ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/08/2020

-BOLSONARO VETA INDENIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE INCAPACITADOS POR COVID
-CASOS DE CORONAVÍRUS AUMENTAM 200 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM JULHO EM SC
-COMÉRCIO INICIA DISTRIBUIÇÃO DE CUPONS DA CAMPANHA DE PRÊMIOS
-SJCEDRO REGISTRA DUAS VEZES MAIS NASCIMENTOS QUE ÓBITOS
-FRIO AJUDA NO CONTROLE DE PRAGAS NAS LAVOURAS DA REGIÃO
-CONDER EMITE MAIS DE CEM LICENÇAS AMBIENTAIS POR MÊS
-FÁBRICA DE RAÇÕES DEVE GERAR 20 VAGAS DE EMPREGOS
-RETOMADA DAS SESSÕES É MARCADA POR ATRITO ENTRE VEREADORES
-SERVIÇO ELETRÔNICO AGILIZA SERVIÇOS DA PRF AO CIDADÃO
-MULHER É FORÇADA A TOMAR VENENO PELO MARIDO

O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que não se opõe à aquisição do TikTok pela Microsoft e que proibirá o serviço nos Estados Unidos no dia 15 de setembro se não houver acordo de venda até a data. Na sexta-feira, TRUMP disse que planejava banir as operações do aplicativo de vídeo de propriedade chinesa nos Estados Unidos depois de negar uma possível venda do TikTok à Microsoft. Para o presidente americano, a plataforma pode ser uma ferramenta de inteligência chinesa. A Microsoft disse que continua as discussões sobre uma possível compra do aplicativo.

As eleições parlamentares da Venezuela serão boicotadas por 27 partidos de oposição ao regime de NICOLÁS MADURO, marcadas para o dia seis de dezembro. O anúncio foi feito em um texto publicado no site da Assembleia Nacional. Representantes dos partidos contrários ao regime de MADURO já haviam dito que não iriam participar, mas agora eles formalizaram um documento com a decisão. O grupo chama as eleições de fraude eleitoral, e diz que MADURO violou o direito do povo venezuelano de eleger seus representantes. Além de boicotar as eleições, eles pedem para que a comunidade internacional rechace os resultados das eleições.

O governo boliviano ordenou no domingo o encerramento antecipado do ano letivo, que duraria até dezembro, principalmente porque os estudantes das áreas rurais carecem de acesso adequado à internet, o que lhes impede de ter acesso ao ensino virtual. O governo sustenta que o sistema de fibra ótica só chega às cidades e mais de 40 por cento da população da Bolívia vive em áreas rurais. A medida, que entrou em vigor nesta segunda-feira, supõe a aprovação automática dos estudantes para o ensino superior e garante o pagamento regular de salários aos professores da rede pública.

O presidente JAIR BOLSONARO vetou integralmente o projeto de lei que previa 50 mil para trabalhadores da Saúde incapacitados pela Covid-19. O veto foi publicado na edição da madrugada desta terça-feira no "Diário Oficial da União". BOLSONARO informou que o projeto é inconstitucional e contrário ao interesse público, porque prevê “benefício indenizatório para agentes públicos e criando despesa continuada em período de calamidade no qual tais medidas estão vedadas”. Pelo projeto, teriam direito à indenização profissionais que, atuando no combate à pandemia, se infectaram com o novo coronavírus e ficaram permanentemente incapacitados.

A defesa do ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que fechou um acordo com a Procuradoria Geral da República para encerrar a investigação sobre caixa dois nas campanhas eleitorais dele em 2012 e em 2014. O ministro admitiu o recebimento de recursos pela J&F não declarados à Justiça Eleitoral e acertou o pagamento de 189 mil reais em compensação. ONYX assinou o chamado "acordo de não-persecução penal", previsto na Lei Anticrime, que entrou em vigor em 23 de janeiro. O acordo prevê que o acusado não será punido pelo que fez.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, revogou nesta segunda-feira, a decisão liminar que determinou o compartilhamento de dados entre as forças-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo com a Procuradoria-Geral da República. FACHIN é o relator da ação e revogou decisão do presidente da Corte, ministro DIAS TOFFOLI, que autorizou o compartilhamento. TOFFOLI havia atendido a um pedido da PGR, que relatou ter enfrentado "resistência ao compartilhamento" e à "supervisão de informações" por parte dos procuradores da República. A procuradoria-geral informou que pretende recorrer da decisão.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu nesta segunda-feira mais uma audiência pública para discutir o combate ao coronavírus no estado. Participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde e da Fazenda, além do Ministério Público de Santa Catarina. Foram debatidos os gastos no combate à Covid-19 e as medidas de restrição para prevenir o contágio da doença. O secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o estado deixou de pagar a dívida com a União e bancos neste ano, no valor de cerca de um bilhão de reais, para direcionar recursos ao combate da Covid-19. Já o secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA, disse que, durante a pandemia, o estado teve cerca de 580 novos leitos de UTI credenciados pelo governo federal e pode ter mais 250.

Apesar da liberação dos ônibus interestaduais para voltarem a circular em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, ainda deve demorar mais tempo para que os catarinenses voltem a poder se deslocar para outros Estados por meio do transporte rodoviário. O serviço estava proibido no Estado desde março, quando o governo de iniciou a quarentena por causa do novo coronavírus. A principal dificuldade para as empresas está no fato de que algumas prefeituras ainda mantêm decretos municipais que proíbem o transporte interestadual. Além disso, em muitas cidades os terminais rodoviários também estão fechados, como parte das medidas de restrição adotadas pelos municípios.

Estudo do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que o número de novos casos de coronavírus no estado cresceu mais de 200 por cento entre crianças e adolescentes no mês de julho no estado. O boletim, publicado nesta segunda-feira, trouxe a informação de que o aumento no mês passado foi maior nas faixas etárias entre zero e 19 anos e também na dos idosos entre 60 e 79 anos. O coordenador do Necat, professor LAURO MATTEI, destacou que a velocidade atual do contágio do vírus na faixa de idade de crianças e adolescentes não existia nos meses anteriores.

CDL inicia oficialmente a campanha do Natal da Sorte. A campanha iniciou na semana passada com a entrega dos cupons às empresas que aderiram a iniciativa. A gestora da associação comercial e empresarial de SJCedro, SUSANA BOLDRIN, afirma que neste mês de agosto inicia também a distribuição dos cupons aos clientes. O primeiro prêmio do sorteio será um automóvel Mobi zero quilômetro, o segundo é um vale compras de dois mil reais e mais dez vales de duzentos reais cada. Ela destaca que a campanha visa valorizar os consumidores e também estimular as vendas que foram impactadas devido a pandemia. A gestora revela que as lojas estão fazendo promoções, facilitando o pagamento e a entrega das cartelas serve para incrementar o movimento. Foram impressas 300 mil cartelas e são 37 empresas participantes nesta edição. O sorteio ocorre no mês de dezembro, em alusão ao Natal.

SJCedro registra aumento na média de nascimentos. Conforme a cartorária, LARISSA SCHWAB, neste ano foram 103 registros até este início de agosto. Janeiro e março tiveram 21 registros cada, somando mais de 40 recém-nascidos apenas em dois meses. Ela revela que a cada ano cresce o número de certidões emitidas. Lembra que em vários casos as crianças nascem em hospitais de outros municípios, mas, devido ao domicílio dos pais, são registradas em SJCedro. Em 2018 foram 187 registros e 184 ano passado. A estimativa é manter esta tendência de nascimentos. A cartorária revela que os nomes escolhidos pelos pais também chamam atenção, principalmente em determinadas épocas. O nome ARTUR foi registrado seis vezes neste ano e seis no ano passado. Na nos nomes femininos existe uma variação maior. Neste ano foram cinco registros de meninas com nome de LAURA e ano passado o nome YASMIN foi destaque, com quatro registros.

Município registrou 42 mortes no primeiro semestre. A cartorária em SJCedro, LARISSA SCHWAB afirma que a média costuma ser de seis a oito registradas por mês. O mês de junho registrou nove óbitos, número um pouco maior. Mas, garantiu que essa crescimento não tem vínculo com o Coronavírus em nível local. Os cartórios possuem uma associação e compartilham informações e dúvidas sobre o assunto, em relação ao aumento de óbitos pela doença.LARISSA explica que a quantidade oscila bastante e em 2018 foram 80 emissões de certidões de óbito e 95 ano passado. Os nascimentos são cerca de duas vezes maior que as mortes.

Guaraciaba registra aumento nos casos de Coronavírus. Conforme a secretária da saúde, DAIANE DORIGON, nesta segunda-feira foram realizados cinco exames de secreção que aguardam resultado, e mais 17 testes rápidos, sendo 12 testes negativos e cinco positivos. São quatro pessoas do sexo feminino: duas crianças com idade entre oito e 14 anos, e duas mulheres com idade entre 30 e 40 anos. Um homem com idade entre 35 e 45 anos também está entre os positivos de ontem. Todos estão orientados para seguirem em isolamento juntamente com familiares e contatos, sendo que ainda estão na fase de transmitir o vírus. Duas pessoas receberam alta do isolamento e estão curadas. Um paciente que estava internado recebeu alta e segue em isolamento domiciliar. Demais pacientes suspeitos e confirmados permanecem no domicílio em isolamento juntamente com familiares e contatos.

Iporã do Oeste confirma segunda morte por Covid-19. O paciente idoso, de 88 anos, com outras comorbidades, faleceu no sábado, dia primeiro de agosto, por volta da 21 horas. O idoso, morador da cidade, estava internado há alguns dias no Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. A primeira morte por coronavírus, também de um idoso, de 77 anos, foi registrada na semana passada. O paciente, morador da cidade, estava internado há cerca de um mês no hospital regional de SMOeste. Conforme boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Iporã do Oeste na tarde desta segunda-feira, o município está com 56 casos de coronavírus confirmados, destes, 46 recuperados e oito ativos. 41 pessoas estão sendo monitoradas, destas, 16 com sintomas e 25 sem sintomas. No momento não há nenhum suspeito, e são dois óbitos por Covid.

Surgimento de carrapatos requer cuidados específicos em equinos. Conforme o veterinário em SJCedro, ALAN SOLDÁ, a praga é bastante comum devido ao clima da região e requer uma série de cuidados para evitar que o cavalo adoeça. Ele esclarece que os carrapatos são ectoparasitas que se alojam no corpo dos animais e causam muito incômodo além de doenças. Os parasitas se alimentam do sangue do equino e por isso ferem o couro do animal. A infestação pode abrir feridas que ficam suscetíveis à outras infecções, além de causar dor.O veterinário sugere que haja desvermificaçãos a cada três meses como forma de prevenção.Mas, lembra que é preciso cuidado ao aplicar qualquer tipo de medicamento, pois uma dose errada pode intoxicar o cavalo. SOLDÁ revela que em algumas propriedades que tenham maior incidência podem ser feitas aplicações de inseticidas diretamente na pastagem.

Frio intenso é importante no controle de pragas nas lavouras da região. O gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON afirma que muitas pessoas pensam que o frio causa prejuízos nas plantações, porém, o frio intenso em épocas oportunas tem suas vantagens, visto fazer parte do ciclo natural. Segundo ele, a massa de ar polar é fundamental especialmente para as plantas de clima temperado e subtropical como exemplo, plantações de uva, pêssego, maçã e marmelo. Essas culturas entre outras precisam do frio intenso no momento certo para que as mesmas possam florescer e produzir em grande e boa quantidade na época de colheita. De acordo com SIMON, já em plantações de mamão, goiaba e banana o frio intenso pode provocar prejuízos elevados aos agricultores. Ele destacou que o calor fora de época como o presenciado em julho e início de agosto prejudica as culturas de inverno. Ele destacou que devido a essa oscilação elevada, os riscos de estragos até em lavouras de inverno são consideráveis.

Projeto apresentado na ALESC regulamenta obrigação na construção de cisternas em atividades agrícolas. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado, e vice-presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL. Conforme o deputado, quando da elaboração do Código Ambiental Catarinense, foi previsto um artigo que torna obrigatória a colocação de cisternas em propriedades com aviários, chiqueirões ou salas de ordenha para garantia de água em épocas de estiagem. O parlamentar explica que esta exigência não tem sido favorável a muitos agricultores, que mesmo sem cisternas, não precisam recorrer ao órgão público para abastecimento de sua propriedade durante a seca. DE NADAL explica que o projeto propõe que seja feita uma alteração no Código Ambiental, prevendo que agricultores que possuem açudes ou outros reservatórios, como poço artesiano, sejam dispensados da construção da cisterna.

Dispensa na construção da cisterna é prevista tanto para renovação de atuação de atividades já existentes, como para construção de novos empreendimentos agrícolas. O deputado MAURO DE NADAL lembra que para receber esta dispensação o agricultor precisa comprovar que nos últimos três anos não necessitou de auxílio do órgão público para abastecimento de sua propriedade quando do período de poucas chuvas. Segundo o parlamentar, após apresentação na Alesc o projeto irá tramitar ainda em quatro comissões: de Constituição e Justiça, de Meio Ambiente, de Agricultura e de Administração e Serviços Públicos. MAURO DE NADAL espera que a tramitação e votação do projeto ocorram em um período curto, devido a dificuldade que a obrigatoriedade da construção de cisternas tem gerado a muitos produtores.

Conder tem média de 100 licenças ambientais emitidas por mês na região. O Conder Gestão Ambiental já completou sete meses de funcionamento no Extremo Oeste com parceria das prefeituras. O diretor do programa, JOSÉ FRANCISCO MORA, conversou ontem com a Rádio Cedro e citou que no momento de pandemia o ritmo de trabalho é normal, mantendo os cuidados e orientações emitidas pelos órgãos de Saúde. MORA lembra que no início da pandemia os profissionais tiveram que parar por quase 30 dias, realizando nesse período os despachos via home-office e suspendendo naquela ocasião o serviço de fiscalização. Ele afirma que a suspensão das vistorias in loco foi o período mais delicado vivido desde o início da pandemia. De acordo com Mora, o ritmo de despachos teve que reduzir visto que o processo ambiental necessitava de vistorias e esse serviço não era possível.

Apesar das dificuldades no início da pandemia, diretor do Conder Gestão Ambiental afirma que o trabalho foi recuperado e está na sua normalidade. O coordenador do serviço, JOSÉ FRANCISCO MORA, comenta que o prazo legal para a emissão de uma licença ambiental é de quatro meses, porém, o Conder está conseguindo realizar esse procedimento entre 35 e 36 dias. Questionado sobre qual setor está recebendo mais pedidos de licenças ambientais, o diretor revelou que o agronegócio lidera nos pedidos de licenças na região. MORA declara que ao menos 17% do total de licenças emitidas pelo Conder são ligadas a suinocultura. Juntando com a avicultura a porcentagem é de 23%. SMOeste lidera os pedidos de licenças ambientais na Ameosc com 120 pedidos. Em seguida aparecem Iporã do Oeste e Itapiranga. Nos sete meses de Conder Gestão Ambiental 660 licenças foram solicitadas e emitidas. Desse total, 80 estão em análise e 580 já foram liberadas.

Cooperativa investe na ampliação da fábrica de rações. Conforme o diretor comercial da Coacig, JUAREZ SCALCO, a empresa já possui uma pequena fábrica instalada na Linha Derrubada Baixa, em SJCedro, no entanto, a planta é pequena e não atende sequer a demanda interna. Lembra que na unidade de Guaraciaba existe o recebimento e beneficiamento de grãos. Em SJCedro o investimento que passa de 20 milhões de reais visa aumentar a capacidade de produção do empreendimento que deverá gerar ao menos 20 novos empregos diretos no começo de 2021. Também haverá trabalho indireto através da parceria dos cooperados e nas vendas. O diretor revela que a ração produzida é destinada aos membros e também os agricultores parceiros que atuam na suinocultura. Lembra que a Coagic surgiu através desta atividade que enfrentou vários momentos de crise e oscilações e segue como “carro chefe”. Ele percebe que, através da eficiência produtiva e controle dos custos, a criação e venda de porcos está satisfatória.

Coacig possui mais de 900 associados nos três estados do Sul. O diretor comercial, JUAREZ SCALCO revela que a meta é ampliar este quadro já que o sistema vem demonstrando benefícios aos sócios. Ele salienta que são várias parcerias visando reduzir os gastos e aumentar os lucros dos agricultores com escoamento da produção de forma legal, dando segurança no pagamento. O diretor destaca que a fábrica de rações deverá melhorar o atendimento. Conforme ele, o local terá um fluxo grande de veículos já que serão recebidos insumos diariamente como minerais, milho e o farelo de soja. SCALCO afirma que a empresa possui aproximadamente 60 funcionários nos escritórios, linhas de produção e de transporte. São cerca de 900 cooperados em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo a maioria concentrada em Guaraciaba, SJCedro e outros municípios do Extremo Oeste.

Vereadores entram em atrito verbal após questionamentos na câmara de SJCedro. A sessão de ontem marcou a retomada dos trabalhos para o último semestre da atual legislatura e não teve entrada nem votação de projetos, pois não havia matérias pendentes em pauta. Durante o pequeno expediente, onde são feitos requerimentos, solicitações e outros tipos de pedidos, o líder da oposição JOÃO DE ANDRADE, disse ter sido procurado por uma moradora para tratar de assunto relacionado a serviço da Secretaria de Obras. O vereador enfatizou que o trabalho solicitado não foi realizado para a mulher, mas sim para vizinhos dela, conforme imagens comprovam. Ele considera que existe discriminação, já que citou outros casos de pessoas que afirmam pedir serviços públicos e não são atendidas, ou são com atraso, enquanto outras têm prioridade. O vereador disse que o caso será levado ao Ministério Público. O vereador da situação, VOLNEI DALLO, usou a palavra para tentar esclarecer o problema, porém, houve debates e acusações entre os parlamentares.

Vereador governista acredita que denúncias e problemas estão aparecendo apenas no período que antecede às eleições. VOLNEI DALLO considerou que os fatos foram distorcidos e tem a ver com o momento político. Ele afirmou que em praticamente oito anos de governo da atual administração, casos como este, caraterizados como discriminação, não foram levados ao plenário como agora. Conforme ele, a oposição costuma usar a imprensa para criar fatos novos e distorcer. Citou também uma situação sobre o uso da campeira, que foi regulamentado via projeto de Lei, visando cobrança de taxa para utilização. O vereador afirma que este assunto também gerou debate nos últimos dias com informações desencontradas. Durante as explanações, DALLO e JOÃO DE ANDRADE se interromperam várias vezes, sendo necessária a intervenção da presidente ISOLDI WILL, para manter a ordem. ANDRADE afirmou que o colega é servidor da agricultura, no entanto, vive se intrometendo no setor de obras e outras áreas da administração.

Clima de briga não pode gerar retrocesso no andamento dos trabalhos do legislativo. Após o debate entre os dois vereadores de situação e oposição CLAUDIO WARTHA, que já acumula vários mandatos, também pediu uso da palavra para sugerir cautela e respeito. Ele afirma que antigamente ocorriam debates acirrados na câmara, porém, há cerca de 20 a 30 ano quando SJCedro ficava praticamente “dividido” entre dois grupos. Ele, assim como a presidente ISOLDI WILL, lembrou que os vereadores podem ser de partidos diferentes e adversários políticos, no entanto, não são inimigos e convivem semanalmente. Lembrou que em pouco tempo inicia a campanha eleitoral e muitos deles poderão, inclusive, se encontrar na casa dos eleitores, necessitando manter o respeito. CLAUDIO destaca que hoje em dia não há motivo para que um grupo saia de um local às pressas porque o outro chegou afim de evitar brigas. Conforme ele, a comunidade quer ouvir os projetos das futuras coligações e candidatos.

PRF disponibiliza sistema eletrônico para agilizar prestação de serviços ao cidadão. A Polícia Rodoviária Federal lançou nesta segunda-feira o serviço de Peticionamento Eletrônico. A novidade vai permitir ao cidadão, por meio digital, fazer diversas solicitações que hoje somente podem ser feitas fisicamente nas unidades do órgão ou através dos correios. A princípio, estarão disponíveis 24 horas os serviços de defesa de autuação, recurso de multa, identificação de condutor infrator e solicitação de retificação de boletim de acidente de trânsito, além da solicitação de cópia ou vista de processo e documento. Futuramente, outros serviços também devem ser disponibilizados. O interessado deverá fazer um cadastro no Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Após este ser validado, o usuário poderá acessar o sistema e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessárias. Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento.

Moradores denunciam festa clandestina no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu em uma propriedade da linha Altevogt próximo a linha Taquarussú no interior do município. A reportagem foi procurada ontem por moradores das duas comunidades, os quais relataram ter ocorrido uma festa clandestina com mais de 20 pessoas. Os moradores repudiaram a perturbação causada pelos participantes da festa que por diversas vezes durante a madrugada do domingo, circulavam com veículos pelo interior das comunidades provocando gritarias e ouvindo som em volume excessivo nos veículos. Além da perturbação do sossego alheio por meio de gritarias, algazarras e utilização do som em volume alto, os participantes também cometeram o crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa em relação a COVID-19. A Polícia Militar recebeu ainda denúncia de outra festa clandestina, desta vez na linha São Lourenço. Quando a guarnição chegou no local havia ainda três pessoas.

Saveiro pega fogo no centro de São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira por volta das 09h40 na rua Almirante Tamandaré, proximidades do SESC em São Miguel do Oeste. Segundo o jovem que conduzia a Saveiro, ele escutou um forte barulho no motor e logo em seguida o incêndio começou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o controle das chamas, que destruíram o motor e parcialmente o veículo. O condutor não teve ferimentos. A Polícia Milita foi chamada e fez os levantamentos necessários.

Mulher é forçada a tomar veneno pelo marido em Iraceminha. A ocorrência foi registrada na noite de domingo pela Polícia Militar repercutiu em toda região. Segundo a guarnição, a PM foi acionada para ir até o hospital São José de Maravilha onde uma mulher teria sido forçada a tomar veneno por seu marido. Chegando no local, a mulher relatou que mora em Iraceminha e que o seu esposo estaria na residência. Imediatamente a polícia foi acionada juntamente com o grupamento tático e realizaram a prisão em flagrando do autor dos fatos. Ele estava visivelmente embriagado e estava deslocando para sua residência momento em que foi abordado com uma moto. Em consulta ao sistema constatou-se que a motocicleta estava com documentação atrasada vindo a mesma a ser recolhida ao pátio de apreensões. O homem foi conduzido até a delegacia de Maravilha para os demais procedimentos cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.