-GOVERNO FEDERAL DIVULGA REGRAS PARA ATENDIMENTO DE TELESSAÚDE NO SUS
-SANTA CATARINA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE
-PARAÍSO PROMOVE CAMPANHA DO AGASALHO PARA FAMÍLIAS CARENTES
-EMPRESA LIBERA TRÂNSITO EM TRECHO DE CONCRETO NA BR 163
-GOVERNADOR ANUNCIA MAIS DE 25 MILHÕES DE REAIS PARA O MUNICÍPIO
-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA CRIANÇA FERIDA NA BR 163
-CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM PROPRIEDADE RURAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 79. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Autoridades da ONU alertaram nesta sexta-feira que uma guerra prolongada na Ucrânia pode provocar uma crise de fome no país e em todo o mundo. Marcando 100 dias desde que a Rússia invadiu seu vizinho, o coordenador de crise da ONU, AMIN AWAD, disse que pelo menos 15 milhões de pessoas na Ucrânia agora precisam urgentemente de assistência e proteção, com o número aumentando a cada dia. Ele disse que quando o inverno chegar, milhões de pessoas estarão expostas devido à destruição de usinas de energia e depósitos de combustível. AWAD citou que é preciso se preparar para uma guerra longa.
A Ucrânia sairá vitoriosa da guerra iniciada pela Rússia. A afirmação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. A declaração ocorre cem dias após o começo da invasão lançada por Moscou, cujas tropas intensificam sua ofensiva na região do Donbass. Milhares de pessoas foram mortas, milhões fugiram de suas casas e cidades inteiras foram destruídas desde que o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, ordenou que suas forças invadissem a Ucrânia em 24 de fevereiro. O avanço do exército russo foi retardado pela resistência dos ucranianos, que conseguiram frustrar uma ofensiva relâmpago para derrubar o governo pró-ocidental em Kiev e que forçou Moscou a reorientar suas forças para o leste, para conquistar a região mineradora do Donbass.
O Estados Unidos criaram 390 mil empregos em maio, segundo relatório de emprego do Departamento do Trabalho divulgado nesta sexta-feira. Com as novas vagas, a taxa de desemprego ficou em três vírgula seis por cento, mesma taxa do mês anterior. De acordo com o relatório, o número de desempregados foi estimado em seis milhões, estável em relação ao mês anterior. Com o resultado, o desemprego segue próximo aos patamares de fevereiro de 2020, antes do início da pandemia da Covid-19. Naquele mês, a taxa de desemprego era de três e meio por cento, e o número de desempregados, de cinco milhões e 700 mil.
A Justiça Federal no Acre acolheu pedido do Ministério Público Federal e decidiu, em caráter liminar, que o IBGE inclua campos sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo Demográfico de 2022. Pela decisão, o IBGE tem 30 dias para comunicar à Justiça as providências tomadas e planejadas para cumprir a determinação. A ação civil pública foi ajuizada no Acre, mas vale para todo o território nacional, e demanda que o IBGE inclua, com a metodologia que considerar adequada, estes campos nos questionários básico e amostral do Censo. Na peça, o MPF argumenta que a obtenção dessas informações é importante para subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficientes, com especial atenção para a população LGBTQIA+.
Os deslizamentos, alagamentos e enxurradas causados por chuvas no Brasil, que marcaram a mais recente tragédia nacional em Pernambuco, desabrigaram pelo menos 37 mil 938 e desalojaram outros 194 mil 148 brasileiros de suas casas em 22 estados diferentes até maio deste ano. A diferença entre as duas categorias é que os desabrigados são aqueles que não têm para onde ir e dependem de abrigos públicos. Além da população que teve de sair do lar, de forma definitiva ou momentânea, outros um milhão 530 mil 494 foram prejudicados pelas chuvas, em 502 municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública. Desses decretos, 138 foram reconhecidos oficialmente pelo governo federal. Já o número de mortes em Pernambuco subiu para 128 vítimas nesta sexta-feira.
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira, uma portaria que dispõe sobre ações e serviços de telessaúde no âmbito do SUS Sistema Único de Saúde. O documento foi publicado no Diário Oficial da União e já está em vigor. As ações da telessaúde poderão ser realizadas em unidades móveis e fixas de saúde com a inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e devem ser praticadas por profissionais inscritos e regulares nos respectivos conselhos de fiscalização de exercício profissional. Os serviços devem ainda ser disponibilizados por plataformas digitais, atender aos preceitos éticos de beneficência, observar a livre decisão e o consentimento informado do paciente e garantir a privacidade, confidencialidade, proteção de dados e segurança da informação.
Santa Catarina ultrapassou, pela primeira vez no mês de abril, o patamar de um bilhão de dólares em exportações em um único mês. Com isso, o acumulado em 2022 alcançou três bilhões e 500 milhões, apontando um crescimento de 27 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. No contexto nacional, os catarinenses são responsáveis por três vírgula seis por cento de todas as vendas brasileiras para o exterior, sendo o décimo estado que mais exporta. O principal produto exportado neste ano foram as carnes de aves, em valor somado de um bilhão. Em seguida, aparecem as carnes suínas, com 431 milhões, e os motores elétricos, com 220 milhões de dólares. Os principais destinos das exportações foram os Estados Unidos, China e Argentina.
Florianópolis confirmou o primeiro caso da variante XQ da Covid-19 nesta sexta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma mulher de 32 anos, que começou com os sintomas em maio. Não foram identificados casos secundários. Esse é o primeiro caso em Santa Catarina, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Conforme a Fundação Oswaldo Cruz, a cepa apresenta uma mistura do genoma de duas linhagens da Ômicron, BA.1 e BA.2. De acordo com a Dive, a mulher apresentou sintomas leves, como perda de paladar, olfato, dor de cabeça, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril.
O governo de Santa Catarina decretou na noite desta sexta-feira situação de emergência em função do aumento dos casos de doenças respiratórias e dengue e que estão pressionando o sistema de saúde e provocando lotação de leitos de UTI, principalmente neonatais e pediátricas. A ideia é facilitar os processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para a abertura de leitos de UTI e de retaguarda. Além disso, foi criado um sistema simplificado deapoio financeiro aos municípiose hospitais filantrópicos que prestam serviço ao SUS. A medida irá facilitar o repasse de verba pública no caso de ações na oferta de serviços em saúde. A Secretaria da Saúde estabeleceu, ainda, duas portarias com as regras de auxílio financeiro para as cidades que ampliarem o atendimento na Atenção Básica. Para as doenças respiratórias, o Estado irá repassar entre 20 mil e 400 mil reais de forma única e proporcional.
O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realizou, nesta sexta-feira, a solenidade de promoção ao primeiro posto de oficialato no Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira em São Miguel do Oeste. Após seis meses de estágio em batalhões, a Polícia Militar de Santa Catarina promoveu 41 oficiais em todo o estado, dois deles em São Miguel do Oeste. A promoção foi dos aspirantes CLEO MACHADO e GUILHERME CÉSAR MAZZO. Os dois oficiais foram aprovados no último concurso da instituição e foram designados para atuar no extremo-oeste.
A Secretaria de Agricultura de Romelândia começou, nesta semana, as obras para implantação do sistema de abastecimento de água na Linha São João Batista. O investimento vai garantir o fornecimento do produto para cerca de 30 famílias da comunidade. Outra preocupação da secretaria de Agricultura é com a lei que torna obrigatório sistema de emissão de notas eletrônicas do produtor rural. A exigência entra em vigor em julho do ano que vem. A partir dessa data não haverá mais entrega dos blocos físicos. A pasta também está fornecendo curso de notas eletrônicas para os interessados. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria.
O município de Paraíso está realizando a campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação segue até o dia 10 de junho e envolve todas as secretarias municipais, onde estão os pontos de coleta. Assim que as doações forem finalizadas, as roupas passarão por uma seleção e serão encaminhadas para as famílias atendidas pelo setor. De acordo com a secretária de Assistência Social, CLEIDE SCAIN, é uma campanha muito importante e que fará a diferença na vida de quem receberá as doações. O período de coletas vai até a sexta-feira da semana que vem. A campanha está recebendo roupas, calçados e cobertores.
A Ameosc promoveu, nesta semana, duas reuniões de colegiados dos municípios do extremo-oeste. Na quinta-feira, o município de Itapiranga recebeu os integrantes do Colegiado Regional de Cultura e Turismo e do Colegiado Regional de Educação. O pessoal do turismo discutiu o Plano Regional e os Planos Municipais de Turismo com planejamento em parceria com o Sebrae. Também estiveram na pauta o Fórum Catarinense de Cultura e a definição de datas regionais para um Festival da Canção. Os secretários de turismo da Ameosc também começaram a discutir o Ecoturismo Cooperativo e as definições sobre o primeiro Encontro Regional de Museus da região da Ameosc. O evento pode ocorrer no segundo semestre.
Além do Colegiado de Turismo, os secretários de Educação da Ameosc também se reuniram nesta semana em Itapiranga. O primeiro tema da pauta foi a avaliação da visita técnica ao município de Pinhalzinho. Entre os outros temas abordados, estiveram a Gestão Democrática das escolas, a implementação dos Currículos Municipais e postagem no portal do MEC, além das definições acerca do primeiro Encontro Regional de Museus da Região da Ameosc de forma conjunta com o Colegiado da Cultura e Turismo. Na parte da tarde, os integrantes dos dois colegiados visitaram o Centro Histórico Germânico e, mais tarde, seguiram para um café da tarde com visita a uma área de Turismo Rural.
O Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina existe há mais de 30 anos e visa organizar esse tipo de ensino no estado catarinense. A informação é do diretor do Cedup Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste e presidente do CONEA, WILSON WRONSKI. De acordo com ele, o Conselho foi fundado em 1990 e atualmente abrange seis Instituto Federais, cinco Cedups e mais um colégio agrícola, além da associação dos técnicos agrícolas, sindicato e cooperativa dos técnicos agrícolas. Conforme WILSON WRONSKI, o objetivo do conselho é organizar a parte pedagógica para que todas as instituições trabalhem no mesmo sentido, atendendo dessa forma o agronegócio de Santa Catarina e do Brasil.
O ensino agrícola de Santa Catarina é referência em todo o país visto a qualidade do trabalho que vem sendo realizado junto aos jovens. A afirmação é do presidente do CONEA, WILSON WRONSKI. Segundo ele, o conselho promove reuniões constantes visando discutir as situações das escolas agrícolas catarinenses, além de buscar soluções para um ensino de qualidade cada vez maior. Ele destacou que a cada ano ocorre também uma avaliação com os estudantes que vão para o estágio. O objetivo é avaliar as 22 competências que são trabalhadas nos cursos técnicos, como por exemplo, agricultura, cultura mecanizada, entre outros.
A avaliação feita com os jovens serve de parâmetro para que as instituições de ensino possam analisar quais áreas precisam ser trabalhadas de forma mais intensa. A explicação é do presidente do Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina, WILSON WRONSKI. Ele frisou que a prova é aplicada desde 2000, sendo sempre no mês de novembro no mesmo dia e horário para todas as unidades escolares. Ele pontuou que a escola com maior média e o aluno com maior pontuação são premiados, visando estimular o estudo e reconhecer pelo esforço.
O Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina vai realizar no final deste mês um seminário com todos os docentes. O comentário é do presidente do CONEA, WILSON WRONSKI. Ele disse que o evento será em Rio do Sul nos dias 30 de junho e primeiro de julho. Na oportunidade, estará em discussão a questão do ensino agrícola no estado catarinense com todos os professores. Ele adiantou que a formação docente também deve estar em pauta neste encontro. WILSON WRONSKI lembrou ainda que a pandemia da Covid-19 acabou atrasando e acumulando muitas demandas, porém, aos poucos, essas questões devem ser normalizadas.
A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira, o cronograma de vacinação contra covid para a próxima semana em São Miguel do Oeste. O atendimento será das sete e meia as 11 e meia da manhã e, na parte da tarde, entre uma e cinco horas. A vacinação ocorrer na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni, na quarta e quinta-feira. Na segunda, terça e sexta-feira haverá vacinação contra a gripe. A secretaria de Saúde confirmou que a imunização contra a gripe será liberada para a população em geral a partir da próxima segunda-feira.
A vacinação contra a Covid será retomada na quarta-feira da semana que vem no município. O calendário da secretaria de saúde prevê a aplicação da primeira e segunda doses para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários e quarta dose para idosos, com idade acima de 60 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na quinta-feira, a secretaria de saúde vai oferecer a primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos retardatárias e a segunda dose da PFIZER para vacinados em 14 de abril. Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, também é necessário um Termo de Consentimento.
A empresa Torc, responsável pelas obras na BR 163, liberou, provisoriamente, o fluxo de veículos sobre o primeiro trecho do pavimento de concreto na rodovia. O trecho liberado fica em São José do Cedro e passagem dos veículo foi liberada por volta das quatro horas da tarde desta sexta-feira. Depois de anos em péssimas condições de tráfego, os motoristas puderam sentir as condições do pavimento rígido. Na próxima semana, as obras seguem na Linha São Domingos, São José do Cedro. Nos 44 quilômetros de novo pavimento, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, a pista terá 23 centímetros de espessura. Até agora já foram executados pouco mais de quatro quilômetros de concreto na rodovia.
O governador do estado, CARLOS MOISÉS, esteve em São Miguel do Oeste na noite de ontem e anunciou 106 milhões de reais para os municípios do extremo-oeste. Os recursos serão aplicados nas áreas da infraestrutura, saúde e saneamento básico. O evento, que contou com a participação de prefeitos e lideranças políticas da região, foi realizado no salão comunitário do bairro Salete. Durante o ato, MOISÉS assinou a ordem de serviço para a realização do projeto de engenharia para a revitalização completa da SC-163, no trecho entre Itapiranga e o entroncamento com a BR-282, em São Miguel do Oeste. O valor do investimento será de um milhão e 600 mil reais para a elaboração do projeto técnico para posterior execução das obras na rodovia.
Durante a passagem do governador CARLOS MOISÉS por São Miguel do Oeste, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento anunciou dois importantes investimentos no município. O governador confirmou a liberação de 17 milhões de reais para a construção da nova adutora de água bruta no Rio das Flores. A obra vai ampliar a capacidade de captação de água e abastecimento da cidade. Além disso, também será realizada a aquisição de uma estação de tratamento de água em aço inox, com capacidade de 200 litros por segundo. O investimento será de 32 milhões de reais. Ontem, o governador CARLOS MOISÉS assinou a autorização para o início do processo licitatório.
Do total de recursos anunciados nesta sexta-feira pelo governador do estado, 25 milhões são para o município de São Miguel do Oeste. Os valores serão investidos em Educação, Saúde, Esporte e Infraestrutura Urbana e Rural. Na educação, foram liberados recursos para as escolas Pedro Aurélio Vicari, Tranquilo Rigoni e CEI Mundo Mágico. Também foram garantidos cerca de 11 milhões para as pavimentações asfálticas dos acessos as Linhas Parda, Sete de Setembro, Caixas, Campo Salles e Pérola. O governador também liberou valores para a praça de alimentação do parque de exposições, para a reforma e ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros e para o novo posto de saúde do bairro São Luiz.
Em entrevista coletiva ao final do ato de ontem no bairro Salete, o governador do estado ressaltou o perfil municipalista do governo de Santa Catarina. CARLOS MOISÉS reforçou que os recursos estão chegando em todas as regiões catarinenses. Ele disse que os pedidos do extremo-oeste, que historicamente foram negados, agora são atendidos pelo Estado. Segundo MOISÉS, nenhuma região será esquecida.
A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira, mandados de buscas e apreensões na tarde desta sexta-feira em Dionísio Cerqueira. Os policiais localizaram e apreenderam uma arma de fogo municiada com cinco cartuchos. A operação de ontem ocorreu dentro do inquérito que apura os crimes de ameaça e de porte ilegal de arma de fogo. Além disso, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão de maconha em residências de pessoas suspeitas de tráfico de drogas na região de fronteira. Ninguém foi autuado em flagrante, uma vez que os suspeitos não estavam nas casas. A Polícia Civil não divulgou mais detalhes sobre os crimes investigados.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu as vítimas de um acidente de trânsito nesta sexta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das oito horas da noite nas proximidades da Linha Bela Vista das Flores e envolveu um Astra e um Palio Adventure.Apenas uma criança sofreu ferimentos leves. Ela foi levada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os motoristas não se feriram.
O corpo de um homem, 54 anos, já em estado de decomposição, foi encontrado no final da manhã desta sexta-feira, na Linha São Domingos, interior de Anchieta.
Segundo os bombeiros de Anchieta, o homem com um corte na cabeça. O corpo foi localizado em uma ribanceira de cerca de quatro metros de altura, com a cabeça parcialmente submersa pela água de um riacho. O local foi isolado e deixado aos cuidados da Polícia Militar e Polícia Civil de Anchieta para investigação e demais procedimentos. O delegado THIAGO GOMEZ, da comarca de Anchieta, relatou que foi instaurado um inquérito para apurar a causa da morte. Por enquanto, aPolícia Civil não descarta nenhuma hipótese.