-BRASIL ATINGE MENOR NÍVEL EXTREMA POBREZA DA SÉRIE HISTÓRICA DO IBGE
-DEPUTADOS JÁ PROTOCOLARAM MAIS DE 400 EMENDAS AO ORÇAMENTO DE SC
-FORMATURA DO CURSO DE JOVENS RURAIS SERÁ NESTA QUINTA NO CETRESMO
-DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS NA REGIÃO DE SÃO MIGUEL ESTÁ MARCADA PARA O DIA 16
-MUNICÍPIO CRIA 125 VAGAS DE EMPREGOS EM OUTUBRO COM DESTAQUE PARA A INDÚSTRIA
-OPERAÇÕES POLÍCIAIS APREENDEM CERCA DE 320 QUILOS DE MACONHA NA REGIÃO
-MULHER QUE MATOU MARIDO E MORREU EM PRESÍDIO SOFRIA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em seis reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.
Seis partidos de oposição ao governo na Coreia do Sul apresentaram nesta quarta-feira um pedido de impeachment contra o presidente YOON SUK YEOL ( ION SUK IOU) após a crise gerada pelo decreto de lei marcial que é um dispositivo que restringe o acesso a direitos civis e substitui a legislação normal por leis militares, como limitações e controle da imprensa. Horas após o decreto, o presidente recuou e revogou a medida ainda na terça-feira. Mesmo assim, o impeachment foi solicitado e precisa do apoio de dois terços do parlamento, que tem maioria da oposição.
O número de mortes no Líbano causadas por ataques israelenses passou de 4 mil, afirmou o ministro da Saúde libanês, FIRASS ABIAD, nesta quarta-feira. Ao todo, quatro mil e 47 pessoas morreram e 16 mil 638 ficaram feridas no país "desde o início da agressão israelense", segundo o Ministério da Saúde libanês. A pasta, que faz um balanço diário dos mortos e feridos no país, não especifica o período de apuração, mas desde outubro de 2023 a troca de agressões entre Israel e o grupo extremista Hezbollah se tornou quase diária. Atualmente, um cessar-fogo está em vigor entre Israel e Hezbollah, mas ambos os lados se acusam de violar a trégua desde que entrou em vigor, em 27 de novembro.
Os deputados da França devem votar, daqui a pouco, uma moção de censura contra o novo primeiro-ministro do país, MICHEL BARNIER, segundo agência de notícias france press. BARNIER, que foi indicado pelo presidente EMMANUEL MACRON, terá que deixar o cargo caso a moção seja aprovada. A moção de censura é um mecanismo de regimes parlamentaristas ou semi-parlamentaristas no qual os deputados votam se acham que o primeiro-ministro deve continuar ou não no poder. Segundo a imprensa francesa, os deputados, capitaneados pela extrema direita e pela esquerda, devem derrubar o atual premiê apenas três meses após ele chegar ao poder. BARNIER enfrenta resistências por causa de um plano de austeridade para ajustar as contas do país.
A principal faixa de frequência do 5G está livre para ser usada pelas operadoras em todo o Brasil, mas só 18 por cento das cidades têm antenas compatíveis, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações. A Anatel informou na última segunda-feira que todas as cidades no país estão aptas a receber o 5G. É ele que oferece os principais benefícios dessa geração de internet móvel. Dos cinco mil 570 municípios brasileiros, mil e 22 têm antenas 5G, de acordo com dados de dezembro de 2024. As operadoras começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia para todo o país.
Em 2023, o Brasil alcançou os menores níveis de pobreza e extrema pobreza da série histórica iniciada em 2012 pelo IBGE. Os dados constam na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2024, que traz análises sobre as condições de vida da população brasileira. Segundo o IBGE, são consideradas pessoas em situação de pobreza aquelas que recebem 665 reais por mês e aquelas em situação de extrema pobreza são as que ganham até 209 por mês. Entre 2022 e 2023, oito milhões e 700 mil pessoas saíram da pobreza no país. O número total desse público recuou de 67 milhões para 59 milhões. No mesmo período, três milhões de pessoas saíram da situação de extrema pobreza e o público total recuou de 12 milhões e 600 mil para nove milhões e meio de pessoas.
O governo pretende usar recursos “excedentes” de oito fundos nacionais para fechar rombos no orçamento e ajudar a equilibrar as contas públicas, entre 2025 e 2030. A medida faz parte do pacote de corte de gastos, que começou a ser enviado ao Congresso na última semana. Segundo dados de 2023 do Tesouro Nacional, os oito fundos fecharam o ano com superávit de 45 bilhões de reais. Hoje, os recursos desses fundos só podem ser destinados para a finalidade de cada um deles. Por exemplo: os recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil só podem ser usados para projetos de aviação civil. Caso a proposta do governo seja aprovada, os oito fundos vão arcar com outros gastos do orçamento.
A vacinação contra a dengue segue a passos lentos em Santa Catarina. Apenas 16 virgula sete por cento do público-alvo, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, completou o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria estadual de Saúde divulgados nesta terça-feira. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Das 221 mil pessoas que compõem o público-alvo da vacinação, nas quatro regiões em que o imunizante está disponível, apenas 37 mil completaram o esquema vacinal. Em relação à primeira dose, 86 mil pessoas tomaram, o que corresponde a uma cobertura de 39 por cento.
Os trabalhadores por conta própria em Santa Catarina recebem um rendimento médio mensal 37 por cento superior à média do país. Enquanto a média brasileira é de dois mil 627 reais, o autônomo catarinense ganha três mil e 600 reais em média. Os dados compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE no terceiro trimestre de 2024. Além disso, o rendimento médio do trabalhador por conta própria em Santa Catarina registrou alta de quatro vírgula três por cento na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2024. Já na comparação anual, o aumento no rendimento foi de cinco vírgula três por cento.
Os Deputados estaduais já protocolaram mais de 440 emendas impositivas na Lei Orçamentária de 2025, enviada pelo governo do Estado à Alesc. As impositivas são as emendas obrigatórias, que o governo não pode deixar de pagar. Há ainda sete emendas não-impositivas protocoladas. Hoje termina o prazo para protocolo de emendas. O próximo passo será a análise pelo relator da Lei Orçamentária Anual, deputado MARCOS VIEIRA do PSDB. Os deputados estaduais terão, cada um, 11 milhões e 700 mil reais para indicar em emendas impositivas no orçamento de 2025. Somados, são ao todo 468 milhões.
O Sicoob São Miguel foi premiado com o troféu prata, no Prêmio Somos Coop Melhores do Ano 2024. A cooperativa foi indicada na categoria Intercooperação, pelo projeto "S.O.S Rio Grande do Sul: Intercooperação e Solidariedade". A ação mobilizou esforços para apoiar comunidades afetadas pelas cheias no Estado. Com o apoio de cooperativas parceiras, OCERGS e do Instituto Sicoob, o projeto arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos, roupas, colchões e produtos de higiene, que foram encaminhados às famílias impactadas. A ação envolveu mais de duas mil horas de voluntariado de funcionários do Sicoob São Miguel e beneficiou diretamente mais de 12 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrega do premio foi ontem à noite em Brasília.
O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar realizou ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, uma série de ações para revitalizar o efetivo. O objetivo é a preparação contínua dos policiais para lidar com as diversas situações que podem surgir durante o serviço policial. A revitalização inclui tanto instruções teóricas quanto práticas, cobrindo áreas de conhecimento específicas necessárias. Em nota, o batalhão informou que as instruções são de extrema importância, pois permitem a atualização constante dos policiais, que precisam lidar com uma dinâmica social em constante transformação. Além disso, ao investir na atualização do conhecimento dos militares, a PM visa garantir um serviço mais qualificado e eficiente para a sociedade.
O museu municipal Rui Arcadio Luchessi está passando por reformas. Por conta disso, as visitas estão restritas até a conclusão dos trabalhos. De acordo com o secretário de Cultura, MOACIR TOMAZEL, o espaço está recebendo obras de adaptação para acessibilidade nos banheiros. O atendimento está restrito a pequenos grupos, de no máximo cinco pessoas. TOMAZEL comentou que as obras devem ser finalizadas dentro de duas semanas. No mês passado, a adaptação para acessibilidade foi feita nos banheiros da biblioteca, que também fica no centro Cultural do município.
Os municípios de Belmonte, Bandeirante e Descanso, enfrentaram um surto de raiva em 2024, com diversos casos confirmados entre os meses de maio e outubro. De acordo com o médico veterinário da Cidasc de Descanso, DIOGO GADOTTI, a situação já está sob controle, mas a vacinação dos animais continua sendo a principal medida de prevenção. Ele explicou que os primeiros casos suspeitos de raiva começaram a ser identificados no final de maio, com os primeiros registros em Bandeirante. Em seguida, outros casos foram confirmados em Belmonte e Descanso. A doença afetou principalmente bovinos e foi transmitida por morcegos hematófagos. Ele lembra que todos os mamíferos, inclusive os próprios morcegos, podem ser contaminados pela doença.
Embora a raiva tenha sido identificada com maior intensidade neste ano, o médico veterinário da Cidasc ressaltou que casos da doença já ocorreram esporadicamente na região em anos anteriores, principalmente nas áreas de fronteira. DIOGO GADOTI destacou que, neste ano, o número de casos foi mais expressivo. Ele fez um apelo para que os produtores se atentem à importância da vacinação contra a raiva, especialmente em regiões de fronteira e áreas próximas a rios, onde os morcegos são mais comuns. O médico veterinário explicou que a raiva é uma doença de grande impacto econômico e sanitário. Além das perdas financeiras causadas pela morte de animais, ela também representa um risco à saúde humana. Por isso, o controle da doença é uma prioridade para as autoridades sanitárias.
A Polícia Militar está implantando o sistema de Rede Rural de Segurança no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com a cabo ANTONIA SOMAVILLA, a primeira experiencia foi em Lages e, depois disso, se espalhou para outras regiões. Em São Miguel, a PM começou a discutir a implantação da Rede Rural de Segurança na comunidade da Linha Fátima. Ela explicou que os moradores entraram em contato com a Polícia para implantação do sistema. O serviço é inspirada na rede de vizinhos que já existe em diversos bairros da cidade e o objetivo é aumentar a proximidade dos moradores do campo com a PM a fim de aumentar a segurança nas propriedades rurais.
O sistema de rede rural de segurança da Polícia Militar prevê o cadastramento dos agricultores por meio do sistema de GPS rural. De acordo com a Cabo ANTÔNIA SOMAVILA, os agricultores serão incluídos em grupos de WhatsApp e terão placas de identificação nas propriedades. Com o sistema de GPS rural, a Polícia militar poderá acessar mais rapidamente as propriedades em caso de ocorrências policiais. Esse primeiro grupo já conta com cerca de 50 membros e será implantado, oficialmente, a partir da semana que vem. Um Policial Militar ficará responsável por fazer a mediação e o encaminhamento das informações repassadas pelos moradores.
A Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar, neste sábado, o Leilão de Gado Geral. O remate, que fecha o calendário de eventos da entidade em 2024, está marcado para a uma e meia da tarde no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Pampa no YouTube, por meio do site Pampa Remates. Estarão à venda, neste sábado, em torno de 400 animais entre bezerros e novilhas, destinados à produção de carne. Neste ano, a ACBEOSC realizou oito remates, entre eles, o de reprodutores.
A Formatura do curso "Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais" está marcada para esta quinta-feira. O encerramento do curso começa a uma e meia da tarde no Cetresmo da Epagri na Linha Cruzinhas. Neste ano, participaram 29 jovens de 11 municípios da região de São Miguel do Oeste e Palmitos. Foram nove encontros com aulas teóricas, práticas e viagem técnica, totalizando 220 horas. O curso tem a parceria de Prefeituras, Sindicatos e Cooperativas da região. De acordo com a responsável pelo programa de capital Humano e Social da Epagri, GRAZIELE SCHNOR, a ação jovem rural, mais uma vez, atingiu os objetivos e contribuiu para a formação dos jovens que pretendem permanecer no campo.
Em mais de 10 anos, o curso voltado para jovens rurais teve um papel importante para evitar a saída de jovens do meio rural. O comentário é da responsável pelo programa de capital Humano e Social da Epagri, GRAZIELE SCHNOR. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que mais de 300 jovens passaram pela qualificação desde 2013. De acordo com GRAZIELE, um número expressivo de jovens agricultores optaram por permanecer e fazer a sucessão nas pequenas propriedades.
O curso voltado para jovens do campo é realizado no modelo de alternância. A informação é da responsável pelo programa de capital Humano e Social da Epagri GRAZIELE SCHNOR. Ela explicou que os alunos ficam uma semana no cetresmo e depois retornam para as propriedades onde aplicam os conhecimentos. Ela disse que esse modelo vem dando certo e contribui para o sucesso da iniciativa. Outro ponto que ela destacou foi elaboração de uma espécie de projeto de conclusão de curso, onde os jovens elaboram um plano de vida a ser executado na propriedade. GRAZIELA disse que o estado também presta apoio, inclusive financeiro, para a execução desse projeto. Uma nova edição do curso está confirmada para 2025.
A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar uma série de ações na campanha de dezembro vermelho deste ano. O objetivo é intensificar as informações para conscientizar as pessoas a se proteger contra a Aids. De acordo com a coordenadora do serviço de atendimento especializado, JULIANA PINHEIRO, as atividades começaram na semana passada com orientações para profissionais da construção civil. Amanhã haverá um trabalho de conscientização no centro da cidade, com entrega de material informativo e de testes rápidos para a população. O evento estava marcado para segunda-feira, mas foi transferido em razão da chuva.
Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito deste ano serão diplomados no dia 16 deste mês. O ato está marcado para o Centro Cultural da Unoesc. Serão diplomados os eleitos na quadragésima quinta zona eleitoral que inclui São Miguel do Oeste, Descanso, Santa Helena, Belmonte e Bandeirante. O evento começa as sete horas da noite e vai reunir autoridades, candidatos eleitos e apoiadores. Este ato marca a conclusão do processo eleitoral, sendo fundamental para a posse dos novos gestores em primeiro de janeiro de 2025. Durante a cerimônia, os diplomas serão entregues aos eleitos, formalizando a decisão das urnas.
O município de São Miguel do Oeste criou no mês de outubro 125 vagas de emprego com carteira assinada. O número é a diferença entre o total de 850 admitidos e 725 desligamentos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve um aumento de 30 por cento. Em outubro de 2023 o saldo foi de 89 empregos. Em outubro deste ano o destaque foi para indústria que teve saldo de 77 vagas. O setor de serviços teve 22 contratações a mais do que demissões e o comércio, 16. A construção civil teve saldo de 10 e agropecuária saldo zero.
No acumulado do ano o município de São Miguel do Oeste teve 920 empregos gerados entre janeiro e outubro. No mesmo período do ano passado, o saldo foi de 770, o que representa um crescimento de cerca de 15 por cento neste no. Nos 10 primeiros meses do ano, o melhor saldo ficou no setor de serviços com 348 empregos gerados. A indústria teve 336 contratações a mais do que demissões. O comércio teve saldo de 189 e a construção civil de 65. O agropecuário foi o único setor com desempenho negativo ao fechar 18 vagas de emprego.
A mulher, suspeita de matar o companheiro com uma facada em Riqueza e que morreu depois de uma parada cardiorrespiratória na cadeia de São Miguel do Oeste, era vitima de violência doméstica. A informação é do delegado THIAGO GOMES. Ele está investigando o caso. De acordo com o delegado, foi uma tragédia que culminou com dois óbitos. Ele disse que havia um histórico de violência doméstica envolvendo o casal. Após matar o companheiro com uma facada, MARGARETE ALMEIDA DE LARA DE OLIVEIRA foi localizada e presa em Mondaí. No início da tarde, já no presídio, sofreu um infarto e não resistiu. Segundo o delegado, os laudos técnicos e relatórios serão enviados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
Uma ação integrada entre a Polícia Civil de Maravilha e a Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de mais de 80 quilos de drogas em Maravilha. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi abordado na BR 158, mas não obedeceu a ordem de parada. Ele fugiu em alta velocidade, abandonando o veículo à margem da rodovia. O motorista se embrenhou em um matagal e não foi localizado. Dentro do carro, as equipes encontraram aproximadamente 80 quilos de maconha e sete quilos de skunk. O material apreendido foi levado à delegacia da Polícia Civil. A operação também contou com o apoio da Polícia Militar de Cunha Porã.
Um automóvel carregado com 278 quilos de maconha foi flagrado ontem à tarde no município de Caibi. O motorista tentou fugir ao receber a ordem de parada da Polícia, mas foi perseguido e abordado pouco tempo depois. A carga foi avaliada em dois milhões e 700 mil reais. Em consulta ao chassi, a polícia identificou que o veículo tinha sido furtado no estado de São Paulo. O condutor, de 24 anos, possuía um mandado de prisão ativo expedido pelo estado do Paraná. O homem foi preso em flagrante e a droga foi aprendida e levada para a delegacia de polícia de Palmitos.