ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-07-2023 Terça-Feira

-COMISSÃO DO SENADO VOTA HOJE PROJETO QUE PODE REDUZIR CUSTO DO CRÉDITO

-SANTA CATARINA LIDERA CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS EM ABRIL

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMPLIA FISCALIZAÇÃO DE EVENTOS EM IPORÃ DO OESTE

-CAESP-APAE CAMINHO DE LUZ REALIZA FEIRA DE MUDAS DE FLORES DE INVERNO

-MAIS DE 67% DO PÚBLICO-ALVO É VACINADO CONTRA A INFLUENZA NO MUNICÍPIO

-AUMENTO DE GOLPES LEVA A CRIAÇÃO DE PROGRAMA EM SÃO JOÃO DO OESTE

-ATROPELAMENTO DEIXA DUAS MULHERES FERIDAS EM ITAPIRANGA

-JUSTIÇA AUMENTA PENA DO HOMEM QUE MATOU A CUNHADA EM DESCANSO


O tempo apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 78 centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.


Forças de Israel atacaram nesta segunda-feira a cidade de Jenin, na Cisjordânia, com drones e centenas de soldados por terra. O campo de refugiados local foi atingido e oito pessoas morreram. A operação é a maior ação israelense na Cisjordânia em quase 20 anos, e foi feita em resposta a uma série de ataques de militantes palestinos a colonos judeus na região. O governo de Tel Aviv alega que suas tropas atacaram apenas alvos criminosos. Em 19 de junho, uma operação para prender dois palestinos suspeitos de atividade terrorista se transformou em longas trocas de tiros, segundo os militares israelenses. À época, cinco palestinos foram mortos e dezena de pessoas ficaram feridas.

Menos de 160 pessoas foram presas na noite de ontem após serem acusadas de conexão com os distúrbios que abalaram cidades em toda a França, por conta do assassinato de um adolescente de ascendência norte-africana por um policial na semana passada. A morte de Nahel, um jovem de 17 anos com pais de Argélia e Marrocos, gerou queixas de longa data de discriminação, violência policial e racismo sistêmico entre as forças de segurança, o que foi negado pelas autoridades. O Ministério do Interior informou que cerca de duas mil pessoas foram presas nos últimos dias.

O Brasil assumirá nesta terça-feira a presidência do Mercosul, durante a cúpula de chefes de Estado do bloco em Puerto Iguazú, na Argentina. Formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Mercosul foi criado em 1991, e a presidência do bloco é rotativa por seis meses. Ou seja, a cada semestre, um país comanda o bloco. Além dos Estados membros, também existem os chamados Estados associados, entre os quais Colômbia, Bolívia e Chile. A Venezuela faz parte do bloco, mas está suspensa desde 2017. O Brasil tem defendido que o país volte a integrar o grupo.

A ministra substituta das Relações Exteriores, MARIA LAURA DA ROCHA, encaminhou um ofício à Câmara dos Deputados em que afirma que o Brasil não vai disponibilizar crédito à Venezuela enquanto o país, governado por NICOLÁS MADURO, não quitar suas dívidas. A informação foi dada após um requerimento do deputado federal Professor PAULO FERNANDO do Republicanos do Distrito Federal. Entre as dívidas da Venezuela com o Brasil estão os empréstimos feitos pelo BNDES. O país vizinho deve cerca de três bilhões e 500 milhões de reais. No requerimento, o parlamentar questiona como e quando o governo vai cobrar a Venezuela quanto ao pagamento das parcelas em atraso da dívida mantida com entidades brasileiras. Em junho, os presidentes LULA e MADURO se comprometeram em criar uma mesa para debater a dívida da Venezuela com o Brasil.

A balança comercial registrou superávit de 10 bilhões 590 milhões de dólares em junho, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira. O resultado é de superávit quando as exportações superam as importações. Quando acontece o contrário, é registrado déficit. De acordo com a pasta, foi o melhor resultado para um mês de junho desde 1989, quando teve início a série histórica. Segundo o governo, em junho as exportações somaram 30 bilhões e cem milhões e as importações somaram 19 bilhões e 500 milhões de dólares. No último mês, os principais parceiros comerciais foram a Argentina, Estados Unidos, China, Hong Kong e Macau.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado se reúne nesta terça-feira para votar o Marco das Garantias. O projeto de lei muda regras para garantias de empréstimos a fim de diminuir os juros e o custo do crédito. Caso aprovado, o texto segue para o plenário do Senado. Se passar por essas duas etapas, a medida ainda precisa retornar à Câmara. Os deputados chancelaram a medida em meados de 2022, e devem avaliar as mudanças estabelecidas pelo Senado. A redação que será votada nesta quarta é um substitutivo do senador WEVERTON ROCHA do PDT do Maranhão. O parlamentar reformulou uma parcela considerável do texto aprovado na Câmara, totalizando 46 emendas. O Marco possibilita, por exemplo, utilizar o mesmo imóvel como garantia em mais de um financiamento.

Santa Catarina tem nove cidades com mais residências desocupadas do que com moradores. Todas elas estão localizadas no Litoral do estado, o segundo do país com mais municípios nessas NSC Total a partir do Censo 2022 do IBGE. No Brasil todo, 53 cidades têm mais residências vazias do que ocupadas, apenas o estado do Rio Grande do Sul, com dez entre elas, fica à frente de Santa Catarina neste quesito. Jaguaruna é o município catarinense com maior percentual de domicílios desocupados com 69 vírgula quatro por cento. Depois vem Balneário Rincão com índice de desocupação de 62 vírgula nove por cento.

Apesar das instabilidades do mercado interno, Santa Catarina fechou o mês de abril com o maior crescimento econômico do país, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O Estado cresceu dois vírgula nove por cento frente ao mês anterior, abril, enquanto a média nacional foi uma alta de zero vírgula seis por cento nessa mesma comparação. Houve alta maior da indústria e da agropecuária no período, o que puxou para cima o resultado do Estado. O indicador considera principalmente a oferta, com destaque para os dados econômicos mensais do IBGE. A indústria teve em abril crescimento de um vírgula um por cento frente ao mês anterior, março, na série com ajuste sazonal. Entre os setores que mais cresceram esteve o da borracha e plástico, com alta de seis vírgula oito por cento em abril. Também avançaram as indústrias de alimentos, máquinas e equipamentos e veículos.

O governador JORGINHO MELLO e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, assinaram nesta segunda-feira a ordem de serviço para a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina, o Paesc. Evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Os desafios do estudo são destravar o processo de concessão dos aeroportos sob a administração do Estado e otimizar os investimentos nos aeroportos. O novo projeto vai custar para o governo um milhão e 400 mil reais e tem prazo de nove meses para conclusão. Dos 21 aeroportos públicos em Santa Catarina, 13 são subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo governo catarinense, um administrado pelos municípios e quatro administrados pela iniciativa privada.

A Vigilância Sanitária e a Administração Municipal de Belmonte realizaram na manhã de hoje, uma reunião para discutir ações relacionadas ao combate à dengue, com foco nos recicladores instalados no município. De acordo com a agente fiscal e coordenadora da Vigilância Sanitária, LOURDES GEREMIAS, a intenção é criar mecanismos de orientação, legalização e prevenção. Ela ressalta que a comunidade em geral foi convidada para participar do encontro, em uma iniciativa que surgiu depois de uma série de irregularidades identificadas no município. LOURDES pontua que na reunião foi possível sanar dúvidas para garantir a integridade dos envolvidos e de toda a comunidade.

Menos de 60 por cento da população foi vacinada contra a gripe na regional de saúde de São Miguel do Oeste. De acordo com a responsável pelo setor de vacinação e imunização da gerencia regional de Saúde, DILA POSSATI, o índice é de 59 vírgula 12 por cento. Ela lembra que no ano passado, os municípios pertencentes a regional vacinaram mais de 95 por cento dos moradores. DILA pontua que as pessoas precisam entender os benefícios da vacinação, haja visto que a mesma existe há mais de 20 anos e até então, não existem notícias de efeitos colaterais graves, sendo que dessa forma, é preciso consciência e procura pelo imunizante. DILA POSSATI afirma que a equipe já fez uma análise detalhada e garante que vacinas não faltaram para os interessados. Ela reforça que as vacinas são seguras e os municípios também organizaram dias especiais com atividades voltadas ao público-alvo, além de oportunizarem horários diferenciados aos moradores.

A responsável pelo setor de vacinação e imunização da gerencia regional de Saúde, DILA POSSATI, lamenta a existência de Fake News em relação as vacinas. Ela afirma ainda que atualmente os hospitais estão com uma grande carga de pessoas que possuem doenças relacionadas à gripe, sendo que houveram até mortes no Brasil em decorrência da doença. Ela revela que o setor chegou a se perguntar o que falta para que a população entenda que a vacina da gripe é segura, porém, não foram encontradas respostas. Conforme os dados relativos a vacinação nos 30 municípios de abrangência, os melhores números são de Santa Terezinha do Progresso com 68 vírgula 45 por cento, seguido por Iporã do Oeste com 67 vírgula 98 por cento do público vacinado. Para a profissional, os municípios que possuem baixos índices precisam nesse ano sair das unidades de Saúde e ir em busca da população para que a cobertura vacinal seja ampliada.

A empresa Gaia Rodovias finalizou na manhã de hoje, a pavimentação asfáltica relativa a primeira etapa da obra do asfalto da fronteira, em Tunápolis. De acordo com o prefeito, MARINO FREY, os trabalhos iniciaram na última quinta-feira e contemplaram o trecho de um quilômetro e 700 metros, a partir da saída da cidade. FREY enaltece que com a conclusão desta etapa do asfalto, o município agora segue pleiteando a liberação da segunda parcela de recursos do Estado, para viabilizar o avanço das obras até a divisa com o município de Itapiranga. FREY demonstra grande satisfação com a realização de um sonho antigo da comunidade que só está sendo possível, segundo ele, graças ao empenho da equipe na elaboração dos projetos e na busca por recursos.

O aumento significativo de golpes por telefone e redes sociais motivou a Secretaria da Saúde de São João do Oeste criar o Programa Cuidar. Segundo o psicólogo MIGUEL RODRIGUES, a demanda significativa na região e também em São João do Oeste, especialmente contra idosos e principalmente homens, exige medidas preventivas. Ele relata ainda a grande quantidade de golpes que não são denunciados e ficam fora das estatísticas deste tipo de crime, que causa consequências relevantes. RODRIGUES ressalta que o projeto visa agir contra uma situação bem preocupante e com graves consequências financeiras e de saúde. Observa ainda que os golpes geram diferentes problemas em que as vítimas necessitam de ajuda.

Conforme o psicólogo da Secretaria da Saúde de São João do Oeste, a melhor proteção é criar uma rede de apoio, visando prevenir este tipo de golpe. MIGUEL RODRIGUES afirma que a grande quantidade de pessoas que buscam ajuda e tratamento após terem sofrido golpe motivou a realização da campanha no município. O foco dos criminosos em idosos ocorre por serem considerados vulneráveis. RODRIGUES avalia que as pessoas que estão nesta faixa etária se tornam alvos fáceis de golpes pela internet ou de maneira presencial. O psicólogo de São João do Oeste reforça a importância de prevenir, ensinando como se defender dos golpistas, que estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas.

A diretora de Saúde de São João do Oeste, ELISANGELA MELO ARAÚJO, aponta como destaque de crimes praticados no município, o golpe da menininha envolvendo nudes, sequestro de filhos, clonagem de WhatsApp, boletos falsos, golpe do PIX, renegociação de dívidas, prova de vida do INSS, atualização de dados bancários, ajuda para o hospital, igreja e pessoas carentes, além de contribuição na conta de luz ou água. ELISANGELA afirma que é preciso maior aproximação dos familiares explicando sobre golpes para evitar novas vítimas. Relata ainda que a frequência dos casos gera preocupação e um alerta que motiva políticas públicas, visando proteger as pessoas mais vulneráveis.

Os golpes aplicados geram vários sentimentos nas vítimas. Segundo a diretora de Saúde de São João do Oeste, ELISANGELA MELO ARAÚJO, é comum identificar vergonha, culpa, medo, surtos, ansiedade e depressão, com consequências de pensamento e suicídio. Segundo a diretora de Saúde, é preciso preparar as pessoas de forma correta para evitar os golpes. ELISANGELA destaca ainda que a ação dos criminosos deve ser coibida por meio de registro de denúncia na polícia, bloquear cartão e conta bancária, trocar chip e bloquear os contatos dos golpistas. Ela reforça a importância das pessoas buscarem ajuda e evitarem maiores prejuízos.

O CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste está realizando a terceira edição do festival de mudas de flores nesta terça e quarta-feira, na sede da instituição. Segundo a diretora, CRISTIANA SCHROEDER, o evento surgiu em 2021 através de uma parceria com o Viveiro São João, que viabiliza a venda de diversas variedades de mudas de flores de época. Ela explica que o atendimento é das 08h às 11h30 e das 13h às 17h, com venda de bandejas contendo 15 mudas cada, a preço acessível. CRISTIANA ressalta que o lucro da venda será destinado para a manutenção das atividades do educandário.

A diretora do CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste enaltece que a instituição presta um excelente atendimento gratuito no município. CRISTIANA SCHROEDER enfatiza que apesar de receber ajudas financeiras do Poder Público, a escola promove diversas ações durante todo o ano para arrecadar recursos que viabilizam a realização de atividades diferenciadas. A diretora lembra que também é mantido o compromisso de realizar investimentos constantes na compra de materiais para bem atender os cerca de 83 educandos matriculados atualmente no CAESP-APAE Caminho de Luz.

A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste ampliou as fiscalizações em eventos realizados no município. De acordo com o agente fiscal responsável, ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI, o trabalho ocorre principalmente nos encontros de idosos da sede e também nas comunidades do interior. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos participantes de eventos, com verificação da procedência e qualidade dos produtos alimentícios. Ele explica que durante as visitas estão sendo verificadas algumas questões relacionadas a estrutura dos locais onde ocorrem os encontros e ainda são repassadas orientações sobre o manuseio dos alimentos. JAGUEZESKI ressalta que a ideia é reunir os responsáveis de cada grupo de idosos para repassar orientações sobre o fornecimento de alimentos durante os encontros.

O objetivo da Vigilância Sanitária não é causar transtornos, mas garantir o mínimo de condições para que não ocorram problemas de saúde. A afirmação é do agente fiscal responsável, ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI. De acordo com ele, dentre as principais cobranças está a exigência de que sejam usadas matérias primas de qualidade na preparação de alimentos. Além disso, atualmente uma pessoa de cada repartição deve ter os exames de saúde em dia e portar o certificado que lhe compete a manipular alimentos. JAGUEZESKI chama atenção que em breve os exames e o certificado serão exigidos de todas as pessoas envolvidas no processo de preparação de alimentos.

Para os próximos meses, o agente fiscal sanitário de Iporã do Oeste projeta ações específicas durante a décima FAIC, que será realizada entre os dias sete e dez de setembro. ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI menciona que serão seguidas as mesmas normas já em vigor para os estabelecimentos do ramo alimentício, com eventuais exceções por se tratar de um evento de grande porte. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos visitantes da Exposição Feira com verificação da qualidade das matérias primas, acondicionamento dos alimentos e higienização adequada dos ambientes e utensílios utilizados na preparação de alimentos.

Policiais Militares Rodoviários do Posto de Iporã do Oeste desencadearam uma ação de fiscalização de trânsito durante o final de semana na região. A operação aconteceu na rodovia SC-163, no acesso ao trevo de São Miguel do Oeste. O objetivo da ação foi fiscalizar motoristas que poderiam estar sob efeito de álcool na direção de veículos. Foram realizados 430 testes de alcoolemia, com a emissão de 46 autos por diversas infrações de trânsito. 12 motoristas se recusaram a realizar o teste de alcoolemia e três veículos foram recolhidos ao pátio conveniado. A Operação denominada “respeitando o hoje vivendo o amanhã” tem o objetivo de conscientizar os motoristas para que, de forma inteligente, utilizem as rodovias respeitando a legislação de trânsito.

O Corpo de Bombeiros de Mondaí concluiu nesta segunda-feira, uma ação de segurança pública para fortalecimento da presença nas escolas estaduais. A ação teve como objetivo a capacitação em atendimento pré-hospitalar, bem como a oferta do Curso Básico de Atendimento a Emergências, na modalidade de Educação a Distância. Cada escola estadual dos municípios de Mondaí e Riqueza, que estão na área de atuação do quartel, receberam ao menos uma palestra com foco em primeiros socorros, possibilitando que os participantes consigam, mesmo com recursos escassos, dar a primeira resposta em caso de emergência. O formato das instruções foi adaptado às peculiaridades de cada escola. Em Mondaí foram contempladas as escolas Delminda Silveira da cidade e Padre Vendelino Junges, da Linha Catres. As palestras alcançaram um público de aproximadamente 250 pessoas entre alunos, professores e servidores das escolas dos dois municípios.

Homem fica ferido após atropelamento na BR 282. Foi no final da tarde desta segunda-feira, por volta das 17 horas e 50 minutos, na BR 282, na Linha Castelo Branco, trecho entre São Miguel do Oeste e Paraíso. O Corpo de Bombeiros e o Samu de São Miguel do Oeste atenderam vítimas de atropelamento. Um jovem, de 22 anos, foi socorrido consciente, com fraturas na face e ferimentos pelo corpo e encaminhado ao Hospital Regional. O atropelamento envolveu um veículo Fiat Strada. O condutor do carro permaneceu no local e prestou os primeiros atendimentos à vítima.

Uma colisão entre carros foi registrada em Itapiranga no começo da manhã desta terça-feira. O acidente de trânsito ocorreu por volta das 07h30, na SC 163, em Linha Santa Fé Alta, no acesso ao frigorífico JBS Suínos. A colisão envolveu dois carros, sendo um Pálio e um Sandero, ambos com placas Mercosul. O Samu foi acionado e atendeu o condutor do Sandero, de 75 anos, que relatava dores no peito. Os ocupantes do Pálio não tiveram ferimentos. A Polícia Militar esteve presente no local e realizou o controle do trânsito.

Um atropelamento deixou duas mulheres feridas no centro de Itapiranga na manhã de hoje. O acidente ocorreu por volta das nove horas, na Rua do Comércio, no centro da cidade. Mãe e filha, sendo uma idosa, atravessavam a rua quando ocorreu o atropelamento com um Sandero, placas de Itapiranga, dirigido por uma mulher. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu de Itapiranga foram acionadas e socorreram as vítimas, que foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente no local da ocorrência.

O homem que matou e colocou fogo na casa da cunhada em Descanso teve a pena aumentada para 21 anos, cinco meses e 18 dias de reclusão, que deverão ser cumpridos em regime inicial fechado. A alteração na sanção atende a um recurso de apelação interposto pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No recurso, o Promotor de Justiça MOACIR JOSÉ DAL MAGRO ressaltou que, devido à gravidade do crime, o aumento da pena era adequado como forma de prevenção e de reprovação do delito. LUCAS RODRIGUES foi condenado em março deste ano por homicídio triplamente qualificado. Ele foi acusado de matar a cunhada MAURICÉIA STREICH. Na época, ele foi condenado a 16 anos, nove meses e 18 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Agora, o Tribunal de Justiça aumentou a pena para 21 anos de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.