-RECEITA FEDERAL PODE FAZER PENTE-FINO EM BENEFÍCIOS FISCAIS DAS EMPRESAS
-GOVERNO DIZ QUE SC REDUZ TEMPO DE ESPERA PARA CIRURGIAS DE CANCER
-TJ NEGA RECURSO E MANTÉM CONDENAÇÃO DE PREFEITO PELA PRÁTICA DE RACHADINHA
-COMISSÃO CENTRAL DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FAISMO 2024
-NOVA SEDE DO SAMU SERÁ INAUGURADA NA SEXTA-FEIRA DA SEMANA QUE VEM EM SMO
-JOVEM FICA FERIDA AO SOFRER QUEDA DO SEGUNDO ANDAR DE PRÉDIO
-BRIGA GENERALIZADA TERMINA COM UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO MUNICÍPIO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens.
A Justiça dos Estados Unidos adiou formalmente nesta sexta-feira, o julgamento do ex-presidente DONALD TRUMP sobre as acusações de que ele buscou reverter os resultados das eleições de 2020. O julgamento estava programado para começar em março e está sem nova data. O adiamento já era esperado e decorre de um recurso apresentado pela defesa de TRUMP alegando que o ex-presidente teria imunidade contra processos por ações oficiais tomadas durante seu mandato presidencial. Uma nova data de julgamento não foi estabelecida e a juíza afirmou que aguardará o retorno do caso ao seu tribunal. TRUMP é acusado formalmente de participar de três conspirações para cometer crimes de conspiração para fraudar os Estados Unidos; para obstruir um procedimento oficial e contra os direitos dos americanos.
Na noite de sexta-feira, autoridades governamentais do Chile confirmaram a morte de pessoas em meio à situação de emergência causada pelos incêndios florestais na região de Valparaíso. A delegada presidencial regional de Valparaíso, SOFÍA GONZÁLEZ, explicou que “de acordo com as informações fornecidas pela polícia, existem dados preliminares sobre a morte de cerca de 10 pessoas”. Além disso, apelou à população para “colaborar evitando dirigir até às zonas de evacuação, pois isso dificulta o envio eficiente de equipes de emergência”. Devido à gravidade dos incêndios florestais na Quinta Região, e para “ter todos os recursos necessários”, o presidente GABRIEL BORIC declarou estado de emergência.
Depois de três dias de debates, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou nesta sexta-feira os termos gerais do projeto de lei "ómnibus", um pacote de medidas do presidente JAVIER MILEI que centraliza o poder no Executivo, altera a distribuição de impostos e traz também mudanças em temas importantes para o país como as regras para endividamento e privatizações. A discussão, no entanto, não terminou: na próxima terça-feira os deputados voltarão a plenário para votar artigo por artigo do megapacote. A votação final desta sexta-feira teve 144 votos favoráveis e 109 votos contrários. São 257 deputados no total. O governo tem 38 cadeiras na Câmara, mas conta com o apoio da oposição de centro-direita.
O Brasil bateu recorde de geração de energia limpa em 2023, com 93 vírgula um por cento de toda a energia gerada vindo de fontes renováveis. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e foram divulgados nesta sexta-feira. No total, foram gerados 70 mil e 200 megawatts médios no ano passado, por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa. As hidrelétricas respondem por mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil megawatts, um crescimento de um vírgula dois por cento em relação a 2022. Já as usinas de geração eólica e solar somaram 13 mil megawatts médio que representa uma alta de 23 virgula oito por cento em relação a 2022.
O Ministério da Educação oficializou o valor do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica para o exercício de 2024. A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O reajuste anunciado foi de três vírgula 62 por cento em relação ao valor de 2023. Com o aumento, o valor mínimo definido pelo governo para o salário de um professor passou para quatro mil 580 reais. A remuneração é válida para a rede pública de todo o país, aos profissionais do magistério que lecionam em uma jornada de pelo menos 40 horas semanais. Porém, o reajuste não é automático. Os salários fixados são pagos pelas redes de educação de estados, municípios e do Distrito Federal, a partir de repasse da União, por meio do Fundeb, além da arrecadação de impostos.
A Receita Federal vai fazer um pente-fino nos mais de 200 benefícios fiscais existentes no País. A maioria deles é considerada "invisível" por ter valores mais reduzidos - na casa dos milhões e não dos bilhões - e pelo fato de o governo ter pouca informação e controle sobre eles. A proposta, que consta de um projeto de lei enviado ao Congresso, prevê que as empresas serão obrigadas a preencher uma declaração eletrônica listando todos os incentivos que possuem. A partir daí, o Fisco pretende identificar as companhias em situação irregular, ou seja, que usufruem dos benefícios sem ter direito, e fazer, então, a exclusão. Atualmente o governo não consegue enxergar quem está sendo beneficiado por esses incentivos, com quais valores e se os objetivos da política pública estão sendo atingidos.
No início do pré-carnaval em Santa Catarina, as praias do Estado estão com 59 vírgula 66 por cento dos pontos próprios para banho. Na semana passada, a porcentagem era de 55 por cento. O relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente nesta sexta-feira considerou as 238 pontos monitorados ao longo de todo o litoral catarinense, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Destes, 142 estão próprios para banho. Entre os pontos impróprios para banho, estão a Central de Balneário Camboriú e a Brava de Itajaí, no Litoral Norte. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 60 estão adequados, o que equivale a 68 virgula 97 por cento. Há locais impróprios nas praias dos Ingleses, Jurerê e na Barra da Lagoa.
A transportadora do caminhão que tombou e contaminou um rio com ácido sulfônico, na Serra Dona Francisca, em Joinville, foi autuada e multada em três milhões e 300 mil reais por poluição ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina nesta sexta-feira. A partir de agora, a empresa tem prazo de dois dias para responder à notificação e 20 dias para apresentar defesa. Técnicos do órgão ainda trabalham na limpeza do local e, de acordo com o IMA, alguns picos de vazamento ainda podem ocorrer na área. A orientação é que até a finalização do trabalho e dos estudos de impacto ambiental, a população evite o contato direto com a água e a vegetação que está nos arredores do local. Após interrupção, o reabastecimento de água em Joinville voltou à normalidade na última terça-feira.
O Governo do Estado informou que mais de 70 por cento dos pacientes com câncer realizam a cirurgia oncológica em até 60 dias. De acordo com a secretária de saúde, em 2022, mais da metade dos pacientes, 51 por cento enfrentava uma espera superior a 60 dias para o início do tratamento. Em 2023, esse percentual foi reduzido para 29 vírgula sete. Além disso, em 2022 foram realizadas nove mil e 88 procedimentos cirúrgicos e em 2023 o número foi ampliado para 10 mil 992. Atualmente, 21 unidades de saúde possuem habilitação para realizar tratamento de pacientes oncológicos, sendo que oito oferecem serviços de radioterapia. Em outra frente, também houve a ampliação dos incentivos aos hospitais para a realização dos procedimentos. Com o lançamento do Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense, desde janeiro deste ano, os hospitais que cumprirem a meta dos 60 dias para início do tratamento poderão receber até o dobro do valor pelo procedimento realizado.
A temporada de debates ao vivo no Peperi Debates começou neste sábado. O programa de hoje discutiu os 70 anos de São Miguel do Oeste e por que chegamos aonde estamos: quais foram os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da cidade e onde estão os gargalos e deficiências do município. O debates deste sábado recebeu o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, o presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM, o jornalista e escritor, autor de obras sobre a história de São Miguel, AGEU VIEIRA e o vice-presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi na internet.
São Miguel do Oeste evoluiu muito e ainda é uma cidade jovem que pode crescer ainda mais. A posição é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse, no Peperi Debates de hoje, que os méritos são dos pioneiros que desbravaram uma região inóspita no final da década de 1930. ZANARDI citou que a coragem, ousadia e determinação dos agricultores e dos primeiros comerciantes. Ele também comentou que todos os prefeitos e entidades fizeram a sua parte e contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do município. Na visão de ZANARDI, São Miguel está em um patamar acima da média nacional. Para ele, a garra e determinação do povo de São Miguel do Oeste foram centrais para o desenvolvimento do município. Ele disse que a falta de respeito dos governos federal e estadual diante das demandas e necessidades do município impediu que São Miguel crescesse ainda mais.
São Miguel do Oeste tem uma história recente que começou com o processo de exploração e extração de madeira das matas que eram abundantes no extremo-oeste há cerca de 100 anos. O comentário é do presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM. Ele disse que, em seguida, ocorreu a ocupação da área do município com a chegada de famílias de agricultores que vieram construir uma vida melhor aqui. DRUMM ressaltou que os pioneiros foram empreendedores e construíram, com muito trabalho, uma cidade pujante. O presidente da câmara citou ainda que as entidades empresariais, as empresas e os trabalhadores que vieram depois intensificaram esse processo de desenvolvimento. O principal gargalo, na visão de DRUMM, é a falta de saneamento básico que não acompanhou o crescimento da cidade. Outro problema, de acordo com ele, é a falta de atendimento em saúde avançada no município.
É fundamental reconhecer a importância dos pioneiros e das famílias que vieram para São Miguel do Oeste entre as décadas de 1930 e 1950. A observação é do vice-presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele citou que o desenvolvimento da cidade foi acelerado nas últimas décadas em razão do emprego maior da tecnologia e do desenvolvimento das empresas. Outro ponto importante destacado pelo empresário foi a participação das cooperativas no crescimento do município. GOBBI reforçou que o empreendedorismo é uma características do povo de São Miguel e isso foi preponderante para o desenvolvimento. O presidente da Acismo também pontuou que o esquecimento por parte dos governos federal e estadual criaram dificuldades e limitaram a solução de alguns problemas e retardaram o desenvolvimento do município.
Foi a dificuldade que fez a têmpora do povo de São Miguel do Oeste. A afirmação é do jornalista, advogado e escritor, AGEU VIEIRA. Ele lembrou que os primeiros moradores chegaram entre o final da década de 1930 e o começo da década de 40. AGEU lembrou que logo no início da comunidade veio o surto de febre tifoide que matou muitas pessoas e a seca que impediu a economia de funcionar. Mesmo com essas dificuldades, a população se uniu para buscar as soluções para os problemas. De acordo com AGEU, isso marcou a história de São Miguel do Oeste ao longo dos 70 anos: dificuldade, união e superação para crescer. O escritor lembrou que a história de São Miguel do Oeste foi construída dessa forma e envolveu a população, as empresas e as entidades. Ele destacou ainda que algumas questões precisam ser resolvidas na área de infraestrutura, de educação e de saúde para que omunicípio continue crescendo.
Em decisão unânime da quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi negado o recurso da defesa do prefeito de Guaraciaba, no Oeste do Estado, VANDECIR DORIGON, condenado por rachadinha. Eleito em 2020 pelo PSL, DORIGON é réu numa investigação do MP quando era vice-prefeito, entre 2013 e 2020. Em primeira instância, ele recebeu uma pena de quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do cargo, em julho de 2023. Os advogados, então, recorreram da decisão, mas não conseguiram reverter o quadro. A decisão do TJ, negando o recurso do prefeito, foi tomada nesta quinta-feira. Cabe recurso no próprio Tribunal de Justiça de Santa Catarina ou para o Superior Tribunal de Justiça.
A desembargadora CINTHIA BITTENCOURT SCHAEFER, relatora do caso envolvendo a prática de rachadinha na prefeitura de Guaraciaba, votou contra o recurso da defesa e foi seguida pelos outros dois membros do grupo. Assim, está mantida a pena inicial concedida em primeira instância pelo Judiciário. Durante o julgamento desta quinta-feira, a defesa do prefeito VANDECIR DORIGON alegou, inicialmente, que não foi respeitado o foro privilegiado que deveria ter sido adotado no caso. Depois, justificou que não se apontaram as pessoas que foram obrigadas a dividir percentuais dos próprios salários, como alegava o MP. Além do atual prefeito, também foi condenado ROQUE MENEGHINI, que era o prefeito quando DORIGON ocupava a cadeira de vice. A defesa de ambos era a mesma e fez apontamentos iguais para alegar a inocência dos dois. DORIGON confirmou que vai recorrer da decisão.
A Comissão Central Organizadora da Faismo divulgou, nesta sexta-feira, a programação completa do evento. Neste ano, a feira marca os 50 anos da exposição e os 70 de emancipação de São Miguel do Oeste. A Faismo terá dois shows nacionais com MARCOS E BELUTTI na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, e LAUANA PRADO no sábado, dia 17. Não haverá cobrança de ingresso e os visitantes também não vai pagar pelo estacionamento dos veículos. A Faismo terá cerca de 310 estandes e mais de 270 empresas expositoras.
A Faismo 2024 não é apenas uma celebração dos 50 anos da feira, mas também um reflexo do comprometimento em oferecer uma experiência memorável para todos que participam. A afirmação é do coordenador geral da Comissão Central Organizadora, CLEOMAR ZACCHI. Ele disse que a feira terá uma programação completa e diversificada com a amplo destaque para as atrações culturais. No dia 14, quarta-feira, a programação prevê reunião da Ameosc no Cetresmo da Epagri e posterior abertura oficial, com a presença das autoridades a partir das sete horas da noite no parque de exposições. A abertura dos pavilhões será as oito e meia da noite. As nove horas tem show com Os Forasteiros e as 11 horas com o Musical JM.
Na quinta-feira, dia 15, feriado municipal, o destaque será a programação do aniversário dos 70 anos de São Miguel do Oeste. Os pavilhões do parque serão abertos as 10 horas da manhã. Nesse dia, o palco de shows terá a presença das bandas Allost, Banda Tempero Brasileiro e Aguas Nativas. Também nesse dias começa o Torneio Leiteiro com a primeira ordenha dos animais as duas da tarde no Pavilhão Mercoleite. As oito horas da noite começa a festa de aniversário dos 70 anos com corte do Bolo e Show Pirotécnico. As nove horas tem show com IGOR E JUNIOR no palco dois. A principal atração artística do segundo dia da Faismo será o show com MARCOS E BELUTTI no palco principal a partir das 10 da noite.
Na sexta-feira, dia 16, os pavilhões serão abertos para visitação as 10 horas da manhã. A partir das cinco da tarde tem show com Banda Californian Sun, Banda Bella Dona, Rakel Teixeira e Felipe e Ferrari. A sexta também será marcada pela sessão da Assembleia Legislativa na câmara de vereadores. Os deputados estaduais estarão no município para uma sessão descentralizada a partir das seis horas da tarde. A principal atração musical da sexta-feira será o show com BRENNO E MATHEUS no palco principal. Para esse dia, haverá a venda de ingressos para o camarote coletivo em frente ao palco principal, mas o acesso a área de show será liberada para os visitantes.
No sábado do dia 17, os shows começam as 10 da manhã. Durante todo dia serão seis atrações musicais e culturais nos palcos dois e principal: Marcionei e Banda, Seu Anibal, Mix Kids, Banda Italiana Stela Di Pietra, Banda Madame Frau e Os Forasteiros de Faraway. A programação do sábado ainda prevê distribuição de Chopp Gratuito no Bierwagen na área externa dos pavilhões a partir das duas da tarde e entrega da premiação do Torneio Leiteiro e tradicional Banho de Leite no Pavilhão Mercoleite a partir das cinco da tarde. As dez e meia começa o show nacional com LAUANA PRADO no palco principal do parque de exposições.
A Faismo vai terminar no domingo as seis horas da tarde com o fechamento dos pavilhões. Antes disso, as 10 da manhã tem show com Grupo Compasso Fandangueiro no palco principal. Ao meio dia é a vez da Banda Som do Sul. As duas da tarde tem h: Show de Bonecos Gigantes e as duas e meia da tarde uma nova distribuição de Chopp Gratuito no Bierwagen na área externa dos pavilhões. As três horas da tarde ocorre o desfile de Cães no Pavilhão do Remate de Gado e as quatro horas tem show com Renato Borghetti no palco principal. Durante toda a feira também serão realizadas oficinas sobre os mais diversos temas na área da Feira da Agricultura Familiar do parque de exposições.
Depois de quase seis anos de funcionamento no quartel do décimo Batalhão do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Miguel do Oeste vai ter um novo espaço no município. A nova sede do Samu fica na rua Padre Aurélio Canzi, nas proximidades da escola Emma Balke. De acordo com o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO MEDEIROS, o objetivo da mudança é dar mais condições de trabalho e construir a identidade própria do Samu. A inauguração da nova base do Samu estava agendada para esta sexta, no entanto, em razão de problemas de agenda, o ato foi remarcado para sexta-feira da semana que vem, dia nove. O diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO MEDEIROS disse que a inauguração deve contar com a presença do governador JORGINHO MELLO e da secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO. Ele citou que a nova base tem espaços mais adequados para as equipes do SAMU, como sala de reuniões e de treinamento.
Além da nova sede, o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO MEDEIROS confirmou que o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico em São Miguel do Oeste. Ele explicou que as USBs atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Neste caso, a equipe é formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem. Com isso, o SAMU de São Miguel do Oeste vai passar a contar com duas equipes. Atualmente, o Serviço conta com uma Unidade de Suporte Avançado. A USA é equipada com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e têm sua equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.
O Samu também está trabalhando para ampliar as Unidades de Suporte Avançado no oeste e extremo-oeste e São Miguel do Oeste ainda pode receber mais uma USA, com UTI Móvel. Nesta sexta-feira, o Diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONISIO MEDEIROS participou de duas reuniões, uma em Chapecó e outra na prefeitura de São Miguel do oeste. Ele discutiu o processo de ampliação do SAMU na região. Medeiros citou que o objetivo do governo é instalar mais 10 unidades básicas e outras 3 de suporte avançado no extremo-oeste.
Uma dessas três novas Unidades de Suporte Avançado, com UTI Móvel, pode ficar no município. Desse modo, São Miguel passaria a ter uma Unidade Básica e duas UTIs Móveis do Samu.
Um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas na noite desta sexta-feira em Cunha Porã. De acordo com a Corpo de Bombeiros, o condutor de um Vectra perdeu o controle de direção e colidiu contra um poste da rede de energia. A estrutura quebrou e caiu sobre o veículo. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite na rua Duque de Caxias, no bairro Bartz. Com o impacto da colisão, o poste da rede elétrica caiu sobre o carro e o motorista ficou preso nas ferragens. O homem de 50 anos, que estava consciente e orientado, apresentava apenas um corte no rosto. Os bombeiros tiveram que esperar a equipe da Celesc para retirar a vítima do local porque os fios da rede de energia também estavam caídos sobre o carro e havia o risco de choque. Além do motorista, uma idosa de 67 anos relatava dores no tórax e ferimentos nas pernas. Os dois foram conduzidas ao pronto-socorro para avaliação médica.
Uma mulher ficou ferida ao cair de uma altura aproximada de seis metros na madrugada deste sábado. O acidente aconteceu na rua Barão do Rio Branco, por volta das cinco e 25. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a mulher consciente e orientada, agitada, assistida pelo namorado e pela guarnição da Polícia Militar. O namorado da vítima relatou que ela caiu do segundo pavimento da edificação. A mulher relatava dor na extensão da coluna cervical, dor nas costas e suspeita de fratura no tornozelo. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Uma briga generalizada terminou com uma tentativa de homicídio no município. O fato aconteceu por volta das três e meia da madrugada deste sábado em uma casa noturna localizada na Willy Barth. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou dentro do estabelecimento e os envolvidos foram retirados. Na parte de fora, houve uma briga generalizada entre frequentadores e seguranças. Um dos seguranças foi atingido por um golpe de faca no braço. De acordo com a PM, a mulher foi detida por tentativa de homicídio. A mulher também sofreu ferimentos. A PM foi acionada e conduziu os envolvidos para a delegacia de polícia.