-BOLSONARO VETA INDENIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE INCAPACITADOS POR COVID
-CASOS DE COVID AUMENTAM 200 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM JULHO EM SC
-COMÉRCIO LOCAL TEM BOA EXPECTATIVA DE VENDAS PARA O DIA DOS PAIS
-CONDER JÁ EMITIU QUASE 600 LICENÇAS AMBIENTAIS NESTE ANO NA REGIÃO
-MUNICÍPIO TEM MAIS 22 CASOS DE COVID E SE APROXIMA DE CEM PACIENTES EM ISOLAMENTO
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA FESTA COM 36 PESSOAS NO INTERIOR DE GUARACIABA
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE OBRIGAR MULHER A TOMAR VENENO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que não se opõe à aquisição do TikTok pela Microsoft e que proibirá o serviço nos Estados Unidos no dia 15 de setembro se não houver acordo de venda até a data. Na sexta-feira, TRUMP disse que planejava banir as operações do aplicativo de vídeo de propriedade chinesa nos Estados Unidos depois de negar uma possível venda do TikTok à Microsoft. Para o presidente americano, a plataforma pode ser uma ferramenta de inteligência chinesa. A Microsoft disse que continua as discussões sobre uma possível compra do aplicativo.
As eleições parlamentares da Venezuela serão boicotadas por 27 partidos de oposição ao regime de NICOLÁS MADURO, marcadas para o dia seis de dezembro. O anúncio foi feito em um texto publicado no site da Assembleia Nacional. Representantes dos partidos contrários ao regime de MADURO já haviam dito que não iriam participar, mas agora eles formalizaram um documento com a decisão. O grupo chama as eleições de fraude eleitoral, e diz que MADURO violou o direito do povo venezuelano de eleger seus representantes. Além de boicotar as eleições, eles pedem para que a comunidade internacional rechace os resultados das eleições.
O governo boliviano ordenou no domingo o encerramento antecipado do ano letivo, que duraria até dezembro, principalmente porque os estudantes das áreas rurais carecem de acesso adequado à internet, o que lhes impede de ter acesso ao ensino virtual. O governo sustenta que o sistema de fibra ótica só chega às cidades e mais de 40 por cento da população da Bolívia vive em áreas rurais. A medida, que entrou em vigor nesta segunda-feira, supõe a aprovação automática dos estudantes para o ensino superior e garante o pagamento regular de salários aos professores da rede pública.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente o projeto de lei que previa 50 mil para trabalhadores da Saúde incapacitados pela Covid-19. O veto foi publicado na edição da madrugada desta terça-feira no "Diário Oficial da União". BOLSONARO informou que o projeto é inconstitucional e contrário ao interesse público, porque prevê “benefício indenizatório para agentes públicos e criando despesa continuada em período de calamidade no qual tais medidas estão vedadas”. Pelo projeto, teriam direito à indenização profissionais que, atuando no combate à pandemia, se infectaram com o novo coronavírus e ficaram permanentemente incapacitados.
A defesa do ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que fechou um acordo com a Procuradoria Geral da República para encerrar a investigação sobre caixa dois nas campanhas eleitorais dele em 2012 e em 2014. O ministro admitiu o recebimento de recursos pela J&F não declarados à Justiça Eleitoral e acertou o pagamento de 189 mil reais em compensação. ONYX assinou o chamado "acordo de não-persecução penal", previsto na Lei Anticrime, que entrou em vigor em 23 de janeiro. O acordo prevê que o acusado não será punido pelo que fez.
O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, revogou nesta segunda-feira, a decisão liminar que determinou o compartilhamento de dados entre as forças-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo com a Procuradoria-Geral da República. FACHIN é o relator da ação e revogou decisão do presidente da Corte, ministro DIAS TOFFOLI, que autorizou o compartilhamento. TOFFOLI havia atendido a um pedido da PGR, que relatou ter enfrentado "resistência ao compartilhamento" e à "supervisão de informações" por parte dos procuradores da República. A procuradoria-geral informou que pretende recorrer da decisão.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu nesta segunda-feira mais uma audiência pública para discutir o combate ao coronavírus no estado. Participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde e da Fazenda, além do Ministério Público de Santa Catarina. Foram debatidos os gastos no combate à Covid-19 e as medidas de restrição para prevenir o contágio da doença. O secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o estado deixou de pagar a dívida com a União e bancos neste ano, no valor de cerca de um bilhão de reais, para direcionar recursos ao combate da Covid-19. Já o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA, disse que, durante a pandemia, o estado teve cerca de 580 novos leitos de UTI credenciados pelo governo federal e pode ter mais 250.
Apesar da liberação dos ônibus interestaduais para voltarem a circular em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, ainda deve demorar mais tempo para que os catarinenses voltem a poder se deslocar para outros Estados por meio do transporte rodoviário. O serviço estava proibido no Estado desde março, quando o governo de iniciou a quarentena por causa do novo coronavírus. A principal dificuldade para as empresas está no fato de que algumas prefeituras ainda mantêm decretos municipais que proíbem o transporte interestadual. Além disso, em muitas cidades os terminais rodoviários também estão fechados, como parte das medidas de restrição adotadas pelos municípios.
Estudo do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que o número de novos casos de coronavírus no estado cresceu mais de 200 por cento entre crianças e adolescentes no mês de julho no estado. O boletim, publicado nesta segunda-feira, trouxe a informação de que o aumento no mês passado foi maior nas faixas etárias entre zero e 19 anos e também na dos idosos entre 60 e 79 anos. O coordenador do Necat, professor LAURO MATTEI, destacou que a velocidade atual do contágio do vírus na faixa de idade de crianças e adolescentes não existia nos meses anteriores.
A Biblioteca Pública Municipal José de Alencar está organizando um sorteio culturalpara marcar os 60 anos do espaço. Em razão da pandemia do Coronavírus, não será possível a realização de grandes comemorações para marcar a data, como anualmente ocorria com a realização de contação de histórias, saraus, visitas guiadas, exposições e outras ações. De acordo com o secretário adjunto de Cultura, CARLOS CHAVES, é um período diferente que a comunidade vivencia, mas a equipe pretende fazer uma atividade mais simples para marcar as seis décadas de existência da Biblioteca Municipal. O sorteio cultural será realizado entre os leitores que fizerem empréstimo ou devoluções de livros entre os dias três e 11 de agosto.
A Biblioteca está ao alcance de todos os tipos de leitores, desde crianças, jovens, adultos e idosos. A afirmação é da bibliotecária LUCILENE FACCIO. De acordo com ela, inúmeras pessoas já passaram e continuam a passar pela Biblioteca e a equipe não mede esforços para atender os anseios dos leitores, buscando ir além de emprestar livros. LUCILENE comentou que a biblioteca é um importante espaço do saber, contribuindo para o pensamento reflexivo e o conhecimento. O horário de funcionamento do espaço, que funciona nos fundo do Centro Cultural, das oito da manhã as seis da tarde sem intervalo ao meio dia.
O comércio de São Miguel do Oeste tem uma boa expectativa para o dia dos pais deste ano. A projeção é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a data é importante e vai movimentar o setor, apesar das mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus. SPENGLER citou que as lojas vão precisar de novas estratégias para chegar ao consumidor, especialmente o contato com os clientes pelas redes sociais e o sistema de tele entrega. Para ele, o delivery vai ser bastante usado nesta semana. O presidente da CDL comentou que os comerciantes também estão observando as normas de segurança e recebendo os consumidores que optam pela compra dos presentes diretamente nas lojas.
O programa Troca-troca de sementes para o plantio da próxima safra tem uma grande procura em Bandeirante. O comentário é do técnico da Epagri local, JOSÉ CLOVIS MOREIRA. De acordo com ele, mais de 200 agricultores já pegaram a autorização para a retirada das sementes. Até agora, cerca de 930 sacas foram entregues. MOREIRA disse que as famílias devem se organizar para retirar as autorizações já que restam apenas cem sacas de sementes da cota do município. Ele explicou que o limite é de cinco sacas por agricultor e as sementes estão divididas em três faixas de tecnologia: baixa, média ou alta. Os detalhes e documentos necessários para participar do programa podem ser obtidos no escritório local da Epagri.
O Conder Gestão Ambiental já completou sete meses de funcionamento na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do diretor do programa, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele foi entrevistado no RPN primeira Edição e trouxe dados sobre esse período de trabalho nos municípios de abrangência da Ameosc. Conforme ele, nesse momento de pandemia o ritmo de trabalho é normal, mantendo os cuidados e orientações emitidas pelos órgãos de Saúde. MORA lembrou que no inicio da pandemia causada pelo novo coronavírus, os profissionais tiveram que parar por quase 30 dias, realizando nesse período os despachos via home-office e suspendendo naquela ocasião o serviço de fiscalização.
A suspensão das vistorias in loco foi o período mais delicado vivido desde o início da pandemia da Covid-19. A afirmação é do diretor do programa Conder Gestão Ambiental na região, JOSÉ FRANCISCO MORA. De acordo com ele, naquele momento o ritmo de despachos teve que reduzir visto que o processo ambiental necessitava de vistorias e naquela ocasião esse serviço não era possível. Segundo ele, apesar das dificuldades vividas no início da pandemia, o trabalho foi sendo recuperado e atualmente está na sua normalidade.
O prazo legal para a emissão de uma licença ambiental é de quatro meses, porém, o Conder está conseguindo realizar esse procedimento em bem menos tempo. O comentário é do diretor do programa na região Extremo Oeste de Santa Catarina, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que na prática, os profissionais estão conseguindo emitir uma licença no prazo entre 35 e 36 dias. Ele destacou que no início de 2020, a média era de 47 dias. Questionado sobre qual setor está recebendo mais pedidos de licenças ambientais, o diretor revelou que o agronegócio lidera nos pedidos de licenças na região.
Ao menos 17 por cento do total de licenças ambientais emitidas pelo Conder Gestão Ambiental são ligadas a suinocultura. A declaração é do diretor do programa na região, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele ressaltou que juntando com a avicultura a porcentagem é de 23 por cento. Ele salientou que o município de São Miguel do Oeste lidera os pedidos de licenças ambientais nos 19 municípios da Ameosc com 120 pedidos. Em seguida aparecem os municípios de Iporã do Oeste e Itapiranga. MORA citou que em São Miguel do Oeste a maior demanda é para a área urbana, enquanto nos demais municípios a maioria dos pedidos são para a área rural.
Todos os 19 municípios de abrangência da Ameosc já solicitaram algum pedido de licença ambiental. A confirmação é do diretor do programa Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que o trabalho realizado pelo órgão acaba beneficiando todos os setores econômicos de todos os municípios da região. MORA esclareceu que nesses sete meses de Conder Gestão Ambiental 660 licenças acabaram sendo solicitadas e emitidas. Desse total, 80 estão em análise e 580 já foram liberadas. O profissional ressaltou que em média, o Conder emite cerca de 100 licenças ambientais por mês na região.
O retorno das cirurgias de catarata realizadas em junho no Hospital de Iporã do Oeste está sendo feito nesta semana. O diretor da unidade, RENATO CELANTE, disse que a reavaliação dos pacientes se faz necessária, e para tanto, serão adotados os devidos cuidados para evitar aglomerações. Ele explicou que dos 789 procedimentos realizados em junho cerca de 150 pacientes realizaram a cirurgia nos dois olhos. Dessa forma, em torno de 600 pacientes serão atendidos com as consultas de retorno nesta semana. O mutirão de cirurgias de catarata realizado em junho atendeu pacientes de toda a região. CELANTE disse que a ação ajuda a reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento.
O município de São Miguel do Oeste encaminhou 60 pacientes para os procedimentos cirúrgicos de catarata no mês de junho no Hospital de Iporã do Oeste. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. De acordo com ela, os moradores estavam aguardando pela cirurgia há bastante tempo e agora conseguiram resolver o problema. Nesta semana, ele retornam para o hospital de Iporã para fazer a consulta de retorno e verificação de eventuais problemas com a visão. A fim de evitar aglomeração de pessoas, o município organizou os pacientes em quatro grupos de 15 pessoas. O município fornece o transporte e leva as pessoas para a consulta de retorno no hospital de Iporã do Oeste.
O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, emitiu no último sábado um novo decreto que estabelece novas medidas preventivas e restritivas no município em razão da pandemia do coronavírus. O texto, com base no que foi acertado em reunião da Ameosc, mantém a suspensão até o dia sete de setembro das aulas presenciais na rede pública e privada de ensino, a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como praças e parques e a realização de eventos culturais e esportivos públicos e privados, inclusive a prática de esportes, carteados, dominós, bocha, bilhar e outras modalidades que possam aglomerar pessoas em clubes sociais. Além disso, o decreto reitera a obrigatoriedade do uso de máscara para a circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em veículos utilizados para o transporte de pessoas.
O decreto do prefeito de Descanso estabelece ainda que as atividades desempenhadas por bares, restaurantes e lanchonetes terão o horário de funcionamento entre as seis horas da manhã e 10 da noite. O documento também prevê multa para quem descumprir a medidas. O valor é 150 por pessoa. Se o caso se repetir, o valor da multa será cobrado em dobro. Já para a pessoa jurídica, além da multa, o estabelecimento pode ser interditado por até cinco dias. O decreto determina também que as pessoas diagnosticadas com a covid-19 devem manter o isolamento domiciliar pelo tempo determinado pela equipe de saúde. O descumprimento deve gerar multa de 150 reais. Em São Miguel do Oeste, a assessoria jurídica está finalizando o decreto que deve ser publicado entre hoje e amanhã com basicamente as mesmas restrições.
O município de Iporã do Oeste confirmou o segundo óbito no município por Covid-19. O paciente idoso, de 88 anos e com outras comorbidades, faleceu no sábado, dia primeiro de agosto, por volta da nove horas da noite. Ele era morador da cidade e estava internado há alguns dias no Hospital Nossa Senhora das Mercês. A primeira morte por coronavírus, também de um idoso de 77 anos, foi registrada na semana passada. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital regional de São Miguel do Oeste. Conforme boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Iporã do Oeste na tarde desta segunda-feira, o município está com 56 casos de coronavírus confirmados com 46 recuperados.
Mais 22 pessoas, 12 homens e 10 mulheres, testaram positivo para covid-19 nesta segunda-feira, em São Miguel do Oeste. Uma mulher entrou para a lista de recuperados. No total, mil 830 pessoas já foram testadas no município. Destas, 281 tiveram resultado positivo. Entre os casos confirmados, 182 pessoas já se recuperaram. O número de pessoas com o vírus ativo aumentou para 99. 98 estão em isolamento domiciliar e um está internado no hospital. Já o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou duas altas hospitalares de pacientes de Guaraciaba e de Faxinal dos Guedes. A ocupação é de seis pacientes confirmados e um suspeito na UTI. Na Enfermaria são quatro positivos e dois suspeitos internados.
Durante o final de semana a Polícia Militar flagrou seis ocorrências de descumprimento das medidas de restrição em razão da pandemia do coronavírus nos municípios de Santa Helena, São Miguel do Oeste, Descanso e em Guaraciaba. O caso mais grave foi em Guaraciaba, onde 36 pessoas foram flagradas na Linha São Vicente. A PM fez o termo circunstanciado por Perturbação do Trabalho eou sossego alheio e por descumprir as determinações para impedir a propagação da Covid-19. Os equipamentos de som usados no local também foram apreendidos pela Polícia Militar.
A Polícia Militar flagrou, na noite de domingo, um ônibus com passageiros vindo de Foz do Iguaçu com parada em São Miguel do Oeste. Os passageiros desembarcaram na avenida Willy Barth. Como domingo era o último dia de vigência do decreto que proibia o transporte interestadual de pessoas em Santa Catarina, a guarnição identificou o motorista e a empresa. O condutor do ônibus assinou um termo circunstanciado por descumprimento de medida prevista em decreto por conta da pandemia do coronavírus. O motorista terá que comparecer a uma audiência
Um homem foi preso no último final de semana por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência no bairro Santa
Rita por volta das cinco horas da tarde de sábado. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático realizava policiamento numa região conhecida como ponto de venda de drogas quando realizou abordagem de algumas pessoas em atitude suspeita. Durante as buscas, um dos envolvidos afirmou que tinha em sua posse seis pedras de crack e 630 reais. Outra pessoa abordada afirmou ser usuário e que já teria adquirido drogas com o suspeito. O homem que estava com a droga foi preso e levado para a delegacia de polícia.
Um homem foi preso no último final de semana depois de obrigar a mulher a tomar veneno em Iraceminha. O caso aconteceu no domingo à tarde. A PM foi acionada para ir até o hospital São José onde uma mulher estava recebendo atendimento médico. Ela teria sido forçada a tomar veneno pelo marido. A vítima relatou que mora em Iraceminha e que o esposo estaria na residência. Uma guarnição foi até o local indicado e encontrou o homem retornando para casa de motocicleta. Segundo a PM, ele estava visivelmente embriagado. O homem foi detido e conduzido até a delegacia de polícia do município de Maravilha.