-CÂMARA APROVA EM PRIMEIRO TURNO TEXTO-BASE DA PEC DOS PRECATÓRIOS
-ARRECADAÇÃO FEDERAL EM SANTA CATARINA AUMENTA 53 POR CENTO EM 2021
-PREÇO DA GASOLINA PROVOCA AUMENTO DE FLUXO DE VEÍCULOS NA FRONTEIRA
-REVISÃO DE NÚMEROS REDUZ SALDO DE EMPREGOS GERADOS DE 2020 NO MUNICÍPIO
-PRESIDENTE DA FIESC CUMPRE ROTEIRO PELA REGIÃO NESTA QUINTA-FEIRA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-HOMEM ENVOLVIDO COM FURTO DE OBJETOS É DETIDO PELA PM
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Mais de 100 líderes mundiais se comprometeram a interromper e reverter o desmatamento e a degradação de terras até o fim desta década, segundo o governo do Reino Unido, que preside a COP26 em Glasgow, na Escócia. O compromisso foi apoiado por países incluindo Brasil, China, Estados Unidos, Indonésia e a República Democrática do Congo, reunindo nações que representam coletivamente mais de 86 por cento das florestas do planeta. O compromisso é acompanhado de um financiamento de quase 20 bilhões de dólares em recursos públicos e privados para ações ligadas à preservação das florestas, combate a incêndios, reflorestamento e proteção de territórios indígenas.
O órgão consultivo do presidente de Portugal, MARCELO REBELO DE SOUSA, o Conselho de Estado, aprovou nesta quarta-feira a proposta dele de dissolução do Parlamento, depois que parlamentares rejeitaram o projeto do Orçamento de 2022 do governo na semana passada, abrindo caminho para uma eleição. Um comunicado do gabinete presidencial informou apenas que a maioria dos membros do Conselho aprovou a dissolução do Parlamento, mas não disse quando uma eleição antecipada poderia ocorrer. A rejeição do Orçamento pelo Parlamento não desencadeia automaticamente uma eleição, mas o presidente, que deve se dirigir à nação na noite de quinta-feira, avisou antes da votação que não teria outra opção.
O Tribunal Penal Internacional vai abrir uma investigação formal contra a Venezuela por possíveis crimes de lesa-humanidade durante a repressão às manifestações antigovernamentais em 2017. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo procurador KARIM KHAN em um encontro com o presidente NICOLÁS MADURO em Caracas. O TPI abriu uma análise preliminar em 2018, sobre a qual KHAN deveria decidir se seria arquivada ou se seguiria para a próxima etapa. Os dois assinaram, nesta quarta-feira, no Palácio de Miraflores, a sede da Presidência venezuelana, um acordo de colaboração para esta próxima etapa.
Uma revisão de dados feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência indica o número de empregos com carteira assinada criados no país em 2020 foi quase a metade do inicialmente divulgado pelo governo. Em janeiro deste ano, o governo informou que o Brasil havia gerado 142 mil 690 empregos com carteira assinada em todo ano passado, citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém, de acordo com informações revisadas, em 2020 foram criados 75 mil 883 vagas formais no país, o que representa uma queda de 46 vírgula 81 por cento na comparação com o número divulgado pelo governo em janeiro. A revisão foi feita pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, que foi recriado em julho deste ano.
O leilão do 5G, nova geração de internet móvel, começou agora há pouco, em Brasília, na sede Agência Nacional de Telecomunicações e deve se encerrar na sexta-feira. Segundo a Anatel, órgão regulador responsável pela licitação, a previsão é que o leilão dure dois dias devido ao elevado número de empresas participantes e de faixas de espectro oferecidas. Se todos os lotes oferecidos forem arrematados, o leilão deve movimentar 49 bilhões e 700 milhões de reais, de acordo com a Anatel. A previsão é que o 5G comece a ser ofertado até julho de 2022, inicialmente nas capitais. Depois, o serviço será ampliado gradativamente para as demais cidades até 2029.
Por 312 votos a 144, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios. A proposta recebeu somente quatro votos a mais que os necessários para aprovação de uma emenda à Constituição. A PEC é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil. A proposta adia o pagamento de precatórios que são dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça, a fim de viabilizar a concessão de pelo menos 400 mensais aos beneficiários do novo programa em 2022. Se for aprovada em segundo turno, a PEC segue para apreciação do senadores. Os deputados deve fazer a segunda votação hoje ou na próxima terça-feira.
De janeiro a setembro de 2021, o Governo Federal arrecadou mais de 69 bilhões e 600 milhões de reais em Santa Catarina. O montante supera em 23 bilhões e 900 milhões o total arrecadado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados ,divulgados pela Receita Federal. O aumento na arrecadação federal no estado foi de 53 por cento. Entre as maiores altas, estão a Cofins, o IPI e o Imposto de Renda. Nos nove primeiros meses do ano, a arrecadação da União quase atingiu o valor total dos 12 meses de 2020. Os números se explicam pela forte queda em 2020 com as restrições nas atividades econômicas impostas no auge da pandemia e pela retomada forte dos diversos setores em 2021.
O novo salário dos policiais de Santa Catarina teve a votação em plenário adiada na Assembleia Legislativa. Depois de passar pela Comissão de Finanças e Tributação, nesta quarta-feira pela manhã, o texto chegou a ser anunciado para análise dos 40 deputados durante a sessão da tarde. No entanto, o deputado estadual JESSÉ LOPES apresentou uma emenda supressiva em plenário, o que adiou a votação prevista. A proposta do parlamentar aborda o reajuste concedido no projeto para alunos do curso de formação de oficiais. A emenda dele suprime a concessão de reposição no valor pago a quem faz o curso para se formar oficial no Estado. Com a apresentação da emenda em plenário, o texto precisa retornar à Comissão de Constituição e Justiça.
O ensino domiciliar em Santa Catarina foi regulamentado por lei nesta quarta-feira. O governador do Estado, CARLOS MOISÉS, sancionou a lei que permite o "homeschooling", que significa educação em casa. A lei passa a valer 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial. O texto, de autoria do deputado BRUNO SOUZA, prevê que os pais ou tutores serão responsáveis pela educação formal que pode ser feita na casa do estudantes. A supervisão e avaliação periódica da aprendizagem é de responsabilidade dos órgãos do sistema de ensino do município onde os estudantes residem. De acordo com o documento, a prestação de contas será feita quando houver solicitação de autoridades, por provas e apresentação do registro das atividades. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar municipal e pelos órgãos de educação.
O projeto de conclusão da rodovia da Fronteira em Itapiranga foi protocolado na tarde desta quarta-feira em Florianópolis. A pavimentação asfáltica com investimentos de 24 milhões de reais foi confirmada pelo governo do estado e estava faltando o projeto para a execução da obra. A prefeitura de Tunápolis realizou um novo projeto que foi aceito e protocolado pela Secretaria de Infraestrutura. O ato de protocolo que garante a conclusão da chamada "Rodovia da Fronteira" ocorreu no gabinete da presidência da Alesc, com a presença do presidente, deputado MAURO DE NADAL e da deputada MARLENE FENGLER, juntamente com os prefeitos MARINO JOSÉ FREY, de Tunápolis e ALEXANDRE RIBAS, de Itapiranga, além do secretário de estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Os dois prefeitos ressaltaram a importância do asfalto para o desenvolvimento da região.
O Lions Clube de Descanso está desenvolvendo uma campanha voltada a proteção ambiental no município. O projeto “Recicla Óleo” tem o objetivo de dar o destino correto para o óleo de cozinha usado por moradores e empresas, como bares e restaurantes. A integrante do clube de serviço, CARMEN STASIAK, esteve no RPN primeira edição de ontem e disse que a campanha está acontecendo em parceria com uma empresa do setor agropecuário. A ação consiste na arrecadação do óleo usado em três pontos de coleta na cidade. A empresa parceira é responsável por recolher os tambores com o produto e encaminha-los para a destinação correta. CARMEN citou que a campanha já tem uma boa adesão da comunidade.
A campanha “Recicla Óleo” do Lions Clube de Descanso também prevê ações de educação e conscientização da população. De acordo com a integrante do clube de serviço, CARMEN STASIAK, a equipe do Lions e da empresa parceira já percorreu as escolas da cidade para conversar com os estudantes. Além disso, materiais impressos com informações da campanha e da importância de não jogar o óleo no meio ambiente foram distribuídos para a comunidade. CARMEN disse que ainda é comuns as pessoas e empresas descartarem o óleo de cozinha em terrenos, na pia da cozinha ou outros ralos da casa. O problema, segunda ela, é que esse produto, com o tempo, vai contaminar os mananciais de agua.
A campanha “Recicla Óleo” do Lions Clube de Descanso também tem o objetivo de auxiliar financeiramente uma instituição do município. Segundo a integrante do Lions Clube, CARMEN STASIAK, a entidade escolhida foi a Apae. O projeto prevê que a escola de educação especial da cidade vai recebe 50 centavos para cada litro de óleo levado pela comunidade para um dos três pontos de coleta. O valor será entregue em cheque-bonus para ser usado na empresa parceira da iniciativa. CARMEM citou que os grandes objetivos da campanha são conscientizar a população, evitar a contaminação do meio ambiente e contribuir para um mundo melhor, especialmente para as futuras gerações em relação a proteção ambiental.
Os advogados do estado vão escolher a nova diretoria da OAB no final deste mês. No estado, são quatro chapas disputando o comando da Ordem dos Advogados do Brasil, duas lideradas por mulheres e duas por homens. A votação está marcada para 25 de novembro de maneira híbrida, com possibilidade de participação de forma presencial ou online. De acordo com o presidente da subseção local da OAB de São Miguel do Oeste, ELÓI BONAMIGO, os quatro candidatos a presidente são os advogados CLAUDIA PRUDÊNCIO, GABRIEL KAZAPI, HÉLIO BRASIL E VIVIAN DE GANN. Além deles, as chapas serão compostas por dezenas de outros candidatos a diferentes cargos, incluindo as vagas no Conselho Federal da OAB. BONAMIGO disse que esse é um momento importante em que a entidade escolhe os dirigentes para os próximos três anos.
O lançamento de duas chapas com mulheres na condição de candidatas a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil é um sinal de avanço. O comentário é do presidente da subseção local da entidade, ELOI BONAMIGO. Ele explicou que uma das novidades deste ano é a necessidade de composição mista das chapas inscritas para a eleição. Segundo BONAMIGO, os grupos que disputam a eleição devem ter 50 por cento dos candidatos do sexo feminino. Na visão do presidente da OAB, isso reforça a importância e a presença da mulher nas diretorias da entidade, já que a presença delas na advocacia está aumentando. O presidente da ordem explicou que a participação da mulheres na subseção já vinha aumentando antes dessa regra para a eleição deste ano.
Se no estado a presidência da OAB é disputada por quatro chapas de situação e oposição, em São Miguel do Oeste o quadro é o oposto. A exemplo de outras eleições, apenas uma chapa foi inscrita para a eleição. De acordo com o presidente da OAB loca, ELOI BONAMIGO, a região tem uma tradição de montar chapas de consenso. O único candidato a presidente é o advogado GUILHERME NARDI que integra a atual diretoria. BONAMIGO, que foi reeleito no último pleito, não vão disputar uma nova reeleição. Ele citou que a construção de uma chapa única mostra a harmonia que existe entre os advogados em relação a diretoria da entidade na região extremo-oeste.
A movimentação de brasileiros que cruzam a fronteira em entram na Argentina é maior nas primeiras horas da manhã. A constatação foi feita pela equipe da Rádio Cedro FM que esteve em Dionísio Cerqueira nesta quarta-feira. Na parte da tarde, o movimento é menor. Os brasileiros que residem em cidades não fronteiriças como São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Guaraciaba devem apresentar uma série de documentos. As normas atuais exigem a apresentação de teste de PCR negativo feito até três dias antes de ir até a aduana, carteira de identidade e comprovante da vacinação contra a Covid-19 com o ciclo vacinal completo pelo período superior a 15 dias. Para moradores de cidades fronteiriças como Dionísio, Barracão e Bom Jesus do Sul, é exigido apenas o comprovante de vacinação contra o coronavírus.
A aduana para o ingresso na Argentina por Dionísio Cerqueira fica aberta entre oito da manhã e seis da tarde, mas o maior movimento ocorre até as nove horas da manhã. Depois disso, o fluxo fica mais espaçado ao longo do dia. O principal destino dos visitantes são os postos de combustíveis e vinhoteca, as lojas que vendem vinho argentino. Em relação aos combustíveis, em alguns dias e horários, foram registradas filas de veículos brasileiros. Os moradores da região são atraídos pela diferença de preços entre os postos do país e da Argentina. No Brasil, o preço médio da gasolina está em seis reais e 50 centavos. Na Argentina, o valor fica em três reais e 10 centavos em média, menos da metade do que se paga no Brasil. O gás de cozinha na Argentina está custando 25 reais, quatro vezes menor que a média na região.
Vinte e sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outras seis pessoas entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos voltou a subir e chegou a 109 moradores em isolamento domiciliar ou hospitalar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, foram confirmados dois relacionados a doença: um homem de 76 anos e outro de 77 anos de Maravilha. A ocupação de hoje é de 10 pacientes confirmados na UTI, o que representa 50 por cento dos leitos da unidade de terapia intensiva destinados aos casos de Covid. Na enfermaria são quatro confirmados e um suspeito com taxa de ocupação de 31 por cento.
Hoje não haverá aplicação de vacinas contra a Covid na praça Walnir Botaro Daniel. A programação da secretaria de saúde para hoje prevê o atendimento a domicílio para aplicar a terceira dose em pessoas acamadas. Na sexta-feira será aplicada a segundo dose para pessoas em atraso com imunizantes da OxfordAstrazeneca e CoronavacButantan, além da primeira dose para adultos que ainda não se vacinaram. Para receber a segunda ou terceira dose, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável divulgou nesta semana a abertura de inscrições para cursos de capacitação profissional em São Miguel do Oeste. O edital de chamamento público com as regras para as formações foi lançado pela prefeitura. O objetivo é a qualificação e preparação das pessoas para o mercado de trabalho. Os cursos serão realizados por meio de aulas teóricas e práticas, em diversas áreas, para pessoas com idade mínima de 16 anos e residentes em São Miguel do Oeste. As aulas serão realizadas entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, com turmas de no máximo 20 alunos. Os interessados podem buscar outras informações no Balcão de Empregos que funciona na praça Walnir Botaro Daniel.
O município vai realizar seis cursos de qualificação profissional gratuitos para a população. As qualificações serão de boas práticas de fabricação de alimentos, canva: ferramenta de design descomplicada, saladeira, sobremesas, fabricação de geleias e doces de frutas e montagens de pizzas salgadas. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, os cursos serão gratuitos e os interessados deverão entregar a documentação e o requerimento no Balcão de Empregos. Os documentos deverão ser entregues entre os dias 16 e 19 de novembro. O edital na íntegra pode ser acessado no Portal da Transparência, no link editais de chamamento público.
A recém-divulgada revisão dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que puxou para baixo o índice de empregos gerados no Brasil em 2020, também alterou o saldo de emprego formal em São Miguel do Oeste. A alteração, no entanto, não foi expressiva no caso do município. Em Santa Catarina, o número atualizado resultou em cinco mil postos de emprego a menos. Em São Miguel do Oeste, o novo número de 2020 é de um saldo de 587 contratações a mais do que demissões entre janeiro e fevereiro. São apenas sete vagas a menos, já que o número anterior era de 593 vagas de saldo no ano passado. Os números de 2021 não sofreram nenhuma alteração e permanecem os mesmos. Em setembro, por exemplo, a cidade teve saldo de 22 vagas, o menor número deste ano.
A falta de mão obra qualificada, apontada como um dos principais fatores que explica a queda do saldo de empregos em São Miguel do Oeste desde julho, também é uma das principais preocupação da Fiesc. O presidente da Federação, MARIO CEZAR AGUIAR, que está em roteiro pela região nesta quinta-feira e participou agora há pouco do Peperi Entrevista. Ele disse que o problema da falta de trabalhadores atinge todo o estado e tem, de fato, consequências no saldo de empregos, afinal, as vagas deixam de ser preenchida por falta de pessoas com as qualificações mínimas para preenche-las. Segundo AGUIAR, o sistema Fiesc, via Senai, e outras entidades, oferecem muitas opções de cursos de formação técnicas, mas os jovens demonstram pouco interesse em buscar essa qualificação.
O presidente da Fiesc, MÁRIO CESAR DE AGUIAR, também anunciou hoje que a federação está analisando a possibilidade de implantar o ensino fundamental na escola do Senai de São Miguel do Oeste. Ele disse que além da oferta do ensino médio e cursos técnicos, a entidade está estudando a ampliação e abertura de turmas do primeiro ao nono ano. Ele disse que a entidade está investindo na infraestrutura do Senai e essa é uma das possibilidade para o município.
O presidente da Fiesc também apontou a necessidade mais robustos para melhorar a infraestrutura logística em Santa Catarina, especialmente nas rodovias. MARIO CESAR DE AGUIAR disse que ocorreram melhorias pontuais nas estradas, mas as condições das rodovias catarinenses, tanto BRs quanto SCs, ainda formam um gargalo que aumenta o custo das empresas e reduz a competitividade do setor produtivo. Para o presidente da Fiesc, esse problema é altamente prejudicial para a economia catarinense. Ele voltou a citar a importância da implantação de corredores ferroviários em Santa Catarina. Segundo AGUIAR, Santa Catarina tem o direito de contar com ferrovias integradas à malha federal para otimizar o processo de circulação e transporte de mercadorias de valor agregado.
A Polícia Militar fez um flagrante de tráfico de drogas durante o feriadão do Dia de Finados na cidade de Mondaí. A guarnição da PM abordou um veículo na SC 283, entre Mondaí e Riqueza. Antes de parar o carro, os ocupantes jogaram alguns objetos pela janela. Durante a revista, os policiais não encontraram nada de ilícito, mas os objetos jogados foram encontrados as margens da rodovia: uma porção de aproximadamente 100 gramas de maconha e sete gramas de cocaína. As pessoas que estavam no carro foram detidas e levadas para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de furto consumado e recuperação de objetos furtados nesta quarta-feira em Iporã do Oeste. A PM foi informada que um homem estava tentando forçar a porta de uma residência no Bairro Entre Rios. A guarnição foi até o local e confirmou com a proprietária que vários objetos da garagem da residência foram furtados. Os policias fizeram rondas e localizaram um Uno carregado com os produtos do furto. O homem que estava no veículo disse que comprou os objetos em uma loja. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.