De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Mais de 100 líderes mundiais se comprometeram a interromper e reverter o desmatamento e a degradação de terras até o fim desta década, segundo o governo do Reino Unido, que preside a COP26 em Glasgow, na Escócia. O compromisso foi apoiado por países incluindo Brasil, China, Estados Unidos, Indonésia e a República Democrática do Congo, reunindo nações que representam coletivamente mais de 86 por cento das florestas do planeta. O compromisso é acompanhado de um financiamento de quase 20 bilhões de dólares em recursos públicos e privados para ações ligadas à preservação das florestas, combate a incêndios, reflorestamento e proteção de territórios indígenas.
O órgão consultivo do presidente de Portugal, MARCELO REBELO DE SOUSA, o Conselho de Estado, aprovou nesta quarta-feira a proposta dele de dissolução do Parlamento, depois que parlamentares rejeitaram o projeto do Orçamento de 2022 do governo na semana passada, abrindo caminho para uma eleição. Um comunicado do gabinete presidencial informou apenas que a maioria dos membros do Conselho aprovou a dissolução do Parlamento, mas não disse quando uma eleição antecipada poderia ocorrer. A rejeição do Orçamento pelo Parlamento não desencadeia automaticamente uma eleição, mas o presidente, que deve se dirigir à nação na noite de quinta-feira, avisou antes da votação que não teria outra opção.
O Tribunal Penal Internacional vai abrir uma investigação formal contra a Venezuela por possíveis crimes de lesa-humanidade durante a repressão às manifestações antigovernamentais em 2017. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo procurador KARIM KHAN em um encontro com o presidente NICOLÁS MADURO em Caracas. O TPI abriu uma análise preliminar em 2018, sobre a qual KHAN deveria decidir se seria arquivada ou se seguiria para a próxima etapa. Os dois assinaram, nesta quarta-feira, no Palácio de Miraflores, a sede da Presidência venezuelana, um acordo de colaboração para esta próxima etapa.
Uma revisão de dados feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência indica o número de empregos com carteira assinada criados no país em 2020 foi quase a metade do inicialmente divulgado pelo governo. Em janeiro deste ano, o governo informou que o Brasil havia gerado 142 mil 690 empregos com carteira assinada em todo ano passado, citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém, de acordo com informações revisadas, em 2020 foram criados 75 mil 883 vagas formais no país, o que representa uma queda de 46 vírgula 81 por cento na comparação com o número divulgado pelo governo em janeiro. A revisão foi feita pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, que foi recriado em julho deste ano.
O leilão do 5G, nova geração de internet móvel, começou agora há pouco, em Brasília, na sede Agência Nacional de Telecomunicações e deve se encerrar na sexta-feira. Segundo a Anatel, órgão regulador responsável pela licitação, a previsão é que o leilão dure dois dias devido ao elevado número de empresas participantes e de faixas de espectro oferecidas. Se todos os lotes oferecidos forem arrematados, o leilão deve movimentar 49 bilhões e 700 milhões de reais, de acordo com a Anatel. A previsão é que o 5G comece a ser ofertado até julho de 2022, inicialmente nas capitais. Depois, o serviço será ampliado gradativamente para as demais cidades até 2029.
Por 312 votos a 144, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios. A proposta recebeu somente quatro votos a mais que os necessários para aprovação de uma emenda à Constituição. A PEC é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil. A proposta adia o pagamento de precatórios que são dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça, a fim de viabilizar a concessão de pelo menos 400 mensais aos beneficiários do novo programa em 2022. Se for aprovada em segundo turno, a PEC segue para apreciação do senadores. Os deputados deve fazer a segunda votação hoje ou na próxima terça-feira.
De janeiro a setembro de 2021, o Governo Federal arrecadou mais de 69 bilhões e 600 milhões de reais em Santa Catarina. O montante supera em 23 bilhões e 900 milhões o total arrecadado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados ,divulgados pela Receita Federal. O aumento na arrecadação federal no estado foi de 53 por cento. Entre as maiores altas, estão a Cofins, o IPI e o Imposto de Renda. Nos nove primeiros meses do ano, a arrecadação da União quase atingiu o valor total dos 12 meses de 2020. Os números se explicam pela forte queda em 2020 com as restrições nas atividades econômicas impostas no auge da pandemia e pela retomada forte dos diversos setores em 2021.
O novo salário dos policiais de Santa Catarina teve a votação em plenário adiada na Assembleia Legislativa. Depois de passar pela Comissão de Finanças e Tributação, nesta quarta-feira pela manhã, o texto chegou a ser anunciado para análise dos 40 deputados durante a sessão da tarde. No entanto, o deputado estadual JESSÉ LOPES apresentou uma emenda supressiva em plenário, o que adiou a votação prevista. A proposta do parlamentar aborda o reajuste concedido no projeto para alunos do curso de formação de oficiais. A emenda dele suprime a concessão de reposição no valor pago a quem faz o curso para se formar oficial no Estado. Com a apresentação da emenda em plenário, o texto precisa retornar à Comissão de Constituição e Justiça.
O ensino domiciliar em Santa Catarina foi regulamentado por lei nesta quarta-feira. O governador do Estado, CARLOS MOISÉS, sancionou a lei que permite o "homeschooling", que significa educação em casa. A lei passa a valer 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial. O texto, de autoria do deputado BRUNO SOUZA, prevê que os pais ou tutores serão responsáveis pela educação formal que pode ser feita na casa do estudantes. A supervisão e avaliação periódica da aprendizagem é de responsabilidade dos órgãos do sistema de ensino do município onde os estudantes residem. De acordo com o documento, a prestação de contas será feita quando houver solicitação de autoridades, por provas e apresentação do registro das atividades. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar municipal e pelos órgãos de educação.
Apae organiza a tradicional Campanha de Natal, mas de maneira diferente. A ação foi criada com o objetivo de proporcionar momentos de alegria para os adolescentes atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Erê. A diretora da escola especial – ELAINE MENEGUS, lembra que em anos anteriores a campanha era promovida através de cartinhas escritas pelos estudantes. No papel eles colocavam o que desejavam receber de presente no Natal. A partir desse pedido, a cartinha podia ser adotada por alguém, e a criança presenteada.
Diretoria da Apae optou por padronizar os presentes de Natal. A responsável pelo educandário especial de Campo Erê – ELAINE MENEGUS explica que dessa forma todos os 110 matriculados recebem um presente equivalente, incentivando a igualdade. Para que isso seja possível, foram deixadas caixinhas em algumas lojas do município, para que as pessoas possam fazer doações e ajudem com a causa. A responsável pela Apae em Campo Erê conta que o início da campanha foi no dia 25 do mês passado, e as doações podem ser feitas até o primeiro dia do mês que vem. Os presentes vão ser entregues entre 13 e 17 de dezembro, quando encerra o ano letivo para a Apae.
Mudança na lei exige que agricultores declarem o que vendem. Como explica DOUGLAS GOERGEN - Presidente do Sintraf, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Palma Sola, isso deve ser feito através do eSocial. Explica que esse é um programa da Receita Federal, onde empresas, cooperativas e empreendedores fazem sua prestação de contas e movimentações econômicas. Nesse programa, empregadores rurais que assinam carteira de trabalho já fazem sua declaração, e a partir de agora, na aba CAEPF, o produtor familiar também precisará informar o que vende.
Declaração da movimentação econômica deve ser feita todos os meses. Agora sendo obrigatório informar as vendas na propriedade, DOUGLAS GOERGEN - Presidente do Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Palma Sola, explica os prazos para isso. De acordo com ele, até o dia 15 de cada mês, o produtor rural já precisa ter lançado as notas de venda do mês anterior. Caso 15 de cada mês não seja um dia útil, o prazo diminui para 14 ou 13. Pontua que não fazer essa declaração pode causar problemas na hora de se aposentar, de receber auxílios e nas movimentações da DAP, a Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Secretário da Acanor diz que é fundamental a ética na política. EDERSON HERMANN destaca que a Associação das Câmaras de Vereadores do Noroeste Catarinense já tem mais de 20 anos de atuação e sua principal preocupação é buscar formação para os agentes políticos. É para dar condições para que possam desempenhar a função com qualidade. Tudo está ligado a ética, salienta ele, que é trabalhar com dedicação e lealdade para o povo. É preciso se basear na boa conduta e nos exemplos de cada um. HERMANN considera muito complicado um vereador faltar com a palavra porque se fizer isso, estará separando a ética da política. Uma coisa dependa da outra.
Moralidade é aquilo que a população espera de seus representantes. EDERSON HERMANN frisa que faltar com moral e ética é desrespeitar as leis e a cultura da sua gente. O secretário da Acanor faz outra observação: não se deve usar a política para interesses pessoais e nem de grupos. Ele é da opinião de que a sociedade precisa abrir os olhos e ela mesma cobrar o fim dos favores. A Associação das Câmaras do Noroeste tem mais de cem membros, distribuídos em 11 cidades. EDERSON encerra salientando que tem políticos que agem com conduta correta, mas também tem aqueles que dão as costas ao serviço público e deveriam ser banidos da vida pública.
ACANOR organiza o último encontro de 2021. A reunião ordinária acontece em Novo Horizonte, encerrando o ano para a Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina. Conforme o secretário executivo EDERSON HERMANN, desde o início de 2020 a maioria das atividades aconteceu no meio virtual, retornando ao presencial somente em setembro. Antes de encerrar o ano, a ACANOR vai disponibilizar uma viagem de formação para Florianópolis. O curso vai ser feito junto com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo, parceiras da associação desde sua criação.
Iniciam preparativos para a troca da diretoria da ACANOR. Encerrado o mandato do atual grupo, já começa a preparação para a Assembléia Geral de eleição dos novos dirigentes. O secretário executivo da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina - EDERSON HERMANN, adianta que esse encontro deve acontecer no próximo dia 27, mas a confirmação da data vai acontecer na reunião de hoje. Segundo ele, normalmente as eleições são por chapa consensual, com a diretoria em exercício se reunindo com os presidentes das câmaras associadas, e definindo os membros do novo grupo.
Outubro registra grande quantidade de chuvas. O volume expressivo de precipitações foi um alívio para todos os municípios da região, que há algum tempo estavam enfrentando uma forte estiagem. Por outro lado, de acordo com prefeito de Saltinho - EDIMAR NORONHA DE FREITAS, essa grande quantidade de chuva num curto período de tempo acabou danificando uma parte das estradas, principalmente no interior. O chefe do executivo garante que essa está sendo uma das prioridades da administração, entregar trajetos de qualidade para a população.
DMER planeja encerrar 2021 com todas as estradas arrumadas. Para isso, o Departamento Municipal de Estradas e Rodagem de Saltinho está com duas patrolas em funcionamento. A segunda máquina estava no concerto, mas já foi concluída e já está com os trabalhos em ritmo acelerado. O prefeito do município - EDIMAR NORONHA DE FREITAS garante que entregar estradas com qualidade é um dos objetivos da administração, e deve concluir o trabalho até o final do ano. Para isso depende não só dos servidores, mas também precisa contar com um pouco de sorte. Principalmente com as condições do clima e livre de incidentes com o maquinário.
Princípio de incêndio em máquina agrícola mobiliza bombeiros. Na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para combater a um incêndio em máquina agrícola, numa lavoura às margens da SC-305, rodovia que liga os municípios de Campo Erê e São Lourenço do Oeste, próximo a comunidade Linha Três Voltas. A guarnição do ABTR-134 foi acionada por volta das 14 horas e 35 minutos. Ao chegar no local constatou-se um princípio de incêndio em colheitadeira, que foi parcialmente controlado por populares. Os socorristas isolaram o local e iniciaram o combate e a extinção do foco, utilizando cerca de 500 litros d´água.
Baleados em bar de São Lourenço do Oeste seguem hospitalizados; um homem foi preso. As duas pessoas baleadas no domingo, num bar no Centro de São Lourenço, continuam hospitalizadas na Policlínica de Pato Branco. Conforme o delegado ROBERTO FRONZA, a prisão do autor dos disparos, um homem de 23 anos, foi convertida em preventiva. Ele é acusado de tentativa de homicídio contra três pessoas. Como se encontra no hospital, ele está custodiado pela polícia penal do Paraná.
Sobre a motivação do crime e se havia mais alvos, o delegado relata que a polícia ainda não conseguiu definir. "Mas já estamos realizando todas as diligências possíveis para identificar quem era o alvo dos disparos", disse FRONZA. O delegado relembra o caso: Dois homens ficaram feridos por arma de fogo, na noite de domingo, depois que um homem entrou no estabelecimento armado e teria atirado contra uma pessoa que estava no local. Um policial civil, de 39 anos, à paisana no local, conseguiu deter o autor do disparo acertando um tiro contra ele. A PM apreendeu um revólver calibre 38, de origem estrangeira, e com a arma três munições deflagradas.
Acusado de matar rapaz por dívida de100 reais de droga vai a júri popular. Hoje acontece mais um júri popular na Comarca de Francisco Beltrão. Senta no banco dos réus, PAULO GOUDINHO, acusado de homicídio, contra CAIO GONÇALVES. O crime ocorreu no dia 20 de fevereiro do ano passado, por volta das 22 horas e 30 minutos na Rua Pelicano, bairro Padre Ulrico. Segundo denúncia do Ministério Público e fatos apurados em inquérito policial, PAULO teria abordado CAIO no dia anterior do crime, porque queria comprar “maconha” e dado a ele 100 reais para conseguir a droga.
CAIO, que era usuário, usou o entorpecente, não lhe devolveu o dinheiro nem lhe entregou a droga. No dia seguinte os dois se encontraram, houve um desentendimento por causa da dívida e segundo PAULO, CAIO o agrediu com tapas. Num segundo encontro, novamente eles discutiram e PAULO armado com uma faca atacou CAIO. Segundo laudo de necropsia do IML, foram 25 golpes, causando a morte da vítima. Um adolescente de 12 anos, irmão de CAIO que estava no local atingiu PAULO com uma garrafada na cabeça para defender o irmão e foi ameaçado de morte por ele.
Por esses motivos PAULO foi indiciado por homicídio e ameaça contra o adolescente. O julgamento iniciou às nove horas no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão. Será presidido pelo Juiz de Direito EDUARDO MARQUES VIANNA, no Ministério Público, Promotor de Justiça GABRIEL PASQUETTI e na defesa o advogado nomeado DIOGO GUANCINO. O réu está preso na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde aguarda a decisão da Justiça.