-MAIS DE DOIS MILHÕES DE APOSENTADOS ESTÃO APTOS A SER RESSARCIDOS
-ABERTURA DE EMPRESAS CRESCE 21% NO PRIMEIRO SEMESTRE EM SANTA CATARINA
-GUARACIABA VAI RECEBER 16 MILHÕES DE REAIS DO PROGRAMA ESTRADA BOA RURAL
-REUNIÃO COM ENTIDADES DEFINE DETALHES DO DESFILE 7 DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO
-ALESC PROMOVE SESSÃO SOLENE HOJE À NOITE NA CÂMARA DE VEREADORES DE SMO
-IDOSO DE 80 ANOS É ATACADO POR TOURO EM PROPRIEDADE RURAL DA REGIÃO
-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVAS DE FEMINICIDIO E HOMICÍDIO
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de seis graus. A máxima pode chegar a 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0044 centavos.
O escritório de direitos humanos das Nações Unidas informou nesta sexta-feira que registrou pelo menos 613 mortes, tanto em postos de atendimento administrados pela Fundação Humanitária de Gaza, apoiada pelos Estados Unidos e Israel, quanto perto de comboios humanitários administrados por outros grupos de ajuda, incluindo a ONU, até o fim de junho. Na segunda-feira, o Exército israelense reconheceu que civis palestinos foram feridos em centros de distribuição de ajuda em Gaza, dizendo que as forças israelenses receberam novas instruções após o que chamaram de "lições aprendidas".
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira o megapacote tributário e orçamentário proposto pelo governo. Agora, a lei segue para sanção do presidente DONALD TRUMP. O texto prevê reduzir impostos, cortar programas sociais, retirar incentivos à energia limpa e aumentar verba para políticas anti-imigração e gasto militar. A medida adiciona três trilhões e 300 bilhões de dólares à dívida nacional do país até 2034, segundo o Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos. O projeto prevê redução de impostos de aproximadamente quatro trilhões de dólares, enquanto mantém muitos dos cortes aplicados por TRUMP em 2017.
O presidente LULA assumiu nesta quinta-feira a presidência do Mercosul, que recebeu do argentino JAVIER MILEI. Adversários políticos, os dois se abraçaram após a transmissão do cargo Pelas regras do Mercosul, há um revezamento semestral na direção do grupo formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Bolívia está na fase final do processo de adesão. Em seu discurso, MILEI criticou a burocracia do Mercosul e disse que o bloco impõe restrições aos países do bloco, que estão submetidos a uma "cortina de ferro". Atualmente, há divergência entre os países sobre a possibilidade de firmarem acordos comerciais fora do Mercosul.
Os brasileiros compraram um milhão 198 mil 805 veículos novos no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Houve uma ligeira alta de quatro vírgula 82 por cento em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados um milhão e cem mil veículos novos. O número representa um crescimento de 20 por cento em relação a 2023, quando foram emplacados 998 mil 270 veículos novos. A projeção da Fenabrave é de um crescimento menor para 2025, marcado em cinco por cento, alcançando um total de dois milhões 765 mil 906 veículos vendidos.
O ministro da Previdência Social, WOLNEY QUEIROZ, afirmou nesta quinta-feira que dois milhões e cem mil aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro comentou a decisão do ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, que homologou o acordo para realização dos pagamentos, que devem começar no dia 24 deste mês. QUEIROZ explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos. Segundo o ministro, o governo federal deve editar uma medida provisória para viabilizar os pagamentos.
O vice-presidente GERALDO ALCKMIN sancionou o projeto de lei que proíbe utilizar a idade como fator para reduzir a pena de quem comete violência sexual contra mulheres, como é o caso do crime de estupro. A sanção sem vetos foi publicada na edição desta sexta-feira do "Diário Oficial da União". A lei modifica o Código Penal. Antes, as penas para qualquer tipo de crime eram atenuadas para pessoas com menos de 21 anos, na data do crime, ou mais de 70 anos, no momento da condenação. A nova lei retira essa possibilidade de reduzir a punição em caso de violência sexual. Os juízes levam em conta agravantes e atenuantes no momento de definir a pena de um condenado. São fatores para aumentar ou diminuir, por exemplo, o tempo de prisão.
A Comissão da Saúde da Alesc aprovou, na última quarta-feira, a abertura de uma audiência pública para debater a regulamentação da lei de fornecimento de cannabis medicinal em Santa Catarina. A audiência pública visa promover o encontro entre o Parlamento, o poder executivo do Estado e a comunidade para discutir a aplicação da cannabis e a regulamentação instituída. A data da audiência ainda não foi definida, mas deve ser discutida pela assembleia na próxima semana. A Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos e Produtos à Base de Cannabis, proposta pela deputada PAULINHA do Podemos foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2024. A legislação tem como objetivo apoiar o tratamento de pacientes com doenças como fibromialgia, autismo, Alzheimer, Parkinson e outras condições crônicas.
A abertura de novas empresas em Santa Catarina disparou no primeiro semestre e cresceu 21 vírgula quatro por cento. O percentual representa o salto de 62 mil e 200 novas empresas durante os seis primeiros meses de 2024 para 75 mil e 500 novos CNPJs no mesmo período de 2025. Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, revelam sobretudo o aquecimento da economia com foco no empreendedorismo e geração de oportunidades. O volume de novas empresas é calculado pelo saldo entre empresas constituídas e empresas extintas no período. O segmento de transporte e armazenagem se destaca com acréscimo de 11 mil CNPJs e elevação de 36 por cento frente ao mesmo período do ano passado. O comércio e reparação de veículos aparece na sequência com nove mil e 600 novos CNPJs.
O governo do Estado lançou um Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres. O documento foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado e prevê ações como a abertura de novas delegacias, ampliação do horário de atendimento nas unidades já existentes e a inclusão de conteúdos sobre o tema nos currículos da educação básica. As medidas propostas têm previsão de serem implantadas em até 10 anos, ou seja, até 2035. O novo plano do governo inclui a proposta de criar 24 delegacias especializadas de combate à violência contra a mulher em 10 anos. Quatro dessas unidades devem ser abertas até 2027. Outra medida proposta no plano estadual é a expansão do horário de atendimento de 40 por cento das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulheres e Idosos até 2027.
A região da Ameosc terá quatro representantes na etapa mesorregional do Santa Catarina Canta. A etapa local do festival foi realizada nesta quarta-feira no Gran Nobile. Foram escolhidos BRUNO ALUIS CHIODI, CAROLINE TERHORST, LETÍCIA GIRARDI LUNARDI e MARCELO JUPIARA DE ABREU na categoria Geral e BRENDA ROSSETI WELTER e MILLENA THOMÉ FRIEDRIC na categoria Infantojuvenil. Eles garantiram vaga na Etapa Mesorregional Extremo Oeste, que acontecerá no dia 28 de setembro, em Chapecó. A grande final com premiação de 20 mil reais para os vencedores será realizada em Florianópolis no final do ano.
Na tarde desta quinta-feira, o Prefeito de Guaraciaba, DOMINGOS MARCON, e o Vice-prefeito IDIVAR PASINATO, estiveram na cidade de Joaçaba para participar do lançamento do Programa do Governo de Santa Catarina: Estrada Boa Rural. Guaraciaba também será beneficiada pelo programa. A previsão é que o município receba novos trechos de asfalto, totalizando 16 milhões de reais. Entre os trechos que serão asfaltados estão o que liga Linha São Vicente até Linha Ouro Verde e o de Linha Cordilheira, e demais localidades. De acordo com a administração, o investimento vai trazer melhorias significativas na infraestrutura rural, além do aumento da qualidade de vida no campo e fortalecer a economia agrícola do município.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o coordenador regional de infraestrutura, EVERALDO DI BERTI. Ele vai explicar os detalhes do programa Estrada Boa Rural, lançado nesta semana pelo governador JORGINHO MELLO. DI BERTI vai falar sobre a execução das obras desse novo programa e como a região será atendida. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o coordenador regional de infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, está agenda para as 11 e meia.
O Peperi debates deste sábado vai avaliar o plano safra 2025 2026 lançado nesta semana pelo governo federal. O programa de amanhã vai discutir os principais pontos do plano e também as questões que não foram incluídas no documento. O debate vai reunir o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER e o representante da Associaçao dos Feirantes, MARCIO SANTIN. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã na Peperi.
Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a comunidade e os serviços públicos, a Secretaria de Saúde de Paraíso lançou o projeto “Dialogando com a Saúde”. A iniciativa promove encontros com a população e grupos específicos para ouvir, orientar e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da saúde no município. A proposta é dialogar sobre a reorganização da Secretaria, melhorar o entendimento sobre o fluxo de atendimentos, e garantir que os usuários dos serviços de saúde estejam bem informados sobre seus direitos, campanhas e cuidados preventivos. O projeto teve início em junho e seguirá ativo ao longo de todo o ano, com ações voltadas para diferentes públicos e temas relevantes.
A vereadora MARLI DA ROSA do PL apresentou uma moção de apelo solicitando a criação de uma lei específica para regulamentar a atuação de food trucks e o comércio de alimentos em vias e espaços públicos do município. O pedido foi aprovado na sessão desta quinta-feira da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. MARLI destacou que a comercialização de alimentos em locais públicos vem crescendo, inclusive em São Miguel do Oeste, onde atualmente é disciplinada apenas pela Lei Complementar que trata de taxas públicas. A vereadora argumentou que esse tipo de comércio traz "uma oportunidade gastronômica mais acessível e de amplo alcance", adaptando-se à rotina da população.
A regulamentação dos food trucks e comercio de alimentos em vias públicas deve ser acompanhada de uma inclusão desse segmento em uma política pública que estabeleça normas gerais, taxas acessíveis e fiscalização adequada. O comentário é da vereadora MARLI DA ROSA. Ela ressaltou ainda que a regulamentação pode fomentar o empreendedorismo e retirar da informalidade muitos comerciantes. A parlamentar sugere, inclusive, que a Prefeitura determine "pontos fixos e locais nas praças para a instalação desses negócioss". MARLI também destacou que o pedido "contribuirá para o desenvolvimento ordenado do comércio de alimentos no município, beneficiando os comerciantes e consumidores".
Teve início na noite desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste, o curso “Qualidade no Atendimento nos Serviços de Zeladoria”. A formação é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o SENAC, e tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na área de serviços gerais, com foco em limpeza, organização de ambientes e atendimento. A aula inaugural foi realizada no Departamento de Cidadania do município, onde o curso está sendo ministrado. Ao todo, 20 vagas foram disponibilizadas, com carga horária de 20 horas. Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos como perfil profissional do trabalhador doméstico, técnicas de atendimento, comunicação verbal e não verbal, uso de equipamentos de proteção individual, produtos de limpeza, coleta seletiva, primeiros socorros, entre outros temas.
O prefeito EDENILSON ZANARDI participou nesta quarta-feira de mais uma edição do programa fale com o prefeito. A iniciativa tem o objetivo de aproximar a administração municipal da comunidade na quarta-feira. ZANARDI recebeu a população para ouvir reivindicações e sugestões. Mais de 50 pessoas tiveram no gabinete. Os secretários também participaram do atendimento da população. O Fale com o prefeito é realizado toda a primeira quarta-feira do mês. A próxima edição está prevista para o dia seis de agosto.
Foi realizada nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, a segunda Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento ocorreu na parte da tarde e reuniu representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, autoridades e profissionais da rede de atendimento. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência teve como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de propostas voltadas às políticas públicas para as mulheres. A iniciativa foi promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante a segunda Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foram debatidos temas como a participação da mulher nos espaços de poder e decisão, enfrentamento à violência, autonomia econômica, saúde integral e fortalecimento da rede de proteção. O secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, destacou o papel da conferência na consolidação de avanços. Ele citou que só com participação e diálogo é que conseguiremos construir políticas públicas mais eficazes e justas. Ao final do evento, foram eleitas as delegadas que representarão o município na etapa estadual da conferência.
Na manhã desta sexta-feira, representantes de diversas entidades participaram de uma reunião para definir os preparativos do desfile cívico de 7 de Setembro em São Miguel do Oeste. A principal novidade é a retomada da participação das escolas e entidades civis, que nos últimos anos estavam ausentes do evento, antes restrito apenas às forças armadas e órgãos de segurança pública. De acordo com o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, o desfile ocorrerá na rua Duque de Caxias e se encerrará na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel, onde será montado o palanque das autoridades. A concentração dos pelotões e a organização dos grupos também foram discutidas durante o encontro.
A retomada do desfile com a participação da comunidade vai ter algumas mudanças em relação eventos anteriores, quando todos os alunos das escolas participavam. Neste ano cada instituição de ensino deverá formar um pelotão representativo, com uma seleção de estudantes. A mesma regra valerá para clubes esportivos e demais entidades. Cada grupo deverá conter entre 20 e 40 representantes. Em entrevista à Peperi, o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, disse que a proposta busca valorizar a representatividade e a organização do desfile, ao mesmo tempo que otimiza o tempo de duração do evento. A concentração dos pelotões deverá ocorrer em ambos os sentidos da Avenida Getúlio Vargas e ruas próximas.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai promover nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste uma sessão solene em homenagem aos Guardiões da Agroecologia e da Alimentação Saudável do Grande Oeste Catarinense. Serão homenageadas 34 personalidades e instituições que contribuem decisivamente para o desenvolvimento da agroecologia na região e em todo o estado. A sessão será às sete horas da noite no salão nobre Attílio Luiz Calza da Câmara de Vereadores. A proposta para realizar a sessão solene em São Miguel é do vice-presidente da Alesc, deputado PADRE PEDRO BALDISSERA do PT.
A agroecologia é a principal porta de entrada para a alimentação saudável para as pessoas. O comentário é do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele disse que o estado já conta com um sistema orgânico de produção adotado por inúmeros agricultores, principalmente no Grande Oeste catarinense. Ele explicou que a homenagem que será prestada nesta sexta-feira vai reconhecer a contribuição de quem cultiva hortaliças, frutas, arroz, feijão, mel, leite e outros produtos. Na sessão solene de sexta, o agricultor CLAUDINEI JAIR ALBRING, vai falar em nome dos homenageados sobre o tema “A biodiversidade sempre será a nossa melhor escolha”. Também vai discursar o homenageado padre CLETO STÜLP, da Paróquia de São Miguel Arcanjo que abordará o tema da agroecologia.
Um idoso de 80 anos foi atacado por um touro em uma propriedade na tarde desta quinta-feira, na comunidade de Linha Bonita, interior de Cunha Porã. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem relatou que foi derrubado duas vezes pelo animal e, nas quedas, bateu a cabeça e o corpo em pedras no chão. A vítima apresentava cortes e escoriações nos braços e pernas, ferimento na cabeça, suspeita de fratura nas costelas, dores generalizadas e dificuldade para respirar. Após os primeiros atendimentos, ele foi levado ao pronto-socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã.
Um homem de 32 anos foi preso na noite de quarta-feira, na Rua Brás Cuba, no Bairro Salete, por dirigir sob efeito de álcool, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o motociclista conduzia uma Yamaha XTZ 125 em zigue-zague pela pista, o que chamou a atenção da guarnição. Durante a abordagem, os policiais perceberam um forte odor de álcool e o condutor teve dificuldades para descer do veículo sem ajuda. Além da embriaguez, foi constatado que a motocicleta estava com débitos de licenciamento. Diante disso, foram aplicadas as infrações de trânsito cabíveis, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil.
Um acidente de trânsito envolvendo uma carreta e um caminhão de transporte de ração deixou um homem ferido na tarde desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. A colisão ocorreu por volta das três horas no cruzamento da Avenida Willy Barth com a Rua Mém de Sá, no bairro São Sebastião. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros ao condutor do caminhão de ração, que apresentava ferimentos leves. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento do município para avaliação médica. Já o motorista da carreta não se feriu. As causas do acidente não foram informadas.
A Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de violência doméstica na Rua Aloísio Arsênio Klein, no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 20 anos estava bastante nervoso e agressivo. Ele tentou se desfazer de duas facas e uma pedra, atirando-as próximo a uma escola. Mesmo com a presença policial, o suspeito ignorou as ordens e foi necessário o uso de gás de pimenta para contê-lo. Segundo a Polícia Militar, o rapaz teria chegado em casa durante a madrugada com as facas, expulsado todos da residência e saído correndo atrás das vítimas com intenção de matar. Após a abordagem, ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia.