ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/05/21

O ex-policial DEREK CHAUVIN, preso e condenado pela morte de GEORGE FLOYD, pediu um novo julgamento, informou a imprensa dos Estados Unidos nesta terça-feira. Em pedidos enviados ao juiz PETER CAHILL, de Mineápolis, a defesa de CHAUVIN alegou que o julgamento ocorreu de forma injusta e que o veredito estava incompatível com a lei. A promotoria minimzou a solicitação do advogado e disse que o tribunal já rejeitou pedidos semelhantes. Em 20 de abril, o júri de Mineápolis declarou CHAUVIN culpado em todas três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, apresentou nesta terça-feira uma nova meta da imunização contra o coronavírus no país: vacinar com ao menos uma dose 70 por cento da população adulta do país até quatro de julho, o Dia da Independência americana. As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas, mas o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra a Covid-19. Na semana passada, no primeiro discurso ao Congresso, BIDEN reforçou o pedido aos americanos para que se vacinem.

A Casa Branca informou nesta terça-feira que planeja enviar 20 milhões de dólares, cerca de 110 milhões reais, em medicamentos que são usados no chamado "kit intubação" para o Brasil. Pouco depois, em entrevista coletiva, JOE BIDEN deu a entender que o Brasil poderia também receber doses de vacinas. Os Estados Unidos compraram 300 milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca, mas ela ainda não foi autorizada para uso no país. No mês passado, México e Canadá foram os primeiros a receber quatro milhões de doses emprestadas dos americanos.

A produção industrial brasileira caiu dois vírgula quatro por cento em março, na comparação com fevereiro. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da segunda queda mensal seguida e de um recuo mais intenso do que o observado em fevereiro quando houve a interrupção de uma trajetória de nove meses consecutivos de recuperação. Na comparação com março de 2020, porém, houve alta de 10 e meio por cento, sétima taxa positiva. Com o resultado de março, o setor industrial encontra-se 16 e meio por cento abaixo do patamar recorde registrado em maio de 2011, estacionado no nível "exatamente igual ao pré-pandemia.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar no dia 25 de maio a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. As parcelas serão pagas junto com o benefício de cada mês. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e oito de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre primeiro e oito de junho, conforme calendário.

A CPI da Covid retoma os trabalhos nesta quarta-feira com o depoimento do ex-ministro da Saúde NELSON TEICH, segundo titular da pasta no governo JAIR BOLSONARO. TEICH será o segundo a prestar depoimento à CPI. Nesta terça, a comissão ouviu, por mais de sete horas, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Aos senadores, o ex-ministro defendeu a ciência e a vacina para combater a Covid e afirmou que o comportamento de BOLSONARO "impactou" o agravamento da pandemia. Durante a sessão de ontem, os parlamentares também adiaram, para o próximo dia 19, o comparecimento de EDUARDO PAZUELLO, marcado incialmente para esta quarta. O general do Exército pediu para não comparecer porque disse ter tido contato com pessoas que contraíram a Covid. Por isso, o depoimento foi adiado para daqui a 14 dias.

Um decreto assinado pela governadora DANIELA REINEHR define os critérios para cadastro e seleção das propostas que poderão se beneficiar com a Lei do Mecenato em Santa Catarina. O Governo do Estado injetará até 75 milhões por ano para financiamento das iniciativas. Segundo a governadora, a medida promove a união dos setores produtivo e cultural, além de estimular o pluralismo artístico catarinense através dos inúmeros agentes ligados ao setor, como cineastas, escritores, atores, músicos e produtores. Na prática, os interessados podem captar recursos com empresas catarinenses, que ficam autorizadas a doar até meio por cento do ICMS para projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura. O montante será calculado com base no ICMS pago no ano anterior, gerando um crédito para a empresa doadora.

O deputado estadual IVAN NAATZ, líder da bancada do PL na Alesc protocolou nesta manhã pedido no Tribunal de Justiça visando a transferência do julgamento final do impeachment do governador CARLOS MOISÉS para o dia 19 de maio, depois de decisão pelo Conselho Superior do Ministério Público. O colegiado tem nova reunião no dia 18 de maio. Segundo o deputado , a relatora deste processo no MP, procuradora LENI PIFFER , manifestou-se contra o arquivamento e relatou práticas omissivas do governador , o que gerou pedido de vistas de dois outros procuradores e análise foi suspensa até nova reunião do Conselho, previsto para o dia 18 de maio. A princípio, o julgamento de MOISÉS no tribunal especial da Alesc está marcado para a próxima sexta-feira.

Os deputados rejeitaram, na sessão ordinária desta terça-feira, o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que proíbe a dispensa de servidores contratados em caráter temporário durante a pandemia da Covid-19. Outras quatro mensagens de veto foram apreciadas pelos parlamentares durante a sessão. O projeto proíbe o Executivo de dispensar, durante a vigência do estado de calamidade pública decretado em função do coronavírus e nos seis meses seguintes, agentes penitenciários, socioeducativos, técnicos administrativos da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e agentes públicos da Secretaria de Estado da Saúde admitidos em caráter temporário. O governo considerou a proposta inconstitucional, mas o veto foi rejeitado pelos deputados nesta terça-feira.

Mesmo com atenção voltada ao coronavírus, atendimentos na saúde pública continuam. Além das consultas feitas em Campo Erê, de acordo com a secretária de saúde - ROSALVA BOLIGON, mesmo de forma reduzida, o atendimento em outros municípios também está ocorrendo. Devido a grande importância de dar continuidade aos tratamentos, principalmente em casos mais graves, nem no momento mais crítico da pandemia todas as áreas pararam. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde permitiu a volta dos atendimentos eletivos, que segundo ROSALVA, têm grande demanda em Campo Erê.

Cirurgias eletivas já podem ser agendadas. Canceladas no período crítico para evitar a propagação da Covid-19, agora podem voltar a acontecer de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. A responsável pela pasta em Campo Erê - ROSALVA BOLIGON, fala que para esse tipo de caso os cidadãos são atendidos em Pato Branco. Ela comemora a parceria com o município paranaense, que define como bem preparado e referência para Campo Erê. Segundo a secretária, a parceria com Pato Branco é uma grande conquista e já dura a mais de dez anos, principalmente em especialidades.

DMER reforça trabalhos relacionados à estiagem. Com a grande falta de água que acontece em toda região, o Departamento Municipal de Estradas e Rodagem de Santa Terezinha do Progresso deixou o trabalho habitual um pouco de lado para socorrer os produtores. Segundo o responsável pelo departamento, DELCIO KETTERMANN, está fornecendo máquinas e motoristas para abastecer os agricultores. O DMER disponibilizou caçamba, caminhão e um trator para o serviço, além de ceder máquinas para limpar açudes e bebedouros nas propriedades.

Tempo seco atrapalha conserto de estradas. DELCIO KETTERMANN explica que com o clima atual, o cascalho não afirma, por isso decidiu paralisar esse trabalho, e continuar quando for possível fazer com qualidade. Do que normalmente é feito em seu departamento, o secretário do DMER segue somente patrolando caminhos e consertando maquinário. Espera deixar os equipamentos prontos até a chuva voltar. Conforme KETTERMANN, seguindo o agendamento, foi feito atendimento na linha Roncador, e agora o trabalho é focado nas comunidades Vista Gaúcha e São Luiz e na sequência Palmeirinha.

Prefeitura de Campo Erê quer instalar lâmpadas de LED em toda cidade. Para isso enviou um projeto à Câmara de Vereadores. O vereador VILMAR BOMBIERI pediu vistas para que a proposta seja melhor estudada. Conforme o vereador ANTÔNIO TEIXEIRA, o valor do projeto é de 22 mil reais, e acredita que toda câmara vai concordar com a ideia do Executivo. A instalação de lâmpadas de LED na cidade ficaria para o ano que vem. Ele indicou recuperação de parte da Rua Roman, ligando o Bairro Primavera. Alega que os veículos estão tendo dificuldades para cruzar por ali e os moradores sugerem um projeto de calçamento no local.

Vereador ANTÔNIO TEIXEIRA pede canalização das águas na direção ao Bairro Primavera. Explica que as águas da chuva correm a céu aberto nas laterais. Toda sujeira acaba descendo e trancando bocas de lobo. O vereador fez indicação também para recuperação de todas as entradas das propriedades em estradas gerais, para facilitar o transporte da produção agrícola.

Suspeito de atentado em Saudades é identificado. O jovem suspeito de realizar o atentado numa creche no município de Saudades ontem, foi identificado como FABIANO KIPPER MAI. Ele completou 18 anos há cerca de um mês. Segundo a Polícia Civil, o jovem tinha perfil mais quieto e não costumava sair muito de casa. Após cometer o crime, FABIANO tentou tirar a própria vida. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Pinhalzinho onde logo após foi transferido para Chapecó. De acordo com o delegado, RICARDO CASAGRANDE, o estado de saúde dele é estável. Ainda segundo o delegado o jovem teria utilizado uma espada estilo ninja para ferir e matar as vítimas.

Na casa do suspeito, a polícia encontrou o computador que deverá ser analisado. Estava ainda na casa, as embalagens das duas facas utilizadas no crime e os policiais encontraram ainda cerca de 11 mil reais em dinheiro. Conforme o relato dos pais à polícia, ele trabalhava e o valor estava sendo guardado. O delegado de Polícia Civil JERONIMO MARÇAL FERREIRA disse que FABIANO KIPPER MAI, suspeito de matar três crianças e duas mulheres, possuía ‘hábitos incomuns’.

Pessoas próximas a FABIANO relataram a Polícia que ele tinha alguns hábitos incomuns. Por exemplo: Ele está com 18 anos e estava dormindo com o pai, porque segundo o pai dele, ele tinha medo de dormir sozinho. Ele vinha sofrendo Bullying na escola. Ele era uma pessoa muito introspectiva, não tinha muitos amigos, se afastou de alguns amigos nos últimos tempos. Gostava desses jogos onlines e segundo a irmã dele, ele gostava de machucar os bichinhos”, declarou o delegado.

Identidade das vítimas é divulgada pela Polícia. Foi confirmada na tarde de ontem, a identidade das três crianças que morreram em Saudades. As crianças vítimas são: SARAH LUIZA MAHLE SEHN, de 1 ano e 7 meses, MURILO MASSING, de 1 ano e 9 meses, e ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de 1 ano e 8 meses. Além das crianças, foram mortas a Professora KELI ANIECEVSKI de 30 anos e a agente educacional MIRLA RENNER, 20 anos.

Pai de criança vítima de ataque em creche desabafa: 'Buraco no peito que nunca vai sarar'. O pai de ANNA BELA FERNANDES DE BARROS, de 1 ano e 8 meses, uma das cinco vítimas, disse que a família está desolada após a perda da menina. LEONARDO FELIPE FERNANDES DE BARROS afirma que não conhecia o suspeito e que a família ainda não sabe como vai enfrentar o luto. "Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo. Só existe um buraco em nossos peitos que nunca vai sarar", disse. O pai da criança relembrou os bons momentos que passou com a filha. Segundo ele, ANNA BELA era carinhosa e meiga com todos ao seu redor.

"Ela é um verdadeiro anjinho. Uma de suas primeiras palavrinhas foi justamente 'carinho', porque ela adorava fazer em todos. Sempre estava correndo e sorrindo.Sempre fazia amizades onde estava", concluiu, LEONARDO, pai da menina. Moradores de Saudades prestaram homenagens às vítimas com fotos e flores deixadas em frente à creche. O prefeito de Saudades MACIEL SCHNEIDER decretou luto oficial de três dias.

Velório de vítimas de atentado em creche de Saudades reúne amigos e familiares. O velório das cinco vítimas mortas no atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela em Saudades, começou por volta das 23 horas de ontem, no Parque de Exposições, onde funciona o ginásio da cidade. Por volta das 4h da madrugada familiares e amigos dos mortos fizeram uma pequena celebração. Às 9h, teve missa de corpo presente no local. O sepultamento ocorreu por volta das 10 horas. Do ginásio, os corpos foram levados ao Cemitério Municipal de Saudades.

Uma professora da escola, que não estava na unidade no momento do ataque, disse que, segundo relatos, funcionárias esconderam os bebês quando o assassino começou o ataque. Segundo o perito do IGP CARLOS NOGUEIRA, todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.

O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças. A única sobrevivente ao ataque é uma criança de 1 ano e 8 meses, que está na UTI.

Delegado pede para que população não divulgue notícias falsas. O Delegado Regional RICARDO CASAGRANDE, alertou sobre falsas notícias relacionadas a chacina ocorrida na Escola Infantil Pró-Infância no Município de Saudades. De acordo com CASAGRANDE, houve uma quantidade expressiva de notícias falsas sendo compartilhadas nas redes sociais, envolvendo as possíveis circunstâncias do crime e pede para que a população não divulgue esse tipo de conteúdo. Casagrande salienta que os áudios e vídeos que circulam não tem relação com o caso bárbaro ocorrido no município e a divulgação deste material cria alarde e transtornos. O Delegado Regional enfatiza que neste momento a Polícia Civil precisa focar os trabalhos na elucidação do crime e consequentemente a responsabilização do autor do fato.

Polícia Militar aumenta patrulhamento em áreas de escola escolas de São Lourenço do Oeste. O objetivo do trabalho é se mostrar presente na rotina dos estudantes, pais e profissionais que trabalham nas unidades de ensino. Segundo a PM, as ações desenvolvidas acontecem de suas formas: prevenção e repressão qualificada. Na prevenção é trabalhado o policiamento preventivo, como as rondas escolares, também com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. Ainda de acordo com a Polícia, no início no ano visitam as escolas e levam sugestões, além de receberam informações para desenvolver melhor o trabalho.

Incêndio é registrado no interior de Campo Erê. O fogo foi por volta das 16 horas de ontem na linha Pinheirinho. Para apagar o incêndio os bombeiros usaram mangueira, abafadores, bombas costais e soprador. O trabalho durou cerca de uma hora e vinte minutos e foram usados dois mil e 800 mil litros de água. Segundo os bombeiros, cerca de 60 mil metros quadrados foram queimados. As causas do incêndio serão apuradas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.