, energia elétrica, alimentação e medicamentos e que o recebimento maior de recursos vai proporcionar certo alívio para as contas da Instituição. O presidente destaca que atualmente o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste dispõe de uma equipe completa para atender as necessidades dos munícipes, sem necessidade de contratação de novos profissionais.
Excesso de chuva causa danos em lavouras de milho. A Safrinha também é afetada por doenças e ataque de pragas, em especial a Cigarrinha. Conforme o Extencionista da Epagri de Itapiranga, engenheiro agrônomo, MARCELO ROHDEN, o acumulado de chuva dos últimos dias causa preocupação em momento de colheita do milho destinado para silagem. Na primeira safra do período 2021-2022 a seca castigou as lavouras de milho causando perdas significativas. Já na Safrinha, o problema tem sido as constantes chuvas que afetam a fase final das plantas. O agrônomo aponta ainda o surgimento de doenças em especial a Cigarrinha que tem causado perdas considerais em lavouras de milho. O enfezamento da doença causa apodrecimento das plantas e falhas da formação das espigas.
O extencionista alerta que a doença causada pela Cigarrinha provoca regressão muito rápida do ciclo do milho reduzindo a janela de colheita. ROHDEN observa ainda que pode ocorrer perda na qualidade da silagem devido a necessidade de realizar a colheita em condições não ideais. O extencionista da Epagri de Itapiranga chama atenção para a necessidade de uma reflexão sobre o plantio da Safrinha. De acordo com MARCELO ROHDEN é importante avaliar o uso de sorgo que é tolerante a doenças que afetam o milho. O agrônomo afirma que a Cigarrinha é uma realidade e cabe ao produtor rural se ajustar com amplo planejamento para reduzir o impacto nas lavouras com o ataque de pragas. Ressalta ainda que o custo elevado para implantação de lavouras de milho é outra preocupação constante.
A polêmica do lixo em Itapiranga segue sem solução. Empresas, poder público e moradores estão envolvidos em um sistema de recolha que não tem bons resultados. Vereador cobra medidas e aponta algumas alternativas para melhorar a eficiência da prestação deste importante serviço. O vereador LEONARDO SAUSEN, diz que está atendendo manifestações da população que reclama de problemas na recolha de lixo na cidade e interior de Itapiranga. Ele ressalta que as reclamações sobre recolha de lixo são antigas e se agravaram nas últimas semanas com alteração no sistema com duas empresas responsáveis pela destinação correta dos resíduos sólidos. O acumulo de sacolas nas calçadas gera preocupação e polêmica sobre de quem é a responsabilidade.
O vereador LEONARDO SAUSEN solicita alteração no sistema de lixeiras e fez manifestação sore isso na sessão do Legislativo desta semana. Ele cita como exemplo a cidade de São Miguel do Oeste que adotou modelo de contêiner em busca de maior eficiência na coleta seletiva. O vereador observa que as lixeiras disponibilizadas pelo poder público de Itapiranga são pequenas e não comportam a quantidade de lixo produzido pela população. SAUSEN diz que os contêineres são vedados e com maior capacidade de armazenamento e desta forma podem solucionar o problema, principalmente do lixo orgânico que gera mau cheiro na frente de estabelecimentos comerciais e de residências.
Segundo LEONARDO SAUSEN, a licitação feita pela prefeitura destinou três itens e atraiu duas empresas. O problema está no impasse da responsabilidade de cada empresa. A falta de separação correta por parte dos moradores também gera transtornos. SAUSEN diz que uma empresa venceu na recolha de lixo orgânico e a outra para coleta de materiais secos destinados para reciclagem e coleta no interior do município. O vereador considera que o município investe alto valor com as duas empresas, sendo 51 mil reais para o lixo orgânico, mais de 23 mil reais para o reciclável e quase 11 mil reais mensais para recolha de lixo no interior. Mensalmente Itapiranga gasta mais de 85 mil reais com a recolha do lixo, sendo que os moradores contribuem para a prestação deste serviço.
Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto em São Miguel do Oeste. Uma colisão entre carro e moto deixou uma mulher ferida por volta das 19 horas desta quarta-feira, na Rua Oiapoc, Bairro Agostini em São Miguel do Oeste, sentido à UNOESC. O acidente envolveu um Celta e uma Biz, ambas com placas de São Miguel do Oeste. A mulher que conduzia a Biz teve ferimentos generalizados e suspeita de fratura. Na sequência, o Corpo de Bombeiros prestou o devido atendimento à vítima e a conduziu ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada e controlou o trânsito, que ficou bloqueado por alguns minutos até a retirada dos veículos e o encaminhamento da vítima.
Atropelamento deixa mulher ferida na Willy Barth em SMO. A ocorrência foi registrada por volta das 18 horas desta quarta-feira, na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local com o motorista do Celta, com placas de São Lourenço do Oeste, ele seguia sentido centro e a mulher acabou atravessando a avenida de forma repentina, sem olhar para os lados. O condutor chegou a comentar com a reportagem, que estava em baixa velocidade, porque tinha apenas saído de uma empresa que fica nas proximidades do local onde aconteceu o acidente. O Corpo de Bombeiros realizou o atendimento na mulher, que teve escoriações generalizadas, porém estava em estado estável. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional. O trânsito neste lado da avenida, ficou bloqueado por alguns minutos, até a retirada da vítima e também do carro envolvido. A PRF foi acionada para fazer todos os levantamentos.
Polícia prende idoso por crime de homicídio. Um idoso de 62 anos foi preso na tarde desta terça-feira, por homicídio praticado com uso de arma de fogo em 2016 no município de Dionísio Cerqueira. A Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário de Dionísio Cerqueira. De posse do mandado de prisão, os policiais se deslocaram até o interior do município onde foi localizado e dado cumprimento ao mandado de prisão contra o idoso. O mandado de prisão foi expedido como regresso para o regime mais rigoroso visando o cumprimento da pena restante de cinco anos, dez meses e dez dias. Após o cumprimento do mandado, o detido foi encaminhado ao presídio de São José do Cedro, onde ficou à disposição da Justiça.