ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-05-2021 Quarta-Feira

-CPI DA COVID OUVE HOJE O EX-MINISTRO DA SAÚDE NELSON TEICH

-DEPUTADO DO PL PEDE ADIAMENTO DO JULGAMENTO DE CARLOS MOISÉS

-AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PRIORIZAM ATIVIDADES QUE EVITAM CONTATO

-SJO COMPLETA TRÊS SEMANAS COM DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-TUNÁPOLIS PRORROGA DECRETO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM

-AGRAVAMENTO DA ESTIAGEM TAMBÉM FAZ IPORÃ DO OESTE DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-MULHER PERDE 80 MIL EM GOLPE DE SUPOSTO AGENTE BANCÁRIO

-PREFEITO E GOVERNADORA DECRETAM LUTO DE TRÊS DIAS POR MASSACRE EM SAUDADES


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens à tarde e chuva à noite. A temperatura pode chegar a 23graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39centavos. O euro está valendo seis reais e 47centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O ex-policial DEREK CHAUVIN, preso e condenado pela morte de GEORGE FLOYD, pediu um novo julgamento, informou a imprensa dos Estados Unidos nesta terça-feira. Em pedidos enviados ao juiz PETER CAHILL, de Mineápolis, a defesa de CHAUVIN alegou que o julgamento ocorreu de forma injusta e que o veredito estava incompatível com a lei. A promotoria minimzou a solicitação do advogado e disse que o tribunal já rejeitou pedidos semelhantes.Em 20 de abril, o júri de Mineápolis declarou CHAUVIN culpado em todas três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, apresentou nesta terça-feira uma nova meta da imunização contra o coronavírus no país: vacinar com ao menos uma dose 70 por cento da população adulta do país até quatro de julho, o Dia da Independência americana. As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas, mas o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra a Covid-19. Na semana passada, no primeiro discurso ao Congresso, BIDEN reforçou o pedido aos americanos para que se vacinem.


A Casa Branca informou nesta terça-feira que planeja enviar 20 milhões de dólares, cerca de 110 milhões reais, em medicamentos que são usados no chamado "kit intubação" para o Brasil. Pouco depois, em entrevista coletiva, JOE BIDEN deu a entender que o Brasil poderia também receber doses de vacinas. Os Estados Unidos compraram 300 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, mas ela ainda não foi autorizada para uso no país. No mês passado, México e Canadá foram os primeiros a receber quatro milhões de doses emprestadas dos americanos.


A produção industrial brasileira caiu dois vírgula quatro por cento em março, na comparação com fevereiro. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da segunda queda mensal seguida e de um recuo mais intenso do que o observado em fevereiro quando houve a interrupção de uma trajetória de nove meses consecutivos de recuperação. Na comparação com março de 2020, porém, houve alta de 10 e meio por cento, sétima taxa positiva. Com o resultado de março, o setor industrial encontra-se 16 e meio por cento abaixo do patamar recorde registrado em maio de 2011, estacionado no nível "exatamente igual ao pré-pandemia.


O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar no dia 25 de maio a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. As parcelas serão pagas junto com o benefício de cada mês. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e oito de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre primeiro e oito de junho, conforme calendário.


A CPI da Covid retoma os trabalhos nesta quarta-feira com o depoimento do ex-ministro da Saúde NELSON TEICH, segundo titular da pasta no governo JAIR BOLSONARO.TEICH será o segundo a prestar depoimento à CPI. Nesta terça, a comissão ouviu, por mais de sete horas, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Aos senadores, o ex-ministro defendeu a ciência e a vacina para combater a Covid e afirmou que o comportamento de BOLSONARO "impactou" o agravamento da pandemia. Durante a sessão de ontem, os parlamentares também adiaram, para o próximo dia 19, o comparecimento de EDUARDO PAZUELLO, marcado incialmente para esta quarta. O general do Exército pediu para não comparecer porque disse ter tido contato com pessoas que contraíram a Covid. Por isso, o depoimento foi adiado para daqui a 14 dias.


Um decreto assinado pela governadora DANIELA REINEHR define os critérios para cadastro e seleção das propostas que poderão se beneficiar com a Lei do Mecenato em Santa Catarina. O Governo do Estado injetará até 75 milhões por ano para financiamento das iniciativas. Segundo a governadora, a medida promove a união dos setores produtivo e cultural, além de estimular o pluralismo artístico catarinense através dos inúmeros agentes ligados ao setor, como cineastas, escritores, atores, músicos e produtores. Na prática, os interessados podem captar recursos com empresas catarinenses, que ficam autorizadas a doar até meio por cento do ICMS para projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura. O montante será calculado com base no ICMS pago no ano anterior, gerando um crédito para a empresa doadora.


O deputado estadual IVAN NAATZ, líder da bancada do PL na Alesc protocolounesta manhã pedido no Tribunal de Justiça visando a transferência do julgamento final do impeachment do governador CARLOS MOISÉS para o dia 19 de maio, depois de decisão pelo Conselho Superior do Ministério Público. O colegiado tem nova reunião no dia 18 de maio. Segundo o deputado , a relatora deste processo no MP, procuradora LENI PIFFER , manifestou-se contra o arquivamento e relatou práticas omissivas do governador , o que gerou pedido de vistas de dois outros procuradores e análise foi suspensa até nova reunião do Conselho, previsto para o dia 18 de maio. A princípio, o julgamento de MOISÉS no tribunal especial da Alesc está marcado para a próxima sexta-feira.


Os deputados rejeitaram, na sessão ordinária desta terça-feira, o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que proíbe a dispensa de servidores contratados em caráter temporário durante a pandemia da Covid-19. Outras quatro mensagens de veto foram apreciadas pelos parlamentares durante a sessão. O projeto proíbe o Executivo de dispensar, durante a vigência do estado de calamidade pública decretado em função do coronavírus e nos seis meses seguintes, agentes penitenciários, socioeducativos, técnicos administrativos da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e agentes públicos da Secretaria de Estado da Saúde admitidos em caráter temporário. O governo considerou a proposta inconstitucional, mas o veto foi rejeitado pelos deputados nesta terça-feira.


-AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PRIORIZAM ATIVIDADES QUE EVITAM CONTATO

-SJO COMPLETA TRÊS SEMANAS COM DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-TUNÁPOLIS PRORROGA DECRETO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM

-AGRAVAMENTO DA ESTIAGEM TAMBÉM FAZ IPORÃ DO OESTE DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Vice-prefeito de Tunápolis, LOIVO ZOZ relata várias ações que estão sendo desenvolvidas em diferentes setores produtivos. Ele destaca que acompanha de perto os trabalhos das secretarias de Transportes e Obras e da Agricultura, porém tem bom entendimento com todos os secretários municipais. Lembra que a prefeitura implantou programas de auxílio aos produtores rurais e já possui mais de 10 empresas credenciadas para atender a demanda de serviços no interior, com pagamento de subsídio de horas máquina. ZOZ aponta ainda que os serviços terceirizados são essenciais devido ao grande número de pedidos que estavam pendentes e a necessidade de contribuir para aumento da produção agrícola. O vice-prefeito considera que a equipe atual de operadores da prefeitura é suficiente para atender a demanda com as máquinas que o município possui.


LOIVO ZOZ avalia que o poder público está fazendo a sua parte para novos empreendimentos incluindo investimentos em área industrial com terraplenagem e construção de pavilhões para novas empresas e também ampliações de indústrias já estabelecidas em Tunápolis. Cita ainda que a prefeitura avalia cada situação para os incentivos concedidos em infraestrutura. O vice-prefeito lamenta o momento de dificuldade com a estiagem que causa problemas na produção agrícola. Foi decretado situação de emergência visando ampliar recursos em ações emergenciais e também para possibilitar acesso dos agricultores.


Aulas de Educação Física priorizam atividades que evitam contato. A informação é do professor de Educação Física da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, FERNANDO WEISS. Segundo ele, as aulas de Educação Física são sempre muito esperadas pelos alunos, principalmente para jogar futebol. Devido à pandemia, no entanto, a escola desenvolve atividades diferenciadas, para serem praticadas de forma individual ou com o menor contato possível. WEISS comenta que desde o início do ano letivo as atividades da Casa Familiar são adaptadas com atividades de espírito esportivo e recreativo, além de envolver o raciocínio lógico, a coordenação motora e agilidade. A disciplina também envolve atividades para condicionamento físico.


Conforme o professor de Educação Física, desde o retorno das atividades presenciais, a escola vem seguindo rigoroso protocolo de segurança e nas aulas de Educação Física não é diferente. O professor usa máscara, enquanto os alunos passam álcool em gel e mantém o distanciamento. FERNANDO WEISS ressalta que a partir do decreto estadual, que agora permite atividades coletivas, também será possível praticar futebol, vôlei e basquete, entre outras modalidades esportivas, como handebol, porém mesmo assim os cuidados sanitários vão continuar sendo seguidos nas aulas.


O município de SJO completa hoje três semanas com decreto de situação de emergência em virtude da estiagem. Na avaliação do diretor de Saneamento Básico e Esgoto, CLEITON KROETZ, responsável pelo Setor de Água, esta é uma das estiagens mais graves já registradas no município e a situação se agrava a cada dia. KROETZ comenta que dois caminhões terceirizados estão transportando água bruta do Rio Jundiá, que passa pela Linha Vale Pio. Ele reitera que mais um caminhão deverá ser contratado, ainda hoje, para captar água dos açudes próximos à estação de tratamento de água de Linha Beato Roque. Além destes caminhões, outros dois, com capacidade maior, estão transportando água bruta do Rio Uruguai, para abastecer a cidade. Estes dois veículos foram contratados de empresa terceirizada, recentemente. Com todos estes veículos, SJO chegará a cinco caminhões transportando água.


Além da dificuldade no abastecimento de água para consumo humano, o responsável do Setor de Água lembra que no interior as plantações de milho também têm prejuízo significativo e os açudes não conseguem manter o nível. CLEITON KROETZ ressalta que o município não é abastecido por grandes rios, e aqueles que existem secaram por falta de chuva. A situação obrigou SJO a recorrer a municípios vizinhos, como Itapiranga, e a fazer grandes trajetos para captar água. KROETZ frisa que falta investimento na parte da infraestrutura, o que complicou o abastecimento, e agora o município tem a missão de fazer a parte dele. Um projeto que está sendo trabalhado é o de captação do Rio Jundiá, para recalcar água bruta até a estação de tratamento de Beato Roque.


O diretor de Saneamento Básico e Esgoto de SJO enfatiza que em reuniões efetuadas com a administração, foram definidos investimentos na estação de tratamento de Linha Jaboticaba, que também trabalha no limite. Segundo KROETZ o sistema de abastecimento é municipalizado e a prefeitura mantém os gastos com investimentos. São aproximadamente mil e 400 unidades consumidoras, atendidas por quatro estações de tratamento e sete operadores de hidráulica. Outros projetos ainda são avaliados para amenizar a situação e em seguida fazer investimentos. O Setor de Água pede a colaboração dos munícipes para evitar o desperdício. Também para que façam uso consciente, evitando lavar calçadas, carros, motos, casas, ou de molhar hortas e gramados. CLEITON KROETZ complementa que os servidores do setor estão fazendo o possível para evitar o racionamento, mas se não houver colaboração de todos, esta medida não será descartada.


Após analisar a situação da agricultura, do abastecimento de água e de outras atividades, Tunápolis prorrogou no início da semana o decreto de emergência por conta da estiagem. Conforme o prefeito MARINO FREY, o decreto já vinha do ano passado, da administração anterior, e como o vencimento seria nesta semana, o município decidiu prorrogar. Para os próximos meses, constata FREY, a previsão não apresenta precipitação pluviométrica significativa para a região. A diminuição da reserva de água nas estações de captação e tratamento, e dos açudes, fez o município reunir a comissão da Defesa Civil para tomar a decisão. Além das medidas necessárias, o prefeito solicita para os munícipes colaborarem e economizar água. Reitera que este decreto proíbe lavar calçadas, carros, ou irrigar jardins e estradas. Caso não for obedecido, MARINO FREY frisa que seria necessário tomar medida mais drástica, como o racionamento.


No momento, Tunápolis ainda mantém o abastecimento com a captação dos açudes e do volume de água recalcado do Rio Peperi. Portanto, ainda não há necessidade de fazer transporte com caminhões e tanques, mas o prefeito alerta que não é possível saber o que virá pela frente, por isso a necessidade de poupar água. O decreto tem prazo indeterminado. A princípio, apenas será revogado quando a chuva vier com volumes mais satisfatórios para atender toda demanda de água nas propriedades e captações para consumo humano. Segundo FREY, no ano passado a administração aumentou a tubulação de uma parte da adutora de água que vem do Peperi. Ainda assim, com a gravidade da estiagem este sistema não consegue suprir a demanda da estação de tratamento.


O prefeito de Tunápolis enfatiza que a equipe técnica está reunida há alguns dias e nesta terça-feira finalizou estudo para aumentar o volume da adutora existente numa tubulação, de 85 para 110 milímetros. A preocupação em reforçar a tubulação considera as partes de maior declive, principalmente na instalada na base do Peperi, onde o bombeamento é mais fraco. Hoje o município conta com vazão de aproximadamente 18 mil litros por hora. A partir da readequação do projeto, a previsão é de chegar a 26 mil litros por hora, o que atenderia ao consumo diário atual, de até 600 mil litros. MARINO FREY comenta que o nível dos açudes está baixo e por isso é preciso ampliar o bombeamento do Rio Peperi. A expectativa é lançar o projeto para licitação na próxima semana e executar com recursos próprios. Segundo o prefeito, o município tem certo valor em caixa para isso e não é possível saber quando virão as emendas e recursos de parlamentares.


Conforme o engenheiro agrônomo de Iporã do Oeste, MARCOS POHLMANN, desde o prolongamento da estiagem que se intensificou no ano passado, as pastagens de inverno e lavouras de milho e soja ficaram comprometidas. Iporã do Oeste tem cerca de mil e 300 hectares de milho de safrinha cultivados, exclusivamente para silagem dos grãos. POHLMANN observa que houve prejuízos nas lavouras de milho com a estiagem e também com o ataque da cigarrinha. No caso da pastagem, o engenheiro agrônomo ressalta que a terra não tem umidade suficiente para fazer o cultivo. Aqueles que plantaram, conforme MARCOS POHLMANN, enfrentam problemas na germinação da semente.


A situação da estiagem fez os representantes do poder público de Iporã do Oeste promover reunião nesta terça-feira, junto com a polícia, bombeiros, associação empresarial e Epagri. O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, VALMOR REIS, ressalta que o município decretou situação de emergência ainda ontem. Após envio ao estado, agora o decreto aguarda cadastramento na Defesa Civil de SC. No momento, Iporã do Oeste transporta em torno de 150 mil litros de água por dia para os agricultores e demais atividades. Também está levando cerca de 25 mil litros diários para consumo humano, nas comunidades de São Lourenço e Lagoa dos Patos, de água fornecida pela CASAN. REIS lembra que os pedidos para transporte de água devem ser feitos com a diretora de Transportes e Obras, JORACI PAVAN. O valor por carga é de 72 reais e 40 centavos e considera apenas o custo com transporte. A taxa é igual para todos os munícipes.


O vice-prefeito de Iporã do Oeste pede para o munícipe com demanda de água entrar em contato o quanto antes com a JORACI, para organizar o transporte e não deixar ninguém sem atendimento. Junto com o engenheiro agrônomo, MARCOS POHLMANN, REIS destaca que o município trabalha com fontes protegidas. Avalia que esta é a melhor iniciativa para obter mais água para consumo humano. Cita a importância de também construir cisternas e de pensar em alternativas para solucionar os problemas relativos à falta de água.


-MULHER PERDE 80 MIL EM GOLPE DE SUPOSTO AGENTE BANCÁRIO

-MASSACRE EM SAUDADES DEIXOU CINCO VÍTIMAS FATAIS

-AUTOR DO ATENTADO É IDENTIFICADO COM HÁBITOS INCOMUNS

-PREFEITO E GOVERNADORA DECRETAM LUTO DE TRÊS DIAS


Um golpe via telefone fez uma vítima perder 80 mil reais em São Miguel do Oeste. O fato foi na tarde desta terça-feira, na Rua Santos Dumont, no centro da cidade. No local, a vítima relatou aos policiais que há cerca de uma semana, uma pessoa estava entrando em contato via telefone, se identificando como responsável pelo suporte do banco. A vítima disse que sempre acabava encerrando a ligação, porém, nesta terça-feira, o suposto responsável retornou o contato e sua esposa acabou optando por dar atenção ao pedido do golpista. A mulher acabou seguindo os passos orientados pelo “funcionário” e contou que no final do procedimento apareceu uma mensagem de “atualização parcialmente concluída”. Neste momento, ela até questionou, porém, pediram para que não realizasse o acesso por pelo menos duas horas.


O gerente da instituição financeira entrou em contato com a vítima, informando que havia sido realizada uma transferência via PIX no valor de R$ 80 mil e perguntando se a vítima tinha conhecimento dessa ação. Como ela não realizou o procedimento, o gerente ficou de retornar caso conseguisse rastrear ou mesmo estornar a transação.


O velório das cinco vítimas mortas no atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela em Saudades começou por volta das 11 horas da noite de ontem no Parque de Exposições THEOBALDO HERMES, onde funciona o ginásio da cidade. Por volta das quatro horas da madrugada desta quarta-feira, familiares e amigos dos mortos fizeram uma pequena celebração. Às nove horas ocorreu uma missa no local e o sepultamento aconteceu logo depois no Cemitério Municipal de Saudades. Três crianças menores de dois anos, uma professora e uma agente educacional foram mortas a facadas por um rapaz de 18 anos que invadiu a escola por volta das dez horas da manhã de ontem. FABIANO KIPPER MAI, de 18 anos, tentou o suicídio, mas foi socorrido e levado para o Hospital Regional. As vítimas são SARAH LUIZA MAHLE SEHN, de um ano e sete meses, MURILO MASSING, de um ano e nove meses e ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de um ano e 8 meses, a professora KELI ANICEVSKI e a agente educadora MIRLA RENNER.


Segundo o Instituto Geral de Perícias, as crianças mortas no ataque de ontem sofreram pelo menos cinco ferimentos de faca no corpo. Conforme o IGP, 20 crianças estavam no local sob os cuidados de cinco professoras. A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora KELI ADRIANE ANIECEVSKI. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa MIRLA RENNER, de 20 anos. O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando KELI e três crianças. MIRLA chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas as professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças. A arma usada no crime foi uma espécie de “adaga japonesa”. O autor ainda estava com outra faca, mas usou somente uma das armas no ataque.


O pai de ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de um ano e 8 meses, uma das cinco vítimas do atentado em uma creche de Saudades disse que a família está desolada após a perda da menina. LEONARDO DE BARROS afirmou que não conhecia o suspeito e que a família ainda não sabe como vai enfrentar o luto. Ele disse que não tem palavras para explicar o que está sentindo e que “só existe um buraco no peito que nunca vai sarar”. Durante a tarde de terça-feira, moradores de Saudades prestaram homenagens às vítimas com fotos e flores deixadas em frente à creche. O prefeito da cidade e a governadora DANIELA REIHNER decretaram luto oficial de três dias em Saudades e no estado de Santa Catarina.


Os detalhes do ataque a uma creche em Saudades começaram a ser esclarecidos e a investigação da polícia busca traçar o perfil do autor do crime. Em coletiva de imprensa no final da tarde desta terça-feira, o delegado responsável pelo caso disse que o rapaz que invadiu a escola e matou cinco pessoas é "um rapaz problemático", que sofria bullying na escola e gostava de jogos violentos. De acordo com o delegado JERÔNIMO MARÇAL, o rapaz "vinha maltratando alguns animais" e passava muito tempo no quarto, em frente ao computador, jogando games violentos. A família relatou à polícia que FABIANO KIPPER MAI não queria mais ir para a escola, porque sofria bullying. O autor do crime está internado no Hospital Regional de Chapecó. Segundo o delegado, assim que for possível ouvir a versão do rapaz, a polícia vai tentar esclarecer a motivação do crime.


Áudio que circula no Whatsapp sobre atentado em diversas escolas da região é falso. Como se não bastasse a dor e o medo das famílias envolvidas na chacina em Saudades, ainda começou a circular na manhã de ontem um áudio, onde um homem fala sobre possíveis ataques em grupo nas escolas da região. A PM de Pinhalzinho informou que o áudio é falso e que o atentado aconteceu como fato isolado em Saudades. A polícia ainda informou que o 190 está com ligações a todo momento sobre o assunto, por isso, neste momento é importante manter a calma. O Delegado Regional de Chapecó, RICARDO CASAGRANDE, salienta que os áudios e vídeos que circulam não tem relação com o caso bárbaro ocorrido no município e a divulgação deste material cria alarde e transtornos. Acrescenta que no momento a Polícia Civil precisa focar os trabalhos na elucidação do crime e consequentemente a responsabilização do autor do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.