ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/04/21

Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo "à moderação" e à "desescalada imediata" entre os dois países neste sábado, devido ao "número crescente de violações do cessar-fogo". Reafirmando seu "apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia" em um comunicado conjunto, os diplomatas dos dois países se declararam "preocupados com o número crescente de violações do cessar-fogo", apesar da "situação no leste da Ucrânia se tivesse estabilizado desde julho de 2020", e pediram "às partes que demonstrem moderação e procedam a uma desescalada imediata".

A Venezuela vai pedir "ajuda imediata" à Organização das Nações Unidas para "desativar os campos minados" que grupos irregulares instalaram na fronteira com a Colômbia, onde confrontos estão sendo travados desde o final de março. O anúncio é do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. As Forças Armadas da Venezuela realizam operações militares no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia, onde são registrados confrontos desde 21 de março, reportados pelas autoridades dos dois países. Essas operações deixaram seis soldados e nove "terroristas" mortos, além de mais de 30 detidos, segundo balanço do governo venezuelano.

Três funcionárias públicas da Bolívia foram presas por roubar 500 doses de vacinas contra a Covid-19 no sábado. Segundo o Ministério Público do país, elas eram as responsáveis pela guarda das doses na cidade de Guayaramerín, perto da fronteira com o Brasil. As vacinas foram devolvidas por pessoas encapuzadas no último sábado. Apesar de as doses terem sido devolvidas, serão descartadas, porque não se sabe se a manutenção foi correta entre a quinta-feira, quando foram roubadas, e o sábado, dia em que reapareceram.

O governo federal estima que as novas parcelas do novo auxílio emergencial, que começam a ser pagas nesta terça-feira, vão injetar 44 bilhões de reais na economia. A nova rodada terá quatro parcelas com valor médio de 250 reais. Mulheres chefes de família receberão 375 e pessoas que vivem sozinhas, 150. O total de beneficiados atingirá 45milhões e 600 mil brasileiros. O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, afirma que o pagamento do novo auxílio vai refletir em um aumento no consumo e aquecimento da economia. O benefício começa a ser pago nesta terça-feira para nascidos em janeiro.

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 180 dias a suspensão das revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.A suspensão vale para procedimentos como as de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio de benefícios de famílias sem informação de acompanhamento das regras do programa, como a frequência escolar e ações de saúde. De acordo com o texto, a medida visa “evitar aglomerações e que os integrantes de famílias beneficiárias do programa, assim como os cidadãos que trabalham nas unidades de atendimento, exponham-se à infecção pelo coronavírus”. A suspensão da revisão cadastral do Bolsa Família e CadÚnico começou em março do ano passado e tem sido prorrogada desde então por causa da persistência da pandemia de Covid-19.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, KASSIO NUNES MARQUES decidiu autorizar a realização de cultos, missas e celebrações religiosas em todo o Brasil. Ele determinou que sejam aplicados protocolos sanitários nos espaços religiosos, limitando a presença em cultos e missas a 25 por cento da capacidade do público. Na decisão, ele citou que reconhe que o momento é de cautela, mas justamente por isso mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável por conferir acolhimento e conforto espiritual. A decisão do ministro foi tomada em ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

A comissão de saúde da Assembleia Legislativa aprovou a proposta do deputado estadual KENNEDY NUNES, do PSD, para instalar uma Comissão para avaliar óbitos por Covid-19 em Santa Catarina. A intenção é que seja avaliado se o tratamento e os cuidados ao paciente em óbito foram os estabelecido pelasregras da medicina. O deputado disse que é objetivo é que nenhumafamília tenha dúvidas do que aconteceu. A Comissão terá a participação da OAB, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Governo do Estado, Secretários de Saúde e Fecam e Conselho Regional de Enfermagem.

Depois de cinco semanas com todas as regiões em estado gravíssimo, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou, neste sábado, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus que apontam para uma melhora na região de Xanxerê. O mapa indica que as outras 15 regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo, na cor vermelha pela sexta semana consecutiva, enquanto Xanxerê é a primeira a voltar ao nível grave, na cor laranja. Segundo a cientista de dados BIANCA VIEIRA, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela, caindo duas posições na região.

A governadora DANIELA REIHNER prorrogou, neste final de semana, o decreto com as medidas restritivas contra a Covid-19 em Santa Catarina. Com isso, as regras agora seguem até o dia 12 de abril. Houve, porém, uma mudança: agora os estabelecimentos não podem vender bebidas alcoólicas para serem consumidas no local entre 10 da noite e seis da manhã. Antes, a proibição valia entre seis da tarde e seis da manhã. Continua valendo multas de 500 reais para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em espaços fechados. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em mil reais. O comércio de rua continua com o mesmo horário, entre oito da manhã e oito da noite.

Conselho Municipal de Educação de Campo Erê está providenciando uma importante resolução para a Rede Municipal. A Secretária ROSÂNGELA MOCELINI explica que é para garantir oitocentas horas de aula para os estudantes, e não os 200 dias letivos como era antes da pandemia. Esse tempo todo será distribuído com os estudos em casa e dentro da sala de aula, no regime de alternância. Os ônibus podem transportar metade de sua lotação e as escolas só estão recebendo 50 por cento dos alunos por dia. Ela gostaria que a normalidade fosse retomada já no segundo semestre.

Tem professores no quadro da Rede Municipal de Campo Erê, que estão no grupo de risco. Por isso estão afastados e em casos assim, a Secretaria de Educação precisa contratar substitutos. Outra situação que exige contratação especial de professores é por licença prêmio. Tudo isso faz com que a secretaria gaste bem mais do que estava previsto. A Câmara de Vereadores aprovou recursos que a Secretaria de Educação precisa para reformar as escolas. Já começou a reforma de muros na Escola Irma Florêncio, Nilce Sander e João Telles. Outra providência será consertar telhados nas salas e secretarias.

Refeitório da Escola Maria Nely será revitalizado. Haverá reforma no Centro de Educação Infantil Odila Marcolina e na Anjo da Guarda. De acordo com ROSÂNGELA MOCELINI, outra medida necessária é o fechamento da quadra da Irma Florêncio, porque logo vem o inverno e as crianças precisam estar protegidas. Qualidade na educação passa também pelo espaço físico, encerra a secretária.

Administração Municipal está satisfeita com atendimento da população pelo SUS em Campo Erê. LUIZ CARLOS NEGRI é técnico em atividade econômica de São Bernardino e explica que era vontade do povo do seu município, voltar a ser atendido no Hospital Santo Antônio por 2 motivos: a proximidade e o atendimento do hospital que foi por muitos anos. NEGRI lembra que em primeiro de janeiro, ainda na posse, o prefeito DALVIR LUDWIG anunciou convênio da prefeitura de São Bernardino e o hospital de Campo Erê. Tem várias ações da prefeitura que já poderiam ter sido realizadas, mas por causa da pandemia é preciso esperar mais um pouco.

Cheque do Leite foi incrementado em São Bernardino. Para incentivar os produtores, a prefeitura aumentou o valor. Por outro lado, foi feita licitação para a Secretaria de Agricultura adquirir sementes de pastagem e nos próximos dias será feita a distribuição. A semeadura será na época certa para que tenha ótima produtividade. O servidor LUIZ CARLOS NEGRI informa que foi feita licitação para construção de um ginásio na comunidade de Santa Maria e nos próximos dias a empresa que venceu a licitação vai iniciar as obras. A garagem dos ônibus da Secretaria da Educação será ampliada.

Foram feitas reformas em duas escolas de São Bernardino. Receberam melhorias a Aldino Léo Scheidt e a creche João Bevilacqua. As autoridades municipais comentam que não se trata apenas do embelezamento destes estabelecimentos, mas também do conforto de professores e alunos. A Secretaria da Agricultura de São Bernardino está dando atenção as estradas do interior.

Empresa de São Lourenço do Oeste abre vagas para trabalhadores da região. A Kelloggs, antiga Parati, está contratando pessoas de Campo Erê, São Bernardino e São Lourenço, para trabalhar na fábrica de alimentos, localizada em São Lourenço. Os interessados podem ir até a Secretaria de Assistência Social fazer uma ficha, encaminhar uma entrevista e concorrer às vagas. Sendo contratado, o trabalhador não precisa se preocupar com o transporte até São Lourenço, que é gratuito para o funcionário, e feito por uma empresa de Campo Erê.

Empresa de transportes de Campo Erê não tem ônibus suficientes para toda a demanda da Kelloggs. Mesmo com sete veículos transportando funcionários da antiga Parati, a dona da empresa de onibus, DÉBORA LEMOS, comenta que será necessário investir em mais veículos caso sejam contratadas mais pessoas para todas as vagas disponíveis. Segundo ela, hoje cerca de 350 funcionários da empresa vão trabalhar com ônibus da transportadora de Campo Erê. Ela leva funcionários também de São Bernardino e Três Voltas.

Usuários da SC-305 há anos encontram dificuldades devido à situação crítica da rodovia. Principalmente no trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste, muito utilizado para o transporte de trabalhadores, estudantes, pacientes e outros serviços, é necessária à revitalização completa segundo ZECA LEMOS – proprietário de empresa de transportes. Ele conta que passa pelo trecho todos os dias, várias vezes, e as operações de tapa-buracos não duram muito tempo. Comenta que vários empresários que levam seus produtos pela rodovia reclamam da quantidade de buracos e péssimo estado de conservação da estrada usada para ir a São Lourenço.

Mudança de governante renova esperança de revitalização completa na SC-305. Na opinião de ZECA LEMOS, com a vice-governadora DANIELA REINEHR agora a frente do Executivo em Santa Catarina, sendo natural da região Oeste, deve agilizar o início da obra. No passado, quando assumiu temporariamente o comando do estado, veio até a rodovia ver de perto a situação crítica que se enfrenta, durante um protesto. Há informação de que o projeto para uma reforma total do trecho já foi elaborado, está pronto, porém ainda não foi iniciada a execução da obra.

Péssimo estado de conservação da SC-305 causa acidentes todos os dias. Quem informa é o proprietário da empresa de transportes, que há dez anos trafega no trecho Campo ErêSão Lourenço. ZECA LEMOS diz que tem sete ônibus que fazem o roteiro, e todos os dias ao menos um necessita reparos. Mesmo redobrando os cuidados, o risco continua alto. No total são 16 viagens por dia que seus ônibus fazem pelos 30 quilômetros, e todos os dias observa veículos com problemas causados pela estrada esburacada. ZECA conta que a cerca de 40 dias viu trabalhadores medindo o asfalto, porém, nenhuma obra foi iniciada e na opinião dele, tapa-buraco não resolve mais o problema.

Trabalhos nas estradas rurais de São Bernardino são feitos por região. O diretor do DMER - Departamento Municipal de Estradas e Rodagem, e também da Infraestrutura do município - DARCI SBERSE, conta que, para evitar gastos, dividiu São Bernardino em regiões. Com isso o departamento evita o deslocamento desnecessário das máquinas, que gera custo para o município. Recentemente finalizou os trabalhos nas linhas Fátima, Coxilha Rica, Serra Alta e Manjolinho. Em relação ao Maquinário, comenta que foi todo recuperado, estando com todos os equipamentos em condições de dar sequência no que foi planejado para o município.

Diretor do DMER anuncia economia de oito mil reais somente em pneus. DARCI SBERSE explica que o valor economizado foi em somente quatro pneus para uma patrola. Isso foi possível graças à participação no Cincatarina – Consórcio de municípios do Estado, que possibilitou comprar pneus de qualidade e 50 por cento mais baratos que o preço normalmente praticado. Salienta que essa busca por alternativas mais eficientes é necessária para que o dinheiro do setor possa ser gasto em outras coisas, fazendo mais pelos munícipes.

Polícia Militar recuperou um trator furtado numa empresa de Renascença. O gerente da empresa contou que os funcionários chegaram para trabalhar por volta das oito horas da manhã de sábado e notaram a falta de um trator vermelho. Haviam também danos na porta da construção, que havia sido arrombada, e numa cerca nos fundos da empresa. Conforme a PM os ladrões provavelmente fugiram com a máquina agrícola por essa cerca, que faz divisa com uma lavoura e dá acesso a uma estrada rural que liga Renascença a Bom Sucesso do Sul. Os policiais foram informados que durante a madrugada foi localizado em Bom Sucesso do Sul um trator com as mesmas características. A máquina foi reconhecida pelo gerente da empresa, sendo a mesma que havia sumido.

Homem denuncia ex-namorada por disparo de arma de fogo, mas acaba preso. A Polícia Militar recebeu uma denúncia de um homem morador na Rua Clodilde Pavan, bairro Sadia em Francisco Beltrão, que disse ter sido atingido por um disparo de arma de fogo na noite deste sábado. Ele acusava sua ex-namorada de ter disparado o tiro. Devido à gravidade da denúncia, foram acionadas duas equipes da Polícia Militar, o delegado de plantão da 19ª Subdivisão de Polícia e o Corpo de Bombeiros. Segundo a PM, o homem apresentava um ferimento no rosto e indicou a casa da suposta autora.

Ao ser questionada, a mulher informou que teve um desentendimento com o ex-namorado, que a agrediu fisicamente e ela revidou atirando um copo contra ele, porém não existiu disparo de arma de fogo. O homem foi levado a UPA, onde o médico de plantão constatou que o corte foi causado por um objeto cortante e não era um ferimento por arma de fogo. O delegado de plantão prendeu o homem por denúncia caluniosa e pelas lesões causadas na mulher, que vai representar criminalmente contra ele. Os envolvidos foram encaminhados a 19ª Subdivisão de Polícia.

Adolescente é agredida por companheiro em Marmeleiro. Por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem, a Polícia Militar foi informada que uma mulher estava pedindo socorro em frente a uma casa. Segundo os policiais, chegando no local viram uma cadeira quebrada jogada no meio da rua e a mulher chorando em frente à casa. A adolescente de 16 anos, tinha hematomas no rosto e contou a PM, que seu companheiro, de 21 anos, tinha a agredido e ameaçado de morte.

A menor disse ainda aos policiais que seu companheiro pegou o filho do casal, de apenas seis meses e ameaçou fugir com o bebê. No entanto, ele estava dentro da casa com o menino quanto a mulher pedia socorro na rua. Quando a Polícia chegou o acusado estava dentro da casa. Ele foi preso e entregue na décima nona Subdivisão de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.