ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 04 11 2023

-SECRETÁRIO DO GOVERNO DIZ QUE REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA DEVE FICAR PARA 2024

-ALESC DEFINE PRAZOS PARA A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2024

-DEPUTADO DIZ QUE REVISÃO DOS 14 POR CENTO BENEFICIA SERVIDORES DE SC

-DESEMBARGADOR DO TJ VIRÁ AO MUNICIPIO RECEBER HOMENAGEM NESTE MÊS

-VICE-PRESIDENTE DA FIESC PROJETA AUMENTO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

-MORADORA DA REGIÃO VÍTIMA DO GOLPE DO MOTOBOY SERÁ INDENIZADA PELO BANCO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE MATAR MULHER A FACADAS NA REGIÃO

O tempo é de céu nublado. A previsão para as próximas é de tempo parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus e a máxima pode chegar a 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Um terremoto registrado no Nepal deixou pelo menos 137 pessoas mortas e dezenas de feridos, na sexta-feira. Este é o tremor mais letal do país desde 2015, quando nove mil pessoas morreram após dois tremores serem registrados em um intervalo de poucos dias. O tremor de sexta-feira foi sentido por volta das 23 e 47, pelo horário local, três da tarde em Brasília. O Centro Sismológico Nacional do Nepal disse que a magnitude do terremoto foi de seis vírgula quatro. As autoridades informaram que o número de mortos pode subir nas próximas horas, já que existe dificuldade de comunicação em regiões montanhosas próximas ao epicentro do tremor.

Israel não concordará com cessar-fogo temporário com o Hamas até que os mais de 240 reféns capturados pelo grupo radical islâmico durante o ataque do dia 7 de outubro sejam libertados. A afirmação foi feita pelo primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, nesta sexta-feira. O líder do Hezbollah, SAYYED HASSAN NASRALLAH, apelou para que se “trabalhasse dia e noite” por um cessar-fogo em Gaza, dizendo que esse é o “objetivo principal” do Hezbollah. O grupo culpou os Estados Unidos pela guerra em Gaza e pelo elevado número de mortos de civis. Ele afirmou ainda que uma diminuição da violência no enclave sitiado é vital para evitar uma guerra regional.

Mais 599 estrangeiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, neste sábado, segundo lista divulgada pela autoridade palestina. Mais uma vez, o grupo de brasileiros que está no território ficou de fora da relação. Esta é a quarta lista com autorizações para a saída de Gaza de civis que possuem outras nacionalidades. As permissões são resultado de um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, ALESSANDRO CANDEAS, a mais nova lista traz os nomes de cidadãos dos Estados Unidos com 386 pessoas, Reino Unido com 112, França com 51 e Alemanha com 50.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA voltou a defender nesta sexta-feira que o governo faça investimentos e disse que "dinheiro bom é dinheiro transformado em obra". A declaração ocorreu em reunião com ministros da área de infraestrutura, no Palácio do Planalto. A fala do presidente ocorre em meio a uma discussão envolvendo a meta fiscal do governo para o ano que vem. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, que estava na reunião desta sexta, defende a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024. Já a ala política do governo defende uma meta com déficit de até meio por cento para evitar corte de gastos em ano de eleições municipais.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, BERNARD APPY, afirmou nesta sexta-feira que a reforma do Imposto de Renda deverá ser enviada ao Congresso no início de 2024, argumentando não ver sentido em enviar um projeto de lei ao Legislativo no encerramento do ano. APPY disse que não está em discussão iniciativa para taxar grandes fortunas. Segundo ele, o sistema de tributos sobre a renda é mais importante para a arrecadação do que cobranças sobre patrimônio. O secretário disse que não há proposta fechada para a reforma do Imposto de Renda, mas o texto terá como premissa um aumento da eficiência e da justiça tributária, cobrando menos dos mais pobres.

O ministro do Supremo Tribunal Federal CRISTIANO ZANIN proferiu, nesta sexta-feira, voto pela condenação de mais seis réus pela participação dos atos violentos de 8 de janeiro. Com o voto do ministro, o placar a favor da condenação do grupo é de dois votos a zero. ZANIN sugeriu penas entre 11 ano e 15 anos de prisão para os réus. A definição das penas de cada acusado será definida ao final do julgamento virtual, previsto para 7 de novembro. Se a condenação for confirmada, os acusados também deverão pagar 30 milhões de reais solidariamente com todos os investigados pela depredação do patrimônio público. As penas envolvem os crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. Os ministros do STF já condenaram 20 réus pela depredação da sede do Supremo, do Congresso e do Palácio do Planalto.

Santa Catarina tem cinco cidades no ranking de melhores destinos sustentáveis do mundo. O reconhecimento dos destinos catarinenses ocorreu em outubro, na conferência anual realizada, este ano, na Estônia. O concurso está em sua nona edição e, se for traduzido para o português, significa “100 histórias de boas práticas”. O objetivo da premiação é inspirar líderes de todo o mundo a prestar atenção aos destinos para a criação de ações sustentáveis, ou seja, um turismo responsável. As cidades catarinenses que estão no ranking global de destinos sustentáveis são Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Navegantes e Urubici. Os municípios catarinenses atingiram pelo menos 60 por cento de conformidade com os critérios de sustentabilidade.

Santa Catarina possui 141 empresas entre as 500 maiores da região Sul, de acordo com levantamento do Grupo Amanhã. Análise do Observatório FIESC mostra que essas companhias catarinenses representaram 354 bilhões de reais de receita líquida em 2022. Entre as 10 maiores da região, três são catarinenses. Dentre as indústrias catarinenses que participaram do estudo, 62 por centomelhoraram sua classificação em relação a 2021. Opresidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR afirmou que a indústria catarinense desempenha um papel fundamental na economia, sendo um motor essencial para o crescimento e o desenvolvimento da região Sul. Ele reforçou que o destaque no ranking das 500 maiores do Sul demonstra a importância do estado como referência nacional e responsável por gerar empregos, impulsionar a inovação tecnológica, contribuindo para a diversificação econômica do país.

A Assembleia Legislativa confirmou, nesta semana, o calendário para tramitação do Projeto de Lei que trata sobre a Lei Orçamentária Anual de 2024 e do projeto do Plano Plurianual, o PPA do estado. O prazo final para vista coletiva para a Alesc, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado vai até o dia 13. Até o dia 22 ods deputados e bancadas regionais podem apresentar emendas impositivas e não impositivas. Os pareceres conclusivos serão apresentados até o dia seis de dezembro. A votação em plenário deve ocorrer no dia 19 ou 20 de dezembro. O orçamento de Santa Catarina para 2024 prevê uma receita e despesa de 48 bilhões e 800 milhões de reais.

O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão a respeito do projeto de lei, aprovado pela câmara dos deputados, que aumenta a pena para crimes como furto, roubo e latrocínio. O debate discutiu até que ponto o endurecimento da lei penal resulta em uma sociedade com menos crimes e quais os caminhos para reduzir a criminalidade. O programa reuniu o delegado SANDRO ZANCANARO, Professor do Curso de Direito da UNOESC - Campus de SMO e Pinhalzinho, MARCOS AFONSO JOHNER e a presença do advogado LUIS PICHETI. As fotos e o áudio do programa deste sábado estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Durante a campanha do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde realizou 317 coletas de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero. Além disso, as equipes de saúde forneceram orientações essenciais sobre o câncer de mama, destacando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A informação é do secretário de saúde, CLEBER RECH. Ele disse que as ações do outubro rosa atingiram o objetivo no município. Ele destacou que a ampliação do atendimento com horários diferenciados em todas as unidades de saúde resultou em uma boa adesão por parte das mulheres. RECH lembrou que as coletas de preventivo não se limitam ao período da campanha e as mulheres podem continuar agendando os exames no posto de saúde.

Os municípios da região estão fazendo os levantamentos dos estragos causados pelas chuvas nesta semana, especialmente em estradas rurais. Em São José do Cedro, Princesa e Anchieta, as secretarias de Obras confirmaram que os danos foram expressivos na malha viária municipal. Conforme o Secretário de Infraestrutura de Anchieta, CLAUDECIR VIEIRA, foram registrados deslizamentos de terra em algumas comunidades e as estradas principais das Linhas Minha Saúde e Aparecida foram interditadas nesta sexta-feira. Já em São José do Cedro, após 100 milimetros de precipitação, foram detectadas erosões nas lavouras e deslizamentos de terra nas estradas do meio rural. Conforme o Presidente Municipal da Defesa Civil de Princesa, as estradas municipais foram prejudicadas e os bueiros ficaram entupidos no dia de ontem.

O nível do Rio Uruguai está baixando, mas a travessia da balsa segue suspensa em Itapiranga. Além do Rio Uruguai, os afluentes, Rio Peperi Guaçu e Rio Macaco Branco transbordaram, alagando áreas de camping e lavouras, além disso, diversas lavouras. Na madrugada deste sábado, o Rio Uruguai atingiu 11 metros e 26 centímetros acima do nível normal e começou a reduzir. Por volta das 10 horas, estava em 11 metros e 20 centímetros. A travessia da balsa segue suspensa, pois com o volume de água, não é possível fazer o embarque dos veículos. Várias pontes seguem submersas na SC 283, a Estrada Beira Rio, nas comunidades de Santa Fé Baixa, Dourado e Sede Capela. A ponte sobre o Rio Macaco Branco na ITG 07, em linha Laranjeira, também está submersa e interrompida ao trânsito.

O trabalho de georreferenciamento que vem sendo desenvolvido pela empresa Tucujus Ambiental em São Miguel do Oeste está se aproximando da sua conclusão. A informação é do diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG. Ele esteve nesta semana no município verificando o andamento das ações e em entrevista para a Peperi admitiu que o trabalho está atrasado visto o excesso de chuvas dos últimos meses em São Miguel do Oeste. Conforme ele, a visita desta semana serviu ainda para analisar o contrato vigente com a empresa e estabelecer um prazo para a conclusão dos serviços. Segundo GOTTSELIG, o município possui mil e 400 áreas para serem georreferenciadas e desse total, pouco mais de 800 já receberam o trabalho, faltando cerca de 600 localidades e representando menos da metade do total que precisa ser georreferenciado.

Mesmo faltando um índice expressivo de propriedades a serem georreferenciadas, o contrato vigente precisa ser finalizado neste ano, mesmo que algumas áreas não recebam o serviço. A afirmação é do diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG. Ele alertou que dessa forma, os agricultores que ainda não fizeram o georreferenciamento precisam procurar os sindicatos dos produtores e dos trabalhadores rurais e fazer o procedimento até o dia 20 deste mês. GOTTSELIG comentou que a data final é importante, pois sem ela, os agricultores acabam deixando de lado e não fazem esse trabalho. Ele avaliou que a adesão até o momento é positiva e a expectativa é que a procura se intensifique no decorrer dos próximos dias visto o término do programa em São Miguel do Oeste.

Além das fortes chuvas, o período de plantio também afastou o comparecimento dos agricultores nos sindicatos para efetuarem o georreferenciamento. O diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG, pontuou que a ação não tem custo aos produtores, ficando apenas o pagamento no registro de imóveis por conta de cada um. Nas propriedades maiores de 25 hectares, o vencimento é em novembro deste ano. Já para as menores de 25 hectares, o prazo vence em novembro de 2025 e quem já fez, não terá maiores custos. GOTTSELING frisou que a ação do governo estadual visa baratear os custos aos agricultores e antecipou que em breve o governo vai decidir quais serão os próximos municípios da região Extremo-Oeste catarinenses beneficiados com o georreferencimento.

As secretarias de Agricultura, Obras e Saúde, em parceria com a Epagri e Associação de Coletores de Materiais Recicláveis vão realizar na próxima semana, mais uma edição da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural. O roteiro começa na segunda-feira e vai até sexta-feira. Os moradores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro, a fim de possibilitar o descarte correto dos itens a serem reciclados. Conforme o secretário de Agricultura, NILO BEDIN, é permitido descarte de plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos, como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.

O roteiro da última coleta de materiais recicláveis do ano no interior começa na próxima segunda-feira em seis comunidades. O caminhão da prefeitura vai passar pelas linhas Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Na terça-feira, segundo dia da coleta, a recolha será nas linhas Parda, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Santa Ana, Campo Sales, Pérola, Três Barras e Fátima. Os materiais coletados são encaminhados para a Acomar que faz a separação e reaproveitamento com a reciclagem. Até sexta-feira da semana que vem a coleta vai passar por todas as comunidades do interior.

O encontro do governador JORGINHO MELLO com os deputados estaduais nesta semana foi muito importante para a discussão de projetos necessários para Santa Catarina. O comentário é do vice-presidente da Alesc, MAURICIO ESKUDLARK. Durante o encontro realizado na Casa D´agronômica, foram entregues oito projetos de lei para apreciação dos deputados. Na visão do parlamentar, entre as propostas, estão temas muito importantes para os catarinenses, como a versão do estadual do Pronamp, programa de financiamento para micro e pequenas empresas, a reforma da previdência dos servidores e o aumento da faixa de isenção do desconto de 14 por cento para servidores inativos. Outros projetos tratam da regularização de débitos tributários e dívidas com o Badesc.

O deputado MAURICIO ESKUDLAR disse que o projeto do Pronamp Estadual vai representar uma ajuda para as micro e pequenas empresas catarinenses. Ele disse que a proposta do governo é fomentar o ambiente de negócios, por meio da ação direta do Badesc, e elevar a produtividade e a competitividade dos pequenos negócios catarinenses. O programa prevê linhas de crédito para as pequenas empresas, recursos específicos para as mulheres empreendedoras e para o setor da inovação. Serão até 70 milhões de reais investidos, utilizados para subsidiar os juros desses empréstimos. O deputado MAURICIO disse esse programa vai estimular o setor empreendedor de Santa Catarina.

O governo está fazendo o possível para reduzir o desconto de 14 por cento da previdência dos servidores inativos. A declaração é do deputado MAURICIO ESKUDRLARK. Ele citou que o governo está fazendo um esforço para atender o pedido dos servidores, mas precisa encontrar formas de reduzir o déficit previdenciário do estado. Pelo projeto encaminhado nesta semana para a Alesc, ficam isentos de contribuição previdenciária a parcela da aposentadoria que supere dois salários-mínimos a partir 2024; dois salários-mínimos e meio a partir de 2025 e três salários-mínimos a partir de 2026. Segundo o deputado, o projeto beneficia os servidores.

O desempenho de São Miguel do Oeste na geração de emprego formal nos primeiros nove meses do ano confirmou a expectativa da Fiesc. A afirmação é do vice-presidente regional da federação, ASTOR KIST. De acordo com ele, o número negativo de setembro se deve a conjuntura internacional e aos juros altos na maior parte de 2023, o que fez com que alguns setores fossem mais impactados. Em setembro, São Miguel do Oeste 23 postos de trabalho, resultado de 629 desligamentos e de 606 admissões no mês. Dos cinco setores pesquisados, quatro tiveram saldo negativo na geração de emprego com carteira assinada. No acumulado do ano, a cidade abriu 686 postos de trabalho.

O resultado negativo de setembro não deve assustar a economia local e a tendencia é de recuperação dos empregos no último trimestre do ano. A projeção é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse algumas industrias, como a de alimentos, estão em expansão, mas empresas ligadas a produção de móveis e vestuários estão com mais dificuldades. Segundo KIST, a nova queda na taxa de juros e a proximidades das festas de final de ano apontam para um último trimestre com mais contratações do que demissões no município.

São Miguel do Oeste teve um desempenho positivo na geração de emprego no acumulado do ano. Entre janeiro e setembro, as empresas da cidade teve saldo de 686 postos de trabalho criados. O saldo é cerca de 15 por cento maior do que o registrado no mesmo período de 2022 que foi de 597 vagas abertas. Neste ano, a indústria é o setor com melhor saldo: foram 443 admissões a mais do que demissões. O segmento de serviços gerou 230 empregos. O saldo do comércio foi de 56 vagas. Dois setores estão com números negativos nos nove primeiros meses do ano. A construção civil fechou 23 postos de trabalho e o agropecuário teve 20 demissões a mais do que as demissões.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ALEX SANTORE, estará em São Miguel do Oeste no dia 17 deste mês. Essa será a primeira visita oficial de SANTORE ao município depois da posse no TJ. Ele virá a cidade para receber uma homenagem da Câmara de Vereadores e da Unoesc. ALEX SANTORE é natural de Descanso e fez a graduação em Direito no campus local da universidade. Além de SANTORE outros seis desembargadores, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça, JOÃO HENRIQUE BLASI deve estar no município para a cerimônia que vai acontecer na Cãmara de Vereadores.

Uma moradora de Itapiranga, vítima do golpe do motoboy, será indenizada pelo banco do qual é cliente em 27 mil 982 reais por danos materiais e em sete mil e 500 por danos morais. A decisão é da terceira Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. De acordo com os autos, o golpe ocorreu em março de 2021. A vítima recebeu ligação de uma suposta funcionária do banco que, munida de seus dados pessoais, avisou que o cartão tinha sido clonado, mas o problema seria resolvido, sem motivo para preocupação. Bastava, para isso, que ela entregasse o cartão para o motoboy da instituição. Ela fez isso e na sequência, os golpistas retiraram mais de 27 mil das contas da vitima. Ela ingressou na Justiça contra o banco, perdeu na primeira instancia, mas recorreu ao TJ que entendeu que a instituição financeira falhou em não ter segurança nos protocolos, revertendo a decisão de primeiro grau.

A equipe da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de Maravilha prendeu um investigado que estava foragido da justiça desde o mês de agosto. A prisão ocorreu na quinta-feira. O investigado era considerado foragido desde 19 de agosto de 2023, quando conseguiu empreender fuga durante a realização da Operação Entrevero. Essa operação é considerada a maior ação policial já realizada na região de Palmitos. Os policiais deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão e efetuaram a prisão de sete pessoas no mesmo dia. O único investigado do caso que não havia sido preso foi capturado nesta semana. O homem de 25 anos e natural de Palmitos foi investigado e indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas, em múltiplas ocasiões, posse irregular de arma de fogo, bem como associação para o tráfico de drogas e integração de organização criminosa com atuação na região.

Uma mulher foi morta a facadas na noite desta sexta-feira em Maravilha. O crime aconteceu por volta das dez horas da noite no bairro Floresta. As guarnições polícias militares foram acionadas pela central de emergência para ir até o local onde teria ocorrido um esfaqueamento. A vítima, uma mulher de 49 anos, foi encontrada caída com sinais de lesão na região do tórax causada por faca. Os policiais e depois os bombeiros, tentaram a reanimação, mas a vítima não resistiu e morreu no local. As guarnições colheram as informações com testemunhas e iniciaram buscas pelo suspeito. Logo depois do crime, o homem de 54 anos foi detido e levado para a delegacia de polícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.