-PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 12,9% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ VOTADA HOJE NO PLENÁRIO DA ALESC
-FRIGORÍFICO DO MUNICÍPIO CONTRATA MAIS DE 170 TRABALHADORES DA BAHIA
-MUNICÍPIO VAI VACINAR POPULAÇÃO EM GERAL CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO
-ESTADO DEFINE QUATRO AÇÕES PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR
-INCÊNDIO DESTRÓI VEÍCULO EM COMUNIDADE RURAL
-COLISÃO ENTRE CAMIONHONETE E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Conselho de Governadores do FMI aprovou nesta segunda-feira o aumento da sua capacidade de reserva em 650 bilhões de reais, passo mais recente para uma iniciativa de ajuda aos países mais vulneráveis. A iniciativa aumenta a capacidade de empréstimos do Banco Mundial. O programa, que havia sido aprovado pelo conselho executivo do fundo no mês passado, será implementado no próximo dia 23. Os países emergentes e em desenvolvimento receberão um total de cerca de 275 bilhões de dólares.
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, que doaram mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todo o mundo, entre elas cerca de 30 milhões para países do continente americano, e prometeu entregar mais nas próximas semanas. A Casa Branca disse que isso marca "só o começo" dos esforços do presidente JOE BIDEN para ajudar a salvar vidas em todo o mundo. Até agora, os Estados Unidos enviaram 111 milhões e 701 mil doses para mais de 60 países, a maioria por meio da iniciativa internacional Covax impulsionada pela Organização Mundial da Saúde.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta terça-feira a renúncia do governador de Nova York, ANDREW CUOMO, após uma investigação concluir que o poderoso político democrata assediou sexualmente várias mulheres. O governador democrata negou as acusações em meio a pedidos de renúncia. Segundo a investigação independente de cinco meses revelada nesta terça, CUOMO assediou sexualmente várias mulheres e criou um "clima de medo" dentro de seu governo. A procuradoria-geral do Estado de Nova York afirmou que o governador "assediou sexualmente várias mulheres e, ao fazê-lo, violou a lei federal e estadual”.
O presidente do Brasil, JAIR BOLSONARO, afirmou nesta terça-feira que "não aceitará intimidações", um dia após o Tribunal Superior Eleitoral iniciar uma investigação por seu questionamento sobre a transparência das urnas eletrônicas. Ele disse que vai continuar exercendo o direito de cidadão e de liberdade de expressão, de criticar, de ouvir e atender, acima de tudo, a vontade popular. BOLSONARO vem questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas, em vigor desde 1996. O presidente não pede o retorno das cédulas de papel, mas sim que, após cada votação, seja impresso um comprovante na urna eletrônica para que os votos possam ser contados fisicamente.
A produção industrial brasileira teve variação nula, de zero por cento, na passagem de maio para junho. Com o resultado, a atividade do setor teve expansão de 12 vírgula nove por cento nos primeiros seis meses do ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado ocorre mesmo com os três meses consecutivos de perdas no acumulado entre fevereiro e abril, período em que o setor acumulou perda de quatro vírgula sete por cento em meio à segunda onda da pandemia do coronavírus. O avanço do setor no primeiro semestre do ano foi guiado por quatro categorias econômicas e 21 das 26 atividades pesquisadas. A maior influência entre as atividades veio de veículos automotores, reboques e carrocerias.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, negou nesta terça-feira que a Proposta de Emenda à Constituição dos precatórios seja um calote e que dívidas menores de 450 mil reais poderão ser pagas à vista. A previsão é a de que a proposição seja apresentada nos próximos dias pelo governo ao Congresso. Os precatórios são dívidas da União decorrentes de decisões judiciais definitivas. O ministro disse ainda que o governo já fez as contas e será possível quitar à vista e integralmente todos os precatórios menores de 450 mil nos próximos anos. Somente os valores acima desse patamar deverão ser parcelados pelo governo federal. GUEDES usou a expressão “devo não nego, pago quando puder”, para se referir a situação dos precatórios do governo federal.
Dos 295 municípios catarinenses, 97 não registraram nenhum óbito causado pela Covid-19 em julho, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, notificados pelas gestões municipais. É o maior número desde fevereiro, quando 122 cidades não registraram mortes. Na avaliação do governador CARLOS MOISÉS, a melhora gradual dos números da pandemia é resultado principalmente do avanço da vacinação. Os números relacionados à Covid-19 em Santa Catarina, como óbitos e casos ativos, apresentam melhora consistente desde o pico, em março. Mesmo com a redução, a secretaria de saúde reforça que os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e higienização constante das mãos com álcool em gel.
Santa Catarina está entre os estados brasileiros com o pior índice de defensores públicos no país. O Estado tem relação de um defensor para cada 54 mil e 76 pessoas, número bem abaixo do ideal estabelecido pelo Ministério da Justiça, de um profissional para atender cada 15 mil pessoas em situações de vulnerabilidade. A conclusão faz parte do segundo Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, lançado nesta terça-feira pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. Santa Catarina conta com 120 cargos existentes para defensoras e defensores públicos e apenas 115 cargos efetivamente ocupados.
A reforma da Previdência de Santa Catarina vai à votação nesta quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. A análise final dos deputados nos projetos que mudam as regras de aposentadoria e pensão para servidores estaduais ocorre um mês e meio depois de o governo MOISÉS apresentar o texto original da proposta. As principais alterações foram a redução do pedágio de cem para 50 por cento do tempo faltante na regra de transição para quem está perto de se aposentar, o fim da alíquota extraordinária proposta pelo governo para parte dos servidores, o aumento no cálculo da pensão por morte, que inicia a partir de 60 por cento do valor, e não mais 50, somando-se a mais 10 por cento por dependente. Um ponto que ainda está discussão reduz a isenção de aposentados, passando a cobrar alíquota de 14 por cento de quem ganha acima de um salário mínimo, hoje, esse valor só é cobrado de inativos que recebem acima de seis mil e 400 reais.
O município promoveu, na última semana, uma oficina de Elaboração de Projetos Culturais no espaço Multicultural Gaspo Harmônica, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de auxílio à cultura. O trabalho foi coordenado pelo músico, compositor, educador musical e produtor cultural, GASPO HARMÔNICA, que abordou temas sobre autoconhecimento artístico, análise do mercado cultural, elaboração de release, currículo e portfólio, contextualização de ideias e captação de recursos. A próxima turma será nesta sexta e sábado. Na sexta, as aulas acontecem das seis e meia da tarde as nove e meia da noite no sábado, das nove ao meio dia.
A oficina de Elaboração de Projetos Culturais terá ainda mais uma turma no município. A capacitação traz detalhes do processo de montagem de projetos para captar recursos no setor cultural e é voltada para os diversos setores da arte. As inscrições para a terceira turma já estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Cultura, na Rua Sete de Setembro, antiga câmara de vereadores. As aulas da terceira turma da oficina de Elaboração de Projetos Culturais devem ocorrer nos dias 24 e 25 de setembro. Outras informações sobre a inscrição e a capacitação podem ser obtidas pelo telefone 3631 2089.
A JBS está contratando trabalhadores da Bahia para as unidades da empresa no município. Amanhã, devem chegar 86 pessoas do município de Serrinha. Eles deixaram a Bahia na segunda-feira e devem chegar à cidade nesta quinta-feira. O grupo vai trabalhar na unidade de suínos da Linha Cruzinhas. Em junho, a JBS contratou um grupo de 92 trabalhadores que vieram de Santanópolis, também na Bahia. A projeção da empresa é contratar mais um grupo de baianos em setembro. Segundo a empresa, a contratação se deu em razão da falta de mão de obra na região e também para auxiliar famílias em vulnerabilidade social na Bahia.
A Casan está investindo cerca de 390 mil reais na rede de distribuição de água na região central de São Miguel do Oeste. De acordo com o gerente da agência do município, VITOR GOUVEIA, os investimentos tem o objetivo de reduzir a frequência dos vazamentos e rompimentos na rede. O trabalho está sendo realizado na rua Santos Dumont e na Avenida Getúlio Vargas. Ele explicou que a ação é em conjunto com a prefeitura que faz o recapeamento das ruas. A rede de água está sendo deslocada para as laterais das ruas. O gerente comentou ainda que a nova rede reduz perda e melhora a distribuição pois a tubulação utilizada é maior do que a anterior. Ao todo foram instalados dois mil 250 metros de tubulação e novas ligações somente nessas duas vias centrais.
Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Outras 24 pessoas entraram para a lista de recuperados. O número atualizado de casos ativos de Covid é de 65 moradores. No Hospital Regional, a taxa de ocupação dos leitos na UTI Covid é de 80 por cento com 20 pacientes internados. Na ala de enfermaria, são 10 confirmados com taxa de ocupação em 62 por cento. A campanha de vacinação contra a Covid segue nesta quarta-feira com a aplicação da primeira dose para pessoas com 32 anos e da segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz para as pessoas que receberam a primeira em 26 de maio. A vacinação vai até as seis da tarde na praça Walnir Botaro Daniel.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realiza neste sábado uma ação especial de vacinação contra a gripe para toda a população adulta e infantil, a partir dos seis meses de idade. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas, enfermeira JAQUELINE TOMIELLO, todos os postos de saúde, do centro e dos bairros, estarão atendendo sem intervalo, das oito da manhã as quatro da tarde. No total, três mil e 300 doses estarão disponíveis divididas de forma proporcional entre as unidades de saúde. Cada morador deve se dirigir à unidade em que está cadastrado para se imunizar contra a gripe.
A vacinação contra a gripe para a população de todas as idades está ocorrendo porque sobraram dose da campanha de imunização dos grupos prioritários. Neste ano, o município teve uma sobra de mais de três mil doses do imunizantes. Essa quantidade agora está a disposições dos moradores que não fazem parte dos grupos beneficiados na primeira etapa da campanha. Para receber a vacina neste sábado é necessário apresentar o Cartão do SUS, RG ou CPF e Carteira de Vacinação. Quem estiver com febre, deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade. Também é necessário observar o intervalo de pelo menos 14 dias da vacina contra covid, a fim de evitar possíveis reações.
O município de Bandeirante já vacinou dois mil 269 pessoas com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid. De acordo com o enfermeiro coordenador da unidade de saúde, LUCIANO FIORENTIN, 943 moradores já receberam as duas doses e estão com o esquema vacinal completo. Levando em conta os números da população segundo o IBGE, Bandeirante já superou a marca de cem por cento dos habitantes com ao menos uma dose. O percentual de cobertura vacinal com duas doses se aproxima de 50 por cento com base nos dados do IBGE.
A câmara de vereadores mirins realizou nesta terça-feira a sessão ordinária do mês de agosto. Durante a reunião, realizada por videoconferência, foram apresentadas duas proposições. A estudante ANA VITÓRIA FURLAN RAUBER solicitou à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar comedouros e bebedouros para animais em situação de abandono que circulam pelas ruas de São Miguel do Oeste. O outro pedido foi apresentado por ISABELA REGINATTO. Ela sugeriu a criação de um memorial em homenagem às pessoas falecidas em decorrência da Covid-19 no município. O objetivo, segundo a vereadora mirim, é marcar historicamente o enfrentamento e as consequências da pandemia e oferecer aos familiares um local de homenagem às vítimas da doença.
O município de São Miguel do Oeste vai continuar com a trituração de galhos nos bairros somente até o final deste mês. A informação é do secretário-adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. De acordo com ele, o atual cronograma será finalizado neste mês e por isso os moradores devem ficar atentos. Conforme ele, a ação é de extrema importância e visa deixar a cidade mais bonita, além de auxiliar as famílias do interior que fazem uso do material já triturado. Segundo BARP, nesta semana o trabalho está ocorrendo no bairro Andreatta e vai seguir até a próxima quinta-feira , atendendo todos os moradores dessa localidade.
Os moradores que tiverem galhos em seus terrenos, devem deixar os mesmos na rua em frente às suas residências. A orientação é do secretário-adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. Ele destacou que é fundamental essa parceria, pois após a passagem da equipe pelo bairro, os profissionais não vão retornar tão cedo para executar esse tipo de ação. Ele reforçou que além do bairro Andreatta, a trituração também vai ocorrer nas sextas e sábados no centro da cidade. BARP lembrou que atualmente 15 famílias do interior estão na lista de espera para receber as cargas de galhos triturados.
A partir do mês que vem a secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste vai focar as ações nas árvores que estão nas calçadas do município. A afirmação é do secretário-adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele comentou que na oportunidade, os profissionais farão podas diversas, além da substituição daquelas que estiverem danificando as calçadas ou que estão encostando na rede elétrica. Ele disse que as árvores que estão muito próximas de residências e prédio e que estejam causando algum tipo de transtorno também receberão atenção por parte da secretaria. CLÁUDIO BARP ressaltou que onde as plantas serão substituídas, o setor irá fazer o plantio de novas espécies. Ele explicou que essas variedades serão de acordo com cada localidade, visando evitar que problemas futuros ocorram novamente.
A prefeitura de São Miguel do Oeste reforçou, nesta terça-feira, que está recebendo inscrições para o programa Passeio Popular. Os pedidos devem ser feitos no setor de protocolo da prefeitura. Uma comissão permanente formada por servidores da Administração, Urbanismo, Planejamento, Saúde e Assistência Social irá analisar cada situação. Para se enquadrar nesse programa, que prevê auxilio para a construção das calçadas, a família deve possuir somente um imóvel e residir nele, estar inserida no Cadastro Único ou possuir renda máxima de três salários mínimos entre todos os moradores da casa e ter algum integrante acometido por doença grave, listada em lei município. Quem possuir renda de até cinco salários mínimos também tem a possibilidade de receber o benefício, inscrevendo-se no Programa de Colaboração para Construção de Calçadas e Passeios Públicos. Neste caso, o auxílio pode ser apenas parcial.
O município está fazendo um levantamento do número de famílias que podem ser atendidas pelo programa Passeio Popular. A informação é do secretário adjunto de Urbanismo e presidente da Comissão Permanente, CLAUDIO BARP. Ele explicou que assim que os pedidos forem finalizados e analisados pela comissão permanente, os trabalhos de construção das calçadas serão feitos a partir do centro, seguindo para a Vila Nova, Comunidade São Francisco de Assis, Morada do Sol, Vila Maria e, posteriormente, aos demais bairros. Em nota, a administração reforçou o pedido para que os interessados providenciem os documentos solicitados a fim de dar mais praticidade à análise das solicitações.
A Década da Agricultura Familiar foi lançada nesta semana em Santa Catarina. A ação faz parte do plano de ação global contra a fome e a pobreza liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Com atraso por causa da pandemia, o lançamento aconteceu nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e marca a união do Governo do Estado, parlamentares, iniciativa privada e produtores rurais para incentivar a agricultura familiar. O secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA, esteve no Peperi Entrevista e disse que o Estado vai reforçar as ações com o foco na valorização do setor produtivo das pequenas propriedades. Em Santa Catarina, 78 por cento dos estabelecimentos agropecuários e 72 e meio por cento das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.
A secretaria estadual de Agricultura elegeu quatro pilares para sustentar as ações de fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com o secretário ALTAIR SILVA, as políticas públicas do governo estão voltadas para a melhoria das estradas que escoam a produção agrícola, para o aumento da reservação de água no campo, para a ampliação da rede de internet de fibra ótica e para qualificar o fornecimento de energia elétrica no meio rural. SILVA disse que estradas, água, internet e energia formam as condições necessárias para a agricultura familiar continuar avançando.
O secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA também comentou que o estado de Santa Catarina vem investindo fortemente para melhorar as condições da agricultura familiar. Ele citou um estudo da Epagri apontou que cada um real aplicado na agricultura provoca um retorno de quase sete reais n economia. SILVA destacou que existe um conjunto de esforços entre o governo e as entidades para fortalecer o setor. De acordo com o secretário, o governo vai injetar cerca de cinco bilhões no setor agropecuário catarinense neste ano. Ele comentou que as ações de estruturar as condições de produção também tem reflexos na manutenção do jovem no campo e na garantia da sucessão nas pequenas propriedades.
Uma caminhonete foi completamente destruída na tarde de ontem no interior do município de Itapiranga. O fato foi registrado por volta das duas e meia da tarde na Linha Conceição. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada e realizou o combate as chamas que atingiram uma Caminhonete F-1000, placas de Itapiranga. Conforme o proprietário, o veículo estava estacionado nas proximidades de uma carvoaria quando o fogo iniciou. A caminhonete tinha carroceria de madeira e era utilizada para realizar o transporte de carvão. No momento do incêndio o veículo estava carregado. As causas do fogo não foram confirmadas oficialmente. Ninguém ficou ferido.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente nesta terça-feira nas proximidades do trevo de acesso a cidade de São João do Oeste. A colisão aconteceu por volta do meio-dia e envolveu uma caminhonete Hilux, placas de Itapiranga, e uma motocicleta CG 150, placa padrão Mercosul. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu o motociclista, um rapaz de 20 anos, com escoriações nas mãos e nas pernas. Após os primeiros socorros, ele foi conduzido ao Hospital de São João do Oeste.