-MINISTÉRIO DA SAÚDE DECIDE HOJE DETALHES DA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
-ESTADO INVESTIGA CASOS SUSPEITOS DE DUPLA INFECÇÃO POR COVID E INFLUENZA
-PRIMEIRA ETAPA DE SERVIÇOS NO LAGO MUNICIPAL DEVE INICIAR NESTE MÊS
-URBANISMO SEGUE COM OS SERVIÇOS DE PINTURA DE FAIXAS DE SEGURANÇA
-CASA FAMILIAR VAI LICITAR CERCA DE R$ 160 MIL EM INVESTIMENTOS
-DEPUTADO CRITICA FALTA DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL EM SC
-AGRICULTURA REALIZA RENOVAÇÃO DE DOIS MIL BLOCOS DE PRODUTOR
-CRECHE ATENDE CERCA DE 25 CRIANÇAS DURANTE O RECESSO ESCOLAR
-VÍTIMA DE ATROPELAMENTO EM PRINCESA TEM PERNA AMPUTADA
-TRÊS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O mundo registrou um recorde de dois milhões e 400 mil novos casos de Covid nas últimas 24 horas, impulsionado pelos Estados Unidos. Essa é a primeira vez desde o início da pandemia com mais de um milhão de infectados em apenas um dia. Foi também a primeira vez que o mundo registrou mais de dois milhões de novos casos, o recorde anterior havia sido registrado em 30 de dezembro de 2021. Os dados são do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Apesar da explosão no número de infectados devido à variante ômicron do novo coronavírus, que é altamente contagiosa, o número de mortes segue em queda.
O chefe da diplomacia da União Europeia, o espanhol JOSEP BORRELL, chegou à Ucrânia nesta terça-feira para uma visita de apoio em um contexto de tensões com a vizinha Rússia. As tensões aumentaram nos últimos meses devido à convicção dos países ocidentais de que a Rússia pode estar planejando uma invasão em grande escala da Ucrânia, depois de concentrar cerca de 100 mil soldados em sua fronteira comum. A Rússia nega qualquer intenção militar e denuncia "provocações" da Otan naquela região.
A promotoria peruana informou nesta terça-feira que investigará o presidente PEDRO CASTILLO ao fim de seu mandato por supostos crimes de tráfico de influência, conluio e patrocínio ilegal. O processo ficará suspenso até que CASTILLO complete seu mandato de cinco anos, em 2026, já que o presidente tem "imunidade absoluta que transcende o campo processual penal" no Peru. As investigações se concentrarão em três casos. No primeiro caso, o presidente é acusado de supostamente ter intervido em uma licitação para a construção de uma ponte veicular. No segundo, o órgão investiga se o presidente interveio em processo de aquisição de Biodiesel e o terceiro caso refere-se a uma suposta pressão indevida por parte do presidente para promover militares ligados ao governo de esquerda.
O governo federal anunciou, nesta terça-feira, que a maioria das pessoas que responderam à consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 se opôs à necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária. O governo também informou que a maioria das pessoas foi contra obrigatoriedade da vacinação nessa faixa etária. A recomendação final do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve acontecer nesta quarta-feira. A imunização de crianças já é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países, mas ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde, ao qual a agência é subordinada.
As distribuidoras de energia preveem dar desconto de um bilhão 620 milhões de reais nas contas de luz dos consumidores residenciais e de pequenos negócios que reduziram o consumo de energia no ano passado. O crédito deve ser pago na fatura referente ao mês de janeiro. O valor consta em ofício da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel. A Aneel diz que ainda não tem a informação do valor total a ser creditado. O programa que dá desconto na conta de luz foi lançado pelo governo em agosto, devido à crise energética. O objetivo foi incentivar o consumidor a reduzir, voluntariamente, o consumo de energia. Pelas regras do programa, ganhará o bônus quem tiver diminuído o consumo de energia entre setembro e dezembro em, no mínimo, 10 por cento em relação ao mesmo período de 2020. O desconto vai valer até uma redução de 20 por cento.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou o projeto que altera o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal, medida que socorre governos locais com dificuldades financeiras. A lei complementar está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. De acordo com o Planalto, a lei "amplia o rol das despesas não consideradas na limitação dos gastos dos entes subnacionais, cujas dívidas voltaram a ser refinanciadas pelo Governo Federal". Com isso, passam a não ser consideradas as transferências de recursos federais com aplicações vinculadas, assim como as emendas de bancada e individuais, inclusive as transferências especiais. Quando houver plano de recuperação fiscal e, nos casos de refinanciamento de dívidas, as deduções nos limites para aumento das despesas serão efetuadas conforme o valor transferido pela União a cada exercício.
A Prefeitura de Florianópolis anunciou na noite desta terça-feira o cancelamento do carnaval 2022. Em nota, o município informou que tanto os blocos de rua quanto os desfiles das escolas de samba não vão ocorrer este ano. O prefeito, GEAN LOUREIRO afirmou em uma rede social que "a Prefeitura não vai promover grandes eventos neste momento de incertezas sobre a pandemia e emergências públicas e privadas com muita pressão de atendimento". Ele disse ainda que entende que os desfiles são importantes para as comunidades e cultura e que vai procurar as escolas para buscar novas parcerias no futuro. Antes do carnaval, a cidade já havia cancelado o tradicional show de fogos do réveillon.
Os professores que atuaram na Fundação Catarinense de Educação Especial e ocuparam cargos de direção ou coordenação pedagógica agora também têm direito à aposentadoria especial. O governador CARLOS MOISÉS aprovou nesta terça-feira, a extensão do direito àqueles que trabalharam em instituições parceiras ao longo da carreira. A Determinação de Providência foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado em dezembro de 2021. O chefe do Executivo destacou que a ação repara um dano sofrido pela categoria, uma vez que a Aposentadoria Especial já é concedida aos profissionais da rede regular de ensino desde 2012 em Santa Catarina. A decisão beneficia pelo menos 700 profissionais.
Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de "flurona", infecção simultânea de uma pessoa pela Covid-19 e o vírus Influenza, responsável pela gripe. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira. Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública e encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise. As cidades onde estão os pacientes não foram informadas. Não há casos confirmados da dupla infecção no Estado. A dupla infecção ficou conhecida como "flurona", a junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com "rona", parte da palavra "coronavírus".
A creche Pingo de Gente do Bairro Promorar em São José do Cedro ficou como responsável pelo plantão durante as férias. A diretora TAÍS GRAETZLER, disse que nesses primeiros dias úteis do ano são 25 crianças aproximadamente atendidas. Mas a demanda deve aumentar nos próximos dias e deve chegar a 35 crianças em cada período sendo cuidada pela creche. A diretora explicou que durante o plantão os profissionais seguem realizando as atividades normais desenvolvidas nos demais dias do ano, assim como a alimentação segue o mesmo cronograma. Ao todo são 25 profissionais. TAÍS ainda disse que atualmente são quatro turmas de crianças atendidas. Sendo que no decorrer do ano são necessárias oito turmas para atender a alta demanda.
A prefeitura de São José do Cedro alerta para a identificação correta de veículos com passageiros com limitações, autistas ou idosos e vagas de estacionamento. O diretor de Administração CLEONEI EICH. Segundo ele, esta parte da população precisa estar atenta na sinalização do veículo para ter o direito de utilizar as vagas identificadas. Caso alguns veículos sejam vistos em vagas especiais, mesmo sendo de uma pessoa que tenha direito a vaga, mas que não foi identificado corretamente, será multado pela Polícia Militar. Por isso, a orientação é para que façam a sinalização do veículo. Contudo, o diretor destacou que pessoas sem nenhum tipo de problema de limitação mas que possuem um carro com a identificação por causa de um membro familiar, não tem o direito ao estacionamento especial. EICH também disse que as pessoas com espectro autista possuem o direito das vagas destinadas para as pessoas com limitações. Qualquer cidadão que possui direito a identificação, mas que ainda não possui o mesmo, pode procurar o setor e solicitar a documentação.
A direção da Casa Familiar Rural de Guaraciaba inicia o ano com investimentos estruturais programados para o decorrer dos meses. A previsão era que as obras iniciassem ainda durante o recesso escolar, o que não deve acontecer. Os detalhes são do diretor ARTÊMIO BARTH. Segundo ele, a unidade possui cerca de 160 mil reais para realizar o investimento de infraestrutura em pinturas, troca de pisos, reformas do refeitório e alojamento. Como também a aquisição de computadores e ar condicionados visando melhorar a qualidade de ensino e alojamento de alunos na unidade escolar. O diretor destacou que a Casa Familiar possui uma boa estrutura, mas sempre é preciso realizar novos investimentos. BARTH ainda comentou que a direção pretende investir em demais áreas da escola. Entre elas, o diretor citou uma estufa moderna para a produção de verduras e flores. Com objetivo de possibilitar atividades práticas aos alunos. ARTÊMIO salientou que está preparando o orçamento para encaminhar a licitação.
As atividades administrativas da Casa Familiar Rural vão iniciar no próximo dia 18, já as aulas iniciam junto com a volta dos estudos na rede estadual de ensino. O diretor ARTÊMIO BARTH, comentou que o primeiro ano do curso possui vagas para receber entre 22 e 25 alunos, para este ano a escola conta com 20 inscrições. Porém, ele disse que este número pode diminuir durante o ano devido a desistência de alguns. O diretor também explicou que a unidade está aguardando a definição de professores que prestaram teste seletivo.
A secretaria de Agricultura de Guaraciaba está alertando os trabalhadores rurais sobre a renovação do bloco de produtor rural. Ao todo são esperadas cerca de duas mil renovações neste mês. Os detalhes são do secretário SÉRGIO THALHEIMER. Ele comentou que a validade do bloco vai terminar no dia 31 de janeiro, por isso, a importância da renovação. O secretário ainda lembrou que o setor está trabalhando em turno único e os produtores devem buscar o atendimento para evitar excesso de serviços no final do mês, o que poderá prejudicar os produtores. O secretário também destacou que parte dos servidores estão em férias aproveitando o período dos trabalhos reduzidos. O retorno dos funcionários está marcado para acontecer no dia 17. THALHEIMER também disse que os servidos de valas para silagem estão em fase final e depois disso estes trabalhadores entram de férias. A pasta volta ao normal a partir de fevereiro.
Adequar a legislação municipal e os processos licitatórios, fomentar a agricultura familiar e incentivar os empresários do município a fornecer para os órgãos públicos. Com base nesses pilares são realizadas várias ações no eixo de compras públicas do Programa Cidade Empreendedora no município de Palma Sola. Essa iniciativa é executada pela administração com a intenção de ter um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso. As consultorias mensais para adequação com a realização de compras regionais e locais e de pequenos negócios, iniciaram em julho de 2021. Entre as ações do Programa Cidade Empreendedora se destacam o treinamento com os secretários e os servidores municipais para a elaboração do termo de referência e avaliação da possibilidade de ampliar o número de produtos da agricultura familiar comprados por meio de chamada pública. De acordo com a assessora de Gestão IZABEL VISSOTO, o Programa Cidade Empreendedora proporcionou muitos avanços no município, mas ainda há muito o que melhorar.
Entre as prioridades estão as compras públicas, com a melhoria dos processos e da gestão em Palma Sola. Segundo a assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, a administração municipal tem buscado adquirir dos pequenos negócios locais. Ela comentou que os indicadores de aquisições da agricultura familiar para a merenda escolar são de aproximadamente 70 por cento, bem superior ao recomendado, o que comprova nosso comprometimento em favorecer os empresários do município. No eixo de compras públicas do Programa Cidade Empreendedora também será realizado o fomento da agricultura familiar, com articulação de ações com técnicos da secretaria de Educação, Secretaria Agricultura, nutricionista, equipe de licitações e outros envolvidos com o objetivo de ampliar as compras da agricultura familiar.
O setor de Urbanismo de São José do Cedro dará continuidade na pintura de faixas de segurança e sinalização durante o decorrer de 2022. Esta é a afirmação do diretor EVANDRO DE VARGAS. Segundo ele, o setor não deixará de realizar o serviço por ter passado o período de final de ano, onde os trabalhos são mais intensos visando o embelezamento da cidade. Mas durante os demais dias, o diretor disse que a equipe vai continuar nas ruas do centro e dará uma atenção especial nas ruas principais de bairros. VARGAS salientou que até o dia 15 parte da equipe de trabalho está de férias e, por isso, durante estes dias os serviços ficam menos evidenciados pela cidade. Ele destacou que o setor conta com uma boa reserva de tintas para fazer as pinturas de faixas de pedestre e sinalização. Para os próximos meses, EVANDRO citou que vai intensificar a construção de faixas elevadas, principalmente em frente às escolas na cidade.
Está previsto para este mês de janeiro a limpeza do futuro lago municipal de São José do Cedro. A informação é da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, os trabalhos devem iniciar no próximo dia 20, sendo que a licitação para a definição empresa responsável pela limpeza foi realizada ainda em 2021. Um servidor do município vai acompanhar os serviços da empresa. A secretária disse que a prefeitura conseguiu a licença ambiental do IMA a cerca de quatro meses atrás para fazer a limpeza do lodo presente no lago. Ela ainda destacou que o município fechou um acordo estabelecido pelo Instituto para compensação ambiental evitando que a prefeitura seja autuada. KELLY salientou que a limpeza do lago é a primeira etapa de uma obra que levará um bom período até a finalização das obras. A segunda etapa de trabalhos falta ser licitada, mas a secretária informou que será realizada a construção de passeios e colocação de bancos e demais trabalhos urbanísticos. KELLY também informou que a prefeitura avalia a questão de segurança no local devido a distância do centro da cidade.
As demais obras em São José do Cedro darão continuidade pelos próximos meses, além do início de novas programadas pelo setor público. A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, citou a construção do campo sintético ao lado do ginásio municipal. As demais obras previstas para este ano é a construção de galpões para acomodar empresas no município. A secretária informou que esta situação está sendo avaliada pelo Codesc em uma área institucional junto ao parque industrial dois. Ela salientou que a prefeitura está tentando flexibilizar alguns processos para contemplar empresas que não industrializam. O primeiro passo é a medição dos terrenos, sendo que as obras estão previstas para iniciar neste ano. A secretária também lembrou do asfaltamento entre a ponte na Linha Santo Isidoro e Esquina Mariflor. Busca da área destinada para o novo cemitério municipal. A administração está buscando realizar os processos para efetivamente iniciar a edificação. Ela não garantiu que isso saia do papel neste ano devido a burocracia dos processos.
O governo federal não está auxiliando no andamento das obras nas rodovias federais em Santa Catarina, mesmo com a destinação dos recursos do estado para o DNIT. A declaração é do deputado FABIANO DA LUZ. Para o parlamentar, o presidente da república está devendo recursos para o estado catarinense realizar investimentos. O deputado ainda lembrou que BOLSONARO esteve no litoral de Santa Catarina e não anunciou destinação de verbas para o estado ou melhorias custeados pelo governo federal. A destinação de recursos do estado que ultrapassam os 400 milhões de reais para possibilitar a continuidade das obras nas rodovias federais, que são de responsabilidade da União. Deste montante DA LUZ, citou que cerca de 100 milhões de reais já foram transferidos para o governo federal que deveria empenhar o montante para o DNIT. Onde posteriormente faria o repasse a empreiteira responsável pelas obras de adequação e ampliação de capacidade da BR-163, entre o trevo de Idamar, em Dionísio Cerqueira, até a o posto da PRF em Guaraciaba. Sendo que este seria o trecho contemplado pelos 100 milhões.
O deputado também lembrou que a Alesc debateu e insistiu para o governo estadual a destinação de valores para dar continuidade às obras por Santa Catarina. O que foi acatado pelo governador após diversos processos burocráticos. O parlamentar FABIANO DA LUZ, disse que o pagamento ocorre conforme a medição da obra. Para o político, esta situação é um descaso do governo federal com Santa Catarina. FABIANO também lembrou que o governo estadual distribuiu recursos para toda a região do extremo-oeste. Inclusive para o combate à estiagem nos últimos dois anos. Para o parlamentar, o ano que se encerrou foi bastante positivo tendo em vista a situação da pandemia no estado.
A Polícia Civil de Guaraciaba concluiu investigação destinada a apurar as circunstâncias de um afogamento registrado na tarde do dia primeiro de janeiro na Linha Liso Alto, Guaraciaba. Durante os últimos dias, a Polícia Civil realizou uma força tarefa destinada a investigar as circunstâncias de um afogamento ocorrido no Rio Liso. A investigação foi realizada ante a suspeita de que os fatos poderiam revelar, na realidade, um crime de homicídio e não mero afogamento. Em que pese a suspeita inicial, a partir de todos os elementos informativos coletados concluiu-se que realmente ocorreu um afogamento, o qual aconteceu quando os amigos do ofendido estavam em um local mais afastado e no momento em que o homem de 36 anos se banhava, sozinho, em um poço existente no lugar. Ainda, apurou-se que o excessivo consumo de bebida alcoólica possivelmente colaborou para o fatídico episódio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente na BR-163, em Dionísio Cerqueira, próximo ao trevo de Idamar, envolvendo carro e caminhão no início da manhã de hoje, por volta das seis e meia. Segundo os bombeiros, foram conduzidas para o hospital Dionísio duas vítimas que estavam no carro, as quais relataram dor no peito causado pelo cinto de segurança. A terceira vítima, condutor do carro, havia sido conduzida por populares ao atendimento médico em Dionísio. Já o motorista do caminhão, emplacado em São José do Cedro e que saiu da pista, não se feriu e permaneceu no local. O segundo caminhão envolvido no acidente não se encontrava no local, não sendo possível identificar. A rodovia foi interditada para o atendimento às vítimas e a limpeza da pista que possuía destroços dos veículos e óleo, ficando por aproximadamente 50 minutos fechada. A PRF foi acionada para comparecer ao local e confeccionar o Boletim de Ocorrência.
Um adolescente teve a perna direita amputada após ser atropelado na Linha Vista Alta, interior de Princesa, na manhã de hoje por volta das seis horas e 35 minutos. Ele foi atingido por uma Fiorino depois que o caminhão a qual estava apresentar problemas mecânicos e parar na rodovia estadual entre Princesa e São José do Cedro, e o mesmo descer para verificar o que havia ocorrido. Segundo os bombeiros, o menor era caroneiro do caminhão leiteiro. Ele foi atingido após um carro que vinha logo atrás, atingiu o menino e prensou a perna direita contra o caminhão. O condutor da Fiorino, um homem de 46 anos de idade, foi encontrado preso às ferragens e necessitou ser desencarcerado. Foi então realizada a remoção da porta para extração da vítima e após avaliação, o homem apresentou laceração na língua e dor no peito. Depois dos procedimentos cabíveis, foi conduzido ao hospital de São José do Cedro. O motorista do caminhão não se feriu.