ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-11-2021 Quinta-feira

-CÂMARA APROVA EM PRIMEIRO TURNO TEXTO-BASE DA PEC DOS PRECATÓRIOS

-ARRECADAÇÃO FEDERAL EM SANTA CATARINA AUMENTA 53 POR CENTO EM 2021

-MUNICÍPIO APLICA SEGUNDA E TERCEIRA DOSES CONTRA COVID NESSE SÁBADO

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA RECEBE REMESSA COM 500 LIVROS

-CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DELIBERA SOBRE REPASSE DE MÁQUINAS PARA AGRICULTORES

-EXTENSIONISTA DA EPAGRI DESTACA ADESÃO DE AGRICULTORES DE IPORÃ DO OESTE EM PROGRAMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-MAIS DE 60 CONDUTORES SÃO FLAGRADOS COM IRREGULARIDADES NO FERIADÃO DE FINADOS

-SUPOSTA TRAIÇÃO TERMINA EM CASO DE POLÍCIA NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Mais de 100 líderes mundiais se comprometeram a interromper e reverter o desmatamento e a degradação de terras até o fim desta década, segundo o governo do Reino Unido, que preside a COP26 em Glasgow, na Escócia. O compromisso foi apoiado por países incluindo Brasil, China, Estados Unidos, Indonésia e a República Democrática do Congo, reunindo nações que representam coletivamente mais de 86 por cento das florestas do planeta. O compromisso é acompanhado de um financiamento de quase 20 bilhões de dólares em recursos públicos e privados para ações ligadas à preservação das florestas, combate a incêndios, reflorestamento e proteção de territórios indígenas.


O órgão consultivo do presidente de Portugal, MARCELO REBELO DE SOUSA, o Conselho de Estado, aprovou nesta quarta-feira a proposta dele de dissolução do Parlamento, depois que parlamentares rejeitaram o projeto do Orçamento de 2022 do governo na semana passada, abrindo caminho para uma eleição. Um comunicado do gabinete presidencial informou apenas que a maioria dos membros do Conselho aprovou a dissolução do Parlamento, mas não disse quando uma eleição antecipada poderia ocorrer. A rejeição do Orçamento pelo Parlamento não desencadeia automaticamente uma eleição, mas o presidente, que deve se dirigir à nação na noite de quinta-feira, avisou antes da votação que não teria outra opção.


O Tribunal Penal Internacional vai abrir uma investigação formal contra a Venezuela por possíveis crimes de lesa-humanidade durante a repressão às manifestações antigovernamentais em 2017. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo procurador KARIM KHAN em um encontro com o presidente NICOLÁS MADURO em Caracas. O TPI abriu uma análise preliminar em 2018, sobre a qual KHAN deveria decidir se seria arquivada ou se seguiria para a próxima etapa. Os dois assinaram, nesta quarta-feira, no Palácio de Miraflores, a sede da Presidência venezuelana, um acordo de colaboração para esta próxima etapa.


Uma revisão de dados feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência indica o número de empregos com carteira assinada criados no país em 2020 foi quase a metade do inicialmente divulgado pelo governo. Em janeiro deste ano, o governo informou que o Brasil havia gerado 142 mil 690 empregos com carteira assinada em todo ano passado, citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém, de acordo com informações revisadas, em 2020 foram criados 75 mil 883 vagas formais no país, o que representa uma queda de 46 vírgula 81 por cento na comparação com o número divulgado pelo governo em janeiro. A revisão foi feita pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, que foi recriado em julho deste ano.


O leilão do 5G, nova geração de internet móvel, começou agora há pouco, em Brasília, na sede Agência Nacional de Telecomunicações e deve se encerrar na sexta-feira. Segundo a Anatel, órgão regulador responsável pela licitação, a previsão é que o leilão dure dois dias devido ao elevado número de empresas participantes e de faixas de espectro oferecidas. Se todos os lotes oferecidos forem arrematados, o leilão deve movimentar 49 bilhões e 700 milhões de reais, de acordo com a Anatel. A previsão é que o 5G comece a ser ofertado até julho de 2022, inicialmente nas capitais. Depois, o serviço será ampliado gradativamente para as demais cidades até 2029.


Por 312 votos a 144, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios. A proposta recebeu somente quatro votos a mais que os necessários para aprovação de uma emenda à Constituição. A PEC é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil. A proposta adia o pagamento de precatórios que são dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça, a fim de viabilizar a concessão de pelo menos 400 mensais aos beneficiários do novo programa em 2022. Se for aprovada em segundo turno, a PEC segue para apreciação do senadores. Os deputados deve fazer a segunda votação hoje ou na próxima terça-feira.


De janeiro a setembro de 2021, o Governo Federal arrecadou mais de 69 bilhões e 600 milhões de reais em Santa Catarina. O montante supera em 23 bilhões e 900 milhões o total arrecadado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados ,divulgados pela Receita Federal. O aumento na arrecadação federal no estado foi de 53 por cento. Entre as maiores altas, estão a Cofins, o IPI e o Imposto de Renda. Nos nove primeiros meses do ano, a arrecadação da União quase atingiu o valor total dos 12 meses de 2020. Os números se explicam pela forte queda em 2020 com as restrições nas atividades econômicas impostas no auge da pandemia e pela retomada forte dos diversos setores em 2021.


O novo salário dos policiais de Santa Catarina teve a votação em plenário adiada na Assembleia Legislativa. Depois de passar pela Comissão de Finanças e Tributação, nesta quarta-feira pela manhã, o texto chegou a ser anunciado para análise dos 40 deputados durante a sessão da tarde. No entanto, o deputado estadual JESSÉ LOPES apresentou uma emenda supressiva em plenário, o que adiou a votação prevista. A proposta do parlamentar aborda o reajuste concedido no projeto para alunos do curso de formação de oficiais. A emenda dele suprime a concessão de reposição no valor pago a quem faz o curso para se formar oficial no Estado. Com a apresentação da emenda em plenário, o texto precisa retornar à Comissão de Constituição e Justiça.


O ensino domiciliar em Santa Catarina foi regulamentado por lei nesta quarta-feira. O governador do Estado, CARLOS MOISÉS, sancionou a lei que permite o "homeschooling", que significa educação em casa. A lei passa a valer 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial. O texto, de autoria do deputado BRUNO SOUZA, prevê que os pais ou tutores serão responsáveis pela educação formal que pode ser feita na casa do estudantes. A supervisão e avaliação periódica da aprendizagem é de responsabilidade dos órgãos do sistema de ensino do município onde os estudantes residem. De acordo com o documento, a prestação de contas será feita quando houver solicitação de autoridades, por provas e apresentação do registro das atividades. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar municipal e pelos órgãos de educação.


-MUNICÍPIO APLICA SEGUNDA E TERCEIRA DOSES CONTRA COVID NESSE SÁBADO

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA RECEBE REMESSA COM 500 LIVROS

-CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DELIBERA SOBRE REPASSE DE MÁQUINAS PARA AGRICULTORES

-EXTENSIONISTA DA EPAGRI DESTACA ADESÃO DE AGRICULTORES DE IPORÃ DO OESTE EM PROGRAMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA


O prefeito de São João do Oeste esteve em Florianópolis nesta quarta-feira. GENÉSIO ANTON já está retornando ao município. Ele viajou acompanhado do vereador CORNÉLIO SCHNEIDER e do secretário de Administração, Finanças e Planejamento, VANDERLEI PASOLINI. Na pauta as principais reivindicações incluem encaminhamentos para liberação de recursos para pavimentações asfálticas. A comitiva visitou gabinetes de deputados e também secretarias do governo estadual. ANTON avalia que as audiências foram produtivas e devem resultar em importantes investimentos no município.


A Secretaria da Saúde de Iporã do Oeste vai aplicar neste sábado a terceira dose, conhecida como dose de reforço contra a Covid-19, para idosos que receberam a segunda até o dia 25 de maio. Ainda será feita uma repescagem com aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer, Fiocruz e Butantan para os munícipes que ainda não se vacinaram. A aplicação será das sete às 11h, no Centro Público de Convivência. Conforme a responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, houve alteração em relação ao intervalo da segunda para a terceira dose, passando de seis meses para cinco meses. Ela comenta que cerca de 600 pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra Covid-19 em Iporã do Oeste. KARIN cita ainda que a próxima data para aplicação da dose de reforço é dia dois de dezembro.


Em relação à vacinação para adolescentes, a responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste lembra que a campanha está parada, devido à falta de doses, sendo necessário aguardar a disponibilidade do Ministério da Saúde. KARIN BLATT ressalta que a vacina aplicada nos adolescentes é a Pfizer, a mesma usada como dose de reforço nos idosos. Ela frisa que é necessário apresentar a carteira de vacina da Covid no dia da aplicação.


A Secretaria de Educação de Santa Helena recebeu remessa com 500 livros. Conforme a secretária da pasta, LAÍS TELEKEN, as obras foram adquiridas por meio de licitação e são adequadas para até o quinto ano. Os livros são em formato especial, com letras em caixa alta, para que os alunos que estão em fase de alfabetização também consigam aproveitar os livros que estão diponíveis na biblioteca da escola, a EMEB Cinderela. Além dos livros disponibilizados nesse espaço, também tem na biblioteca municipal. LAÍS TELEKEN aproveita para informar que na próxima semana serão divulgadas informações para as matrículas referentes ao ano letivo de 2022. Ela solicita para a comunidade ficar atenta, pois será comunicado no rádio.


A secretária de Educação de Santa Helena também revela a ansiedade para que as aulas em todas as redes de ensino voltassem ao normal. Ela lembra que os educandários tiveram que ser fechados algumas vezes por conta de casos de Coronavírus, inclusive foi necessário antecipar o recesso escolar na metade do ano. Em outubro, a Secretaria de Educação promoveu atrações diferentes, alusivo ao Dia da Criança, após um longo período sem confirmações para Covid-19. As crianças tiveram dois dias de diversão com brinquedos infláveis na escola, e ainda foram organizados dois dias de piquenique fora do educandário. LAÍS TELEKEN agradece a todos os parceiros que cederam os espaços para a Secretaria levar as crianças aos piqueniques. Destaca também o trabalho eficiente da comunidade e da Secretaria de Saúde no combate à pandemia.


Uma das pautas da mais recente reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Iporã do Oeste (CMDR), foi o repasse de máquinas agrícolas para produtores do município, feita pela administração. O secretário de Agricultura de Iporã do Oeste, RAFAEL REINEHR, detalha sobre esse repasse de máquinas aos produtores rurais.


Na reunião realizada na última sexta-feira também houve relatório de atividades até então realizadas pela prefeitura, e também foi discutido sobre a possível alteração em alguns programas da Secretaria de Agricultura, para 2022. RAFAEL REINEHR lembra que a próxima reunião do CMDR deverá acontecer no final de novembro ou início de dezembro. O objetivo é efetivar a alteração dos programas da Secretaria, para os quais ainda falta definir detalhes e obter o consenso do Conselho. Essas mudanças nos programas, conforme REINEHR, visam incentivar os agricultores do município. Na mesma reunião também será organizada a documentação ou possíveis decretos para as alterações nos programas.


O extensionista rural da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, enaltece que em menos de dois anos, agricultores do município investiram cerca de dois milhões de reais em recursos para melhorar armazenamento e abastecimento de água. Esses recursos, segundo LUEDKE, vem do programa do Governo do Estado para combater os efeitos da estiagem. O escritório da Epagri de Iporã do Oeste, conforme o extensionista rural, dedicou-se especialmente ao programa. Ele justifica a importância desse apoio, visto que muitos agricultores estavam puxando água e enfrentando dificuldades no abastecimento, além do empenho da prefeitura no transporte. Ao todo, nos últimos seis meses em que o programa do Estado está ativo, foram elaborados 59 projetos em Iporã do Oeste, os quais conseguiram resolver ou melhorar a situação da água nas propriedades. Na soma dos recursos aplicados em Iporã do Oeste foi registrado o montante de um milhão 964 mil reais, desde situações para resolver a questão de água para consumo humano, como também para animais, cisternas e estações de tratamento.


ALEISSON LUEDKE reitera que duas linhas principais foram oferecidas aos agricultores. Famílias com baixa renda receberam desconto maior para fazer os investimentos, de até 75 por cento. Já as famílias com recursos maiores tiveram desconto um pouco menor, com média de 50 por cento. O pagamento é em cinco anos, com um de carência e sem juros. Na avaliação do extensionista da Epagri, as condições do programa são muito boas, pois a procura tem sido expressiva e o órgão estadual se sente feliz em conseguir atender os produtores. LUEDKE pontua que para este ano os recursos do estado destinados ao programa esgotaram, mas para os próximos anos poderão ser liberados novos projetos. Aqueles que foram feitos nesse ano já tiveram liberação de recursos e estão sendo montados, com sistemas de reserva de água, e até final do ano a Epagri vai fazer a prestação de contas ao estado.


O extensionista da Epagri de Iporã do Oeste explica que para aderir aos recursos, o produtor deve procurar o escritório local. É necessário apresentar notas fiscais e tudo conforme estabelece o programa. ALEISSON LUEDKE observa que às vezes os extensionistas visitam propriedades nas quais a água não recebia tanta atenção, e nesses dois anos de seca os produtores sentiram a necessidade de investir. A orientação do órgão estadual é para os agricultores sempre fazerem a reserva. LUEDKE verifica que muitas vezes a propriedade é organizada, mas não tem reserva suficiente para passar por esses períodos de menos chuva. O mês que transcorreu, com mais de 350 milímetros de precipitação, segundo o extensionista, fez com que os produtores que investiram no abastecimento estejam aliviados para os próximos meses, pois agora eles têm essa reserva garantida. ALEISSON LUEDKE complementa que através do Governo do Estado, a agricultura de Iporã do Oeste está ficando mais forte para enfrentar estiagens.


-MAIS DE 60 CONDUTORES SÃO FLAGRADOS COM IRREGULARIDADES NO FERIADÃO DE FINADOS

-SUPOSTA TRAIÇÃO TERMINA EM CASO DE POLÍCIA NA REGIÃO


A Polícia Militar de Belmonte registrou acidente de trânsito com ferimentos leves. O fato aconteceu na tarde de ontem, por volta das 16h15, na Rodovia SC 496, em Belmonte. Foi um capotamento seguido de saída de pista. O homem trafegava no sentido Belmonte a Descanso, quando teria perdido o controle da direção. Ele conduzia uma caminhonete Ford/F350, com placas de Maravilha. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência, porém o motorista, que teve ferimentos leves, dispensou avaliação médica. A PM controlou o trânsito e a PMRv realizou os procedimentos necessários.


A Polícia Militar de Iporã do Oeste atendeu ocorrência de furto e recuperação os objetos. O fato ocorreu ainda no último sábado, às 15h30. A guarnição policial foi informada de que um homem tentava forçar a porta de uma residência no Bairro Entre Rios, em Iporã do Oeste. A vizinha viu alguém tentando entrar na casa e então acionou a PM para averiguar o que estaria acontecendo. No local foi verificado a falta de vários objetos da garagem. Entre eles cadeiras, bancos calçados, vassoura e mesas. A guarnição saiu em rondas e localizou na saída do bairro o veículo FIAT/UNO, o qual estava carregado com os produtos do furto e sendo conduzido por um homem, o qual relatou que comprou os produtos em uma loja. A vítima reconheceu os produtos e o homem foi preso.


A PRF flagrou 14 condutores alcoolizados no feriadão de Finados. Desde a noite de sexta-feira até esta terça as BR’s 163, 282 e 158 tiveram fiscalizações mais frequentes. Durante as ações, 14 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 72 ultrapassando em locais proibidos, 44 sem cinto de segurança e 10 crianças fora da cadeirinha. Conforme a PRF, houve poucos acidentes nas rodovias federais na região Oeste de Santa Catarina. Do dia 29 de outubro ao dia dois de novembro, a PRF registrou 13 acidentes, nos quais 16 pessoas ficaram feridas e uma morreu. O acidente com óbito ocorreu por volta das 5h15 da manhã de sábado, próximo ao viaduto de acesso a Xanxerê. A vítima foi identificada como TALITA DE OLIVEIRA. O veículo que teria atropelado TALITA não foi localizado.


Já nos 22 municípios sob jurisdição da Polícia Militar Rodoviária Estadual, de Iporã do Oeste, foram abordados 195 veículos, dos quais 63 flagrados com irregularidades, com destaque para embriaguez ao volante. A informação é do responsável da parte operacional do Posto 12 da PMRv, EDSON LUIZ BARBOSA. Segundo ele, oito condutores foram autuados com indício de terem ingerido bebida alcoólica. Dois acidentes de trânsito foram registrados, nos quais num deles uma pessoa ficou gravemente ferida. Foi constatado que o próprio motorista que se feriu tinha causado o sinistro e ainda estava sob efeito de álcool. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste também reforçou a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais. Ação iniciou na sexta-feira, por volta das 20h, e se estendeu até a manhã de ontem, por volta de 8h.


O objetivo das ações da Polícia Rodoviária, conforme o sargento EDSON BARBOSA, foi prevenir e reduzir acidentes, e também identificar práticas ilícitas. Todo efetivo policial foi empregado na Operação. No domingo foram desenvolvidas ações nas proximidades de cemitérios, principalmente na SC 163, em Iporã do Oeste e SMO, onde a concentração de pessoas e movimento de veículos foi intensa.


Suposta traição terminou em caso de polícia na região. O fato foi registrado às 8h da manhã de ontem, em Riqueza. A Polícia Militar foi acionada por um homem que informou estar trabalhando, quando teria sido avisado que a mulher estava o traindo na própria residência. O homem encontrou a esposa na residência, além de um homem e as filhas do casal, crianças. O suposto amante fugiu do local, sendo que deixou um veículo que foi danificado pelo marido. A mulher apresentava lesões, possivelmente de uma agressão. Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.