ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-06-2021 Sexta-feira

-ANVISA ANALISA HOJE NOVOS PEDIDOS DE LIBERAÇÃO DA COVAXIN E SPUTNIK V

-ALESC APROVA PROJETO DE CEM MILHÕES PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM

-SJO ARRECADA 130 MIL REAIS COM ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO

-BELMONTE PROGRAMA REALIZAÇÃO DE FEIRA PARA 2022

-HOSPITAL DE DESCANSO FARÁ ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA NESTE MÊS

-PREFEITO DE SANTA HELENA ENCAMINHA INVESTIMENTOS NA CAPITAL DO ESTADO

-HOMEM É PRESO AO TRANSPORTAR MAIS DE 165 QUILOS DE DROGA

-BANDIDOS ARROMBAM RESIDÊNCIA E ROUBAM VEÍCULO NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens.A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 16centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Justiça uruguaia condenou à prisão nesta quinta-feira sete militares aposentados por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar entre os anos de 1973 e 1985. Três deles já cumprem penas por outros crimes semelhantes no mesmo período. Eles foram processados e condenados por "privação de liberdade e violência privada" contra cerca de trinta detidos no centro clandestino de tortura "300 Carlos", que funcionou entre 1975 e 1977 em um complexo militar na capital Montevidéu.


As novas infecções anuais pelo vírus HIV caíram 73 por cento entre 1981 e 2019, de acordo com uma nova análise das autoridades de saúde dos Estados Unidos,divulgada nesta quinta-feira. No entanto, a proporção de negros e latinos infectados aumentou, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que divulgou seu primeiro relatório sobre o vírus há quase 40 anos. Estima-se que um milhão e 200 mil pessoas vivam com HIV nos Estados Unidos e cerca de 13 por cento delas não sabem que têm o vírus.


Os Estados Unidos incluíram o Brasil na lista com mais de 40 nações que irão receber parte do primeiro lote de doações das vacinas contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. O anúncio foi feito por autoridades americanas nesta quinta-feira. O país precisará dividir cerca de seis milhões de doses com ao menos outros 14 países da América Latina. Ao todo, os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.


A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar nesta sexta-feira mais cinco milhões e cem mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Ao todo, estão previstas 100 milhões de doses na primeira fase de produção, até o fim de junho, disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Com a nova remessa, a fundação vai ultrapassar a marca de 50 milhões de vacinas ofertadas,contando também com quatro milhões de imunizantes importados prontos do Instituto Serum, da Índia. A instituição teve a produção interrompida por cinco dias no final de maio em decorrência da falta de insumos importados da China. Mas ainda tem outras seis milhões e 500 mil doses em diferentes estágios de controle de qualidade.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reúne na tarde desta sexta-feira para analisar os pedidos de importação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às duas horas. Atualmente, as únicas vacinas que têm autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen.Em março, um pedido protocolado pelo Ministério da Saúde para a importação de 20 milhões de doses da Coxavin foi rejeitado em decisão unânime.Em abril, a Anvisa negou o pedido de autorização feito por 14 estados para importação de quase 30 milhões de doses da Sputnik V.


O comando do Exército informou nesta quinta-feira que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO pela participação em um evento político com o presidente JAIR BOLSONARO no Rio de Janeiro, no último dia 23. Segundo a corporação, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de PAZUELLO. Com a decisão do comandante PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, o processo disciplinar foi arquivado. O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar, PAZUELLO chegou a subir em um carro de som com BOLSONARO e fazer um breve discurso.



Santa Catarina acelerou o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nos últimos sete dias. O aumento no número de doses aplicadas foi de 75 por cento na comparação com os sete dias anteriores. Segundo os dados disponibilizados no vacinômetro do Governo estadual, foram 274 mil 143 doses aplicadas entre 26 de maio e dois de junho, com uma média diária de 39 mil 163. No período anterior, entre os dias 19 e 26 de maio, haviam sido 155 mil 905, o que resulta em uma média diária de 22 mil 272. Ao todo, já foram aplicadas pouco mais de dois milhões e 500 mil vacinas no Estado, entre primeira e segunda dose.


O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, voltou a receber nesta semana, representantes de 16 entidades ligadas à segurança pública de Santa Catarina. Durante o encontro, as entidades entregaram ao governo um estudo com os números da inflação dos últimos anos e o reforço no pedido para a reposição salarial da categoria. Os servidores da segurança pública estão sem reposição há sete anos o que provocou uma defasagem de 45 por cento nos vencimentos dos servidores. O governo deve dar um retorno com uma proposta em até duas semanas. Não foi fixado um prazo para a definição do reajuste salarial para a segurança pública do estado.


Os deputados estaduais aprovaram, na tarde de quarta-feira, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões para o enfrentamento dos efeitos da estiagem que atinge Santa Catarina, principalmente na região Oeste. As matérias seguem para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Um dos projetos altera o Plano Plurianual para incluir duas subações na Secretaria de Agricultura que tratam da construção de cisternas e da conservação de fontes e nascentes. O outro autoriza a abertura do crédito especial em favor da secretária, para destinar os 100 milhões para o enfrentamento da estiagem. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.


-SJO ARRECADA 130 MIL REAIS COM ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO

-BELMONTE PROGRAMA REALIZAÇÃO DE FEIRA PARA 2022

-HOSPITAL DE DESCANSO FARÁ ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA NESTE MÊS

-PREFEITO DE SANTA HELENA ENCAMINHA RECURSOS E INVESTIMENTOS NA CAPITAL DO ESTADO

-MUNICÍPIO CONFIRMA MAIS TRÊS CASOS DE DENGUE E CHEGA A 62 NO ANO


A prefeitura de Iporã do Oeste realizou na manhã de hoje mais um sorteio da campanha Nota Premiada. Os cinco contemplados do sorteio de junho são os seguintes: IRANI GOLFETTO, ROSELI STAUDT FURTADO, MARGARIDA NILDA AHMANN, VANESA HELFER e JACINTA MELZ. Cada um dos sorteados vai receber 200 reais em premiação. Os ganhadores devem procurar a prefeitura para encaminhar o recebimento. O sorteio é realizado mensalmente, na primeira sexta-feira do mês, às 11h, e tem por objetivo estimular aquisição de produtos e serviços no comércio local. Para participar o munícipe deve apresentar e trocar na prefeitura as notas fiscais de compra ou de prestação de serviços. Para cada nota fiscal emitida pelo comércio de Iporã do Oeste o cidadão tem direito a um cupom. Para cada nota fiscal de prestação de serviço tem direito a duas cartelas, que após serem preenchidas corretamente devem ser depositadas na urna que está disponível na prefeitura. Os cupons devem estar corretamente preenchidos, com todas as informações solicitadas.


Para o prefeito de Tunápolis, o momento é de trabalho e não de conceder folga extra aos servidores públicos. A partir desta concepção, MARINO FREY não decretou ponto facultativo para esta sexta-feira. Ele fala que pode ser uma questão particular dele, porém defende que os órgãos públicos sigam a rotina de trabalho da iniciativa privada sem feriadão prolongado. Salienta que é preciso dar exemplo de trabalho e dedicação para atender as demandas da população nos diversos setores públicos. O prefeito de Tunápolis diz que o Ponto Facultativo foi discutido na Ameosc e a maioria dos municípios decidiu pelo trabalho normal no dia de hoje. Consulta interna na prefeitura também apontou desejo favorável ao atendimento da prefeitura. O feriado de Corpus Christi foi respeitado, porém sem benefício extra de folga nesta sexta-feira.


O prefeito de Tunápolis também elogia o Legislativo do município que acabou com várias regalias de recessos. FREY destaca que foi aprovado projeto para acabar com as férias no início de nova legislatura, pois o vereador assumia o cargo já com direito a 30 de férias sem ter trabalhado um único dia. O prefeito observa que nenhuma empresa concede férias antes do funcionário começar seu trabalho. Os vereadores de Tunápolis entenderam que é preciso atuar de forma integral no primeiro ano para depois ter direito a férias. O recesso de julho também foi extinto na Câmara de Vereadores de Tunápolis. Para MARINO FREY, é louvável a iniciativa do Legislativo. Iporã do Oeste e São João do Oeste também tem trabalho normal nesta sexta-feira.


A secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, destaca entre as ações de formação continuada dos professores, a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, (CMDCA). A iniciativa visa o combate à exploração e abuso sexual infanto-juvenil, de modo que sejam identificados possíveis casos. Na última sexta-feira, os professores do CIEF e CIER participaram de capacitação com o psicólogo MIGUEL RODRIGUEZ. A mesma formação foi oferecida na manhã de hoje, para profissionais das escolas EMEI e Os Peixinhos. À tarde a capacitação será para o CAESP/APAE e outras entidades convidadas pelo CMDCA. Já na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, a Escola Vendelino Seidel vai receber a formação no período da manhã. Para as Escolas São Lourenço e Casa Familiar Rural, a capacitação ocorre à tarde.


São João do Oeste arrecada 130 mil reais com alvará de funcionamento. O prazo para pagamento das taxas de alvará de licença e localização venceu no dia 31 de maio. O município possui 750 alvarás ativos incluindo microempreendedores, empresas de pequeno porte e de grande porte e até autônomos. A arrecadação com o imposto é de aproximadamente 130 mil reais, com variação devido ao pagamento em cota única e parcelamento. Conforme o responsável pelo Setor de Tributos de São João do Oeste, FABIANO KLEIN, são mais 500 alvarás que não necessitam de pagamento. Neste grupo estão os MEIs, isentos da taxa de alvará e ainda as associações comunitárias e sociedade que não necessitam pagar. Foi constatada pequena porcentagem de inadimplência. O pagamento ainda pode ser feito por aplicativo ou na agência do Sicoob.


FABIANO KLEIN lembra ainda que a emissão do alvará pode ser feita a partir do site do município ou comparecendo no Setor de Tributos. O responsável pelo Setor diz que as empresas do município possuem histórico de pagamento e respeito à legalidade. Com isso o bom senso prevalece, sendo mantido contato com os devedores sobre as formas de pagamento após o prazo inicial estabelecido. Segundo KLEIN, a partir de contato do Setor de Tributos, os empreendedores terão auxílio sobre emissão dos boletos e do alvará de licença e funcionamento. São João do Oeste ainda não aderiu ao programa de abertura de estabelecimento sem alvará e por isso o procedimento continua com exigência da vistoria do Corpo de Bombeiros, Setor de Tributos e vigilância sanitária.


Belmonte programa realização de feira para 2022. A informação é da secretária de Administração, ROSANGELA PELISSARI. A primeira reunião para deliberar sobre a feira ocorreu na última semana, com participação de representantes do comércio local. Segundo ROSANGELA, trata-se da Segunda Feira Municipal do Comércio, Indústria e Artesanato de Belmonte. O primeiro assunto debatido na reunião foi sobre a data em que a feira será realizada. A previsão é de que a programação ocorra na primeira quinzena de março, porém ainda não há um dia específico. ROSANGELA PELISSARI enaltece que a feira será realizada a cada dois anos, para divulgar o trabalho do comércio local. Na última edição não houve exposição agropecuária, mas na próxima, conforme a secretária, será estudada a possibilidade de incluir este setor, em reuniões com os agricultores.


A organização da feira também pretende definir rainhas e princesas, e ainda vai estudar como será feita essa escolha, considerando a realidade da pandemia. A equipe que trabalha na organização também pediu sugestões do comércio, inclusive possíveis patrocínios. Conforme ROSANGELA, a CCO terá dois componentes do comércio, entre outras pessoas que serão escolhidas para fazer parte da comissão. Lembra que a organização ainda está no começo. ROSANGELA PELISSARI comenta que a primeira edição da Feira do Comércio, Indústria e Artesanato de Belmonte, em março do ano passado, ainda antes da pandemia, foi um sucesso e desde já convida as pessoas para participarem nas próximas.


A Fundação Médica Assistencial dos Trabalhadores Rurais de Descanso, como é chamado o hospital do município, terá eleição com posse da nova diretoria no dia 21 de junho. De acordo com o presidente do Conselho Curador da associação hospitalar, LUIZ CARLOS MOROSINI, alguns membros da atual diretoria já manifestaram interesse em permanecer na próxima. Ele detalha que o estatuto permite que o integrante da diretoria fique nesta função por no máximo dois mandatos. MOROSINI convida as pessoas que moram em Descanso e Belmonte, interessadas em participar da diretoria da Fundação Médica, a se inscreverem. Elas deverão passar o nome ao setor administrativo do hospital, para este ajudar na formação da chapa. LUIZ MOROSINI lembra que o mandato atual termina no dia 30 de junho.


O presidente da Fundação Médica de Descanso enfatiza que se trata de um trabalho voluntário que as pessoas da diretoria prestam, por três anos. A cerimônia de eleição e posse da nova diretoria será às 19h, na sala de reuniões da Fundação Médica. MOROSINI lembra que a diretoria será renovada porque já passaram dois mandatos. Outras pessoas já foram eleitas em cargos públicos e precisam deixar o cargo, conforme rege o estatuto. O atual presidente do hospital de Descanso salienta que algumas pessoas foram convidadas e ainda falta a confirmação delas, mas o hospital fica à disposição para mais interessados que queiram dar o nome, a ser analisado pelo Conselho Curador, de modo a preencher as 18 vagas. Desses, sete são efetivos do Conselho Curador e três suplentes. Três compõe a diretoria executiva, e outros três efetivos do conselho fiscal, com dois suplentes. LUIZ MOROSINI complementa que o hospital está em situação favorável e organizado. A Fundação Médica de Descanso ainda depende de algumas aprovações de órgãos competentes para renovar a estrutura do hospital, especialmente para construção de sala cirúrgica.


O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, esteve em Florianópolis nesta semana, junto com o secretário de Saúde e assessor jurídico do município. Objetivo foi fazer audiências com secretários de diferentes pastas, e também fazer reivindicações aos deputados. Na Secretaria de Estado da Agricultura, a comitiva de Santa Helena tratou com o secretário adjunto, ROBERTO MIOTTO, sobre a estiagem no município e também na região Oeste como um todo. Eles solicitaram auxílio para possível perfuração de poços, distribuidores de adubo orgânico e também para o transporte de água aos agricultores. A comitiva buscou uma forma de convênio para obter mais uma retroescavadeira que seria utilizada nas escavações. O secretário adjunto orientou que enviassem essas demandas diretamente ao secretário de Estado, ALTAIR SILVA. Também pediu para pleitear um valor mais elevado, para terem uma contrapartida. Além de ajudar na perfuração de poços e abastecimento de água, uma nova retroescavadeira, segundo HICKMANN, fortaleceria o parque máquinas. Reitera que algumas não estão em boas condições e exigem reparo.


Outra pasta visitada foi a Secretaria de Estado da Saúde, onde a comitiva santahelenense foi recebida pelo secretário adjunto, ALEXANDRE FAGUNDES. Ele trataram sobre o problema momentâneo da dengue no município, onde receberam várias orientações. O próprio FAGUNDES foi secretário da Saúde em Cunhã Porã e enfrentou situação como essa. Conforme HICKMANN, no momento o estado não dispõe de recursos para ajudar neste sentido. A comitiva de Santa Helena ainda fez um pedido para que o estado auxilie na aquisição de mais um veículo para transporte dos pacientes do município que fazem tratamento em outros lugares. Outra audiência na capital do estado foi com o secretário de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES, e o adjunto da pasta, DANIEL CÂNDIDO, para solicitar a construção da sede própria para o CRAS. A instalação atual é alugada e a nova construção foi aprovada pelo Legislativo de Santa Helena no ano passado. O estado habilitou a edificação e os documentos estão em dia. Agora só falta o repasse do Fundo de Desenvolvimento Social para iniciar a obra.


O secretário de Desenvolvimento Social também anunciou encaminhamento do Fundo Rotativo Estadual, para ajudar o município nas habitações populares. BLÁSIO HICKMANN comenta que existe grande demanda em Santa Helena e a população aguarda ansiosa para construir sua casa. A expectativa é de que até o final do ano ou início do próximo essa parte da população seja atendida com casa própria. A comitiva de Santa Helena também visitou os gabinetes dos deputados MAURO DE NADAL, presidente da ALESC, MARLENE FENGLER, VALDIR COBALCHINI, LUCIANE CARMINATTI, PEDRO BALDISSERA e FABIANO DA LUZ. A todos eles, conforme HICKMANN, o município entregou protocolo pedindo recursos.


Santa Helena confirmou ontem mais três novos casos de dengue. Ao todo, o município já chegou a 62 confirmações da doença apenas neste ano. Duas pessoas estão com suspeita de dengue e 18 casos foram descartados. Também existem 31 focos do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o prefeito BLÁSIO HICKMANN, trabalho intensivo em conjunto com a equipe de Saúde, agentes de endemias e de saúde, além do fiscal sanitário, foi realizado nas últimas semanas, para estagnar o número de casos. Ele avalia que as ações já surtiram efeito e a comunidade, em sua grande maioria, já reconheceu o quanto a situação da dengue é preocupante. Além das iniciativas de combate, avalia que o fator da queda da temperatura também evita proliferação do Aedes Aegypti.


O prefeito de Santa Helena enfatiza que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) aplicou fumacê seis vezes na cidade, e também houve limpeza de todas as bocas de lobo no perímetro urbano. O decreto de emergência em saúde e a criação do Comitê de Enfrentamento à Dengue também mobilizaram órgãos de fiscalização e a sociedade. Uma comissão formada com ajuda das agentes de saúde visa fazer um arrastão na cidade e eliminar entre 90 a 100 por cento dos criadouros de mosquito, que é o grande problema causador da doença. BLÁSIO HICKMANN estima que este trabalho terá efeito para quando chegar o verão. A expectativa é de que o município estará preparado para não ocorrer outra epidemia, e controlar a doença rapidamente.


-HOMEM É PRESO AO TRANSPORTAR MAIS DE 165 QUILOS DE DROGA

-BANDIDOS ARROMBAM RESIDÊNCIA E ROUBAM VEÍCULO NA REGIÃO


Queda de moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta quinta-feira, na SC-163, em São Miguel do Oeste, nas proximidades do aeroporto Hélio Wassum. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, dois amigos seguiam sentido a São Miguel, quando um deles teria sofrido a queda na rodovia. O condutor da moto teve escoriações generalizadas e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros, que foi acionado, fez a imobilização e condução até o Hospital Regional para a realização de exames. A moto que era conduzia pelo homem, foi recolhida e retirada do local antes da chegada das Polícias Militar e Rodoviária que responde pela rodovia. A causas que levaram o motociclista a sofrer a queda na SC-163 não foram divulgadas.


Homem com mandado em aberto foi preso ao meio dia de ontem, na Rua Marcílio Dias, centro de São Miguel do Oeste. O homem apresentou-se voluntariamente à Polícia Militar para o cumprimento da pena. Após verificar a vigência do mandado, o homem foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada.


A Polícia Rodoviária apreendeu em torno de 167 quilos de maconha por volta das 19h30 desta quinta-feira, em São Lourenço do Oeste. Os policiais abordaram um Gol carregado com a droga. Os agentes foram informados por policiais do Paraná e de Santa Catarina, de que a droga estaria em um Gol com placas de Cascavel. Com as informações, foi feita barreira policial no quilômetro cinco da SC-157 e abordado o veículo. O motorista de 23 anos foi identificado e preso pelo Denarc do Paraná, que também fez a apreensão do carro e da droga. Participaram também da ocorrência DIC de São Lourenço e policiais civis e militares do Paraná, que estavam monitorando o veículo.


Um arrombamento de residência aconteceu por volta das sete da noite de ontem, na Rua dos Imigrantes, Bairro Flor da Serra, em Bandeirante. A Polícia Militar foi acionada duas horas mais tarde e encontrou a residência revirada. Os criminosos levaram uma caminhonete Fiat Toro cor prata, placas de Bandeirante, uma televisão marca Philips, um aparelho celular e uma carteira contendo documentos pessoais. A vítima foi abordada em frente à residência por dois homens de estatura mediana e pele clara, usando máscaras. Um deles estava armado com revólver e avisou que se tratava de um assalto. Ainda segundo a vítima, a mesma foi amarrada com fitas e trancada no interior do banheiro da residência. Enquanto um dos autores do assalto fazia buscas na casa, na tentativa de encontrar dinheiro e/ou armas, outro fazia a guarda da vítima e um terceiro permaneceu no veículo.


Sem encontrar dinheiro e nem armas, os assaltantes avisaram que levariam a caminhonete da vítima. O homem que estava no interior do VW Gol embarcou na caminhonete e saiu com a mesma. Os outros dois autores permaneceram no interior da residência por mais algum tempo e em seguida se retiraram também levando a televisão, o celular e a carteira da vítima. Foi verificado com imagens de videomonitoramento que a caminhonete furtada passou pelo local. Após divulgar em redes policiais que o veículo havia sido furtado, o mesmo foi abordado e recuperado na cidade de Capitão Leonidas Marques-PR. O condutor foi preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.