ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 05/01/2024

GLOBO EM FOCO – 05/01/24

-VENDA DE VEÍCULOS CRESCE 12 POR CENTO EM 2023 NO PAÍS

-LIMINAR IMPEDE GOVERNADOR DE NOMEAR O FILHO PARA A CASA CIVIL

- COMISSÃO PROJETA QUE 60% DOS ESTANDES DA EFRAIT SEJAM COMERCIALIZADOS JÁ NESTA SEXTA

- CASOS POSITIVOS DE DENGUE DEIXA SAÚDE EM ALERTA

- LAVOURAS DE MILHO PARA SILAGEM ESTÃO COM RENDIMENTO ABAIXO DO ESPERADO

- FAZENDA ESTADUAL DEFINE PRAZOS PARA MIGRAÇÃO À NOTA ELETRÔNICA

- QUATRO PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO NA AVENIDA WILLY BARTH

- SAÍDA DE PISTA DE CAMINHÃO DEIXA UMA PESSOA FERIDA EM TUNÁPOLIS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com nuvens e possibilidade de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu nesta quinta-feira a autoria do ataque que levou à morte de 84 pessoas durante uma caminhada na cidade de Kerman, no Irã. As pessoas participariam de uma homenagem pelos quatro anos da morte de QASSEM SOLEIMANI, assassinado pelos Estados Unidos em 2020. A mensagem, transmitida em um canal dos terroristas no Telegram, faz coro com a versão defendida pelos Estados Unidos, que na quarta-feira negou autoria do ataque e disse que o atentado tinha características semelhantes a ações do Estado Islâmico. No comunicado, o Estado Islâmico não divulgou as motivações para o atentado nem outras provas de autoria, mas o grupo era rival de SOLEIMANI e se opõe também ao atual regime do Irã.

A Rússia usou mísseis fornecidos pela Coreia do Norte para atacar a Ucrânia. A afirmação foi feita pelo governo dos Estados Unidos. Os americanos afirmaram o governo da Coreia do Norte está dando cada vez mais apoio para a invasão da Ucrânia pela Rússia. O governo norte-coreano negou as acusações. A Rússia intensificou os bombardeios nos últimos dias. Segundo especialistas, os russos buscam sufocar a população e desgastar as defesas antiaéreas da Ucrânia, que voltou a pedir mais armas a seus aliados ocidentais. Segundo o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, a Rússia disparou cerca de 300 mísseis e 200 drones explosivos em dois ataques, em 29 de dezembro e na madrugada de primeiro para dois de janeiro, que causaram a morte de cerca de 50 pessoas.

O Ministro da Defesa de Israel, YOAV GALLANT, revelou na quinta-feira planos para a próxima fase da guerra em Gaza, apresentando uma nova abordagem de combate no norte e um foco sustentado em atingir os líderes do Hamas no território do sul do enclave. Nesta terceira fase, os soldados das Forças de Defesa de Israel no norte de Gaza adotarão uma nova forma de combate que inclui ataques, destruição de túneis terroristas, atividades aéreas e terrestres e operações especiais”, segundo Gallant. Já no sul de Gaza, os militares israelenses continuarão a rastrear os líderes do Hamas na região pelo tempo que for necessário.

O PL ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas da União para a realização de uma auditoria nas compras de mobiliário realizadas no ano passado para as sedes da Presidência da República. O documento foi protocolado pela deputada federal JÚLIA ZANATTA do PL de Santa Catarina que solicita a avaliação para averiguar a moralidade e a eficiência na aquisição do que chama de “bens de luxo”. No pedido, ela atesta que, caso seja identificada irregularidade, sejam tomadas providências, incluindo o cancelamento de atuais editais de compra, bem como a proibição de novas aquisições. Segundo dados do portal oficial, a Casa Civil pretende adquirir treze tapetes, em um valor total estimado de 374 mil reais. Na lista de produtos, aparecem dois tapetes de nylon cujo valor unitário é de 113 mil reais.

A produção industrial brasileira voltou a ganhar força em novembro do ano passado ao crescer meio por cento, na série com ajuste sazonal. Porém, o indicador continua zero vírgula nove por cento abaixo do patamar pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. Em relação a novembro de 2022, a produção subiu um vírgula três por cento. Já no acumulado de 2023, a alta é de zero virgula um. Portanto, o setor apresenta avanços significativos nos últimos anos. Duas das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram crescimento na produção de outubro para novembro de 2023. Os destaques são para indústria extrativa e produtos alimentícios como as principais influência positivas.

As vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12 por cento em 2023 na comparação com 2022. O dado é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave. No ano passado, foram emplacadas quatro milhões 108 mil unidades contra três milhões 667 mil de 2022. Quase todos os segmentos fecharam o ano com alta: motos que cresceram 16 por cento; automóveis nove por cento; comerciais leves, por cento e ônibus com 12 por cento. Apenas o setor de caminhões terminou o ano com baixa: menos de 16 por cento. Em dezembro, o total de veículos vendidos nas concessionárias foi de 400 mil unidades, o que representa expansão de 10 por cento na relação com novembro. Segundo o presidente da Fenabrave, ANDRETTA JÚNIOR, 2023 representa um ano de recuperação para o setor automotivo.

O número de armas registradas por civis para defesa pessoal em Santa Catarina teve uma queda de 85 por cento em 2023, segundo o Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal. Em todo o ano passado,mil 407 registros foram realizados, o menor número em dez anos. Em média, 117 armas foram cadastradas por mês no ano passado em Santa Catarina. Em 2022, nove mil 606 armas foram cadastradas pela Polícia Federal, oito mil 199 a mais que no ano passado. Se o dado levar em conta 2021 — ano com o maior registro de armas no Estado na última década, com 14 mil e 56 solicitações — houve uma redução de 89 por cento.

O ano de 2023 terminou com mais de 119 mil casos de dengue em Santa Catarina, além de 98 mortes pela doença. O número de casos aumentou de 2022 para o ano passado em 42 por cento, o pior cenário da doença no Estado. Em 2022, foram 83 mil e 700 casos confirmados. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e contabilizam os números de primeiro de janeiro a 30 de dezembro de 2023. Ao todo, são 38 municípios em epidemia de dengue, além de 72 mil 759 focos do mosquito Aedes aegypti em 239 municípios, e 154 considerados infestados. Santa Catarina também registrou, em 2023, 53 casos chikungunya e três casos dde zika vírus.

O desembargador substituto JOÃO MARCOS BUCH concedeu uma liminar que impede o governador JORGINHO MELLO de nomear o filho, o advogado FILIPE MELLO, secretário de Estado da Casa Civil. A decisão é desta quinta-feira à noite e foi dada em resposta a um mandado de segurança apresentado pelo diretório estadual do PSOL durante a tarde. No despacho, de 17 páginas, o desembargador cita a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal que exclui das hipóteses de nepotismo a nomeação de parentes em cargo político de confiança. No entanto, o desembargador considera que o caso violaria os “princípios da moralidade e da impessoalidade, resultando em nepotismo”. A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer da liminar.

Casos positivos de dengue deixa saúde em alerta. Na primeira semana de janeiro foram confirmados oito casos da doença em Itapiranga, sendo sete na cidade e um de trabalhador que reside no interior. Já os dois casos confirmados em Iporã do Oeste são de trabalhadores que atuam em Itapiranga. A informação é do Agente de Combate a Endemias, WANDER GRINGS. Como medida para evitar a proliferação, na tarde de hoje será aplicado fumacê em diversas ruas no centro da cidade, bairros Bela Vista, Santa Tereza Alto e Baixo, além do Porto Novo. O trabalho inicia ás 17 horas. Caso chover ou tiver registro de ventos fortes será adiado. O fumacê é uma estratégia adotada para controlar as populações de mosquitos adultos presentes nas regiões onde acontecem as aplicações do produto.

Agente de Combate a Endemias orienta moradores a deixar residências abertas durante e após a aplicação. WANDER GRINGS lembra que o inseticida de ultra baixo volume fica beirando no ar. Devido ao calor, o mosquito Aedes Aegypty se esconde em espaços com sombra, principalmente nas casas. Ele é conhecido por hábitos diurnos e nesta época do ano costuma se desloca das cinco ás oito horas da manhã e das 17 ás 20 horas. WANDER GRINGS reforça que todos os munícipes devem, diariamente, adotar medidas para evitar o acúmulo de água e eliminar possíveis criadouros do mosquito. GRINGS orienta moradores também a usar repelentes. Aos primeiros sintomas de febre alta, dores de cabeças e atrás dos olhos, dores nos músculos e articulações, vômitos e fadiga, é importante procurar atendimento na saúde.

Lavouras de milho para silagem estão com rendimento abaixo do esperado. Conforme o EngenheiroAgrônomo, LEUCIR ALBAN, o rendimento abaixo do esperado reflete na quantidade e qualidade da silagem. O sistema é utilizado para guardar alimento para os bovinos nos períodos de inverno e entressafra. Conforme ALBAN, o excesso de chuvas afetou a polonização das plantas, resultando em espigas falhas ou redução de grãos. O excesso de umidade com chuvas torrenciais, também provocou a perda de nutrientes no solo e as plantas cresceram menos. Na região de Itapiranga alguns eventos climáticos como temporais de fortes ventos e granizo destruíram total ou parcialmente diversas lavouras. Segundo o Engenheiro Agrônomo, com isso, muitos produtores irão usar a mesma área para um novo plantio de milho e complementar a quantidade de silagem necessária durante um ano.

LEUCIR ALBAN frisa que é preciso ficar atento as orientações meteorológicas. Como alternativas é possível produzir sorgo, com ciclo mais curto e menor investimento. LEOCIR ALBAN destaca que o milheto para pastoreio direto dos animais durante o verão também reduz o consumo de silagem para quem produz leite a base de pasto. Já os produtores que tem áreas maiores na safrinha cultivam soja, indicado na rotação de culturas para melhoria da qualidade do solo. A diversificação também quebra alguns ciclos de pragas e moléstias que causam prejuízos as lavouras. Conforme o Engenheiro Agrônomo, LEOCIR ALBAN, outro cuidado importante é no controle das cigarrinhas.

Colheita do milho para produção de silagem em São João do Oeste entra na terceira semana. Conforme o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar, DIRCEU BABICK, 90% da cultura é destinada para silagem. O restante começa a ser colhido para grão seco. O rendimento ficou abaixo do esperado devido as condições climáticas adversas e o ataque de pragas. A principal delas é a cigarrinha que se alastrou em toda região. O Engenheiro Agrônomo explica que ela provoca o enfezamento das plantas, cortando a ceiva, resultando em perdas na fase final de enchimento dos grãos. Ele observa que a transição da colheita e plantio do milho safrinha aflora o ataque nas primeiras lavouras jovens.

Agrônomo recomenda controle conjugado com uso de produtos químicos e biológicos para controle da cigarrinha. DIRCEU BABICK observa que o defensivo faz o controle inicial, enquanto o biológico atua de forma sistêmica. Ele lembra que as lavouras tratadas facilmente são reinfestadas através das correntes de ar que trazem a praga de propriedades próximas não tratadas no mesmo período. BABICK frisa que o produtor precisa observar diariamente as lavouras no estágio inicial. Os sinais de ataque da praga só aparecem durante o desenvolvimento da planta. Para ele, o ideal seria um vazio sanitário como o da soja, porém, devido as áreas restritas, a maioria dos produtores de leite precisam usar as mesmas lavouras para cultivo tanto na safra como safrinha com milho.

De 2021 para 2022, o Movimento Agropecuário do município de Itapiranga teve um aumento de 14,85%, alcançando o valor de 892 milhões. A informação é da responsável pelo Setor do Movimento Econômico de Itapiranga, PAULA WELTER. Já o movimento que engloba empresas, telefonias, energias, transportes e outras, o aumento foi de 15,39%, alcançando o valor de um bilhão e 783 milhões de reais. PAULA ressalta que o movimento econômico de 2023 terá fechamento em 31 de março deste ano. Caso tenha recurso, o valor final será divulgado em dezembro.

Fazenda Estadual define prazos para migração à nota eletrônica. Conforme a responsável pelo Setor do Movimento Econômico de Itapiranga e Unidade do Bloco de Produtor Rural, PAULA WELTER, os produtores devem ter atenção especial quanto a migração do bloco físico para a emissão de nota eletrônica. Ela revela que o produtor que emitiu 25 notas para comercialização de produção agropecuária em 2023 terá que migrar agora em janeiro para a nota eletrônica. Em março, os agricultores que emitiram 10 notas físicas no último ano terão de fazer a emissão eletrônica. O prazo final para os demais será em 30 de abril. A partir de primeiro de maio todos os produtores deverão estar regularizados pela nota eletrônica, conforme decreto do estado. PAULA alerta que os produtores devem conferir a data limite que consta no canto superior da nota física. Se a nota tiver a validade vencida, será necessário se dirigir até a Unidade Conveniada.

Atualmente, Itapiranga possui dois mil, 172 inscrições ativas. Até o momento, mais de mil produtores estão habilitados em emitir nota fiscal eletrônica, o que representa mais de 50% dos produtores. Porém, ainda restam aproximadamente mil produtores que precisam realizar a regularização. PAULA WELTER considera que o prazo é considerado curto e solicita que o produtor se programe para que de forma antecipada, solicite auxílio na Unidade. PAULA enfatiza que o atendimento de forma antecipada proporciona que todos os produtores sejam atendidos, sem gerar transtornos. Ela chama a atenção que a partir de maio, a bloco físico não terá mais validade.

São João do Oeste também já está providenciando a adesão. Prazos escalonados serão observados com base no número de notas do Bloco de Produtor Rural emitidos no ano passado. Conforme a Diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REIHNER, São João do Oeste possui um bom número de produtores já aptos a emissão de nota eletrônica. TATIELE reforça que não haverá nova prorrogação e quem não respeitar os prazos vai ter o bloco cancelado em 30 dias./As unidades conveniadas da fazenda nos municípios já proporcionaram treinamentos e auxiliam quando necessário.

Agricultores precisam fazer a prestação de contas das notas emitidas no ano passado. Conforme a Diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REIHNER, a prestação de contas deve ser feita neste mês de janeiro. Com os dados, os municípios fazem a apuração do Movimento Agropecuário que será incorporado ao Movimento Econômico. Em fevereiro, acontecem as confrontações com declarações de empresas que adquiriram produção dos agricultores para eventuais correções. A Coordenadora do Movimento Econômico em São João do Oeste, TATIELE REIHNER, lembra que os produtores que emitem nota eletrônica estão livres da declaração.

Iniciou na manhã desta sexta-feira, a venda de estandes para a décima primeira Efrait. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Coordenador do evento, ALEXANDRE SIQUEIRA, o edital com os critérios de comercialização dos estandes foi publicado ainda na tarde de ontem, e às 8 horas desta sexta-feira, iniciou a venda para as empresas locais. As empresas interessadas precisam acessar o link disponível no site do município e preencher o formulário de cadastramento. A escolha do espaço será de acordo com a ordem de inscrição. Conforme ALEXANDRE SIQUEIRA, os patrocinadores tiveram preferência e já escolheram 20 espaços, sendo 10 internos e 10 externos. As demais empresas, fizeram 57 inscrições. SIQUEIRA enfatiza porém, que algumas dessas empresas optam pela escolha de mais de um estande.

Para confirmação será necessário firmar contrato e comprovação do pagamento através de guias. A informação é do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga e Coordenador do evento, ALEXANDRE SIQUEIRA. Somente com as inscrições desta manhã, a projeção é de que 60 por cento dos espaços já serão preenchidos. A partir da tarde de hoje, a comissão entra em contato com as empresas que realizam a inscrição para agendar a escolha. Ele afirma que como a Feira integra a programação dos 70 anos de emancipação político administrativo de Itapiranga, os valores praticados por espaços na feira serão abaixo do preço de eventos paralelos na região. Além disso, as empresas locais associadas a Assemit terão desconto especial.

No total, serão 161 estandes com espaços em três locais no Complexo Oktober. Conforme ALEXANDRE SIQUEIRA, serão 114 espaços internos nos pavilhões A e C, e 47 externos. No dia 15 de janeiro, a comercialização de estandes será aberto para as demais empresas da região. O Coordenador enfatiza que qualquer dúvida pode ser sanada com a coordenação. A Exposição Feira acontece nos dias oito, nove e 10 de março deste ano. O evento não era realizado há cinco anos. Nos próximos dias, a comissão irá definir os shows e a programação completa.

Quatro pessoas ficaram feridas entre um Fiat/Palio e um Polo na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste, por volta das 18 horas de ontem. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor do Pálio tentou acessar a Avenida Getúlio Vargas, não percebendo a aproximação do Polo que transitava pela Willy Barth. Com a colisão, três pessoas que estavam no Polo sofreram lesões leves. Eles foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e conduzidos ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. No Palio estava um casal, o condutor apresentava lesão no joelho. A PM realizou o controle do trânsito até a chegada da PRF.

Um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi preso nesta quinta-feira, em Maravilha. Ele estava em um veículo abordado pela Polícia Militar na BR-282, nas proximidades do CTG. Durante a revista veicular, foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro em espécie. Em seguida, o cão de faro da PM localizou cocaína no carro. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia. A PM não divulgou detalhes sobre o suspeito e também não informou a origem e o destino da droga. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição de serviço flagrou um Corolla trafegando em alta velocidade pela BR-282, durante a noite desta quinta-feira. O veículo foi abordado e a PM encontrou dois mil 944 reais no carro. A guarnição solicitou apoio do canil e o cão de faro indicou a presença de drogas em uma embalagem, que continha 157 gramas de cocaína. O motorista foi preso em flagrante e celular dele também foi apreendido.

Saída de pista de caminhão deixa uma pessoa ferida em Tunápolis. Uma mulher ficou ferida em um acidente na estrada que liga os municípios de Tunápolis e Iporã do Oeste na tarde de ontem. O motorista de um caminhão Wolkswagen 17-250, emplacado em Erechim, no Rio Grande do Sul, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em um barranco. O acidente aconteceu por volta das 16 horas de ontem, na Linha Fátima. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e, ao chegar no local, encontrou o motorista de 51 anos fora do veículo, sem ferimentos aparentes. A caroneira estava na cabine com ferimentos nos joelhos. Ela também reclamava de dores no tornozelo e na cabeça. A mulher recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida ao hospital de Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.