ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 04/06/21

A Justiça uruguaia condenou à prisão nesta quinta-feira sete militares aposentados por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar entre os anos de 1973 e 1985. Três deles já cumprem penas por outros crimes semelhantes no mesmo período. Eles foram processados e condenados por "privação de liberdade e violência privada" contra cerca de trinta detidos no centro clandestino de tortura "300 Carlos", que funcionou entre 1975 e 1977 em um complexo militar na capital Montevidéu.

As novas infecções anuais pelo vírus HIV caíram 73 por cento entre 1981 e 2019, de acordo com uma nova análise das autoridades de saúde dos Estados Unidos, divulgada nesta quinta-feira. No entanto, a proporção de negros e latinos infectados aumentou, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que divulgou seu primeiro relatório sobre o vírus há quase 40 anos. Estima-se que um milhão e 200 mil pessoas vivam com HIV nos Estados Unidos e cerca de 13 por cento delas não sabem que têm o vírus.

Os Estados Unidos incluíram o Brasil na lista com mais de 40 nações que irão receber parte do primeiro lote de doações das vacinas contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. O anúncio foi feito por autoridades americanas nesta quinta-feira. O país precisará dividir cerca de seismilhões de doses com ao menos outros 14 países da América Latina. Ao todo, os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.

A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar nesta sexta-feira mais cinco milhões e cem mil doses da vacina OxfordAstraZeneca contra a Covid-19. Ao todo, estão previstas 100 milhões de doses na primeira fase de produção, até o fim de junho, disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Com a nova remessa, a fundação vai ultrapassar a marca de 50 milhões de vacinas ofertadas,contando também com quatro milhões de imunizantes importados prontos do Instituto Serum, da Índia. A instituição teve a produção interrompida por cinco dias no final de maio em decorrência da falta de insumos importados da China. Mas ainda tem outras seis milhões e 500 mil doses em diferentes estágios de controle de qualidade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reúne na tarde desta sexta-feira para analisar os pedidos de importação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às duas horas. Atualmente, as únicas vacinas que têm autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZenecaOxford, PfizerBioNTech e Janssen. Em março, um pedido protocolado pelo Ministério da Saúde para a importação de 20 milhões de doses da Coxavin foi rejeitado em decisão unânime. Em abril, a Anvisa negou o pedido de autorização feito por 14 estados para importação de quase 30 milhões de doses da Sputnik V.

O comando do Exército informou nesta quinta-feira que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO pela participação em um evento político com o presidente JAIR BOLSONARO no Rio de Janeiro, no último dia 23. Segundo a corporação, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de PAZUELLO. Com a decisão do comandante PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, o processo disciplinar foi arquivado. O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar, PAZUELLO chegou a subir em um carro de som com BOLSONARO e fazer um breve discurso.

Santa Catarina acelerou o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nos últimos sete dias. O aumento no número de doses aplicadas foi de 75 por cento na comparação com os sete dias anteriores. Segundo os dados disponibilizados no vacinômetro do Governo estadual, foram 274 mil 143 doses aplicadas entre 26 de maio e dois de junho, com uma média diária de 39 mil 163. No período anterior, entre os dias 19 e 26 de maio, haviam sido 155 mil 905, o que resulta em uma média diária de 22 mil 272. Ao todo, já foram aplicadas pouco mais de dois milhões e 500 milvacinas no Estado, entre primeira e segunda dose.

O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, voltou a receber nesta semana, representantes de 16 entidades ligadas à segurança pública de Santa Catarina. Durante o encontro, as entidades entregaram ao governo um estudo com os números da inflação dos últimos anos e o reforço no pedido para a reposição salarial da categoria. Os servidores da segurança pública estão sem reposição há sete anos o que provocou uma defasagem de 45 por cento nos vencimentos dos servidores. O governo deve dar um retorno com uma proposta em até duas semanas. Não foi fixado um prazo para a definição do reajuste salarial para a segurança pública do estado.

Os deputados estaduais aprovaram, na tarde de quarta-feira, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões para o enfrentamento dos efeitos da estiagem que atinge Santa Catarina, principalmente na região Oeste. As matérias seguem para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Um dos projetos altera o Plano Plurianual para incluir duas subações na Secretaria de Agricultura que tratam da construção de cisternas e da conservação de fontes e nascentes. O outro autoriza a abertura do crédito especial em favor da secretária, para destinar os 100 milhões para o enfrentamento da estiagem. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.

Palma Sola tem 66 novos casos de coronavírus. A enfermeira da unidade básica de saúde do município - EDITE CIRINO, conta que no total 849 pessoas já testaram positivo para a doença desde o início da pandemia. Destaca a grande quantidade de pessoas que procurou o setor Covid nesta segunda-feira relatando sintomas. De acordo com a enfermeira, o município segue em alerta, e o cuidado das pessoas é a melhor forma de reverter a situação.

Palma Sola tem cinco internados por coronavírus. Os pacientes estão em hospitais de referência da região, como conta a enfermeira da unidade básica de saúde - EDITE CIRINO. Conforme a enfermeira, a saúde pública segue alertando a população que a contaminação está alta e o isolamento é necessário. Explica que a ala Covid tem prioridade no município, que sabia que o período crítico deveria chegar, observando o que aconteceu em toda a região. Pede que todos se cuidem, a pandemia está vindo forte, quem pegou não está livre e o maior desejo no momento é superar isso sem mais mortes.

Agricultura Familiar propõe Audiências sobre o destino de recursos anunciados pelo Estado para estiagem. A informação é do coordenador estadual da Fetraf de Santa Catarina, JANDIR SELZLER. Ele explica que a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar em conjunto com os Sindicatos filiados, propõe a realização de Audiências Públicas para tratar sobre o destino dos recursos anunciados pelo governo do Estado. Na oportunidade, a Federação esteve em Florianópolis representando as entidades da Agricultura Familiar e Camponesa, onde entregou a pauta de reinvindicações ao governador, CARLOS MOISÉS, e ao secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA.

Coordenador frisa que o governador, por sua vez, anunciou a liberação de 243 milhões de reais para ajudar amenizar os impactos da estiagem e dar suporte aos trabalhadores do campo. Deste valor, CARLOS MOISÉS já encaminhou uma Proposta de Emenda à Constituição para liberar, em caráter de urgência, 100 milhões, aos municípios atingidos pela estiagem.

Audiências devem mapear municípios mais atingidos pela estiagem. Segundo o coordenador estadual da Fetraf de Santa Catarina, JANDIR SELZLER, o objetivo, segundo a Federação, é realizar um mapeamento da situação dos municípios frente à estiagem para diagnosticar os principais gargalos e regiões que necessitam desse investimento público. Ele frisa que é preciso que os recursos sejam direcionados de maneira certeira e que cheguem rapidamente nas famílias de agricultores atingidos.

As propostas já foram encaminhadas aos Sindicatos e serão articuladas junto ao Legislativo das Câmaras de Vereadores. Também deliberar e produzir encaminhamentos para garantir que os 243 vírgula cinco milhões, anunciados pelo Estado, sejam revertida nas políticas públicas reivindicadas na pauta entregue ao governador. O coordenador menciona que os municípios que fizeram os decretos devem ser os primeiros contemplados.

Defesa Civil estadual reconhece mais um decreto de situação de emergência em São Bernardino. LUCAS CENI – coordenador municipal da Defesa Civil, informa que o órgão aceitou o mesmo decreto em outros 8 municípios da região. Os documentos foram homologados pelo Estado e reconhecidos pela União. CENI explica que ocorreu um agravamento da situação com a estiagem. homologações são a porta para liberação de recursos para os municípios mais críticos. Com isso, os agricultores mais prejudicados recebem caixas d’água e recursos para construir cisternas e proteger fontes modelo caxambu. Por sua vez a União abre custeio para as prefeituras comprar combustível para o maquinário puxar água.

Decreto de situação de emergência libera linhas de crédito com jutos mais baixos para os produtores rurais. Com esse dinheiro os agricultores realizam ações importantes dentro da propriedade, que vão amenizar a falta de água e até para se preparar para a próxima estiagem. A Epagri, em cada cidade, repassa as orientações. Conforme a Defesa Civil Municipal de São Bernardino, um caminhão transporta água direto, inclusive nos fins de semana. LUCAS CENI calcula que 35 por cento da população está sendo afetada pela falta de chuva, tanto para consumo humano quanto animal. Ele assegura que São Bernardino é o município que mais precisa transportar água na região da defesa civil de Xanxerê.

São Bernardino já transportou 5 milhões de litros de água. Os dados são apresentados por LUCAS CENI. O coordenador municipal da Defesa Civil acrescenta que somados os prejuízos do ano passado, o município tem quase 3 milhões de reais, tudo porque não choveu como deveria. A agricultura do município sofreu uma redução de 40 por cento na produção de milho, inclusive para silagem e soja. Só aí o prejuízo acumula 3 milhões e 600 mil reais. Já na pecuária de São Bernardino, os prejuízos se refletem na produção de leite e no gado de corte, com perdas superiores 4 milhões de reais. Só para puxar água, a prefeitura já gastou 29 mil reais em combustível.

Campo Erê publica novas regras para barrar disseminação do coronavírus. Com o grande crescimento no número de casos registrados, a administração optou por restringir o funcionamento de alguns comércios. O assessor jurídico da prefeitura de Campo Erê - IVO HANKE JUNIOR, explica que o município estava esperando o novo decreto do governador. Ele foi publicado no dia 31, mas apenas prorrogou o antigo, que para a situação de Campo Erê, não era suficiente. Por isso, em reunião com secretários, foi feito um decreto municipal com medidas mais rígidas.

Decreto publicado pela prefeitura de Campo Erê já está valendo. IVO HANKE JUNIOR – assessor jurídico do município explica que mesmo o foco sendo bares e casas de shows, outras atividades também foram reduzidas. missas só podem ser realizadas sem a presença de público, academias não podem funcionar e restaurantes devem adotar um horário diferente, abrindo somente entre dez e 14 horas. Explica que padarias podem funcionar, mas sem consumo no local. Para não gerar aglomeração, horários de mercados não foram alterados, mas estão impedidos de receber acima de um certo número de pessoas por vez.

Policiais civis passam por formação de operações aéreas. A Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e do Serviço Aéreopolicial (Saer), realiza o Curso de Operações Aéreas para habilitação de policiais na atividade de Operadores Aero táticos. Segundo o Saer, desde dia 24 de maio, 17 participantes do curso estão em Chapecó para uma fase da formação. Eles recebem instruções de resgate em altura, busca em voo noturno e também passaram por instruções de sobrevivência em mata. As instruções contam também com apoio de operadores do grupamento de operações aéreas da Polícia Civil do Paraná.

Conforme o delegado e piloto coordenador do Saer-Fron, ALBERT SILVEIRA, as instruções são ministradas pelos pilotos e operadores do Saer do Grupamento de Operações Aéreas do Paraná. Após a formação, os policiais retornam para suas unidades e a Polícia Civil passa a ter um cadastro destes operadores. O curso também tem treinamento de tiro embarcado e confronto armado, rastreamento e abordagem de veículos suspeitos e primeiros socorros.

Polícia Militar prende homem com mandado de prisão e com tornozeleira eletrônica. A equipe do 21º Batalhão de Polícia Militar foi chamada ontem na Rua Ponta Grossa, onde havia um homem que usava tornozeleira eletrônica. Ao ser identificado, os policiais perceberam que havia contra ele um mandado de prisão em aberto. O homem foi preso e entregue na cadeia pública de Francisco Beltrão, onde ficou a disposição da Justiça.

Agricultor é multado em 90 mil reais por destruir mais de dez nascentes em Marmeleiro. A Polícia Ambiental do terceiro Pelotão recebeu uma denuncia anônima de crime ambiental numa propriedade rural na comunidade de Faxinal. De acordo com a polícia, o proprietário da terra, para aumentar a área de plantio, construiu drenos, soterrando mais de dez nascentes e cursos de água. O ato é caracterizado como dano em Área de Proteção Ambiental, e foi feito numa área com cerca de 179 mil metros quadrados.

Diante da situação foi aplicada uma multa ambiental de 90 mil reais, e o infrator ainda vai responder perante a Justiça da Comarca de Marmeleiro, pela prática de crime ambiental e sofrerá as consequências cíveis em eventual ação de reparação, proposta pelo Ministério Público Estadual. Segundo a Polícia Ambiental somente neste ano, o terceiro Pelotão atendeu cerca de 100 ocorrências ambientais, envolvendo destruição de nascentes de água na região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.