ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 05 03 2024

-STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE PORTE DE MACONHA NESTA QUARTA

-PROJETO PREVÊ MULTA DE UM SALÁRIO PARA QUEM CONSUMIR DROGAS EM ÁREAS PÚBLICAS

-FORMATURA MILITAR MARCA COMEMORAÇÃO DOS 33 ANOS DO BATALHÃO DA PM

-EVENTO DO CRC EM SMO DISCUTE REFORMA TRIBUTÁRIA E DIVULGA CONGRESSO NACIONAL

-REAJUSTE DO VALE ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES CAUSA CONTROVÉRSIA ENTRE VEREADORES

-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE FURTAR MEDICAMENTOS EM POSTO DE SAÚDE

-VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC-163 MORRE APÓS SEIS MESES DE INTERNAÇÃO

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

Um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas relatou nesta segunda-feira que há "motivos razoáveis" para acreditar que o grupo terrorista Hamas cometeu estupro, "tortura sexual" e outros tratamentos cruéis e desumanos às mulheres durante os ataques de 7 de outubro, que deram início à guerra Israel-Hamas. Segundo o relatório, foram reunidas informações circunstanciais críveis, que podem ser indicativas de algumas formas de violência sexual, incluindo mutilação genital, tortura sexual ou tratamento cruel, desumano e degradante. O Hammas nega as acusações.

As negociações de cessar-fogo entre o Hamas e mediadores foram interrompidas nesta terça-feira no Cairo, sem avanços, com apenas alguns dias para uma possível suspensão dos combates a tempo do início do Ramadã. O alto funcionário do Hamas, BASSEM NAIM, disse à Reuters que o grupo militante apresentou sua proposta de acordo de cessar-fogo aos mediadores durante dois dias de negociações e agora está esperando uma resposta dos israelenses, que ficaram fora dessa rodada. Israel se recusou a comentar publicamente as negociações no Cairo.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que o ex-presidente DONALD TRUMP pode disputar as eleições presidenciais, que acontecem em novembro. Com a decisão, TRUMP segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano. Ele é o favorito para concorrer pela sigla. A decisão ocorre na véspera da Superterça, a data na qual 15 estados e um território norte-americano votam de forma simultânea para escolher os candidatos. A expectativa é que TRUMP amplie a vantagem sobre a adversária NIKKI HALEY e praticamente assegure sua candidatura à Casa Branca.

O Ministério do Trabalho informou que a proposta de lei do governo federal para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos terá um piso mínimo de 32 reais e nove centavos por hora de trabalho e alíquota de contribuição previdenciária de 27 e meio por cento. O Projeto de Lei Complementar está com o Congresso e, se aprovado, entrará em vigor em 90 dias depois da sanção. A nova categoria foi denominada de "trabalhador autônomo por plataforma" e receberá, ao menos, um salário mínimo. As mulheres que atuam como motoristas nas plataformas terão direito ao auxílio-maternidade também. O texto determina que o período máximo de conexão do trabalhador a uma mesma plataforma não poderá ultrapassar 12 horas diárias.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira, o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio, perto de formar maioria para fixar uma quantidade da droga para diferenciar o usuário de um eventual investigado por tráfico. O placar do julgamento está em 5 a 1. A discussão será retomada com o voto-vista do ministro ANDRÉ MENDONÇA. O presidente da Corte máxima, LUÍS ROBERTO BARROSO, ressaltou nesta segunda que o objetivo do STF, com o julgamento, é fazer com que se crie uma regra “que valha para todo mundo e não seja definida pelo policial no ato da prisão”. Ele disse que o STF vai decidir qual a quantidade que deve ser considerada para tratar como porte ou tráfico e que não se trata de descriminalizar uso da maconha.

Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda, de acordo com levantamento realizado pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70 milhões para 72 milhões e 700 mil pessoas em janeiro deste ano. O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda.

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida entre os inadimplentes, desde o ano de 2018 até 2023. No ano passado, o cartão de crédito correspondia à principal dívida para 55 por cento dos endividados.

O Ministério Público de Santa Catarina apresentou uma denúncia contra nove pessoas envolvidas em casos de corrupção no Detran de Joinville, incluindo crimes como o de violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e associação criminosa. Agora, tornam-se réus três ex-servidores públicos contratados pelo órgão de trânsito estadual, uma servidora do órgão que ainda estava em atividade, o vereador MAURICINHO SOARES, um despachante, um advogado e mais dois particulares que atuavam como intermediários ou beneficiários dos atos criminosos.

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria coma Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, lançam na próxima segunda-feira a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher que visa conscientizar alunos da Rede Estadual sobre o tema por meio de diversas ações pedagógicas. Com a campanha, o Governo de Santa Catarina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos, assegurando que os alunos e alunas conheçam os seus direitos, para exercê-los e saibam orientar quem precisa de proteção. A Semana também vai abordar a importância das vítimas não se calarem diante do ciclo de violência e fazer a denúncia. A sugestão é que as escolas estaduais promovam ações que envolvam o tema durante a semana de 11 a 18 de março.

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc avalia nesta terça-feira dois projetos de lei contra uso de cigarros e drogas ilícitas em espaços públicos, ambos com previsão de multa. Se passarem pelas comissões, as propostas ainda precisam do crivo do plenário e da sanção do governador JORGINHO MELLO para serem aplicadas. Um dos projetos, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, determina que fica proibido o consumo de cigarro e derivados do tabaco nos parques do estado com multa de cinco mil reais. Outro projeto de lei, do deputado DELEGADO EGÍDIO, prevê “sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos portando para consumo ou consumindo drogas ilícitas”. O valor da multa a ser aplicada é de um salário mínimo regional.

A Secretaria de Administração e o Setor de Tributos da Prefeitura de Belmonte, anunciaram, nesta terça-feira, as datas de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano de 2024. Além disso, foram fixadas as taxas de lixo e de Fiscalização de Localização e Funcionamento. O documento ainda prevê pagamento dos valores à vista ou em até quatro parcelas. Estão determinadas as datas de 15 de abril para a primeira parcela, seguida de 15 de maio, 15 de junho e 17 de julho para as demais. A parcela única pode ser paga até 15 de abril, com 20 por cento de desconto. O parcelamento pode ser feito em quatro vezes. Para ter acesso ao carnê, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura ou ir até ao Setor de Tributos.

A montagem da estrutura básica de estandes para a Efrait de Itapiranga foi finalizada nesta segunda-feira e a partir de hoje os expositores vão organizar os espaços e levar as mercadorias para o evento. A feira será aberta para a visitação do público as duas horas da tarde de sexta-feira. Mais tarde, as sete horas da noite, ocorre a abertura oficial no palco cultural, no pavilhão B. A Efrait, que será realizada depois de cinco anos, prossegue até domingo no complexo Oktober. Na sexta-feira, dia 08 de março, a feira terá show com as Bandas "Dazantigas" de Chapecó e "Acústicos e Valvulados". No sábado, 09 de março, "Felipe e Fernando", de Iporã do Oeste e a principal atração "Hugo e Guilherme” com cobrança de ingresso. Já no domingo, 10 de março, o show será com "Portal Gaúcho".

Com o slogan "História, Inovação e Negócios", a décima primeira Efrait possui mais de 160 estandes, com aproximadamente 100 expositores.A informação é do coordenador geral da Comissão Central Organizadora, ALEXANDRE SIQUEIRA. Ele citounque a programação deste ano está bastante diversificada com várias atrações culturais e musicais. Além disso, a coordenação da Efrait organizou espaço para o turismo local e regional, sala do empreendedor e setor agrícola. SIQUEIRA menciona o envolvimento da Secretaria Municipal da Agricultura para promover várias ações em prol do agronegócio e também apresentar o potencial que o município possui.

A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste e o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram na manhã desta segunda-feira, a aula inaugural do programa Pelotão Mirim. Neste ano, a iniciativa atenderá 30 adolescentes divididos em duas turmas no contra turno escolar. O Pelotão Mirim, que completa 33 anos de atividades nesta terça-feira, é voltado para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, além de incentivar valores éticos e morais, como o respeito e a convivência comunitária. Os alunos que vão participar das aulas neste ano foram selecionados pela secretária de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO, as equipes da pasta têm trabalhado de forma comprometida na gestão de programas e serviços voltados às famílias em situação de vulnerabilidade social ou econômica e o Pelotão Mirim é uma dessas ações. Ela destacou ainda algumas intervenções para melhorar a estrutura do programa Pelotão Mirim, a exemplo da legislação homologada em 2023 a fim de amparar legalmente todas as atividades e investimentos feitos; a inclusão de meninas no programa; a contratação de uma pedagoga; a inclusão de programações fora do espaço do 14º RCMec; aquisição de uniforme e tênis para as aulas e aquisição de quimonos para oficina de jiu-jitsu. As aulas serão realizadas no quartel do exército.

Uma Solenidade Militar realizada na manhã desta segunda-feira marcou as comemorações dos 33 anos do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira na Sede do Batalhão, em São Miguel do Oeste. Durante o ato, foi feita a entrega de elogios para Policiais Militares lotados no nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira e para policiais militares lotados no batalhão que se destacaram por suas ações frente às atividades e policiamento na região de fronteira. Também, foi realizada a entrega da Medalha Comemorativa do décimo primeiro batalhão a Militares da Polícia Militar de Santa Catarina, da Polícia Militar do Paraná, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Na oportunidade, foi entregue ainda a Medalha Lealdade de Constância para os policiais militares que foram para a Reserva Remunerada ou Reformados em decorrência do serviço policial militar.

O Conselho Regional de Contabilidade realizou, na manhã desta segunda-feira a edição do Café da Manhã do CRC em São Miguel do Oeste. O evento aconteceu no Hotel Figueiras e teve dois objetivos. Um deles foi uma palestra sobre a “Reforma Tributária” ministrada pelo contador ROBERTO MERLO. Além disso, o encontro serviu para divulgar o Congresso Brasileiro de Contabilidade que será realizado em Balneário Camboriú no mês de setembro. O evento da manhã desta segunda contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, MARISA LUCIANA SCHVABE, do ex-presidente do CRC, JUAREZ DOMINGUES CARNEIRO e do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, SERGIO FARACO.

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é realizado a cada quatro anos e, pela primeira vez, vai acontecer em Santa Catarina. O evento vai discutir uma série de assuntos ligados a contabilidade e reunir os mais respeitados nomes da área contábil nacional e internacional. O Congresso está programado para os dias 8, 9, 10 e 11 de setembro no Expocentro de Balneário Camboriú. De acordo com a presidente do CRC, MARISA SCHVABE, a previsão é reunir cerca de seis mil pessoas, mil somente de profissionais do estado. Ela disse que sediar o Congresso Nacional de Contabilidade pela primeira tem um significado especial para os contadores e para o estado, afinal, o evento tem um impacto econômico para Santa Catarina. MARISA disse que serão mais de 300 atividades técnicas e mais de 300 palestras com todos os temas que afetam a contabilidade.

A Reforma Tributária vai causar impactos em toda a sociedade, mas ainda não é possível afirmar se as mudanças vão reduzir a carga tributária. O comentário é da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, MARISA SCHVABE. Ela disse que a reforma ainda precisa ser regulamentada. A presidente destacou, no Peperi Entrevista desta segunda-feira que a expectativa é de que a reforma simplifique o sistema tributário, mas que ainda é cedo para fazer qualquer conclusão sobre as alterações.

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste desde o mês passado um projeto de lei que visa reajustar o valor do vale-alimentação para os servidores do poder legislativo. O documento é de autoria do presidente PAULO DRUMM e foi apresentado no último dia oito de fevereiro. O projeto já foi analisado pelas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamentos, sendo que em ambas comissões, os integrantes decidiram não emitir parecer, por entender que o texto precisa de uma melhor compreensão, haja visto que o tema gerou discordância entre os vereadores. A matéria ainda não tem previsão de data para votação no plenário do poder legislativo. A proposta aumenta o vale de 950 para mil 250 reais por mês.

O vereador CARLOS AGOSTINI já se posicionou contra ao projeto de reajuste do vale alimentação dos servidores da câmara. Ele lembrou que atualmente os servidores da Câmara de Vereadores recebem 950 reais de auxílio-alimentação e o projeto aumento para mil 250 reais mensais, representando um aumento de 300 reais mensais para cada servidor. Ele pontuou que em janeiro já houve o reajuste salarial e por isso não haveria motivos para um novo aumento. CARLOS AGOSTINI salientou que os servidores da prefeitura recebem atualmente 550 reais mensais de auxílio-alimentação, ou seja, 400 reais a menos que os do legislativo e caso o projeto for aprovado, a diferença vai subir para 700 reais mensais. Ele reforçou ser contra o projeto por entender que o dinheiro público não pode ser usado para beneficiar algumas pessoas e classes.

O vereador CARLOS AGOSTINI frisou que os salários atuais dos servidores da Câmara são ótimos e variam entre cinco mil e 500 a 30 mil reais, fora o valor do vale-alimentação, o que reforçando ainda mais os valores recebidos pelos funcionários. Para ele, esses valores poderiam ser devolvidos para a prefeitura para investimento em Saúde e Educação, por exemplo. Questionado se haverá mobilização junto aos demais vereadores para votar contra o projeto, ele comentou que espera bom senso dos colegas na análise. AGOSTINI disse que não pode concordar com esse aumento que vai criar uma espécie de “vale caviar” para os servidores do poder legislativo.

O presidente do legislativo e autor do projeto, PAULO DRUMM, lembrou o trabalho anual de negociação salarial entre as categorias, não sendo diferente no caso dos servidores da Câmara. Ele citou que no começo do ano não houve aumento salarial, mas sim, a reposição inflacionária e a maneira encontrada para aumentar de fato os salários foi através do vale-alimentação. Ele declarou que o valor cria justiça, haja visto que o montante é o mesmo para todos. Sobre as declarações do vereador CARLOS AGOSTINI, PAULO DRUMM disse que respeita as opiniões, porém, achou incoerente a postura adotada, haja visto que recentemente o vereador defendeu a utilização de dinheiro público na pista de Kart, sendo que, a prefeitura investiu no local 342 mil reais. Ele comentou que esse recurso também poderia ser investido em Saúde e Educação como defendeu AGOSTINI.

O vereador CARLOS AGOSTINI está se aproveitando dessa pauta para fortalecer a sua pré-candidatura nas eleições desse ano. A declaração é do vereador PAULO DRUMM. Ele frisou que preza pela economia e pela valorização dos funcionários públicos e rebateu a fala do vereador AGOSTINI sobre a diferença do vale-alimentação entre os servidores da Câmara e da prefeitura. Ele explicou que caso a Administração não tivesse suspendido o vale aos funcionários, os valores seriam maiores que 800 reais mensais para cada um, valor próximo ao pago atualmente no legislativo. Ele reforçou que o vale da câmara não está maior, mas sim a diferença é que os valores sempre foram pagos, diferentemente da prefeitura.

A Polícia Militar apreendeu 11 caixas de vinho trazidas ilegalmente para o Brasil nesta segunda-feira. Por volta das quatro e meia da tarde, uma guarnição realizava rondas na Rua Pedro Werlang em Guaraciaba quando visualizou um veículo com a traseira baixa e “fechado” com películas. O carro foi abordado e os policiais encontraram, no porta malas, 11 caixas de vinho, totalizando 66 unidades em garrafas de 750 ml, todas adquiridos na Argentina, sem o devido despacho aduaneiro. Diante do fato, a carga foi apreendida e entregue na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou uma ocorrência de lesão corporal leve dolosa na tarde desta segunda-feira. O fato aconteceu por volta das três horas na rua Willy Barth, Bairro São Sebastião. O homem que chamou a PM relatou que teve uma discussão com a companheira e que ela acabou o agredindo com uma faca. Ele sofreu ferimentos no ombro e na mão esquerda. O Corpo de Bombeiros foi chamado para prestar atendimento ao homem. Ele recebeu os primeiros socorros no local e posteriormente foi conduziu para o Hospital Regional. A Polícia Militar realizou buscas pela cidade, mas a autora dos fatos não foi localizada.

Um homem arrombou um posto de saúde em Cunha Porã e furtou medicamentos do local nesta segunda-feira. Por volta das oito horas da manhã desta segunda-feira, a Polícia Militar foi acionada para registro de uma ocorrência de arrombamento no posto de saúde central, localizado na rua Euclides da Cunha. O ladrão arrombou a janela lateral do estabelecimento e revirou todo o estabelecimento. Os armários que acondicionavam remédios também foram arrombados, causando prejuízo considerável nas instalações da unidade de saúde. De acordo com funcionários, várias caixas de medicamentos controlados foram furtadas.

Um homem de 27 anos, suspeito de arrombar e furtar remédios em um posto de saúde de Cunha Porã foi preso pela Polícia Militar no final da manhã desta segunda-feira. A guarnição da PM iniciou as buscas logo depois de fazer o boletim de ocorrência e, por volta das 11 horas da manhã, foi até uma residência localizada no bairro Progresso. Os policiais encontraram os medicamentos escondidos debaixo de um sofá. O morador de 27 anos admitiu ter cometido o furto. De acordo com a PM, ele estava sob monitoramento por tornozeleira eletrônica, mas havia rompido o equipamento antes cometer o furto. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Morreu nesta segunda-feira, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, JAIRO JORGE KICH, de 50 anos, vítima de um acidente de trânsito no dia 17 de setembro de 2023 na SC-163, em Linha Cruzinhas, no interior de Descanso. Morador de Mondaí, ele conduzia uma motocicleta HondaSH 150, que se envolveu em uma colisão com um Corsa, emplacado em Belmonte. A vítima foi encontrada caída às margens da rodovia, inconsciente, com sinais vitais alterados, politraumatizado, com traumatismo craniano e possível lesão na coluna vertebral. O motociclista foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional, onde ficou internado cerca de 60 dias na UTI e posteriormente em um quarto. O velório de JAIRO JORGE KICH está sendo realizado na Igreja Evangélica de Linha Lajú, no interior de Mondaí. O sepultamento será às quatro da tarde de hoje no cemitério da comunidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.