ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 05/03/2021

GLOBO EM FOCO – 05/03/21

-GOVERNADORES PEDEM EM CARTA A BOLSONARO ESFORÇO EXTRA POR VACINAS

-SC PEDE MÉDICOS PARA ATIVAR HOSPITAL DE CAMPANHA EM CHAPECÓ

-HOMEM DE 35 ANOS É A VÍTIMA MAIS JOVEM DE COVID EM ITAPIRANGA

-ESTIAGEM E CIGARRINHA COMPROMETEM PRODUÇÃO DE MILHO

-MOVIMENTO AGROPECUÁRIO DE ITAPIRANGA CRESCE 20% EM 2020

-DEPUTADO APONTA 10 ANOS DE DESCASO COM AS RODOVIAS DA REGIÃO

-HOMEM AGRIDE COMPANHEIRA E É PRESO EM MONDAÍ

-COLISÃO FRONTAL MATA PAI E FILHA NA BR 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 79 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Papa FRANCISCO fará a viagem de número 33 de seu pontificado, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação no Iraque, país confinado pela pandemia e afetado por anos de violência. Ele deixou o Vaticano na manhã desta sexta. De acordo com analistas, esta é a viagem mais arriscada de Francisco em seus nove anos como Papa. Ele viajou sob forte esquema de segurança. O pontífice, que já foi vacinado contra a Covid-19, visitará Bagdá e Erbil, duas cidades que foram cenários de ataques com foguetes contra alvos americanos recentemente.


A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei que proíbe táticas policiais controversas e facilita processos contra policiais que violarem os direitos de suspeitos. Os democratas, que têm maioria na Câmara, conseguiram aprovar a "Lei George Floyd de Justiça no Policiamento" por 220 votos a 212. O projeto de lei, que segue para o Senado, responsabiliza a polícia quando direitos constitucionais forem violados, mas que também apoiará as forças da lei locais fomentando melhorias no policiamento comunitário, especialmente em bairros de minorias.


As decisões que põem fim à obrigatoriedade do uso de máscaras são "um pensamento neandertal", disse na quarta-feira o presidente JOE BIDEN, dos Estados Unidos. Neandertal é uma subespécie de humanos que foi extinta há cerca de 40 mil anos. O presidente disse também que acha que as medidas são um grande erro. O governador do Texas, por exemplo, acelerou o fim das medidas de restrição. Ele acabou com o uso obrigatório de máscaras e determinou que a maior parte das empresas pode reabrir com capacidade máxima na semana que vem.

O Brasil registrou em 2019 um déficit habitacional de cinco milhões 876 mil moradias. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel. Segundo a pesquisa, essas quase seis milhões de moradias representam oito por cento dos domicílios do país. O alto valor do aluguel urbano responde por mais de metade do déficit habitacional total, um total de três milhões 35 mil 739 de moradias. Os estados com maiores déficits habitacionais, com relação ao número total de domicílios, estão nas regiões Norte e Nordeste do país: Amapá, Roraima, Maranhão, Amazonas e Pará.


O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira que a votação da proposta de Emenda à Constituição Emergencial na Casa pode ser concluída na próxima quarta-feira se houver acordo entre os parlamentares. O Senado aprovou nesta quinta o texto que estabelece mecanismos de contenção de despesas públicas e viabiliza o auxílio emergencial. Se for aprovado na Câmara sem mudanças, o texto vai à promulgação e entra em vigor como parte da Constituição. Para LIRA, não é justo a Câmara ter de votar o projeto ainda nesta semana, sem que as bancadas discutam o mérito do texto.


Diante do agravamento dos casos de Covid-19 no país e da disseminação da nova variante brasileira do coronavírus, governadores de 14 estados pediram nesta quinta-feira, em carta enviada ao presidente JAIR BOLSONARO, que o governo federal adote medidas e procure organismos internacionais a fim de adquirir mais doses de vacinas. Os governadores alegam no documento que estão no "limite" e que a vacinação em massa "é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia". Mais cedo, nesta quinta-feira, o presidente da República, JAIR BOLSONARO declarou em Uberlândia que "Tem idiota que a gente vê nas redes sociais e na imprensa, dizendo 'vai comprar vacina'. BOLSONARO disse que “só se for na casa da tua mãe. Porque não tem vacina para vender no mundo.

No mesmo dia em que Santa Catarina confirmou a circulação da nova variante do coronavírus no Estado, o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, voltou a defender as atuais restrições de enfrentamento à doença. O representante da pasta não mencionou a possibilidade de novas medidas e salientou que a responsabilidade pelo controle da propagação também deve ser assumida pela população. MOTTA afirmou que o governo fez o processo de restrições nos fins de semana, mas em alguns ambientes só se o Exército for colocado na rua para fazer as pessoas cumprirem as medidas.

O Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina cobrou do governo catarinense medidas mais duras contra o avanço do coronavírus. Em um momento de colapso do sistema de saúde no Estado, um novo posicionamento do Conselho cobra ações "imediatas" e mais rigor nas restrições. O texto do conselho aponta que é "responsabilidade das autoridades públicas" atuar para "reduzir agravos, mortes e doenças", e que se omitir desse dever "pode gerar para o agente público crime de responsabilidade". Além disso, a cobrança do Conselho Estadual aponta que medidas de "restrição em nível máximo" devem ser aplicadas nas regiões com ocupação de leitos de UTI acima de 85 por cento.

O governo de Santa Catarina vai pedir ao Ministério da Saúde a ajuda com médicos e equipamentos para instalar leitos de UTI em um hospital de campanha em Chapecó, no Oeste do Estado. A estrutura atualmente já funciona no Centro de Eventos da cidade, com leitos de enfermaria mantidos pela prefeitura, e agora deve receber mais 60 leitos de tratamento intensivo ou semi-intensivo. O ofício da Secretaria de Estado da Saúde endereçado ao Ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, aponta a situação "gravíssima" da Covid-19 em SC e também a identificação da circulação de novas variantes do coronavírus no Estado. O pedido ressalta ainda que existem 280 pacientes na espera por um leito de UTI em Santa Catarina, sendo mais da metade na região Oeste. PAZUELLO vai visitar o município nesta sexta.

Homem de 35 anos é a vítima mais jovem de Covid em Itapiranga. Morador de uma comunidade do interior estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste. Ele faleceu na manhã de hoje. O paciente procurou atendimento médico em Itapiranga na segunda-feira e devido a gravidade foi encaminhado para o Hospital Regional. É a décima segunda morte registrada no município em virtude de contágio pelo novo Coronavírus. No boletim informativo da Secretaria de Saúde, divulgado ontem, foram mais 32 casos confirmados da doença em Itapiranga.

Itapiranga assina Carta de Intenções para adquirir vacina contra a Covid-19. O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, enviou à Fecam, Federação Catarinense de Municípios, uma Carta de Intenções na qual manifesta o interesse na aquisição de vacinas contra a covid-19. O STF e o Congresso Nacional já autorizaram os municípios a adquirirem por conta própria a vacina caso o Governo Federal deixe de cumprir o Plano Nacional de Imunização. Segundo RIBAS, Itapiranga tem recursos necessários para a aquisição de doses para imunizar a população, dependendo, para isso, desta liberação e da disponibilidade de mercado. A intenção é comprar cincoil e 500 doses para acelerar a imunização dos itapiranguenses.

Núcleo da Mulher Empresária promove ação especial para o Dia Internacional da Mulher. No dia dedicado às mulheres, São João do Oeste terá uma programação diferente. Segundo a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, ALINE EBERHARD, a entidade vinculada à Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, fará uma ação chamada Alô Mulher. Ela consiste em contatar uma das associadas do Núcleo e repassar o nome de uma mulher que a pessoa queira homenagear. Na segunda-feira, oito de março, Dia Internacional da Mulher, uma das associadas do Núcleo vai ligar para a pessoa a ser homenageada e repassar uma mensagem de carinho para tornar o dia dela especial. ALINE enfatiza que o contato para participar da ação pode ser feito com a secretária da associação empresarial, a um custo simbólico de cinco reais.

A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária salienta que a entidade conta com 18 mulheres empresárias. No último ano, a pandemia impediu a organização de eventos tradicionais do Núcleo de SJO, como o Outubro Rosa e o bingo para mulheres. Por causa das restrições, ALINE EBERHARD enfatiza que a entidade decidiu fazer este ato carinhoso no Dia da Mulher, à distância. Ela destaca que o Núcleo da Mulher Empresária também pretende fazer ações parecidas no Dia das Mães e Outubro Rosa. Já os trabalhos internos da entidade continuam, embora as reuniões sejam de forma online. ALINE adianta que assim que a pandemia normalizar, outras ações especiais serão feitas no município e região.

Estiagem e cigarrinha comprometem produção de milho na região. O engenheiro agrônomo e responsável pelo fomento de forrageiras da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, lamenta que o último ano foi atípico para a produção de milho na região e projeta mais dificuldades em 2021. A colheita do milho ficou abaixo do esperado, em função da estiagem. Segundo ALBAN, no ano novo as condições climáticas continuam decepcionando os produtores, por dois fatores: a estiagem que afetou as lavouras e o efeito na cigarrinha do milho. Esta praga, conforme o engenheiro agrônomo, está vindo com força e causando perdas significativas no cultivo. LEOCIR ALBAN reitera que a produção de milho para silagem cresce cada vez mais na região. Mesmo assim, no município de Tunápolis, onde ALBAN reside, o milho precisa ser trazido de outras cidades para a confecção de silagem, devido ao aumento da produção leiteira.

Em virtude da expectativa de colher menos neste ano, o engenheiro agrônomo orienta para os produtores fazerem um planejamento. Com a defasagem na silagem, o produtor necessita de boa produção de pastagem no inverno para suprir falta de alimento no verão. Muitos produtores já iniciam a semeadura das pastagens de inverno a partir da metade de março. Se não ocorrer chuva significativa, segundo ALBAN, o ciclo destas pastagens, de aveia e azevem, que são as mais utilizadas na região, deverá ficar comprometido. Ele recomenda aos produtores buscar assistência técnica para fazer uma boa produção e amenizar o efeito da silagem, considerando que ela é armazenada no silo, com pouca presença de sol, o que prejudica a qualidade e resulta em menor concentração de grãos no cocho. O agrônomo lembra que o concentrado está mais caro e isso vai aumentar o custo de produção.

Escola de Educação Básica Cristo Rei comemora 76 anos de atuação. A escola localizada na Linha Cristo Rei, São João do Oeste, comemorou no início desta semana, 1º de março, 76 anos de anos de caminhada. A diretora da EEB, ANDREA HACKENHAAR, destaca que a trajetória será lembrada durante todo mês de março, com resgate e publicação de fotos nas redes sociais para apresentar a evolução da escola. Ela enfatiza que o educandário dispõe de acervo com vários registros fotográficos e documentos. ANDREA enaltece que a escola iniciou as atividades com apenas os anos iniciais do ensino infantil e aumentou com o passar dos anos, até chegar ao ensino médio. Hoje a escola de Cristo Rei tem todos os níveis de ensino, com 203 alunos matriculados nas redes municipal e estadual.

A diretora agradece a todos os professores que já lecionaram no educandário. Muitos deles ainda residem e estão envolvidos nas atividades da comunidade. ANDREA HACKENHAAR cita que é uma alegria ter todos os antepassados ajudando na construção daquilo que a escola é hoje. Mesmo em tempos de pandemia, que representa um novo momento para a Educação, conforme a diretora, a escola desempenha o papel dela com o máximo de dedicação. Ela aguarda o retorno das atividades presenciais para voltar a ter contato mais próximo com os alunos e o quadro de servidores.

Prefeito de São João do Oeste busca recursos do governo federal para sanar problema de falta de água no município. Aumento de reservatórios naturais, melhorias em represa no Rio Fortaleza e canalização de água do Rio Uruguai fazem parte dos investimentos recentes no sistema de água de São João do Oeste. Estas medidas ainda não foram suficientes para garantir o abastecimento em períodos de estiagem. O município mantém um hábito antigo de transporte de água com tanques e caminhões pipa. Nesta semana o prefeito GENÉSIO ANTON esteve em Florianópolis em busca de recursos para ampliar o sistema de abastecimento, principalmente para a comunidade de Beato Roque, próximo a SC 163.

O prefeito esteve acompanhado do secretário de Administração, Planejamento e Finanças, VANDERLEI PASOLINI e do engenheiro Sanitarista, WILLIAM ARENHADRT. Na pauta principal esteve audiência na Superintendência Estadual da Funasa em Florianópolis. Meta é obter recursos para o recalque de água do Rio Uruguai até Beato Roque com capacidade de 100 mil litros de água por hora. A partir das orientações o município fará a elaboração do projeto técnico para definir orçamento para 14 quilômetros de canalização do Rio Uruguai até a Estação de Tratamento em Beato Roque. GENÉSIO ANTON diz que possui apoio do senador JORGINHO MELLO para agilizar liberação de recursos da Funasa. A comitiva aproveitou a viagem à Florianópolis para cobrar do secretário adjunto do Deinfra, a pavimentação de ruas na faixa de domínio do Estado as margens da SC 163.

O movimento agropecuário de Itapiranga é superior ao total do movimento econômico de pelo menos oito municípios da região da Ameosc. O potencial itapiranguense está presente em vários setores, com destaque para a agricultura. Em 2020 o setor agropecuário do município registrou aumento de aproximadamente 20 por cento atingindo o valor de 560 milhões de reais. Ainda sem a contabilização final, Itapiranga já registra um movimento econômico de um bilhão e 200 milhões de reais. Foi o primeiro município da região da Ameosc a superar a barreira de um bilhão de reais. Segundo a coordenadora do movimento econômico, PAULA WELTER, o setor agrícola registra aumento em vários seguimentos e possui na suinocultura como principal atividade. Na sequência aparece a avicultura e pecuária leiteira.

A correta prestação de contas contribui para o município ter maior arrecadação. A prestação de contas do bloco de produtor rural de 2020 encerrou em 15 de fevereiro, porém será aceito até final de março a revalidação das notas. PAULA WELTER chama atenção para as vantagens disponibilizadas em plataforma online com nota eletrônica de produtor rural e a possibilidade de venda fora do estado. Com base na movimentação econômica registrada no bloco de produtor rural, os agricultores recebem incentivo agrícola. O encaminhamento deve ser feito na Secretaria da Agricultura.

Para o presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a região extremo oeste está esquecida há mais de 10 anos. As rodovias estaduais da região receberam atenção devida no governo de LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, que deixou o cargo em 2010. Falecido, ex-governador, é lembrado por ter feito investimentos significativos e valorizado o Extremo Oeste. DE NADAL observa que os oito anos do governo RAIMUNDO COLOMBO e, mais de 50 por cento do mandato de CARLOS MOISEIS, possuem como marca o descaso com o Extremo Oeste. O presidente da Assembleia Legislativa avalia ainda como desconsideração do governo federal o baixo investimento feito em Santa Catarina. Lembra que o estado ocupa a sexta colocação em arrecadação, sendo por tanto o sexto maior contribuinte da União. Porém na devolução de recursos, Santa Catarina aparece em vigésimo quinto.

Segundo MAURO DE NADAL, o Governo Federal deveria olhar de uma forma diferente para Santa Catarina e no momento é frustrante ver a tabela de retorno. Para o parlamentar, este cálculo precisa mudar e o estado ser mais valorizado pelo que produz ao Brasil. O presidente da Alesc elogia o fato do governo catarinense ter equilibrado as finanças com aumento de produção e ajustes fiscais proporcionando sobra de recursos, que não aparecem em forma de investimentos na região. O deputado diz que mantém, com a Banca do Oeste, a luta por melhorias nas rodovias estaduais e reconhece que pouco tem sido feito para melhorar as condições de trânsito nas rodovias estaduais da região. O que se vê é um tapa na cara do contribuinte que precisa enfrentar uma rodovia repleta de buracos no trecho de Itapiranga a Iporã do Oeste. Estes 32 quilômetros estão em situação lamentável afetando diretamente o custo.

Projetos para investimentos tramitam em paços de tartaruga. O deputado MAURO DE NADAL afirma que ainda está em fase de licitação o projeto para recuperação da SC 163 de São Miguel do Oeste à Itapiranga. Será apenas algo paliativo como tem ocorrido nos últimos anos com operação tapa buracos. Serviço mais eficiente fica para uma próxima etapa enquanto segue o jogo de empurra-empurra entres os governos estadual e federal sobre de quem é a responsabilidade pela SC 163. Conforme o parlamentar, o Governo do Estado já está licitando as obras para a SC 283, que liga Águas de Chapecó à Palmitos. MAURO DE NADAL também lembra que a cobrança da Banca do Oeste cobra a restauração da BR 163, que liga São Miguel doOeste à Dionísio Cerqueira, e que teve a ordem de serviço lançada pelo Governo Federal nesta semana.

Homem agride companheira e é preso em Mondaí. A Polícia Militar de Mondaí atendeu ocorrência de violência doméstica nesta quinta feira, por volta das 15 horas. O fato aconteceu na Rua Sican, Bairro Antas. No local, a guarnição dialogou com os envolvidos. A vítima relatou aos policiais que ela e seu companheiro tiveram uma discussão, na qual o homem agrediu a companheira com tapas e socos, o que ocasionou lesões leves no rosto dela. O agressor foi preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil.

Colisão frontal mata pai e filha na BR 163. O Corpo de Bombeiros atendeu acidente com colisão frontal na BR 163, entre um Corolla e uma carreta Scania, próximo à Associação dos Motoristas, em Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das 15h40 desta quinta-feira. A guarnição constatou que se tratava de um Corolla, conduzido por ANA CLAUDIA CAMARGO, de 29 anos, que morreu na hora. Segundo os bombeiros, ela estava presa nas ferragens, com sinais de politraumatismo. O motorista da carreta, de 54 anos, não sofreu ferimentos. ANA CLAUDIA deixa o marido JOEL MOMBACH e uma filha. Como passageiro, havia seu pai, ECI CAMARGO, de 57 anos, que morreu ao chegar ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.