-GOVERNO PUBLICA DECRETO DO PROGRAMA AUXILIO GÁS DO BRASILEIRO
-TJ SUSPENDE LEI QUE PREVIA EDUCAÇÃO DOMICILIAR EM SANTA CATARINA
-ENTIDADES DE IPORÃ DO OESTE CONVIDAM PARA PRIMEIRA EXPOCONSTRUIR, QUE ENCERRA ÀS 19H DE HOJE
-SANTA HELENA RECEBE CONFIRMAÇÃO DE RECURSOS PARA INVESTIR EM GINÁSIO
-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL APROVA PROJETO E BUSCA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE
-GESTORA DA PREFEITURA DETALHA SOBRE CADASTRO ÚNICO E AUXÍLIO BRASIL
-COLISÃO ENTRE MOTOCICLETAS DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 496
-DETENTOS FOGEM DE UNIDADE PRISIONAL E SEGUEM FORAGIDOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A promotoria do condado de Oakland, Michigan nos Estados Unidos, apresentou nesta sexta-feira acusações formais de homicídio contra os pais do adolescente de 15 anos que abriu fogo em uma escola de ensino médio da cidade de Oxford. Quatro jovens morreram no massacre. JAMES e JENNIFER CRUMBLEY responderão por permitir que a arma, comprada na Black Friday, fosse encontrada pelo rapaz. Eles também responderão por não retirar o jovem da escola quando os diretores da unidade de ensino pediram isso apenas horas antes do assassinato em massa.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou nesta sexta-feira que dificultará ao máximo qualquer tentativa de invasão russa na Ucrânia, um país em estado de alerta devido à concentração de tropas russas na fronteira comum. A Rússia tem concentrado tropas perto do território ucraniano, o que, segundo o governo dos Estados Unidos e da Ucrânia, seria um indicativo de que os russos preparam um ataque em grande escala para o próximo mês. BIDEN e o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, se reunirão por videoconferência para conversar sobre a crescente tensão na região.
O governo da Jamaica organizou uma campanha defendendo a produção da maconha e a cadeia produtiva da erva no país. Com a peça "O lado bom da maconha", o Ministério da Saúde e Bem Estar jamaicano afirma querer acabar com mitos e promover o uso medicinal da droga. A maconha na Jamaica é liberada para uso medicinal desde 2018. No país, também é permitido fumar a erva para fins religiosos, a chamada ganja é usada em muitos rituais rastafári.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou um decreto que regulamenta o programa "Auxílio Gás dos Brasileiros". O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. Segundo o decreto, o benefício será pago a cada dois meses no valor equivalente a 50 por cento do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O decreto não estabelece quando o benefício começa a ser pago. O programa terá duração de cinco anos. Assim, como o pagamento será a cada dois meses, a previsão é de que sejam pagas 30 parcelas.O objetivo do programa é dar um alívio para a população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30 por cento e é um dos itens que mais tem pesado na inflação.
O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por sete votos a três, rejeitar quatro ações que questionaram dispositivos do novo marco legal do saneamento básico. Com isso, a lei permanece em vigor sem alterações. As ações foram apresentadas por partidos políticos e entidades civis que representam o setor. Segundo a ação, os dispositivos questionados podem criar um monopólio do setor privado nos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário, em prejuízo da universalização do acesso e do menor preço de tarifas. A lei foi sancionada em julho de 2020 pelo presidente JAIR BOLSONARO com 11 vetos ao texto original. A norma visa a ampliar a presença do setor privado na área, majoritariamente ocupada por empresas públicas estaduais.
A produção industrial brasileira caiu zero vírgula seis por cento em outubro, na comparação com setembro. Essa foi a quinta retração mensal consecutiva, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. Em relação a outubro de 2020, a queda foi de sete vírgula oito por cento. No ano, a indústria ainda acumula alta de cinco vírgula sete por cento. Em 12 meses, o avanço também ficou em cinco vírgula sete por cento. Dos 26 ramos de atividades pesquisados pelos IBGE, apenas nove atividades se encontram acima do patamar de fevereiro pré-pandemia. As principais influência de queda no mês vieram de indústrias extrativas, que reduziu oito vírgula seis por cento e produtos alimentícios com queda de quatro vírgula dois por cento.
A Praia Central, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense, foi totalmente entregue aos banhistas nesta sexta-feira com a conclusão dos trabalhos de acabamento da megaobra de alargamento da faixa de areia. A informação é da prefeitura. Neste sábado, o município realiza um evento para inaugurar a temporada de verão na cidade. A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março deste ano. O valor investido na obra foi de 66 milhões e 800 mil reais e atingiu a extensão de cinco quilômetros e 800 metros da praia central de Balneário Camburiú.
Santa Catarina recebeu 231 mil 660 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã desta sexta-feira. Além disso, uma nova carga está marcada para chegar na próxima segunda-feira. De acordo com a Dive, os imunizantes serão usados para aplicação da segunda dose e do reforço. Mais de 256 mil pessoas já estão aptas a receber a dose da Janssen como reforço contra a Covid-19 no estado.No entanto, os imunizantes estão em falta e o Ministério da Saúde não tem prazo para enviar novas doses para o estado. A última remessa com as doses fabricadas pela Johnson & Johnson desembarcou no dia 20 de setembro em Santa Catarina.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu a lei estadual que previa o modelo conhecido como "homeschooling" ou educação em casa. Segundo o tribunal, a norma trata de um assusto que é exclusivamente da esfera da União, ou seja, que não pode ser regulado por lei estadual. O mérito da ação ainda será julgado futuramente. A decisão é de quinta-feira. A Procuradoria-Geral do Estado disse em nota que "vai avaliar o teor da decisão, mas defenderá a constitucionalidade da lei estadual".Na decisão, a desembargadora MARIA DO ROCIO LUZ SANTA RITTA escreveu que, além do problema da esfera da União, a lei também implicaria mais despesas para o poder público.A decisão judicial foi tomada após o Ministério Público de Santa Catarina ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade questionando a lei.
-GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO PARA IMPLANTAR USINA DE ASFALTO QUE ATENDERÁ REGIÃO
-ENTIDADES DE IPORÃ DO OESTE CONVIDAM PARA A PRIMEIRA EXPOCONSTRUIR, QUE ENCERRA ÀS 19H DE HOJE
-SANTA HELENA RECEBE CONFIRMAÇÃO DE RECURSOS PARA INVESTIR EM GINÁSIO
-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL APROVA PROJETO E BUSCA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE
-GESTORA DA PREFEITURA DETALHA SOBRE CADASTRO ÚNICO E AUXÍLIO BRASIL
Cooperativa lança programa para correção de solo e aumento da produtividade. O Programa Revitalizar foca na recuperação de solo com uso adequado de produtos em busca de alta produtividade. O agrônomo da Cooper A1, CELIOMAR CRESTANI, lembra que os produtores possuem acesso ao Programa Terra Boa do Governo Estadual, com troca-troca de calcário, porém isso não é suficiente para atender toda demanda. A cooperativa vai oferecer condições de até cinco anos para o pagamento, além de assistência técnica para identificar os problemas com a coleta de solo de maneira correta. Cita a importância de disponibilizar nutrientes para corrigir as deficiências que o solo possui.
Serão até 50 toneladas de calcário por produtor em um programa permanente, com a rotatividade de recursos mantidos pelo pagamento dos primeiros contemplados. CRESTANI avalia que a região possui muitas áreas exploradas por safra e safrinha e até áreas destinadas à pecuária. O agrônomo observa que não resolve colocação de adubo e uréia, sem proporcionar equilíbrio dos nutrientes do solo. Existe inclusive a possibilidade de fazer correção gradativa de propriedades maiores, selecionando áreas em cada ano. Segundo CELIOMAR CRESTANI, tudo é definido pelo resultado da análise de solo que vai indicar as medidas que devem ser adotadas.
O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta sexta-feira um convênio para a implantação da usina de asfalto que atenderá os municípios da região. O investimento por parte do estado é de quatro milhões 970 mil reais. O recurso será usado para a compra de equipamentos e insumos e completa o valor já repassado pelo governo federal no valor de quatro milhões e meio. O dinheiro liberado pelo governo catarinense faz parte do programa SC Mais Asfalto, que prevê convênios desse tipo, entre o governo e consórcios de municípios para a instalação de usinas de asfalto. Com o convênio, o Conder pode agilizar a compra dos equipamentos e a construção da sede da usina que ficará em São Miguel do Oeste. O governador ressaltou a importância dos investimentos do estado na região Extremo-Oeste.
Associação de Amigos do Rio Uruguai de Mondaí (AARUM), vai inaugurar às 9h deste domingo a primeira etapa do projeto arquitetônico da sede da entidade. Conforme o presidente da AARUM, NORVALINO ENGEL, a inauguração do bloco A1, que corresponde a uma sala de múltiplo uso, para reuniões, aulas, atividades de educação ambiental e banheiros, faz parte da primeira fase da obra. A Associação de Amigos do Rio Uruguai de Mondaí tem 20 anos e segundo o presidente, há cerca de dez a entidade começou a cogitar a necessidade de ter uma sala para as atividades administrativas, com endereço próprio. Ele destaca a articulação da diretoria na época, para futuramente conseguir verba e implementar o projeto, que vai além de uma sede administrativa. ENGEL cita ainda que serão implementadas atividades ao ar livre, para educação ambiental.
Secretaria de Saúde de Tunápolis realizou na manhã de hoje uma campanha ainda alusiva ao Novembro Azul. Conforme a enfermeira PAOLA PICOLLI, houve realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, as pessoas tiveram oportunidade de fazer pesagem e medição de altura para o cálculo do IMC, verificar pressão e glicemia. No caso dos homens acima de 50 anos foram realizados exames de PSA, que é o da próstata. Enfermeiras e técnicas de enfermagem da unidade de saúde trabalharam na ação, com o preenchimento de laudos para liberar os pacientes, e também na realização dos testes. PAOLA PICOLLI reforça a importância de prevenir o câncer de próstata, preconizado pela campanha do Novembro Azul. Pacientes que não puderam ser atendidos na manhã de hoje poderão agendar testes para o decorrer da semana.
O Núcleo da Construção de Iporã do Oeste, em parceria com o Empreender da ACIIO/CDL do município, convida a população para a Primeira ExpoConstruir. A programação no Centro Público de Convivência iniciou na tarde de ontem e continua nesse sábado, com atendimento até às 19h, sem fechar ao meio dia. Com o lema “A Realização do Seu Sonho Está Aqui”, a feira coloca em evidência as empresas que oferecem produtos e soluções no setor da construção civil. O representante do Núcleo da Construção de Iporã do Oeste, TIAGO BERWANGER, salienta que os participantes da exposição feira são engenheiros civis, arquitetos, projetistas, representantes de setores de móveis, planejados, esquadrias, materiais de construção, tintas e acabamentos. Ainda, há parceiros que oferecem soluções financeiras para fazer financiamento de imóveis, como Sicoob, Sicredi, Cresol e Caixa. Ao todo, são 22 parceiros que trazem produtos e serviços para a população que se fizer presente na feira.
TIAGO BERWANGER frisa que a feira será diferente das tradicionais, pois ela não foca na exposição de produtos. O próprio leiaute do espaço representa que haverá apenas um ponto de encontro de empresas com os possíveis clientes. O coordenador do Núcleo da Construção da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste destaca que a Primeira ExpoConstruir é fruto de uma parceria entre CDL e empresas locais. Observa que na sua primeira realização, a feira está tomando forma e manifesta expectativa com novas edições. O principal objetivo, segundo BERWANGER, é reunir empresas do setor construtivo num lugar só, para quem tem em mente construir ou planos parecidos. Ele convida a região para comparecer ao espaço da feira e fazer o projeto, onde haverá toda cadeia da construção civil reunida. O representante do Núcleo da Construção expressa ainda a alegria em promover um evento como a ExpoConstruir, depois de tanto tempo sem esse tipo de atividades devido à pandemia. Salienta que essa é uma das primeiras feiras da região na modalidade da construção.
Santa Helena recebeu recentemente a confirmação de recursos para fazer a troca da cobertura do ginásio na comunidade de Santa Ana. Conforme o prefeito BLÁSIO HICKMANN, os recursos foram obtidos a partir de solicitações para deputados estaduais, por meio de transferências especiais, criadas através de lei estadual. A deputada LUCIANE CARMINATTI atendeu ao pedido do município e vai encaminhar o valor de 125 mil reais, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda. HICKMANN comenta que o ginásio de Santa Ana é o maior do município, com dimensões de mil e 500 metros quadrados. Segundo o prefeito de Santa Helena, o ginásio já vinha apresentando problemas há muito tempo, principalmente em períodos com rajadas de ventos mais fortes, e como a localidade está em relevo mais alto, é facilmente atingida.
A cobertura atual do ginásio na comunidade de Santa Ana é de cimento e Brasilit, e para tentar deslocá-la, conforme HICKMANN, grande parte do material acabaria quebrando e causando estrago significativo. BLÁSIO HICKMANN cita que a ideia é fazer um serviço diferente e colocar aluzinco, com sistema de abas para a construção não ser atingida por uma possível rajada de ventos. O prefeito acrescenta que a engenheira da prefeitura está de atestado e quando ela retornar o projeto será finalizado. Na sequência ainda será feito orçamento e lançada a licitação, uma vez que os recursos já estão garantidos.
Prefeito manifesta preocupação com abastecimento de água. BLÁSIO HICKMANN comenta que a estiagem não é uma realidade particular de Santa Helena, mas de todos os municípios. Em novembro as chuvas ficaram abaixo da média e a tendência apontada por meteorologistas é de que nesse mês haverá poucas precipitações. A maior parte da água captada em Santa Helena, segundo o prefeito, vem de fontes superficiais e poços artesianos. HICKMANN observa que nos últimos dias tem havido diminuição drástica na vazão das fontes superficiais, enquanto a cidade se desenvolve e registra acréscimo no consumo de água. O município já transporta água com caminhão pipa há uma semana, a partir de açudes ou do Rio Macaco Branco. São várias cargas diárias no caminhão que tem capacidade de 10 mil e 500 litros, trabalhando em dois turnos. BLÁSIO HICKMANN salienta que ainda será preciso aumentar a quantidade de cargas para a cidade. Já nas nascentes dos rios, onde choveu bastante em outubro, o recalque de água ficou impossibilitado em decorrência do barro que acumulou.
Associação Empresarial e Industrial de Mondaí aprovou o projeto de construção da nova sede, em recente assembleia ordinária. Ela será edificada ao lado do Corpo de Bombeiros, com amplo estacionamento e fácil acesso para o centro da cidade. Conforme o presidente da entidade, ADAIR BRUCH, houve participação significativa de associados na assembleia e após apresentação do projeto, ele foi aprovado por unanimidade. BRUCH salienta que os trabalhos para a construção da nova sede já eram realizados por várias diretorias anteriores e no final do último ano a entidade obteve a doação do terreno da prefeitura. Já nesse ano foi criado um comitê para analisar o valor que seria investido.
O presidente da ACIM/CDL de Mondaí salienta que a associação dispõe de certo valor em caixa, porém não é suficiente para a execução de todo projeto. Em 2022 a entidade vai buscar o restante dos recursos, para num período hábil de dois a três anos e meio começar a construção. Como o terreno é doado, a associação tem período de quatro anos para iniciar a obra. ADAIR BRUCH frisa que ainda falta certo valor para a edificação da nova sede, mas expressa a certeza de que ele será obtido. A Associação Empresarial de Mondaí, segundo o presidente, é uma das mais antigas do estado, com 62 anos de atuação, e conta com mais de 100 associados, dos quais muitos já demonstraram interesse em ajudar na nova construção.
A gestora da prefeitura de Iporã do Oeste, MARÍLIA RECH, apresenta detalhes sobre o Cadastro Único e também sobre o novo Auxílio Brasil, lançado recentemente. Segundo ela, o CAD, na sua forma abreviada, é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras e sua realidade. Por meio desse programa o Governo Federal oferece alguns benefícios para promover a melhoria da vida das famílias, com base em políticas públicas. MARÍLIA cita como programas envolvidos pelo Cadastro Único, o Auxílio Brasil, que substituiu recentemente o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, programa de fomento às atividades rurais, carteira do idoso, aposentadoria por pessoa de baixa renda e o Brasil Carinhoso. Existem ainda outras situações contempladas pelo CAD Único, como o programa de cisternas, carta social, pró-jovem adolescente, tarifa social de energia elétrica, passe livre de pessoas com deficiências e isenção nas taxas de concursos públicos.
Último pagamento válido pelo Bolsa Família ocorreu em 29 de outubro desse ano, para 116 famílias em Iporã do Oeste, num valor de 16 mil 692 reais. Segundo a gestora do Cadastro Único, MARÍLIA RECH, o Bolsa Família foi extinto para dar lugar ao Auxílio Brasil, cujo primeiro pagamento ocorreu no último mês. A transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil é automática, sem cadastro diferenciado, porém com alterações nas regras. Enquanto no Bolsa Família a renda per capita para se enquadrar era de 168 reais, no Auxílio Brasil o valor foi alterado para 200 reais per capita, o que representa reajuste de 20 por cento. Famílias que tiverem essa renda, conforme MARÍLIA, vão se enquadrar no auxílio, o que não significa que a pessoa logo vai receber, pois é necessário manter o sistema atualizado.
MARÍLIA RECH orienta para que as famílias já façam a atualização cadastral dois anos antes do Cadastro Único, para estar tudo adequado no sistema e possibilitar repasse maior. A gestora do CAD de Iporã do Oeste lembra que uma carta foi enviada para cada família que estava com os dados desatualizados ainda de 2017, 2018 e 2019. Essas situações não são exclusivas para beneficiários do Auxílio Brasil, pois segundo MARÍLIA, também se referem a idosos, por meio da carteira do idoso, e para estudantes, com o ID Jovem. Uma reunião com esclarecimentos sobre o Auxílio Brasil está marcada para o dia 16 de dezembro, às 14h, no Centro Público de Convivência de Iporã do Oeste, para a qual a gestora convida a todos os beneficiários do novo programa e cidadãos de Iporã do Oeste que queiram ter um entendimento maior. MARÍLIA RECH lembra que entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro haverá férias no setor do Cadastro Único, que atua junto ao CRAS de Iporã do Oeste. Ela reitera que o Centro de Referência em Assistência Social, por outro lado, segue atendimento normal e os munícipes podem fazer agendamentos para o CAD.
-COLISÃO ENTRE MOTOCICLETAS DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 496
-DETENTOS FOGEM DE UNIDADE PRISIONAL E SEGUEM FORAGIDOS
Colisão entre motocicletas deixou dois feridos na SC 496. O acidente foi registrado por volta das 10h30 de ontem, próximo ao município de Belmonte. O Corpo de Bombeiros de SMO atendeu os condutores das duas motocicletas Honda, uma emplacada em Santa Helena e outra em Descanso. O primeiro condutor encontrava-se caminhando, consciente, orientado, relatando dores nos braços e na coluna. Após avaliação inicial foram constatadas escoriações generalizadas e possível trauma de coluna na região lombar. Já o condutor da segunda motocicleta encontrava-se deitado ao lado da rodovia, relatando dor na perna direita. Em avaliação inicial foi constatado corte no joelho. Os dois condutores foram encaminhados ao Hospital Regional de SMO.
Fuga de detentos mobilizou a Polícia Militar em São Miguel do Oeste na madrugada deste sábado. Após receber uma ligação de que haviam três homens com roupa laranjada e cabelo raspado andando na rua, a Polícia Militar deslocou as guarnições e entrou em contato com a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, que posteriormente confirmou que havia acontecido a fuga. Um dos homens foi capturado e outros dois continuam foragidos. Eles foram visualizados perto do loteamento Colina/AABB. As equipes estão na área em buscas e qualquer informação deve ser repassada ao 190.a