-STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE PORTE DE MACONHA NESTA QUARTA
-PROJETO PREVÊ MULTA DE UM SALÁRIO PARA QUEM CONSUMIR DROGAS EM ÁREAS PÚBLICAS
-DENGUE MUDA ROTINA DAS PESSOAS NOS CUIDADOS COM O MOSQUITO
-ITAPIRANGA TERÁ PONTO FACULTATIVO NA ABERTURA DA EFRAIT
-CÂMARA PREPARA PROJETO PARA LIMITAR BEBIDAS EM LOCAIS PÚBLICOS
-ASSEMIT PROMOVE EVENTO SOBRE EMPREENDEDORISMO NO AGRO
-LADRÃO COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É PRESO POR FURTO EM POSTO DE SAÚDE
-HOMEM FICA FERIDO AO SER AGREDIDO COM FACA PELA COMPANHEIRA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas relatou nesta segunda-feira que há "motivos razoáveis" para acreditar que o grupo terrorista Hamas cometeu estupro, "tortura sexual" e outros tratamentos cruéis e desumanos às mulheres durante os ataques de 7 de outubro, que deram início à guerra Israel-Hamas. Segundo o relatório, foram reunidas informações circunstanciais críveis, que podem ser indicativas de algumas formas de violência sexual, incluindo mutilação genital, tortura sexual ou tratamento cruel, desumano e degradante. O Hammas nega as acusações.
As negociações de cessar-fogo entre o Hamas e mediadores foram interrompidas nesta terça-feira no Cairo, sem avanços, com apenas alguns dias para uma possível suspensão dos combates a tempo do início do Ramadã. O alto funcionário do Hamas, BASSEM NAIM, disse à Reuters que o grupo militante apresentou sua proposta de acordo de cessar-fogo aos mediadores durante dois dias de negociações e agora está esperando uma resposta dos israelenses, que ficaram fora dessa rodada. Israel se recusou a comentar publicamente as negociações no Cairo.
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que o ex-presidente DONALD TRUMP pode disputar as eleições presidenciais, que acontecem em novembro. Com a decisão, TRUMP segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano. Ele é o favorito para concorrer pela sigla. A decisão ocorre na véspera da Superterça, a data na qual 15 estados e um território norte-americano votam de forma simultânea para escolher os candidatos. A expectativa é que TRUMP amplie a vantagem sobre a adversária NIKKI HALEY e praticamente assegure sua candidatura à Casa Branca.
O Ministério do Trabalho informou que a proposta de lei do governo federal para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos terá um piso mínimo de 32 reais e nove centavos por hora de trabalho e alíquota de contribuição previdenciária de 27 e meio por cento. O Projeto de Lei Complementar está com o Congresso e, se aprovado, entrará em vigor em 90 dias depois da sanção. A nova categoria foi denominada de "trabalhador autônomo por plataforma" e receberá, ao menos, um salário mínimo. As mulheres que atuam como motoristas nas plataformas terão direito ao auxílio-maternidade também. O texto determina que o período máximo de conexão do trabalhador a uma mesma plataforma não poderá ultrapassar 12 horas diárias.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira, o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio, perto de formar maioria para fixar uma quantidade da droga para diferenciar o usuário de um eventual investigado por tráfico. O placar do julgamento está em 5 a 1. A discussão será retomada com o voto-vista do ministro ANDRÉ MENDONÇA. O presidente da Corte máxima, LUÍS ROBERTO BARROSO, ressaltou nesta segunda que o objetivo do STF, com o julgamento, é fazer com que se crie uma regra “que valha para todo mundo e não seja definida pelo policial no ato da prisão”. Ele disse que o STF vai decidir qual a quantidade que deve ser considerada para tratar como porte ou tráfico e que não se trata de descriminalizar uso da maconha.
Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda, de acordo com levantamento realizado pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70 milhões para 72 milhões e 700 mil pessoas em janeiro deste ano. O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda. O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida entre os inadimplentes, desde o ano de 2018 até 2023. No ano passado, o cartão de crédito correspondia à principal dívida para 55 por cento dos endividados.
O Ministério Público de Santa Catarina apresentou uma denúncia contra nove pessoas envolvidas em casos de corrupção no Detran de Joinville, incluindo crimes como o de violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e associação criminosa. Agora, tornam-se réus três ex-servidores públicos contratados pelo órgão de trânsito estadual, uma servidora do órgão que ainda estava em atividade, o vereador MAURICINHO SOARES, um despachante, um advogado e mais dois particulares que atuavam como intermediários ou beneficiários dos atos criminosos.
A Secretaria de Estado da Educação, em parceria coma Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, lançam na próxima segunda-feira a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher que visa conscientizar alunos da Rede Estadual sobre o tema por meio de diversas ações pedagógicas. Com a campanha, o Governo de Santa Catarina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos, assegurando que os alunos e alunas conheçam os seus direitos, para exercê-los e saibam orientar quem precisa de proteção. A Semana também vai abordar a importância das vítimas não se calarem diante do ciclo de violência e fazer a denúncia. A sugestão é que as escolas estaduais promovam ações que envolvam o tema durante a semana de 11 a 18 de março.
A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc avalia nesta terça-feira dois projetos de lei contra uso de cigarros e drogas ilícitas em espaços públicos, ambos com previsão de multa. Se passarem pelas comissões, as propostas ainda precisam do crivo do plenário e da sanção do governador JORGINHO MELLO para serem aplicadas. Um dos projetos, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, determina que fica proibido o consumo de cigarro e derivados do tabaco nos parques do estado com multa de cinco mil reais. Outro projeto de lei, do deputado DELEGADO EGÍDIO, prevê “sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos portando para consumo ou consumindo drogas ilícitas”. O valor da multa a ser aplicada é de um salário mínimo regional.
Itapiranga terá ponto facultativo na abertura da Efrait. O prefeito ALEXANDRE RIBAS decretou ponto facultativo para a tarde desta sexta-feira. O trabalho na prefeitura vai ocorrer em turno único das sete horas às 13 horas. Os serviços de urgências serão mantidos no sistema de plantão. Os estandes para visitação da Efrait abrem às 14 horas, no Complexo Oktober. O cerimonial de abertura está marcado para às 19 horas, no palco cultural, no pavilhão B. A visitação aos estandes e setor agropecuário prossegue até às 21 horas e 30 minutos. Às 14 horas terá palestra com o tema; Plantas de cobertura e conservação do solo - caminhos da produtividade, com o Agrônomo LEANDRO DO PRADO WILDNER, mestre em Agronomia - Biodinâmica e Produtividade do Solo. Ainda terá apresentação por parte da Secretaria Municipal de Agricultura no setor agropecuário.
Migração da Rádio Atalaia para FM só depende agora da Celesc. Todas as fases para a emissora passar de Amplitude Modulada para Frequência Modulada já foram executadas com planejamento, preparativos e aquisição de equipamentos. A única dependência agora está na troca de transformador para abastecer os transmissores e a torre com energia segura, como precisa. Conforme o diretor geral da Rede Peperi – ADILSON BALDISERA, uma empresa especializada foi contratada para executar a obra. Só que o projeto é longo e precisa passar pela Celesc em Florianópolis. Depois de aprovado retorna para a Celesc Regional em São Miguel do Oeste, para finalmente haver instalação da energia adequada.
Itapiranga possui um destaque negativo no cenário regional em relação a dengue. Município é recordista no Extremo Oeste em incidência da doença. Conforme o Fiscal Sanitário, ALCENIR BENÁCHIO, o trabalho é intenso no combate ao mosquito Aedes Aegypt com atuação dos agentes de endemias, fumacê, fiscalização e publicações diária em busca de conscientização. Conforme o Fiscal, o perímetro urbano possui alta transmissão da doença e necessita combater os mosquitos adultos com a realização semanal do fumacê, em ação coordenada pela Regional da Saúde. Conforme BENÁCHIO, a dengue provoca aumento nos custos da saúde e exige um empenho extra dos servidores para atender maior fluxo de pacientes nas unidades básicas.
Com a gravidade da dengue em Itapiranga, população muda hábitos no combate aos focos do mosquito transmissor da Dengue. A observação é do fiscal sanitário ALCENIR BENÁCHIO. Ele faz uma comparação que nos anos anteriores, com presença do mosquito, mas sem a doença, existia uma dificuldade maior em convencer as pessoas sobre a necessidade de eliminar criadouros do inseto. A partir do surgimento da doença, as pessoas passaram a ter maior interesse na limpeza de espaços nas residências e empresas. BENÁCHIO avalia que ainda é preciso evoluir no controle do mosquito e a prevenção é necessária para evitar uma situação ainda mais crítica. Já são 500 casos confirmados de dengue em Itapiranga e mais de mil suspeitos.
O governo federal vai licitar a recuperação da BR 282 em lotes e, neste momento, o trecho da rodovia entre São Miguel do Oeste e Maravilha está fora do planejamento. A informação é do prefeito de Guarujá do Sul e vice-presidente da Fecam, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele explicou que, neste momento, a licitação que está em andamento contempla os trechos de Chapecó a Maravilha e de Maravilha até a divisa com o Rio Grande do Sul pela BR 158 que são, segundo o prefeito, os pontos mais críticos. Outro ponto importante do encontro, de acordo com ele, foi o entendimento de que Santa Catarina precisa investir na construção de uma ferrovia como alternativa ao transporte ferroviário.
A federalização da SC 163 não é uma condição para o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita no Rio Grande do Sul. A observação é do prefeito de Guarujá do Sul e vice-presidente da Fecam, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele disse que o superintendente do Dnit no estado, ALISSON ANDRADE, explicou que os dois processos vão andar de modo paralelo, ou seja, a tramitação da federalização será simultânea aos encaminhados para a construção da ponte. WESCHENFELDER disse ainda que ao objetivo do governo era começar a ponte ainda neste ano, mas a obra deve ficar mesmo para 2025.
Itapiranga busca alternativas para disciplinar uso de locais públicos. E tem inspiração em leis de São Miguel do Oeste para tornar o uso de espaços públicos em Itapiranga um convívio mais harmonioso. Os vereadores analisam projetos de outras cidades para buscarem soluções para um antigo problema em Itapiranga e que está se agravando. Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores, ROBERTO BASTO, medidas adotadas nas cidades de São Miguel do Oeste e Chapecó, servem de referência, pois tiveram resultado positivo. Ele menciona que não é mais possível admitir a situação atual de vandalismo, brigas e bebedeiras em locais públicos no centro da cidade.
O vereador salienta que não é questão de proibir as pessoas de frequentar este slocais que o governo municipal tem realizado investimentos ao longo de vários anos. A meta é impor limites e permitir que pessoas dispostas a curtir de forma civilizada, podem comparecer sem serem importunadas por vândalos. Conforme BASTO, o projeto de lei está sendo bem fundamentado, com auxilio de autoridades policiais, assessoria jurídica e ações que deram certo em outras cidades. Comenta ainda que o debate será aprofundado para em breve ser colocado em votação. ROBERTO BASTO destaca ainda que Itapiranga precisa lidar com a questão que envolve o grande número de estrangeiros, com impactos na educação, saúde, moradia e assistência social. Já o vandalismo conta com presença de moradores de Itapiranga e ainda de pessoas do Rio Grande do Sul.
Assemit promove evento sobre Empreendedorismo no Agro. A Associação Empresarial de Itapiranga, está ampliando sua atuação e lançou campanha para atrair produtores rurais. O projeto é ter os empresários do agronegócio entre os associados e oferecer benefícios que o associativismo proporciona em vários aspectos. Novas exigências, incluindo da Receita Federal e desafios de uma empresa rural, motivam a Assemit estar mais próxima do empresário rural. Conforme o presidente da Assemit, FRANCELINO ROBEIRO, a base da economia itapiranguense está no Agro, com destaque para produção de leite, aves e suínos. Ele chama atenção que é preciso ter os produtores rurais mais próximos para contribuírem com o fortalecimento da associação e ao mesmo tempo terem vantagens. /
Nesta terça-feira ocorre evento sobre Empreendedorismo no Agronegócio. Será uma oportunidade para oferecer capacitação aos produtores rurais em um Painel com o Gerente Administrativo da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, DANIEL BRANDÃO, além de uma abordagem do Sócio Proprietário da Agroindústria Serafini, MARIOCIR SERAFINI. Outro destaque seráa Palestra; Soluções para o Agronegócio com o produtor e presidente da Associação dos Empresários de Iporã do Oeste, MILTON MELZ. A programação desta terça-feira ocorre no auditório da Assemit, a partir das 14 horas e não terá custos aos participantes. FRANCELINO RIBEIRO salienta que já é tradicional a realização de eventos voltados ao comércio, indústria, prestação de serviços e agora também será contemplado o produtor rural.
Homem com tornozeleira eletrônica é preso por arrombamento e furto em posto de saúde. A ocorrência foi registrada na manhã de ontem, em Cunha Porã. Uma janela lateral do estabelecimento foi arrombada; todo o interior foi revirado e alguns armários com remédios também foram arrombados, causando prejuízo considerável nas instalações da unidade de saúde. De acordo com funcionários, várias caixas de medicamentos controlados haviam sido furtadas. Próximo ao meio dia, a Polícia Militar identificou o autor, em uma residência no bairro Progresso, onde, debaixo de um sofá, encontrou os medicamentos furtados. Um homem de 27 anos, que residia no local admitiu ter cometido o furto. Ele foi preso em flagrante. Ele estava com monitoramento por tornozeleira eletrônica, mas havia rompido o equipamento antes cometer o furto.
Polícia Civil de São Miguel do Oeste já cumpriu 23 mandados de prisão neste ano. As equipes da Polícia Civil de São Miguel do Oeste cumpriram, nos dois primeiros meses do ano, 23 mandados judiciais de prisão. 12 pessoas foram presas pela Divisão de Investigação Criminal e 11 pela Delegacia de Polícia de Comarca. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, pela Diretoria de Polícia da Fronteira, Difron. Nos 89 municípios da região oeste, entre o dia primeiro de janeiro e 29 de fevereiro, as delegacias de polícia localizaram 183 pessoas com mandados judiciais de prisão. O número representa um crescimento de 48 por cento na comparação com os dois primeiros meses de 2023. Além das prisões, as equipes da Polícia Civil cumpriram 195 mandados de busca e apreensão. O relatório divulgado pela Diretoria de Polícia da Fronteira, Difron, também aponta uma redução de 40 por cento no número de homicídio na região neste ano.
Vítima de acidente na SC-163 morre após seis meses de internação. Morreu nesta segunda-feira, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, JAIRO JORGE KICH, de 50 anos, vítima de um acidente de trânsito registrado em 17 de setembro de 2023 na SC-163, em Linha Cruzinhas, no interior de Descanso. Morador de Mondaí, ele conduzia uma motocicleta Honda 150, que se envolveu em uma colisão com um Corsa, emplacado em Belmonte. A vítima foi encontrada caída às margens da rodovia, inconsciente, com sinais vitais alterados, politraumatizado, com traumatismo craniano e possível lesão na coluna vertebral. O motociclista foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional, onde ficou internado cerca de 60 dias na UTI e posteriormente em um quarto.
Homem fica ferido ao ser agredido com faca pela companheira. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou uma ocorrência de lesão corporal leve dolosa na tarde desta segunda-feira. O fato aconteceu por volta das 15h na rua Willy Barth, Bairro São Sebastião. O homem que chamou a PM relatou que teve uma discussão com a companheira e que ela acabou o agredindo com uma faca. Ele sofreu ferimentos no ombro e na mão esquerda. O Corpo de Bombeiros foi chamada para prestar atendimento ao homem. Ele recebeu os primeiros socorros no local e posteriormente foi conduziu para o Hospital Regional. A Polícia Militar realizou buscas pela cidade, mas a autora dos fatos não foi localizada.