ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 04/08/2021

GLOBO EM FOCO – 03/08/21

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 12,9% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ VOTADA HOJE NO PLENÁRIO DA ALESC

-AVICULTORES MOSTRAM INSATISFAÇÃO COM REAJUSTES

-AEST-CDL REALIZA FEIRÃO PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

-HOSPITAL DE ITAPIRANGA ANUNCIA NOVAS ESPECIALIDADES

-PROBLEMAS COM A VOZ GERAM ALERTA EM EQUIPE DA SAÚDE

-JOVEM É MORTA POR COMPANHEIRO EM PINHEIRINHO DO VALE

-NONA REGIÃO DA PM DE FRONTEIRA TEM NOVO COMANDANTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O Conselho de Governadores do FMI aprovou nesta segunda-feira o aumento da sua capacidade de reserva em 650 bilhões de reais, passo mais recente para uma iniciativa de ajuda aos países mais vulneráveis. A iniciativa aumenta a capacidade de empréstimos do Banco Mundial. O programa, que havia sido aprovado pelo conselho executivo do fundo no mês passado, será implementado no próximo dia 23. Os países emergentes e em desenvolvimento receberão um total de cerca de 275 bilhões de dólares.


Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, que doaram mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todo o mundo, entre elas cerca de 30 milhões para países do continente americano, e prometeu entregar mais nas próximas semanas. A Casa Branca disse que isso marca "só o começo" dos esforços do presidente JOE BIDEN para ajudar a salvar vidas em todo o mundo. Até agora, os Estados Unidos enviaram 111 milhões e 701 mil doses para mais de 60 países, a maioria por meio da iniciativa internacional Covax impulsionada pela Organização Mundial da Saúde.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta terça-feira a renúncia do governador de Nova York, ANDREW CUOMO, após uma investigação concluir que o poderoso político democrata assediou sexualmente várias mulheres. O governador democrata negou as acusações em meio a pedidos de renúncia. Segundo a investigação independente de cinco meses revelada nesta terça, CUOMO assediou sexualmente várias mulheres e criou um "clima de medo" dentro de seu governo. A procuradoria-geral do Estado de Nova York afirmou que o governador "assediou sexualmente várias mulheres e, ao fazê-lo, violou a lei federal e estadual”.

O presidente do Brasil, JAIR BOLSONARO, afirmou nesta terça-feira que "não aceitará intimidações", um dia após o Tribunal Superior Eleitoral iniciar uma investigação por seu questionamento sobre a transparência das urnas eletrônicas. Ele disse que vai continuar exercendo o direito de cidadão e de liberdade de expressão, de criticar, de ouvir e atender, acima de tudo, a vontade popular. BOLSONARO vem questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas, em vigor desde 1996. O presidente não pede o retorno das cédulas de papel, mas sim que, após cada votação, seja impresso um comprovante na urna eletrônica para que os votos possam ser contados fisicamente.


A produção industrial brasileira teve variação nula, de zero por cento, na passagem de maio para junho. Com o resultado, a atividade do setor teve expansão de 12 vírgula nove por cento nos primeiros seis meses do ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado ocorre mesmo com os três meses consecutivos de perdas no acumulado entre fevereiro e abril, período em que o setor acumulou perda de quatro vírgula sete por cento em meio à segunda onda da pandemia do coronavírus. O avanço do setor no primeiro semestre do ano foi guiado por quatro categorias econômicas e 21 das 26 atividades pesquisadas. A maior influência entre as atividades veio de veículos automotores, reboques e carrocerias.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, negou nesta terça-feira que a Proposta de Emenda à Constituição dos precatórios seja um calote e que dívidas menores de 450 mil reais poderão ser pagas à vista. A previsão é a de que a proposição seja apresentada nos próximos dias pelo governo ao Congresso. Os precatórios são dívidas da União decorrentes de decisões judiciais definitivas. O ministro disse ainda que o governo já fez as contas e será possível quitar à vista e integralmente todos os precatórios menores de 450 mil nos próximos anos. Somente os valores acima desse patamar deverão ser parcelados pelo governo federal. GUEDES usou a expressão “devo não nego, pago quando puder”, para se referir a situação dos precatórios do governo federal.

Dos 295 municípios catarinenses, 97 não registraram nenhum óbito causado pela Covid-19 em julho, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, notificados pelas gestões municipais. É o maior número desde fevereiro, quando 122 cidades não registraram mortes. Na avaliação do governador CARLOS MOISÉS, a melhora gradual dos números da pandemia é resultado principalmente do avanço da vacinação. Os números relacionados à Covid-19 em Santa Catarina, como óbitos e casos ativos, apresentam melhora consistente desde o pico, em março. Mesmo com a redução, a secretaria de saúde reforça que os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e higienização constante das mãos com álcool em gel.


Santa Catarina está entre os estados brasileiros com o pior índice de defensores públicos no país. O Estado tem relação de um defensor para cada 54 mil e 76 pessoas, número bem abaixo do ideal estabelecido pelo Ministério da Justiça, de um profissional para atender cada 15 mil pessoas em situações de vulnerabilidade. A conclusão faz parte do segundo Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, lançado nesta terça-feira pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. Santa Catarina conta com 120 cargos existentes para defensoras e defensores públicos e apenas 115 cargos efetivamente ocupados.


A reforma da Previdência de Santa Catarina vai à votação nesta quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. A análise final dos deputados nos projetos que mudam as regras de aposentadoria e pensão para servidores estaduais ocorre um mês e meio depois de o governo MOISÉS apresentar o texto original da proposta. As principais alterações foram a redução do pedágio de cem para 50 por cento do tempo faltante na regra de transição para quem está perto de se aposentar, o fim da alíquota extraordinária proposta pelo governo para parte dos servidores, o aumento no cálculo da pensão por morte, que inicia a partir de 60 por cento do valor, e não mais 50, somando-se a mais 10 por cento por dependente. Um ponto que ainda está discussão reduz a isenção de aposentados, passando a cobrar alíquota de 14 por cento de quem ganha acima de um salário mínimo, hoje, esse valor só é cobrado de inativos que recebem acima de seis mil e 400 reais.

AEST-CDL realiza Feirão para renegociação de dívidas. Objetivo é quitar a dívida no comércio local. Conforme a Secretária Executiva da Associação Empresarial de Tunápolis e Santa Helena, JAQUELINE EPPING, serão 10 dias para regularizar a situação e voltar a consumir no comércio local. O feirão se estende até sábado, dia sete de agosto. A secretária executiva reforça que esta é uma iniciativa da AEST CDL de Santa Catarina e engloba todas as Associações Empresariais do estado. JAQUELINE EPPING destaca que o feirão traz a oportunidade do inadimplente regularizar sua situação com condições especiais de pagamento. O consumidor deve procurar a AEST de sua cidade ou diretamente na empresa onde há o débito. Conforme ela, o feirão proporciona facilidade e rapidez na renegociação das dívidas.

JAQUELINE EPPING destaca que as empresas participantes estão oportunizando descontos de até 50 por cento e condições de pagamento em até 10 vezes conforme critérios de cada estabelecimento. A secretaria executiva revela que conforme os dados disponibilizados, nos últimos dois anos, o número de inadimplentes tem se mantido no município de Tunápolis e Santa Helena, onde há 6,5 por cento de inadimplência. Conforme ela, comparado a nível de estado de Santa Catarina, o percentual é considerado baixo, onde 15 por cento da população em Santa Catarina se encontra economicamente ativo. Ela chama a atenção que esta é a única oportunidade do ano para regularizar a situação com condições especiais. JAQUELINE destaca que o processo é rápido, pois o contrato de renegociação junto com o boleto sai na hora e assim que for efetuado o pagamento da primeira parcela o consumidor já sai do vermelho. /

Avicultores manifestam insatisfação com reajuste de agroindústria. Negociação com JBS não agradou os integrados da região Extremo Oeste. Segundo o presidente da Associação Regional de Avicultores, GENÉSIO ANTON, ocorreu um amplo trabalho em parceria com CADEC e representantes da empresa. Foram três reuniões para discutir o custo de produção, no entanto no encontro para definir o reajuste o resultado ficou muito abaixo do esperado. ANTON explica que as análises de custos ocorreram junto com técnicos da empresa e ficou constatado que os avicultores possuem custo de 96 centavos por frango, porém recebem apenas 95 centavos, isso após o reajuste. O aumento foi de quatro por cento não atende os interesses dos integrados.

Segundo GENÉSIO ANTON, a alegação da empresa é de que o tratamento é igual em todo o Brasil. O problema começa com a condição de Unidade Compartimentada que gera um status sanitário superior, sendo a única unidade do mundo nesta condições que geram benefícios para a agroindústria. Porém esta condição aumenta o custo de produção aos avicultores. Um dos exemplos está nas exigências da agroindústria com apenas uma fábrica de maravalha credenciada, tirando do produtor a possibilidade de negociar menor preço. ANTON também cita a distância para a compra de insumos que eleva o custo de produção. O presidente alega que o reajuste igual e até inferior a outras unidades. ANTON diz que a luta continua, porém a empresa não fala em lucro para o produtor que acaba apenas trocando figurinhas neste trabalho diário na avicultura.

Presidente da Associação Regional dos Avicultores relata desanimo geral entre os produtores. GENÉSIO ANTON afirma que até mesmo a Associação tem seu trabalho prejudicado, pois não consegue atingir seus objetivos. Cita ainda que os avicultores possuem dividas para atenderem as exigências e acabam sem solução. ANTON demonstra preocupação com a sucessão nas granjas de criação de aves. Aponta que a idade média é muito alta e poucos jovens estão aderindo a sucessão. O presidente projeta dificuldade em manter a quantidade de aviários para atender a demanda na criação de frangos na região. A reportagem da Rádio Itapiranga buscou a versão da JBS, porém a empresa preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Produtores com final de CPF sete e oito têm direito a receber o bônus agrícola neste mês em Tunápolis. De acordo com a secretária de Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, os produtores deverão apresentar notas relacionadas à compra de insumos, materiais utilizados na propriedade, construção, horas máquina e também outros tipos, como recibo de luz ou óleo diesel, relacionadas a 2020, para então receber o bônus. O agricultor também não deve ter pendências com qualquer setor da Agricultura para receber o benefício. DIRCELEI lembra que todas as notas precisam ser de compras efetuadas no município de Tunápolis. Produtores com CPF final cinco e um, dois e quatro, nove e seis, já receberam o benefício em meses anteriores.

Recentemente Tunápolis fez mais uma entrega de nitrogênio aos agricultores. DIRCELEI ARENHARDT enfatiza que ela ocorre até duas vezes por mês, sempre na Secretaria de Agricultura, onde os produtores abastecem o botijão deles. A secretária salienta que os demais serviços, como inseminação e atendimentos veterinários, assim como o Programa Mais Serviços, estão em andamento. No caso do Mais Serviços, destaca que ele teve uma boa adesão e por meio dele são realizados vários trabalhos. Já houve mais de mil horas máquina terceirizadas prestadas aos agricultores do município.

Atendimento regional na saúde tem evolução, porém ainda enfrenta restrições. A informação é do diretor do Hospital Sagrada Família-Santé de Itapiranga, JANIR BACH. De acordo com ele a evolução é gradativa e seguindo todos os protocolos ainda vigentes. Nas cirurgias gerais a prioridade segue para a população de Itapiranga conforme contrato estabelecido com o município. A equipe também está ampliando atendimento para novas consultas para zerar fila da Secretaria Municipal da Saúde devido a uma demanda represada nos últimos meses. O diretor alerta que ainda é necessário observar restrições impostas pela pandemia que limitam as ações e ampliam os cuidados nas questões de aglomeração. JANIR BACH chama atenção para as cirurgias de ortopedia que estão tendo sequência com bons resultados.

Na semana passada foram mais 13 procedimentos que ocorrem de forma continua com dois profissionais que atuam no hospital. O atendimento na área vascular também possui grande demanda regional e seguem com atendimento normal. O diretor do hospital chama atenção para especialidade em Urologia, outro atendimento especializado que passa ser realizado no hospital de Itapiranga. Ele comemora a ampliação dos serviços no Hospital Sagrada Família e chama atenção para a contração de médicos clínicos gerais para o plantão presencial 24 horas. O hospital de Itapiranga mantém média de internações de 600 pacientes por mês.

Alterações na voz servem de alerta para equipe da saúde. A preocupação é manifestada pela fonoaudióloga da secretaria da saúde de Itapiranga, ALINE WEIS. Ela destaca que mudanças de voz pode ser um sinal de câncer de cabeça e pescoço, como situações mais comuns na laringe e língua. Em consultas ou relatos de frequentes problemas com alteração na voz desperta alerta da equipe de profissionais da saúde. ALINE diz que é preciso ter cuidado e procurar atendimento médico para identificar a origem do problema. A profissional destaca ainda que é preciso mitos sobre tratamentos apontados como milagrosos e que na verdade só prejudicam a garganta e a voz. Ela lembra que gengibre, gargarejo água morna, chá e vinagre não contribuem em nada.

ALINE WEIS cita que o gengibre na verdade é prejudicial, pois cria uma sensação de alivio imediato e a pessoa acaba forçando a voz além do ideal e causando ainda mais danos. Nem produtos industrializados escapam das observações negativas como balas e pastilhas, que segundo a fonoaudióloga são apenas ações paliativas, sem qualquer eficácia na solução de problemas. Ela diz que o melhor é ter ações preventivas como evitar alterações de temperatura com alimentos quentes e gelados, evitar cigarro e bebida alcoólica. Estas medidas evitam lesões nas cordas vocais e contribuem para uma garganta mais saudável.

Cuidados simples podem contribuir de forma significativa para as cordas vocais. A fonoaudióloga ALINE WEIS recomenda as pessoas que usam a voz como ferramenta de trabalho, incluindo professores, radialistas e palestrantes a comerem pelo menos uma maçã por dia. Esta fruta contribui na limpeza da garganta e na saúde. ALINE recomenda ainda para as pessoas evitarem a automedicação, pois o uso excessivo de remédios causa problemas extras e ainda não oferecem solução para doença já existente. Citaque ficar sem voz pode ser grave e a melhor medida é procurar atendimento médico para realização de exames para identificar a causa do problema.

Motociclista sofre ferimentos em colisão contra caminhonete. Foi por volta do meio dia de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente no trevo de acesso a cidade de São João do Oeste. Os socorristas atenderam um jovem de 20 anos, morador de São João do Oeste. Ele conduzia uma motocicleta Honda que se envolveu em colisão com uma caminhoneta. Vítima apresentava escoriações nas mãos e pena esquerda. Foi atendida e conduzida hospital de São João do Oeste. Na caminhoneta encontravam-se dois ocupantes os quais não sofreram ferimentos.

Adolescente de 15 anos é apreendido por posse de drogas por volta do meio dia de ontem, na Rua José Bernardi, Bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. A Guarnição do Tático da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Rua Março Domenico Orso, quando abordou uma motocicleta. O caroneiro, ao descer da moto, largou duas pedras de crack, embaladas em papel alumínio. Em busca pessoal, a polícia constatou que se tratava de um adolescente de 15 anos. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a apreensão do menor.

Mulher fica ferida em acidente com moto e bicicleta em Itapiranga. Foi as 13 horas desta terça-feira, na Rua do Comércio, em Itapiranga. Conforme as informações obtidas pela reportagem da Peperi no local, o acidente envolveu uma motocicleta Biz, placa de Itapiranga e uma bicicleta. O SAMU de Itapiranga atendeu a motociclista, uma mulher de 49 anos, que sofreu fratura em um dos braços. Após o primeiro atendimento, ela foi conduzida ao Hospital de Itapiranga. O ciclista abandonou a bicicleta no local e fugiu a pé.

Veículo é completamente destruído no interior de Itapiranga. Caminhonete estava carregada com sacos de carvão. Foi por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem, na localidade de Conceição. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência com incêndio em veículo Ford F100. O fogo consumiu toda a estrutura do veículo. Os bombeiros realizaram a extinção final das chamas e fizeram o rescaldo. Segundo o proprietário, o veículo estava carregado com carvão e possivelmente foi essa a origem do incêndio. O empresário e vereador de Itapiranga havia retirado durante a manhã o carvão dos fornos e o depositado na caminhoneta. Por volta das 14 horas e 20 minutos escutou barulho e verificou que o veículo estava em chamas. A caminhonete que tinha carroceria de madeira e era utilizada para fazer o transporte do carvão até os seus clientes.

Nona Região de Polícia Militar de Fronteira tem novo comandante. A Solenidade de passagem de comando foi realizada ontem, em São Miguel do Oeste. O ato ocorreu na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira e o Tenente-Coronel PM JAILSON FRANZEN passou o comando da unidade para o Tenente-Coronel PM ALFREDO VON KNOBLAUCH. O tenente-coronel Knoblauch além do curso de especialização de oficiais, é Bacharelado em Direito, pós graduado em Gestão de Segurança Pública, possuí especialização em Gestão de segurança Pública e é Mestre em Trabalho Social e Intervenção Sócio Educativa, comandou a equipe Policial Militar no Grupo de Atuação Especial de Combate a Organização Criminosa, GAECO ,o 1º Batalhão de Polícia Militar em Itajaí.

Atualmente Tenente-Coronel PM ALFREDO VON KNOBLAUCH exercia a função de Chefe do Estado Maior da terceira Região de Polícia Militar. O Tenente-coronel JAILSON FRANZEN continuará atuando no como comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. A Solenidade foi presidida pelo subcomandante-geral da PMSC Coronel MARCELO PONTES e contou com a presença de prefeitos de municípios do Extremo Oeste entre outras autoridades regionais.

Jovem é morta por companheiro em Pinheirinho do Vale. Uma jovem de 21 anos foi morta pelo companheiro por volta das 20 horas de ontem, na Linha União, em Pinheirinho do Vale. Camila Damasceno da Silva, de 21 anos, foi encontrada morta na residência com sinais de ferimento ocasionados por uma faca, na região do coração. Segundo informações da Brigada Militar, o golpe de faca teria sido desferido pelo companheiro após um desentendimento entre o casal. O casal tinha um filho de apenas três anos que foi deixado pelo pai na residência de um vizinho. A Polícia Civil esteve no local e localizou o cabo e a lâmina de uma faca, possivelmente usada no crime. O suspeito de ter cometido o crime, um homem de 50 anos, está foragido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.