-BRASIL ATINGE MENOR NÍVEL EXTREMA POBREZA DA SÉRIE HISTÓRICA DO IBGE
-DEPUTADOS JÁ PROTOCOLARAM MAIS DE 400 EMENDAS AO ORÇAMENTO DE SC
-VETERINÁRIO ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA
-TURISMO DE AVENTURA CONQUISTA NOVOS ADEPTOS NA REGIÃO
-PROJETO DO PLANO DIRETOR DE TUNÁPOLIS SERÁ ENVIADO PARA A CÂMARA
-PROJETO DA SC 283 GERA DÚVIDAS SOBRE BARRAGEM EM ITAPIRANGA
-MULHER QUE MATOU MARIDO E MORREU EM PRESÍDIO SOFRIA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-POLÍCIA APREENDE 278 QUILOS DE MACONHA EM CAIBI
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em seis reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Seis partidos de oposição ao governo na Coreia do Sul apresentaram nesta quarta-feira um pedido de impeachment contra o presidente YOON SUK YEOL ( ION SUK IOU) após a crise gerada pelo decreto de lei marcial que é um dispositivo que restringe o acesso a direitos civis e substitui a legislação normal por leis militares, como limitações e controle da imprensa. Horas após o decreto, o presidente recuou e revogou a medida ainda na terça-feira. Mesmo assim, o impeachment foi solicitado e precisa do apoio de dois terços do parlamento, que tem maioria da oposição.
O número de mortes no Líbano causadas por ataques israelenses passou de 4 mil, afirmou o ministro da Saúde libanês, FIRASS ABIAD, nesta quarta-feira. Ao todo, quatro mil e 47 pessoas morreram e 16 mil 638 ficaram feridas no país "desde o início da agressão israelense", segundo o Ministério da Saúde libanês. A pasta, que faz um balanço diário dos mortos e feridos no país, não especifica o período de apuração, mas desde outubro de 2023 a troca de agressões entre Israel e o grupo extremista Hezbollah se tornou quase diária. Atualmente, um cessar-fogo está em vigor entre Israel e Hezbollah, mas ambos os lados se acusam de violar a trégua desde que entrou em vigor, em 27 de novembro.
Os deputados da França devem votar, daqui a pouco, uma moção de censura contra o novo primeiro-ministro do país, MICHEL BARNIER, segundo agência de notícias france press. BARNIER, que foi indicado pelo presidente EMMANUEL MACRON, terá que deixar o cargo caso a moção seja aprovada. A moção de censura é um mecanismo de regimes parlamentaristas ou semi-parlamentaristas no qual os deputados votam se acham que o primeiro-ministro deve continuar ou não no poder. Segundo a imprensa francesa, os deputados, capitaneados pela extrema direita e pela esquerda, devem derrubar o atual premiê apenas três meses após ele chegar ao poder. BARNIER enfrenta resistências por causa de um plano de austeridade para ajustar as contas do país.
A principal faixa de frequência do 5G está livre para ser usada pelas operadoras em todo o Brasil, mas só 18 por cento das cidades têm antenas compatíveis, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações. A Anatel informou na última segunda-feira que todas as cidades no país estão aptas a receber o 5G. É ele que oferece os principais benefícios dessa geração de internet móvel. Dos cinco mil 570 municípios brasileiros, mil e 22 têm antenas 5G, de acordo com dados de dezembro de 2024. As operadoras começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia para todo o país.
Em 2023, o Brasil alcançou os menores níveis de pobreza e extrema pobreza da série histórica iniciada em 2012 pelo IBGE. Os dados constam na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2024, que traz análises sobre as condições de vida da população brasileira. Segundo o IBGE, são consideradas pessoas em situação de pobreza aquelas que recebem 665 reais por mês e aquelas em situação de extrema pobreza são as que ganham até 209 por mês. Entre 2022 e 2023, oito milhões e 700 mil pessoas saíram da pobreza no país. O número total desse público recuou de 67 milhões para 59 milhões. No mesmo período, três milhões de pessoas saíram da situação de extrema pobreza e o público total recuou de 12 milhões e 600 mil para nove milhões e meio de pessoas.
O governo pretende usar recursos “excedentes” de oito fundos nacionais para fechar rombos no orçamento e ajudar a equilibrar as contas públicas, entre 2025 e 2030. A medida faz parte do pacote de corte de gastos, que começou a ser enviado ao Congresso na última semana. Segundo dados de 2023 do Tesouro Nacional, os oito fundos fecharam o ano com superávit de 45 bilhões de reais. Hoje, os recursos desses fundos só podem ser destinados para a finalidade de cada um deles. Por exemplo: os recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil só podem ser usados para projetos de aviação civil. Caso a proposta do governo seja aprovada, os oito fundos vão arcar com outros gastos do orçamento.
A vacinação contra a dengue segue a passos lentos em Santa Catarina. Apenas 16 virgula sete por cento do público-alvo, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, completou o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria estadual de Saúde divulgados nesta terça-feira. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Das 221 mil pessoas quem compõem o público-alvo da vacinação, nas quatro regiões em que o imunizante está disponível, apenas 37 mil completaram o esquema vacinal. Em relação à primeira dose, 86 mil pessoas tomaram, o que corresponde a uma cobertura de 39 por cento.
Os trabalhadores por conta própria em Santa Catarina recebem um rendimento médio mensal 37 por cento superior à média do país. Enquanto a média brasileira é de dois mil 627 reais, o autônomo catarinense ganha três mil e 600 reais em média. Os dados compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE no terceiro trimestre de 2024. Além disso, o rendimento médio do trabalhador por conta própria em Santa Catarina registrou alta de quatro vírgula três por cento na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2024. Já na comparação anual, o aumento no rendimento foi de cinco vírgula três por cento.
Os Deputados estaduais já protocolaram mais de 440 emendas impositivas na Lei Orçamentária de 2025, enviada pelo governo do Estado à Alesc. As impositivas são as emendas obrigatórias, que o governo não pode deixar de pagar. Há ainda sete emendas não-impositivas protocoladas. Hoje termina o prazo para protocolo de emendas. O próximo passo será a análise pelo relator da Lei Orçamentária Anual, deputado MARCOS VIEIRA do PSDB. Os deputados estaduais terão, cada um, 11 milhões e 700 mil reais para indicar em emendas impositivas no orçamento de 2025. Somados, são ao todo 468 milhões.
Turismo de aventura conquista novos adeptos na região. O grupo Macaco Branco Rafting está na sua quinta temporada com ações no Rio Uruguai e afluentes. Com o clima de calor, muitas pessoas, entre moradores e turistas buscam atividades nas águas dos rios da região. Conforme o proprietário da Macaco Branco Rafting, IVAN KIRCHNER, a avaliação do início de temporada já é muito positivo. As atividades foram retomadas em outubro, porém com projeção de maior público no período de férias escolares. Ele comenta que o crescimento do turismo em Itapiranga, com novos atrativos, cria um aumento geral na procura para as atividades de aventura. KIRCHNER destaca que os principais roteiros trabalhados são nas regiões entre as comunidade de Baú e Aparecida, no interior de Itapiranga.
A atuação também ocorre no Rio Macaco Branco, em Maria Goretti, Itapiranga e no Rio Guarita, no Rio Grande do Sul. Segundo IVAN KIRCHNER, o objetivo da atividade é levar os turistas de forma segura para conhecer os pontos da região. Ele avalia que o trabalho em conjunto com outras áreas e atividades turísticas, geram um olhar diferente para região, com mais interesse da população. KIRCHNER cita ainda novos roteiros do cicloturismo e outras iniciativas que contribuem para atrair turistas e manter eles por um período maior na região. Os atrativos no interior ainda incluem mirantes e empreendimento com foco na gastronomia.
Veterinário alerta para importância da vacinação contra a raiva. Os municípios de Belmonte, Bandeirante e Descanso, enfrentaram um surto de raiva em 2024, com diversos casos confirmados entre os meses de maio e outubro. Conforme o médico veterinário DIOGO GADDOTTI, responsável pela Cidasc de Descanso, que também atende outros municípios, a situação já está sob controle, mas a vacinação dos animais continua sendo a principal medida de prevenção. GADDOTTI explicou que os primeiros casos suspeitos de raiva começaram a ser identificados no final de maio, com os primeiros registros em Bandeirante. Em seguida, outros casos foram confirmados em Belmonte e Descanso. A doença afetou principalmente bovinos, sendo transmitida por morcegos hematófagos, que atacam mamíferos, com destaque para os bovinos. Ele lembra que todos os mamíferos, inclusive os próprios morcegos, podem ser contaminados pela doença.
O especialista fez um apelo para que os produtores se atentem à importância da vacinação contra a raiva, especialmente em regiões de fronteira e áreas próximas a rios, onde os morcegos são mais comuns, conforme o médico veterinário explica agora. O médico veterinário explica que a raiva é uma doença de grande impacto econômico e sanitário. Além das perdas financeiras causadas pela morte de animais, ela também representa um risco à saúde humana, pois é uma zoonose com evolução fatal. Por isso, o controle da doença é uma prioridade para as autoridades sanitárias. Embora a raiva tenha sido detectada com maior intensidade neste ano, DIOGO GADDOTTI ressaltou que casos da doença já ocorreram esporadicamente na região em anos anteriores, principalmente nas áreas de fronteira, no entanto em 2024, a quantidade de casos foi mais expressiva, com registros de síndrome neurológica confirmada em um volume maior do que o habitual.
Com a chegada do verão e o aumento no fluxo de turistas, especialmente ao Termas São João, a Polícia Militar de São João do Oeste está intensificando as ações de segurança no município. A Operação de Veraneio, que já é realizada anualmente, tem como objetivo garantir a tranquilidade tanto para os moradores quanto para os visitantes que frequentam a cidade neste período. Conforme o comandante da Polícia Militar, Sargento SÉRGIO SEHN, a partir de 20 de dezembro, a fiscalização no Termas São João também será intensificada, com a chegada de uma guarnição de policiais de São Miguel, que ficará exclusivamente na região, realizando operações de orientação e patrulhamento. Ele destaca que a presença policial será reforçada para que os turistas se sintam seguros e possam aproveitar as férias com tranquilidade. Além disso, a fiscalização de trânsito será reforçada para prevenir acidentes e infrações.
SÉRGIO SEHN destaca que a Polícia Militar vai intensificar as rondas e o trabalho de orientação, com foco em condutores que, por vezes, não utilizam dispositivos de segurança adequados, como cadeirinhas e cinto de segurança./. O uso de celulares ao volante também será monitorado, uma vez que é uma das infrações mais comuns no período. Conforme o comandante da Polícia Militar, Sargento SÉRGIO SEHN, a Operação Veraneio visa não apenas o aumento da segurança, mas também a prevenção e o apoio à população durante este período de grande movimento no município. SEHN reforça que a Operação Veraneio tem como foco a prevenção e a educação, garantindo a ordem e a segurança para todos durante o período de maior fluxo no município.
Vereador destaca força do Partido Progressista em Itapiranga. O vereador reeleito SÉRGIO RECKZIEGEL, menciona a força do PP no município. Foram três candidatos do partido, dois eleitos. Ele comenta que o partido possui muita história em Itapiranga, sendo um dos maiores do município. O Vereador comenta sobre a troca de partido. Eleito em 2020 pelo PSD, RECKZIEGEL trocou de partido durante o seu mandato. Segundo ele, a troca é sempre delicada, mas conseguiu fazer de forma amigável e manter parceria com os filiados. Ele cita que não acreditava que conseguiria a reeleição pelo PSD, pelo baixo número de candidatos e pouco entusiasmo dos envolvidos. SÉRGIO RECKZIEGEL demonstra satisfação com a reeleição e destaca o aumento da responsabilidade. Segundo ele, a partir de janeiro, a atuação irá continuar de maneira mais séria, lutando por interesses dos cidadãos de Itapiranga. Cita ainda que mesmo com minoria na casa legislativa, o Prefeito não terá problemas no próximo mandato.
Estudos para pavimentação da SC 283 geram manifestações. Conforme o Prefeito de Itapiranga, a presença de uma equipe técnica gerou protestos nesta semana por parte de moradores de Itapiranga e Mondaí. Profissionais contratados pelo governo estadual, realizam estudos de impacto ambiental para a pavimentação da SC 283. O trajeto de 54 quilômetros da estrada beira rio, entre Itapiranga a Mondaí, na margem do Rio Uruguai é de responsabilidade do governo estadual. De acordo com ALEXANDRE RIBAS, moradores de comunidades ribeirinhas manifestaram preocupação com possível estudo da barragem. Esta é uma preocupação antiga e que já resultou em protestos veementes impedindo estudos.
O Prefeito tranquiliza os moradores que se trata apenas de um estudo topográfico para elaboração do projeto de pavimentação asfáltica. Segundo, ALEXANDRE RIBAS, nesta etapa o investimento será de dois milhões de reais, bancados pelo estado. O trabalho deve ser concluído somente no segundo semestre de 2025. ALEXANDRE RIBAS, relata que visita ao governador JORGINHO MELLO, na semana passada, discutiu a pavimentação da SC 283. O planejamento é para realizar a obra em etapas e com dois pontos de partida, com serviços sendo realizados a partir das cidades de Itapiranga e Mondaí, sentido interior. O prefeito projeta no mínimo cinco quilômetros por ano em cada município. No momento as prefeituras realizam a manutenção deste trecho da rodovia estadual, que não é pavimentado.
O Prefeito de Itapiranga alerta que a pavimentação da SC 283 não será no modelo do Asfalto da Fronteira. De acordo com ALEXANDRE RIBAS, a SC 283 terá outro formato, pois se trata de uma rodovia estadual, necessitando de uma estrutura mais ampla. Outro problema está nas áreas de alagamento. O leito atual na estrada beira rio registra vários pontos com impacto das cheias do Rio Uruguai. Quando a rodovia for pavimentada, não será mais afetadas por interrupções do trânsito. Segundo RIBAS, alguns pontos de alagamento devem sofrer alterações no curso da estrada e outros locais terão a pista mais elevada. ALEXANDRE RIBAS confirma que vai assumir a presidência da AMEOSC em 2025 e terá com uma das principais bandeiras a pavimentação da SC 283.
A Prefeitura de Tunápolis conclui nesta semana mais uma importante etapa da elaboração do Plano Diretor. Nesta quarta-feira terá reunião técnica, com a equipe de trabalho e amanhã a noite ocorre audiência pública para conclusão da última fase antes da análise na Câmara de Vereadores. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, a Análise do Legislativo vai ocorrer no início dos trabalhos da Câmara em 2025. São 10 projetos de lei que vão impactar em perímetros urbanos de centros comunitários e na cidade de Tunápolis. O Secretário considera que são vários itens que interessam diretamente aos moradores, como a criação do Conselho da Cidade e o Plano de Mobilidade, visando estabelecer novas regras para o trânsito, incluindo estacionamento limitado em apenas uma lateral de algumas ruas.
SÉRGIO EIDT chama atenção que já ocorreu a coleta de sugestões e um amplo estudo técnico sobre o Plano Diretor. A comunidade já teve oportunidade para contribuir com sugestões e também foi levado em consideração laudos técnicos sobre ações que devem ser adotadas para os próximos 10 anos. O Secretário de desenvolvimento Econômico de Tunápolis conclama a população para participar da audiência pública nesta quinta-feira, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório da Cultura . De acordo com SÉRGIO EIDT são sete eixos temáticos que contemplam habitação, mobilidade e acessibilidade, aspectos socioeconômicos, meio ambiente e patrimônio, infraestrutura, gestão urbana e ordenamento territorial.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo salienta que em cada eixo temático tem seus desdobramentos com ações prioritárias e medidas necessárias, compiladas em um conjunto de diretrizes e propostas que podem ser acessadas na página. Segundo SÉRGIO EIDT, o Plano Diretor vai impactar no perímetro urbano das comunidades de São Pedro e Pitangueira, além de propostas para uma cidade sustentável. O Secretário lembra que a conclusão da quarta etapa, define os projetos de Lei do Plano Diretor Municipal sobre área de expansão urbana, uso e ocupação do solo, sistema viário, código de edificações e obras e do código de posturas.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, que este período de elaboração das Leis é muito trabalhoso, pois além do volume de legislações previstas, são mapas de zoneamentos, conflitos de interesses que terão que ser ajustados, entre outras situações. Conforme o Secretário, o Plano Diretor é um instrumento fundamental para a gestão e tomada de decisão de inúmeras situações para o desenvolvimento sustentável do município, tanto no urbano, quanto no rural. De acordo com SÉRGIO EIDT o Plano Diretor projeta ações que vão facilitar o desenvolvimento do município. O Secretário de Desenvolvimento Econômico salienta que em 35 anos de emancipação, Tunápolis sempre manteve diversas leis de forma independente e agora terá o Plano Diretor unindo todas as legislações.
Mulher que matou marido e morreu em presídio sofria violência doméstica. MARGARETE ALMEIDA DE LARA DE OLIVEIRA, de 54 anos, morreu segunda-feira, após sofrer uma parada cardiorrespiratória no Presídio Regional de São Miguel do Oeste. Horas antes, ela havia sido presa por matar o companheiro, EDGAR CARLOS DA ROSA, de 51 anos, com uma facada, em Riqueza. De acordo com o delegado THIAGO GOMES, que conduz as investigações, MARGARETE era vítima de violência doméstica. O Delegado observa que foi uma tragédia que culminou com dois óbitos. De acordo com o Delegado, havia um histórico de violência doméstica envolvendo o casal.
Após cometer o crime, MARGARETE DE OLIVEIRA avisou um vizinho sobre o ocorrido, que acionou a polícia. Ela foi localizada em Mondaí, e presa em flagrante. No início da tarde, já no presídio, sofreu um infarto e não resistiu. A polícia investiga se o episódio foi agravado pelas condições físicas e emocionais da detenta. Segundo o delegado, os laudos técnicos e relatórios serão enviados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. O delegado THIAGO GOMES reforça que esta é uma tragédia em todos os sentidos, que reflete o impacto da violência doméstica.
Polícia apreende 278 quilos de maconha em Caibi. Operação conjunta resultou na revelação de vários crimes em apenas uma ocorrência. Foi constatado fuga, direção perigosa, carro furtado de São Paulo e 278 quilos de maconha apreendida em Caibi. Motorista foi preso na ação policial. Uma abordagem resultou na prisão de um homem de 24 anos. Após denúncia sobre tráfico de drogas, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal observaram o veículo que deslocava em sentido contrário na pista. O motorista ignorou as ordens de parada dos policiais e tentou fugir, porém foi abordado logo na sequência.
Além da droga, os agentes identificaram que o veículo foi furtado em São Paulo e o motorista tinha um mandado de prisão em aberto, que foi expedido no Paraná. Com isso, o suspeito, o carro e a droga foram encaminhados para a delegacia de Polícia de Palmitos para os procedimentos necessários. A terça-feira foi bastante movimentada para a polícia no Extremo Oeste. Na manhã de ontem, uma ação integrada entre a Polícia Civil de Maravilha e a Polícia Rodoviária Federal resultou, na apreensão de mais de 80 quilos de drogas em Maravilha.