ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/01/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O mundo registrou um recorde de dois milhões e 400 mil novos casos de Covid nas últimas 24 horas, impulsionado pelos Estados Unidos. Essa é a primeira vez desde o início da pandemia com mais de um milhão de infectados em apenas um dia. Foi também a primeira vez que o mundo registrou mais de dois milhões de novos casos, o recorde anterior havia sido registrado em 30 de dezembro de 2021. Os dados são do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Apesar da explosão no número de infectados devido à variante ômicron do novo coronavírus, que é altamente contagiosa, o número de mortes segue em queda.

O chefe da diplomacia da União Europeia, o espanhol JOSEP BORRELL, chegou à Ucrânia nesta terça-feira para uma visita de apoio em um contexto de tensões com a vizinha Rússia. As tensões aumentaram nos últimos meses devido à convicção dos países ocidentais de que a Rússia pode estar planejando uma invasão em grande escala da Ucrânia, depois de concentrar cerca de 100 mil soldados em sua fronteira comum. A Rússia nega qualquer intenção militar e denuncia "provocações" da Otan naquela região.

A promotoria peruana informou nesta terça-feira que investigará o presidente PEDRO CASTILLO ao fim de seu mandato por supostos crimes de tráfico de influência, conluio e patrocínio ilegal. O processo ficará suspenso até que CASTILLO complete seu mandato de cinco anos, em 2026, já que o presidente tem "imunidade absoluta que transcende o campo processual penal" no Peru. As investigações se concentrarão em três casos. No primeiro caso, o presidente é acusado de supostamente ter intervido em uma licitação para a construção de uma ponte veicular. No segundo, o órgão investiga se o presidente interveio em processo de aquisição de Biodiesel e o terceiro caso refere-se a uma suposta pressão indevida por parte do presidente para promover militares ligados ao governo de esquerda.

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, que a maioria das pessoas que responderam à consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 se opôs à necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária. O governo também informou que a maioria das pessoas foi contra obrigatoriedade da vacinação nessa faixa etária. A recomendação final do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve acontecer nesta quarta-feira. A imunização de crianças já é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países, mas ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde, ao qual a agência é subordinada.

As distribuidoras de energia preveem dar desconto de um bilhão 620 milhões de reais nas contas de luz dos consumidores residenciais e de pequenos negócios que reduziram o consumo de energia no ano passado. O crédito deve ser pago na fatura referente ao mês de janeiro. O valor consta em ofício da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel. A Aneel diz que ainda não tem a informação do valor total a ser creditado. O programa que dá desconto na conta de luz foi lançado pelo governo em agosto, devido à crise energética. O objetivo foi incentivar o consumidor a reduzir, voluntariamente, o consumo de energia. Pelas regras do programa, ganhará o bônus quem tiver diminuído o consumo de energia entre setembro e dezembro em, no mínimo, 10 por cento em relação ao mesmo período de 2020. O desconto vai valer até uma redução de 20 por cento.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou o projeto que altera o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal, medida que socorre governos locais com dificuldades financeiras. A lei complementar está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. De acordo com o Planalto, a lei "amplia o rol das despesas não consideradas na limitação dos gastos dos entes subnacionais, cujas dívidas voltaram a ser refinanciadas pelo Governo Federal". Com isso, passam a não ser consideradas as transferências de recursos federais com aplicações vinculadas, assim como as emendas de bancada e individuais, inclusive as transferências especiais. Quando houver plano de recuperação fiscal e, nos casos de refinanciamento de dívidas, as deduções nos limites para aumento das despesas serão efetuadas conforme o valor transferido pela União a cada exercício.

A Prefeitura de Florianópolis anunciou na noite desta terça-feira o cancelamento do carnaval 2022. Em nota, o município informou que tanto os blocos de rua quanto os desfiles das escolas de samba não vão ocorrer este ano. O prefeito, GEAN LOUREIRO afirmou em uma rede social que "a Prefeitura não vai promover grandes eventos neste momento de incertezas sobre a pandemia e emergências públicas e privadas com muita pressão de atendimento". Ele disse ainda que entende que os desfiles são importantes para as comunidades e cultura e que vai procurar as escolas para buscar novas parcerias no futuro.

Antes do carnaval, a cidade já havia cancelado o tradicional show de fogos do réveillon.

Os professores que atuaram na Fundação Catarinense de Educação Especial e ocuparam cargos de direção ou coordenação pedagógica agora também têm direito à aposentadoria especial. O governador CARLOS MOISÉS aprovou nesta terça-feira, a extensão do direito àqueles que trabalharam em instituições parceiras ao longo da carreira. A Determinação de Providência foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado em dezembro de 2021. O chefe do Executivo destacou que a ação repara um dano sofrido pela categoria, uma vez que a Aposentadoria Especial já é concedida aos profissionais da rede regular de ensino desde 2012 em Santa Catarina. A decisão beneficia pelo menos 700 profissionais.

Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de "flurona", infecção simultânea de uma pessoa pela Covid-19 e o vírus Influenza, responsável pela gripe. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira. Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública e encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise. As cidades onde estão os pacientes não foram informadas. Não há casos confirmados da dupla infecção no Estado. A dupla infecção ficou conhecida como "flurona", a junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com "rona", parte da palavra "coronavírus".

2021 serviu para se aprender coisas novas. O comentário é do Pastor ALVINO SERAFIM, de Chapecó, da Igreja Pentecostal Luz Do Evangelho. Ele acrescenta que DEUS permitiu toda a situação vivida com a pandemia para as pessoas tirarem como lição. Destaca que os trabalhos da igreja se desenvolveram bem e espera de 2022 um ano bom, mas ninguém sabe como realmente vai ser. Por isso, finaliza ALVINO SERAFIM, todas as pessoas devem estar preparadas e ter fé. Assegura que a igreja vai fazer um grande trabalho.

Desafios, medos e insegurança marcaram 2021, mas com o passar dos meses tudo isso foi dando lugar a esperança. O comentário é da IRMÃ IZABEL DOS PASSOS – coordenadora do Promenor. Ressurgiu a oportunidade de crianças e adolescentes voltarem a conviverem em grupo. Ela acrescenta que muitas pessoas generosas contribuíram para isso. O Promenor desenvolveu várias oficinas e uma professora foi cedida pela Secretaria de Educação de Campo Erê para dar apoio pedagógico. A comunidade doou alimentos, brinquedos e roupas. Dois encontros com as famílias tiveram boas participações.

Ano passado, dois dias por semana funcionou no Promenor a feira de roupas e calçados usados. Para a IRMÃ IZABEL DOS PASSOS, ano novo é tempo de rever prioridades e preservar as coisas boas que aconteceram. A coordenadora faz uma observação: a nossa vida não muda com a virada de ano, mas a forma de viver pode ser modificada. IRMÃ IZABEL quer para esse ano que mais pessoas participem do serviço de voluntariado para melhorar ainda mais o Promenor.

Lions Clube inicia seu ano letivo no dia primeiro de julho e encerra no dia 30 de junho do ano seguinte. A presidente FRANCIELI BELTRAME comenta que 2021 foi muito complicado porque a entidade perdeu uma companheira e por isso as reuniões presenciais demoraram a voltar. O Lions Internacional trabalha 5 frentes: combate a fome, diabetes, câncer infantil e apoio ao meio ambiente e a visão. Ano passado foram arrecadados, juntamente com uma instituição financeira, 400 quilos de alimentos não perecíveis, entregues ao Núcleo Da Pessoa Com Câncer de Campo Erê. Cestas básicas foram distribuídas a famílias carentes da cidade. Na campanha da visão foram realizados exames para alunos da Escola Maria Nély.

Lions Clube Campo Erê foi parceiro de uma pessoa que decidiu fazer uma ação entre amigos para poder fazer tratamento de saúde em Florianópolis. Conforme a presidente FRANCIELI BELTRAME, uma campanha permanente é de aparelhos ortopédicos. São emprestados os equipamentos enquanto a pessoa precisar. A última ação do Lions de Campo Erê no ano passado ocorreu em dezembro, intitulada um Presente De Natal. A entidade recebeu quase duzentas cartinhas de crianças, pedindo presentes dos mais diversos. Foi possível atender 120. Agora, para novo ano, o Lions quer realizar a campanha de combate ao diabetes e de proteção ao meio ambiente. Outras mobilizações também vão ocorrer.

Variante do vírus da gripe deixa profissionais da saúde em alerta. SAMARA RONCHI – Coordenadora da Vigilância Em Saúde de Campo Erê explica porque o H3N2 preocupa. É que nesse momento não existe uma vacina específica para essa doença, que pode evoluir para uma síndrome respiratória grave. Situação idêntica ocorre com Covid. Só que a influenza é um pouco menos agressiva do que coronavírus. Em Campo Erê ainda não apareceu H3N2. A primeira investigação na saúde da pessoa é para suspeita de Covid. Estando esse vírus descartado, se busca indícios para influenza e suas variantes. Se previne a doença com os mesmos cuidados da Covid.

Uso da máscara é muito importante para evitar gripe. Outras medidas são álcool em gel e evitar aglomeração. SAMARA RONCHI – Coordenadora da Vigilância Em Saúde de Campo Erê aconselha a população a procurar o posto de saúde ou hospital quando surgir qualquer sintoma de gripe. O lado bom, diz ela, é que o vírus H3N2 não se transmite com muita rapidez como ocorre com a Covid. A secretária da Saúde ROSALVA BOLIGON informa, da sua parte, que durante todo janeiro, os atendimentos nos postos de saúde são diferenciados. A unidade do São Francisco recebe as pessoas das 7 as 13 horas, e no Bairro Mello das 12 as 18.

Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste teve que se adequar a realidade da pandemia. Assim o presidente ERICO ECKER começa avaliando 2021. A instituição tem convênio com 5 hospitais, inclusive com a Secretaria de Saúde do Estado. Por isso foram atendidos pacientes com Covid de toda região, inclusive do litoral de Santa Catarina. Com tudo isso, mudou muito a rotina da Fundação. Muitas adequações foram feitas, desde preparação de leitos especiais a treinamentos com a equipe de profissionais. O hospital de São Lourenço teve quatrocentas e trinta e oito pessoas infectadas com o vírus. 15 faleceram.

Governos municipal, estadual e federal repassaram muitos recursos para o Hospital da Fundação. Quem revela é o presidente ERICO ECKER. A direção investiu bastante em aparelhagens e terminou o ano quitando todos os seus compromissos. O presidente torce para que a Covid seja definitivamente vencida para que a fundação possa se preocupar com outras atividades. Uma deles seria voltar a agilizar as cirurgias eletivas, que estão represadas em intensa fila. ECKER informa que a Fundação vai passar por reformas. Ele acredita num bom ano e diz que chama atenção a colaboração que o hospital está recebendo da população.

Presidente da CDL de São Lourenço do Oeste avalia 2021. Conforme SIDNEI KARSBURG, a Câmara dos Dirigentes Lojistas promoveu palestras, cursos e treinamentos para seus associados. Em parceria com ACISLO e prefeitura, foi realizada a maior campanha de natal na cidade, com cem mil reais em vales compras para os consumidores. Mais de trezentas pessoas foram contempladas por um grupo de cem lojistas. KARSBURG quer continuar com todas as parcerias do ano passado. O dirigente estende convite para empresário que ainda não se associou, que participe também da CDL de São Lourenço. Para ele, associativismo faz as empresas crescerem nos seus negócios. SIDNEI vai continuar dirigindo a Câmara.

Presidente da Acislo faz um balanço positivo de 2021. Para FERNANDO PRESSOTO, apesar da pandemia ter trazido momentos difíceis, com queda no movimento econômico, o saldo ainda é positivo. Muitas pessoas fecharam as portas do seu comércio e tiveram que tentar outros negócios. A grande maioria se manteve no mercado e se recuperou depois, mas teve aqueles que não tiveram tanta sorte. PRESSOTO nota que todos os setores estão crescendo: comércio, indústria, prestação de serviço e o agronegócio. O presidente da Associação Empresarial de São Lourenço está confiante no novo ano porque o comércio está animado. Cita a Efaislo, em fevereiro como exemplo disso. Um ponto muito positivo é o grande numero de vagas de trabalho em São Lourenço e região.

ALINE RIFFEL foi a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de São Bernardino. Ela também foi a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita do seu município. Conforme ela, juntamente com seu colega ÊNIO KLIPPEL, a bancada conquistou mais de 900 mil reais em recursos que continuam dando entrada nos cofres públicos da prefeitura. A Câmara de São Bernardino recebeu ano passado mais de 60 projetos para votação. ALINE reconhece o empenho dos vereadores que viajaram a Florianópolis e Brasília em busca de recursos para aplicar em todos os setores, principalmente na agricultura que é a sustentação da economia. Lembra que a principal função do vereador é legislar e fiscalizar.

Ano de muita dificuldade com a pandemia associada a estiagem. Assim o prefeito VALMOR FELIPE JUNIOR, de Flor da Serra do Sul, no Paraná, avalia 2021. Ele assegura que o tempo todo a prefeitura precisa transportar água para o interior do município. Por outro lado, diz ele, existe uma situação muito positiva que é a população estar ao lado da Administração Municipal. JUNIOR tem fé de que 22 será um ano bem melhor, porque projeta um período bem diferente, com grandes obras para Flor da Serra. O prefeito quer construir a Apae, o campo de futebol, revitalizar o lago municipal e canalizar água na Linha São Bento, plano esse que está parado a mais de 15 anos. JUNIOR ressalta que a prefeitura vai ter muito trabalho já a partir desse mês.

Rotam apreende veículo carregado com vinho argentino. A equipe do 21º Batalhão de Polícia Militar fazia patrulhamento na PR-483, em Francisco Beltrão, por volta das 20 horas de ontem, quando avistou um Ford Fiesta em alta velocidade. Ao abordar o veículo, os policiais localizaram 57 caixas de vinho importado sem o devido desembaraço aduaneiro. O condutor foi identificado e informou que estava levando a mercadoria para Curitiba. Após os procedimentos ele foi liberado e vai responder pelo crime de Descaminho. O veículo e a mercadoria foram encaminhados para a Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa uma pessoa ferida. O acidente de trânsito aconteceu no final da tarde de ontem, em Francisco Beltrão. Se envolveram na batida uma moto Honda 150, emplacada no município, e uma L200 Triton, na esquina das ruas Mandaguari e Fernando Ferrari. Socorristas do SAMU e Corpo de Bombeiros foram ao local prestar os primeiros socorros ao motociclista, que foi encaminhado para atendimento médico. A Polícia Militar orientou o trânsito e registrou a ocorrência.

Acusado de agredir e ameaçar esposa de morte vai parar na cadeia. A Polícia Militar recebeu denúncia ontem, de que uma mulher estava sendo agredida pelo seu marido no bairro São Cristovão, em Pato Branco. Chegando no local, a mulher de 29 anos contou que havia sido agredida fisicamente por seu marido, que ainda teria atirado com uma arma de fogo a ameaçando de morte. O homem de 39 anos foi abordado, e na casa os policiais encontraram um revólver calibre 32, com duas munições intactas. Ele foi preso por violência doméstica e posse irregular de arma de fogo e entregue na quinta Subdivisão de Polícia.


Homem é preso por ameaçar vizinha com foice. A prisão aconteceu ontem, depois que ele ameaçou e causou danos na residência da mulher, no centro de Novo Horizonte. Conforme a Polícia Militar, o homem de 56 anos ainda tentou resistir a prisão. Ele estava armado com uma foice e quebrou uma janela de vidro da casa, passando a ameaçar de morte a vizinha de 47 anos. Os policiais precisaram usar arma elétrica para deter o agressor. Ele foi levado à delegacia de São Lourenço do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.