ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça - feira 04 07 2023

-COMISSÃO DO SENADO VOTA HOJE PROJETO QUE PODE REDUZIR CUSTO DO CRÉDITO

-SANTA CATARINA LIDERA CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS EM ABRIL

-CASA DE APOIO DO HOSPITAL REGIONAL ABRIGOU 140 PESSOAS NESTE ANO

-NOVO SECRETARIO ADJUNTO QUER LANÇAR CARTILHA SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

-LIQUIDA SÃO MIGUEL DESTE ANO SERÁ NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-PEDESTRE SOFRE FRATURAS AO SER ATROPELADO POR VEÍCULO NA BR 282

-HOMEM QUE MATOU CUNHADA TEM PENA AUMENTADA PARA 21 ANOS DE PRISÃO

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 78 centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

Forças de Israel atacaram nesta segunda-feira a cidade de Jenin, na Cisjordânia, com drones e centenas de soldados por terra. O campo de refugiados local foi atingido e oito pessoas morreram. A operação é a maior ação israelense na Cisjordânia em quase 20 anos, e foi feita em resposta a uma série de ataques de militantes palestinos a colonos judeus na região. O governo de Tel Aviv alega que suas tropas atacaram apenas alvos criminosos. Em 19 de junho, uma operação para prender dois palestinos suspeitos de atividade terrorista se transformou em longas trocas de tiros, segundo os militares israelenses. À época, cinco palestinos foram mortos e dezena de pessoas ficaram feridas.

Pelo menos de 160 pessoas foram presas na noite de ontem após serem acusadas de conexão com os distúrbios que abalaram cidades em toda a França, por conta do assassinato de um adolescente de ascendência norte-africana por um policial na semana passada. A morte de Nahel, um jovem de 17 anos com pais de Argélia e Marrocos, gerou queixas de longa data de discriminação, violência policial e racismo sistêmico entre as forças de segurança, o que foi negado pelas autoridades. O Ministério do Interior informou que cerca de duas mil pessoas foram presas nos últimos dias.

O Brasil assumirá nesta terça-feira a presidência do Mercosul, durante a cúpula de chefes de Estado do bloco em Puerto Iguazú, na Argentina. Formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Mercosul foi criado em 1991, e a presidência do bloco é rotativa por seis meses. Ou seja, a cada semestre, um país comanda o bloco.

Além dos Estados membros, também existem os chamados Estados associados, entre os quais Colômbia, Bolívia e Chile. A Venezuela faz parte do bloco, mas está suspensa desde 2017. O Brasil tem defendido que o país volte a integrar o grupo.

A ministra substituta das Relações Exteriores, MARIA LAURA DA ROCHA, encaminhou um ofício à Câmara dos Deputados em que afirma que o Brasil não vai disponibilizar crédito à Venezuela enquanto o país, governado por NICOLÁS MADURO, não quitar suas dívidas. A informação foi dada após um requerimento do deputado federal Professor PAULO FERNANDO do Republicanos do Distrito Federal. Entre as dívidas da Venezuela com o Brasil estão os empréstimos feitos pelo BNDES. O país vizinho deve cerca de três bilhões e 500 milhões de reais. No requerimento, o parlamentar questiona como e quando o governo vai cobrar a Venezuela quanto ao pagamento das parcelas em atraso da dívida mantida com entidades brasileiras. Em junho, os presidentes LULA e MADURO se comprometeram em criar uma mesa para debater a dívida da Venezuela com o Brasil.

A balança comercial registrou superávit de 10 bilhões 590 milhões de dólares em junho, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira. O resultado é de superávit quando as exportações superam as importações. Quando acontece o contrário, é registrado déficit. De acordo com a pasta, foi o melhor resultado para um mês de junho desde 1989, quando teve início a série histórica.Segundo o governo, em junho as exportações somaram 30 bilhões e cem milhões e as importações somaram 19 bilhões e 500 milhões de dólares. No último mês, os principais parceiros comerciais foram a Argentina, Estados Unidos, China, Hong Kong e Macau.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado se reúne nesta terça-feira para votar o Marco das Garantias. O projeto de lei muda regras para garantias de empréstimos a fim de diminuir os juros e o custo do crédito. Caso aprovado, o texto segue para o plenário do Senado. Se passar por essas duas etapas, a medida ainda precisa retornar à Câmara. Os deputados chancelaram a medida em meados de 2022, e devem avaliar as mudanças estabelecidas pelo Senado. A redação que será votada nesta quarta é um substitutivo do senador WEVERTON ROCHA do PDT do Maranhão. O parlamentar reformulou uma parcela considerável do texto aprovado na Câmara, totalizando 46 emendas. O Marco possibilita, por exemplo, utilizar o mesmo imóvel como garantia em mais de um financiamento.

Santa Catarina tem nove cidades com mais residências desocupadas do que com moradores. Todas elas estão localizadas no Litoral do estado, o segundo do país com mais municípios nessas NSC Total a partir do Censo 2022 do IBGE. No Brasil todo, 53 cidades têm mais residências vazias do que ocupadas, apenas o estado do Rio Grande do Sul, com dez entre elas, fica à frente de Santa Catarina neste quesito. Jaguaruna é o município catarinense com maior percentual de domicílios desocupados com 69 vírgula quatro por cento. Depois vem Balneário Rincão com índice de desocupação de 62 vírgula nove por cento.

Apesar das instabilidades do mercado interno, Santa Catarina fechou o mês de abril com o maior crescimento econômico do país, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O Estado cresceu dois vírgula nove por cento frente ao mês anterior, abril, enquanto a média nacional foi uma alta de zero vírgula seis por cento nessa mesma comparação. Houve alta maior da indústria e da agropecuária no período, o que puxou para cima o resultado do Estado. O indicador considera principalmente a oferta, com destaque para os dados econômicos mensais do IBGE. A indústria teve em abril crescimento de um vírgula um por cento frente ao mês anterior, março, na série com ajuste sazonal. Entre os setores que mais cresceram esteve o da borracha e plástico, com alta de seis vírgula oito por cento em abril. Também avançaram as indústrias de alimentos, máquinas e equipamentos e veículos.

O governador JORGINHO MELLO e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, assinaram nesta segunda-feira a ordem de serviço para a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina, o Paesc. Evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Os desafios do estudo são destravar o processo de concessão dos aeroportos sob a administração do Estado e otimizar os investimentos nos aeroportos. O novo projeto vai custar para o governo um milhão e 400 mil reais e tem prazo de nove meses para conclusão. Dos 21 aeroportos públicos em Santa Catarina, 13 são subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo governo catarinense, um administrado pelos municípios e quatro administrados pela iniciativa privada.

A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está completando seis meses de atividades. De acordo com o coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER, a avaliação dos trabalhos é positiva. Ele disse que cerca de 140 pessoas se hospedaram na casa no primeiro semestre deste ano. Como cada pessoa fica em média três dias no local, foram490 diárias neste ano. Os acompanhantes dos pacientes internados no hospital são oriundos principalmente dos municípios da região oeste e de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. DITBERNER disse que a Casa de Apoio não cobra nenhuma taxa das pessoas e oferece, além do pernoite, alimentos básicos para os hóspedes. As alimentações são preparadas pelos próprios usuários.

95 por cento dos serviços realizados na Casa de Apoio são realizados de forma voluntária. O dado é do coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER. Ele explicou que as pessoas que se hospedam também são responsáveis pela limpeza e organização do local. DITBERNER comentou que esse formato já era usado na antiga sede da Casa de Apoio e foi mantido no espaço inaugurado no começo deste ano. De acordo com ele, pessoas da comunidade também se envolvem na organização da Casa, com serviços prestados no local ou doação de alimentos e materiais. O Rotary Clube continua envolvido com a gestão da casa que também tem uma parceria com o Hospital Regional e a Associação dos Municípios do Extremoo-oeste, a Ameosc.

Cinco vereadores de São Miguel do Oeste participaram, na última semana, de um curso de formação na área de fiscalização. De acordo com o vereador ELIAS ARAÚJO, o foco do curso foram as técnicas e métodos de fiscalização legislativa sobre a aplicação dos recursos públicos. Ele comentou que o conhecimento adquirido no curso é fundamental para qualificar a atuação dos vereadores do município. Além de ELIAS, participaram da formação MARLI DA ROSA e VILMAR BONORA do PSD, MARCIO SANTIN do PT e VANIRTO CONRAD do PDT. Hoje a noite, a câmara vai realizar a primeira sessão ordinária do mês de julho.

O município de São Miguel do Oeste recebeu na última semana a visita do Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, PAULO ECCEL. Ele está no cargo desde abril desse ano e explicou que cada estado brasileiro possui esse órgão do governo federal, sendo que além da sede em Florianópolis, existem outras 19 unidades espalhadas pelo estado catarinense, como é o caso de São Miguel do Oeste. Conforme ele, no município, o órgão ocupa uma sala cedida pela prefeitura junto à secretaria de Educação e justificou que o motivo da visita foi conhecer a situação de cada local. A oportunidade também serviu para dialogar com os servidores, fazer um alinhamento dos procedimentos de atendimento ao público e ao mesmo tempo iniciar um diálogo com a sociedade.

O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, PAULO ECCEL, também aproveitou a vinda para o município para se reunir com as lideranças dos movimentos sindicais. As entidades apresentaram as reivindicações da classe trabalhadora. Ele frisou que o Ministério do Trabalho não é contra o empresário e a favor dos trabalhadores, mas sim, possui a função de mediação, aproximação e verificação para saber se as leis que regulam o mercado de trabalho estão sendo cumpridas e respeitadas, evitando dessa forma o aumento de denúncias de trabalho escravo em Santa Catarina. Ele citou que o estado é avançado tecnologicamente, possui baixos índices de desemprego e geração positiva de trabalho, porém, com índices preocupantes de denúncias de trabalho escravo, o que acaba sendo um retrocesso para um estado tão desenvolvido.

O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, PAULO ECCEL Para PAULO ECCEL ressaltou que o órgão reativou o canal para receber denúncias de irregularidades nas relações de trabalho. Ele comentou que existe apenas um servidor em São Miguel do Oeste e a intenção é que a estrutura seja recuperada e sejam retomados os concursos públicos para que as agências sejam reestruturadas. ECCEL apontou ainda que é preciso visibilidade da unidade instalada no município e por isso não descartou uma mudança de local com o passar dos meses. O superintendente orientou ainda que em casos de trabalhos irregulares, os mesmos podem ser denunciados através do endereço eletrônico, www.gov.brtrabalho-e-emprego e seguir os passos para que as denúncias possam ser feitas. PAULO ECCEL alertou que é preciso clareza nas informações repassadas para que posteriormente os fiscais façam as verificações necessárias junto as empresas.

O número de focos do mosquito da dengue está em 478. A informação é do coordenador de endemias da secretaria de saúde, RENÉRIO DILL. Ele disse que a quantidade de focos vem se mantendo estável. Em relação aos casos da doença, o quadro também é de estabilidade. Até agora, desde o dia primeiro de janeiro, a secretaria de saúde registrou 11 pessoas com dengue. RENÉRIO citou que na comparação com o mesmo período do ano passado, são cerca de cem focos a mais. Ele comentou que a situação ainda é de preocupação, especialmente em razão das temperaturas mais amenas que favorecem a proliferação do mosquito aedes aegypit.

Toda a cidade está infestada pelo mosquito da dengue. O alerta é do coordenador de endemias da secretaria de saúde, RENÉRIO DILL. Ele citou que o maior número de foco está no centro da cidade. Os bairros Andreatta, Progresso e Jardim Peperi também tem uma quantidade expressiva de focos. RENÉRIO lembrou que os principais locais onda são encontradas larvas do mosquito são potes, caixas de agua, pneus e lonas. Ele disse que as pessoas devem lavar bem esses espaços e evitar o acumulo de água. RENERIO voltou a citar a importância do envolvimento da comunidade para evitar o surgimento de novos focos do mosquito. Ele destacou que as pessoas devem deixar os quintas limpos e tomar cuidado com todos os objetos que possam acumular água.

Todas as medidas que o município está adotando em relação a segurança das unidades escolares são importantes e podem ter um impacto positivo na comunidade. A afirmação é do novo secretário adjunto de Educação, NILSON RUBINI. Ele esteve no Peperi Entrevista da última sexta-feira e disse que vai auxiliar, sempre que for preciso, na gestão da educação, mas que o objetivo principal é coordenar ações voltadas a segurança das unidades escolares. O major da reserva foi convidado pelo prefeito WILSON TREVISAN e assumiu o cargo na metade do mês passado. Antes de ingressar na PM, RUBINI foi professor em Concórdia. Recentemente, ele estava atuando na escola Civico Militar o bairro São Gotardo.

A contratação dos vigilantes para as escolas deve ser retomada nos próximos dias com uma alteração. De acordo com o secretário adjunto de Educação, NILSON RUBINI, houve uma alteração no edital e o cargo passa a ter a denominação de controlador de acesso. Ele explicou que o município vai contratar uma empresa que será responsável por fornecer os profissionais para as escolas e creches. Além dos controladores de acesso, RUBINI disse que o município concluiu os orçamentos para cercamento com grades metálicas e seus elementos construtivos de todas as 25 unidades de ensino municipais. A licitação será realizada na modalidade de registro de preços, para execução das obras conforme a disponibilidade financeira do Município, ou seja, a instalação dessas estruturas físicas de proteção das escolas e creches será feita de forma gradual.

O município também está elaborando os projetos específicos para construção de muros nas escolas e creches que não contam com esse tipo de estrutura. O investimento total em cercas e muros será superior a 11 milhões de reais. De acordo com o secretário adjunto de Educação, NILSON RUBINI, foi feito um levantamento com o auxílio da Polícia Militar, pensando na melhor forma de proporcionar segurança às comunidades escolares, mas que isso ocorresse de forma harmônica e respeitando a legislação. Além disso, a secretaria de educação iniciou o processo de instalação de vídeo-porteiros, telas de monitoramento e novas câmeras nas unidades. Nesta semana, o secretário adjunto está visitando as escolas com a empresa vai instalar os equipamentos que serão operados pelos controladores de acesso.

O secretário adjunto de Educação, NILSON RUBINI, disse que pretende implantar ainda mais uma ação na área de segurança escolar. O objetivo, de acordo com ele, é levar mais informações para a comunidade escolar. Por isso, a intenção do secretário é lançar uma cartilha com orientações para pais, professores, alunos e vizinhos das escolas e creches.

A CDL realizou, na noite desta segunda-feira, o lançamento do Novo Liquida São Miguel. O evento ocorreu no auditório da Sicoob em São Miguel do Oeste. Neste ano, a iniciativa terá um novo formato. O Liquida foi remodelado e será realizado no Parque de Exposições Rineu Gransotto nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Será uma espécie de exposição com a participação da empresas do comércio local. Além da venda de produtos com descontos e preços diferenciados, a intenção é montar uma programação no parque com música ao vivo, praça de alimentação e outras atrações para a melhor experiência de todos que participarem. Os interessados em participar do Liquida São Miguel já podem se inscrever na CDL.

A ideia da Liquida São Miguel no parque de exposições é atrair a população regional e possibilitar as vendas em formato de atacado e, com isso, contribuir ainda mais com o movimento econômico do município. A afirmação é do presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. Ele explicou que a prefeitura será parceira do evento, permitindo o uso do parque para o Liquida. JUARES explicou que serão cerca de cem estandes no local. Ele citou que a expectativa é muito boa para esse novo formato do evento. Nas edições anteriores, o Liquida São Miguel foi realizado com a adesão das empresas que ofertavam produtos com descontos especiais que chegavam a 70 por cento do valor normal. O objetivo central desse tipo de iniciativa é ampliar as vendas do comércio.

Um acidente de transito foi registrado no começo da manhã desta terça-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta das sete e meia na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga e envolveu um Palio e um Sandero, ambos com placas Mercosul. O Samu foi acionado e atendeu o condutor do Sandero, de 75 anos, que relatava dores no peito. Os ocupantes do Palio não tiveram ferimentos. A Polícia Militar esteve presente na ocorrência realizando o controle do trânsito.

A Polícia Militar atendeu seis mil 325 ocorrências em janeiro e junho deste ano nos 26 municípios que integram o décimo primeiro batalhão. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo comando regional da instituição. Neste mesmo período, foram lavrados 442 Termos Circunstanciados, apreendidas 14 armas de fogo. Também foram apreendidos 31 quilos de droga. As ações da PM resultaram em prejuízo ao crime no valor estimado de mais de dois milhões de reais. Além disso, foram realizadas 653 prisões no primeiro semestre deste ano, um aumento de 64 por cento na comparação com o mesmo período de 2022.

Um homem de 22 anos ficou ferido ao ser atropelado no final da tarde de ontem na BR 282. O acidente aconteceu por volta das seis horas na Linha Castelo Branco em Paraíso. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, uma caminhonete Strada atingiu um homem que sofreu fratura na face, com perda de dentes e hemorragia nasal. Ele também apresentava ferimentos nas pernas. O pedestre foi socorrido e levado ao hospital equipe do bombeiro. Durante o deslocamento, a vítima foi transferido para a viatura do SAMU e conduzida até o hospital.

O homem que matou e colocou fogo na casa da cunhada em Descanso teve a pena aumentada para 21 anos, cinco meses e 18 dias de reclusão, que deverão ser cumpridos em regime inicial fechado. A alteração na sanção atende a um recurso de apelação interposto pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No recurso, o Promotor de Justiça MOACIR JOSÉ DAL MAGRO ressaltou que, devido à gravidade do crime, o aumento da pena era adequado como forma de prevenção e de reprovação do delito. LUCAS RODRIGUES foi condenado em março deste ano por homicídio triplamente qualificado. Ele foi acusado de matar a cunhada MAURICÉIA STREICH. Na época, ele foi condenado a 16 anos, nove meses e 18 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Agora, o TJ aumentou a pena para 21 anos de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.