ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05.03.21

-GOVERNADORES PEDEM EM CARTA A BOLSONARO ESFORÇO EXTRA POR VACINAS

-SC PEDE MÉDICOS PARA ATIVAR HOSPITAL DE CAMPANHA EM CHAPECÓ

-URBANISMO REALIZA LIMPEZA EM TERRENOS BALDIOS

-SECRETARIA REGISTRA MAIS UM ÓBITO EM DECORRÊNCIA DA COVID

-DEPUTADO DIZ QUE RETORNO ESCOLAR PODE CAUSAR AUMENTO DOS CASOS DE COVID

-PREFEITURA PRORROGA DECRETO DE MEDIDAS RESTRITAS

-MUNICÍPIOS DEVEM RECEBER HOJE MAIS UMA REMESSA DE VACINA

-MULTA POR AGLOMERAÇÃO PODE CHEGAR A MIL REAIS

-OPERAÇÃO HÓRUS APREENDE VINHO NA BR 280

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CARRETA MATA PAI E FILHA NA BR 163

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento..

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 79 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos..

O Papa FRANCISCO fará a viagem de número 33 de seu pontificado, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação no Iraque, país confinado pela pandemia e afetado por anos de violência. Ele deixou o Vaticano na manhã desta sexta. De acordo com analistas, esta é a viagem mais arriscada de Francisco em seus nove anos como Papa. Ele viajou sob forte esquema de segurança. O pontífice, que já foi vacinado contra a Covid-19, visitará Bagdá e Erbil, duas cidades que foram cenários de ataques com foguetes contra alvos americanos recentemente.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei que proíbe táticas policiais controversas e facilita processos contra policiais que violarem os direitos de suspeitos. Os democratas, que têm maioria na Câmara, conseguiram aprovar a "Lei George Floyd de Justiça no Policiamento" por 220 votos a 212. O projeto de lei, que segue para o Senado, responsabiliza a polícia quando direitos constitucionais forem violados, mas que também apoiará as forças da lei locais fomentando melhorias no policiamento comunitário, especialmente em bairros de minorias.

As decisões que põem fim à obrigatoriedade do uso de máscaras são "um pensamento neandertal", disse na quarta-feira o presidente JOE BIDEN, dos Estados Unidos. Neandertal é uma subespécie de humanos que foi extinta há cerca de 40 mil anos. O presidente disse também que acha que as medidas são um grande erro. O governador do Texas, por exemplo, acelerou o fim das medidas de restrição. Ele acabou com o uso obrigatório de máscaras e determinou que a maior parte das empresas pode reabrir com capacidade máxima na semana que vem.

O Brasil registrou em 2019 um déficit habitacional de cinco milhões 876 mil moradias. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel. Segundo a pesquisa, essas quase seis milhões de moradias representam oito por cento dos domicílios do país. O alto valor do aluguel urbano responde por mais de metade do déficit habitacional total, um total de três milhões 35 mil 739 de moradias. Os estados com maiores déficits habitacionais, com relação ao número total de domicílios, estão nas regiões Norte e Nordeste do país: Amapá, Roraima, Maranhão, Amazonas e Pará.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira que a votação da proposta de Emenda à Constituição Emergencial na Casa pode ser concluída na próxima quarta-feira se houver acordo entre os parlamentares. O Senado aprovou nesta quinta o texto que estabelece mecanismos de contenção de despesas públicas e viabiliza o auxílio emergencial. Se for aprovado na Câmara sem mudanças, o texto vai à promulgação e entra em vigor como parte da Constituição. Para LIRA, não é justo a Câmara ter de votar o projeto ainda nesta semana, sem que as bancadas discutam o mérito do texto.

Diante do agravamento dos casos de Covid-19 no país e da disseminação da nova variante brasileira do coronavírus, governadores de 14 estados pediram nesta quinta-feira, em carta enviada ao presidente JAIR BOLSONARO, que o governo federal adote medidas e procure organismos internacionais a fim de adquirir mais doses de vacinas. Os governadores alegam no documento que estão no "limite" e que a vacinação em massa "é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia". Mais cedo, nesta quinta-feira, o presidente da República, JAIR BOLSONARO declarou em Uberlândia que "Tem idiota que a gente vê nas redes sociais e na imprensa, dizendo 'vai comprar vacina'. BOLSONARO disse que “só se for na casa da tua mãe. Porque não tem vacina para vender no mundo.

No mesmo dia em que Santa Catarina confirmou a circulação da nova variante do coronavírus no Estado, o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, voltou a defender as atuais restrições de enfrentamento à doença. O representante da pasta não mencionou a possibilidade de novas medidas e salientou que a responsabilidade pelo controle da propagação também deve ser assumida pela população. MOTTA afirmou que o governo fez o processo de restrições nos fins de semana, mas em alguns ambientes só se o Exército for colocado na rua para fazer as pessoas cumprirem as medidas.

O Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina cobrou do governo catarinense medidas mais duras contra o avanço do coronavírus. Em um momento de colapso do sistema de saúde no Estado, um novo posicionamento do Conselho cobra ações "imediatas" e mais rigor nas restrições. O texto do conselho aponta que é "responsabilidade das autoridades públicas" atuar para "reduzir agravos, mortes e doenças", e que se omitir desse dever "pode gerar para o agente público crime de responsabilidade". Além disso, a cobrança do Conselho Estadual aponta que medidas de "restrição em nível máximo" devem ser aplicadas nas regiões com ocupação de leitos de UTI acima de 85 por cento.

O governo de Santa Catarina vai pedir ao Ministério da Saúde a ajuda com médicos e equipamentos para instalar leitos de UTI em um hospital de campanha em Chapecó, no Oeste do Estado. A estrutura atualmente já funciona no Centro de Eventos da cidade, com leitos de enfermaria mantidos pela prefeitura, e agora deve receber mais 60 leitos de tratamento intensivo ou semi-intensivo. O ofício da Secretaria de Estado da Saúde endereçado ao Ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, aponta a situação "gravíssima" da Covid-19 em SC e também a identificação da circulação de novas variantes do coronavírus no Estado. O pedido ressalta ainda que existem 280 pacientes na espera por um leito de UTI em Santa Catarina, sendo mais da metade na região Oeste. PAZUELLO vai visitar o município nesta sexta.

Setor de Urbanismo realizada limpeza em terrenos baldios. Segundo o diretor, EVANDRO VARGAS, o setor encontra dificuldades na contratação de trabalhadores. Os serviços realizados são cortes de árvores e roçadas em lotes baldios no centro e bairros do município. O diretor salientou que muitos proprietários de terrenos particulares solicitam os serviços, porém não é possível. Conforme ele, nestes casos, é conversado com o proprietário do terreno para que realize a limpeza, assim evitando a criação de animais peçonhentos. VARGAS comentou que há um cronograma de roteiro para realizar as limpezas. O diretor citou que, os trabalhos iniciam pelo centro, e logo após a equipe se desloca até o parque industrial dois. Ele pediu para que a população não deixe entulhos acumularem em frente às residência, mas sim, que os proprietários fiquem atentos aos dias em que a equipe passa no local. EVANDRO destacou que, os restos de materiais de construção e galhos que não são poluentes, sendo destinados para aterros. Já móveis, a equipe realiza a recolha separada e deixada a cargo da empresa responsável..

Presidente da Alesc diz que região do Extremo Oeste está esquecida há mais de 10 anos. Segundo o deputado, MAURO DE NADAL, as rodovias estaduais da região receberam atenção devida no governo de LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, que deixou o cargo em 2010. Conforme ele, os oito anos do governo RAIMUNDO COLOMBO e até então o mandato de CARLOS MOISÉS, possuem marca de descaso com o Extremo Oeste. O presidente salientou ainda, como o governo federal tem deixado de realizar investimentos no Estado. Conforme DE NADAL, Santa Catarina está na sexta posição em arrecadação, porém na devolução de recursos, o estado é o vigésimo quinto. Ele comentou que o Governo Federal deveria olhar de uma forma diferente para o Estado. O deputado destacou que este cálculo de distribuição precisa mudar. O presidente elogiou o governo catarinense por haver equilibrado as finanças com aumento de produção e ajustes fiscais proporcionando sobra de recursos. MAURO também lembrou que, a Banca do Oeste cobra a restauração da BR 163, entre SMOeste à Dionísio Cerqueira, e que teve a ordem de serviço lançada pelo Governo Federal nesta semana..

Agricultores já podem buscar informações sobre os programas da Epagri. Conforme o extensionista de SJCedro, CLEITON FURLANETTO, o governo iniciou o programa de Troca-Troca de Calcário e Terra Boa. Segundo ele, os agricultores podem buscar informações sobre como participar dos programas. O extensionista destacou que os produtores que não realizaram a análise do solo nos últimos dois anos, necessitam realizar neste ano a avaliação. A análise do solo é um dos principais pontos para adquirir os benefícios. FURLANETTO destacou que alguns agricultores não estão realizando de forma correta a recolha do solo para análise. Ele salientou que o correto é retirar até cinco centímetros de terra para encaminhar para avaliação. O extensionista enfatizou que a recolha deve acontecer em 15 pontos dentro da propriedade. Ele informou que a abertura das inscrições será no próximo mês.

Outro requisito que o programa exige, é a declaração de aptidão ao Pronaf ativa. CLEITON comentou que havendo este e outros documentos em dia, facilita a aquisição de benefícios de outros programas. Segundo o extensionista, a estimativa é de atender aproximadamente 65 agricultores neste ano. No ano passado, foram atendidos aproximadamente 70 produtores. Ele informou que a inscrição poderá ser realizada através do contato com a Epagri pelo telefone ou pelo aplicativo. FURLANETTO solicitou que, os produtores que foram beneficiados nos últimos dois anos, deixem para aqueles que ainda não conseguiram participar dos programas..

Secretarias municipais da Saúde divulgam o boletim epidemiológico do coronavírus. Guaraciaba registrou nas últimas 24 horas 11 novas confirmações, e possui 92 casos ativos, além de cinco que aguardam o resultado. Em Anchieta, 21 pessoas estão com o vírus ativo e cinco aguardam resultado do exame. A Secretaria de Saúde de Princesa divulgou que possui 11 pacientes com o vírus ativo e dois óbitos, três pessoas esperam o resultado do exame. Já em Palma Sola, são 34 casos ativos, além de quatro pessoas que aguardam o resultado. Guarujá do Sul conta com 35 casos ativos e quatro óbitos. Em SJCedro, a secretaria divulgou o boletim na tarde de ontem, e o município conta com 144 pacientes com o vírus ativo, sendo 21 novos casos registrados em 24 horas. Desde o início da pandemia, foram confirmados 702 casos, sendo 551 declarados curados e sete mortes..

A Secretaria de Saúde de Princesa informou o segundo óbito em decorrência de complicações da Covid-19. Segundo a Secretaria, um homem de 23 anos, sem histórico de comorbidades, morreu vítima do coronavírus. O paciente confirmou a doença no dia 23 de fevereiro, e no dia 25 de ele necessitou ser internado no Hospital de SJCedro. Devido à evolução do quadro clínico do paciente, na segunda-feira, dia primeiro, foi transferido ao hospital de Dionísio Cerqueira onde permaneceu internado na enfermaria. Após dias aguardando vaga em leito de UTI, o paciente foi encaminhado ontem às 17 horas ao Hospital Regional em SMOeste, onde acabou falecendo. O óbito foi constatado na madrugada de hoje..

Novo decreto restringe entrada para apenas uma pessoa por família em mercados. Palma Sola divulgou na tarde de ontem, um novo decreto com medidas complementares às ações já existentes. O município foi o primeiro da região a estabelecer multas pelo descumprimento de medidas sanitárias, sendo seguidos pelos demais gestores regionais. Com a imposição dos novos decretos, foi percebida a diminuição nos casos ativos de coronavírus e a redução na busca por atendimento na Unidade Básica de Saúde. O decreto divulgado ontem, restringe a entrada em mercados para apenas um membro por família. Foi observado que, mesmo com orientação, muitas famílias se dirigiam aos estabelecimentos em um grande número, o que ocasionava aglomeração. Sendo assim, foi restringido esse acesso para somente uma pessoa por família. Os estabelecimentos comerciais deverão fiscalizar a determinação, a pena administrativa de 300 reais. A população deve observar que este decreto tem validade de segunda a sexta-feira, sendo que nos finais de semana o decreto estadual, com o fechamento total dos serviços, deverá ser respeitada..

Multa por aglomeração pode chegar a mil reais em Palma Sola. A prefeitura, levando em conta a situação gravíssima da região em relação ao coronavírus, o município endureceu a punição em casos de aglomeração. Desde o início da pandemia, há um ano, a administração, a secretaria de saúde, vigilância sanitária e segurança pública, orientam a população para que não ocorram encontros, festas ou qualquer tipo de aglomeração. Após 12 meses, muitos casos ainda são flagrados pelos órgãos de fiscalização. Desta forma, foi decretado que ficam proibidas, em todo o território do município, aglomerações, de qualquer natureza, em espaços públicos e privados. As aglomerações são consideradas acima de cinco pessoas fora da família. Se o descumprimento ocorrer em uma residência, o proprietário deverá arcar com o pagamento de mil reais. Se for em espaço público, cada um dos participantes será multado em 100 reais..

Devido a situação de pandemia, município estende decreto até o dia 14. A prefeitura de SJCedro divulgou ontem a prorrogação do decreto em vigor. O decreto municipal foi ampliado, e medidas mais restritivas foram adotadas. Neste final de semana, segue o decreto estadual que decretou lockdown. A partir das 23 hores de hoje ate as 6 da manha de segunda-feira, apenas serviços essenciais. O novo decreto proíbe; o consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer horário, em áreas públicas como parques, praças e ruas. O funcionamento de campings e áreas de lazer particulares, de associações estão suspensas. A realização de velórios com duração máxima de seis horas. Os restaurantes localizados em hotéis somente poderão atender os hóspedes, desde que sejam observadas as normas sanitárias vigentes. Fica restrito o acesso aos estabelecimentos comerciais como mercados, farmácias dentre outros a uma pessoa por família, exceto restaurante e lanchonetes..

Outras atividades continuam suspensas em SJCedro. As atividades esportivas coletivas como jogos e campeonatos. Além de Casas noturnas, eventos e som ao vivo estão proibidos durante a vigência do decreto. Os parques infantis, aquáticos e similares também seguem fechados. As aulas nas escolas municipais, estaduais, particulares, assim como cursos profissionalizantes, técnicos e de idiomas não podem funcionar com atividades presenciais, apenas remoto. Em SJCedro, no caso de descumprimento das medidas impostas haverá penalidade. Os clientes sem máscara dentro de estabelecimentos a multa é equivalente a 120 reais e ao proprietário, cerca de 360 reais. Em caso reincidente, o estabelecimento terá suspensão do alvará de funcionamento. A prefeitura ressaltou que, os cuidados devem ser tomados por todos. .

O Deputado se diz preocupado com o aumento de casos confirmados em um possível retorno presencial das aulas. Conforme FABIANO DA LUZ, o momento enfrentado pelos hospitais é de lotação máxima. Segundo ele, liberar o retorno presencial seria colocar vários familiares em risco. De acordo com o deputado, nos últimos dias a maioria das internações é de jovens e crianças. DA LUZ salientou que o governo federal está dificultando a compra das doses, além disso, não está liberando os municípios fazerem a aquisição dos imunizantes. Conforme ele, os estados planejam comprar mais de dez milhões de vacinas. O parlamentar destacou ainda que os laboratórios ofereceram 160 milhões de doses da CoronaVac, e o governo federal recusou. Segundo ele, devido a esta decisão do governo, o Brasil passou a ser um dos últimos países do mundo a adquirir imunizantes. FABIANO salientou ainda que o STF autorizou os estados a comprarem as vacinas, porém falta o Ministério da Saúde liberar a aquisição. O governo estadual anunciou que possui reservado cerca de 300 milhões de reais para comprar doses.

A Alesc busca liberação de recursos para os municípios. Além de auxiliar nos investimentos em obras federais, a Alesc solicitou ao governador o empenho de valores para todos os municípios do estado para investimentos. Ele destacou que o estado possui mais de três bilhões de reais em caixa, e que deveriam ser destinados às prefeituras. DA LUZ comentou ainda que os deputados estão cobrando do governador, e que nos próximos 60 dias deverá haver a manifestação por parte do estado. Além disso, FABIANO lembrou que destinou 300 mil reais para Anchieta. Os recursos são para investimentos na ampliação do hospital e para reestruturação da Apae. Ele também destinou recursos para Guaraciaba, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e SMOeste..

A Secretaria iniciou ontem a vacinação de idosos com idades entre 80 e 84 anos contra a Covid-19. Expectativa é que mais doses da vacina cheguem hoje em Guaraciaba. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, durante este período não haverá a realização de outras vacinas de rotina junto à Sala de Vacinas. Na manhã de ontem, foram vacinados os idosos pertencentes ao ESF 1, já nesta tarde foram vacinados os idosos pertencentes ao ESF 2. Hoje pela manhã serão vacinados os idosos do ESF 4 e a tarde, os idosos do ESF 5. O horário de vacinação é das 7 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos e das 13 horas e 30 minutos às 16 horas. DAIANE comentou ainda que, caso as doses chegassem hoje, para a próxima semana mais idosos serão vacinados, entre 75 a 79 anos. Ao todo o Município de Guaraciaba já recebeu 662 doses da vacina contra a Covid-19. Até o momento já foram vacinados trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 90 anos, sendo que grande parte já recebeu a primeira e a segunda dose..

Vacinação de idosos será na forma de drive thru. A Secretaria de Saúde de Palma Sola recebeu na manhã de hoje, 100 doses da vacina contra o coronavírus. Conforme a secretária, DÉBORA PREVEDELLO, os idosos foram avisados antecipadamente para evitar que alguma pessoa fique de fora da imunização. O grupo prioritário deve se deslocar até ao Posto de Saúde do município. A secretaria informou que todos os idosos serão vacinados sem a necessidade de sair do veículo, assim agilizando a imunização. Ela salientou que as doses, depois de abertas, tem um período de seis horas para ser aplicada. A vacinação acontece amanhã durante todo o dia..

SJCedro realiza amanhã vacinação de idosos. A secretaria da Saúde, através da sala de vacinas, informou que recebeu mais um lote da vacina contra Covid 19, e amanhã estará vacinando idosos com idade acima de 80 anos. O horário será das 8 às 12 horas no novo centro de idosos. Deverão ser apresentados o cartão do SUS, a carteira de vacinas e um documento de identificação. Serão disponibilizadas 200 doses e a vacinação será aplicada por ordem de chegada. A expectativa é que este lote atende toda população desta faixa etária. As pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção já receberam as doses em suas residências..

Polícia Militar apreende 162 garrafas de vinho na Operação Hórus. Enquanto realizava barreira na BR 280, em Dionísio Cerqueira, pela Operação Hórus, na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira abordou um veículo Fox. No carro foi encontrado 162 garrafas de vinho, oriundas da Argentina e sem os devidos registros. Diante dos fatos, a mercadoria, os envolvidos e o veículo foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira para demais procedimentos pertinentes ao caso..

Trabalhadores são atingidos por big bags de aproximadamente uma tonelada. Por volta das 19 horas e 40 minutos desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado para se deslocar até a rodovia SC-305, no bairro São Cristóvão, para atender a um acidente de trabalho. segundo os bombeiros, os trabalhadores foram atingidos por big bags de aproximadamente uma tonelada, utilizados para armazenamento de insumos agrícolas. No local receberam atendimentos dois homens. Um deles apresentava trauma em tórax, e o mesmo foi avaliado, imobilizado e encaminhado para atendimento médico. Já a segunda vítima estava com possível fratura em uma das pernas na região das coxas. Após a avaliação, também foi encaminhado pelos Bombeiros ao Hospital de Campo Erê..

Colisão frontal mata pai e filha na BR 163. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente tipo colisão frontal na BR 163, entre um Corolla e uma carreta Scania próximo a Associação dos Motoristas, em Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das 15 horas e 40 minutos de ontem. Chegando ao local, a guarnição constatou que se tratava de um Corolla, conduzido por Ana Claudia Camargo de 29 anos, que morreu na hora. Segundo os bombeiros, ela estava presa nas ferragens, com sinais de politraumatismo. O motorista da carreta de 54 anos, saiu ileso. Ana Claudia deixa o marido Joel Mombach e uma filha. Como passageiro, havia seu pai, Eci Camargo de 57 anos que foi desencarcerado, e também apresentou politraumatismos e com sinais vitais fracos. O homem foi encaminhado para atendimento médico, porém antes de chegar ao hospital veio a óbito. As causas do acidente não foram divulgadas..

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.