-REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA DEVE REDUZIR ARRECADAÇÃO EM 20 BILHÕS DE REAIS
-PIB DE SC AVANÇA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL E CHEGA A NOVE POR CENTO
-COMUNIDADE ORGANIZA MANIFESTAÇÕES PARA O DIA PÁTRIA NO MUNICÍPIO
-SECRETÁRIO ADJUNTO DE SAÚDE AVALIA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-LIDERANÇAS DE ROMELÂNDIA PEDEM INSTALAÇÃO DE LOMBADAS ELETRÔNICAS NA SC 161
-POLÍCIA AMBIENTAL FAZ APREENSÃO DE MADEIRA NATIVA NA REGIÃO
-POLÍCIAS PRENDEM HOMEM SUSPEITO DE FURTO EM LOJA DE CELULARES
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os países da União Europeia discutiram nesta sexta-feira as condições para intensificar as relações com os talibãs e concordaram em estabelecer uma presença conjunta em Cabul para ajudar na retirada de mais pessoas, se a segurança no terreno assim permitir. O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, afirmou que a União Europeia precisa se relacionar com o novo governo no Afeganistão, o que não significa reconhecimento, mas uma relação operacional. BORREL também apresentou uma série de passos que as autoridades no Afeganistão teriam de cumprir, entre elas, que o Afeganistão não sirva de base para o terrorismo, que respeite os direitos das mulheres e dos meios de comunicação.
O presidente americano JOE BIDEN assinou uma ordem executiva para que o Departamento de Justiça e outras agências federais avaliem a retirada do sigilo imposto sobre os documentos de investigações do FBI sobre os ataques de 11 de setembro. O democrata vem sendo pressionado por familiares das vítimas para pôr fim ao sigilo que já dura quase duas décadas. Eles acreditam que os arquivos possam indicar se a Arábia Saudita teve alguma participação nos atentados terroristas. Quinze dos 19 terroristas da al-Qaeda envolvidos no ataque eram de origem saudita, mas a Comissão do Congresso que investigou o mais trágico atentado em solo americano não achou indícios de que eles foram financiados pelo reino.
O governo e a oposição da Venezuela retomaram, nesta sexta-feira, as negociações no México, cujo objetivo mais imediato é estabelecer um cronograma e garantias para a participação de partidos contrários a NICOLÁS MADURO nas eleições regionais de novembro. Depois de confirmar esta semana que competirá nas eleições para prefeitos e governadores em 21 de novembro, a oposição rompe com três anos de boicote eleitoral e reafirma os acordos elaborados em 13 de agosto em um memorando de entendimento durante a primeira rodada de negociações. Nesse documento, sete pontos de discussão foram levantados, entre eles os direitos políticos, garantias eleitorais e um cronograma para eleições monitoráveis.
O Governo do Distrito Federal vai reforçar o policiamento em toda região central de Brasília em razão dos atos marcados para a próxima terça-feira. A Polícia Militar realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV. Por questões de segurança, conforme já vinha sendo adotado em outras manifestações do tipo, o acesso à Praça dos Três Poderes será restrito. Haverá dois espaços para as manifestações, um para os apoiadores do presidente BOLSONARO e outro para os manifestantes contrários ao governo.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que a inflação atingiu o seu "pior" e deve cair, até o final do ano, para o patamar de sete por cento em 12 meses. Para 2022, a projeção do ministro é que a inflação chegue a quatro por cento entre janeiro e dezembro. Ao lado da atuação do Banco Central na definição dos juros, GUEDES destacou que a austeridade no controle de gastos públicos por parte do governo federal ajudará a conter a alta dos preços. Porém, avaliou que a crise energética dificulta a tarefa. Questionado sobre as mudanças aprovadas pela Câmara na reforma do Imposto de Renda, o ministro afirmou que os princípios mais importantes do texto original foram mantidos.
O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, BRUNO FUNCHAL, afirmou nesta sexta-feira que as mudanças nas regras do Imposto de Renda discutidas no Congresso Nacional podem reduzir a arrecadação do governo em 20 bilhões de reais em 2022. O texto da reforma já passou pela Câmara dos Deputados e agora deve ser votado no Senado, que pode fazer mudanças. Entre outros pontos, o texto prevê isenção do imposto para trabalhadores celetistas que recebem até dois mil e 500, manutenção da possibilidade da declaração simplificada para todas as faixas de renda, redução de sete pontos percentuais no imposto das empresas e de até 1 ponto percentual na alíquota de contribuição social e tributação e lucros e dividendos com alíquota de 15 por cento.
A edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado, divulgada nesta semana, indica agravamento generalizado das condições de estiagem em Santa Catarina. Os acumulados de chuva em agosto foram baixos na maior parte do Estado. Apenas em pontos do Litoral Norte é que a umidade transportada do oceano para a costa fez com que a chuva ficasse com valores acima dos 100 milímetros. Nas demais regiões, no geral, a precipitação acumulada ficou abaixo dos 70. Com a confirmação da permanência da previsão de chuvas abaixo da média no longo prazo, a expectativa é de que os níveis dos rios não retornem à média histórica até o início de 2022.
A paralisação de caminhoneiros prevista para a próxima terça-feira, feriado da Independência, deve se concentrar concentrem em, pelo menos, cinco cidades de Santa Catarina: Joinville, Itajaí, Biguaçu, Tubarão e Araranguá. Entre outros pontos, o caminhoneiros pedem, sobretudo, o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e voto impresso nas próximas eleições. A Associação Catarinense de Supermercados afirmou que ainda não tem informações sobre possíveis desabastecimentos a partir do feriado. A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina acredita que o abastecimento de estabelecimentos não será afetado.
O Produto Interno Bruto estadual passou de um crescimento de dois vírgula nove por cento para nove por cento nos doze meses encerrados em junho. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam que o PIB brasileiro passou de uma retração de três virgula oito para um crescimento de um vírgula por cento no mesmo período. Com isso, Santa Catarina ocupa um das melhores posições de crescimento econômico no cenário nacional. Os dados divulgados nesta sexta-feira, estão no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, uma publicação on-line e mensal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
O volume de serviços nos últimos doze meses encerrados em junho cresceu oito e meio por cento, na indústria de transformação o estado cresceu 15 por cento e no varejo ampliado, o crescimento foi 10 vírgula sete por cento e esses dados se refletiram na evolução do PIB estadual.
Um motorista que presta serviços para a Cooperoeste Terra Viva teria sido impedido de usar a bandeira do Brasil no caminhão. A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, inclusive com áudios do motorista confirmando o fato e do dono da transportadora afirmando que solicitou que tirasse a bandeira da frente do caminhão que estava atrapalhando o funcionamento do intercooler e a colocasse em qualquer outro lugar do veículo. Em nota, a Cooperativa se manifestou sobre o ocorrido e informou que o fato envolveu apenas a transportadora terceirizada e o motorista, não tendo nenhuma relação com a Cooperoeste. A nota da cooperativa está no portal da Peperi na internet.
Um grupo de empresários e demais entidades vai realizar na próxima terça-feira, feriado nacional de Sete de Setembro um evento regional em São Miguel do Oeste. A informação é do empresário e um dos organizadores da ação, VICTÓRIO BOLFE. De acordo com ele, a expectativa é que a programação reúna um grande público no centro da cidade. Conforme ele, o ato vai contar com pessoas de praticamente todos os 19 municípios pertencentes à Ameosc. Segundo BOLFE, pessoas da região de Maravilha também já confirmaram presença no evento da próxima semana em São Miguel do Oeste.
A concentração dos grupos participantes da ação da próxima terça-feira será na Praça central, Walnir Bottaro Daniel. A afirmação é do empresário e um dos organizadores, VICTORIO BOLFE. Ele destacou que a recepção das pessoas deve ocorrer por volta das duas horas da tarde. No local, haverá a presença de um carro de som com hinos e palavras de ordem. Ele salientou que por volta das três horas da tarde está prevista uma carreata saindo do centro em direção ao trevo da BR-282. BOLFE citou que o percurso deve ser pela Waldemar Rambrag retornando pela Avenida Willy Barth.
O grupo organizador do evento da próxima terça-feira tem ao menos cinco objetivos principais. O comentário é do empresário e um dos organizadores, VICTORIO BOLFE. Ele disse que a intenção é exigir o voto impresso, voto auditável, a contagem pública de todos os votos e o saneamento das instituições. Outro ponto principal que o grupo pretende abordar é a liberdade de expressão. BOLFE orientou que os interessados em participar do momento venham com bandeiras do Brasil, além de camisetas verdes e amarelas. O empresário frisou que a ação da próxima semana visa chamar atenção para que mudanças venham acontecer no Brasil.
A necessidade de ampliação do Hospital Regional foi discutida ontem durante visita do secretário adjunto de saúde, ALEXANDRE FAGUNDES, a unidade de saúde. Na companhia do presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, o secretário debateu o assunto com o diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES. Segundo o diretor, o Instituto Santé apresentou essa necessidade ao secretário e apontou os locais possíveis para a construção de uma nova ala. A nova estrutura deve permitir que o Hospital se torne referência em alta complexidade em ortopedia e neurologia. De acordo com LOPES, a ampliação seria para contemplar essas especialidades e mais 10 leitos de UTI. Ele comentou que a ortopedia e neurologia são demandas antigas da região que apresentam uma procura cada vez maior de pacientes.
O secretário adjunto de saúde, ALEXANDRE FAGUNDES, afirmou ontem durante a visita ao Hospital Regional que o Estado está trabalhando com a área técnica da secretaria para ampliar o espaço físico do Hospital Regional. Ele admitiu que a ortopedia é uma área que tem uma demanda grande, não só no Oeste, mas em todo o estado. FAGUNDES disse ainda que com essa ampliação, o governo vai qualificar a rede de atendimento, aumentando a oferta de serviço e reduzindo o tempo de espera dos procedimentos cirúrgicos. Já o presidente da Assembleia, deputado MAURO DE NADAL, explicou que a administração do Hospital vai fazer o projeto e depois disso vamos ter a estimativa de custos. Em seguida, a bancada do Oeste vai tentar garantir os recursos para a obra.
A Secretaria de Saúde de Barra Bonita vai realizar, na próxima segunda-feira, mais uma etapa da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Receberão a segunda dose as pessoas com idade entre 53 e 55 anos. Conforme a secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS, serão ao todo 60 doses para aplicação da faixa etária contemplada. A orientação é que os moradores compareçam para a vacinação das oito as 45 as 11 e 45 da manhã e entre uma e quatro da tarde. Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação.
O programa Boa Tarde Peperi abordou, nesta semana, os problemas que envolvem o trecho da SC 161 conhecido como curva da morte em Romelândia. O trecho já foi palco de vários acidentes, os últimos nessa semana. Na terça-feira à noite e na quarta á tarde, dois caminhões saíram da pista e tombaram. Na terça, o motorista ficou ferido. Na quarta-feira, três pessoas que estavam recolhendo a carga de milho que caiu do primeiro acidente foram atropeladas pela carreta. Duas ficaram feridas e uma morreu na hora. Na opinião do vereador DANILO DA FONSECA, a situação melhorou depois que foram instaladas lombadas físicas e ampliada a sinalização da alerta. O problema agora, de acordo com ele, é a falta de conscientização e excesso de velocidade na rodovia.
O vereador DANILO DA FONSECA afirmou que muitos condutores de veículos, inclusive caminhões, desviam da lombada física instalada antes da chamada Curva da Morte e passam pela contramão de direção nesse ponto da rodovia. De acordo com ele, os motoristas não reduzem a velocidade e, no caso dos caminhões, ficam muito difícil de manter o controle na parte final da serra onde está a curva onde já aconteceram vários acidentes. O vereador comentou que é preciso trafegar dentro das regras de trânsito e que muitos acidentes poderiam ter sido evitados. DANILO defende a instalação de lombadas eletrônicos da SC 161 para evitar novos acidentes no local.
A situação da SC 161 é extremamente preocupante. A afirmação é do prefeito de Romelândia, JUARES FURTADO. Ele disse que o trecho conhecido como curva da morte é um dos mais perigosos da região. O prefeito afirmou que é preciso aumentar a segurança na via com a instalação de lombadas eletrônicas. FURTADO, inclusive, já fez o pedido formal ao governo do estado para a implantação dos equipamentos o mais rápido possível.
O fato apontado por moradores que motoristas trafegam pela contramão para evitar a lombada física na SC 161 foi confirmado pela Polícia Rodoviária Estadual. O comandante da PRE, DEIBER HAEFLIGER esteve no Boa Tarde Peperi e comentou que há cerca de três anos houve um investimento em placas de sinalização e redutores de velocidade, como taxas e lombadas na rodovia. O problema, segundo HAEFLIGER é que nem todos os motoristas respeitas as normas de transito. Ele comentou que a questão é de responsabilidade de todos, especialmente dos motoristas. O policial anunciou que já pediu uma reunião com a regional do Deinfra para discutir novas medidas para ampliar a segurança na rodovia.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou na quinta-feira, um dia depois do acidente com morte na SC 161, uma operação nesse trecho da rodovia em Romelândia. A ação busca o incremento da fiscalização de trânsito principalmente em ultrapassagens irregulares e descumprimento de normas de circulação e conduta. Durante a operação, foram flagrados 11 condutores de carretas transitando na contramão de direção para desviar do redutor de velocidade física. Outros 12 condutores foram flagrados por descumprirem normas gerais de circulação e conduta. Todos foram multados. Nos últimos 20 dias, foram realizadas cinco operações nas proximidades com o mesmo objetivo.
Os proprietários de imóveis rurais nas proximidades da chamada curva da morte da SC 161 em Romelândia já pensam em vender as propriedades e deixar o local. A afirmação é do morador CARLOS LEISCHANN. Ele mora há poucos metros do local onde aconteceram mais dois acidentes nesta semana. Em entrevista para o Boa Tarde Peperi, CARLOS disse que mora na propriedade desde que nasceu há 55 anos e que já presenciou mais de 20 acidentes graves no trecho, 14 deles na área onde ele reside. O mais grave, segundo CARLOS, foi o de quarta-feira quando uma carreta saiu da pista e atropelou três pessoas, duas ficaram feridas e uma morreu. O agricultor disse que as famílias que moram nessa região da cidade já pensam em vender as áreas e se mudar para outro lugar mais seguro.
A enquete do programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira mostrou que a população aprovou a implantação de uma linha aérea entre São Miguel do Oeste e Florianópolis. DANIEL FARIAS, 32, morador do bairro Santa Rita disse que o voo regular é uma alternativa necessária e viável. Ele citou que o custo benefício ficou bom diante do transtorno que é ir de carro ou de ônibus para a capital. ROSANE DA SILVA, 34 anos, moradora do bairro Sagrado Coração de Jesus citou que a notícia é muito boa e que a linha aérea é uma grande conquista para o município. EDUARDA DA COSTA, 22 moradora do bairro Progresso citou que os valores das passagens em 600 reais são viáveis e que a região vai aproveitar muito esse novo serviço.
Os detalhes anunciados pela Aerosul para o voo entre São Miguel do Oeste e Florianópolis são positivos e a região precisa compreender e aceitar o que a empresa está oferecendo neste momento. A afirmação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que a tendência é de que outras empresas venham para a região, ampliando e melhorando ainda mais a oferta do serviço. O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST disse que essa é uma reivindicação muito antiga e que a inauguração da linha aérea deve ser comemorada pela população. Ele acredita que o projeto tem tudo para dar certo. Já o presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI afirmou que esse voo vai ser muito importante para a região, encurtar distâncias e reduzir os custos de deslocamento. Para ele, diante desse quadro, o valor de 600 reais está dentro da realidade.
A Polícia Militar Ambiental realizou, na tarde de quinta-feira, uma apreensão de madeira nativa que estava sendo transportada de maneira irregular na Linha Padre Réus, no interior do município de São José do Cedro. Em mais uma ação de fiscalização durante a Operação Hórus, a PMA flagrou o transporte irregular de madeira nativa da espécie conhecida como angico. A carga era transportada sem a devida documentação de origem florestal. O produto foi apreendido e lavrado o respectivo Auto de Infração Ambiental. O responsável pela carga responderá a processo administrativo ambiental e criminal.
Um homem ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na SC 161. O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e tombou o veículo por volta das cinco e meia em Palma Sola. O caminhão estava carregado commilho. Os bombeiros foram chamados e encontraram o motorista de 57 anos amparado por populares. Ele relatou dores nas costas, tórax e na cabeça. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Hospital Palma Sola.
Um homem foi flagrado furtando um telefone celular na manhã de ontem no centro de São Miguel do Oeste. As câmeras de segurança da empresa registraram o crime. Nas imagens é possível perceber o momento em que um homem entra no estabelecimento, olha em volta e furta um celular que estava em um balcão. Ele se aproveita do momento em que a atendente da revenda autorizada atendia uma cliente para pratica o furto. Depois disso, o autor do furto demonstra interesse em um telefone, pede para olhar o produto e o devolve para a atende. Ele saiu da loja e em seguida a funcionária percebe que a falta do telefone que estava no outro balcão. A PM foi acionada e lavrou o boletim de ocorrência.
O homem suspeito de furtar um telefone celular em uma loja no centro da cidade foi detido no final da tarde de ontem. Depois do crime, o suposto autor foi até a rodoviária do município para comprar uma passagem para o Paraná. Como não possuía documentos ele foi informado que deveria ir na Delegacia de Polícia para a elaborar de um Boletim de Ocorrências por perda. Ao chegar na delegacia, ele foi detido pelo furto do celular. O suspeito é chileno e não possuía permissão para estar no Brasil. No seu país de origem, ele possui uma ficha criminal extensa. A localização do homem e a recuperação do aparelho só foi possível graças a troca de informações entre as polícias Civil e Militar com apoio da população.