O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que não se opõe à aquisição do TikTok pela Microsoft e que proibirá o serviço nos Estados Unidos no dia 15 de setembro se não houver acordo de venda até a data. Na sexta-feira, TRUMP disse que planejava banir as operações do aplicativo de vídeo de propriedade chinesa nos Estados Unidos depois de negar uma possível venda do TikTok à Microsoft. Para o presidente americano, a plataforma pode ser uma ferramenta de inteligência chinesa. A Microsoft disse que continua as discussões sobre uma possível compra do aplicativo.
As eleições parlamentares da Venezuela serão boicotadas por 27 partidos de oposição ao regime de NICOLÁS MADURO, marcadas para o dia seis de dezembro. O anúncio foi feito em um texto publicado no site da Assembleia Nacional. Representantes dos partidos contrários ao regime de MADURO já haviam dito que não iriam participar, mas agora eles formalizaram um documento com a decisão. O grupo chama as eleições de fraude eleitoral, e diz que MADURO violou o direito do povo venezuelano de eleger seus representantes. Além de boicotar as eleições, eles pedem para que a comunidade internacional rechace os resultados das eleições.
O governo boliviano ordenou no domingo o encerramento antecipado do ano letivo, que duraria até dezembro, principalmente porque os estudantes das áreas rurais carecem de acesso adequado à internet, o que lhes impede de ter acesso ao ensino virtual. O governo sustenta que o sistema de fibra ótica só chega às cidades e mais de 40 por cento da população da Bolívia vive em áreas rurais. A medida, que entrou em vigor nesta segunda-feira, supõe a aprovação automática dos estudantes para o ensino superior e garante o pagamento regular de salários aos professores da rede pública.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente o projeto de lei que previa 50 mil para trabalhadores da Saúde incapacitados pela Covid-19. O veto foi publicado na edição da madrugada desta terça-feira no "Diário Oficial da União". BOLSONARO informou que o projeto é inconstitucional e contrário ao interesse público, porque prevê “benefício indenizatório para agentes públicos e criando despesa continuada em período de calamidade no qual tais medidas estão vedadas”. Pelo projeto, teriam direito à indenização profissionais que, atuando no combate à pandemia, se infectaram com o novo coronavírus e ficaram permanentemente incapacitados.
A defesa do ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que fechou um acordo com a Procuradoria Geral da República para encerrar a investigação sobre caixa dois nas campanhas eleitorais dele em 2012 e em 2014. O ministro admitiu o recebimento de recursos pela J&F não declarados à Justiça Eleitoral e acertou o pagamento de 189 mil reais em compensação. ONYX assinou o chamado "acordo de não-persecução penal", previsto na Lei Anticrime, que entrou em vigor em 23 de janeiro. O acordo prevê que o acusado não será punido pelo que fez.
O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, revogou nesta segunda-feira, a decisão liminar que determinou o compartilhamento de dados entre as forças-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo com a Procuradoria-Geral da República. FACHIN é o relator da ação e revogou decisão do presidente da Corte, ministro DIAS TOFFOLI, que autorizou o compartilhamento. TOFFOLI havia atendido a um pedido da PGR, que relatou ter enfrentado "resistência ao compartilhamento" e à "supervisão de informações" por parte dos procuradores da República. A procuradoria-geral informou que pretende recorrer da decisão.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu nesta segunda-feira mais uma audiência pública para discutir o combate ao coronavírus no estado. Participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde e da Fazenda, além do Ministério Público de Santa Catarina. Foram debatidos os gastos no combate à Covid-19 e as medidas de restrição para prevenir o contágio da doença. O secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o estado deixou de pagar a dívida com a União e bancos neste ano, no valor de cerca de um bilhão de reais, para direcionar recursos ao combate da Covid-19. Já o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA, disse que, durante a pandemia, o estado teve cerca de 580 novos leitos de UTI credenciados pelo governo federal e pode ter mais 250.
Apesar da liberação dos ônibus interestaduais para voltarem a circular em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, ainda deve demorar mais tempo para que os catarinenses voltem a poder se deslocar para outros Estados por meio do transporte rodoviário. O serviço estava proibido no Estado desde março, quando o governo de iniciou a quarentena por causa do novo coronavírus. A principal dificuldade para as empresas está no fato de que algumas prefeituras ainda mantêm decretos municipais que proíbem o transporte interestadual. Além disso, em muitas cidades os terminais rodoviários também estão fechados, como parte das medidas de restrição adotadas pelos municípios.
Estudo do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que o número de novos casos de coronavírus no estado cresceu mais de 200 por cento entre crianças e adolescentes no mês de julho no estado. O boletim, publicado nesta segunda-feira, trouxe a informação de que o aumento no mês passado foi maior nas faixas etárias entre zero e 19 anos e também na dos idosos entre 60 e 79 anos. O coordenador do Necat, professor LAURO MATTEI, destacou que a velocidade atual do contágio do vírus na faixa de idade de crianças e adolescentes não existia nos meses anteriores.
Campo Erê passa por inquérito epidemiológico. A informação é da enfermeira responsável pela vigilância em saúde do município, SAMARA RONCHI. Conforme ela, como em outros municípios da região, o trabalho é feito com o intuito de avaliar o índice de transmissão do coronavírus. A pesquisa está sendo feita pelas agentes de saúde, com a população em geral.. SAMARA frisa que esse trabalho iniciou na metade de julho e vai até setembro. Seus resultados vão servir para o estado decidir quais medidas serão utilizadas para conter a disseminação da Covid-19.
Presidente da Amerios avalia pandemia na microrregião. RICARDO MALDANER, que é prefeito de Modelo, reconhece que a área é classificada como grave, mas entende que a rotina não deve ser focada somente no coronavírus. Conforme ele, apesar da doença, o índice de mortes é menor que anos anteriores. MALDANER entende que a população tem que se cuidar, como aconselham as autoridades sanitárias, mas também precisam trabalhar e tentar levar uma vida normal.
Dos 17 municípios da Amerios, Modelo foi o mais complicado com coronavírus. Mais de 70 pessoas foram infectadas no início de junho. A Secretaria da Saúde tomou todas as providências, inclusive de isolamento dos doentes, e praticamente todos já estão recuperados. RICARDO garante que agora só tem um caso positivado em modelo. Comenta que uma idosa faleceu, mas em decorrência de outras complicações.
Todos os municípios terão suas receitas reduzidas esse ano. Conforme o presidente da Amerios, apesar disso, vão conseguir manter um bom ritmo nas suas atividades. RICARDO MALDANER explica que para alterar um decreto do Governo do Estado, no período da pandemia, é possível o município endurecer as leis e nunca para afrouxar as restrições.
São Lourenço se fortalece durante pandemia. O prefeito cita como sua maior dificuldade em administrar o município, cuidar para que a saúde não entre em colapso. Para isso iniciou cedo a campanha contra a disseminação do vírus. Ele cita medidas como o fechamento de divisas, sanitização e exigência no uso de máscara. Aproveita também para parabenizar a equipe da saúde, e agradece a população por adotar as medidas de prevenção. São Lourenço do Oeste já confirmou 82 casos da Covid-19, com dois óbitos e 61 recuperados.
Saltinho já esteve economicamente pior. A declaração é de DEONIR FERRONATO - prefeito do município. Ele frisa que a pandemia do coronavírus baixou a arrecadação, mas a administração conseguiu contornar a situação. Salienta que, principalmente no início da paralisação, houve demissões, mas as pessoas e empresas tomaram suas próprias medidas contra a Covid-19. Comenta que ainda sofrem com o impedimento de aglomerações: bares, lanchonetes e restaurantes, mas acredita que as pessoas devem olhar para frente, pois logo tudo deve se normalizar.
Pandemia do coronavírus prejudica vários setores do executivo. A informação é de DERLI FURTADO – prefeito de Santa Terezinha do Progresso. Ele comenta que, principalmente devido à impossibilidade de agrupar pessoas, alguns departamentos da prefeitura estão paralisados, e outros tem sua eficiência limitada. Destaca que há várias obras em andamento no município, mas seguem praticamente paradas devido à falta de pessoal disponível para trabalhar.
Contas devem fechar em Santa Terezinha. Conforme FURTADO, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, a organização desde o começo de 2020 vai permitir que o município feche suas contas ao final do ano. Uma ajuda no campo financeiro, é a compensação recebida do Governo Federal via FPM, o Fundo de Participação dos municípios. Segundo o prefeito, até o momento Santa Terezinha registrou 17 casos de Covid-19. Ele pede que ás pessoas que colaborem, seguindo as medidas de segurança para frear a disseminação do vírus.
Pandemia do coronavírus impacta ações da administração municipal. JAIMIR GOMES – prefeito de Marmeleiro salienta que tenta continuar normalmente os serviços públicos, porém não é um período normal. Pontua que os recursos recebidos diminuíram devido à pandemia, e agora precisa tomar alguma atitude para conseguir fechar as contas do município. Conforme ele, a parte financeira é uma das maiores dificuldades da administração, pois é a partir dela que as demais coisas acontecem. Ele lembra que várias atividades, como a busca por recursos, estão sendo feitas via internet.
Prioridade do executivo é a vida. JAIMIR destaca que trabalha com responsabilidade e transparência, para primeiramente zelar pela saúde das pessoas e em seguida fazer os demais serviços que indiretamente também impactam na vida da população. Ele pede aos munícipes que confiem na administração municipal e no departamento de saúde, que trabalha dia após dia pelo melhor para as pessoas. GOMES ainda frisa a importância do uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações, para que aos poucos a situação melhore e possa voltar a normalidade.
Pandemia do coronavírus diminui arrecadação. Quem informa é CLEOMAR MANTELLI – prefeito de Palma Sola. Segundo ele, comparando com os mesmos meses do ano passado, a paralisação diminuiu em cerca de um milhão de reais no arrecadado. Quanto ao fechamento das contas, o prefeito salienta que estrutura financeira do município foi afetada pela pandemia. Frisa porém que se organizou com secretários ainda no início da pandemia para cortar custos e juntar caixa. Outro ponto citado, é o adiamento do pagamento de IPTU até o final do ano, o que adiou a entrada do imposto em caixa.
Paralisação impacta muito ações da administração. MANTELLI pontua que até final do ano, pretende concluir as obras já iniciadas, porém a pandemia retirou muitos recursos de Palma Sola, mesmo vindo dinheiro para tratar a doença. Frisa que a arrecadação também diminuiu por conta do fechamento do comércio, decretado pelo governo estadual.
Expectativa é de que tudo melhore logo. Porém, o prefeito CLEOMAR comenta que a previsão é de que o número de casos confirmados de coronavírus aumente rapidamente agora, o que aumenta também a preocupação com os munícipes. Conforme MANTELLI a prioridade agora é a saúde. Destaca que foi separada uma área do posto de saúde somente para quem apresenta sintomas de Covid-19. Palma Sola já confirmou 25 casos de coronavírus e três monitoradas.
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê instalação de câmeras em obras públicas com recursos do estado. A proposta é da deputada do PSD, MARLENE FENGLER. A parlamentar revela que o principal objetivo da proposta é criar um mecanismo para a fiscalização popular das obras custeadas direta ou indiretamente, total ou parcialmente, com recursos públicos do governo. O texto prevê que em todas as obras tenham um sistema de videomonitoramento com tecnologia que possibilite acesso pela internet de todas as etapas do projeto. O projeto de lei foi protocolado na semana passada e precisa passar pelas comissões antes da votação em plenário.
Instalação do sistema de videomonitoramento em obras públicas com recursos do estado será bancada pela empresa que for executar os serviços. A explicação é da deputada MARLENE FENGLER. Ela destaca que a previsão de implantar os equipamentos e os programas para que as pessoas possam acessar as imagens já deve constar na proposta das empresas que participam das licitações. MARLENE comenta que o projeto de lei pode, eventualmente, aumentar o valor das propostas e com isso o custo da obra para o governo, mas a medida vai dar mais transparência e reduzir os riscos de prejuízos.
A obrigatoriedade do sistema de videomonitoramento será para empreendimentos que tiverem valor igual ou superior ao previsto em lei federal que trata da questão. De acordo com a parlamentar, obras acima de um milhão e meio de reais devem contar com o sistema. A proposta prevê ainda que as responsáveis pelas obras deverão disponibilizar um código QRCODE dando acesso às informações do empreendimento e ao endereço, em tempo real por qualquer cidadão.
Rodovias do Grande Oeste em Pauta. Deputado ALTAIR SILVA conta que participou de uma audiência em Florianópolis, com o Secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Na reunião foram tratadas demandas referentes às rodovias do Grande Oeste Catarinense. O deputado lembra que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias do Grande Oeste. Diz que ficou satisfeito com a conversa, pois o secretário assegurou que nos próximos dias vai apresentar um cronograma de obras para as Rodovias Estaduais da região.
Recentemente o Governo do Estado lançou dois editais de licitação para a elaboração de projetos para a revitalização de rodovias. Segundo SILVA, são eles: trecho da SC-283 entre Mondaí e Palmitos que compreende cerca de 31 quilômetros e na SC-305 entre os municípios de São Lourenço do Oeste e Campo Erê, aproximadamente 28 quilômetros. O parlamentar comenta que as empresas vencedoras das licitações serão conhecidas no final do mês de agosto, quando ocorrerá a abertura dos envelopes contendo a documentação e as propostas.
Polícia apreende mercadoria contrabandeada. A Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar de Marmeleiro, realizavam uma operação em conjunto na madrugada de hoje. Eles abordaram um Uno, placas do Rio Grande do Sul, dirigido por um homem de 52 anos. Foram localizados no porta malas e banco traseiro diversos produtos eletrônicos, perfumes e equipamentos de informática. Segundo o condutor, a mercadoria contrabandeada está avaliada em 25mil reais. O carro e a mercadoria foram encaminhados para aReceita Federal de Dionísio Cerqueira. O homem deve responder pelo crime de descaminho.
Mulher é forçada a tomar veneno pelo marido em Iraceminha. A PM foi acionada para ir até o hospital São José. No local, a mulher relatou que mora no município e que o seu esposo estaria em casa. Imediatamente a polícia e o grupamento tático realizaram a prisão em flagrante do autor. Ele estava visivelmente embriagado, se deslocando para sua residência, momento em que foi abordado com uma motocicleta. Em consulta ao sistema, foi constatado que a moto estava com documentação atrasada, e foi recolhida. O homem foi levado até a delegacia de polícia civil de Maravilha.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.