-STF JULGA NESTA SEMANA RESTRIÇÃO A POLÍTICOS NO COMANDO DE ESTATAIS
-SC FECHA TERCEIRO TRIMESTRE COM DESEMPREGO EM TRÊS VÍRGULA SEIS POR CENTO
-PROGRAMAÇÃO NATALINA TERÁ INÍCIO NESTA SEMANA EM IPORÃ DO OESTE
-GRUPO ASAS DA LIBERDADE PROMOVE SHOW DE PATINAÇÃO ESPECIAL DE NATAL
-CHUVAS EM EXCESSO CAUSAM PROBLEMAS PARA O CULTIVO DE SOJA E TRIGO
-SECRETÁRIO ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA NA REGIÃO
-POLÍCIA ATENDE OCORRÊNCIA DE PERTURBAÇÃO E APREENDE CAIXA DE SOM
-HOMEM AGRIDE EX-COMPANHEIRA COM MARTELO E TENTA SUICÍDIO NA REGIÃO
O tempo apresenta-se nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com pancadas de chuva. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM 24 graus. Umidade relativa do ar 92 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas em deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais no norte da Tanzânia, declarou neste domingo a comissária do distrito afetado, acrescentando que o balanço pode aumentar. As fortes chuvas atingem desde sábado a cidade de Katesh, a cerca de 300 quilômetros da capital Dodoma. A presidente tanzaniana, SAMIA HASSAN, que estava em Dubai para a COP 28, expressou seus pêsames e afirmou que havia ordenado o envio de ajuda para socorrer as vítimas. Depois de enfrentar uma seca sem precedentes, a África Oriental tem sofrido com chuvas torrenciais e inundações relacionadas ao fenômeno meteorológico El Niño.
Neste domingo, os Emirados Árabes Unidos e diversas instituições de caridade presentes na Cúpula do Clima da ONU ofereceram 777 milhões de dólares em financiamento para a erradicação de doenças tropicais negligenciadas que devem piorar à medida que as temperaturas sobem. Os fatores relacionados com o clima "tornaram-se uma das maiores ameaças à saúde humana no século 21", segundo o presidente da COP 28, sultão AHMED AL-JABER. A Fundação Bill e Melinda Gates ofereceu 100 milhões, assim como os Emirados Árabes. Bélgica, a Alemanha e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional também anunciaram fundos para questões de saúde relacionadas com o clima.
Os venezuelanos rejeitaram, em referendo neste domingo, a jurisdição da Corte Internacional de Justiça sobre a longa disputa territorial do país com a vizinha Guiana e apoiaram a criação de um novo estado na região de Essequibo. Segundo a autoridade eleitoral local, mais de 95 por cento dos eleitores aprovaram as cinco questões elaboradas pelo governo. A corte havia proibido a Venezuela de tomar qualquer medida que pudesse mudar a situação na área, mas o governo do presidente NICOLÁS MADURO avançou com um referendo “consultivo” de cinco perguntas. Não está claro como as autoridades venezuelanas pretendem implementar a anexação do território.
Os economistas do mercado financeiro elevaram as estimativas de inflação para 2023 e para o ano que vem. A informação consta no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para este ano, a projeção para o IPCA, a inflação oficial, subiu de quatro virgula 53 para quatro vírgula 54 por cento. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro manteve a projeção de crescimento em dois vírgula 84 por cento. Já para 2024, a previsão de crescimento da economia do mercado financeiro permaneceu inalterada em um e meio por cento.
O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar na quarta-feira a validade das restrições impostas para nomeação de cargos de diretores e conselheiros em empresas estatais. O processo é o primeiro item da pauta. As normas foram suspensas em março por determinação do então ministro RICARDO LEWANDOWSKI, hoje aposentado. O magistrado flexibilizou critérios estabelecidos pela Lei das Estatais, aprovada em 2016 durante o governo de MICHEL TEMER. A decisão abriu caminho para indicação de políticos às companhias. A ação foi apresentada pelo PCdoB em dezembro de 2022 contra trechos da Lei das Estatais. A discussão gira em torno da validade dos trechos do artigo 17 da norma, que veda a indicação para o conselho de administração e para a diretoria das estatais pessoas que ocupem a posição de Ministro de Estado, Secretário estadual ou municipal e outros cargos.
O ministro do Turismo, CELSO SABINO, foi nomeado novamente para o cargo nesta segunda-feira, dias após pedir exoneração para indicar emendas à Lei Orçamentária Anual de 2024. A saída dele para assumir o mandato de deputado federal ocorreu em 30 de novembro. O retorno à pasta foi publicado no Diário Oficial da União. A prática de saída temporária dos ministérios é comum entre políticos que têm mandato parlamentar. Na semana passada, o chefe da pasta da Agricultura, CARLOS FÁVARO, também pediu exoneração do cargo e reassumiu seu mandato de senador para ordenação de emendas parlamentares. Ele retornou ao governo dois dias depois.
Ao menos 17 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados em Ituporanga, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro. A ação foi divulgada neste sábado. As vítimas, entre elas um idoso e um adolescente, trabalhavam com a colheita de cebolas em uma propriedade rural do interior do município, segundo o Grupo Especial de Fiscalização Móvel. Nenhum dos trabalhadores estava com a carteira de trabalho assinada. Após o resgate, os trabalhadores receberam, juntos, cerca de 88 mil em verbas salariais e rescisórias. O Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União negociaram Termo de Ajustamento de Conduta com o empregador para pagamento de danos morais individuais no valor de mil e 200 reais por trabalhador.
A votação que irá decidir os Planos de Gestão Escolares e os diretores das escolas estaduais de Santa Catarina para os próximos quatro anos iniciou às oito horas da manhã de domingo e encerra às oito horas da noite desta segunda-feira. Professores, alunos e responsáveis escolhem entre os mil 227 planos de gestão homologados para pleitear a gestão e decidem o futuro da política educacional de 891 unidades da Rede Estadual de Ensino. O número de escolas é menor porque há unidades com disputa entre dois ou mais planos, com exceção de escolas indígenas, de assentamento, quilombolas e do Instituto Estadual de Educação. Os PGEs tem por objetivo esclarecer metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 a 2027.
Santa Catarina fechou o terceiro trimestre de 2023 com o desemprego em três vírgula seis por cento. A taxa, pouco maior que no trimestre anterior ainda é uma das menores do Brasil, e a menor entre os estados da região Sul, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essa taxa significa que há, no Estado, cerca de 147 mil pessoas desempregadas, com mais de 14 anos que não têm ocupação e seguem em busca de vagas no mercado de trabalho. No Brasil, o índice é de sete vírgula seis por cento, ou seja, oito milhões e 300 mil pessoas. O rendimento médio real do brasileiro foi estimado em dois mil 999, um crescimento de um vírgula sete por cento em relação ao trimestre que encerrou em junho.
A Secretaria de Saúde de Belmonte divulgou um relatório das ações realizadas durante o ano. Entre janeiro e dezembro foram mais de 18 mil e 800 exames e procedimentos como ultrassom, ressonâncias, mamografias, exames de sangue, endoscopias, colonoscopias, consultas em dermatologia, próteses dentarias, preventivos, biopsias e densitometrias através do credenciamento, com investimento de pelo menos 500 mil reais. Pelo CIS Ameosc foram 861 consultas e exames em diversas especialidades. O relatório também apresentou as especialidades atendidas na Unidade Central de Saúde, como psiquiatria com 373 consultas, ginecologia com 864 consultas e pediatria com 672 consultas. Os procedimentos realizados pelo Estado somaram 41 cirurgias oftalmológicas, 12 internações psiquiátricas e outras 83 cirurgias diversas. Juntos, os 11 veículos da saúde percorreram mais de 306 mil quilômetros, com 925 viagens para várias cidades em 2023.
A Associação dos Romenos promoveu no último sábado, em parceria com a comunidade de Santo Antônio, o trigésimo segundo Encontro dos Descendentes. De acordo com o presidente, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, o evento tradicional da Associação é realizado neste período pela passagem do Dia do Romeno, comemorado em primeiro de dezembro. Prestigiaram o encontro os prefeitos de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, e de Tunápolis MARINO FREY; além do secretário de Saúde de Mondaí, GUINTER DREHER, representando o prefeito, VALDIR RUBERT. Esteve presente também o casal NICODEMUS e RUFINA KUNZ MULLER, vindos da Romênia, que receberam homenagem da Associação.
Encontro dos Romenos ocorre em Santo Antônio pelo fato da comunidade no interior de Itapiranga ser a sede da Associação. O jantar teve prato típico da Romênia, preparado por cozinheiras de Pomerode, além de voluntários que possuem conhecimento da culinária romena. O presidente da Associação, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, destacou o apoio da comunidade na organização dos encontros realizados há mais de três décadas. O encontro também contou com a participação especial do Coral Nove de Maio da Linha Santo Antônio e do músico MAIKEL FREY, que interpretou no violino, o Hino da Romênia na abertura das festividades. Do encontro participaram principalmente descendentes de romenos moradores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí, além de visitantes de outros municípios.
Secretário Estadual anuncia investimentos em infraestrutura na região. O Governo de JORGINHO MELLO tem novas prioridades para os transportes. Conforme o Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, a inclusão do Aeroporto de Itapiranga no Plano Aeroviário de Santa Catarina permite a projeção de investimentos no local. Ele destacou a importância para o desenvolvimento econômico, além de outros benefícios como segurança e saúde. Mencionou ainda que atualmente são 21 aeroportos no território catarinense e o Plano Aeroviário que será apresentado em abril ou maio do próximo ano, vai contar com 24 aeroportos, incluindo também o de Itapiranga. BETO MARTINS afirmou que empresas deixam de se instalar em municípios que não possuem aeroporto e por isso a estrutura é fundamental.
O Secretário ponderou que o aeroporto de Itapiranga ainda precisa ser inscrito na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para ser reativado. BETO MARTINS informou que já está sendo providenciada a documentação necessária para na sequência, iniciarem as obras e a reabertura do espaço. O Secretário também comentou sobre o aeroporto de São Miguel do Oeste, que teve um projeto de valor muito elevado e por isso terá investimentos em etapas, com cronograma de melhorias a partir de 2024. MARTINS mencionou que o governo estadual já está realizando investimentos nos aeroportos de Dionísio Cerqueira e Pinhalzinho.
O Secretário BETO MARTINS garantiu investimentos para tornar realidade a Ferrovia do Frango. Ele ressaltou que não é mais possível trazer milho de caminhão de Goiás e Mato Grosso. Esse custo inviabiliza a atuação de diversas agroindústrias no Oeste de Santa Catarina. O governo estadual já contratou empresa para realizar estudos do trecho da ferrovia de Chapecó a Correia Pinto. Os 319 quilômetros vão permitir ligar o Oeste a malha rodoviária nacional. O investimento será de 25 milhões de reais para elaboração do projeto com estudo e viabilidade. MARTINS salientou que a construção vai contar com investimentos da iniciativa privada, que terá direito de explorar a ferrovia por até 99 anos.
Excesso de chuvas gera preocupação com a colheita do milho destinado para silagem. O fator climático cria uma situação preocupante para a safra que está iniciando nos municípios da região. Período mais intenso da colheita do milho destinado para a alimentação do gado inicia na segunda quinzena de dezembro. Conforme o Extensionista da Epagri de Tunápolis, ALBERTO PITTELKOW, a produção de silagem conta com uso de máquinas e caminhões pesados que circulam nas lavouras. Com as frequentes chuvas, o alerta é grande devido a possibilidade de problemas aos produtores rurais, com as máquinas e com a qualidade da produção. O Extensionista manifestou preocupação com a compactação do solo, que está bastante encharcado e pode gerar até atoleiros.
ALBERTO PITTELKOW recomendou cautela no momento da colheita, procurando evitar os dias de maior umidade. Outra preocupação é com a qualidade da silagem que pode ficar abaixo do ideal em decorrência do excesso de chuva, que gera queda no volume de alimento aoS animais. Ele reconheceu que essa é uma situação que pouco pode ser feito para mudar em virtude do curto período para ser feita a colheita. O Extensionista da Epagri de Tunápolis destacou que o custo da produção segue bastante alto. PITTELKOW reconheceu a redução nos preços dos insumos para implantação das lavoras de milho. Porém, com o alto custo do diesel, as empresas prestadoras de serviços não conseguem reduzir o valor das horas máquinas e com isso, o produtor rural vai ter que desembolsar recursos significativos para realizar a colheita.
O ataque de pragas e o excesso de chuvas comprometem algumas lavouras de milho. O Extensionista da Epagri de Tunápolis, ALBERTO PITTELKOW, destacou que a grande maioria das lavouras apresentam plantas com um porte abaixo do registrado nos últimos anos. Ele observou que essas áreas vão produzir menos massa de silagem e ao mesmo tempo, aumentar o custo do alimento produzido. PITTELKOW destacou que o rendimento será menor e isso afeta a cadeia produtiva do leite, pois existe um planejamento de abastecer os silos e garantir alimento para o rebanho até a próxima safra. Conforme o Extensionista, os produtores utilizam variedades específicas com cada realidade e buscam acompanhar as tecnologias no plantio em busca da melhor safra possível.
Terá início no próximo sábado, dia 09, a programação do Iporã Natal Show 2023, organizada pelo Departamento de Cultura de Iporã do Oeste. De acordo com a diretora de cultura, LUCIANE SKRSYPCSAK KIST, a decoração já está instalada nas entradas e saídas da cidade, nas duas praças, na Rua Coberta e nos postes ao longo da Avenida Gustavo Fetter. O acendimento das luzes natalinas está programado para ocorrer no dia 08 de dezembro, sexta-feira. Em relação a programação, LUCIANE frisou que no dia 09, sábado, na Rua Coberta, terá uma tarde dedicada ao público infantil com pinturas faciais, historinhas, brinquedões e lanches patrocinados pela empresa Móveis Henn. No domingo, dia 10, terá show de patinação do grupo Asas da Liberdade, no ginásio poliesportivo.
Já no dia 17 de dezembro, domingo, a partir das 18h30, na Rua Coberta, terá apresentações culturais das oficinas de gaita, sopros e cordas do INDACI, banda municipal, coral infanto-juvenil e grupo de danças Immer Lustig, com as categorias infantil e juvenil. No dia 22 de dezembro, sexta-feira, a partir das 19h, também na Rua Coberta, terá show natalino com momentos muito aguardados pela população, como a apresentação das oficinas de teclado e violão do INDACI, chegada do papai-noel com várias surpresas, show natalino com a caravana Natal Mix e ainda show da Patrulha Canina especial de Natal, garantindo a diversão das crianças do município. O encerramento do Iporã Natal Show será no dia 28 de dezembro, a partir das 19h30, na Rua Coberta, com sorteio da Campanha Recompensa ACIIO e atrações culturais.
O grupo de patinação Asas da Liberdade vai realizar um evento no próximo domingo, dia 10 de dezembro, a partir das 18h30, no ginásio poliesportivo de Iporã do Oeste. De acordo com a presidente do grupo, SILVANA NYLAND STUELP, o show de patinação foi preparado com ensaios durante o ano inteiro e terá coreografias variadas, com foco no Natal. Ela destacou que o show faz parte da programação do Iporã Natal Show deste ano, organizada pelo setor de cultura do município. SILVANA salientou que o evento do próximo domingo terá participação de outros três grupos de patinação da região, que também farão suas apresentações ao público.
Já a professora do grupo de patinação Asas da Liberdade de Iporã do Oeste, ANELISE KAUFMANN, destacou que os ensaios são semanais e desde o mês de agosto está sendo trabalhado com foco no show do próximo domingo. Ela lembrou que os patinadores participam de vários eventos na região e por isso, é preciso um grande preparo para que seja alcançado um ótimo desempenho. No evento do próximo domingo, muitas crianças se apresentarão pela primeira vez ao público, o que gera grande expectativa. Os ingressos para o show de patinação podem ser adquiridos de forma antecipada com os integrantes do grupo.
As frequentes e volumosas chuvas dos últimos meses causaram transtornos para as culturas de soja e trigo na região. De acordo com o técnico agrícola e de cereais da Cooper A1, NORBERTO MEURER, a situação atípica com chuva intensa durante o inverno causou prejuízos para a cultura do trigo e consequentemente, atrasou o plantio da soja. Ele destacou que nos momentos em que existe viabilidade climática para o plantio, os produtores estão precisando fazer o preparo das lavouras com reaplicação de herbicidas, o que eleva os custos. MEURER observou que quanto mais tarde ocorrer o plantio da soja, menor é o potencial produtivo da cultura.
A expectativa é que sigam aumentando as áreas plantadas de trigo e soja, com cerca de 900 hectares de soja safra no cedo e outros mil hectares de soja safrinha, somente em Iporã do Oeste. A projeção é do técnico de cereais da Cooper A1, NORBERTO MEURER. Ele lembrou que em breve vai iniciar o plantio da soja safrinha nas áreas onde foi plantado milho para silagem e milho safra, atualmente em fase inicial de colheita. MEURER observou que devido ao vazio sanitário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o prazo máximo para o plantio da soja é até o dia 30 de janeiro de 2024. Ele chamou atenção dos agricultores para que devido às condições atípicas do tempo, fiquem atentos ao surgimento de pragas e doenças, antecipando as aplicações de fungicidas e diminuindo o intervalo entre as aplicações.
A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou as apreensões e prisões durante o cumprimento da Operação Minerva. Foram apreendidas aproximadamente seis toneladas de maconha, 306 mil 182 maços de cigarros contrabandeados, mais de cinco mil unidades de bebidas alcoólicas descaminhadas como vinhos, cervejas e destilados, 52 veículos foram apreendidos e 74 pessoas detidas. Deflagrada no mês de novembro, a ação reuniu as forças de segurança nas fronteiras e divisas do Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promovendo ações coordenadas para reforçar a segurança dos estados. A operação contou com a participação de diferentes instituições incluindo a Polícia Militar de Santa Catarina, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Militar do Paraná, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de Santa Catarina e do Paraná, Receita Federal, Cidasc, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e Polícia da Argentina.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão em Itapiranga na última sexta-feira, por volta das cinco e 15 da tarde, no Bairro Jardim Bela Vista. Os policiais realizaram a abordagem de um homem e durante consulta ao sistema, constataram que havia um mandado de prisão ativo contra ele por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. O homem, de 42 anos foi preso, conduzido e entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Um homem foi preso por ameaçar a companheira, em Guaraciaba. Foi na sexta-feira, por volta das sete e 20 da noite, quando a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de violência doméstica, em Linha Caravaggio, no interior do município. Ao chegar no local, os policiais viram foi a vítima, uma mulher, aos fundos da propriedade, com medo de seu companheiro que estava dentro de casa. Ela relatou que seu companheiro ingere bebida alcoólica todos os dias e que fica proferindo palavrões de baixo calão e ameaças em vários momentos. O homem, de 65 anos, localizado dentro de casa foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de perturbação e apreendeu uma caixa de som, em São Miguel do Oeste. Foi neste domingo, por volta das duas horas e 20 minutos da madrugada, no bairro Agostini. Os policiais foram até o local informado para averiguar uma denúncia de perturbação, causada por som alto em uma residência. No local, os policiais constataram que o volume do som realmente estava muito alto e encontraram o proprietário deitado em um sofá fora de casa, ingerindo bebida alcoólica. Em conversa com os policiais, ele se comprometeu em abaixar o volume do som. No entanto, logo depois de sair do local, a guarnição foi acionada para voltar ao local, pois o homem havia ligado novamente o som e com volume ainda mais alto. Assim que percebeu a chagada da viatura, ele desligou o som, porém, estava muito alterado.
A Polícia Militar informou ainda que enquanto era registrado o Termo Circunstanciado, vários moradores das proximidades foram até a guarnição e confirmaram a perturbação. No momento em que o proprietário da casa foi informado pelos policiais de que seria confeccionado o Termo Circunstanciado e que seria realizada a apreensão da caixa de som, ele se alterou e tentou agredir os policiais, sendo necessário o uso de spray de pimenta para contê-lo. O Termo Circunstanciado foi registrado e o aparelho de som que estava causando a perturbação foi apreendido.
Uma tentativa de homicídio seguida de tentativa de suicídio mobilizou as equipes de segurança e resgate de São Miguel do Oeste neste domingo, por volta das 10 horas, no Bairro Salete. Segundo informações, a mulher foi até a casa do ex-companheiro buscar seus pertences e foi brutalmente agredida com um golpe de martelo na cabeça. A vítima, mesmo ferida, conseguiu correr e pedir ajuda a populares. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento à vítima, que apresentava ferimentos graves. Enquanto a Polícia Militar realizava buscas pelo agressor, o encontraram em uma garagem com uma corda no pescoço. Por mais de 20 minutos, os policiais iniciaram manobras de reanimação até a chegada do SAMU, que conduziu o agressor em estado gravíssimo ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. As Polícias Civil e Científica foram acionadas para dar sequência na ocorrência.