ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 03 05 2021

-CPI DA COVID OUVE HOJE O EX-MINISTRO DA SAÚDE NELSON TEICH

-DEPUTADO DO PL PEDE ADIAMENTO DO JULGAMENTO DE CARLOS MOISÉS

-COMÉRCIO ESPERA AUMENTO DE 4% NAS VENDAS PARA O DIA DAS MÃES

-APAE ACERTA PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO PRÉDIO PARA A ESCOLA

-PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E COMORBIDADES COMEÇAM A SER VACINADAS AMANHÃ

-EMOÇÃO MARCA VELÓRIO COLETIVO DAS VÍTIMAS DE ATAQUE EM CRECHE

-DELEGADO DIZ QUE AUTOR DAS MORTES ERA UM “RAPAZ PROBLEMÁTICO”

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens à tarde e chuva à noite. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O ex-policial DEREK CHAUVIN, preso e condenado pela morte de GEORGE FLOYD, pediu um novo julgamento, informou a imprensa dos Estados Unidos nesta terça-feira. Em pedidos enviados ao juiz PETER CAHILL, de Mineápolis, a defesa de CHAUVIN alegou que o julgamento ocorreu de forma injusta e que o veredito estava incompatível com a lei. A promotoria minimzou a solicitação do advogado e disse que o tribunal já rejeitou pedidos semelhantes. Em 20 de abril, o júri de Mineápolis declarou CHAUVIN culpado em todas três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, apresentou nesta terça-feira uma nova meta da imunização contra o coronavírus no país: vacinar com ao menos uma dose 70 por cento da população adulta do país até quatro de julho, o Dia da Independência americana. As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas, mas o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra a Covid-19. Na semana passada, no primeiro discurso ao Congresso, BIDEN reforçou o pedido aos americanos para que se vacinem.

A Casa Branca informou nesta terça-feira que planeja enviar 20 milhões de dólares, cerca de 110 milhões reais, em medicamentos que são usados no chamado "kit intubação" para o Brasil. Pouco depois, em entrevista coletiva, JOE BIDEN deu a entender que o Brasil poderia também receber doses de vacinas. Os Estados Unidos compraram 300 milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca, mas ela ainda não foi autorizada para uso no país. No mês passado, México e Canadá foram os primeiros a receber quatro milhões de doses emprestadas dos americanos.

A produção industrial brasileira caiu dois vírgula quatro por cento em março, na comparação com fevereiro. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da segunda queda mensal seguida e de um recuo mais intenso do que o observado em fevereiro quando houve a interrupção de uma trajetória de nove meses consecutivos de recuperação. Na comparação com março de 2020, porém, houve alta de 10 e meio por cento, sétima taxa positiva. Com o resultado de março, o setor industrial encontra-se 16 e meio por cento abaixo do patamar recorde registrado em maio de 2011, estacionado no nível "exatamente igual ao pré-pandemia.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar no dia 25 de maio a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. As parcelas serão pagas junto com o benefício de cada mês. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e oito de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre primeiro e oito de junho, conforme calendário.

A CPI da Covid retoma os trabalhos nesta quarta-feira com o depoimento do ex-ministro da Saúde NELSON TEICH, segundo titular da pasta no governo JAIR BOLSONARO. TEICH será o segundo a prestar depoimento à CPI. Nesta terça, a comissão ouviu, por mais de sete horas, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Aos senadores, o ex-ministro defendeu a ciência e a vacina para combater a Covid e afirmou que o comportamento de BOLSONARO "impactou" o agravamento da pandemia. Durante a sessão de ontem, os parlamentares também adiaram, para o próximo dia 19, o comparecimento de EDUARDO PAZUELLO, marcado incialmente para esta quarta. O general do Exército pediu para não comparecer porque disse ter tido contato com pessoas que contraíram a Covid. Por isso, o depoimento foi adiado para daqui a 14 dias.

Um decreto assinado pela governadora DANIELA REINEHR define os critérios para cadastro e seleção das propostas que poderão se beneficiar com a Lei do Mecenato em Santa Catarina. O Governo do Estado injetará até 75 milhões por ano para financiamento das iniciativas. Segundo a governadora, a medida promove a união dos setores produtivo e cultural, além de estimular o pluralismo artístico catarinense através dos inúmeros agentes ligados ao setor, como cineastas, escritores, atores, músicos e produtores. Na prática, os interessados podem captar recursos com empresas catarinenses, que ficam autorizadas a doar até meio por cento do ICMS para projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura. O montante será calculado com base no ICMS pago no ano anterior, gerando um crédito para a empresa doadora.

O deputado estadual IVAN NAATZ, líder da bancada do PL na Alesc protocolou nesta manhã pedido no Tribunal de Justiça visando a transferência do julgamento final do impeachment do governador CARLOS MOISÉS para o dia 19 de maio, depois de decisão pelo Conselho Superior do Ministério Público. O colegiado tem nova reunião no dia 18 de maio. Segundo o deputado , a relatora deste processo no MP, procuradora LENI PIFFER , manifestou-se contra o arquivamento e relatou práticas omissivas do governador , o que gerou pedido de vistas de dois outros procuradores e análise foi suspensa até nova reunião do Conselho, previsto para o dia 18 de maio. A princípio, o julgamento de MOISÉS no tribunal especial da Alesc está marcado para a próxima sexta-feira.

Os deputados rejeitaram, na sessão ordinária desta terça-feira, o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que proíbe a dispensa de servidores contratados em caráter temporário durante a pandemia da Covid-19. Outras quatro mensagens de veto foram apreciadas pelos parlamentares durante a sessão. O projeto proíbe o Executivo de dispensar, durante a vigência do estado de calamidade pública decretado em função do coronavírus e nos seis meses seguintes, agentes penitenciários, socioeducativos, técnicos administrativos da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e agentes públicos da Secretaria de Estado da Saúde admitidos em caráter temporário. O governo considerou a proposta inconstitucional, mas o veto foi rejeitado pelos deputados nesta terça-feira.

O Cartório Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste segue com atendimentos de forma virtual na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela participou do RPN segunda edição da última segunda-feira e informou que o atendimento presencial segue suspenso, sem previsão de retorno. De acordo com ela, apesar dessa questão, o atendimento aos eleitores, partidos políticos e advogados segue de forma remota.

Os eleitores que precisarem realizar qualquer procedimento devem fazer o mesmo pela internet. A afirmação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Conforme ela, podem ser realizados pedidos de alistamento eleitoral, transferência de domicilio, revisão do título de eleitor e até demais requerimentos. Todas essas ações podem ser realizadas através do site do Tribunal Regional Eleitoral. O endereço eletrônico é o www.tre-sc.jus.br no ícone “Atendimento Virtual ao Eleitor”. Segundo DEANA, as certidões de quitações eleitorais e de crimes eleitorais também podem ser acessadas através deste link.

Os eleitores que tiverem dúvidas ou dificuldades podem estar ligando no cartório eleitoral de São Miguel do Oeste para obter mais informações. O comentário é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela disse que os números são o 3621-0886 para ligações e também para WhatsApp. Outro contato é o 3621-1016, apenas para ligações. O horário de expediente interno é entre 12 e 19 horas de segunda a sexta-feira no segundo andar do prédio da Rede Peperi. DEANA FANTON chamou atenção dos eleitores que ao efetuar pedidos pela internet, os mesmos devem colocar um número de telefone para contato, especialmente com WhatsApp para que na falta de documentos, os profissionais do cartório possam estar solicitando a completude desse material.

A quadragésima quinta zona eleitoral está trabalhando agora na análise das prestações de contas da eleição do ano passado. A declaração é da chefe, DEANA FANTON. Ela explicou, que, além disso, o cartório segue prestando os demais encaminhamentos existentes. Questionada sobre as eleições de 2022, ela salientou que a mesma já está sendo debatida pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos Tribunais Regionais Eleitorais. DEANA ressaltou que neste momento cabe aos cartórios eleitorais avaliar o trabalho feito em 2020 e apontar mudanças no formato realizado no ano passado para que melhorias possam ser feitas para as eleições do ano que vem.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, recentemente, uma capacitação sobre o Cadastro Único, programas vinculados e critérios para acesso. De acordo com a secretária, ANDREIA REBELATO, foram realizados quatro encontros com as equipes da Gestão da Secretaria, CRAS Um e Dois, CREAS, Abrigo Institucional, Família Acolhedora e Conselho Tutelar. O foco da capacitação foi esclarecer as dúvidas sobre o Cadastro Único, que é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que possam participar dos Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro único permite o acesso ao Programa Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, a Contribuição Previdenciária Reduzida e o Benefício de Prestação Continuada.

A FCDL projeta uma aumento de quatro por cento na venda de presentes para o dia das Mães deste ano. A informação é do presidente da federação, IVAN TAUFFER. Ele explicou que o índice foi obtivo em levantamento realizado com 400 empresas do estado, inclusive de São Miguel do Oeste. A pesquisa apontou que 53 por cento dos entrevistados acreditam que as vendas para o dia das mães serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Já para 36 por cento dos entrevistados, o resultado deve ser igual. TAUFFER disse que o avanço da vacinação e a redução dos casos de Covid é um dos motivos que explica o otimismo do comércio para o dia das mães deste ano.

A pesquisa da FCDL com os comerciantes também apontou os produtos que devem ser mais procurados para o dia das mães. O presidente da entidade, IVAN TAUFFER destacou que o presente útil deve ser a tendência mais uma vez, ou seja, muitas mães devem ganhar itens que estão precisando, como roupas ou calçados. Eletrônicos, flores e chocolates também aparecem na lista dos artigos mais vendidos para a data. TAUFFER comentou ainda que valor médio para a compra do presente das mães deste ano deve ficar entre 50 e 100 reais. O presidente ressaltou que os consumidores devem dar preferência ao comércio local, comprando das empresas da cidade.

A Apae está acertando com a prefeitura os detalhes de um projeto para a construção de um novo prédio para atender os alunos da escola. A informação é do presidente da entidade, RICARDO SANTOS. Ele esteve no Peperi Entrevista de sábado e confirmou que a Apae deve realizar uma assembleia para decidir sobre a cedência de parte do terreno onde está a escola para a prefeitura. O município então aplicará recursos públicos para a construção do prédio. Depois disso, o imóvel será cedido, possivelmente em comodato para a Apae. RICARDO disse que a questão está encaminhada com a administração e que o objetivo é resolver as questões burocráticas e começar a obra o mais breve possível.

O presidente da Apae ressaltou que a ampliação das instalações físicas da Apae é uma necessidade diante do aumento da demanda de novos alunos. Ele explicou que, em média, a escola recebe entre 10 e 15 novas matrículas por ano. RICARDO citou que o projeto com a administração municipal prevê a construção de um prédio com dois andares e cerca de mil quadrados. São cerca de 20 novas salas que vão garantir espaço para melhorar o atendimento e receber novos alunos.

O retorno das aulas presenciais na Apae na semana passada também marcou a inauguração das novas salas da escola. De acordo com o presidente da associação, RICARDO SANTOS, a obra de reforma da unidade faz parte do projeto de ampliação para atender o crescimento da demanda de alunos. Ele explicou que a primeira parte da obra consistiu na transformação de quatro salas pequenas em seis salas maiores e mais arejadas. Além disso, foram construídas mais três banheiros novos. O presidente citou que esse tipo de ação é muito importante para a escola. RICARDO disse que a Apae também investiu em equipamentos e protocolos de saúde para garantir a segurança sanitária dos alunos, professores e demais colaboradores.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, registrou, nas últimas 24 horas, uma morte causada pelo coronavírus. O caso é de uma paciente de 61 anos, de Saudades. A ocupação é de 23 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 10 casos confirmados. Em São Miguel do Oeste, 26 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Outras 19 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 395 moradores contraíram o coronavírus e 97 por cento se recuperaram da doença. 81 pessoas ainda estão com o vírus ativo no município.

O município de São Miguel do Oeste vacinou 90 por cento do público prioritário da campanha de imunização contra a Covid. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. De acordo com ela, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas entre idosos e profissionais da saúde. A primeira etapa foi concluída ontem, mas as pessoas que por ventura não se vacinaram ainda podem receber o medicamento. GENI explicou que a secretaria vai analisar os dados consolidados e fazer a busca ativa de quem não fez a vacina. Ela disse que as agentes comunitárias de saúde devem ser acionadas para localizar essas pessoas e reforçar o pedido para que façam a vacina. Os idosos e profissionais que ainda não se imunizaram devem ir até a praça Walnir Botaro Daniel nos dias da campanha para receber o imunizante.

A secretaria de saúde começa nesta quinta-feira a vacinação da segunda etapa da campanha contra a Covid. A partir de amanhã, serão vacinadas as pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas com comorbidades. A nova fase de vacinação será subdividida por grupos e serão atendidas somente pessoas com idade acima dos 18 anos. Amanhã, das oito as 11 devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel as pessoas com Síndrome de Down, portadores de doença renal crônica, transplantados e gestantes e puérperas com comorbidades. Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou que tiverem positivado para covid nos últimos 30 dias devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade. Cerca de 350 pessoas devem ser vacinadas amanhã.

A vacinação contra a Covid para os grupos da segunda etapa vai continuar na sexta-feira. Segundo a secretária GENI GIRELLI, o imunizante será liberado na sexta-feira para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC – Benefício de Prestação Continuada. Esse público será atendido durante todo o dia por ordem alfabética. Cerca de 400 pessoas devem ser atendidas na sexta. GENI disse que o município recebeu mil doses da vacina para começar a segunda etapa de imunização. A secretária comentou agora à pouco, no Peperi Entrevista, que a expectativa é de que as pessoas que tem direito se desloquem à praça do centro e se protejam contra o coronavírus.

Um morador de São Miguel do Oeste perdeu 80 mil reais em golpe aplicado via telefone. A vítima relatou que vinha recebendo ligações, há mais de uma semana, de um suposto responsável pelo suporte do Banco. Ontem, o golpista voltou a ligar solicitando a atualização de dados. A esposa da vítima resolveu seguir o “passo a passo” e repassou todas informações solicitadas. A mulher foi orientada a não acessar a conta por duas horas. Mais tarde, o gerente do Banco entrou em contato para informar que realizada uma transferência via PIX no valor de 80 mil reais. A agencia está verificando a possibilidade de cancelar o PIX e estornar o valor para a vítima.

O velório das cinco vítimas mortas no atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela em Saudades começou por volta das 11 horas da noite de ontem no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde funciona o ginásio da cidade. Por volta das quatro horas da madrugada desta quarta-feira, familiares e amigos dos mortos fizeram uma pequena celebração. As nove horas ocorreu uma missa no local e o sepultamento aconteceu logo depois no Cemitério Municipal de Saudades. Três crianças menores de dois anos, uma professora e uma agente educacional foram mortas a facadas por um rapaz de 18 anos que invadiu a escola por volta das dez horas da manhã de ontem. FABIANO KIPPER MAI, de 18 anos, tentou o suicídio, mas foi socorrido e levado para o Hospital Regional. As vítimas são SARAH LUIZA MAHLE SEHN, de um ano e sete meses, MURILO MASSING, de um ano e nove meses e ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de um ano e 8 meses, a professora KELI ANICEVSKI e a agente educadora MIRLA RENNER.

Segundo o Instituto Geral de Perícias, as crianças mortas no ataque de ontem sofreram pelo menos cinco ferimentos de faca no corpo. Segundo o IGP, 20 crianças estavam no local sob os cuidados de cinco professoras. A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora KELI ADRIANE ANIECEVSKI. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa MIRLA RENNER, de 20 anos.

O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando KELI e três crianças. MIRLA chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas as professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças. A arma usada no crime foi Katana, tradicional espada japonesa usada pelos samurais, popularmente conhecida como “espada ninja”. O autor estava com outra faca, mas usou somente uma das armas no ataque.

O pai de ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de um ano e 8 meses, uma das cinco vítimas do atentado em uma creche de Saudades disse que a família está desolada após a perda da menina. LEONARDO DE BARROS afirmou que não conhecia o suspeito e que a família ainda não sabe como vai enfrentar o luto. Ele disse que não tem palavras para explicar o que está sentindo e que “só existe um buraco no peito que nunca vai sarar”. Durante a tarde de terça-feira, moradores de Saudades prestaram homenagens às vítimas com fotos e flores deixadas em frente à creche. O prefeito da cidade e a governadora DANIELA REIHNER decretaram luto oficial de três dias em Saudades e no estado de Santa Catarina.

Os detalhes do ataque a uma creche em Saudades começaram a ser esclarecidos e a investigação da polícia busca traçar o perfil do autor do crime. Em coletiva de imprensa no final da tarde desta terça-feira, o delegado responsável pelo caso disse que o rapaz que invadiu a escola e matou cinco pessoas é "problemático", que sofria bullying na escola e gostava de jogos violentos. De acordo com o delegado JERÔNIMO MARÇAL, o rapaz "vinha maltratando alguns animais" e passava muito tempo no quarto, em frente ao computador, jogando games violentos. A família relatou à polícia que FABIANO KIPPER MAI não queria mais ir para a escola, porque sofria bullying. O autor do crime está internado no Hospital Regional de Chapecó. Segundo o delegado, assim que for possível ouvir a versão do rapaz, a polícia vai tentar esclarecer a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.