-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA MARCO LEGAL DAS GARANTIAS DE EMPRÉSTIMOS
-FORTES CHUVAS DEIXAM PESSOA FERIDA E FAZEM ESTRAGOS EM CIDADES DE SC
-BISPO DA DIOCESE REALIZA HOJE PALESTRA MISSIONÁRIA EM IPORÃ DO OESTE
-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENTREGA CERTIFICADOS A EX-FUMANTES
-PROJETO DA CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA INCENTIVA PROTAGONISMO JUVENIL
-REGIONAL DE EDUCAÇÃO QUER AMPLIAR NÚMERO DE ALUNOS EM CURSOS TÉCNICOS
-HOMEM É INDICIADO POR ABUSAR SEXUALMENTE DE CRIANÇA NA REGIÃO
-ADOLESCENTE QUE ESTAVA DESAPARECIDO É APREENDIDO APÓS FURTAR VEÍCULO
O tempo apresenta-se nublado em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 20 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A polícia da Tailândia prendeu um suposto atirador de 14 anos após ataque a tiros nesta terça-feira em um shopping de luxo na capital Bangcoc, que, segundo as autoridades, matou três pessoas e feriu outras quatro. O caos se instalou após relatos de tiros no final da tarde, próximo ao horário de pico das compras no shopping, um dos locais de compras e lazer mais procurados da cidade e uma atração para turistas estrangeiros. O incidente ocorreu um ano depois que um ex-policial matou 36 pessoas, sendo 22 crianças, e em seguida se suicidou na Tailândia.
Ao menos 21 pessoas morreram, incluindo duas crianças, quando um ônibus caiu de uma ponte em Mestre, Itália, perto de Veneza, nesta terça-feira. O prefeito da cidade, LUIGI BRUGNARO descreveu o acidente como uma “cena apocalíptica”. O ônibus viajava de Veneza para a vizinha Marghera e estava “cheio de pessoas voltando do trabalho para casa”, segundo o prefeito. A polícia local confirmou que 18 pessoas também ficaram feridas no acidente. As autoridades ainda estão tentando determinar o que o causou a tragédia.
Em uma votação histórica, o deputado republicano KEVIN MCCARTHY foi destituído do cargo de presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta terça-feira, após uma iniciativa movida por integrantes do próprio partido. Esta foi a segunda vez na história moderna da Câmara dos Representantes que esse tipo de votação foi realizada, algo que não acontecia há mais de um século no país. Com 216 votos "sim", sendo oito de seu próprio partido, contra 210 votos "não", MCCARTHY deixa o cargo vago após uma série de embates com a ala mais extremista do partido, que tentou bloquear as sucessivas votações para a presidência da Casa em janeiro. Sem um presidente, a Casa fica paralisada até que um sucessor seja escolhido.
Os senadores aprovaram nesta terça-feira a concessão de pensão especial a filhos e dependentes de vítimas de feminicídio. O benefício será pago a menores de 18 anos de idade de família de baixa renda, no valor de um salário mínimo, que será dividido entre os filhos e dependentes. O texto segue para sanção presidencial. Pelo Projeto de Lei, a família do órfão deverá ter renda familiar mensal per capital igual ou inferior a um quarto do salário mínimo para que seja feito o pagamento da pensão especial. A pensão pode ser paga antes da conclusão do julgamento do crime. O projeto impede que suspeito de cometer o feminicídio ou de coautoria do crime de receber ou administrar a pensão em nome dos filhos.
A abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2024 às entidades fiscalizadoras ocorreu na manhã desta quarta-feira. A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES, inaugura o “Ciclo de Transparência – Eleições 2024”. O evento é o primeiro que compõe as atividades de transparência coordenadas pela Corte referentes às eleições municipais de 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. Faltando pouco mais de um ano para a chegada das eleições de 2024, onze estados já receberam as novas máquinas que serão utilizadas no pleito do ano que vem. Ao todo, 53 mil 304 novas urnas eletrônicas chegaram aos Tribunais Regionais Eleitorais de Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o chamado Marco Legal das Garantias, que facilita a recuperação de bens em caso de inadimplência e, com isso, reduz riscos e taxas de empréstimos. A matéria já havia sido aprovada pelos deputados, mas, como foi alterada no Senado, precisou retornar para o debate na Câmara. Agora, o texto vai para a sanção ou o veto do presidente LULA. Atualmente, os bancos precisam recorrer à Justiça para cobrar bens dados como garantia em caso de falta de pagamento no prazo estabelecido. Pelo texto aprovado, fica definido que a cobrança extrajudicial pode ser estendida a bens móveis, como veículos. Também está prevista a execução da dívida diretamente em cartório, sem que seja preciso judicializar o caso.
A grande quantidade de chuva entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira causou estragos em Santa Catarina. Em Chapecó, no Oeste Catarinense, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua. Ela foi levada ao hospital. De acordo com a Defesa Civil, 16 residências foram destelhadas no final da tarde desta terça. Em Curitibanos, seis casas ficaram alagadas por conta da chuva volumosa na região. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, até às oito horas desta quarta-feira, foram atendidas 21 ocorrências relacionadas com as fortes chuvas que atingem o Estado.
O Ministério Público catarinense denunciou à Justiça, nesta segunda-feira, um ex-secretário-adjunto de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis e mais quatro ex-servidores comissionados em cargos de chefia na pasta e na Fundação Municipal do Meio Ambiente pelo suposto esquema de cobrança de propina para a liberação de obras na cidade. Se a denúncia for aceita pelo Judiciário, eles serão réus em ação penal e vão responder por ao menos quatro crimes. Segundo o Ministério Público, o grupo de denunciados exigia a propina de maneira reiterada e sistemática tanto para não fazer a fiscalização efetiva de obras ilegais quanto para agilizar a liberação de empreendimentos na cidade.
A Bancada do Oeste promoveu na manhã desta terça-feira uma nova rodada de debates para encaminhar ações referentes a três temas que fazem parte da pauta de trabalho do colegiado: ampliação da rede de internet rural, crise do leite e apoio às cooperativas de energia. A reunião contou com a participação de gestores do Executivo, representantes de empresas públicas e entidades associativas, e deputados que integram a Bancada do Sul. Com relação à expansão da rede de internet, as discussões giraram em torno da possibilidade de que empresas provedoras do serviço possam utilizar os postes da Celesc, o que possibilitaria agilizar o atendimento da atual demanda de mil e 48 domicílios. O presidente da Celesc, TARCÍSIO ROSA, declarou apoio à proposta e que a Celesc vai discutir com a Aneel a possibilidade de implantar essa ideia.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, em parceria com a escola do legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, vai realizar neste mês, um evento voltado para os vereadores e trabalhadores das câmaras municipais de vereadores da região Extremo-Oeste catarinense. A informação é do presidente do legislativo de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Ele participou no último sábado do Rede Peperi Notícias Primeira Edição e pontuou que o evento é inédito na região. Conforme ele, a ideia é trazer palestrantes para o município, onde na oportunidade serão abordadas questões da realidade vivida pelos vereadores da região. Ele lembrou que os vereadores dos municípios próximos de São Miguel do Oeste foram contatados, visando uma pesquisa sobre quais assuntos seriam os mais importantes.
PAULO DRUMM citou que após esse procedimento, a escola do legislativo foi procurada e ficou acertado que haverá um dia todo de palestras, com a participação dos vereadores e funcionários das câmaras municipais da região. Ele comentou que o ponto alto do evento será uma palestra com a palestrante RENATA CUNHA, cujo nome é de destaque em processos legislativos e será um momento fundamental para os envolvidos. Ele disse que toda a ação será no próximo dia 18 de outubro, entre as oito da manhã e as cinco horas da tarde. Ao todo, serão quatro palestras, onde serão tratados temas como projetos de leis constitucionais e inconstitucionais, emendas impositivas e técnicas, além de processos legislativos.
Conforme PAULO DRUMM, todas essas ações visam qualificar os mandatos e os trabalhos realizados nas câmaras de vereadores da região. De acordo com ele, o evento também vai contar com a presença da presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina, MARCILEI VIGNATTI. PAULO DRUMM reforçou que os temas foram escolhidos pelos próprios vereadores da região e a expectativa é de uma boa participação, além de existir a projeção de novos temas e cursos, caso os vereadores aprovem a ideia. Ele salientou também que o evento do próximo dia 18 é totalmente gratuito aos interessados, sendo necessário apenas o deslocamento até a Câmara de Vereadores, em São Miguel do Oeste.
Morre ex-vereador de Tunápolis, EGON LAWISCH, aos 85 anos. O Prefeito de Tunápolis, MARINO FREY decretou luto oficial no município por três dias. EGON LAWISCH foi vereador em duas legislatura de 1990 a 1992 e de 1997 a 2000. A nota emitida pela prefeitura ainda destaca os relevantes serviços prestados como líder comunitário, incentivador do esporte e motorista. EGON LAWISCH faleceu as nove horas da manhã de hoje, na Associação Hospitalar de Tunápolis. O velório ocorre na casa mortuária e o sepultamento está marcado para amanhã, às oito horas com atos de encomendação, seguido de sepultamento no cemitério da cidade.
Capacitação dos alunos do ensino médio eleva importância dos cursos técnicos. A Regional de Educação de Itapiranga possui projeto para ampliar o número de alunos em cursos técnicos nos cinco municípios da área de abrangência. Meta é mudar a situação, considerada preocupante, de apenas 10 por cento dos estudantes com capacitações específicas ao final do ensino médio. Conforme o Coordenador de cursos técnicos da Coordenadoria Regional de Educação, ELÓI THESSING, em países desenvolvidos, este índice é superior a 50 por cento. Ele defendeu maior incentivo nesta área para proporcionar formações de acordo com o interesse do aluno e as necessidades no ambiente em que ele está inserido.
ELÓI TESSING lembrou que atualmente está em funcionamento o técnico em agricultura na Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste. Salientou a grande procura que este educandário tem registrado a cada ano, com a formação de seis turmas no momento. Outra formação técnica já em andamento é de zootecnia, na escola de São Lourenço, também no município de Iporã do Oeste. THESSING chamou atenção que está em fase de análise na Secretaria de Estado da Educação, a reabertura do curso técnico em agropecuária na escola São José, de Sede Capela, no interior de Itapiranga. O coordenador destacou que escolas de Itapiranga e Tunápolis, na região de fronteira, apresentaram um projeto conjunto para implantação do curso de técnico em agropecuária, na escola de Santo Antônio. O processo ainda está em fase de autorização para implantação.
O coordenador de cursos técnicos da Regional de Educação mencionou ainda a possibilidade de cursos técnicos em escolas urbanas. ELÓI THESING destacou a necessidade de atualização dos cursos para atender a nova legislação. Todos os cursos técnicos fazem parte da Pedagogia da Alternância. O aluno frequenta as escolas para aulas práticas e também possui período em que permanece na propriedade desenvolvendo atividades práticas. Esta modalidade de ensino permite desenvolver atividades teóricas e práticas. Escolas urbanas também podem desenvolver cursos técnicos, conforme decisão da comunidade escolar. ELÓI THESSING ressaltou que as escolas possuem autonomia para a implantação de cursos, conforme a necessidade do local onde os educandários estão inseridos.
A igreja matriz Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste vai realizar uma benção aos animais nesta quarta-feira, dia de São Francisco de Assis. O santo é considerado o protetor dos animais, além de ser até hoje um exemplo de solidariedade e de defesa dos mais pobres e excluídos da sociedade. A benção vai acontecer em frente à igreja matriz, às 18h. Em caso de chuva, a programação será realizada no pavilhão católico, ao lado da igreja. Também na noite desta quarta-feira, após a benção dos animais, haverá palestra missionária ministrada pelo bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, a partir das 19h. O momento é dedicado para todas as lideranças, ministros, catequistas, equipes de liturgia e demais paroquianos. A Igreja Católica iniciou no último domingo, as celebrações do Mês Missionário, que terá celebrações especiais nas comunidades.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou na noite desta segunda-feira, a entrega de certificados aos ex-fumantes do Grupo de Controle ao Tabagismo. Conforme a coordenadora, ÁGDA ANDRES, os encontros foram ministrados nas últimas semanas por uma equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde, com abordagens sobre as doenças causadas pelo uso do tabaco, os aspectos nutricionais para evitar o ganho de peso, as doenças provocadas pelo cigarro na cavidade oral e trato gastrointestinal, as doenças respiratórios e os exercícios indicados aos pacientes com doenças relacionadas ao uso do tabaco e sobre as formas de enfrentamento ao vício. ÁGDA ANDRES destacou que os encontros também tiveram relatos de experiências entre os participantes, disponibilização de medicação oral prescrita pelo médico, adesivos antitabagismo e outros métodos para serem usados nos momentos de abstinência.
Ao todo, 13 pacientes de Iporã do Oeste participaram do Grupo de Controle ao Tabagismo e concluíram o tratamento. Desses, 10 compareceram ao ato de entrega oficial e receberam o certificado de ex-fumantes na noite desta segunda-feira, no auditório do Posto de Saúde. A coordenadora dos Grupos da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, ÁGDA ANDRES, destacou que um estudo realizado no município mostrou que o maior índice de fumantes envolve as pessoas com idades entre 55 e 64 anos, com 12,3% dessa população. Na faixa etária de 18 a 24 anos, o percentual de fumantes é de 6,7%, enquanto na faixa etária acima de 65 anos, o índice é de 6,1%.
A Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste trabalhou um projeto de incentivo ao protagonismo juvenil com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, dentro da disciplina de filosofia. Conforme o professor, ROBERTO CARLOS DALA ROSA, o conteúdo faz parte da corrente filosófica chamada “existencialismo”, que tem como ponto principal, a liberdade e a responsabilidade das ações humanas. Ele explicou que inicialmente foi proposto aos alunos para que criassem uma empresa virtual e que eles fossem os protagonistas dos negócios, em busca dos resultados ideais. Com isso, os alunos desenvolveram propagandas comerciais de suas empresas virtuais e executaram o projeto nas duas últimas semanas com visita dos pais, familiares e amigos para comprar os produtos disponibilizados, no formato de feirinha.
ROBERTO CARLOS DALA ROSA destacou que as vendas foram um sucesso, já que houve boa participação do público convidado. Na semana que vem, os alunos farão a apresentação dos relatórios com os resultados obtidos na feirinha. Conforme o professor, o Projeto executado pela Casa Familiar Rural mostrou que os alunos possuem grandes habilidades para buscar ações com criatividade. Ele enalteceu o compromisso constante da direção e equipe pedagógica da Casa Familiar Rural Esperança em oferecer conteúdo prático, pois eles são mais atrativos e proporcionam excelente aprendizado aos educandos.
O professor enalteceu ainda a parceria entre o grupo de professores, direção da escola, alunos e as famílias, o que facilita o desenvolvimento de diversos projetos teóricos e práticos. Mencionou ainda que todas as sextas-feiras são realizadas reuniões para discutir ações que incentivem os alunos a tomarem suas próprias escolhas. O professor destacou que para a reta final do ano letivo, estão previstas outras ações práticas, a exemplo da participação na Feira das Profissões das instituições de Ensino Superior da região, viagem de estudos ao litoral catarinense e as bancas de apresentação dos relatórios de estágios.
O Segundo Batalhão de Polícia Militar Ambiental e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, realizam operação conjunta, marcando o início do período de defeso na bacia do Rio Uruguai. Durante o trabalho foram apreendidos diversos petrechos de pesca irregulares. De acordo com o Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, Capitão, ALCENIR MINUSCOLI, o trabalho ocorreu de Chapecó, até o Marco Três Fronteiras, na comunidade de Aparecida, no interior de Itapiranga, na divisa com a Argentina. O comandante ressaltou que foi uma demonstração de presença policial para reforçar a necessidade de respeitar a piracema, que iniciou em primeiro de outubro e prossegue até 31 de janeiro.
O Capitão ALCENIR MINUSCOLI, informou que as guarnições apreenderam cinco mil 650 metros de redes de malhas diversas, uma embarcação de alumínio de cinco metros e meio, um motor 15 HP Suzuki, dois molinetes e 10 esperas. Também foram devolvidos ao rio 55 peixes que haviam sido capturados, bem como, foram registrados dois autos de infração e duas notícias de infração penal ambiental pela prática ilegal da pesca. O Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste destacou que a piracema é fundamental para a preservação das espécies e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Durante a piracema, os peixes depositam seus ovos, contribuindo para a renovação das populações.
Operação da Policia Militar Ambiental no Rio Uruguai teve mais de 10 horas de trabalho. Embarcações partiram de diversos pontos, desde Chapecó, Mondaí, Itapiranga e Iraí, no Rio Grande do Sul. O Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, informou que a navegação iniciou às sete horas de domingo e se estendeu até às 18 horas e 30 minutos, com parada apenas para o almoço. O Capitão, ALCENIR MINUSCOLI considerou que a operação teve sucesso no primeiro dia da piracema. Salientou que o trabalho será mantido, com ações da inteligência da polícia e também com operações nos rios. Na operação realizada domingo, participaram 25 policiais da Brigada Militar e Policia Militar Ambiental.
O vento registrado na tarde de ontem causou danos no telhado de uma igreja, no interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros foi acionado em virtude de destelhamento da igreja na comunidade de São Ludgero. Foram entregues 120 metros quadrados de lona. O dano ocorreu na tarde de ontem, por volta das três e meia. Conforme informações dos bombeiros de Itapiranga, não foram registradas outras ocorrências em virtude do temporal no dia de ontem. O volume de chuva desde ontem ultrapassa 60 milímetros em vários pontos da região. Em Iporã do Oeste, dados online de uma estação meteorológica automática mostram que choveu 54 milímetros nas últimas 24 horas.
A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso de Maravilha concluiu a investigação e indiciou um homem, de 35 anos, suspeito de praticar atos libidinosos com uma criança de 10 anos. O abuso sexual ocorreu no final de 2022. A vítima estava na casa de uma amiga, tomando banho de piscina, quando o investigado se aproximou e praticou atos. A Polícia Civil instaurou o inquérito policial para apurar os fatos desde então, tendo a vítima sendo atendida por um profissional capacitado, quando relatou os detalhes do ocorrido. O suspeito foi identificado e indiciado pela prática do crime de estupro de vulnerável, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão. O inquérito Policial, o qual, contém as provas do caso, foi encaminhado ao Ministério Público.
Um adolescente que estava “desaparecido” foi apreendido por furtar um carro, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira, nas proximidades da comunidade de Canela Gaúcha. Segundo a PM, um veículo HB20 foi furtado por um adolescente, de 17 anos, em São Jose do Cedro e seguia no sentido a São Miguel, quando foi interceptado pela guarnição do Tático. Após a abordagem, o rapaz e o carro passaram por buscas e nada de ilícito foi encontrado. Desta forma, o veículo e o autor do furto foram encaminhados para a delegacia. A polícia também informou que durante consulta ao sistema, foi verificado que o adolescente estava com registro de desaparecimento. A mãe do rapaz havia feito um Boletim de Ocorrência em setembro, quando o menor de idade não voltou mais para casa. O jovem foi conduzido à Delegacia e o veículo será devolvido ao proprietário.