ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 04/12/2025

GLOBO EM FOCO – 04/12/25

-MENDES DECIDE QUE APENAS PGR PODE PEDIR IMPEACHMENT DE MINISTROS DO STF

-SC CHEGA À MARCA DE UM MILHÃO E 200 MIL CIRURGIAS ELETIVAS DESDE 2023

-ACESSOS AO ASFALTO DA FRONTEIRA GERAM RECLAMAÇÕES

-PROCURADORIA DA MULHER DE ITAPIRANGA BUSCA PARCERIAS

-EPAGRI DE ITAPIRANGA TEM RESULTADO POSITIVO EM PROJETOS DE ÁGUA

-PREFEITO DE SJO APONTA DESTAQUES CULTURAIS NA PROGRAMAÇÃO DE NATAL

-MEGAOPERAÇÃO PRENDE DETENTOS QUE FUGIRAM DA CADEIA

-ADOLESCENTE COM MAIS DE 20 OCORRÊNCIA É APREENDIDO PELA POLÍCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.


O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, afirmou nesta quarta-feira que o resultado final da cúpula climática COP30, realizada no Brasil em novembro, foi "decepcionante", mas mostrou que o multilateralismo ainda funciona na ausência dos Estados Unidos e em meio a tensões geopolíticas. Ele disse que tem sentimentos contraditórios em relação à COP, especialmente sobre as negociações climáticas anuais da ONU. A COP30 começou em 10 de novembro, em Belém, no Pará, e contou com quase 200 delegações. Na agenda, as nações conversaram sobre 145 tópicos envolvendo o meio ambiente.


Os ministros de Relações Exteriores dos Estados-membros da Otan se reuniram na sede da aliança em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira, após as negociações entre Rússia e Estados Unidos terminarem sem um acordo para colocar fim à guerra na Ucrânia. No discurso de abertura durante a reunião, o secretário-geral da Otan, MARK RUTTE, alertou que a Rússia se prepara para um "confronto de longo prazo" e afirmou que a aliança deve enfrentar "perigos reais e duradouros". Segundo RUTTE, os países da organização estão "aumentando seus investimentos em defesa, mas todos precisamos fazer a nossa parte". Ele afirmou ainda que a Ucrânia "precisa do nosso apoio mais do que nunca", com a chegada do inverno e a continuidade dos ataques russos.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou, nesta quarta-feira, que conversou com o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, há dez dias. Segundo MADURO, a conversa foi "respeitosa e cordial". TRUMP já havia confirmado a conversa, revelada pelo The New York Times, no último domingo, mas, assim como MADURO, não revelou o conteúdo da discussão entre os dois. A ligação, revelada pelo "The New York Times", teria ocorrido no fim de semana passado. Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que ambos discutiram a possibilidade de um encontro nos Estados Unidos, embora não haja reunião marcada.

O Senado aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que regulamenta a Licença Ambiental Especial, que autoriza obras e empreendimentos considerados "estratégicos" pelo governo. O texto já havia sido aprovado pela Câmara na terça. O texto passou pela análise de uma comissão mista formada por deputados e senadores. A medida provisória foi editada pelo presidente LULA no mesmo dia em que ele vetou 63 trechos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental aprovado pelo Congresso em julho. Os trechos vetados eram considerados "sensíveis" ao processo de autorização ambiental, entre os quais estava a adoção do processo monofásico, que permitiria a emissão de forma mais célere e pulando etapas do processo regular. A medida provisória estabeleceu o prazo máximo de um ano para a emissão da licença.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, determinou que apenas a Procuradoria-Geral da República pode apresentar pedidos de impeachment contra ministros da Corte. Além disso, estabeleceu que é necessária maioria de dois terços para abrir e aprovar o processo no Senado. A decisão é provisória e será submetida à análise dos demais ministros no plenário virtual a partir de 12 de dezembro. Atualmente, a lei de 1950 prevê que qualquer cidadão pode apresentar denúncia ao Senado e que a maioria simples é suficiente para aceitar e julgar procedente o pedido. Segundo GILMAR, o mérito de decisões judiciais não pode servir como justificativa para impeachment, e os magistrados não devem ser afastados enquanto o processo é julgado. O ministro atendeu parcialmente pedidos do partido Solidariedade e da Associação de Magistrados Brasileiros.

A Advocacia-Geral da União entrou com um pedido, nesta quarta-feira, para que o ministro GILMAR MENDES, do STF, reconsidere a decisão que restringiu à Procuradoria-Geral da República o poder pedir o impeachment de magistrados da Suprema Corte. Na manifestação, a AGU solicitou que a medida cautelar também tenha os efeitos suspensos até o julgamento em definitivo do tema pelo plenário do STF. A sessão que vai analisar a decisão do ministro no plenário virtual da Corte está agendada para começar no dia 12 de dezembro. No documento, a AGU sustenta que a legitimidade popular para oferecimento de denúncias não representa ameaça à independência do Poder Judiciário. O argumento ecoa manifestação feita na tarde desta terça-feira pelo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE do União que considerou a decisão de MENDES uma usurpação das prerrogativas do Senado.

A Justiça da Argentina decidiu nesta quarta-feira extraditar cinco condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 que estão presos no país. Entre os cinco brasileiros da lista estão dois catarinenses, sendo uma mulher de Florianópolis e um homem de Tubarão. Os cinco foram condenados a penas de 13 a 17 anos de prisão no Brasil. Eles ainda podem recorrer da decisão. A palavra final sobre a extradição dos brasileiros deve ser do presidente da Argentina, JAVIER MILEI. Ao chegar ao país, o grupo pediu refúgio à Comissão Nacional para os Refugiados da Argentina, mas não teve resposta até a prisão. Eles foram presos em novembro do ano passado no país vizinho depois de terem extradição pedida pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal.

O joinvilense RUBENS SCHULZ foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina nesta quarta-feira. O desembargador, que obteve 54 votos e venceu a chapa de MARIA DO ROCIO LUZ SANTA RITTA, vai atuar no biênio 2026-2028. RUBENS SCHULZ já atou em diversas regiões do Estado, seja como juiz civil e eleitoral, desembargador e até mesmo na função de corregedor-geral do Foro Extrajudicial do TJSC. Ele ingressou no judiciário em 1992 e em 2020 foi um dos cinco desembargadores que integraram o tribunal especial de julgamento que deliberou sobre o pedido de impeachment contra o governador e vice-governadora da época — CARLOS MOISÉS DA SILVA e DANIELA REINEHR. O desembargador vai assumir o cargo em 2026 e segue na cadeira até 2028.

Santa Catarina registrou o recorde de um milhão 201 mil 473 cirurgias realizadas de 2023 até agora. Do total, foram 783 mil 449 procedimentos eletivos e 417 mil 988 emergenciais. De acordo com o governo, ações como a Tabela Catarinense, que paga até 12 vezes a mais do que a tabela do SUS para alguns procedimentos, foram cruciais para este marco histórico. Os procedimentos eletivos com internação tiveram um salto de 78 por cento em relação ao ano de 2022. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 144 mil 249 procedimentos, enquanto que no mesmo período de 2022, foram 80 mil 613. Destaque para as cirurgias ortopédicas que tiveram um crescimento de 225 por cento.

A Comissão Central Organizadora dos 100 anos de Porto Novo prepara um grande evento para a abertura oficial das comemorações do ano jubilar da Paróquia São Pedro Canísio e do Centenário de Porto Novo. Será na próxima terça-feira, dia nove de dezembro, as 19 horas, na Igreja Matriz de Itapiranga. A programação inicia às 19 horas com missa solene e a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó, Dom ODELIR JOSÉ MAGRI. Em seguida terá show histórico cultural e pronunciamento de autoridades. O roteiro inclui ainda confraternização compartilhada no pavilhão da Igreja Matriz.

Com o encerramento do projeto Legislativo na Escola, a Câmara de Vereadores de Itapiranga começa a pensar na organização do Legislativo na Rua. Os projetos caminham em conjunto, com intuito de aproximar a população do poder legislativo. Conforme o Presidente da Câmara, LEONARDO SAUSEN, a ideia é realizar a edição deste ano junto com o Dia D Deutschland, dia 13 de dezembro. Ele comenta que ocorrem conversas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para viabilizar a realização. SAUSEN considera fundamental a aproximação com a população. De acordo com ele, a ideia é promover este encontro todos os anos, com mais de uma edição. Estão sendo adquiridas estruturas e cadeiras para facilitar o contato dos moradores com seus representantes.

O município de Tunápolis projeta um aumento na procura pelo programa Calçada para Todos. Ocorre busca ativa para elevar o número de pedidos, visando a padronização de passeios na cidade e em alguns locais do interior. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tunápolis, NESTOR BECKENGAMP, o projeto funciona como um incentivo para a construção das calçadas. A prefeitura oferece duas modalidades, com o proprietário do terreno bancando o material e o poder público executando a obra. A segunda opção é de o município ceder o concreto usinado para a colocação e o dono arcar com a mão de obra. BECKENGAMP afirma que o município irá fomentar este programa em 2026, com meta de ampliar a porcentagem de calçadas feitas. Ele comenta ainda que o município pode reformar calçadas já existes que estejam danificadas.

Transitou em julgado, nesta semana, a decisão da primeira turma do STJ absolvendo o ex-secretário regional de São Miguel, JOSÉ FIORINI e o ex-consultor jurídico da secretaria regional, MAURICIO FUCHS. Também foram absolvidos os gerentes da época, MARINÊS MARANGONI, NELSON HOBOLD e ROBERTO CARLOS MARANGONI. Eles foram acusados de fazer a contratação de um local para cursos de capacitação de professores em licitação. Segundo a Justiça, ficou demonstrado a escolha do hotel foi a menos dispendiosa, “o que retira o caráter ímprobo da conduta, uma vez que o dano ao erário não ocorreu”. De acordo com o advogado MAURICIO FUCHS, todos os processos ajuizados na época contra o secretário foram vencidos na justiça. Além disso, todas as prestações de contas aprovadas, o que demonstra a lisura dos procedimentos feitos na então SDR.

As execuções das obras do asfalto da fronteira geram alguns transtornos para moradores da região. Devido ao andamento e foco no leito da rodovia, acessos para propriedades entre as comunidades de Santo Antônio e Conceição não foram feitos, gerando problemas para acessar a via. O vereador do MDB e representante da região, DENILSON DILL, reivindica ações rápidas do poder público para solucionar a demanda. Em entrevista à Rádio Itapiranga, o vereador cobra informações do Executivo em relação ao projeto. Segundo ele, em conversas com representantes da empresa executora, as pavimentações de três a seis metros dentro das propriedades não constam no projeto e não seriam feitas por orientação da prefeitura. DILL destaca que no trecho entre linha Becker e Santo Antônio, todos os trechos foram pavimentados.

Falta de pavimentação nos acessos cria degrau para motoristas entrarem em rodovia. A reclamação dos moradores é intensa. O vereador, DENILSON DILL, cobra ações para solucionar ainda neste ano o problema. Ele relata que em alguns casos, a diferença para o chão batido com o asfalto chega a 15 centímetros. De acordo com DILL, nas reuniões para contribuição de melhoria, realizadas antes do início das obras com a participação dos moradores, foi assegurado que os acessos seriam feitos conforme andamento dos serviços. Ele critica o governo municipal por o projeto estar parado durante tantos anos e faltar as readequações necessárias antes do início dos trabalhos. DENILSON DILL reforça que a cobrança é para que sejam realizadas ações paliativas ainda neste ano, antes do período de recesso dos funcionários.

Os acessos a propriedades estão fora do projeto de pavimentação da ITG-070. No entanto, serão feitos e vão entrar como aditivo sem custo aos moradores. A afirmação é do Secretário de Administração de Itapiranga, SÉRGIO RECKZIEGEL. Em entrevista à Rádio Itapiranga, o Secretário respondeu às críticas feitas pelo vereador da oposição, DENILSON DILL. De acordo com ele, a partir da entrada da comunidade de linha Coqueiro os acessos a propriedades não estão contemplados. Ele explica que durante a elaboração do projeto, a empresa contratada acrescentou somente locais em que havia seguimento de estradas públicas. RECKZIEGEL esclarece que a orientação da prefeitura foi de que a equipe que está fazendo a obra deixe as entradas de propriedades em boas condições, mas sem o asfalto.

Obras prosseguem até Conceição e depois retornam aos acessos. Ao identificar os problemas para os moradores, o município decidiu que o asfaltamento das entradas será realizado após o fim desta etapa. Segundo o Secretário de Administração, SÉRGIO RECKZIEGEL, as obras vão seguir até a comunidade de Conceição e retornam para concluir os acessos. Ele explica que, como não está no projeto, os recursos entram como aditivo. Ainda esclarece que os moradores não terão custos adicionais nas contribuições de melhorias. RECKZIEGEL explica também que os centros das comunidades não receberão acessos pavimentos, por estarem incluídos no perímetro urbano. Nestes casos, será feito meio-fio e os moradores deverão construir passeios públicos. Conforme o Secretário, a obra segue em ritmo acelerado. A expectativa é de que até a metade de 2026, o trecho de asfalto até a divisa com Tunápolis esteja concluído.

Epagri presta contas em um ano de várias atividades. Na prestação de contas dos trabalhos da Epagri, em Itapiranga o resultado foi considerado expressivo. As demandas são constantes e com alto número de adesões em programas de incentivo. Conforme o Extensionista Rural da Epagri, JULIANO ENCARNAÇÃO, o governo estadual tem realizado grandes investimentos em programas de subsídios aos produtores rurais. Ele menciona como destaque a conservação, tratamento e distribuição de água, ações em prol da bovinocultura de leite, além de diversos programas que praticamente contemplam todos os tipos de créditos destinados aos produtores rurais.

De acordo com JULIANO ENCARNAÇÃO, é visível a resiliência em soluções hídricas. Segundo o Agrônomo, este investimento causa alivio ao sistema público de tratamento de distribuição de água. O Extensionista considera que é altamente positivo a autonomia dos produtores que ampliam a capacidade de armazenamento e instalam sistemas de tratamento de água. Ele avalia que este comportamento resulta no grande número de produtores atendidos no município de Itapiranga. JULIANO ENCARNAÇÃO cita ainda o trabalho técnico realizado pelos extensionistas, além da grande parceria com a Embrapa, no desenvolvimento de sementes de soja e trigo e trabalhos na conservação de solo.

São João do Oeste prepara melhorias em pontes no interior do município. Várias estruturas serão alteradas para proporcionar maior segurança e até reduzir distâncias. O Prefeito SÉRGIO THEISEN destaca a fase final do projeto para encaminhar licitação da ponte entre Macuco e Itacuruçú. Esta é uma reivindicação antiga e que visa reduzir distância para a cidade, além de facilitar o trânsito de grandes máquinas. Conforme o Prefeito, também será construída nova ponte na divisa com Tunápolis nas comunidades Cristo Rei e linha Fátima. Os municípios vão dividirem despesas e ainda aguardam recursos do governo estadual, além de contarem com o sistema pré-moldado da Defesa Civil estadual. Outras pontes projetadas serão nas comunidades de Fortaleza, Itacuruçú, Ervalzinho e Beato Roque.

Apresentações culturais são destaques na programação de Natal de São João do Oeste. O Prefeito SÉRGIO THEISEN, destaca os eventos que celebram a magia do Natal. Ele chama atenção para o trabalho de instrutores de música que proporcionam desenvolvimento de canto, técnica vocal, banda e orquestra. O Prefeito elogiou as apresentações da noite de ontem no Natal Cultural da ACASJO, na Praça da Matriz. Segundo THEISEN, investir nas atividades culturais proporciona muitos benefícios aos municípios. As festividades do Tempo de Natal em S~]ao João do Oeste prosseguem com várias apresentações, parcerias e atrações ao público até dia 31 de dezembro. Segundo o Prefeito SÉRGIO THEISEN, a população também faz sua parte prestigiando os eventos.

Procuradoria da Mulher em Itapiranga promove capacitações e busca novas parcerias. Moção de Apelo visa a criação da sala lilás na delegacia de Itapiranga. Câmara do município possui três mulheres no cargo de vereadoras. Conforme a Diretora da Câmara de Vereadores de Itapiranga e idealizadora da Procuradoria da Mulher, DANIELA VOGEL, existe uma aproximação com o Delegado FABIANO ANDRADE para ajustar o atendimento de mulheres e crianças no momento de registro de ocorrências. A ideia é ter um espaço apropriado e até mesmo uma profissional mulher para o acolhimento e acompanhamento de mulheres e crianças durante os registros de ocorrências. DANIELA afirma que o Delegado é aliado nesta missão de atendimento especializado as mulheres.

Procuradoria da Mulher possui atividades em Itapiranga deste 2019. São desenvolvidas ações em busca da defesa dos direitos das mulheres. No momento a Procuradoria possui projetos para ampliar as ações com novas parcerias, incluindo a Delegacia de Polícia Civil, Assistência Social e Polícia Militar. A Diretora da Câmara de Vereadores de Itapiranga, DANIELA VOGEL, o trabalho em conjunto com diferentes órgãos visa fortalecer as ações e informar a população sobre a importância de denunciar os crimes de violência. DANIELA ressalta que o atendimento na Câmara de Vereadores é diário e com acolhimento especial para as mulheres que desejam ajuda ou orientação sobre encaminhamentos para outros órgão da rede de apoio em Itapiranga.

Um homem acusado por homicídio qualificado foi condenado a 17 anos de prisão em júri popular em Maravilha. O crime ocorreu em abril do ano passado. Durante a madrugada, um homem de 30 anos aguardava em um estacionamento. Ao perceber a aproximação de outro homem, o réu efetuou disparos com uma arma de fogo. A vítima morreu no hospital. O réu, de 30 anos, foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado, por utilizar recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Segundo o promotor do caso, BRUNO VIEIRA, foi uma emboscada que aguardou o momento de atacar. O autor estava preso preventivamente e agora começa o cumprimento da pena.

Uma megaoperação policial em Misiones, no norte da Argentina, colocou fim à fuga dos sete detentos que haviam escapado da cadeia de Bernardo de Irigoyen. Todos foram recapturados em menos de dois dias. O último trio de foragidos foi encontrado nesta quarta-feira, na região de Dos Hermanas, após uma ação estratégica que contou com cerca de 500 agentes. Segundo a polícia, informações repassadas por agentes infiltrados ajudaram a fechar o cerco a DARÍO BRÍTEZ, DANIEL SIMONS e AGUSTÍN MORAIS, que foram presos sem oferecer resistência. Os outros quatro fugitivos já haviam sido capturados anteriormente em áreas próximas. Toda a operação foi coordenada pela Unidade Regional, com o apoio de equipes táticas e investigativas de outras regiões do norte de Misiones. Após a recaptura, os sete homens foram levados a diferentes unidades policiais e seguem à disposição da Justiça.

Um adolescente foi ameaçado por dois homens armados na noite de quarta-feira, por volta das 20 horas e 30 minutos, no interior de Princesa. A confusão foi motivada por um desentendimento relacionado ao conserto de uma motocicleta envolvida em um acidente dias antes. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram até a casa da vítima, de 14 anos, e exigiram o pagamento do reparo da moto, que havia sido danificada quando o adolescente caiu com o veículo, pertencente a um dos homens. A mãe do adolescente, de 33 anos, contou que um acordo inicial sobre o valor do conserto já havia sido feito, mas os dois retornaram fazendo novas ameaças, supostamente com uma arma. Antes da chegada da guarnição, os suspeitos fugiram do local. A Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência, orientou a família e fez buscas nas redondezas, mas ninguém foi localizado.

Três motoristas foram flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação durante fiscalizações de rotina realizadas pela Polícia Militar em Barra Bonita e São Miguel do Oeste. Um dos veículos também apresentava pendências no licenciamento. O primeiro caso foi por volta das 16 horas no centro de Barra Bonita. Um homem de 50 anos dirigia um Gol quando foi abordado pelos policiais. Ao consultar o sistema, os agentes constataram que ele não era habilitado. O veículo foi liberado para um condutor regularizado. Os outros dois casos foram em São Miguel do Oeste. Às 17 horas, um homem de 27 dirigia outro Gol e também estava sem CNH. Já às 19 horas, um homem de 28 anos conduzia uma motocicleta CG no bairro São Jorge. Além de não ter habilitação, a moto possuía débitos de licenciamento. O veículo foi apreendido. Os três motoristas foram liberados.

Um adolescente que possui mais de 20 boletins de ocorrência nos últimos meses foi apreendido em uma operação em Mondaí nesta semana. O menor tem 14 anos e esteve envolvido em uma série de furtos na cidade. Conforme o Delegado, DIOGO GALVÃO, um dos atos praticados foi o furto de uma moto no final de outubro. Neste caso, ele foi apreendido em São Miguel do Oeste. Agora, a Justiça autorizou a internação do menor, que foi cumprida pela equipe da Delegacia de Mondaí. O adolescente foi conduzido para um centro de internação em Joaçaba. Essa internação terá duração de 45 dias, visando aliviar a situação na cidade. Segundo a Polícia, o adolescente estava causando grande insegurança na comunidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.