ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 05 05 2020

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL TER O PIOR RESULTADO PARA O MÊS DE MARÇO DESDE 2002

-GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA MÉDICO COMO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE

-PARAÍSO REGISTRA PRIMEIRO CASO DE DENGUE EM MORADOR DE 32 ANOS

-MUNICÍPIO MANTEM DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PARA ESTE SÁBADO

-CAIXA EMITE NOTA E CONFIRMA QUE FUNCIONÁRIA DA AGENCIA CONTRAIU COVID-19

-IDOSO DE 63 ANOS SOFRE FRATURAS EM ATROPELAMENTO NA REGIÃO

-MOTOCICLISTA TEM FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO FRONTAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A líder opositora peruana KEIKO FUJIMORI foi liberada nesta segunda-feira após três meses presa por causa do escândalo envolvendo a construtora Odebrecht após recurso no tribunal de apelações. A filha mais velha do ex-presidente condenado ALBERTO FUJIMORI saiu de máscara e luvas da prisão feminina de Chorrillos, no sul de Lima, capital do Peru. KEIKO cumpria 15 meses de prisão preventiva, desde 29 de janeiro passado, após ser denunciada por lavagem de dinheiro envolvendo os valores que recebeu da Odebrecht para as campanhas à presidência em 2011 e 2016. A fiança custou 200 mil dólares.

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde, MICHAEL RYAN, afirmou nesta segunda-feira que regiões onde há pobreza devem ser priorizadas na testagem de casos de Covid-19. Ele explicou que os testes não servem apenas para que um paciente específico receba um diagnóstico, mas, também, para saber onde o coronavírus está. A pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, causou mais de 251 mil mortes no mundo, segundo balanço da universidade americana Johns Hopkins. Mais de três milhões e meio de pessoas foram infectadas e mais de um milhão e cem mil se recuperaram.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, telefonou para os presidentes de Bolívia e Paraguai no fim de semana para oferecer ajuda no combate ao novo coronavírus. A Casa Branca não detalhou que tipo de assistência seria essa, mas o presidente paraguaio, MARIO ABDO BENÍTEZ, disse que o norte-americano anunciou doação de respiradores ao país sul-americano. A Bolívia tem mil 594 casos confirmados e 76 mortes. O Paraguai tem 396 casos e 10 óbitos. TRUMP tem dito que enviou respiradores pelo mundo. Recentemente, TRUMP anunciou que doaria os equipamentos a Equador, El Salvador e Indonésia.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, pediu nesta segunda-feira que o Supremo Tribunal Federal autorize novas diligências no inquérito que apura suposta interferência política do presidente JAIR BOLSONARO na Polícia Federal. As medidas serão analisadas pelo ministro relator do caso no STF, CELSO DE MELLO. Caberá a ele autorizar os depoimentos e enviar as medidas para cumprimento na PF. Os pedidos de Aras se concentram em quatro frentes: depoimentos de pessoas citadas por MORO em depoimento; recuperação de áudio ou vídeo que comprove a suposta tentativa de interferência; verificação das assinaturas do ato de exoneração do ex-diretor-geral da PF MAURÍCIO VALEIXO e perícia nas informações obtidas a partir do celular do ex-ministro da Justiça e Segurança. ARAS pretende ouvir os ministros da Secretaria de Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS; do GSI, AUGUSTO HELENO e da Casa Civil, BRAGA NETO, além da deputada CARLA ZAMBELLI e seis delegados da Polícia Federal.

O presidente JAIR BOLSONARO nomeou nesta segunda-feira o delegado ROLANDO ALEXANDRE DE SOUZA como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". Cerca de uma hora depois de a nomeação de ROLANDO ser publicada no "Diário Oficial", a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que BOLSONARO já havia assinado o termo de posse do novo diretor-geral da PF. ROLANDO DE SOUZA é delegado da Polícia Federal e desde setembro de 2019 ocupava o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin, aonde chegou por indicação de ALEXANDRE RAMAGEM. Uma das primeiras ações do novo diretor da PF foi a troca da chefia da superintendência do Rio de Janeiro.

A pandemia de novo coronavírus fez a produção industrial brasileira ter o pior resultado para o mês de março desde 2002, segundo Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Houve queda de nove vírgula um por cento na produção em comparação ao resultado de fevereiro deste ano. O gerente da pesquisa, ANDRÉ MACEDO, diz que o isolamento social fez com que diversos setores fossem paralisados e refletissem na produção industrial do mês e ressalta que as medidas de contenção da disseminação do vírus começaram em março em diversos estados do país. A atividade com maior impacto negativo foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias com queda de 28 por cento. Outros setores com quedas importantes foram confecção de artigos do vestuário e acessórios com retração de 37 por cento.

O governo de Santa Catarina voltou a se manifestar sobre a polêmica compra de 200 respiradores por 33 milhões nesta segunda-feira. Em coletiva de imprensa, na manhã de ontem, o secretário de Administração, JORGE EDUARDO TASCA, o controlador-geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, e a secretária executiva de Integridade e Governança, NAIARA AUGUSTO, citaram o "contexto conturbado" causado pela pandemia do novo coronavírus ao falar sobre a rapidez da compra e dos possíveis erros no processo. TASCA defendeu que se leve em conta que as compras foram feitas em um momento de desestabilização de mercados e citou dificuldades por conta de sobrepreços. O secretário também disse que a compra com pagamento antecipado, utilizada no caso dos respiradores, é permitida pela legislação. Depois, o secretário reconheceu que houve ‘fragilidades’ no processo, mas afirmou que é preciso aguardar as investigações para saber o que de fato ocorreu.

Ao lado do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA pela primeira vez desde que iniciou a pandemia do coronavírus, o médico ANDRÉ MOTTA RIBEIRO foi apresentado nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, como o novo secretário de Saúde de Santa Catarina. O anúncio foi feito logo depois que a deputada federal CARMEN ZANOTTO recusou o convite para comandar a pasta. Servidor de carreira no Estado, Ribeiro trabalhou no setor de emergência do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, e na coordenação do Samu estadual. Antes disso, já havia atuado a Secretaria Municipal de Saúde da Capital e também fez parte do quadro de profissionais da Saúde em São José. RIBEIRO afirmou que espera corresponder a altura do cargo.

A terceira remessa de testes rápidos de diagnóstico do Covid-19 começou a ser distribuída para as cidades catarinenses nesta segunda-feira. O repasse foi feito pelo Ministério da Saúde e a distribuição é organizada pelo Governo do Estado. Ao todo serão enviados 32 mil testes. O repasse foi definido com base na população de cada cidade e no número de casos confirmados de coronavírus. Joinville e Florianópolis vão receber as maiores quantias, seguidos por São José, Jaraguá do Sul, Itajaí, Criciúma, Chapecó e Blumenau. Os testes vêm em caixas com 20 unidades, e cada cidade vai receber pelo menos três caixas - totalizando no município 60 testes rápidos.

O município de Barra Bonita vai pedir ao Ministério Público de Santa Catarina um ajustamento nos prazos finais para a realização da acessibilidade em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. A informação é do prefeito, MOACIR PIROCA. Ele foi entrevistado na última semana no RPN segunda edição e lembrou que o prazo final para a construção das calçadas termina no final deste ano. Ele destacou que no ano passado o governo realizou algumas reuniões e também uma Audiência Pública para debater essa questão com os moradores de Barra Bonita.

Na Audiência Pública realizada em Barra Bonita no ano passado ficou definida uma espécie de parceria público-privada para a realização da acessibilidade no município. A afirmação é do prefeito, MOACIR PIROCA. Conforme ele, na oportunidade a Administração encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto formalizando essa ação. Segundo ele, os vereadores aprovaram essa medida e dessa forma a parceria firmada em 2019 ainda segue mantida para esse ano, mesmo diante da pandemia causada pela Covid-19.

O projeto de lei em Barra Bonita relativo à construção das calçadas permite que o município realize a terraplanagem e forneça o material para a execução das obras, restando aos moradores do centro o pagamento da mão-de-obra. O comentário é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele disse que neste primeiro momento a construção vai beneficiar os moradores da Avenida Buenos Aires que já realizaram a inscrição junto ao setor de Engenharia. PIROCA revelou que o material já foi licitado e a empresa vencedora deve realizar a entrega em breve. Questionado sobre o prazo final de execução das calçadas, o prefeito declarou que o município é pequeno e por isso a pandemia deve impedir que governo e população cumpram as obras no prazo estipulado que é no final deste ano.

A Administração de Barra Bonita possuiu vários projetos prontos para ser executados, porém, todos estão aguardando a solução dessa pandemia causada pela Covid-19. A declaração é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele admitiu que o governo está com um certo receio em investir recursos nesse momento de incerteza. Ele disse que entre 50 a 60 dias o município já deve ter uma visão mais clara da situação e possa tomar uma decisão de investir ou não esses recursos em novas obras em Barra Bonita.

O Ministério da Saúde cancelou o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que seria realizado neste sábado, mas a equipe de vacinação da Secretaria de Saúde estará na praça central no dia D. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde, sem intervalo ao meio-dia. A intenção conforme a enfermeira LEANDRA MORTARI, é aumentar as coberturas vacinais por grupo prioritário. Poderão receber a vacina no sábado, idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo que ainda não foram imunizados. Em razão da situação epidemiológica, a equipe dará prioridade às crianças na semana de 11 a 14 de maio.

A secretaria de Saúde definiu um calendário para a continuidade da campanha de vacinação contra a gripe a partir da semana que vem. Na segunda-feira, serão vacinar crianças com idade entre seis meses a 1 ano 11 meses e 29 dias. Na terça e na quarta-feira, a imunização será liberada para crianças de dois a quatro anos 11 meses e 29 dias. Na quinta-feira, é a vez de crianças de cinco anos. Na próxima semana, o atendimento também será realizado na praça Walnir Bottaro Daniel, das sete e meia da manhã as cinco da tarde sem intervalo. Para os adultos com idade entre 55 e 59 anos e professores, a vacina da gripe estará disponível a partir do dia 18 de maio. Até agora, já foram aplicadas oito mil 349 doses da vacina.

A secretaria de Saúde de Paraíso confirmou o primeiro caso de dengue no município nesta terça-feira. Após a avaliação epidemiológica do caso, a secretaria de Saúde de Paraíso vai fazer a aplicação inseticida em parte cidade. O fumacê será aplicado amanhã, as cinco e 45 da tarde se as condições climáticas de vento e chuva colaborarem. A aplicação será realizada no quarteirão onde o morador que contraiu a doença reside e em um raio de 150 metros. Um carro de som avisará a região que receberá o “fumacê”, bem como os Agentes de Endemias e a Agente Comunitária de Saúde vão passar de casa em casa para informar a população. De acordo com a secretaria, as pessoas e animais de estimação devem ficar dentro de casa. As janelas devem ficar abertas para que o produto consiga chegar onde o mosquito se encontra.

A aplicação do inseticida na cidade é uma atividade complementar para eliminar o mosquito da dengue. A informação está na nota emitida pelo município na manhã de hoje. O documento cita ainda que a ação de mobilização da população para o controle e eliminação dos focos do mosquito da dengue é fundamental. O município também deve intensificar as ações de eliminação de criadouros como, por exemplo, o recolhimento de entulhos, lixos, brinquedos e tudo que possa acumular água. A secretaria também reforça que os moradores devem avaliar a vedação das caixas d’água, reservatórios de geladeira, calhas e cisternas.

A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste vai realizar na semana que vem os teste rápidos para diagnóstico de infecção por coronavírus em pacientes que permaneceram em isolamento domiciliar. De acordo com o enfermeira coordenador do setor, MARCOS BORTOLANZA, a decisão foi aprovada pelo Comitê de Crise do Coronavírus. Ele explicou que uma equipe da Secretaria de Saúde vai fazer contato telefônico para agendar a coleta do teste rápido somente com os pacientes para os quais foi indicado o isolamento domiciliar neste período. A coleta de material para os teste será feita no centro de triagem que fica no salão paroquial. A medida faz parte do novo protocolo adota pelo município para ampliar a testagem para Covid-19 em São Miguel do Oeste. Até semana passada, apenas os casos com sintomas mais graves eram testados.

Os casos que serão analisados para coleta de material são de pacientes sintomáticos que receberam atendimento na rede de saúde do município. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, serão testadas as pessoas que apresentaram febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Ele explicou que as ligações para os pacientes que tiveram recomendação de isolamento domiciliar serão feitas a partir da tarde desta terça-feira e as pessoas devem ficar atentos ao dia e horário informados para a coleta. A projeção é de que cerca de 250 exames sejam coletados entre os dias 11 e 12 de maio, segunda e terça-feira da semana que vem. Em São Miguel do Oeste, 27 pessoas encontram-se em isolamento hospitalar. Três pacientes considerados casos suspeitos ainda aguardam os resultados dos exames.

O comitê de combate o coronavírus de São Miguel do Oeste confirmou mais alguns detalhes sobre o primeiro caso de Covid-19 confirmado na cidade na manhã de hoje o primeiro caso de Covid-19 no município. Em nota divulgada no começo da tarde, a assessoria de comunicação da prefeitura informa que a mulher que contraiu a doença tem 36 anos e não tem um histórico de viagens para fora de São Miguel do Oeste recentemente. Ela foi buscar atendimento no centro de triagem montado no salão paroquial no dia 29 de abril e fez a coleta de material para exame de laboratório. Desde então, ela permanece em isolamento domiciliar. O município também confirmou que os familiares estão em quarentena e não apresentam sintomas da doença. Mesmo assim, serão submetidos a testes para confirmar se contraíram ou não o vírus. O comitê do coronavírus também informou que todos os demais procedimentos previstos nos protocolos do Ministério da Saúde já foram adotados pelo município.

A Caixa Econômica Federal, confirmou na noite desta segunda-feira, que a mulher de 36 anos que teve o teste positivo para Covid-19 é funcionária da agencia do município. A paciente buscou atendimento no centro de triagem montado no salão paroquial e foi afastada do local de trabalho conforme orientações do Ministério da Saúde. A nota cita ainda que a agência foi fechada para limpeza e higienização das instalações. A medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia de Covid-19. A Caixa informou ainda que as agências têm fluxo de clientes controlado para manter uma distância mínima entre as pessoas. Os servidores da agencia dos grupos de risco também foram afastados por medida de segurança.

A Caixa Econômica Federal reforçou as medidas de segurança em razão do caso confirmado de Covid-19 em uma das funcionárias do banco na sala. Em nota distribuída na noite de ontem, está sendo permitida a entrada de apenas dois clientes por máquina na sala de autoatendimento. A Caixa ressaltou ainda que reforçou seu protocolo de limpeza e higienização das unidades, priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros, teclados de caixas eletrônicos, balanças de caixa e torneiras e aparelhos sanitários. Esses ambientes são higienizados com periodicidade mínima de seis vezes ao dia. Na nota, a Caixa orienta os clientes a priorizar os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço.

Nenhum outro funcionário da Caixa Econômica Federal apresentou os sintomas de Covid-19 nos últimos dias. A afirmação é do superintendente da Caixa, RENATO SCALABRIN. Em entrevista para a rádio Peperi na manhã de hoje, ele reforçou que a funcionária foi isolada assim que teve os primeiros sintomas SCALABRIN disse que a Caixa está adotando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para garantir a segurança dos funcionário e das pessoas que procuram a caixa. Ele disse que a agencia vai permanecer de portas abertas.

O município fez um trabalho de acompanhamento epidemiológico do primeiro caso de Covid-19 e contatou com familiares e os colegas de trabalho da paciente que teve diagnóstico positivo da doença. A informação é do enfermeiro coordenador do setor, MARCOS BORTOLANZA. Ele disse que como não houve nenhuma outra pessoa com sintomas da doença, ainda não há razão epidemiológica para o fechamento da agencia. BORTALZANA explicou que todos os protocolos do Ministério da Saúde foram adotados pelo município neste caso e que a Caixa também adotou medidas internas.Ele ressaltou que não há motivos para pânico por parte da população e que o setor de epidemiologia está atento para adotar outras medidas se o quadro atual tiver alguma alteração. A Peperi também fez contato com as entidades empresariais da cidade, como Acismo, CDL e Fecomércio e elas optaram por não se manifestar sobre esse caso.

Um idoso ficou ferido ao ser atropelado por uma motocicleta na manhã desta terça-feira na avenida Beira Rio, próximo à entrada da cidade de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das sete horas e foi atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros. A vítima de 63 anos apresentava suspeita de fratura e escoriações nos braços e pernas. Foi realizada avaliação, imobilização e condução do idoso ao Hospital Sagrada Família. A condutora da motocicleta Honda Biz de Itapiranga apresentava escoriações no cotovelo e joelho direito. Ela foi avaliada e permaneceu no local do acidente

Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente na manhã de ontem no interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das 12 e 25 e envolveu uma caminhonte S-10 e uma moto Fazer na linha Dois Saltinhos. O condutor da moto sofreu fratura na perna esquerda, ferimento nos braços, face e escoriações pelo corpo. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e transferida pelo SAMU ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista do automóvel S-10 de Itapiranga relatou estar bem e permaneceu ao local aguardando a chegada da Polícia Militar.

A Polícia Militar foi acionada na manhã desta segunda-feira para atender um golpe que resultou em um prejuízo de 93 mil reais para a vítima em São João do Oeste. Segundo a PM, um homem efetuou depósitos para diversas contas bancárias de cidades de Minas Gerais, Goiás e Maranhão. Os depósitos ocorreram nos dias 28 e 29 de abril. A PM explicou que o golpe foi bem estruturado. Um dos caixas destinados a saques e depósitos apresentou problema. Foi acionado o suporte técnico da Caixa Econômica Federal, porém o retorno foi feito por estelionatários que solicitaram depósitos para fazerem os ajustes de forma remota. Os criminosos se passaram por funcionário da agência de Itapiranga e com isso ganharam a confiança para aplicar o golpe. A Polícia Civil está investigando o caso.

A equipe da Polícia Civil está priorizando a investigação para identificar os estelionatários e recuperar o dinheiro que foi depositado pela vítima no golpe de São João do Oeste. A informação é do delegado que está atuando no caso, SANDRO ZANCANARO. Ele disse que a denúncia foi feita quase uma semana depois dos depósito e isso cria uma dificuldade a mais para identificar os estelionatários. O delegado destacou que os criminosos estão aperfeiçoando os golpes e as pessoas precisam redobrar os cuidados. ZANCANARO alertou para que as pessoas não efetuem qualquer depósito bancário sem confirmar com a pessoa que está solicitando dinheiro. Na dúvida, o recomendado é não depositar e acionar a polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.