ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-01-2024 Sexta-feira

-VENDA DE VEÍCULOS CRESCE 12 POR CENTO EM 2023 NO PAÍS

-LIMINAR IMPEDE GOVERNADOR DE NOMEAR O FILHO PARA A CASA CIVIL

-IPORÃ DO OESTE APLICA INSETICIDA CONTRA MOSQUITOS EM RUAS DA CIDADE

-UNIDADE DE SAÚDE DE SANTA HELENA CONTA COM NOVA PROFISSIONAL MÉDICA

-LAVOURAS DE MILHO PARA SILAGEM POSSUEM RENDIMENTO ABAIXO DO ESPERADO

-FAZENDA ESTADUAL DEFINE PRAZOS DE MIGRAÇÃO PARA A NOTA ELETRÔNICA

-POLÍCIA REGISTRA OCORRÊNCIA DE PERTURBAÇÃO NA MADRUGADA

-SAÍDA DE PISTA DE CAMINHÃO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO INTERIOR


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima hoje pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 29 graus. Umidade relativa do ar 70 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu nesta quinta-feira a autoria do ataque que levou à morte de 84 pessoas durante uma caminhada na cidade de Kerman, no Irã. As pessoas participariam de uma homenagem pelos quatro anos da morte de QASSEM SOLEIMANI, assassinado pelos Estados Unidos em 2020. A mensagem, transmitida em um canal dos terroristas no Telegram, faz coro com a versão defendida pelos Estados Unidos, que na quarta-feira negou autoria do ataque e disse que o atentado tinha características semelhantes a ações do Estado Islâmico. No comunicado, o Estado Islâmico não divulgou as motivações para o atentado nem outras provas de autoria, mas o grupo era rival de SOLEIMANI e se opõe também ao atual regime do Irã.

A Rússia usou mísseis fornecidos pela Coreia do Norte para atacar a Ucrânia. A afirmação foi feita pelo governo dos Estados Unidos. Os americanos afirmaram o governo da Coreia do Norte está dando cada vez mais apoio para a invasão da Ucrânia pela Rússia. O governo norte-coreano negou as acusações. A Rússia intensificou os bombardeios nos últimos dias. Segundo especialistas, os russos buscam sufocar a população e desgastar as defesas antiaéreas da Ucrânia, que voltou a pedir mais armas a seus aliados ocidentais. Segundo o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, a Rússia disparou cerca de 300 mísseis e 200 drones explosivos em dois ataques, em 29 de dezembro e na madrugada de primeiro para dois de janeiro, que causaram a morte de cerca de 50 pessoas.

O Ministro da Defesa de Israel, YOAV GALLANT, revelou na quinta-feira planos para a próxima fase da guerra em Gaza, apresentando uma nova abordagem de combate no norte e um foco sustentado em atingir os líderes do Hamas no território do sul do enclave. Nesta terceira fase, os soldados das Forças de Defesa de Israel no norte de Gaza adotarão uma nova forma de combate que inclui ataques, destruição de túneis terroristas, atividades aéreas e terrestres e operações especiais”, segundo Gallant. Já no sul de Gaza, os militares israelenses continuarão a rastrear os líderes do Hamas na região pelo tempo que for necessário.

O PL ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas da União para a realização de uma auditoria nas compras de mobiliário realizadas no ano passado para as sedes da Presidência da República. O documento foi protocolado pela deputada federal JÚLIA ZANATTA do PL de Santa Catarina que solicita a avaliação para averiguar a moralidade e a eficiência na aquisição do que chama de “bens de luxo”. No pedido, ela atesta que, caso seja identificada irregularidade, sejam tomadas providências, incluindo o cancelamento de atuais editais de compra, bem como a proibição de novas aquisições. Segundo dados do portal oficial, a Casa Civil pretende adquirir treze tapetes, em um valor total estimado de 374 mil reais. Na lista de produtos, aparecem dois tapetes de nylon cujo valor unitário é de 113 mil reais.

A produção industrial brasileira voltou a ganhar força em novembro do ano passado ao crescer meio por cento, na série com ajuste sazonal. Porém, o indicador continua zero vírgula nove por cento abaixo do patamar pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. Em relação a novembro de 2022, a produção subiu um vírgula três por cento. Já no acumulado de 2023, a alta é de zero virgula um. Portanto, o setor apresenta avanços significativos nos últimos anos. Duas das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram crescimento na produção de outubro para novembro de 2023. Os destaques são para indústria extrativa e produtos alimentícios como as principais influência positivas.

As vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12 por cento em 2023 na comparação com 2022. O dado é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave. No ano passado, foram emplacadas quatro milhões 108 mil unidades contra três milhões 667 mil de 2022. Quase todos os segmentos fecharam o ano com alta: motos que cresceram 16 por cento; automóveis nove por cento; comerciais leves, por cento e ônibus com 12 por cento. Apenas o setor de caminhões terminou o ano com baixa: menos de 16 por cento. Em dezembro, o total de veículos vendidos nas concessionárias foi de 400 mil unidades, o que representa expansão de 10 por cento na relação com novembro. Segundo o presidente da Fenabrave, ANDRETTA JÚNIOR, 2023 representa um ano de recuperação para o setor automotivo.

O número de armas registradas por civis para defesa pessoal em Santa Catarina teve uma queda de 85 por cento em 2023, segundo o Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal. Em todo o ano passado, mil 407 registros foram realizados, o menor número em dez anos. Em média, 117 armas foram cadastradas por mês no ano passado em Santa Catarina. Em 2022, nove mil 606 armas foram cadastradas pela Polícia Federal, oito mil 199 a mais que no ano passado. Se o dado levar em conta 2021 — ano com o maior registro de armas no Estado na última década, com 14 mil e 56 solicitações — houve uma redução de 89 por cento.

O ano de 2023 terminou com mais de 119 mil casos de dengue em Santa Catarina, além de 98 mortes pela doença. O número de casos aumentou de 2022 para o ano passado em 42 por cento, o pior cenário da doença no Estado. Em 2022, foram 83 mil e 700 casos confirmados. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e contabilizam os números de primeiro de janeiro a 30 de dezembro de 2023. Ao todo, são 38 municípios em epidemia de dengue, além de 72 mil 759 focos do mosquito Aedes aegypti em 239 municípios, e 154 considerados infestados. Santa Catarina também registrou, em 2023, 53 casos chikungunya e três casos dde zika vírus.

O desembargador substituto JOÃO MARCOS BUCH concedeu uma liminar que impede o governador JORGINHO MELLO de nomear o filho, o advogado FILIPE MELLO, secretário de Estado da Casa Civil. A decisão é desta quinta-feira à noite e foi dada em resposta a um mandado de segurança apresentado pelo diretório estadual do PSOL durante a tarde. No despacho, de 17 páginas, o desembargador cita a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal que exclui das hipóteses de nepotismo a nomeação de parentes em cargo político de confiança. No entanto, o desembargador considera que o caso violaria os “princípios da moralidade e da impessoalidade, resultando em nepotismo”. A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer da liminar.

A Secretaria de Educação de Belmonte lançou nesta quinta-feira, o edital de abertura das inscrições para bolsas de estudo para os alunos que frequentam cursos técnicos profissionalizantes na área agrícola. De acordo com o prefeito, JAIR GIUMBELLI, esses mesmos alunos já são beneficiados com o Transporte Escolar. Ele explicou que as inscrições serão abertas no dia 17 e seguirão até 26 de janeiro, na Secretaria de Educação de Belmonte. O aluno interessado deverá apresentar CPF, RG, comprovante de Residência, comprovante de conta bancária, atestado de frequência e matrícula na Unidade Educacional e uma cópia de nota de produtor rural do ano de 2023. GIUMBELLI explicou que uma Comissão de Verificação fará a análise dos pedidos e que a bolsa, se deferida, será paga em duas parcelas – uma em julho e outra em dezembro deste ano. No ano passado foram contemplados cerca de 22 alunos, com pagamento total de aproximadamente 25 mil reais.

ROGÉRIO MICKNA é o novo secretário de Educação de Santa Helena. Ele assumiu o comando da pasta neste ano, após o pedido de exoneração apresentado por LAÍS CRISTINA TELÖKEN, no fim do ano passado. Em entrevista para a Rádio Oeste, LAÍS fez uma avaliação positiva do trabalho que realizou nos três anos em que ocupou o cargo de secretária. De acordo com ela, todas as decisões foram tomadas ouvindo as demandas dos profissionais da educação, sem forçar a implantação de projetos prontos. Para LAÍS, isso foi fundamental para a assertividade das ações, já que os profissionais que atuam nas escolas possuem muito mais conhecimento sobre a rotina e particularidades dos educandários. Ela mencionou que sempre prezou pela transparência com os profissionais da educação e em um atendimento igualitário aos munícipes, sem interferências políticas.

Dentre as ações que marcaram sua gestão na Secretaria de Educação de Santa Helena, LAÍS TELÖKEN, destacou a implantação de um sistema para modernização dos processos da pasta. Também foram feitos importantes investimentos na compra de livros, jogos e materiais para dar um melhor suporte pedagógico aos profissionais e ampliar a aprendizagem dos alunos. Como grande destaque, LAÍS apontou a reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental de Santa Helena, que recebeu uma ampla modernização da estrutura física, com novo laboratório de informática e nova mobília. Ela citou que também já foi encaminhada a licitação para a segurança das escolas, com construção de muros, grades, portões eletrônicos e vídeo porteiros, que se perpetuarão por vários anos. LAÍS TELÖKEN destacou que agora vai voltar a atuar na área de marketing, na qual possui formação.

Lavouras de milho para silagem estão com rendimento abaixo do esperado. Conforme o Engenheiro Agrônomo, LEOCIR ALBAN, o rendimento abaixo do esperado reflete na quantidade e qualidade da silagem. O sistema é utilizado para guardar alimento para os bovinos nos períodos de inverno e entressafra. Conforme ALBAN, o excesso de chuvas afetou a polinização das plantas, resultando em espigas falhas ou com redução de grãos. O excesso de umidade com chuvas torrenciais também provocou a perda de nutrientes no solo e as plantas cresceram menos. Na região de Itapiranga, alguns eventos climáticos como fortes ventos e granizo destruíram total ou parcialmente diversas lavouras. Segundo o Engenheiro Agrônomo, com isso, muitos produtores irão usar a mesma área para um novo plantio de milho e complementar a quantidade de silagem necessária durante um ano.

LEOCIR ALBAN frisou que é preciso ficar atento às orientações meteorológicas. Como alternativas, é possível produzir sorgo, com ciclo mais curto e menor investimento. ALBAN destacou que o milheto para pastoreio direto dos animais durante o verão, também reduz o consumo de silagem para quem produz leite a base de pasto. Já os produtores que tem áreas maiores na safrinha cultivam soja, indicado na rotação de culturas para melhoria da qualidade do solo. A diversificação também quebra alguns ciclos de pragas e moléstias que causam prejuízos as lavouras. Conforme o Engenheiro Agrônomo, LEOCIR ALBAN, outro cuidado importante é no controle das cigarrinhas.

Colheita do milho para produção de silagem em São João do Oeste entra na terceira semana. Conforme o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar, DIRCEU BABICK, 90 por cento da cultura é destinada para silagem. O restante começa a ser colhido para grão seco. O rendimento ficou abaixo do esperado, devido às condições climáticas adversas e o ataque de pragas. A principal delas é a cigarrinha, que se alastrou em toda região. O Engenheiro Agrônomo explicou que ela provoca o enfezamento das plantas, cortando a ceiva, resultando em perdas na fase final de enchimento dos grãos. Ele observou que a transição da colheita e plantio do milho safrinha afloram o ataque nas primeiras lavouras jovens.

Agrônomo recomenda controle conjugado, com uso de produtos químicos e biológicos para controle da cigarrinha. DIRCEU BABICK observou que o defensivo faz o controle inicial, enquanto o biológico atua de forma sistêmica. Ele lembrou que as lavouras tratadas facilmente são reinfestadas através das correntes de ar, que trazem a praga de propriedades próximas não tratadas no mesmo período. BABICK frisou que o produtor precisa observar diariamente as lavouras no estágio inicial. Os sinais de ataque da praga só aparecem durante o desenvolvimento da planta. Para ele, o ideal seria um vazio sanitário como o da soja, porém, devido as áreas restritas, a maioria dos produtores de leite precisam usar as mesmas lavouras para cultivo, tanto na safra como na safrinha com milho.

Fazenda Estadual define prazos para migração à nota eletrônica. Prazos escalonados serão observados com base no número de notas do Bloco de Produtor Rural emitidos no ano passado. Conforme a Diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REIHNER, o produtor que emitiu 25 notas para comercialização de produção agropecuária em 2023, terá que migrar agora em janeiro. Em março, os agricultores que emitiram 10 notas físicas no último ano terão de fazer a emissão eletrônica. O prazo final para os demais será em 30 de abril. TATIELE REIHNER informou que não terá nova prorrogação e quem não respeitar os prazos, vai ter o bloco cancelado em 30 dias. As unidades conveniadas da fazenda nos municípios já proporcionaram treinamentos e auxiliam quando necessário.

Agricultores precisam fazer a prestação de contas das notas emitidas no ano passado. Conforme a Diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REIHNER, a prestação de contas deve ser feita neste mês de janeiro. Com os dados, os municípios fazem a apuração do Movimento Agropecuário, que será incorporado ao Movimento Econômico. Em fevereiro, acontecem as confrontações com declarações de empresas que adquiriram produção dos agricultores para eventuais correções. A coordenadora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REIHNER, lembrou que os produtores que emitem nota eletrônica, estão livres da declaração.

A suspensão da aplicação de defensivos agrícolas à base de fipronil por pulverização foliar em área total no Brasil é uma conquista para os apicultores. Em Santa Catarina, a proibição ocorreu ainda em 2021, enquanto a nível nacional, a medida cautelar foi publicada pelo IBAMA no último dia 29 de dezembro, no Diário Oficial da União. De acordo com o presidente da Associação dos Apicultores de Iporã do Oeste, DANIEL GIEHL, após a suspensão do uso do fipronil em 2021, houve diminuição de aproximadamente 70 por cento no número de intoxicações de caixas de abelhas em Santa Catarina. Ele observou que antes da proibição, eram registradas mortes de colmeias, inclusive no município, pois as abelhas acabavam polinizando as plantas pulverizadas com fipronil e levando o material tóxico para as colmeias. DANIEL GIEHL destacou que nesta safra, a produção de mel teve rendimento menor, devido à chuva intensa dos últimos meses.

Foi realizado na manhã de hoje na prefeitura de Iporã do Oeste, mais um sorteio da Campanha Nota Premiada. Concorreram as cartelas depositadas na urna referentes ao mês de dezembro de 2023. Foram contemplados cinco ganhadores, que irão receber a premiação em dinheiro no valor de 200 reais cada. Os ganhadores foram: Cilene Rauber, Ledi Kist, Nelir Müller, Leoni Ott e Cristiane Alles. Na manhã de hoje também foi realizado o sorteio especial de cinco prêmios de mil reais cada. Esse sorteio foi realizado com todas as cartelas depositadas na urna ao longo do ano de 2023, de janeiro a dezembro. Os ganhadores de mil reais foram: Elio Friedrich, Francisco Melz, Nelson Bonamigo, Rudi Staub e Romeo Simon. A Administração parabenizou os ganhadores e todas as pessoas que valorizam o comércio, através das compras locais. Os sorteados já podem procurar a Prefeitura para encaminhar o recebimento dos valores.

A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou no fim da tarde desta quinta-feira, uma aplicação de inseticida de baixa intensidade contra o mosquito Aedes Aegypti em algumas ruas da cidade. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos de dengue nesta semana. Conforme o enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde, PAULO MASSING, os pacientes diagnosticados com a doença viajaram para uma cidade no Rio Grande do Sul, onde há casos confirmados de dengue. Ele destacou que os casos são importados, porém, os pacientes contaminados estão em casa e com isso, podem ser picados pelo mosquito Aedes Aegypti, iniciando um ciclo de transmissão da doença para outras pessoas.

PAULO MASSING destacou que o inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti foi aplicado nas ruas próximas do local onde residem os pacientes diagnosticados com dengue, nas imediações da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste. Ele salientou que a medida visa prevenir o ressurgimento da doença, já que em 2022, o município enfrentou uma epidemia de dengue, com mais de mil casos confirmados. Além da dengue, também existe preocupação com a possibilidade de ocorrer transmissão da Chikungunya e por isso, a aplicação de inseticida é importante quando algum caso das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti é confirmado. MASSING chamou atenção que a principal forma de evitar as doenças segue sendo a eliminação de objetos que possam acumulam água e servem como criadouro de mosquitos.

A Secretaria de Saúde de Santa Helena contratou uma nova médica para o preenchimento de vaga no quadro de profissionais da Unidade Básica de Saúde. De acordo com a secretária, SUZANA MARIA FRIZON, a contratação foi necessária devido ao pedido de exoneração apresentado no fim do ano passado por uma das médicas que atuava há anos no Município e que foi em busca de novos horizontes e especializações. A profissional contratada é a médica clínica geral, NATÁLIA DA SILVA, que já iniciou os atendimentos nesta semana na Unidade de Saúde da cidade, completando a equipe. Neste ano, a Secretaria de Saúde de Santa Helena deve dar continuidade aos programas que já vinham sendo executados, com destaque para as reuniões nas comunidades para atendimento dos hipertensos e diabéticos.

SUZANA MARIA FRIZON explicou que nesses encontros são repassadas informações importantes para os pacientes sobre o uso de medicamentos, prática de atividades físicas e alimentação adequada. Sobre as renovações de contratos, compras e licitações para o setor, a Secretária de Saúde de Santa Helena destacou que os processos estão bem encaminhados e que não ocorreu nenhuma interrupção no atendimento aos munícipes em meio a esse processo burocrático. SUZANA observou que entre os meses de dezembro e março, muitos profissionais também tiram férias, porém, mesmo com a equipe reduzida, os munícipes seguem sendo atendidos.

Em relação às doenças mais diagnosticadas neste início de ano em Santa Helena, a Secretária de Saúde mencionou a existência de alguns casos positivos de Covid-19 e orientou os munícipes a buscarem atendimento, caso apresentem sintomas como dor de garganta, dor no corpo e febre. Outra preocupação é em relação a Dengue e Chikungunya, cuja transmissão aumenta no verão, período em que ocorre maior criação do mosquito Aedes Aegypti. SUZANA FRIZON reforçou a importância de todos fazerem sua parte, eliminando objetos que possam acumular água nas ruas e quintais das residências.

A BR-163, em Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, está operando no sistema de PARE e SIGA. A ação está programada para acontecer até o dia 20 deste mês para a execução das obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Segundo o DNIT, para que os serviços sejam executados de forma adequada e segura, o trânsito nos locais está fluindo em uma pista com sentidos alternados. Em Guaraciaba, o PARE e SIGA é 24 horas e esse sistema deve operar até 20 de janeiro, com tempo de espera de aproximadamente 30 minutos. Em Dionísio Cerqueira, o PARE e SIGA é diurno e deve operar até 20 de janeiro, também com tempo de espera de aproximadamente 30 minutos.

Um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi preso nesta quinta-feira, em Maravilha. Ele estava em um veículo abordado pela Polícia Militar na BR-282, nas proximidades do CTG. Durante a revista veicular, foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro em espécie. Em seguida, o cão de faro da PM localizou cocaína no carro. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia. A PM não divulgou detalhes sobre o suspeito e também não informou a origem e o destino da droga. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição de serviço flagrou um Corolla trafegando em alta velocidade pela BR-282, durante a noite desta quinta-feira. O veículo foi abordado e a PM encontrou dois mil 944 reais no carro. A guarnição solicitou apoio do canil e o cão de faro indicou a presença de drogas em uma embalagem, que continha 157 gramas de cocaína. O motorista foi preso em flagrante e celular dele também foi apreendido.

Uma ocorrência de perturbação foi registrada pela Polícia Militar, em Guaraciaba, nesta sexta-feira. A guarnição foi acionada por volta das quatro horas e 20 minutos da madrugada para se deslocar até o Bairro Santa Terezinha. Conforme a PM, foi a segunda vez que a guarnição foi acionada para ir até a mesma residência, por motivo de perturbação. No local, os policiais constataram som alto oriundo de uma televisão, além de muita algazarra das pessoas que estavam na casa ingerindo bebida alcoólica e com ânimos exaltados. Diante da constatação, foi registrado um Boletim de Ocorrência, feito o levantamento fotográfico e apreendida a televisão. Depois dos procedimentos necessários, todos os envolvidos foram orientados e liberados.

Uma mulher ficou ferida em um acidente na estrada que liga os municípios de Tunápolis e Iporã do Oeste na tarde desta quinta-feira. O motorista de um caminhão Volkswagen 17-250, emplacado em Erechim, no Rio Grande do Sul, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em um barranco. A caroneira do veículo sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A mulher foi levada para o Hospital de Tunápolis. O acidente envolvendo um caminhão do Rio Grande do Sul aconteceu por volta das 16h desta quinta-feira, na Linha Fátima. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e, ao chegar no local, encontrou o motorista, de 51 anos, fora do veículo, sem ferimentos aparentes. A caroneira estava na cabine com ferimentos nos joelhos. Ela também reclamava de dores no tornozelo e na cabeça. A mulher recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.