ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 05 04 2022

-CARGA TRIBUTÁRIA CHEGA A 33 VÍRGULA NOVE POR CENTO DO PIB EM 2021

-ATIVIDADE ECONÔMICA EM SC ALCANÇA MAIOR ALTA DO PAÍS EM JANEIRO

-PROJETO DA AMEOSC PRETENDE PLANTAR UM MILHÃO DE ÁRVORES NA REGIÃO

-EVENTO DO SEBRAE DISCUTE INTERNACIONALIZAÇAO DE PEQUENAS EMPRESAS

-MUNICÍPIO CHEGA A 159 CASOS DE DENGUE E IMPLANTA SALA DE SITUAÇÃO

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA MORADOR COM MACONHA NO BAIRRO PROGRESSO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 61 centavos. O euro está valendo cinco reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O Ministério da Defesa da Rússia deu um ultimato para que as forças ucranianas que atuam na defesa da cidade portuária de Mariupol, no sul do país, entreguem a região. Em reportagem da agência russa Interfax, citando o governo russo, a Defesa teria dito que soltados que se entregarem até terça-feira seriam autorizados a deixar o território. A Rússia sitiou Mariupol há semanas e é uma das cidades que enfrenta uma das piores crises humanitárias na guerra, e os ucranianos não parecem ter interesse em se render. Segundo as autoridades locais, 90 por cento da cidade está destruída e quase a metade da infraestrutura básica é "irrecuperável".

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse nesta terça-feira que a Ucrânia não tinha outra opção a não ser negociar com a Rússia para acabar com os combates, mas que ele e o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, podem não manter conversas pessoalmente. Ele disse que os eventos em Bucha são imperdoáveis, mas que a Ucrânia e a Rússia devem tomar a difícil opção de prosseguir as negociações, e sinalizou que Moscou deve reconhecer o que suas tropas supostamente fizeram. N final semana, diversos corpos de civis foram encontrados espalhados pelas ruas da cidade de Bucha.

O número de imigrantes que conquistaram o status de residente permanente nos Estados Unidos aumentou no ano passado para níveis semelhantes aos da pré-pandemia. Esse visto é conhecido pelo nome de green card, cartão verde. Cerca de 280 mil pessoas receberam green cards entre julho e setembro de 2021, o último trimestre do ano fiscal, segundo dados do Escritório Federal de Estatísticas sobre Imigração. Esse é o número mais alto desde o trimestre de abril a junho de 2017. Durante a pandemia, o número de green cards emitidos caiu para um mínimo trimestral de 79 mil em 2020.

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para dia 31 de maio. Antes, a data era até 29 de abril. A instrução normativa foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. Também foram prorrogados para maio os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e da declaração de espólio. As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro – são cinco lotes de pagamento, um por mês. A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues este ano cerca de 34 milhões e cem mil declarações. Entre os obrigados a declarar o Imposto de Renda estão quem recebeu rendimentos tributáveis acima de 28 mil 559 reais em 2021.

O ministro WALTON ALENCAR RODRIGUES, do Tribunal de Contas da União, determinou nesta segunda-feira a abertura imediata de uma inspeção no Ministério da Educação para apurar a suposta interferência de pastores nos repasses feitos pela pasta a prefeituras. Em março, uma reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" apontou a existência de um "gabinete paralelo" formado por pastores, que controlariam a liberação de verbas e a agenda do Ministério da Educação. Um dia depois, foi divulgado um áudio em que o então ministro, MILTON RIBEIRO, afirma que repassava verbas para municípios indicados por pastores. RIBERIO pediu exoneração do cargo. A inspeção será realizada pela Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do tribunal.

A carga tributária, que calcula a proporção entre os impostos pagos e a riqueza total do país, somou 33 vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto em 2021, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional. No último ano, a arrecadação da União, dos estados e dos municípios somou dois trilhões e 900 bilhões, enquanto o PIB em valores correntes totalizou oito trilhões e 700 bilhões de reais. O valor da carga tributária de 2022 representa o maior patamar desde o início da série histórica da instituição, em 2010. O recorde anterior havia sido registrado em 2011com 33 vírgula nove por cento do PIB. Em 2020, a carga tributária totalizou 31 vírgula oito por cento.

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina começaram uma greve, por tempo indeterminado nesta segunda-feira. A pauta principal da categoria é o reajuste salarial de 19 vírgula nove por cento. A data de início da paralisação é a mesma já prevista para a retomada completa do trabalho presencial na universidade. Segundo a UFSC, o planejamento segue o mesmo. Funcionários de atividades essenciais não aderiram à modalidade à distância durante a pandemia. Segundo a administração da universidade, a volta às aulas da graduação, prevista para 18 de abril, não será afetada. Na data, também chegarão novos estudantes à UFSC.

O número de mortes por dengue em Santa Catarina subiu para sete em 2022. Os municípios de Chapecó, Xanxerê e Abelardo Luz, todos no Oeste do estado, confirmaram óbitos entre domingo e esta segunda-feira. Dos 295 municípios catarinenses, 124 são considerados infestados pelo mosquito transmissor. Também há 16 deles em nível de epidemia para a doença. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense informou na sexta que foram confirmadas quatro mortes por dengue e outros seis óbitos eram investigados para verificar se foram causados pela doença. O novo relatório do órgão será divulgado na próxima sexta. De acordo com o boletim mais recente da Dive, divulgado em 23 de março, o estado registrou cinco mil 478 casos da doença em 2022.

Santa Catarina fechou o mês de janeiro com crescimento de quatro vírgula oito por cento no Índice de Atividade Econômica Regional frente ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O indicador é apurado pelo Banco Central é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O estado obteve o melhor desempenho no país. No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado cresceu seis e meio por cento e ficou em terceiro lugar. Frente a janeiro de 2021, revê alta de um vírgula nove por cento. Os principais dados considerados pelo BC nessa estimativa são as pesquisas mensais do IBGE. Segundo esses levantamentos, em janeiro a produção industrial do Estado cresceu zero vírgula nove por cento em relação a dezembro. O comércio teve alta de zero vírgula um e os serviços recuaram um virgula sete por cento nessa mesma comparação.

O grupo de Cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta vai retomar neste ano o tradicional costelão do dia do Trabalhador. A afirmação é do patrão, RUDIMAR FRANCISCO. Conforme ele, o evento está na décima edição e vai ocorrer após dois anos de paralisação visto a pandemia da Covid-19. De acordo com ele, a programação é destinada às empresas e trabalhadores de São Miguel do Oeste. Segundo RUDIMAR FRANCISCO, como de costume, o tradicional costelão será realizado no dia primeiro de maio, data que é comemorado o dia do trabalhador.

O Grupo de Cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta vai servir nesta edição 40 costelões para as empresas interessadas. A informação é do patrão, RUDIMAR FRANCISCO. Ele destacou que em 2019 o número foi próximo de 70, porém, nesta edição a quantidade foi limitada visto as restrições em relação à Covid-19. Ele salientou que em virtude na diminuição no número de costelões, as empresas que tradicionalmente participam do evento terão prioridade. RUDIMAR citou que a partir de amanhã os empresários serão visitados e caso não haja interesse por parte de alguns, haverá a oferta para as demais empresas de São Miguel do Oeste.

O tradicional Costelão do Dia do Trabalhador será realizado na sede campeira localizada na Linha Gramadinho entre os municípios de São Miguel do Oeste e Paraíso. O lembrete é do patrão do grupo de Cavalarianos do CTG Porteira Aberta, RUDIMAR FRANCISCO. Ele explicou que o costelão tem entre 14 e 15 quilos e serve 20 pessoas, sendo que haverá ainda acompanhamentos diversos. O valor de cada costelão será de 700 reais. Ele comentou que a expectativa é de um grande evento no mês de maio tanto em participação quanto em lucro para o grupo. RUDIMAR FRANCISCO pontuou ainda que haverá música ao vivo com gaiteiros e violeiros ao longo do dia primeiro de maio na sede campeira.

A prefeitura de Guaraciaba vai contratar máquinas privadas para o trabalho de recuperação de estradas no interior. De acordo com o chefe de gabinete, CLODOALDO FONTANA, o município realizou, na última semana, a licitação de maquinários terceirizados para compor a secretaria de Obras. Ele explicou que a terceirização vai ampliar o número de equipes de trabalho, reduzindo o prazo para execução dos serviços de recuperação e manutenção das vias rurais. O município também decidiu suspender temporariamente os trabalhos particulares para priorizar as ações nas estradas. FONTANA destacou que as via foram muito afetadas pelas chuvas das últimas semanas.

Apesar dos levantamentos iniciais feitos pelo setor público, ainda não é possível afirmar o tamanho do prejuízo causado pelas chuvas em Guaraciaba. A informação é do chefe de gabinete da prefeitura, CLODOALDO FONTANA. Além das estradas, as chuvas danificaram pontes e pontilhões no interior do município. De acordo com ele, a previsão do município é finalizar o trabalho de recuperação e deixar todas as vias em boas condições de trafegabilidade até final deste mês. Ainda na semana passada, a equipe de obras trabalhou para desobstruir os acessos de propriedades que também foram bastante prejudicadas. Segundo FONTANA, praticamente todas as comunidades apresentaram algum transtorno devido à enxurrada. As regiões mais afetadas foram as Linhas Sanga Bonita, Welter e Ouro Verde.

O Sebrae e a Fiesc vão promover nesta quinta-feira o evento Go To Market 2022 – Ultrapassando Fronteiras em São Miguel do Oeste. O evento, que tem o apoio da Acismo, está programado para quinta-feira, das oito da manhã ao meio-dia, no espaço coworking da Associação Empresarial. De acordo com o analista técnico do Sebrae, MIGUEL GARRIDO, o evento é gratuito e tem como objetivo fortalecer a corrente internacional das micro e pequenas empresas. Nesta quinta, o empresário DANIEL PISANO vai falar a experiência que a empresa dele teve no processo de internacionalização da empresa dele. A programação compreende palestra, espaço para tirar dúvidas e networking.

O Go To Market 2022 é voltado para empresários de São Miguel do Oeste e região que querem aumentar a competitividade e abrir novos mercados nacionais e internacionais. De acordo com o analista técnico do Sebrae, MIGUEL GARRIDO, serão 19 eventos desse tipo em todo o estado e São Miguel foi um das cidades escolhidas. Ele explicou que a capacitação tem conteúdos voltados para importação, exportação, joint ventures, franquias, investimento direto e indireto. A intenção é estimular o desenvolvimento dos negócios catarinenses para aumentar a competitividade e a presença global das micro e pequenas empresas no mercado. MIGUEL disse que o evento será na Acismo justamente pela ideia ampliar a conexão com o ecossistema e com as associações comerciais.

A procura pelos estandes para a Faismo de 2022 é muito grande. A informação é do coordenador da comissão de comercialização, JUAREZ DOS SANTOS. Ele disse queprimeira etapa da venda de estandes para a Faismo é destinada as empresas de São Miguel do Oeste associadas à Acismo ou CDL e que já expuseram na última Feira. Na segunda fase, entre os dias primeiro e 15 de maio, serão atendidos os associados em geral destas duas entidades. Na terceira etapa, de 16 a 31 de maio, os espaços serão oferecidos para as demais empresas com sede no município. Na última, a partir da primeira quinzena de junho, os estandes estarão disponíveis para expositores de outras cidades. No total, serão cerca de 300 estandes para a Faismo de 2022.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar no próximo sábado, a primeira Mostra de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento, voltado a toda população, é alusivo ao Dia Mundial da Saúde, e será desenvolvido das oito ao meio dia na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. De acordo com o enfermeiro JULIO VIAN, as indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. O objetivo, segundo o enfermeiro, é atuar de forma integrada e complementar ao diagnóstico, na avaliação e no cuidado com as pessoas.

O município de São Miguel do Oeste atingiu a marca de 300 casos por grupos de cem mil habitantes e está em epidemia de dengue. Nesta segunda-feira, o número de casos confirmados da doença chegou a 159. O crescimento foi de 35 por cento na comparação com o último boletim divulgado na sexta-feira passada. Além, disso, 218 pessoas entraram para a lista de recuperados. O aumento de casos já esperado pela secretaria de saúde que voltou a emitir um alerta com orientações para as pessoas. Segundo a pasta, os moradores devem usar repelente, manter o quintal limpo e ajudar a eliminar depósitos de água parada. Se tiver febre alta e repentina, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, manchas na pele e cansaço é necessário procurar atendimento médico.

A maior parte dos casos confirmados de dengue estão no centro da cidade. Quase 40 por cento das pessoas que contraíram a doença moram na região central de São Miguel do Oeste. 61 pessoas tiveram dengue neste ano. Outros 27 casos foram confirmados em moradores do bairro Salete. 14 registros foram no bairro Agostini, 13 no São Jorge e 10 no São Luiz. O Sagrado Corações de Jesus teve oito casos, o Jardim Peperi teve sete e cinco foram no Estrela. Os bairros Santa Rita e Progresso tiveram três casos cada ume o Progresso e o São Gotardo, um registro. Outros seis casos foram em locais não identificados pela secretaria de saúde.

O município de São Miguel do Oeste instalou, na manhã desta terça-feira, uma sala de situação para enfrentar o avanço da dengue. A reunião de criação do grupo de trabalho ocorreu no salão nobre da prefeitura e reuniu profissionais de diversos setores. A sala de situação tem o objetivo de pensar ações e realizar trabalhos para o enfrentamento da doença. O município já tem 159 casos confirmados e outros 218 suspeitos. O secretário de saúde, ALFREDO SPIER, que coordenou a reunião de criação e instalação da sala de situação disse que o quadro é grave. O problema está crescendo a cidade já está em epidemia de dengue.

O município de São Miguel do Oeste vai decretar situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue na cidade. O decreto deve ser assinado entre hoje e amanhã pelo prefeito WILSON TREVISAN. Além disso, o município deve adotar outras medidas e ações para reduzir o número de focos do mosquito aedes aegypti, evitando assim os novos casos da doença. Hoje pela manhã a secretária adjunta de saúde, CINARA SAGIORATTO foi escolhida para coordenar a sala de situação de combate a dengue. Ela esteve à pouco no Peperi Entrevista e os detalhes da entrevista concedida pela coordenadora da sala de situação estarão no Globo em Foco de amanhã.

A comissão de prefeitos da Ameosc deve finalizar o trabalho de levantamento das necessidades do Hospital Regional dentro de 30 dias. A projeção é do prefeito de Anchieta e presidente da Ameosc, IVAN CANCI. Ele disse que o grupo vai visitar a unidade e conversar com a direção do Hospital para apontar quais são as demandas. O objetivo é identificar o que é preciso para que o Regional possa ampliar os serviços e o atendimento da população. A partir deste levantamento, a Ameosc vai cobrar investimentos por parte do estado no Hospital. A comissão é formada pelos prefeitos de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, de Belmonte, JAIR GIUMBELLI e de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS.

O prefeito de Anchieta e presidente da Ameosc tem audiências nesta terça-feira na secretaria estadual de saúde. Um dos assuntos é exatamente a necessidade de aumentar os investimentos do governo do estado para ampliar os serviços prestados pelo Hospital Regional do Extremo-oeste. IVAN CANCI disse que essa é uma questão que envolve análises técnicas e credenciamentos no Ministério da Saúde, mas a cobrança da Ameosc pode acelerar o processo de atendimento das demandas regionais na área da saúde.

A pauta do presidente da Ameosc em Florianópolis também prevê audiências no Dnit e na secretaria de Agriciltura. O encontro com o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, RONALDO CARIONI BARBOSA, ocorreu na tarde de ontem e IVAN CANCI discutiu o andamento das obras na BR-163, entre os municípios de Guaraciaba a Dionísio Cerqueira. Outros assuntos da pauta foram o projeto envolvendo a BR-282, entre São Miguel do Oeste e Ponte Serrada, o projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga e, ainda, a entrega de um ofício que solicita recursos para elaboração do projeto sobre a ponte no município de Paraíso. Na agricultura, foi apresentando o projeto que trata da conservação, preservação, armazenamento de água no solo, nas fontes e reservatórios da região.

A Ameosc vai desenvolver, neste ano, um projeto de proteção ambiental dos rios do extremo-oeste. De acordo com o presidente da associação dos municípios, IVAN CANCI, o principal objetivo da iniciativa é plantar um milhão de mudas de arvores para ampliar as matas ciliares e proteger os cursos de água na região. Ele explicou que a entidade vai buscar parceiros no mês de abril e definir a formatação do projeto. Epagri e Instituto Federal vão estar envolvidas com a ação. CANCI citou que a intenção da Ameosc e realizar as primeiras atividades do projeto “Plantando Água” ainda neste ano

A Polícia Militar registrou apenas uma ocorrência de posse de drogas nas últimas 24 horas no município. Uma guarnição da PM abordou um homem por volta das cinco horas da tarde na rua Thomé de Souza, bairro progresso. Durante a revista pessoal, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha. Ele assinou um termo circunstanciado se comprometendo em dar explicações ao juiz da cidade e foi liberado em seguida. A droga foi apreendida.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na tarde desta segunda-feira na SC 163. O condutor de uma motocicleta sofreu uma queda por volta das três horas em Iporã do Oeste. O homem de 47 anos estava se deslocando para uma consulta médica com suspeita de dengue. Nas proximidades do trevo da cidade ele teve um mal súbito e caiu na pista. O motociclista sofreu escoriações no braço direito e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.