ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 05.03.24

-STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE PORTE DE MACONHA NESTA QUARTA

-PROJETO PREVÊ MULTA DE UM SALÁRIO PARA QUEM CONSUMIR DROGAS EM ÁREAS PÚBLICAS

-EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO TERÁ FOCO NA GASTRONOMIA

-EMPRESA FAZ PARCERIAS COM ADMINISTRAÇÕES PARA IMPLEMENTAR O PROGRAMA LAR LEGAL RURAL

-PM REALIZA REUNIÃO PARA DEFINIR INÍCIO DAS AULAS DO PROERD

-EMPRESA RESPONSÁVEL PELA RECOLHA DOS VOLUMOSOS REALIZA RECLAMAÇÃO

-NÚMERO DE VENEZUELANOS AUMENTA DEVIDO A DISPONIBILIDADE DE EMPREGOS NA REGIÃO

-ASSOCIAÇÃO PADRE ROMUALDO DEFINE NOVOS MEMBROS DA DIRETORIA

-PM APREENDE 66 GARRAFAS DE VINHO PROVENIENTES DA ARGENTINA

-POLÍCIA CIVIL JÁ CUMPRIU 23 MANDADOS DE PRISÃO SÓ ESSE ANO

O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas relatou nesta segunda-feira que há "motivos razoáveis" para acreditar que o grupo terrorista Hamas cometeu estupro, "tortura sexual" e outros tratamentos cruéis e desumanos às mulheres durante os ataques de 7 de outubro, que deram início à guerra Israel-Hamas. Segundo o relatório, foram reunidas informações circunstanciais críveis, que podem ser indicativas de algumas formas de violência sexual, incluindo mutilação genital, tortura sexual ou tratamento cruel, desumano e degradante. O Hammas nega as acusações.

As negociações de cessar-fogo entre o Hamas e mediadores foram interrompidas nesta terça-feira no Cairo, sem avanços, com apenas alguns dias para uma possível suspensão dos combates a tempo do início do Ramadã. O alto funcionário do Hamas, BASSEM NAIM, disse à Reuters que o grupo militante apresentou sua proposta de acordo de cessar-fogo aos mediadores durante dois dias de negociações e agora está esperando uma resposta dos israelenses, que ficaram fora dessa rodada. Israel se recusou a comentar publicamente as negociações no Cairo.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que o ex-presidente DONALD TRUMP pode disputar as eleições presidenciais, que acontecem em novembro. Com a decisão, TRUMP segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano. Ele é o favorito para concorrer pela sigla. A decisão ocorre na véspera da Superterça, a data na qual 15 estados e um território norte-americano votam de forma simultânea para escolher os candidatos. A expectativa é que TRUMP amplie a vantagem sobre a adversária NIKKI HALEY e praticamente assegure sua candidatura à Casa Branca.

-STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE PORTE DE MACONHA NESTA QUARTA

O Ministério do Trabalho informou que a proposta de lei do governo federal para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos terá um piso mínimo de 32 reais e nove centavos por hora de trabalho e alíquota de contribuição previdenciária de 27 e meio por cento. O Projeto de Lei Complementar está com o Congresso e, se aprovado, entrará em vigor em 90 dias depois da sanção. A nova categoria foi denominada de "trabalhador autônomo por plataforma" e receberá, ao menos, um salário mínimo. As mulheres que atuam como motoristas nas plataformas terão direito ao auxílio-maternidade também. O texto determina que o período máximo de conexão do trabalhador a uma mesma plataforma não poderá ultrapassar 12 horas diárias.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira, o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio, perto de formar maioria para fixar uma quantidade da droga para diferenciar o usuário de um eventual investigado por tráfico. O placar do julgamento está em 5 a 1. A discussão será retomada com o voto-vista do ministro ANDRÉ MENDONÇA. O presidente da Corte máxima, LUÍS ROBERTO BARROSO, ressaltou nesta segunda que o objetivo do STF, com o julgamento, é fazer com que se crie uma regra “que valha para todo mundo e não seja definida pelo policial no ato da prisão”. Ele disse que o STF vai decidir qual a quantidade que deve ser considerada para tratar como porte ou tráfico e que não se trata de descriminalizar uso da maconha.

Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda, de acordo com levantamento realizado pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70 milhões para 72 milhões e 700 mil pessoas em janeiro deste ano. O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda.

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida entre os inadimplentes, desde o ano de 2018 até 2023. No ano passado, o cartão de crédito correspondia à principal dívida para 55 por cento dos endividados.

-PROJETO PREVÊ MULTA DE UM SALÁRIO PARA QUEM CONSUMIR DROGAS EM ÁREAS PÚBLICAS

O Ministério Público de Santa Catarina apresentou uma denúncia contra nove pessoas envolvidas em casos de corrupção no Detran de Joinville, incluindo crimes como o de violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e associação criminosa. Agora, tornam-se réus três ex-servidores públicos contratados pelo órgão de trânsito estadual, uma servidora do órgão que ainda estava em atividade, o vereador MAURICINHO SOARES, um despachante, um advogado e mais dois particulares que atuavam como intermediários ou beneficiários dos atos criminosos.

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria coma Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, lançam na próxima segunda-feira a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher que visa conscientizar alunos da Rede Estadual sobre o tema por meio de diversas ações pedagógicas. Com a campanha, o Governo de Santa Catarina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos, assegurando que os alunos e alunas conheçam os seus direitos, para exercê-los e saibam orientar quem precisa de proteção. A Semana também vai abordar a importância das vítimas não se calarem diante do ciclo de violência e fazer a denúncia.A sugestão é que as escolas estaduais promovam ações que envolvam o tema durante a semana de 11 a 18 de março.

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc avalia nesta terça-feira dois projetos de lei contra uso de cigarros e drogas ilícitas em espaços públicos, ambos com previsão de multa. Se passarem pelas comissões, as propostas ainda precisam do crivo do plenário e da sanção do governador JORGINHO MELLO para serem aplicadas. Um dos projetos, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, determina que fica proibido o consumo de cigarro e derivados do tabaco nos parques do estado com multa de cinco mil reais. Outro projeto de lei, do deputado DELEGADO EGÍDIO, prevê “sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos portando para consumo ou consumindo drogas ilícitas”. O valor da multa a ser aplicada é de um salário mínimo regional.

-EMPRESA FAZ PARCERIAS COM ADMINISTRAÇÕES PARA IMPLEMENTAR O PROGRAMA LAR LEGAL RURAL

-EMPRESA RESPONSPAVEL PELA RECOLHA DOS VOLUMOSOS REALIZA RECLAMAÇÃO

Migração da Rádio Atalaia para FM só depende agora da Celesc. Todas as fases para a emissora passar de Amplitude Modulada para Frequência Modulada já foram executadas com planejamento, preparativos e aquisição de equipamentos. A única dependência agora está na troca do transformador para abastecer os transmissores e a torre com energia segura, como precisa. Conforme o diretor geral da Rede Peperi – ADILSON BALDISERA, uma empresa especializada foi contratada para executar a obra. Só que o projeto é longo e precisa passar pela Celesc em Florianópolis. Depois de aprovado retorna para a Celesc Regional em São Miguel do Oeste, para finalmente haver instalação da energia adequada.

No último sábado houve a escolha das soberanas guarujaenses 2024. A informação é da Diretora de Cultura de Guarujá do Sul, LUANA RANGEL. Segundo ela, o evento foi um sucesso, superando as expectativas, uma vez que houve um grande número de participantes que prestigiaram o momento. Em resultado da eleição, a faixa de segunda princesa ficou com DAIANE RUCHEL, já a faixa de primeira princesa foi entregue a GABRIELI BRITES e a coroa de rainha, ficou com ALANA BERNAT. Destaca-se que para a decisão da eleição foram levados em consideração alguns critérios, como postura, desenvoltura, habilidade de comunicação, beleza e simpatia. Além disso, as candidatas tiveram três meses de ensaio, onde o progresso dependia da dedicação, esforço e comprometimento de cada uma. Conforme LUANA, a próxima escolha das soberanas acontecerá em 2026, intercalando de dois em dois anos.

Nos dias cinco e seis de março, haverá em Guarujá do Sul o Cine Móvel. A informação é da Diretora de Cultura de Guarujá do Sul, LUANA RANGEL. Segundo ela, o Cine Móvel Solar é um projeto cultural realizado por Magma Cultura, através do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina. Além disso, esse projeto conta com o incentivo da Celesc e Frahm. Conforme LUANA, no primeiro dia haverá a passagem de um curta metragem catarinense O Caminho da Roça e o filme O Porteiro. Já no segundo dia, haverá a passagem do filme O Menino e o Mundo e novamente a curta metragem. A Diretora destaca que os trabalhos da pasta continuarão intensivamente durante o ano todo, sendo que nos dias cinco, seis e sete de abril haverá a Expo Guarujá.

Alunos da Casa Familiar Rural de Guaraciaba participam de dia de campo. A informação é do Diretor EDINEI SCHWERZ. Segundo ele, foi um dia muito importante, onde foram disponibilizados muitos conhecimentos em tecnologias e empresas. Destaca que a concentração dos trabalhos dessas empresas é na tecnologia que proporciona melhores resultados aos agricultores. Informa que a estrutura foi montada em Maravilha, na Sede da Empresa PLANTIMAR e contou com a presença de 58 alunos da casa familiar. SCHWERZ menciona que após o conhecimento e aprendizado obtido no local, o processo pedagógico de abordagem dos conteúdos será realizado pelos professores, principalmente na parte de implementos agrícolas e sementes. Ressalta que junto a isso, será iniciada a organização da área onde serão realizadas as aulas práticas, a partir do plantio de inverno.

Nova diretoria da Associação Padre Romualdo Zimmer foi definida durante a última semana. A informação é da Presidente, CLAU MARQUES. Segundo ela, o estatuto permite a realização da troca de diretoria a partir da troca de cargos e também da reeleição. Destaca que ela foi um dos membros que se reelegeu, ficando novamente no cargo da presidência, sendo que os novos membros são parte do conselho fiscal. Informa que uma das atividades trabalhadas pelos integrantes da associação é a confecção de fraldas geriátricas para os adultos que fazem uso e não podem adquirir no comércio. CLAU menciona que para receber o auxílio a família precisa realizar um cadastro junto à associação, para que os recursos possam ser direcionados para a fabricação das fraldas. Ressalta que essa confecção é realizada a partir da aquisição de matéria prima por meio dos recursos recebidos em sua maioria via Tribunal de Justiça.

Lar Legal Rural possui grande procura dos agricultores. A informação é do Coordenador JOEL DE MOURA. Segundo ele, a procura varia muito de um município para o outro, mas a região extremo-oeste tem apresentado uma grande procura pela regularização fundiária das propriedades rurais. Destaca que em São José do Cedro o programa já possui 40 inscritos e Dionísio Cerqueira possui mais de 100 pessoas inscritas. Informa que nos municípios de Princesa e Guarujá do Sul foram realizadas reuniões para adesão do programa pelas administrações, sendo que Princesa já está coletando nome e contato dos interessados e Guarujá do Sul está analisando a proposta. DE MOURA menciona que nos demais municípios da AMEOSC, a exemplo de Anchieta e Guaraciaba a procura pela regularização fundiária também é grande.

Funcionamento do Programa Lar Legal Rural depende muito das lideranças municipais. A informação é do Coordenador JOEL DE MOURA. Segundo ele, conforme o empenho das lideranças na divulgação e explicando como o programa funciona, maior o êxito na adesão dos agricultores que necessitam regularizar suas propriedades. Destaca que o problema gira em torno de que nos próximos anos o agricultor que não estiver com sua propriedade regularizada não poderá ter o bloco de produtor rural, nem emitir notas e sequer participar de programas de incentivo financeiro. Informa que a expectativa é de que no próximo dia 20 de março, o primeiro lote no município de Xanxerê poderá ser entregue a população. DE MOURA menciona que os interessados podem buscar maiores informações junto aos sindicatos e secretarias de agriculturas em relação da documentação necessária e dos possíveis gastos para regularização.

Polícia Militar realiza reunião para organizar cronograma do PROERD. A informação é do Sargento ROBSON FERRARI. Segundo ele, a reunião aconteceu na última semana juntamente com a Secretária de Educação, direção das escolas e equipe pedagógica do município para que possa ser dado início às aulas do PROERD. Destaca que serão contempladas com o programa as escolas de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Princesa, o qual trata da prevenção às drogas e a violência. Informa que em um primeiro momento ficou acordado que o programa iniciará com 10 turmas de seis escolas de São José do Cedro. FERRARI menciona que as aulas do primeiro semestre de 2024 iniciaram na manhã de ontem e contemplarão cerca de 200 alunos. Ressalta que para o segundo semestre a programação se estenderá para as escolas dos municípios de Guarujá do Sul e Princesa.

PROERD é um programa que atua há 25 anos no estado de Santa Catarina. A informação é do Sargento ROBSON FERRARI. Segundo ele, o programa educacional de resistência às drogas e violência está consolidado através de um esforço cooperativo entre a PM, escolas e famílias. Destaca que o programa tem como objetivo principal ensinar as crianças e adolescentes em idade escolar a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável. Informa que o PROERD é desenvolvido ao longo de 10 lições, que buscam desenvolver habilidades de autoconhecimento, autocontrole emocional, relacionamento interpessoal saudável e lidar com desafios e responsabilidades do dia-a-dia. FERRARI menciona que esse é um programa preventivo desenvolvido pela Polícia Militar catarinense e que só tem sucesso devido a união entre a PM, escolas e famílias.

Empresa responsável pela recolha de materiais volumosos faz reclamações com o SEMAE. A informação é do Diretor do SEMAE JAIR POSTAY. Segundo ele, a empresa procurou o setor para relatar que o descarte de materiais continua ocorrendo de maneira incorreta. Destaca que foi relatado que se continuar dessa maneira, eles preferem rescindir o contrato. Uma vez que a população está descartando lixos orgânicos e até animais mortos. Informa que a reclamação foi realizada pelo fato de que essa empresa foi contratada para recolher os materiais volumosos, não tendo local para descartar os demais lixos descartados nos containers. POSTAY menciona que é necessário que a população separe o lixo para descartar e que a coleta é diferente para os diversos tipos, a exemplo da carreta de vidros em frente ao SEMAE, que é destinada somente para vidros, dos containers que são destinados apenas para materiais volumosos e as lixeiras convencionais, que estão destinadas para recolha dos lixos orgânicos.

Principal problema da coleta de materiais é a falta de separação do lixo. A informação é do Assessor Técnico da empresa responsável pela recolha, DOUGLAS RIBEIRO. Segundo ele, em São José do Cedro há duas empresas que realizam a coleta, sendo uma ambiental que coleta o lixo do dia-a-dia das residências e outra pela empresa EcoCedro, que coleta resíduos de construção civil e materiais inertes. Destaca que o principal problema da empresa que realiza a recolha dos volumosos é a mistura dos materiais inertes e dos lixos residenciais. Informa que os materiais depositados nos contêineres disponibilizados pela prefeitura nos pontos estratégicos do município vão para um aterro específico para esse descarte, ou seja, a mistura de outros tipos de materiais como lixos residenciais acaba resultando na necessidade de separação e de uma nova destinação. RIBEIRO menciona que a licença ambiental do aterro tem um grau específico, para a destinação apenas de materiais inertes, ou seja, aqueles que em contato com a água não mudam seu estado e não gerem contaminação. Ressalta que isso gera um transtorno para a empresa que coleta, fazendo com que os funcionários tenham que realizar a separação e destinação correta, o que não é o foco do trabalho.

Segundo Festival Gastronômico dos Milhos Crioulos de Anchieta acontecerá daqui a duas semanas. A informação é do Prefeito IVAN CANCI. Segundo ele, o festival gastronômico será realizado junto ao cronograma de eventos em comemoração aos 61 anos do município de Anchieta. Destaca que o festival está sendo organizado em parceria com as cooperativas, entidades e empresas. Informa que o evento terá 15 bancas de alimentos à base de milho crioulo e demais alimentos, a exemplo de carnes e frios. CANCI menciona que junto ao festival serão realizados shows nacionais na praça do município, de maneira gratuita. Ressalta que o centro do festival é a parte gastronômica, mas também haverá bancas de artesanatos e sementes que estarão realizando a venda desses produtos e materiais.

Município de Anchieta se destaca há muitos anos pela produção de milho crioulo. A informação é do Prefeito IVAN CANCI. Segundo ele, conservar a biodiversidade feita pelos antepassados é muito importante. Destaca que o milho tem sementes de sete mil anos de existência, uma vez que foi feito a partir do famoso dente de burro e melhorado a partir de então por centenas de gerações e pesquisa científica. Informa que a conservação dessas sementes é essencial para a biodiversidade, porque dessas sementes saem alimentos de qualidade e a possibilidade de criar novas variedades. CANCI menciona que neste ano o foco principal do evento será a gastronomia proveniente da semente do milho, porém haverá bancas expondo algumas variedades de semente crioula. Ressalta que isso é olhar para o futuro focando na alimentação saudável e na saúde do ser humano, a partir da valorização dos pequenos agricultores.

Hospital de Guarujá do Sul realiza termo de cessão com o Instituto Maria Schmitt na manhã de hoje. O ato contou com a presença do Diretor Executivo do IMAS e do Diretor de Expansão, bem como de lideranças do município. A parceria iniciará já neste mês de março e o instituto absorve o quadro de funcionários, passando a ser o responsável pela parte operacional. A proposta do instituto é de investimentos na estrutura física do hospital, ofertando equipamentos e adequações no centro cirúrgico, sendo que a expectativa é de que até o final do ano sejam investidos cerca de um milhão de reais no hospital.

Cresce o número de venezuelanos em São José do Cedro. A informação é do Assistente Social do CRAS, EDSON FINGER. Segundo ele, a chegada de venezuelanos no município tem sido uma demanda crescente para o setor social. Destaca que isso se dá devido ao fato de o governo federal ter um sistema de interiorização, que possibilita aos venezuelanos a migração para várias localidades do país em busca de emprego e moradia. Informa que a nossa região é bastante procurada devido a mão de obra disponível em indústrias e frigoríficos. FINGER menciona que depois de um tempo eles saem desses empregos e acabam chegando no nosso município. Ressalta que hoje São José do Cedro possui cerca de 70 famílias, fora as que não procuraram o setor social para realizar o cadastro.

Chegada de venezuelanos nos municípios respinga em várias políticas públicas. A informação é do Assistente Social do CRAS, EDSON FINGER. Segundo ele, a chegada dessas pessoas não afeta somente o trabalho realizado pelo setor social dos municípios, mas também a saúde, a educação e o esporte, por exemplo. Destaca que é uma questão com que a administração terá que aceitar e se adequar, pelo fato desses venezuelanos viverem um protocolo de refugiados no país. Informa que esse povo vivia uma situação de calamidade pública, que autoriza a vinda deles para o país em busca de melhores condições de vida. FINGER menciona que no momento em que os venezuelanos chegam no município e procuram o setor social, é realizado o cadastro deles para emissão da cédula de autorização para viver no país. Ressalta que as equipes prestam todo o auxílio necessário para essa emissão, uma vez que é necessário realizar o preenchimento de seis protocolos para encaminhar na Polícia Federal para que assim possam ter acesso aos benefícios básicos.

-PM APREENDE 66 GARRAFAS DE VINHO PROVENIENTES DA ARGENTINA

As equipes da Polícia Civil de São Miguel do Oeste cumpriram, nos dois primeiros meses do ano, 23 mandados judiciais de prisão. No total 12 pessoas foram presas pela Divisão de Investigação Criminal e 11 pela Delegacia de Polícia. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, pela Diretoria de Polícia da Fronteira. Nos 89 municípios da região oeste, entre o dia 1º de janeiro e 29 de fevereiro, as delegacias de polícia localizaram 183 pessoas com mandados judiciais de prisão. O número representa um crescimento de 48% na comparação com os dois primeiros meses de 2023. Além das prisões, as equipes da Polícia Civil cumpriram 195 mandados de busca e apreensão, um aumento de 43,38% em comparação com o ano anterior. O relatório divulgado pela Diretoria de Polícia da Fronteira também aponta uma redução de 40% no número de homicídio neste ano, sendo que entre os dias 1º de janeiro e 29 de fevereiro foram registrados 12 assassinatos. No mesmo período, em 2023, foram 20 homicídios. Com relação ao crime de roubo, houve uma redução de 8,91 %.

Mulher agride homem com faca. A lesão corporal foi registrada em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira, às 15 horas e 50 minutos. A Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Willy Barth, no Bairro São Sebastião para registrar a ocorrência tendo como vítima um homem. Chegando nas proximidades do local do fato, a guarnição conversou com o solicitante, o qual relatou que teve uma discussão com a sua companheira e que ela acabou o agredindo com uma faca, lesionando seu ombro e sua mão esquerda. Diante do fato foi acionado o Corpo de Bombeiros que realizou o atendimento e posteriormente o conduziu o homem para o hospital regional. A autora dos fatos não foi localizada pela Polícia Militar.

Polícia Militar apreende 11 caixas de vinho provenientes de descaminho. A guarnição realizava rondas por volta das 16 horas e 45 minutos desta segunda-feira, na Rua Pedro Werlang em Guaraciaba, quando os policiais visualizaram um veículo com a traseira baixa e os vidros “fechados” de películas. Diante disso, os policiais realizaram a abordagem do veículo, sendo que nele estavam o condutor e mais três passageiros. Durante a busca veicular, foram encontrados no porta-malas 11 caixas de vinho, totalizando 66 unidades em garrafas de 750ml cada, todas adquiridas na Argentina sem o devido despacho aduaneiro. Diante do fato, policiais registraram o Boletim de Ocorrências, fizeram o levantamento fotográfico, apreenderam a mercadoria e entregaram na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.