De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Conselho de Governadores do FMI aprovou nesta segunda-feira o aumento da sua capacidade de reserva em 650 bilhões de reais, passo mais recente para uma iniciativa de ajuda aos países mais vulneráveis. A iniciativa aumenta a capacidade de empréstimos do Banco Mundial. O programa, que havia sido aprovado pelo conselho executivo do fundo no mês passado, será implementado no próximo dia 23. Os países emergentes e em desenvolvimento receberão um total de cerca de 275 bilhões de dólares.
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, que doaram mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todo o mundo, entre elas cerca de 30 milhões para países do continente americano, e prometeu entregar mais nas próximas semanas. A Casa Branca disse que isso marca "só o começo" dos esforços do presidente JOE BIDEN para ajudar a salvar vidas em todo o mundo. Até agora, os Estados Unidos enviaram 111 milhões e 701 mil doses para mais de 60 países, a maioria por meio da iniciativa internacional Covax impulsionada pela Organização Mundial da Saúde.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta terça-feira a renúncia do governador de Nova York, ANDREW CUOMO, após uma investigação concluir que o poderoso político democrata assediou sexualmente várias mulheres. O governador democrata negou as acusações em meio a pedidos de renúncia. Segundo a investigação independente de cinco meses revelada nesta terça, CUOMO assediou sexualmente várias mulheres e criou um "clima de medo" dentro de seu governo. A procuradoria-geral do Estado de Nova York afirmou que o governador "assediou sexualmente várias mulheres e, ao fazê-lo, violou a lei federal e estadual”.
O presidente do Brasil, JAIR BOLSONARO, afirmou nesta terça-feira que "não aceitará intimidações", um dia após o Tribunal Superior Eleitoral iniciar uma investigação por seu questionamento sobre a transparência das urnas eletrônicas. Ele disse que vai continuar exercendo o direito de cidadão e de liberdade de expressão, de criticar, de ouvir e atender, acima de tudo, a vontade popular. BOLSONARO vem questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas, em vigor desde 1996. O presidente não pede o retorno das cédulas de papel, mas sim que, após cada votação, seja impresso um comprovante na urna eletrônica para que os votos possam ser contados fisicamente.
A produção industrial brasileira teve variação nula, de zero por cento, na passagem de maio para junho. Com o resultado, a atividade do setor teve expansão de 12 vírgula nove por cento nos primeiros seis meses do ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado ocorre mesmo com os três meses consecutivos de perdas no acumulado entre fevereiro e abril, período em que o setor acumulou perda de quatro vírgula sete por cento em meio à segunda onda da pandemia do coronavírus. O avanço do setor no primeiro semestre do ano foi guiado por quatro categorias econômicas e 21 das 26 atividades pesquisadas. A maior influência entre as atividades veio de veículos automotores, reboques e carrocerias.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, negou nesta terça-feira que a Proposta de Emenda à Constituição dos precatórios seja um calote e que dívidas menores de 450 mil reais poderão ser pagas à vista. A previsão é a de que a proposição seja apresentada nos próximos dias pelo governo ao Congresso. Os precatórios são dívidas da União decorrentes de decisões judiciais definitivas. O ministro disse ainda que o governo já fez as contas e será possível quitar à vista e integralmente todos os precatórios menores de 450 mil nos próximos anos. Somente os valores acima desse patamar deverão ser parcelados pelo governo federal. GUEDES usou a expressão “devo não nego, pago quando puder”, para se referir a situação dos precatórios do governo federal.
Dos 295 municípios catarinenses, 97 não registraram nenhum óbito causado pela Covid-19 em julho, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, notificados pelas gestões municipais. É o maior número desde fevereiro, quando 122 cidades não registraram mortes. Na avaliação do governador CARLOS MOISÉS, a melhora gradual dos números da pandemia é resultado principalmente do avanço da vacinação. Os números relacionados à Covid-19 em Santa Catarina, como óbitos e casos ativos, apresentam melhora consistente desde o pico, em março. Mesmo com a redução, a secretaria de saúde reforça que os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e higienização constante das mãos com álcool em gel.
Santa Catarina está entre os estados brasileiros com o pior índice de defensores públicos no país. O Estado tem relação de um defensor para cada 54 mil e 76 pessoas, número bem abaixo do ideal estabelecido pelo Ministério da Justiça, de um profissional para atender cada 15 mil pessoas em situações de vulnerabilidade. A conclusão faz parte do segundo Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, lançado nesta terça-feira pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. Santa Catarina conta com 120 cargos existentes para defensoras e defensores públicos e apenas 115 cargos efetivamente ocupados.
A reforma da Previdência de Santa Catarina vai à votação nesta quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. A análise final dos deputados nos projetos que mudam as regras de aposentadoria e pensão para servidores estaduais ocorre um mês e meio depois de o governo MOISÉS apresentar o texto original da proposta. As principais alterações foram a redução do pedágio de cem para 50 por cento do tempo faltante na regra de transição para quem está perto de se aposentar, o fim da alíquota extraordinária proposta pelo governo para parte dos servidores, o aumento no cálculo da pensão por morte, que inicia a partir de 60 por cento do valor, e não mais 50, somando-se a mais 10 por cento por dependente. Um ponto que ainda está discussão reduz a isenção de aposentados, passando a cobrar alíquota de 14 por cento de quem ganha acima de um salário mínimo, hoje, esse valor só é cobrado de inativos que recebem acima de seis mil e 400 reais.
CDL organiza trabalhos para que quem tem o nome sujo e consiga limpar com facilidade. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Oeste - SIDNEY KASBURG, o SPC Regulariza é um programa bom para o comércio, e melhor ainda para quem tem dívidas e deseja voltar a ficar em dia. Explica que a CDL de São Lourenço aderiu à campanha que oportuniza o pagamento de dívidas de maneira fácil e rápida, mesmo que a pessoa não more onde fez a compra.
SPC Regulariza pode ser acessado até sábado. Conforme SIDNEY KASBURG, o momento é muito bom para quem deseja limpar seu nome, e também para que lojistas de todo o estado recebam suas dívidas, fazendo o dinheiro girar no comércio local. Para o presidente da CDL de São Lourenço, o destaque do feirão é a integração entre as CDLs. Mesmo que o cliente esteja atualmente em São Miguel do Oeste, a sua dívida em São Lourenço poderá ser acessada pelo sistema e paga diretamente no balcão da CDL onde ele está.
Professores da região vão a Florianópolis protestar contra a reforma da previdência. Dois ônibus com profissionais que serão afetados pela alteração saíram ontem da regional de São Lourenço do Oeste em direção à Assembleia Legislativa, na capital do Estado. Os profissionais querem fazer pressão aos deputados contra as mudanças, por considerarem injustas, e até cruéis para com os educadores. Caso considerem necessário, a categoria está preparada para mais mobilizações, até mesmo greve por direitos, caso seja necessário. Nos municípios, os protestos seguem o dia todo, e a previsão é de que as aulas retornem amanhã, ao menos temporariamente.
Professores fazem mobilização contra reforma da previdência do Estado. A alteração que deve ser votada hoje, conforme o professor da escola Emílio Médici de Campo Erê - MÁRCIO DE MACEDO, é muito prejudicial para os profissionais da educação. A proposta, enviada pelo governo para a Assembleia Legislativa, aumenta o tempo necessário para a aposentadoria do professor. MÁRCIO explica que se for aprovada, as mulheres terão que trabalhar em sala de aula até os 62 anos de idade. Atualmente a idade necessária é 55. Na visão dele, chega a ser desumano fazer uma professora de 62 anos encarar as novas gerações e o dia-a-dia escolar.
Aos 65 anos, maioria dos professores já não tem condições físicas nem psicológicas para encarar uma sala de aula. MARCIO DE MACEDO explica que essa deve ser a nova idade exigida dos homens, que atualmente podem se aposentar aos 60. Acrescenta que o profissional trabalha pensando na velhice, com o desejo de descansar e ainda conseguir ter novos projetos na vida. Conforme MÁRCIO, na maioria das vezes o professor não tem sábado nem domingo, pois seu trabalho excede o período no educandário. Lembra que não há regime de transição previsto na reforma. Caso for aprovada, passa a valer imediatamente, aumentando em sete anos o tempo de trabalho de quem poderia esse ano se aposentar.
Governo propõe criação de imposto sobre aposentadoria de professores. A taxa de 14 por cento também está incluída na proposta de reforma da previdência, e deve ser cobrada dos profissionais que já estão aposentados. O professor MARCIO DE MACEDO pontua que o valor recebido na aposentadoria como educador já não é alto e essa redução é considerada abusiva para quem dedicou a vida toda ao ensino. Passando todos os dias em sala de aula, já considerava somente tolerável imaginar um professor trabalhando o dia todo com uma turma aos 60 anos, com 65, classifica como crueldade.
Proposta do Estado para a educação é pensada somente em quem está começando a carreira. O professor MARCIO DE MACEDO, da escola Emílio Médici de Campo Erê, comenta que há pouco tempo recebeu a notícia de que professores com 40 horas semanais vão receber salário de cinco mil reais. Ele explica que são mais de 30 anos de trabalho para chegar à aposentadoria, e para quem está com um longo tempo de carreira, a proposta chega a ser desanimadora. Salienta que isso é positivo somente para quem está começando, mas para aqueles que a anos passam por desgaste mental, não ficam nada satisfeitos com a perda de direitos.
Encerrado o recesso das câmaras de vereadores. Segundo EDERSON HERMANN – secretário executivo da Acanor – Associação das Câmaras do Noroeste Catarinense, o retorno vale para praticamente todas as câmaras do país que retomam as sessões ordinárias ainda essa semana. Em São Lourenço, o recesso que durou 15 dias, encerrou ontem, as 18 horas e 30 minutos. HERMANN comenta que antes do recesso, devido ao tempo que os vereadores iam ficar sem se reunir, a mesa diretora da câmara priorizou e colocou em votação os projetos mais urgentes. Conforme EDERSON, nem todos os municípios voltaram com as sessões ontem.
Sessões da câmara de vereadores de São Lourenço do Oeste seguem com limitação de público. O secretário do legislativo - EDERSON HERMANN, explica que isso ainda é uma maneira de prevenção ao coronavírus. No total, a câmara pode receber somente 30 por cento da capacidade total, o que corresponde a aproximadamente 25 pessoas. Em São Lourenço, a primeira sessão após o recesso não teve projetos pautados, somente a palavra dos vereadores e votações em indicações, requerimentos e moções.
Câmara de vereadores de São Bernardino realizou duas sessões extraordinárias durante o recesso. Conforme a presidente da casa legislativa - ALINE RIFFEL, no período de 15 dias, mesmo sem reuniões ordinárias, teve dois encontros extraordinários para votar projetos encaminhados com urgência. A sessão de segunda, com o retorno após o recesso, iniciou com dois projetos vindos do poder executivo, ambos sobre a regulamentação de projetos de lei já existentes. O pedido de renovação será votado na sessão da próxima segunda-feira, pois tiveram pedido de baixa.
Câmara de vereadores de São Bernardino volta a aceitar público presente. A chefe do legislativo no município - ALINE RIFFEL, explica que a decisão de voltar a fazer as sessões de portas abertas foi tomada por causa da diminuição de casos de Covid-19 em São Bernardino. Mesmo assim, somente tomando todos os cuidados como máscara, álcool em gel e distanciamento, a população vai poder comparecer à casa legislativa e acompanhar de perto o trabalho dos vereadores. No município as sessões ordinárias são realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas.
Polícia Militar realiza Operação Heavy Metal. Em Francisco Beltrão, junto com a Vigilância Sanitária, foi deflagrada na tarde de ontem, a operação Heavy Metal. A ação teve como objetivo fiscalizar ferros velhos e desmanches, para coibir furto e receptação de metais, como o cobre e além de verificar a regularidade dos veículos em desmanches. Em onze estabelecimentos fiscalizados foram encontrados fios de cobre de procedência duvidosa, totalizando 267 quilos, que foram pesados e detalhados em Boletim de Ocorrência.
Material apreendido na Operação Heavy Metal será encaminhado para a Polícia Civil para possível abertura de inquérito. Segundo a Polícia, durante a Operação, também foram verificados alguns locais de compra de produtos recicláveis, porém, possuem denúncias de tráfico de entorpecentes em Francisco Beltrão.
A Operação que ocorreu simultaneamente em todo o sudoeste e oeste paranaense sob coordenação da Agência Regional de Inteligência do quinto Comando Regional de Polícia Militar fez apreensões também em Pato branco. No município foram fiscalizados oito estabelecimentos que comercializam sucatas, fios de cobre, telefônicos e similares, em busca por materiais, fios e outras sucatas sem procedência, que possam ter vindo de furtos recentes na região. Num dos estabelecimentos foram localizadas duas armas irregulares com o proprietário. Além disso, foram feitas notificações pelos órgãos fiscalizadores em estabelecimentos que apresentaram irregularidades.
PM prende homem e apreende pistola em Marmeleiro. As equipes da Polícia Militar de Marmeleiro e Renascença faziam patrulhamento preventivo ontem, na área central de Marmeleiro, quando abordaram uma Fiat Touro com placas de São Paulo, ocupada por um casal. Atrás do banco do motorista, os policiais encontraram uma pistola calibre 380, carregada e pronta para uso. O motorista disse que a arma era sua, porém não está em seu nome e ele também não possuía porte. O homem e a arma foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil para o flagrante.
Operação policial em Irati e São Lourenço do Oeste resulta em prisões e apreensão de armas. Quatro pessoas foram presas, três armas de fogo e 18 munições apreendidas pela Polícia Civil. As prisões e as apreensões foram feitas durante a investigação de uma tentativa de homicídio ocorrido em linha Jacutinga, interior de Irati. Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e realizadas quatro buscas domiciliares.
As três armas de fogo apreendidas são duas espingardas e um revólver com numeração raspada, todos do calibre 32. Os presos são quatro homens de 33, 36, 31 e 46 anos de idade. As prisões e as buscas domiciliares foram nas linhas Jacutinga e Laranjal, em Irati, e linha Santos Dumont, em São Lourenço do Oeste. Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Chapecó. Ao todo, 19 policiais civis participaram da operação, das comarcas de Quilombo e São Lourenço do Oeste, da Operação Hórus e dos Núcleos de Operações com Cães de São Lourenço do Oeste, Canoinhas e Florianópolis.