ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 05/04/2021

GLOBO EM FOCO – 05/04/21

-NOVA RODADA DE PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL COMEÇA AMANHÃ

-ALESC APROVA CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA AVALIAR ÓBITOR POR COVID

-TUNÁPOLIS INICIA ENTREGA DAS ROUPAS EM CAMPANHA DO AGASALHO

-SÃO JOÃO DO OESTE ESTABELECE METAS PARA O URBANISMO

-FISCAIS SÃO AMEAÇADOS EM OCORRÊNCIA POR FALTA DE USO DE MÁSCARA

-SINDICATO SEGUE A MOBILIZAÇÃO PARA ATRAIR ASSOCIADOS

-HOMEM É FERIDO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO EM PEDREIRA

-PM PRENDE MOTORISTA QUE BATEU EM TRÊS CARROS ESTACIONADOS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 68 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo "à moderação" e à "desescalada imediata" entre os dois países neste sábado, devido ao "número crescente de violações do cessar-fogo". Reafirmando seu "apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia" em um comunicado conjunto, os diplomatas dos dois países se declararam "preocupados com o número crescente de violações do cessar-fogo", apesar da "situação no leste da Ucrânia se tivesse estabilizado desde julho de 2020", e pediram "às partes que demonstrem moderação e procedam a uma desescalada imediata".


A Venezuela vai pedir "ajuda imediata" à Organização das Nações Unidas para "desativar os campos minados" que grupos irregulares instalaram na fronteira com a Colômbia, onde confrontos estão sendo travados desde o final de março. O anúncio é do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. As Forças Armadas da Venezuela realizam operações militares no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia, onde são registrados confrontos desde 21 de março, reportados pelas autoridades dos dois países. Essas operações deixaram seis soldados e nove "terroristas" mortos, além de mais de 30 detidos, segundo balanço do governo venezuelano.


Três funcionárias públicas da Bolívia foram presas por roubar 500 doses de vacinas contra a Covid-19 no sábado. Segundo o Ministério Público do país, elas eram as responsáveis pela guarda das doses na cidade de Guayaramerín, perto da fronteira com o Brasil. As vacinas foram devolvidas por pessoas encapuzadas no último sábado. Apesar de as doses terem sido devolvidas, serão descartadas, porque não se sabe se a manutenção foi correta entre a quinta-feira, quando foram roubadas, e o sábado, dia em que reapareceram.

O governo federal estima que as novas parcelas do novo auxílio emergencial, que começam a ser pagas nesta terça-feira, vão injetar 44 bilhões de reais na economia. A nova rodada terá quatro parcelas com valor médio de 250 reais. Mulheres chefes de família receberão 375 e pessoas que vivem sozinhas, 150. O total de beneficiados atingirá 45milhões e 600 mil brasileiros. O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, afirma que o pagamento do novo auxílio vai refletir em um aumento no consumo e aquecimento da economia. O benefício começa a ser pago nesta terça-feira para nascidos em janeiro.


O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 180 dias a suspensão das revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A suspensão vale para procedimentos como as de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio de benefícios de famílias sem informação de acompanhamento das regras do programa, como a frequência escolar e ações de saúde. De acordo com o texto, a medida visa “evitar aglomerações e que os integrantes de famílias beneficiárias do programa, assim como os cidadãos que trabalham nas unidades de atendimento, exponham-se à infecção pelo coronavírus”. A suspensão da revisão cadastral do Bolsa Família e CadÚnico começou em março do ano passado e tem sido prorrogada desde então por causa da persistência da pandemia de Covid-19.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, KASSIO NUNES MARQUES decidiu autorizar a realização de cultos, missas e celebrações religiosas em todo o Brasil. Ele determinou que sejam aplicados protocolos sanitários nos espaços religiosos, limitando a presença em cultos e missas a 25 por cento da capacidade do público. Na decisão, ele citou que reconhe que o momento é de cautela, mas justamente por isso mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável por conferir acolhimento e conforto espiritual. A decisão do ministro foi tomada em ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

A comissão de saúde da Assembleia Legislativa aprovou a proposta do deputado estadual KENNEDY NUNES, do PSD, para instalar uma Comissão para avaliar óbitos por Covid-19 em Santa Catarina. A intenção é que seja avaliado se o tratamento e os cuidados ao paciente em óbito foram os estabelecido pelasregras da medicina. O deputado disse que é objetivo é que nenhumafamília tenha dúvidas do que aconteceu. A Comissão terá a participação da OAB, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Governo do Estado, Secretários de Saúde e Fecam e Conselho Regional de Enfermagem.

Depois de cinco semanas com todas as regiões em estado gravíssimo, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou, neste sábado, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus que apontam para uma melhora na região de Xanxerê. O mapa indica que as outras 15 regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo, na cor vermelha pela sexta semana consecutiva, enquanto Xanxerê é a primeira a voltar ao nível grave, na cor laranja. Segundo a cientista de dados BIANCA VIEIRA, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela, caindo duas posições na região.

A governadora DANIELA REIHNER prorrogou, neste final de semana, o decreto com as medidas restritivas contra a Covid-19 em Santa Catarina. Com isso, as regras agora seguem até o dia 12 de abril. Houve, porém, uma mudança: agora os estabelecimentos não podem vender bebidas alcoólicas para serem consumidas no local entre 10 da noite e seis da manhã. Antes, a proibição valia entre seis da tarde e seis da manhã. Continua valendo multas de 500 reais para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em espaços fechados. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em mil reais. O comércio de rua continua com o mesmo horário, entre oito da manhã e oito da noite.

Deputados de Santa Catarina elevam para 300 milhões ajuda do Estado a rodovias federais. Deputados integrantes da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina concordaram em aumentar de 250 milhões para 300 milhões a ajuda estadual a obras da União em rodovias. Na análise dos parlamentares, há sobras orçamentárias que permitem aumentar o investimento na duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, e na BR-163, no Oeste. Porém, o texto a ser votado nesta quarta-feira, proíbe que o dinheiro seja usado em desapropriações. O projeto de lei em discussão foi enviado pelo governado do estado para oficializar a intenção de assumir parte dos custos com obras federais em Santa Catarina.

Os deputados modificaram o texto e carimbaram para onde devem ir as verbas: serão 200 milhões para a BR-470 e 100 milhões para a BR-163. Com isso, elimina-se o risco de diluir os investimentos para atender mais regiões. Com a proibição às desapropriações, os deputados endossam uma exigência da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade no acordo com o governo federal. O Estado só aceita investir o dinheiro em obras propriamente ditas. De acordo com o deputado JEAN KUHLMANN, que assumiu cadeira na Alesc e na Comissão de Finanças durante a licença de JÚLIO GARCIA, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes teria concordado em usar o dinheiro previsto no orçamento da União para pagar desapropriações. No entanto, ainda há outra questão a ser pacificada entre DNIT e Estado sobre a duplicação da BR-470.

Vereador defende instalação de novas lixeiras e campanha para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletivo de lixo. Principal problema é constatado no interior. Segundo o vereador RENATO GLUITZ, o Gaúcho, é comum nos centros comunitários encontrar lixo descartado de maneira inadequada gerando problemas para o meio ambiente. Ele chama atenção que foi enviado uma moção ao executivo para realizar investimento em novas lixeiras e também campanha de divulgação e conscientização dos moradores. GLUITZ considera que n primeiro trimestre o trabalho entre legislativo e executivo ocorreu de forma harmoniosa proporcionando vantagem aos munícipes.

Tunápolis inicia esta semana a entrega das roupas recebidas na Campanha do Agasalho. A distribuição será no período de sete a 14 de abril. Será preciso respeitar as restrições de aglomerações de prevenção a Covid-19. Foi realizado sorteio para ordem de retirada, solicita-se que todos respeitem essa ordem, assim como respeitem também as normas sanitárias vigentes e levem sacolas. O início da entrega nesta quarta-feira será para pessoas que residem na cidade, Raigão Alto, Raigão Baixo e outras linhas próximas, como Linha Real, Baumgratz, e Felipe Schmidt. Conforme uma das organizadoras da Campanha do Agasalho, MARIA FREY o major volume recebido foi de roupas infantis e femininas, como já acontecia nos anos anteriores. Roupas masculinas estão disponíveis em menor quantidade.

São João do Oeste estabelece metas para ações do departamento de urbanismo. Melhorias na cidade incluem ajardinamento, manutenções e serviços em ruas e praça da cidade. Segundo a chefe do Setor de Urbanismo, DÉBORA WERLANG DILL, o trabalho tem prioridade no paisagismo e ajardinamento no perímetro urbano, manutenção de passeios públicos, ruas e iluminação pública. Ela cita ainda colocação de novas lixeira para facilitar a coleta seletiva de lixo. A equipe também já projeta a recolha de galhos nos próximos meses. Este serviço será prestado sempre nas quintas e sextas-feiras visando organizar as podas de árvores e destinação correta. DÉBORA informa ainda que a prefeitura adquiriu asfalto frio para manutenção de ruas e já encaminha diversas licitações para serviços no setor de urbanismo.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Itapiranga segue a mobilização para atrair associados e manter suas atividades diante da queda drástica de arrecadação. Sem o repasse de verba do governo federal, a entidade restringiu suas ações e por consequências os benefícios concedidos aos associados. Com influência na negociação de reajuste salarial e outros benefícios aos funcionários da JBS, o desafio é convencer os trabalhadores da importância de uma representatividade coletiva. Segundo o vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, SILVESTRE RAMOS, ainda é mantida assistência odontológica, convênios com farmácias, cabelereiros e salões, além da entrega de kit bebê, auxílio no pagamento de óculos, serviço de despachante para documentos de veículos e assessoria jurídica.

SILVESTRE RAMOS afirma que o Sindicato procura auxiliar os associados de várias formas para manter a representação de classe. O sindicato defende mais de uma dezenas de cláusulas que agregaram no orçamento dos trabalhadores da JBS. O vice-presidente inclui a entrega de sextas básicas todos os meses, além de um kit extra no fim de ano . SILVESTRE RAMOS orienta os trabalhadores das indústrias de carne a procurarem informações sobre os benefícios que podem usufruir. Cita ainda auxilio para estudantes de cursos de nível superior e disponibilidade de sala de informática na sede do Sindicato.

Com desrespeito as medidas de prevenção ao novo Coronavírus, muitas pessoas sentem os efeitos no bolso. Já são 35 mil reais em multas aplicadas por diversas irregularidades. Este valor deve aumentar nos próximos dias em virtude de um grande número de notificações que estão em julgamento. A vigilância sanitária adota medidas de orientação e também de aplicação de multas para quem desrespeitas as medidas de prevenção ao novo Coronavírus. Em Itapiranga já são 35 mil reais provenientes de irregularidades cometidas pelas pessoas. O fiscal sanitário ALCENIR BENÁCHIO lamenta que as multas mais frequentes são justamente da situação mais grave, o desrespeito ao isolamento de quem possuem suspeita ou confirmação da doença. As pessoas simplesmente ignoram as orientações e saem de suas casas.

O fiscal sanitário explica que além de estarem sujeitas a contaminarem outras pessoas, também podem ser multadas em até quatro mil 443 reais. ALCENIR BENÁCHIO revela que também é bastante comum notificações por falta de uso de máscara e aglomeração em festas. Ele destaca que é aberto um processo administrativo pela vigilância sanitária para o julgamento das irregularidades. Dependendo da situação o caso também é encaminhado para o Ministério Público para abertura de processo judicial. Pesa também nas punições impostas pela vigilância sanitária os casos de reincidência. BENÁCHIO também comemora fatores positivos com méritos da população que está na redução de casos de Covid e de internações hospitalares.

Itapiranga e municípios vizinhos apresentam uma situação mais tranquila em relação a pandemia. Nas últimas semanas reduziu de forma significativa o número de casos e internações em decorrência da Covid. O fiscal sanitário diz que isso é méritos da população que contribui na prevenção e evita que o novo Coronavírus se propague. Durante o feriadão de Páscoa, a Polícia Militar registrou apenas uma ocorrência com aglomeração. Já a vigilância sanitária registrou várias ocorrências de irregularidades por falta de uso de máscara na rua e também em estabelecimentos comerciais. Duas aglomerações de pessoas resultaram em multas, incluindo festa em estabelecimento comercial.

Os fiscais da vigilância sanitária de Itapiranga tiveram bastante trabalho no fim de semana e ainda precisaram enfrentar situações de amaça e violência. A principal ocorrência foi registrada por volta das 18 horas e 45 minutos de ontem, no Porto da Barca, em Itapiranga. Os fiscais abordaram pessoas que faziam a travessia do Rio Uruguai sem o uso de máscara. Um homem de 27 anos, natural do Rio Grande do Sul e atualmente residindo em Itapiranga, não aceitou a notificação e passou a fazer ameaças aos fiscais e ainda tentou agredir os profissionais que realizam o serviço de fiscalização. Ele foi contido por familiares. O homem foi identificado, será multado e ainda hoje os fiscais vão registrar ocorrência na polícia civil. Durante o feriadão também foram registradas ocorrências de aglomeração de pessoas no Mirante em Laranjeira, e realizadas diversas vistorias.

Homem é ferido por disparo de arma de fogo na Pedreira em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 19 horas e 30 minutos deste domingo. Foi registrado o disparo de arma de fogo na Pedreira em São Miguel do Oeste em que um homem foi alvejado em uma das pernas. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PM fez buscas mas não localizou o suspeito dos disparos.

Polícia Militar prende motorista embriagado que bateu em três carros estacionados e parou em uma residência. Por volta das 16 horas de ontem a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam ocorrência de acidente de trânsito na Vila Basso. Um homem embriagado colidiu com o carro que dirigia, uma Parati, contra três veículos que estavam estacionados e só parou ao colidir contra uma residência. Os policiais constataram visíveis sinais de embriaguez. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico. De acordo com a PM, o condutor além de estar embriagado, não possuía CNH. O proprietário do veículo alegou que estava em um bar e que o homem pegou a chave de seu veículo e saiu em alta velocidade. Os envolvidos foram encaminhados ao Plantão Policial.

Companheiro de jovem carbonizada em Descanso diz que é inocente e pede justiça. LEONARDO RODRIGUES, companheiro de MAURICÉIA ESTRAICH, vítima de incêndio no dia 28 de março, em Descanso disse que na noite anterior ao incêndio, participou de um jantar na casa de seu pai e acabou dormindo lá. Ele acordou com familiares o chamando dizendo que a casa onde o casal residia estava pegando fogo. LEONARDO conta que ao chegar no local encontrou seu irmão, principal suspeito, e que ele o abraçou e contou que havia sido encontrado um corpo no local e que possivelmente seria de MAURICÉIA. Ele disse que a população está julgando-o sem ter os resultados da perícia e conclusão da investigação por parte da Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.