ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/03/21

O Papa FRANCISCO fará a viagem de número 33 de seu pontificado, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação no Iraque, país confinado pela pandemia e afetado por anos de violência. Ele deixou o Vaticano na manhã desta sexta. De acordo com analistas, esta é a viagem mais arriscada de Francisco em seus nove anos como Papa. Ele viajou sob forte esquema de segurança. O pontífice, que já foi vacinado contra a Covid-19, visitará Bagdá e Erbil, duas cidades que foram cenários de ataques com foguetes contra alvos americanos recentemente.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei que proíbe táticas policiais controversas e facilita processos contra policiais que violarem os direitos de suspeitos. Os democratas, que têm maioria na Câmara, conseguiram aprovar a "Lei George Floyd de Justiça no Policiamento" por 220 votos a 212. O projeto de lei, que segue para o Senado, responsabiliza a polícia quando direitos constitucionais forem violados, mas que também apoiará as forças da lei locais fomentando melhorias no policiamento comunitário, especialmente em bairros de minorias.

As decisões que põem fim à obrigatoriedade do uso de máscaras são "um pensamento neandertal", disse na quarta-feira o presidente JOE BIDEN, dos Estados Unidos. Neandertal é uma subespécie de humanos que foi extinta há cerca de 40 mil anos. O presidente disse também que acha que as medidas são um grande erro. O governador do Texas, por exemplo, acelerou o fim das medidas de restrição. Ele acabou com o uso obrigatório de máscaras e determinou que a maior parte das empresas pode reabrir com capacidade máxima na semana que vem.

O Brasil registrou em 2019 um déficit habitacional de cinco milhões 876 mil moradias. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel. Segundo a pesquisa, essas quase seis milhões de moradias representam oito por cento dos domicílios do país. O alto valor do aluguel urbano responde por mais de metade do déficit habitacional total, um total de três milhões 35 mil 739 de moradias. Os estados com maiores déficits habitacionais, com relação ao número total de domicílios, estão nas regiões Norte e Nordeste do país: Amapá, Roraima, Maranhão, Amazonas e Pará.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira que a votação da proposta de Emenda à Constituição Emergencial na Casa pode ser concluída na próxima quarta-feira se houver acordo entre os parlamentares. O Senado aprovou nesta quinta o texto que estabelece mecanismos de contenção de despesas públicas e viabiliza o auxílio emergencial. Se for aprovado na Câmara sem mudanças, o texto vai à promulgação e entra em vigor como parte da Constituição. Para LIRA, não é justo a Câmara ter de votar o projeto ainda nesta semana, sem que as bancadas discutam o mérito do texto.

Diante do agravamento dos casos de Covid-19 no país e da disseminação da nova variante brasileira do coronavírus, governadores de 14 estados pediram nesta quinta-feira, em carta enviada ao presidente JAIR BOLSONARO, que o governo federal adote medidas e procure organismos internacionais a fim de adquirir mais doses de vacinas. Os governadores alegam no documento que estão no "limite" e que a vacinação em massa "é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia". Mais cedo, nesta quinta-feira, o presidente da República, JAIR BOLSONARO declarou em Uberlândia que "Tem idiota que a gente vê nas redes sociais e na imprensa, dizendo 'vai comprar vacina'. BOLSONARO disse que “só se for na casa da tua mãe. Porque não tem vacina para vender no mundo.

No mesmo dia em que Santa Catarina confirmou a circulação da nova variante do coronavírus no Estado, o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, voltou a defender as atuais restrições de enfrentamento à doença. O representante da pasta não mencionou a possibilidade de novas medidas e salientou que a responsabilidade pelo controle da propagação também deve ser assumida pela população. MOTTA afirmou que o governo fez o processo de restrições nos fins de semana, mas em alguns ambientes só se o Exército for colocado na rua para fazer as pessoas cumprirem as medidas.

O Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina cobrou do governo catarinense medidas mais duras contra o avanço do coronavírus. Em um momento de colapso do sistema de saúde no Estado, um novo posicionamento do Conselho cobra ações "imediatas" e mais rigor nas restrições. O texto do conselho aponta que é "responsabilidade das autoridades públicas" atuar para "reduzir agravos, mortes e doenças", e que se omitir desse dever "pode gerar para o agente público crime de responsabilidade". Além disso, a cobrança do Conselho Estadual aponta que medidas de "restrição em nível máximo" devem ser aplicadas nas regiões com ocupação de leitos de UTI acima de 85 por cento.

O governo de Santa Catarina vai pedir ao Ministério da Saúde a ajuda com médicos e equipamentos para instalar leitos de UTI em um hospital de campanha em Chapecó, no Oeste do Estado. A estrutura atualmente já funciona no Centro de Eventos da cidade, com leitos de enfermaria mantidos pela prefeitura, e agora deve receber mais 60 leitos de tratamento intensivo ou semi-intensivo. O ofício da Secretaria de Estado da Saúde endereçado ao Ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, aponta a situação "gravíssima" da Covid-19 em SC e também a identificação da circulação de novas variantes do coronavírus no Estado. O pedido ressalta ainda que existem 280 pacientes na espera por um leito de UTI em Santa Catarina, sendo mais da metade na região Oeste. PAZUELLO vai visitar o município nesta sexta.

Municípios se dividem na decisão de realizar aulas presenciais. Em Campo Erê e Coronel Martins decretos proíbem o retorno as escolas municipais e estaduais, pelo menos até 4 de abril. Conforme GILBERTO ZATERA – Supervisor Regional de Educação, se nada mudar São Bernardino, Novo Horizonte, Galvão e Jupiá já retornam com aulas presenciais segunda-feira. Por sua vez, São Lourenço do Oeste suspendeu aulas dentro das escolas apenas para educação infantil. Semana que vem retornam aos estabelecimentos alunos do ensino médio, educação de jovens e adultos, mais o técnico profissionalizante e faculdades.

Todos os gestores de escola e professores da regional estão trabalhando. Conforme o supervisor GILBERTO ZATERA, pais e responsáveis de alunos que optaram pelo ensino cem por cento presencial, ou pelo sistema híbrido, estão sendo atendidos agora remotamente. Quando voltar o presencial os estudantes serão atendidos em turmas divididas para evitar aglomeração. Já, quem optou por aulas cem por cento remotas, iniciam as atividades na escola virtual Soror Angélica, de São Lourenço, que vai abrigar 296 alunos dos 7 municípios da regional. Estão faltando professores ACT’s, mas o quadro será completado semana que vem, com as novas contratações.

Medidas de enfrentamento ao coronavírus em São Bernardino tem resultados positivos. A saúde pública do município está atendendo apenas urgência e emergência na Unidade de Saúde. O secretário ALCEU NEGRI, disse que desde que o quadro da pandemia piorou, e que a Secretaria de Saúde tomou essa decisão, a população entendeu e não está procurando a Unidade, a não ser em casos urgentes. Diante também das restrições impostas pelo decreto do estado e também municipal, NEGRI, frisou que, da mesma forma, os munícipes de São Bernardino têm colaborado, cumprindo todas elas, e os casos de coronavírus no município diminuíram bastante nos últimos dias.

A atualização do boletim dessa semana, informa o secretário, é de que apenas uma pessoa está com o vírus ativo. São Bernardino tem uma pessoa internada na UTI há mais de 40 dias. Essa melhora no quadro, afirma NEGRI, é devido a conscientização e ao cuidado que a comunidade bernardinense está tendo. Contudo, salienta, que não é por isso que a população precisa relaxar. Pois agora é que é hora de ficar firme para que de fato os casos não voltem a aumentar no município.

Ainda não há remédio específico para coronavírus. De acordo com a médica MARTA GERBER, de Campo Erê, o que o Hospital Santo Antônio usa em casos graves são os corticoides, antibióticos, oxigênio e o respirador. Depois disso é esperar por vaga numa UTI. Doutora MARTA reforça que quem consegue vaga em UTI não tem garantia nenhuma de que vai sobreviver. Setenta por cento dos doentes que estão nessa situação, acabam morrendo. Ela calcula que se o Estado tivesse agora mais mil leitos disponíveis, não seriam suficientes. O único jeito é evitar contágio.

Mesmo que Hospital Santo Antônio de Campo Erê quisesse não poderia ter uma UTI. Doutora MARTA GERBER explica que só daria certo se o Governo do Estado mandasse uma equipe completa. Médico para atender UTI tem que ser especialista, muito bem treinado e de experiência em Unidade de Tratamento Intensivo. Todas as UTI’s estão sem vagas e as equipes esgotadas pelo trabalho. A médica orienta as pessoas que, além de salvarem a si mesmas, precisam ajudar a salvar a economia. Só se consegue as duas coisas, se cuidando muito, finaliza ela.

Deputado se diz preocupado com aumento de casos confirmados em um possível retorno presencial das aulas. Conforme FABIANO DA LUZ, o momento enfrentado pelos hospitais é de lotação máxima. Liberar o retorno presencial seria colocar vários familiares em risco. Nos últimos dias a maioria das internações são de jovens e crianças. DA LUZ salientou que o governo federal está dificultando a compra das doses de vacina da Covid-19, além disso, não está liberando, para que os municípios façam aquisição dos imunizantes. Conforme ele, os estados planejam comprar mais de dez milhões de vacinas.

Laboratórios oferecem 160 milhões de doses da CoronaVac, e o governo federal recusou. Segundo o deputado estadual FABIANO DA LUZ, devido a esta decisão do governo, o Brasil passou a ser um dos últimos países do mundo a adquirir imunizantes. FABIANO salientou ainda que o STF autorizou os estados a comprarem as vacinas, porém falta o Ministério da Saúde liberar a aquisição. O governo estadual anunciou que possui reservado cerca de 300 milhões de reais para comprar doses.

Alesc busca liberação de recursos para os municípios. Além de auxiliar nos investimentos em obras federais, a Assembleia Legislativa solicitou ao governador o empenho de valores para todos municípios do estado para investimentos. FABIANO destacou que o estado possui mais de três bilhões de reais em caixa, e que deveriam ser destinados às prefeituras. Comentou ainda que os deputados estão cobrando do governador, e que nos próximos 60 dias deverá haver a manifestação por parte do estado. Além disso, lembrou que destinou 300 mil reais para Anchieta. Os recursos são para investimentos na ampliação do hospital e para reestruturação da Apae.

Região extremo oeste está esquecida há mais de 10 anos. A declaração é do presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL. Ele ddise que as rodovias estaduais da região receberam atenção devida no governo de LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, que deixou o cargo em 2010. Falecido, ex-governador, é lembrado por ter feito investimentos significativos e valorizado o Extremo Oeste. DE NADAL observa que os oito anos do governo RAIMUNDO COLOMBO e, mais de 50 por cento do mandato de CARLOS MOISES, possuem como marca o descaso com o Extremo Oeste. O presidente avalia ainda como desconsideração do governo federal o baixo investimento feito em Santa Catarina. Lembra que o estado ocupa a sexta colocação em arrecadação, sendo o sexto maior contribuinte da União. Porém na devolução de recursos, Santa Catarina aparece em vigésimo quinto.

Governo Federal deveria olhar de uma forma diferente para Santa Catarina e no momento é frustrante ver a tabela de retorno. Para o parlamentar, este cálculo precisa mudar e o estado ser mais valorizado pelo que produz ao Brasil. O presidente da Alesc elogia o fato do governo catarinense ter equilibrado as finanças com aumento de produção e ajustes fiscais proporcionando sobra de recursos, que não aparecem em forma de investimentos na região. DE NADAL, diz que mantém, com a Banca do Oeste, a luta por melhorias nas rodovias estaduais e reconhece que pouco tem sido feito para melhorar as condições de trânsito nas rodovias estaduais da região.

O que se vê é um tapa na cara do contribuinte que precisa enfrentar rodovias repletas de buracos. Projetos para investimentos tramitam em paços de tartaruga. O deputado MAURO DE NADAL afirma que ainda está em fase de licitação o projeto para recuperação da SC 163 de São Miguel do Oeste à Itapiranga. Será apenas algo paliativo como tem ocorrido nos últimos anos com operação tapa buracos. Serviço mais eficiente fica para uma próxima etapa enquanto segue o jogo de empurra-empurra entres os governos estadual e federal sobre de quem é a responsabilidade pela SC 163. MAURO DE NADAL também lembra que a cobrança da Banca do Oeste é para a restauração da BR 163, que liga São Miguel doOeste à Dionísio Cerqueira, e que teve a ordem de serviço lançada pelo Governo Federal nesta semana.

Trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. A SC-305, também é pauta da bancada do oeste, lembra o deputado DE NADAL. entidades e lideranças há anos buscam pela revitalização total da rodovia. Mas a exemplo das demais, o estado tem mostrado falta de interesse em resolver o problema. Esse trecho da 305, é um dos mais precários de todo o estado de Santa Catarina, observa o parlamentar. A Bancada do oeste tem feito vários encaminhamentos e pedidos, a fim de que o governo tome alguma atitude e faça as melhorias necessárias nas rodovias da região.

Galpão fica parcialmente destruído por incêndio. Um galpão de madeira com aproximadamente 100 M², localizado na Linha Alfa Dois, interior de São Bernardino, utilizado para armazenagem de insumos agrícolas, teve parte de sua estrutura danificada por um incêndio, hoje, por volta da meia noite e 15 minutos. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado para fazer o atendimento. Ao chegar no local, moradores da comunidade haviam se reunido e utilizando baldes com água conseguiram conter o avanço das chamas. A guarnição precisou fazer o rescaldo e o desligamento da eletricidade. Não houve vítimas. O local foi isolado e os moradores orientados quanto aos procedimentos necessários.

Trabalhadores são atingidos por big bags de aproximadamente uma tonelada. Por volta das 19 horas e 40 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê deslocou até a rodovia SC-305, bairro São Cristóvão, para atender a um acidente de trabalho. Relatos colhidos no local pelos socorristas indicam que os trabalhadores foram atingidos por big bags de aproximadamente uma tonelada, utilizados para armazenamento de insumos agrícolas.

Receberam atendimentos dois homens. Um deles apresentava trauma em tórax, associado a possível fratura de arcos costais, dispneia e hemorragia por via oral. Foi avaliado, imobilizado e encaminhado para atendimento médico. A segunda vítima estava com possível fratura em uma das coxas. Após avaliação, também foi levado ao Hospital Santo Antônio de campo Erê.

Duas pessoas são presas com maconha. Cerca de três quilos de maconha foram apreendidos no contorno viário Armindo Echer, próximo a Cidasc, em São Lourenço do Oeste. A Polícia Militar realizava operação de trânsito. Os policiais abordaram um Fiat Uno. Dentro estava o motorista, de 37 anos, e uma caroneira, de 33 anos. Os tabletes de maconha estavam embaixo do banco traseiro do carro. No total, a droga pesou 2,64 quilos. Questionado sobre a origem da droga, o motorista contou que foi de ônibus até União da Vitória, no Paraná, onde pegou o carro para deixar em Quilombo. Ele ainda disse não saber quem pediu para ele pegar o carro e nem quem pagou sua passagem de ônibus. Os dois foram presos.

Colisão frontal mata pai e filha na BR 163. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente tipo colisão frontal na BR 163, entre um Corolla e uma carreta Scania próximo a Associação dos Motoristas, em Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das 15 horas e 40 minutos de ontem. Chegando ao local, a guarnição constatou que se tratava de um Corolla, conduzido por ANA CLAUDIA CAMARGO de 29 anos, que morreu na hora. Segundo os bombeiros, ela estava presa nas ferragens, com sinais de politraumatismo.

O motorista da carreta de 54 anos, não sofreu ferimentos. Como passageiro, havia seu pai, ECI CAMARGO de 57 anos que foi desencarcerado, e também apresentou politraumatismos e com sinais vitais fracos. O homem foi encaminhado para atendimento médico, pelo Corpo de Bombeiros, porém antes de chegar ao hospital veio a óbito. As causas do acidente não foram divulgadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.