-BOLSONARO FALA EM CONSULTA POPULAR PARA DECIDIR VETO A PL DAS FAKE NEWS
-GOVERNO PROMETE AGILIDADE NA AJUDA PARA CIDADES ATINGIDAS POR CICLONE
-OBRAS DO PROGRAMA SÃO MIGUEL DE PONTA A PONTA ENTRAM NA RETA FINAL
-MUNICÍPIO TEM APENAS OITO PESSOAS COM COVID 19 EM ISOLAMENTO DOMICILIAR
-ARTISTAS APONTAM QUE AJUDA DO GOVERNO AJUDA, MAS NÃO RESOLVE CRISE NA CULTURA
-POLÍCIA CIVIL PRENDE DUAS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-MOTORISTA DE 71 ANOS FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de três grau.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Pelo menos 75 mil pessoas receberam neste sábado ordem de deixar o oeste do Japão, atingido por fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra. As chuvas deixaram milhares de desabrigados e 13 desaparecidos, segundo autoridades locais. Até o momento, não foram registradas vítimas ou feridos. A agência meteorológica do país emitiu o nível mais alto de alerta de emergência por fortes chuvas para Kumamoto e Kagoshima.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, cientistas ao redor do mundo começaram a perceber que a infecção tende a afetar homens de forma mais grave que mulheres. Um estudo conduzida por cientistas chineses, publicado no final de abril concluiu que os homens morrem duas vezes mais por coronavírus do que as mulheres. No Brasil, segundo os dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe, o sexo masculino representa 59 por cento das mortes registradas por coronavírus.
O Exército da Colômbia afastou nesta sexta-feira mais 31 militares investigados por abuso sexual de menores, medida tomada em meio a denúncias de estupro de adolescentes indígenas por soldados. Embora o boletim não mencione o motivo das baixas, um representante do Exército disse à agência France Presse que as mesmas estão relacionadas a supostos casos de agressão sexual. Os militares fazem parte de um grupo de 118 soldados investigados por supostos casos de abuso sexual de menores ocorridos desde 2016. Deste total, 45 já foram afastados da instituição.
Denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro, o senador e ex-governador de São Paulo JOSÉ SERRA criticou, em nota à imprensa, a operação realizada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal nesta sexta-feira. Ele afirmou que a busca e apreensão realizada em sua residência foram "medidas invasivas e agressivas". SERRA também afirmou acreditar na Justiça e e disse que todos os atos de sua vida pública foram com base "na licitude e na integridade". Segundo o Ministério Público Federal, a Odebrecht pagou a SERRA cerca de quatro milhões e meio de reais entre 2006 e 2007, supostamente para usar na campanha ao governo do estado de São Paulo e cerca de 23 milhões, entre 2009 e 2010, para a liberação de créditos com a Dersa, estatal paulista extinta no ano passado.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que poderá vetar o Projeto de Lei das fake news se o texto aprovado no Senado na última terça-feira não sofrer modificações na Câmara dos Deputados. Ele cogitou uma "consulta popular" para decidir quais pontos do texto serão vetados. BOLSONARO afirmou que será contra o texto caso o mesmo apresente trechos que limitem a liberdade de expressão nas redes sociais. O presidente disse ver dificuldade para a aprovação do texto atual entre os deputados e afirmou que é extremamente favorável à liberdade total da mídia, inclusive das tradicionais.
A Caixa Econômica Federal credita neste sábado o Auxílio Emergencial a mais seis milhões e meio de beneficiários, todos fora do programa Bolsa Família. Cinco milhões são trabalhadores do primeiro lote, nascidos em novembro e dezembro, que recebem a terceira parcela. Os recursos serão liberados em um primeiro momento por meio da poupança social digital, de maneira escalonada, conforme o mês de aniversário do trabalhador, para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. Saques e transferências serão liberados em datas posteriores.
Depois de três dias de trabalho ininterrupto, as 300 equipes de eletricistas da Celesc conseguiram restabelecer 95 por cento do sistema elétrico em Santa Catarina. A passagem do chamado “ciclone bomba” causou danos significativos em todas as regiões, na última terça-feira. Neste momento, municípios da Grande Florianópolis e Lages são os que mais sentem os efeitos da maior tragédia no sistema elétrico do Estado, em 60 anos. Equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas. Ontem, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, ALEXANDRE LUCAS ALVES, esteve no estado e anunciou agilidade na liberação dos recursos para auxiliar o estado.
O presidente da República, JAIR BOLSONARO, sobrevoou, nesta manhã, algumas áreas afetadas pelo ciclone que atingiu o estado nesta semana. Ele desembarcou no aeroporto de Florianópolis e seguiu de helicóptero para sobrevoar as regiões mais atingidas pelo "ciclone bomba". Ao menos 152 cidades catarinenses tiveram danos registrados com o fenômeno climático, que causou ao menos 10 mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. BOLSONARO viajou a Santa Catarina para reforçar o apoio na reconstrução e na ajuda humanitária que o governo federal prometeu dar ao estado. O sobrevoo durou cerca de duas horas e foi feito nas cidades que ficam na Grande Florianópolis, Serra e Meio-Oeste.
A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta-feira, a Portaria que institui o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à Covid-19. Trata-se de um conjunto de ferramentas digitais de análise de dados e de mecanismos jurídicos para a tomada de decisão, no sentido de flexibilizar ou restringir as atividades sociais e econômicas, de forma gradual, progressiva e regionalizada. O Programa é embasado em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica regional, criando subsídios para a tomada de decisões no enfrentamento ao coronavírus, por regiões de Saúde de Santa Catarina.
Uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene marca o dia C de Cooperar neste sábado em São Miguel do Oeste. Neste ano, por conta do coronavírus, as cooperativas não realizaram o tradicional evento na praça Walnir Botaro Daniel. A única atividade será uma campanha para o desenvolvimento de ações sociais que auxiliem a comunidade no combate à covid-19. O objetivo é arrecadar produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis que serão repassados para clubes de serviço. Essas entidades vão encaminhar as doações da comunidade para famílias carentes. A cidade tem vários pontos de coleta. Um deles será em frente ao Super Alfa.
O Peperi Debates deste sábado refletiu sobre como será o mundo pós pandemia do coronavírus. O programa do final de semana pensou sobre os impactos desse momento no homem e na sociedade: que lições teremos aprendido? Como passaremos a lidar com a saúde? Como ficarão aspectos do cotidiano, como as relações de afeto, o mercado de consumo e a espiritualidade? O debate contou com a presença do economista RILDO LAZAROTTO, do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES e do professor EDINALDO ENOQUE. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A pandemia do coronavírus terá repercussões significativas no campo sociológico. A afirmação é do professor de História, EDINALDO ENOQUE. Ele esteve no Peperi Debates de sábado e disse que podemos estar diante do início de um novo período histórico. Para EDINALDO, essa pandemia por representar o fim da idade contemporânea e começo de uma nova Idade Histórica. Ele disse que esse momento pode resultar no retorno do modo comunitário de vida social. EDINALDO explicou que a vida moderna impôs a vida em sociedade com relações impessoais, individualizadas e com um menor contato dos laços de familiaridade e preocupação com o outro. A pandemia, que forçosamente levou as pessoas as ficarem em casa, pode resultar na volta da vida em comunidade. Isso pode ser um sinal, segundo EDINALDO, de que pêndulo social esteja indicando a volta de valores que perderam espaço na idade contemporânea.
Passar pelo período da pandemia de coronavírus sem nenhuma ferida pessoal é praticamente impossível. O comentário é do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES. Ele disse que esse momento vai afetar todos as pessoa, no plano individual, de alguma maneira. ROBERTO disse que essa fase deve servir para a reavaliação de algumas questões e valores. Segundo o psicanalistas, as crises fazem com que a sociedade cresça com as dificuldades. Na visão de ROBERTO, coisas vão deixar de existir e outras vão surgir com muito mais força. Ele disse ainda que o distanciamento social e o contato por mais tempo com a famílias tem diversos efeitos e serve, tanto para reforçar uniões como para evidenciar problemas que podem levar ao fim de relacionamento. ROBERTO comentou ainda que a dor é sempre individual e que no campo psíquico, a grande consequência da pandemia é o aumento da crise de incertezas na sociedade.
Os resultados econômicos da pandemia do coronavírus vai depender da profundidade, de como a economia será atingida e quanto haverá de perda do padrão material das pessoas. A análise é do economista RILDO LAZAROTTO. Ele disse que isso vai acontecer, mas não é possível apontar exatamente em que medida. RILDO disse que o impacto econômico também vai depender das respostas que duas forças são capazes de dar neste momento: os governos e os mercados. Para ele, é fundamental saber como o governo vai agir para tirar o pais do buraco e como o capital privado vai se colocar nesse momento. RILDO também destacou que o conceito de trabalho e espaço que o trabalho tem na vida das pessoas serão reavaliados a partir dessa pandemia. Talvez, as pessoas percebam que o trabalho é apenas uma parte da vida e não a razão da existência do homem.
Mais de 30 ruas de São Miguel do Oeste já foram asfaltadas por meio do programa São Miguel de Ponta a Ponta. Nesta semana, o prefeito WILSON TREVISAN vistoriou outras seis ruas, no bairro Progresso. As obras estão em fase de conclusão. Foram vistoriados os asfaltamentos das ruas Ermelinda Wunsch, Sebaldo Wunsch, Terezinha Gaio Basso, Ildo Bertamoni, Clair Ledur e Thomé de Souza. Também já iniciaram os trabalhos nas ruas Florianópolis no bairro São Luiz e Giovani Barrichelo no bairro Santa Rita. Com o término destes serviços, estarão concluídas a primeira e a segunda etapa do programa São Miguel de Ponta a Ponta. Outras ruas da cidade também foram asfaltadas nos últimos meses, com recursos próprios ou emendas parlamentares.
O investimento total no asfaltamento de 39 ruas na cidade foi de 15 milhões de reais. Os recursos vieram de um financiamento que a prefeitura fez ainda em 2019 na Caixa Econômica Federal. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o objetivo do programa é criar ligações asfálticas interbairros, estabelecendo novas rotas para o trânsito de São Miguel do Oeste. O asfalto, segundo o prefeito, vai aumentar a agilidade e a segurança de todos os usuários. Na visão de TREVISAN, o investimento também vai ajudar a desenvolver diferentes áreas da cidade. Além disso, os asfaltos atribuem uma nova paisagem ao município, mais limpa, bonita e organizada.
A vacinação contra a gripe para a população geral será retomada na próxima segunda-feira. A informação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que o município ainda tem algumas doses em estoque e o medicamento continua liberado para os moradores do município. Nesta semana, a vacina foi ampliada para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários. A imunização foi realizada na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. GENI explicou que a partir de segunda-feira, a vacina pode ser feita na sala de vacinas do posto de saúde do centro, já que o posto na praça foi desativado. A vacinação vai das sete da manhã as cinco horas da tarde sem intervalo ao meio-dia.
Cerca de duas mil e 500 pessoas já foram vacinadas contra a gripe nessa nova fase da campanha de imunização. O dado foi confirmado na manhã de hoje pela secretária de saúde, GENI GIRELLI. De acordo com ela, o município ainda tem 170 doses do medicamento. GENI comentou que desde o início da campanha, incluindo os grupos prioritários, mais de 14 mil pessoas receberam a vacina na cidade. Ela pediu que os moradores que forem se vacinar na semana que vem devem usar máscaras e manter a distância de um metros e meio de outras pessoas no posto de saúde. Também é importante procurar os horários de menor movimentação.
Mais quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, entraram para a lista de recuperados de Covid-19 nesta sexta-feira. Outros três pacientes, dois homens e uma mulher, testaram positivo para o coronavírus no dia ontem. Dos 133 pacientes já positivados em São Miguel do Oeste, oito ainda estão com a doença, nenhum com internação hospitalar. A Vigilância Epidemiológica alerta, contudo, que oito novos casos da doença foram registrados somente nestes três primeiros dias de julho. O órgão reforçou a orientação para atenção com os cuidados com proteção respiratória devido ao frio e às doenças típicas do inverno.
A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso caiu nesta sexta-feira. De acordo com boletim divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital, a unidade tinha 14 pacientes com a doença internados. Quatro deles estão na UTI, o que representa uma taxa de ocupação de 44 por cento. Outras 10 pessoas, oito confirmados e dois suspeitos para Covid-19, estão nos leitos de enfermaria da ala específica para a doença. A taxa de ocupação na enfermeira é de 33 por cento. Desde o mês de março, o Hospital Regional já recebeu 65 pessoas que internaram por conta da doença.
O Boa Tarde Peperi desta sexta-feira repercutiu os impactos locais da lei de auxílio ao setor cultural sancionada nesta semana pelo presidente JAIR BOLSONARO. A lei institui auxílio financeiro de três bilhões para o setor cultural devido à pandemia de covid-19. O valor será repassado, em parcela única, a estados, municípios e o Distrito Federal, responsáveis pela aplicação dos recursos. O texto prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de 600 reais mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. O programa de ontem conversou com profissionais que atuam no setor de eventos e cultura. O segmento foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus e o que teve menos flexibilizações para retomar as atividades.
O auxilio emergencial para o setor cultural já vem tarde. A avaliação é da cantora e produtora cultural, RAQUEL DÜRREVALD. De acordo com ela, a indústria cultural e criativa é muito importante para o país. Ela ressaltou que o setor foi o primeiro a parar e será o último a retornar à normalidade. Por isso, o governo tem um papel fundamental neste momento. RAQUEL disse que além dessa medida emergencial, o setor precisa de ações contínuas para poder voltar depois da pandemia. Ela comentou que o impacto foi muito grande. A produtora cultural também destacou que a preocupação do setor é com o acesso, a burocracia e quando, de fato, os artistas e pessoas ligadas ao setor vão acessar os recursos anunciados pelo governo federal.
O presidente da Associação dos Músicos de São Miguel do Oeste também entende que a ajuda do governo federal ao setor cultural deveria ter ocorrido antes. ANTONIO CARLOS SOUZA FILHO disse que mesmo assim, a ajuda é importante, mas insuficiente. Ele entende que o valor para os produtores culturais deveria ser de no mínimo um salário mínimo. ANTONIO CARLOS comentou que a ação do governo ajuda, mas não resolve. Ele citou que além da medida emergencial, o governo deveria adotar outras medidas para fortalecer a classe. O presidente da Amusmo destacou que esse momento exige atitudes diferenciadas, inclusive dos produtores culturais, para sobreviver.
O auxilio emergencial do governo federal para a cultura vai apenas amenizar os impactos negativos da pandemia para o setor. A posição é do produtor de eventos, MAICON PATERNO. De acordo com ele, algumas projeções apontam que o segmento só vai voltar à normalidade em fevereiro do ano que vem. MAICON disse que não tem a menor dúvida de que muitas empresas vão fechar as portas e não voltarão depois da pandemia. Ele comentou que a crise já estava afetando o setor antes do coronavírus e o quadro se agravou muito nos últimos meses. Ele citou que o setor gera vários outros serviços de forma indireta e essas outras empresas também vão sentir as consequências do impacto no setor de eventos e cultura
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Tráfico de Drogas e associação para o Tráfico na última quinta-feira no bairro São Luiz. O fato foi divulgado na tarde de ontem pela PM. De acordo com a polícia, uma guarnição estava em rondas pela rua Celeste da Silva, um local conhecido por acontecer tráfico de drogas, quando abordou uma mulher e um homem de 18 e 20 anos. No local, foram encontrados dois pés de maconha plantados e uma bucha de cocaína. A guarnição do Canil realizou buscas no local e o cão farejadores encontrou uma embalagem de plástico com 12 buchas de cocaína e materiais que são usados para fracionar a droga para a venda. Essa é a terceira ação no mesmo local por tráfico de drogas nos últimos 15 dias.
Duas pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas nesta sexta-feira na região. A operação ocorreu na manhã de ontem em Cunha Porã e Riqueza. De acordo com o delegado JOÃO MIOTTO, a Polícia Civil identificou um grupo criminoso que atuava principalmente em Cunha Porã e que era responsável pela distribuição de drogas para usuários do município e de outras cidades da região. Na manhã desta sexta-feira, foram cumpridos nove ordens judiciais, sendo oito mandados de busca e apreensão em Cunha Porã e um mandado em Riqueza. Segundo o delegado, foram apreendidos diversos objetos e duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
A DIC de São Miguel do Oeste apreendeu três armas de fogo nesta sexta-feira. As armas foram apreendidas durante o cumprimento de mandados de busca decorrentes de Inquérito Policial que apura o comércio ilegal de armas de fogo e munições. Na operação de ontem foram apreendidas uma carabina calibre 22, uma garrucha calibre 38, uma pistola com calibre ainda não identificado além de munições calibres 38 e 40. Segundo a DIC, os alvos foram identificados como negociadores clandestinos de armas, inclusive com possíveis ligações com suspeitos de naturalidade argentina. As armas foram apreendidas e encaminhadas ao Instituto de Criminalística do IGP para testes de eficiência. Na operação de ontem não houve prisão, mas o inquérito ainda está em andamento.
Um homem ficou ferido em um acidente na noite de ontem na BR 163. Um Fiat Uno, paca de São Miguel do Oeste, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das nove e meia da noite nas proximidades do CASEP, saída para Guaraciaba. O motorista, um idoso de 71 anos, ficou ferido e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros, a vítima foi levada ao Hospital Regional.