ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 04/06/2021

GLOBO EM FOCO – 04/06/21

-ANVISA ANALISA HOJE NOVOS PEDIDOS DE LIBERAÇÃO DA COVAXIN E SPUTNIK V

-ALESC APROVA PROJETO DE CEM MILHÕES PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM

-MUNICÍPIO INVESTE MAIS DE 300 MIL REAIS EM REDE DE ÁGUA

-VIGILÂNCIA CONFIRMA MAIS TRÊS CASOS DE DENGUE

-ITAPIRANGA DEFINE PARCERIA COM O SENAI PARA ATIVIDADE ESCOLAR

-FACISC APONTA AVANÇOS EM PROJETO DE PONTE NO RIO URUGUAI

-ASSALTANTES INVADEM RESID~ENMCIA EM BANDEIRANTE

-QUEDA DE MOTO DEIXA HOMEM FERIDO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Justiça uruguaia condenou à prisão nesta quinta-feira sete militares aposentados por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar entre os anos de 1973 e 1985. Três deles já cumprem penas por outros crimes semelhantes no mesmo período. Eles foram processados e condenados por "privação de liberdade e violência privada" contra cerca de trinta detidos no centro clandestino de tortura "300 Carlos", que funcionou entre 1975 e 1977 em um complexo militar na capital Montevidéu.


As novas infecções anuais pelo vírus HIV caíram 73 por cento entre 1981 e 2019, de acordo com uma nova análise das autoridades de saúde dos Estados Unidos, divulgada nesta quinta-feira. No entanto, a proporção de negros e latinos infectados aumentou, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que divulgou seu primeiro relatório sobre o vírus há quase 40 anos. Estima-se que um milhão e 200 mil pessoas vivam com HIV nos Estados Unidos e cerca de 13 por cento delas não sabem que têm o vírus.


Os Estados Unidos incluíram o Brasil na lista com mais de 40 nações que irão receber parte do primeiro lote de doações das vacinas contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. O anúncio foi feito por autoridades americanas nesta quinta-feira. O país precisará dividir cerca de seismilhões de doses com ao menos outros 14 países da América Latina. Ao todo, os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.

A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar nesta sexta-feira mais cinco milhões e cem mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Ao todo, estão previstas 100 milhões de doses na primeira fase de produção, até o fim de junho, disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Com a nova remessa, a fundação vai ultrapassar a marca de 50 milhões de vacinas ofertadas,contando também com quatro milhões de imunizantes importados prontos do Instituto Serum, da Índia. A instituição teve a produção interropida por cinco dias no final de maio em decorrência da falta de insumos importados da China. Mas ainda tem outras seis milhões e 500 mil doses em diferentes estágios de controle de qualidade.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reúne na tarde desta sexta-feira para analisar os pedidos de importação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às duas horas. Atualmente, as únicas vacinas que têm autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. Em março, um pedido protocolado pelo Ministério da Saúde para a importação de 20 milhões de doses da Coxavin foi rejeitado em decisão unânime. Em abril, a Anvisa negou o pedido de autorização feito por 14 estados para importação de quase 30 milhões de doses da Sputnik V.


O comando do Exército informou nesta quinta-feira que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO pela participação em um evento político com o presidente JAIR BOLSONARO no Rio de Janeiro, no último dia 23. Segundo a corporação, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de PAZUELLO. Com a decisão do comandante PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, o processo disciplinar foi arquivado. O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar, PAZUELLO chegou a subir em um carro de som com BOLSONARO e fazer um breve discurso.

Santa Catarina acelerou o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nos últimos sete dias. O aumento no número de doses aplicadas foi de 75 por cento na comparação com os sete dias anteriores. Segundo os dados disponibilizados no vacinômetro do Governo estadual, foram 274 mil 143 doses aplicadas entre 26 de maio e dois de junho, com uma média diária de 39 mil 163. No período anterior, entre os dias 19 e 26 de maio, haviam sido 155 mil 905, o que resulta em uma média diária de 22 mil 272. Ao todo, já foram aplicadas pouco mais de dois milhões e 500 milvacinas no Estado, entre primeira e segunda dose.


O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, voltou a receber nesta semana, representantes de 16 entidades ligadas à segurança pública de Santa Catarina. Durante o encontro, as entidades entregaram ao governo um estudo com os números da inflação dos últimos anos e o reforço no pedido para a reposição salarial da categoria. Os servidores da segurança pública estão sem reposição há sete anos o que provocou uma defasagem de 45 por cento nos vencimentos dos servidores. O governo deve dar um retorno com uma proposta em até duas semanas. Não foi fixado um prazo para a definição do reajuste salarial para a segurança pública do estado.


Os deputados estaduais aprovaram, na tarde de quarta-feira, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões para o enfrentamento dos efeitos da estiagem que atinge Santa Catarina, principalmente na região Oeste. As matérias seguem para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Um dos projetos altera o Plano Plurianual para incluir duas subações na Secretaria de Agricultura que tratam da construção de cisternas e da conservação de fontes e nascentes. O outro autoriza a abertura do crédito especial em favor da secretária, para destinar os 100 milhões para o enfrentamento da estiagem. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.

Município conclui serviço de trova de canalização de água no interior. Foram substituídas redes de canos de PVC em um trecho de aproximadamente 500 metros, no centro da comunidade de Santa Isabel. O sistema da estação de Tratamento de Água, na comunidade de São Sebastião apresenta frequentes problemas com vazamentos. Segundo o diretor do Departamento de Água e Esgoto, OSMAR MULLER, o objetivo é acabar com problemas de vazamento de água, necessidade de constante investimento e transtornos. O desperdício de água ele o custo e ainda causa problemas para os consumidores que utilizam o sistema público para obter água do consumo humano e de animais.

Limpeza de reservatórios segue exigências da legislação no sistema de abastecimento de água. Trabalho está em atraso em virtude da estiagem que causa falta de água. O diretor do Departamento de Água e Esgoto, OSMAR MULLER, informa que a limpeza exige grande volume de água. A estiagem causou alerta para maior economia de água. A partir deste mês a equipe contratada retoma os serviços para limpeza dos reservatórios nas cinco estações de tratamento. MULLER destaca ainda a necessidade de investimento constante para manter o sistema. O diretor informa que em tubos e conexões o município já investiu 300 mil reais neste ano para garantir os trabalhos de manutenção da rede.

Programas de regularização fundiária avançam em Itapiranga e São João do Oeste. A informação é do agrimensor VALDEMIR LAND. De acordo com ele, em Itapiranga os projetos re regularização de terrenos estão mais avançados com trabalho já realizado nos últimos anos. O município implantou a Lei do REURB em 2019. LAND alerta que é necessário seguir todas as exigências que constam em lei para que o proprietário tenha documentação de seu imóvel. São João do Oeste aprovou este ano a Lei de Regularização Fundiária e faz encaminhamentos para regularização de terrenos na cidade e ainda nas comunidades de Beato Roque e Cristo Rei.

Entrega de escrito de terrenos pelo REURB não tem prazo estabelecido. O agrimensor VALDEMIR LAND diz que cada caso tem situações distintas e a burocracia impede projeção sobre o fim dos trâmites. Ele revela que é bastante comum os proprietários perguntarem quanto tempo leva para liberar a escritura. LAND informa que existem situações de seis meses até um ano para concluir os encaminhamentos. O tempo para regularização dependem das condições de cada terreno que podem ter problemas de ligação de energia elétrica e outras complicações. VALDEMIR LAND chama atenção que o REURB não existe prazo limitado para adesão e encerramento dos trabalhos.

Projeto Voz única da FACISC busca apoio para prioridades na região. Extremo Oeste luta por melhores condições em rodovias. Os problemas com estradas em precárias condições geram várias manifestações. O presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI ressalta que a recuperação da SC 163 é inadiável. O presidente da Assemit reclama da falta de investimentos do Governo do estado na única via de escoamento da produção de vários municípios. De acordo com GUARESCHI, é preciso reduzir os custos das empresas de transportes e população que usa a rodovia e sofre com os buracos e outros problemas da SC 163.

Santa Helena confirmou ontem mais três casos de dengue. Ao todo, o município já chegou a 62 confirmações da doença apenas neste ano. Duas pessoas estão com suspeita de dengue e 18 casos foram descartados. Também existem 31 focos do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o prefeito BLÁSIO HICKMANN, trabalho intensivo em conjunto com a equipe de Saúde, agentes de endemias e de saúde, além do fiscal sanitário, foi realizado nas últimas semanas, para estagnar o número de casos. Ele avalia que as ações já surtiram efeito e a comunidade, em sua grande maioria, já reconheceu o quanto a situação da dengue é preocupante. Além das iniciativas de combate, avalia que o fator da queda da temperatura também evita proliferação do Aedes Aegypti.

O prefeito de Santa Helena enfatiza que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica aplicou fumacê seis vezes na cidade, e também houve limpeza de todas as bocas de lobo no perímetro urbano. O decreto de emergência em saúde e a criação do Comitê de Enfrentamento à Dengue também mobilizaram órgãos de fiscalização e a sociedade. Uma comissão formada com ajuda das agentes de saúde visa fazer um arrastão na cidade e eliminar entre 90 a 100 por cento dos criadouros de mosquito, que é o grande problema causador da doença. BLÁSIO HICKMANN estima que este trabalho terá efeito para quando chegar o verão. A expectativa é de que o município estará preparado para não ocorrer outra epidemia, e controlar a doença rapidamente.

Educação de Itapiranga implanta atividades extras na rede municipal de ensino. Projeto de Robótica em parceria com o SESI contempla alunos dos anos finais do ensino fundamental. Inscrições foram feitas diretamente nas unidades escolares com a confirmação de 41 crianças que integram o projeto. A adesão foi livre e os participantes terão apenas o custo de deslocamento. Serão quatro horas por semana, sempre nas quartas-feiras, no contraturno do currículo normal dos estudantes. De acordo com a Secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE MULLER, os alunos participantes do Projeto, tendo 75 por cento de frequência terão certificado,com 40 horas de formação.

A secretária destaca ainda que o atendimento dos alunos segue todos os protocolos da Vigilância Sanitária, sendo os alunos devidos em pequenos grupos, tanto no período da manhãcomo no período da tarde. ELAINE MULLER informa que as aulas serão nos laboratórios do SESI-SENAI no Complexo Oktober. O SESI disponibiliza os profissionais e todos os materiais necessários para as aulas. A secretária salienta que o objetivo é proporcionar o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos . Secretária da Educação de Itapiranga, informa que a aula inaugural aconteceu na quarta-feira. ELAINE MUELLER, esclarece que o curso contempla diversos conteúdos aos alunos, como: introdução à robótica, conceitos da história da tecnologia, conceitos básicos de mecânica, transmissão e transformação do movimento.

Secretaria da Educação vai implantar projetos alternativos em Itapiranga. ELAINE MULLER lembra que já foi implantando o Projeto Alfabetizar, Juntos Pela Educação em apoio aos alunos com dificuldade na aprendizagem. Ela também anuncia que o município está estabelecendo parceria com a ONG que intermedia a vinda de venezuelanos para Itapiranga. Este programa visa auxiliar as crianças que enfrentam dificuldades devido à falta de domínio da língua portuguesa. Foco é trabalhar o idioma português com os estrangeiros. A secretária cita ainda a negociação para aumento no repasse da JBS para as creches que atendem filhos de funcionários. O reajuste estava em atraso desde 2017. Este mês a empresa aumentou o valor para 10 mil reais. O reajuste anual terá como base no IGPM.

O Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai fortalece parcerias em busca de apoio em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A mobilização envolve associações de municípios, associações empresariais e outras entidades. Entre os destaques que estão no projeto aparecem a Ameosc, Amuceleiro, Assemit, Facisc, Federasul, além do apoio de entidades de classes dos dois estados. Conforme o vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, o objetivo é estimular a discussão e acelerar as ações para concretização da ponte sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita. Ele aponta avanços significativos nos encaminhamentos que estão sendo feitos foco no projeto da ponte. FREY destaca a atuação do coordenador da comissão, o prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT que tem atua na articulação com a classe política.

FACISC amplia apoio ao movimento pró-ponte sobre o Rio Uruguai. MAIKEL FREY destaca a visita do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, SÉRGIO RODRIGUES ALVES, que veio a Itapiranga conhecer a realidade e entender melhor a reivindicação que está sendo feita. O presidente da FACISC é apontado como pessoa influente nos governos estadual e federal para interferir por esta grande obra. Com maior conhecimento da realidade local e do projeto, ele pode contribuir de maneira significativas nos encaminhamentos que estão sendo feitos. MAIKEL FREY também chama atenção para importante encontro com políticos do Rio Grande do Sul em busca de apoio. O evento ocorreu na semana passada e serviu para reforçar apoio dos parlamentares estaduais e federais do Rio Grande do Sul.

MAIKEL FREY reconhece que é o processo lento, burocrático e que precisa ser percorrido passo a passo. O vice-presidente regional da FACISC demonstra muita confiança no trabalho que é desenvolvido no momento, com pessoas e entidades comprometidas pelo desenvolvimento regional. FREY cita ainda que os encaminhamentos ocorrem apenas para garantir o projeto para a ponte sobre o rio Uruguai. Até o momento nenhum orçamento foi feito sobre o investimento necessário para a obra. São etapas que ainda terão que ser atingidas nas negociações que ganham apoio significativo. Um fator decisivo será a federalização da SC 163 e da RS 163, processos que estão parados devido a burocracia dos governos Estadual e Federal.

Queda de moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta quinta-feira, 03, na SC-163 em São Miguel do Oeste, nas proximidades do aeroporto Hélio Wassum. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, dois amigos seguiam sentido a São Miguel quando um deles teria sofrido a queda na rodovia. O condutor da moto teve escoriações generalizadas e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros, que foi acionado, fez a imobilização e condução até o Hospital Regional para a realização de exames. A moto que era conduzia pelo homem, foi recolhida e retirada do local antes da chegada da Polícia Militar e da PMRV que responde pela rodovia. A causas que levaram o motociclista a sofrer a queda na SC-163 não foram divulgadas.

Um arrombamento de residência aconteceu por volta das sete da noite de ontem, na Rua dos Imigrantes, Bairro Flor da Serra, em Bandeirante. A Polícia Militar foi acionada duas horas mais tarde e encontrou a residência revirada. Os criminosos levaram uma caminhonete Fiat Toro cor prata, placas de Bandeirante, uma televisão marca Philips, um aparelho celular e uma carteira contendo documentos pessoais. A vítima foi abordada em frente à residência por dois homens de estatura mediana e pele clara, usando máscaras. Um deles estava armado com revólver e avisou que se tratava de um assalto. Ainda segundo a vítima, a mesma foi amarrada com fitas e trancada no interior do banheiro da residência. Enquanto um dos autores do assalto fazia buscas na casa, na tentativa de encontrar dinheiro e/ou armas, outro fazia a guarda da vítima e um terceiro permaneceu no veículo.

Sem encontrar dinheiro e nem armas, os assaltantes avisaram que levariam a caminhonete da vítima. O homem que estava no interior do VW Gol embarcou na caminhonete e saiu com a mesma. Os outros dois autores permaneceram no interior da residência por mais algum tempo e em seguida se retiraram também levando a televisão, o celular e a carteira da vítima. Foi verificado com imagens de videomonitoramento que a caminhonete furtada passou pelo local. Após divulgar em redes policiais que o veículo havia sido furtado, o mesmo foi abordado e recuperado na cidade de Capitão Leonidas Marques-PR. O condutor foi preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.