ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 05 04 2021

-NOVA RODADA DE PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL COMEÇA AMANHÃ

-ALESC APROVA CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA AVALIAR ÓBITOR POR COVID

-DEPUTADOS QUEREM AUMENTAR RECURSOS DO ESTADO PARA BR 163

-MUNICÍPIO AMPLIA VACINAÇÃO PARA IDOSOS DE 66 ANOS A PARTIR DE AMANHÃ

-FACISC MOBILIZA EMPRESÁRIOS A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA ADUNA DE DIONÍSIO

-MOTORISTA EMBRIAGADO COLIDE EM TRÊS CARROS E RESIDÊNCIA NO SÃO LUIZ

-POLÍCIA MILITAR REGISTRA TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA PEDREIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 68 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo "à moderação" e à "desescalada imediata" entre os dois países neste sábado, devido ao "número crescente de violações do cessar-fogo". Reafirmando seu "apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia" em um comunicado conjunto, os diplomatas dos dois países se declararam "preocupados com o número crescente de violações do cessar-fogo", apesar da "situação no leste da Ucrânia se tivesse estabilizado desde julho de 2020", e pediram "às partes que demonstrem moderação e procedam a uma desescalada imediata".

A Venezuela vai pedir "ajuda imediata" à Organização das Nações Unidas para "desativar os campos minados" que grupos irregulares instalaram na fronteira com a Colômbia, onde confrontos estão sendo travados desde o final de março. O anúncio é do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. As Forças Armadas da Venezuela realizam operações militares no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia, onde são registrados confrontos desde 21 de março, reportados pelas autoridades dos dois países. Essas operações deixaram seis soldados e nove "terroristas" mortos, além de mais de 30 detidos, segundo balanço do governo venezuelano.

Três funcionárias públicas da Bolívia foram presas por roubar 500 doses de vacinas contra a Covid-19 no sábado. Segundo o Ministério Público do país, elas eram as responsáveis pela guarda das doses na cidade de Guayaramerín, perto da fronteira com o Brasil. As vacinas foram devolvidas por pessoas encapuzadas no último sábado. Apesar de as doses terem sido devolvidas, serão descartadas, porque não se sabe se a manutenção foi correta entre a quinta-feira, quando foram roubadas, e o sábado, dia em que reapareceram.

O governo federal estima que as novas parcelas do novo auxílio emergencial, que começam a ser pagas nesta terça-feira, vão injetar 44 bilhões de reais na economia. A nova rodada terá quatro parcelas com valor médio de 250 reais. Mulheres chefes de família receberão 375 e pessoas que vivem sozinhas, 150. O total de beneficiados atingirá 45milhões e 600 mil brasileiros. O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, afirma que o pagamento do novo auxílio vai refletir em um aumento no consumo e aquecimento da economia. O benefício começa a ser pago nesta terça-feira para nascidos em janeiro.

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 180 dias a suspensão das revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.A suspensão vale para procedimentos como as de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio de benefícios de famílias sem informação de acompanhamento das regras do programa, como a frequência escolar e ações de saúde. De acordo com o texto, a medida visa “evitar aglomerações e que os integrantes de famílias beneficiárias do programa, assim como os cidadãos que trabalham nas unidades de atendimento, exponham-se à infecção pelo coronavírus”. A suspensão da revisão cadastral do Bolsa Família e CadÚnico começou em março do ano passado e tem sido prorrogada desde então por causa da persistência da pandemia de Covid-19.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, KASSIO NUNES MARQUES decidiu autorizar a realização de cultos, missas e celebrações religiosas em todo o Brasil. Ele determinou que sejam aplicados protocolos sanitários nos espaços religiosos, limitando a presença em cultos e missas a 25 por cento da capacidade do público. Na decisão, ele citou que reconhe que o momento é de cautela, mas justamente por isso mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável por conferir acolhimento e conforto espiritual. A decisão do ministro foi tomada em ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

A comissão de saúde da Assembleia Legislativa aprovou a proposta do deputado estadual KENNEDY NUNES, do PSD, para instalar uma Comissão para avaliar óbitos por Covid-19 em Santa Catarina. A intenção é que seja avaliado se o tratamento e os cuidados ao paciente em óbito foram os estabelecido pelasregras da medicina. O deputado disse que é objetivo é que nenhumafamília tenha dúvidas do que aconteceu. A Comissão terá a participação da OAB, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Governo do Estado, Secretários de Saúde e Fecam e Conselho Regional de Enfermagem.

Depois de cinco semanas com todas as regiões em estado gravíssimo, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou, neste sábado, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus que apontam para uma melhora na região de Xanxerê. O mapa indica que as outras 15 regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo, na cor vermelha pela sexta semana consecutiva, enquanto Xanxerê é a primeira a voltar ao nível grave, na cor laranja. Segundo a cientista de dados BIANCA VIEIRA, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela, caindo duas posições na região.

A governadora DANIELA REIHNER prorrogou, neste final de semana, o decreto com as medidas restritivas contra a Covid-19 em Santa Catarina. Com isso, as regras agora seguem até o dia 12 de abril. Houve, porém, uma mudança: agora os estabelecimentos não podem vender bebidas alcoólicas para serem consumidas no local entre 10 da noite e seis da manhã. Antes, a proibição valia entre seis da tarde e seis da manhã. Continua valendo multas de 500 reais para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em espaços fechados. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em mil reais. O comércio de rua continua com o mesmo horário, entre oito da manhã e oito da noite.

A Igreja Católica realizou neste domingo a tradicional celebração de Páscoa. A missa foi transmitida ao vivo pela rádio Peperi. Em razão da pandemia do coronavírus, a celebração contou com a presença reduzida de público. De acordo com o decreto estadual, a participação dos fiéis foi limitada a 25 por cento da capacidade da Igreja. Além do público reduzido, a paróquia São Miguel Arcanjo também observou as outras regras sanitárias, como o distanciamento e uso de álcool em gel. Na sexta-feira, ocorreu a celebração da Paixão de Cristo, também com transmissão ao vivo pela Rádio Peperi.

Familiares e amigos de MAURICÉIA STRAICH promoveram uma carreata e um ato em homenagem a mulher que morreu carbonizada na semana passada no município. A manifestação foi realizada na tarde de sábado. A carreata partiu da delegacia de polícia, passou pelas ruas do centro da cidade e parou em frente à casa que foi incendiada. O grupo deixou flores, faixas e cartazes pedindo justiça no local. MAURICEIA morreu carbonizada no domingo do dia 28 de março. A Polícia Civil está investigando o caso e suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. O cunhado da vítima está preso por homicídio qualificado.

O companheiro de MAURICEIA STRAICH se manifestou pela primeira vez sobre o incêndio e a morte da mulher neste final de semana. Em entrevista para a Peperu, LEANDRO RODRIGUES contou que no sábado, dia 27, na noite anterior ao incêndio, ele jantou e dormiu na casa do pai dele. LEANDRO disse que no começo da madrugada de domingo, familiares o acordaram para contar do incêndio. Ele foi até a casa e não acreditou no que viu. LEANDRO citou que tinha um bom relacionamento com MAURICEIA e que eles tinha planos para o futuro, especialmente agora que ela havia se formado. Ele afirmou ainda que está sendo julgado pela população sem que as pessoas saibam o que realmente aconteceu.

O companheiro de MAURICEIA STRAICH disse que não tinha uma boa relação com o irmão que é suspeito de provocar o incêndio que resultou na morte da mulher. LEANDRO RODRIGUES disse que o irmão sentia ciúmes da relação do casal. Mesmo assim, ele não consegue acreditar que isso tenha acontecido. No dia do incêndio, LEANDRO foi recebido no local pelo irmão que o abraçou e disse que os bombeiros encontraram um corpo dentro da casa e que seria de MAURICEIA. O corpo da jovem segue no Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste e a Polícia Civil segue investigando o fato para saber as circunstâncias do incêndio. O irmão de MAURICEIA permanece preso. O inquérito deve ser concluído em 30 dias.

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai votar, nesta quarta-feira, o projeto que prevê a destinação de recursos do orçamento estadual para obras de rodovias federais em Santa Catarina. De acordo com o deputado, MARCOS VIEIRA, os deputados concordaram em aumentar de 250 milhões para 300 milhões a ajuda estadual a obras da União em rodovias. O texto a ser votado nesta quarta-feira proíbe que o dinheiro seja usado em desapropriações. O projeto de lei em discussão foi enviado pelo governador CARLOS MOISÉS para oficializar a intenção de assumir parte dos custos com obras federais em Santa Catarina. Os deputados modificaram o texto e indicaram 200 milhões para a BR-470 e 100 milhões para a BR-163.

A Facisc está mobilizando as lideranças empresariais do estado para defenderem a privatização do Porto Seco de Dionísio Cerqueira. Na última semana, a entidade realizou uma reunião com diretores regionais e presidentes das associações empresariais do Grande Oeste para mobilizar a classe empresarial para a importância dos investimentos da aduana de Dionísio Cerqueira. Nesta quarta-feira, a Receita Federal realizará uma audiência pública virtual tratando da concorrência para a construção e operação de um Porto Seco no em Dionísio Cerqueira. A audiência permitirá que a sociedade se manifeste sobre o empreendimento. A Facisc convocou as lideranças da região a participar do evento. Segundo a entidade, o novo Porto Seco que será entregue para exploração da iniciativa privada vai gerar mais de 20 mil empregos na região nos próximos 10 anos.

O projeto de construção de um porto seco em Dionísio Cerqueira prevê um investimento inicial de cerca de 40 milhões nos primeiros 15 anos de concessão. Segundo a Receita Federal, o valor estimado para os dez anos seguintes são de 11 milhões e meio de reais. A demanda inicial da Receita Federal é que sejam construídos um armazém com pelo menos mil 825 metros quadrados, um galpão com três mil metros e um pátio para movimentação e estacionamento de veículos com área de pelo menos 70 mil metros quadrados. A concorrência pública vai apontar a empresa que ficará responsável pela obra e exploração do espaço nos próximos anos. O vencedor da concorrência será aquele que, atendidos todos os requisitos do edital, ofertar as menores tarifas para os serviços de armazenagem e de movimentação.

O prefeito WILSON TREVISAN esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e fez uma avaliação do desempenho positivo do mercado de trabalho no primeiro bimestre do ano em São Miguel do Oeste. De acordo com ele, um conjunto de fatores explica porque o município está na vanguarda na geração de empregos em Santa Catarina. Na visão de TREVISAN, isso ocorre em razão do bom desempenho do agronegócio, da construção civil e dos programas e ações desenvolvidos pela prefeitura. O prefeito também citou que a economia está sendo retomada de forma geral e isso também impacta no volume maior de contratações do que demissões. No primeiro bimestre deste ano, a cidade teve saldo de 320 vagas de emprego, mais da metade do resultado de todo o ano passado.

A geração de emprego formal em São Miguel do Oeste também se deve a força empreendedora da comunidade. O prefeito WILSON TREVISAN disse que o aumento do saldo de vagas com carteira assinada neste ano também passa pelos empreendedores que estão acreditando na retomada da economia, mesmo com a dificuldade imposta pela pandemia. O prefeito destacou que a prefeitura está encaminhado mais alguns projetos de incentivo econômico para apreciação do poder legislativo. Um deles amplia os valores para o programa Juro Zero. Outro projeto cede profissionais veterinários da prefeitura para frigoríficos da cidade. O prefeito comentou que essas iniciativas ajudam setores importantes e acabam contribuindo para a geração de emprego formal na cidade.

O prefeito WILSON TREVISAN também se manifestou, neste sábado, sobre os valores repassados pelo governo federal ao município em razão da pandemia do coronavírus. De acordo com ele, São Miguel do Oeste recebeu quatro milhões e 300 mil reais para as ações específicas da Covid. Outros 420 mil vieram para a assistência social e da lei Aldir Blanc para auxiliar o setor cultural. A título de reposição do FPM, a prefeitura recebeu um milhão 728 mil reais. A PEC 163, que criou um mecanismo para reduzir as perdas com ICMS injetou mais quatro milhões 988 mil reais. Esses últimos dois repasses são recursos de livre movimentação. TREVISAN disse que a prefeitura fez as aplicações necessárias para enfrentar a pandemia do coronavírus e guardou parte dos recursos para este ano porque o problema continua. Segundo o prefeito, a decisão de não gastar todo o dinheiro que veio para a Covid foi acertada e não faltou para o atendimento da população.

A Polícia Militar está cobrando, a partir de hoje, o novo decreto com restrições para enfrentar a pandemia do coronavírus. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão, tenente coronel JAILSON FRANZEN, a única alteração está no horário de permissão para a venda de bebidas alcoólicas com consumo no local. Ele explicou que a partir de hoje, os bares e restaurantes os consumidores podem beber no estabelecimento até as dez da noite. O decreto anterior fixava a proibição para consumo local entre seis da tarde e seis da manhã. Em relação as demais regras, segundo FRANZEN, não houve nenhuma alteração mais significativa.

O novo decreto do estado em relação as medidas restritivas da pandemia do coronavírus é mais flexível para bares e restaurantes, mas isso não significa que as pessoas podem se aglomerar para consumir bebidas alcoólicas nesses locais. O alerta é do comandante do décimo primeiro batalhão, tenente coronel JAILSON FRANZEN. Ele explicou que a intenção do novo decreto é beneficiar os estabelecimentos, mas todas as demais normas devem ser seguidas. FRANZEN ressaltou que a ampliação do horário não significa que as pessoas podem se aglomerar e se encontrar em grande número nesses locais. O policial destacou que as empresas que já vinham observando as regras anteriores devem manter essa mesma postura nesse novo decreto.

A PM não constatou nenhuma irregularidade no cumprimento da medida que fixa o horário para a venda e consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos de São Miguel do Oeste. Segundo o comandante do décimo primeiro batalhão, JAILSON FRANZEN, os comerciantes estão respeito essa determinação. Ele explicou que em caso de descumprimento, a PM emite um termo de advertência, notificando o empresário do problema. Em caso de reincidência, ocorreu a interdição cautela e encaminhamento do caso para a vigilância sanitária estadual que pode resultar em multa. Além disso, a infração das regras restritivas configura um crime e quem não infringir o decreto também pode ser responsabilizado criminalmente.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, neste final de semana, mais cinco óbitos provocados pela Covid-19. No sábado, uma mulher de 45 anos de Mondaí morreu na unidade. Ontem, foram registradas as mortes de pacientes com idades entre 48 e 74 anos de Galvão, Guaaraciaba, União do Oeste e São José do Cedro. Também foram registradas quatro transferências de pacientes que aguardavam leito de UTI. A ocupação ainda é de cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 12 confirmados. Apenas um paciente aguarda transferência para leito de UTI no Pronto Socorro do hospital.

O município de São Miguel do Oeste vai ampliar, a partir de amanhã, a vacinação contra a Covid-19 para mais uma faixa etária dos idosos. A partir desta terça-feira, começa a imunização dos idosos com idade acima de 66 anos. O atendimento será das oito da manhã ao meio na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quer tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências festas clandestinas na região neste final de semana. No sábado à tarde, a PM flagrou 13 pessoas reunidas na linha Traíra, interior de Guaraciaba. Elas não usavam máscara e não havia distanciamento entre as pessoas. Os envolvidos estavam em desconformidade com o decreto estadual que proíbe a aglomeração de pessoas e foram notificados. Em São Miguel do Oeste, também no sábado, uma guarnição flagrou um grupo de pessoas reunidas em uma casa na rua Celso Ramos no Bairro Santa Rita. As pessoas estavam sem máscara, com som alto no veículo e consumindo bebida alcoólica. Foram apreendidos uma caixa de som e outros equipamentos. Todos os presentes foram notificados e vão responder pelo descumprimento dos decretos da Covid.

A Polícia Militar cumpriu um mandado judicial de prisão neste final de semana. Uma guarnição foi atender uma ocorrência de posse de drogas para uso pessoal na Rua Celso Ramos, bairro Santa Rita por volta das oito horas da noite. Quando a guarnição chegou no local, várias pessoas passaram a correr e um homem foi abordado pela PM. Ele estava com uma porção de maconha. Em consulta ao sistema, foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto. O homem foi detido e conduzido até a Unidade Prisional Avançada.

Um motorista embriagado colidiu contra três veículos e só parou ao bater contra uma residência na tarde de sábado no bairro São Luiz. O fato aconteceu na rua Oswaldo

João Scherer. O condutor de uma Parati perdeu o controle da direção e colidiu contra duas Montanas e um Gol antes de bater em uma residência. Os três veículos danificados estavam estacionados. Segundo a Polícia Militar, o condutor da Parati não possuía carteira Nacional de Habilitação. Quando a guarnição chegou ao local dos fatos, o homem estava desacordado, com forte odor etílico e desorientado. A PM emitiu um Auto de Constatação de Embriaguez, já que não foi possível a realização do teste do bafômetro. O motorista também foi atendido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional.

A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio no começo da noite de ontem na comunidade conhecida como Pedreira. O crime aconteceu por volta das sete horas na rua Marco Domenico Orso, bairro São Gotardo. A vítima relatou que dois homens efetuaram disparos de arma de fogo contra ele. Ele disse que possivelmente as armas utilizadas seriam duas garruchas. No local dos fatos, a polícia encontrou, um cartucho deflagrado de calibre 36 à cerca de 35 metros da vítima. Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento e conduziram a vítima para o Hospital Regional para atendimento médico. O disparo que atingiu o homem transfixou a perna direita e o projétil ficou alojado na perna esquerda. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a motivação e autoria dos disparos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.