ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/10/2022

-ANALISTAS DO MERCADO REDUZEM ESTIMATIVA DA INFLAÇÃO EM 2022

-ATIVIDADE ECONÔMICA DO ESTADO CATARINENSE CRESCE 2,2% ATÉ JULHO

-SEGUNDO MAIS VOTADO CRESCE 40% SE COMPARADO ÀS ELEIÇÕES DE 2018

-DEPUTADO REELEITO DIZ QUE NOVO CENÁRIO DEVE SER AVALIADO PARA SC

-SAÚDE PROMOVE ATENDIMENTO ESPECIAL ÀS MULHERES NO DIA 22

-PRIMEIRO FESTIVAL DE MILHOS CRIOULOS SERÁ EM DEZEMBRO

-PREFEITURA REALIZA A TERCEIRA FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA EFETUA FISCALIZAÇÃO DE TERRENOS BALDIOS

-SAÚDE DO MOTORISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE ESTÁ ESTÁVEL

-CAMINHÃO SAI DA PISTA E BATE EM ÁRVORES ÀS MARGENS DA 163

O tempo apresenta-se ensolarado no extremo-oeste. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A máxima de hoje deve ser de 26 graus e a mínima desta manhã foi de 8 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Ao menos 32 crianças estão entre as 125 pessoas que morreram no fim de semana na Indonésia em uma das maiores catástrofes da história do futebol, quando as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo em um estádio lotado e provocaram um grande tumulto, anunciaram as autoridades. Inicialmente as autoridades haviam anunciado mais de 170 mortes, mas posteriormente corrigiram o número para 125. A tragédia da noite de sábado na cidade de Malang também deixou 323 feridos.

Mais de 200 mil russos foram convocadas para o serviço militar desde que a Rússia anunciou uma "mobilização parcial" dos seus reservistas há duas semanas. A informação é da agência de notícias estatal russa. Quando os russos foram informados sobre a mobilização, a promessa era de que 300 mil fossem convocados para ajudar no conflito contra a Ucrânia. Esta é a primeira mobilização militar feita pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial. Ainda não foi divulgada a quantidade de adesão a esses chamados. Mais de mil pessoas foram detidas pelos policiais durante manifestações contrárias à mobilização.

A legislatura da Rússia iniciou nesta segunda-feira o processo de aprovação da decisão do presidente VLADIMIR PUTIN de anexar quatro partes da Ucrânia, apesar do fato de o Kremlin não estar no controle total dessas regiões e não ter estabelecido os limites exatos dos territórios que está tentando absorver. A aprovação legislativa da anexação, que é ilegal sob o direito internacional, deverá ser uma formalidade, embora demore alguns dias. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, disse que Moscou precisa “continuar consultando” as populações locais antes de estabelecer suas fronteiras.

O Brasil elegeu um número recorde de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados nas eleições deste domingo. A partir de 2023, quando os novos escolhidos assumirem os mandatos, a Câmara terá 91 deputadas federais e 135 parlamentares negros, pardos ou pretos, segundo a denominação do IBGE. Será a maior representação da história, em ambos os casos. A cada grupo de seis parlamentares, em média, uma será mulher. Um em cada quatro deputados federais será negro. Os dados de 2022 representam um crescimento de 18 por cento em relação às 77 deputadas federais eleitas em 2018, e de nove por cento em relação aos 124 deputados e deputadas de cor preta e parda escolhidos há quatro anos.

Nas eleições de domingo, mais 55 por cento dos deputados federais se reelegeram. Com isso, a renovação será menor que em 2018. Naquela eleição, 47 por cento dos parlamentares conseguiram se reeleger. Dos deputados que vão tomar posse no ano que vem, 283 já estão na Câmara. Nas eleições passadas, esse número foi de 241. De acordo com o TSE, 448 deputados, ou 87 por cento do total, tentaram a reeleição. Em 2018, 413 tentaram se reeleger e 58 vírgula seis por cento deles conseguiram. O PL, do presidente JAIR BOLSONARO, cresceu e seguirá como o partido com mais deputados. Passa dos atuais 77 para 99.

Os economistas do mercado financeiro reduziram de cinco virgula 88 por cento para cinco vírgula 74 por cento a estimativa de inflação para este ano. Foi a décima quarta queda seguida da estimativa para a inflação de 2022. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada. Além da queda na estimativa da inflação, os economistas também projetam uma alta maior do PIB e estabilidade da taxa de juros até o fim de 2022. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento.

O número de abstenções em Santa Catarina bateu recorde no primeiro turno das Eleições 2022. O dado é o maior das últimas corridas eleitorais no Estado. No domingo, 18 vírgula 46 por cento do eleitorado catarinense não compareceu às urnas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Neste ano, quatro vírgula 99 por cento dos eleitores de Santa Catarina optaram por votar em branco, número menor do que a última eleição presidenciável 2018 e maior do que em 2014. Ainda de acordo com o TSE, três vírgula 73 por cento fizeram a escolha de votar nulo. Os dados de abstenções, votos brancos e nulos nas eleições no Brasil também foram recorde em 2022. O número de abstenção ficou em 20 vírgula 89 por cento, o maior desde 1998.

O número de deputadas eleitas para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina caiu em relação ao pleito de quatro anos atrás. Três deputadas estaduais em exercício na Alesc conseguiram a reeleição neste domingo. Apenas ANA CAMPAGNOLO do PL, LUCIANE CARMINATTI do PT e PAULINHA do Podemos serão as representantes do gênero feminino no legislativo estadual a partir do ano que vem. Atualmente, são cinco deputadas estaduais. Com relação às vagas na Câmara dos Deputados, Santa Catarina elegeu cinco deputadas federais. O número é maior do que em 2018, quando quatro deputadas catarinenses estiveram entre as 77 mulheres eleitas para o legislativo federal.

O Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, ficou cresceu zero vírgula seis por cento, a sétima alta consecutiva. Segundo o Observatório Fiesc, instituição da federação das indústrias que acompanha esse indicador, com essa variação a atividade econômica do Estado está oito por cento acima da registrada antes da pandemia. A variação foi puxada principalmente pelo setor de serviços, e o destaque foi o grupo de serviços para as famílias, que avançou 11 vírgula oito por cento frente ao período pré-pandemia. O índice é calculado com base nas variações das atividades de serviços, comércio e indústria no período. Este ano, o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, cresceu até julho três por cento, os serviços avançaram quatro vírgula seis e a indústria teve retração de quatro vírgula dois por cento.

O departamento de Cultura está realizando um curso de danças de salão aos interessados em Palma Sola. Conforme um dos integrantes ROSALINO SIQUEIRA, o período de inscrições abriu na segunda quinzena de setembro e já conta com 15 casais participantes. As inscrições terminam neste dia 15. Ao todo a ideia é envolver 30 casais da cidade. Segundo ele, o curso vai até dia 10 de dezembro e nessa mesma data acontece um baile de formatura com jantar dançante e entrega de diplomas. SIQUEIRA salientou que as demais atividades continuam sendo realizadas, inclusive está sendo preparado o Festival Municipal alusivo ao programa de aniversário de Palma Sola. Ele ainda lembrou que no dia 27 de novembro será realizado o acendimento das luzes natalinas com apresentações diversas. Dia 30 de dezembro Palma Sola celebra mais um ano de emancipação. Também haverá o Show da Virada no dia 31 de dezembro.

A secretaria de Educação e Cultura abriu o período de inscrições para a oficina de musicalização em Princesa. A oficina terá aulas de violão, violão 12 cordas, viola, bateria, guitarra, contra baixo, violino, acordeon, teclado e gaita ponto. Os detalhes são da secretária ANGÉLICA NÓS. O prazo final para inscrever-se é 11 de Outubro e a previsão para início das aulas é o dia 14 do mesmo mês. Em entrevista para à Rádio Cedro, ela garantiu que os participantes devem ter maior de 7 anos com aulas no contraturno escolar e aulas à noite para a população em geral que queira participação. Não há número de vagas definidas. As aulas serão conduzidas às sexta-feiras na sala de música da escola Renascer. Os estudantes do Renascer deverão inscrever-se na escola, e os demais, na secretaria de Educação e Cultura em horário de expediente. O curso é gratuito. ANGÉLICA destacou que as atividades grupais estão voltando à normalidade.

A secretaria de Assistência Social esteve vistoriando o Cemitério Municipal de Guaraciaba depois de denúncias. Na semana passada a secretária, ANA PAULA REICHERT, esteve visitando o cemitério onde foram encontradas sepulturas com água em vasos de flores que podem contribuir para criadouros do mosquito da Dengue. A secretária disse que por lei estadual os proprietários, locatários ou responsáveis legais possuem a responsabilidade de acondicionar os resíduos expostos a céu aberto em recipientes devidamente tampados, de forma que evite o acúmulo de água. Em sepulturas, túmulos ou monumentos funerários não devem ser mantidos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes que acumulem água. Não é permitido o uso de invólucro de plástico nos vasos, floreiras ou quaisquer outros recipientes. Caso alguém não respeitar, pode ser punido com multas. A secretária pede que as famílias providenciem esses cuidados. O trabalho orientativo está envolvendo diversos outros setores do poder público.

A Vigilância Sanitária efetua um monitoramento e levantamento dos terrenos baldios em São José do Cedro. Durante este trabalho foi notado que boa parte destes terrenos foi realizadas limpezas. A afirmação é do fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA. Uma parcela destes lotes é para o cultivo de hortaliças. Ele comentou que nas últimas semanas os fiscais sanitários estão entrando em contato com os proprietários destes terrenos para solicitar a limpeza e organização do espaço. Estes pedidos vão de encontro à nova lei aprovada em abril passado que prevê a notificação dos donos de terrenos abandonados. A mesma lei entra em vigor em janeiro de 2023 prevendo autuação dos proprietários desses lotes. Contudo, este trabalho visa evitar a responsabilização dos donos no próximo ano em Cedro. Por isso, ele solicitou que os responsáveis por terrenos baldios façam a limpeza dos lotes, assim evita transtornos para ambos os lados. Os principais problemas são dos terrenos localizados em loteamentos da cidade.

Estima-se que cerca de 30 por cento dos proprietários de terrenos baldios já foram contatados pela vigilância de São José do Cedro. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, afirmou que dentro de alguns dias todos os donos de terrenos abandonados serão comunicados pelos fiscais. Segundo ele, não será aceito limpezas superficiais dos terrenos e, por isso pede que os moradores executem uma limpeza ordenada para dar um aspecto de limpeza na área urbana de Cedro.

A administração está promovendo uma campanha para uso consciente das lixeiras em Palma Sola. O secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, comentou que as lixeiras públicas, destinadas aos pedestres, são muitas vezes utilizadas pelo comércio e residências de forma descontrolada. Ele disse que com a grande utilização, em dias que o caminhão não passa fazendo a coleta, acaba resultando num acúmulo grande de lixo, propício para a ação dos cachorros. Em Palma Sola, o comércio deve investir em lixeiras próprias, já que é de responsabilidade de cada comerciante instalar lixeiras particulares, não dependendo somente das públicas. CALEGARI salientou que o lixo deve ser colocado somente nas terças, quintas e sextas-feiras, quando o caminhão passa fazendo a coleta. Por isso, ele pediu que a população separasse de maneira correta os recicláveis, orgânicos e vidros, evitando acidentes para os trabalhadores.

A prefeitura de Palma Sola vai realizar no próximo dia 15 mais uma edição da Feira com Produtos Locais. A feira terá início às 9 horas com término previsto para o final da tarde. Os detalhes são do secretário de Administração RODRIGO CALEGARI. Mais de 17 expositores devem estar envolvidos. Ele comentou que esta é a terceira edição da feira com intuito de regularizar os empreendedores em Palma Sola. O poder público está disponibilizando os espaços para exposição dos produtos ou serviços, e cada um pode decorar seu espaço conforme quiser. Todos os envolvidos precisam ter bloco de produtor rural ou alvará. Também é trabalhado na realização de atividades alusivas ao Dia das Crianças, dia 12. Ambas as programações ocorrerão na Rua Coberta, em frente ao Museu da Colonização. Conforme o secretário, o evento é gratuito, assim como acesso aos brinquedos e algodão doce. A administração está investindo cerca de 14 mil reais na locação de brinquedos. Também haverá o futebol de sabão visando atender diversidade de idades.

A secretaria de Educação estará promovendo o primeiro Festival Gastronômico dos Milhos Crioulos em Anchieta. Esta primeira edição acontece nos dias 3 e 4 de dezembro no salão paroquial. A informação é da coordenadora do Evento SIMONE GRACZK. O objetivo será resgatar a culinária italiana e a base dos milhos crioulos. Este festival terá parceria com algumas entidades da cidade para a comercialização dos produtos. Durante os dois dias terão diversas atividades, inclusive no domingo será disponibilizado brinquedos para as crianças. O Festival Gastronômico de Milhos Crioulos, visa expor a culinária tradicional à base de milhos e pipocas crioulos com mais de 60 pratos diferentes.

Na próxima semana acontecerá a primeira edição da Feira do Livro em Princesa. A feira foi marcada para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de outubro, numa organização do colégio Renascer e Associação de Pais e Professores, com apoio da secretaria de Educação e Cultura. Serão comercializados livros para todas as faixas etárias do infantil ao adulto. Conforme a diretora DANIELLE CEMIN, nos três dias, a feira acontecerá em horário de aula, mas aberta à toda comunidade. No dia 8, sábado, novamente aberto ao público em geral, das 9 às 15 horas. Neste dia ocorrerão apresentações de arte de rua. DANIELLE salientou que a primeira Feira do Livro de Princesa estará instalada no Centro de Convivência dos Idosos, em frente ao colégio Renascer.

A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul começou ontem a programação alusiva ao Outubro Rosa. Esta campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A secretária VERIDIANA BARTH, disse que durante este mês será realizado a liberação de exames de mamografias para mulheres acima de 40 anos e no dia 22 será realizado dia D de atendimento especial às mulheres entre às 8 e 17 horas sem fechar ao meio dia. Durante este dia também será aberto a sala de vacinas para disponibilizar à elas um momento de verificação das cadernetas de vacinas. Durante todo o mês serão ofertados sete exames para as mulheres: colesterol, HDL, LDL, triglicerídeos, glicemia, mamografia e papanicolau. Os atendimentos durante o expediente normal precisam ser agendados com as enfermeiras RAQUEL e MARGARETE.

Licitada a construção da segunda etapa do Centro Cultural de Eventos em Princesa. A licitação aconteceu na semana passada onde serão investidos aproximadamente meio milhão de reais. De acordo com o secretário de Administração VALTAIR EPPING, a etapa compreende alvenarias, banheiros, revestimentos, esquadrias, instalação elétrica, alarme de incêndio, pára-raios, pintura, dentre outros, em conformidade com o projeto. Ele destacou que os recursos são próprios no valor de 495 mil 93 reais com 31 centavos e garantiu que a ordem de serviço será assinada nos próximos dias. A empresa terá quatro meses para concluir os trabalhos. O Centro Cultural de Eventos terá 960 metros quadrados, contará com copa, cozinha, banheiros, pista de dança, entre outros. O espaço está localizado próximo ao módulo esportivo, na saída para Linha Marmeleiro.

O resultado nas urnas eletrônicas no domingo, 2 de Outubro, foi um reconhecimento pelo trabalho feito durante o primeiro mandato como deputado estadual por Santa Catarina. A declaração é do parlamentar do PT FABIANO DA LUZ. Ele foi reeleito na eleição de domingo com 34.972 votos, sendo o 27º deputado com a maior votação no Estado. Na comarca de São José do Cedro, que abrange Princesa e Guarujá do Sul, o político recebeu 636 votos. O deputado lembrou que nas eleições de 7 de outubro de 2018, foi eleito pela primeira vez com 18.474 votos e quatro anos depois quase dobrou seu eleitorado, o que demonstra grande reconhecimento. Ele também já foi vereador em 2004 e prefeito de Pinhalzinho por 8 anos, de 2009 a 2016. O PT manteve as quatro cadeiras na ALESC para os próximos quatro anos: LUCIANE CARMINATTI, PADRE PEDRO, NEODI SARETTA e FABIANO DA LUZ. O parlamentar também comentou que as bancadas catarinenses tiveram uma expressiva mudança para a próxima legislatura, por isso será necessário reavaliar o cenário estadual.

Sobre o cenário eleitoral entre JORGINHO MELLO do PL, e DÉCIO LIMA do PT, para o governo de Santa Catarina, o deputado FABIANO DA LUZ, disse que a polarização nacional refletiu em Santa Catarina. Ele comentou que, mesmo com mais de um candidato apoiador de BOLSONARO, os votos se concentraram em JORGINHO no primeiro turno. Já DÉCIO LIMA levou o PT, pela primeira vez, à disputa pelo governo de Santa Catarina em segundo turno. O deputado destacou que agora deu início a construção das duas candidaturas para o segundo turno em 30 de outubro. FABIANO salientou que esta polarização frustrou as principais candidaturas de Santa Catarina: MOISÉS, AMIN e GEAN. Para o reeleito, isso mostrou que a população está determinada a renovar seus representantes. FABIANO destacou que os eleitores conseguiram manter os representantes do Grande Oeste. A expectativa, segundo ele, é de que o governo do Estado mantenha repasses financeiros para dar continuidade às obras na BR-163 a partir de 2023.

O segundo deputado estadual com maior votação em São José do Cedro, ALTAIR SILVA, do PP, garantiu que continuará trabalhando a favor dos cedrenses em todas as áreas da economia municipal. Em entrevista para a Rádio Cedro, o deputado reeleito agradeceu os mil 446 votos obtidos no pleito de domingo, 2 de outubro, em Cedro. Nas eleições de 7 de outubro de 2018, ALTAIR recebeu mil e 53 votos dos eleitores cedrenses, isso demonstra que houve um crescimento de quase 40 por cento do eleitorado na comparação entre os dois pleitos estaduais. Para ele, essa foi uma expressiva votação assim aumentando a responsabilidade com os eleitores. SILVA atribuiu esse resultado ao seu trabalho enquanto secretário de Agricultura de Santa Catarina durante o governo de MOISÉS, já que houve entrega de diversos empenhos aos municípios catarinenses. O reeleito lamentou que seus candidatos, AMIN e MOISÉS, não conquistaram um resultado expressivo para garantir o segundo turno em 30 de outubro. Ele destacou que este ano repetiu a onda bolsonarista em Santa Catarina trazendo ainda mudanças significativas na ALESC.

A onda bolsonarista tirou muitos deputados estaduais e federais importantes das bancadas da Assembleia Legislativo de Santa Catarina. A declaração é do deputado estadual reeleito ALTAIR SILVA. Ele disse que algumas regiões do Estado votaram nos candidatos apoiadores de BOLSONARO, porém cada eleitor deveria levar em consideração a competência dos candidatos. Mas ele destacou que este foi o resultado democrático decido em primeiro turno. Agora em segundo turno, o deputado afirmou que o partido Progressistas irá apoiar o candidato JORGINHO MELLO, do PL, para o governo de Santa Catarina. ALTAIR salientou que este candidato não possui nenhuma ligação partidária com o PP, mas dentro da democracia a escolha do partido é esta. Para a presidência da República, o reeleito afirmou que o apoio será pela reeleição de JAIR BOLSONARO. SILVA também comentou que o partido não conseguiu eleger nenhum deputado federal. Por isso, será necessário fazer uma reformulação partidária na cúpula do PP, trazendo novas pessoas.

A Polícia Militar de Barracão foi acionada por volta das 19 horas e 15 minutos de ontem para se deslocar até o Bairro Copasa, onde segundo as informações, algumas pessoas estariam brigando. Imediatamente uma equipe se deslocou até uma residência na Rua Manoel de Souza, sendo que durante o deslocamento os policiais ouviram alguns disparos. Chegando no local foi verificado que haviam algumas pessoas com ferimentos por arma branca, com cortes pelo corpo, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para prestar socorro às vítimas, que após procedimentos foram encaminhadas ao Hospital de Dionísio Cerqueira, para atendimento médico. Ainda no local foi conversado com populares, que relataram que alguns homens que moravam nas proximidades, apareceram e que começaram a discutir com o casal de idosos, sendo que em determinado momento os homens pegaram um facão e passaram a agredir as vítimas e também a uma filha do casal.

No endereço ainda estavam duas testemunhas, que são netos do casal de idosos, os quais afirmaram ter chegado no local após o início da briga. Eles ainda informaram que os agressores seriam conhecidos de outras ocasiões. Ainda de acordo com os policiais, devido a terem ouvido os disparos, fato que foi confirmado também pelos populares, foram iniciadas buscas na tentativa de localizar alguma arma de fogo, sendo localizado em cima de uma casinha de cachorro, um carregador com 6 cartuchos intactos. Na entrada de um porão os policiais avistaram uma pistola Taurus calibre 9 milímetros com um carregador contendo 2 cartuchos intactos e mais 1 cartucho na câmara, e em embaixo de um moedor de milho foi encontrado ainda um revólver Taurus calibre 357, com 7 cartuchos intactos. No local também foi apreendido um facão que teria sido usado pelos agressores. As armas e as munições foram apreendidas e encaminhadas para os devidos procedimentos. Buscas foram realizadas, porém os suspeitos não foram localizados.

Uma carreta de um frigorífico saiu da pista e colidiu em árvores na SC-163, no município de Descanso. O acidente de trânsito foi registrado pela PMRv às 5 horas e 30 minutos desta madrugada, no Distrito de Itajubá, interior de Descanso. O caminhão era conduzido por um homem, de 36 anos, que não sofreu ferimentos. Segundo informações da PMRv, o caminhão emplacado em Iporã do Oeste estava carregado com areia.

Uma carreta de Rodeio Bonito, RS, carregada de suínos acabou tombando às margens da via, saindo da pista e colidindo contra árvores na noite de ontem às 20 horas e 50 minutos, na SC-161, nas proximidades da conhecida “curva da vaca morta”, em Palma Sola. De acordo com os bombeiros de Palma Sola, o motorista de 49 anos foi encontrado fora do veículo caído sobre a rodovia com ferimentos graves. Conforme constatado, ele apresentava um corte na cabeça com perda do couro cabeludo, suspeita de traumatismo cranioencefálico, escoriações em ambos os braços e pernas, além de entorse no tornozelo direito. Após atendimento prévio, o motorista foi levado ao hospital de Palma Sola e na mesma noite foi transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O estado de saúde dele é estável. Ainda de acordo com os bombeiros, havia dezenas de animais mortos fora da via e muitos outros feridos e presos no compartimento de carga do caminhão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.